terça-feira, 17 de abril de 2018

Xodó 4 Patas muda de endereço e oferece maior creche e hotel para cães no Recife

Quem tem um animal de estimação sabe do amor incondicional por esses seres de quatro patas. Cães e gatos são integrantes da família e recebem todo o carinho e cuidado de seus tutores. A publicitária e agora empresária em tempo integral, Marília Moraes, abriu há quase 4 anos, o Xodó 4 Patas e, nesse período, viu o seu negócio prosperar e está de malas prontas do Parnamirim para a Estrada do Arraial, na Tamarineira, a 500m do endereço antigo. O novo espaço, quatro vezes maior, será inaugurado no próximo dia 02 de maio, e oferecerá os serviços de Hotel, Creche, Consultório, Centro de Estética, Toca do Gato e vendas de produtos numa área de 1,4 mil metros quadrados.

Com a nova sede, o Xodó 4 Patas terá o maior espaço de creche e hotel para cães no Recife, com local de convivência. “Nessa área de 500 m2 os animais vivem a fantástica experiência de socialização com outros animais, estabelecem laços com outros grupos de cães, de forma saudável e leve, sem traumas ou imposições”, ressalta a empresária. Os profissionais que atuam neste espaço foram capacitados em São Paulo num resort específico para hotel e creche.

O Xodó 4 Patas, na nova sede, terá a capacidade de atender por dia, uma média de 120 animais no Centro de Estética; 60 cães na creche; 50 cães no hotel; 10 animais no Consultório; 3 gatos na Toca do Gato. Esse espaço para felinos agora conta com 3 ambientes amplos, salas climatizadas cheias de brinquedos e acessórios especiais. Cada ambiente é exclusivo para uma única família e o gato poderá deitar e rolar, em ambientes independentes.

O Centro de Estética para cães e gatos é um dos destaques do Pet Shop. Amplo, com serviço agendado e toda a visibilidade para os clientes acompanharem os procedimentos realizados em seus xodós. O consultório veterinário, também para cães e gatos, oferece atendimento diário nas áreas de clínica e dermatologia. Um veterinário está a postos, de segunda à sábado e, as sextas-feiras, um profissional especialista em nutrição. Os atendimentos são com horário marcado para cardiologista e oftalmologista. No espaço também são realizados exames clínicos, ultrassonografia e vacinação. Todo o controle das datas de vacinas, vermífugo e carrapaticida são lembrados pela equipe para que o tutor não se atrapalhe com as datas e mantenha a saúde de seu animal de estimação sempre em dia. Para quem não puder se deslocar até o pet shop um serviço de Delivery pode buscar e levar animais na zona norte.

A loja mais ampla e confortável permite uma melhor exposição das novidades do mundo pet nos setores de brinquedos, delicatessen, conveniência, farmácia, acessórios e coleiras da boutique que fazem o maior sucesso entre os pets e seus pais corujas. A loja e o consultório do Pet Shop funcionam de segunda à sábado das 8h às 18h. A creche de segunda à sábado, das 7h30 às 18h e o Hotel e a Toca do Gato, 24h por dia, os 7 dias da semana. Quem tem um Xodó de 4 patas não pode deixar de conferir in loco as novidades desse mega estabelecimento para cães e gatos, a partir de maio, na Tamarineira.

Sistema de Conteinerização de Lixo será implantado em Caruaru

A partir desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Serviços Públicos, estará implantando o sistema de conteinerização do lixo, no Centro da cidade. Ao todo, serão destinados 40 conteineres para o correto armazenamento do lixo até o momento da coleta. 

A conteinerização do lixo consiste no armazenamento correto dos resíduos domiciliares até o momento da coleta, proporcionando diversos benefícios para a população. Entre eles: lixo fica protegido das variações climáticas, evitando risco de inundações e enchente; eliminação de odores e poluição visual; eliminação de sacos de lixo rasgados por animais; redução do contato da população com o lixo; redução da proliferação de insetos e animais transmissores de doenças.

O sistema será implantado, inicialmente, no Centro, com o objetivo de evitar o acúmulo de lixo nas principais vias da cidade. Os conteineres serão alocados de forma que não dificulte o fluxo de pessoas e veículos.

Imprensa Caruaru

Forró ao vivo no pé do ouvido

Neste sábado (dia 21), a partir das 21h, o cantor Geraldinho Lins dá início ao projeto “Forró ao vivo no pé do ouvido”. A festa é um projeto do artista e vai ocorrer, mensalmente, no Autobar, em Casa Forte. A proposta é apresentar um repertório unindo antigos e novos sucessos de Geraldinho, de modo descontraído e dançante.

Como parte do projeto, Geraldinho Lins vai receber um convidado a cada encontro. A festa de estreia vai contar com a participação da banda Diboa, dos irmãos Arley e Allan, abrindo a noite. O ingresso tem o valor único de R$ 40. As primeiras 50 mulheres pagantes ganham uma caipirosca de brinde. Outras informações pelo telefone (81) 3040.8441.

História – Com mais de 25 anos de carreira, o cantor e compositor pernambucano Geraldinho Lins é autor de mais de 200 canções, em ritmos como xote, baião, caboclinho, frevo de bloco e frevo rasgado. O artista tem presença garantida nos principais festejos do País, a exemplo do Carnaval e do São João, e também em apresentações realizadas em casas noturnas, empresas privadas, festas particulares e prefeituras de todo o estado ao longo do ano.

Mas as apresentações não se limitam ao território nacional, uma vez que Geraldinho já tocou em países como Alemanha, França, Portugal e Suíça, em um trabalho de intercâmbio com músicos e produtores europeus e brasileiros que busca divulgar o forró na Europa. Geraldinho Lins está à frente de uma equipe de 20 profissionais, entre técnicos, produtores e roadies. O artista possui 16 CDs lançados, nove na carreira solo, e três DVDs.


Vendedoras ambulantes passam por formação para atuar como tapioqueiras

Nesta terça-feira (17), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru (SDSDH) concluiu uma oficina de formação culinária para as vendedoras do Monte Bom Jesus. A capacitação faz parte do projeto de requalificação do local, que é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, e visa a formação das ambulantes que irão atuar como tapioqueiras no Monte. A Prefeitura de Caruaru está à frente das intervenções, que já contabiliza a primeira etapa do projeto concluída, com a construção do receptivo turístico, das barracas de tapioca e da revitalização do entorno da igreja.

A oficina foi realizada no CRAS Centenário e teve duração de cinco dias, nos turnos da manhã e tarde. As alunas receberam o conhecimento teórico e prático a respeito da produção da tapioca e noções de empreendedorismo e ética para gerir o próprio negócio. As usuárias também aprenderam a produzir bolos regionais de diversos tipos, como os de milho, macaxeira, bolo de rolo, além de mungunzá, para oferecer produtos de qualidade aos visitantes e turistas.

“O trabalho que o CRAS desempenha com essas mulheres, vai além da formação de vendedoras para o Monte. Passa pelo acompanhamento dessas famílias com o nosso atendimento assistencial, as oficinas de música e arte, bem como o trabalho que a gente desempenha na educação social das crianças e adolescentes que moram no local”, ressaltou a gerente de Proteção Social Básica da SDSDH, Ana Paula Ferreira.

A aluna Josefa Maria da Silva se surpreendeu com a diversidade de sabores e receitas que é possível produzir a partir da tapioca, e demonstrou otimismo com o projeto. “Achei uma maravilha. Quando cheguei aqui, conheci nove sabores de tapioca e antes eu só conhecia o tradicional que se faz com coco. Eu espero que tenha muitos fregueses no Monte para a gente poder vender bastante”, celebrou.

Imprensa Caruaru

Chuva melhora abastecimento de Afogados da Ingazeira e garante água por dois anos

Os moradores de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, já estão recebendo mais águas nas torneiras. A melhoria foi possível graças as últimas chuvas registradas na região, o que permitiu a recuperação total da Barragem de Brotas que agora está vertendo. Em função da boa notícia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) teve condições de reduzir o calendário de abastecimento da cidade, que passou para o rodízio de cinco dias com água e dois dias sem. Anteriormente, o calendário era o inverso: cinco dias sem água e dois dias com água. Brotas é a principal fonte hídrica que alimenta o sistema integrado que atende Afogados da Ingazeira e Tabira, e atingiu a sua capacidade máxima de armazenamento, na última segunda-feira (12). 

Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Gileno Gomes, o manancial tem capacidade de acumular 19,6 milhões de metros cúbicos de água, volume suficiente para atender a população das duas cidades, cerca de 83 mil pessoas, dentro do atual regime de abastecimento, pelo período de dois anos – mesmo que não ocorram mais chuvas. "A chuvas trouxeram tanta alegria aos moradores de Afogados da Ingazeira que a imagem da Barragem de Brotas sangrando virou atração turística", comenta o gerente.

A Barragem de Brotas, que entrou em colapso em fevereiro de 2017, estava com 11% da sua capacidade no começo deste ano. De lá para cá, período oficial da quadra chuvosa na região do Sertão, o manancial apresentou uma boa recuperação até chegar a sangrar. Além da Barragem de Brotas, o sistema também recebe uma pequena contribuição dos Poços de Vila de Fátima, que ficam localizados na divisa dos municípios de Flores e Carnaíba. Para os moradores de Tabira, permanece o calendário praticado na cidade.

Imprensa Compesa

Reeducandos inseridos em projeto de reflorestamento

Sempre incentivando e buscando ações que garantam desenvolvimento, inserção e inclusão dos adolescentes na sociedade, a Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru acaba de firmar mais uma parceria. Junto com a Associação Conhecer e Preservar (ACP) e a Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru, está sendo desenvolvido o projeto "Semeando Vidas".

O objetivo é capacitar e profissionalizar os adolescentes e jovens por meio de orientações teóricas e práticas na produção de mudas, sementeiras e manutenção das trilhas do Parque Ambiental João Sobrinho, localizado na Serra dos Cavalos, zona rural de Caruaru.

Para o juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru, José Fernando Santos, o projeto vem abrir oportunidades e é destaque na região. “Ficamos muito felizes com a execução de um projeto como este aqui em Caruaru, algo pioneiro em nossa região, que, além de reflorestar, vem resgatando vidas e proporcionando a esses jovens a oportunidade de aprender uma profissão com certificação, o que servirá para que eles busquem novos horizontes”, ressaltou.

“É um momento marcante para nossa unidade. Essa parceria só nos fortalece e mostra que estamos no caminho certo, inserindo nossos jovens na sociedade, capacitando-os com uma profissão, utilizando o tempo ocioso com algo precioso. Quando saírem da unidade, se colocarem em prática os ensinamentos, poderão gerar uma renda para eles e seus familiares”, completou a coordenadora geral da Casem Caruaru, Anabel Brandão.

As aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, das 7h às 13h, no Parque Ambiental João Sobrinho, e seguem até o mês de julho, quando acontecerá a certificação. ​


Imprensa Funase

InBetta inicia operação com 95% de mão de obra pernambucana

Enquanto o Brasil caminha a passos lentos na atração de investimentos e novos negócios, Pernambuco vem se consolidando cada vez mais como um dos Estados mais preparados e confiáveis para se investir no País. E mais uma demonstração desse potencial foi registrada, na manhã desta terça-feira (17.04), com a inauguração da nova fábrica do Grupo InBetta no Estado, desta vez, localizada no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife. Com um investimento de R$ 160 milhões, o parque fabril contempla 20 hectares de área total e é considerada a melhor e mais moderna fábrica do grupo gaúcho. Dos 300 empregos oferecidos, 95% são ocupados por pernambucanos. A expectativa é que outros 1.200 postos sejam gerados indiretamente na região.

Paulo aproveitou o momento também para agradecer ao Grupo pela confiança do investimento em Pernambuco. “Parcerias como essas são fundamentais e necessárias para o caminho que nós queremos, que é da recuperação econômica de Pernambuco. O que nós vemos aqui é um empreendimento de muita qualidade que está sendo entregue aos pernambucanos. Incentivos fiscais são dados, mas também a possibilidade de priorização nas licenças e a qualificação de mão de obra. Então, a gente têm benefícios específicos para cada região, e a inBetta escolheu investir aqui no município do Paulista pela forma como foi acolhida e por sua localização estratégica”, cravou.

A unidade irá produzir bens de consumo, higiene, material de limpeza doméstica e industrial, ferramentas e utensílios, produtos que serão distribuídos para todo o Nordeste. A primeira etapa da unidade vai ocupar uma área de 33 mil m², localizada às margens da PE-22, em Maranguape II. 

INCENTIVOS – Para a instalação da nova fábrica, Pernambuco concedeu à empresa incentivo fiscal, denominado crédito presumido do ICMS, no percentual de 75% (Prodepe Indústria), assim como incentivos fiscais para a CD (Central de Distribuição) e operações de importação, entre outros. Além disso, foi destinado um montante de R$ 8 milhões, através do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura Industrial – PROINFRA, para a construção da via de acesso para tráfego pesado de carretas e veículos utilitários; rede de energia elétrica provisória e definitiva; fornecimento de gás natural através do gasoduto; terraplanagem; infraestrutura de fornecimento de água e saneamento, além da readequação do giro de retorno na PE-22, km 4,5.

A EMPRESA - A InBetta foi fundada em 1947 no município de Esteio, no Rio Grande do Sul. O grupo reúne seis grandes empresas (Bettanin, Atlas, Sanremo, Primafer, Ordene e Super Pro Bettanin), atuando em cinco segmentos diferentes: higiene e limpeza, organização, conservação, acabamento e linha profissional. A companhia emprega mais de 2,6 mil funcionários que produzem 4,5 mil produtos diferentes, comercializados em todo o Brasil e exportados para mais de 50 países. 

O faturamento anual passa de R$ 1 bilhão. A história da InBetta em Pernambuco começou em 2000, com a instalação de uma central de distribuição em Jaboatão dos Guararapes. Em 2008, o grupo construiu uma fábrica para produzir utensílios domésticos como potes, baldes e itens de cozinha da marca Sanremo. Com a inauguração da fábrica no município do Paulista, as atividades da unidade do Jaboatão serão transferidas para o novo parque fabril. 


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Leãozinho amigo das crianças

Em busca de promover ainda mais a defesa e a garantia dos direitos da criança e do adolescente de Pernambuco, o Governo do Estado realiza a segunda edição da campanha “Leãozinho Amigo das Crianças”. A iniciativa apresenta a possibilidade de o contribuinte Pessoa Física doar ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (FEDCA/PE) até 3% do Imposto de Renda (IR), durante o período de declaração, ou até 6% até dezembro – a ser deduzido no exercício no ano seguinte. A alternativa já está apta a receber as doações, que podem ser feitas até o próximo dia 30 – prazo final para a declaração do IR.

Para que o contribuinte Pessoa Física destine até 6% do seu IR ao FEDCA/PE, é preciso que a declaração seja feita no formulário completo através da opção “Doações diretamente na declaração – ECA”, localizada na ficha Resumo da Declaração. Aos pernambucanos que forem doar até 6%, a destinação terá que ser realizada até 31 de dezembro do ano base. Para quem for doar até 3%, o prazo é até o próximo dia 30 de abril. A dedução dos valores destinados à iniciativa não prejudicará outras deduções como as relativas aos dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia.

Fruto de uma parceria entre a Receita Federal e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado (CEDCA), a medida não ocasiona nenhum custo extra ao contribuinte. Todo o valor arrecadado será distribuído entre os diversos programas de atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco de Pernambuco. A assistência é realizada por meio da abertura de editais públicos e convênios com as instituições cadastradas nos conselhos municipais do âmbito. Essas entidades trabalham na promoção de diversas atividades assistenciais nas áreas de saúde, ressocialização, educação, esporte e lazer.

PESSOA JURÍDICA – As empresas tributadas por lucro real também podem destinar até 1% do IR devido para o FEDCA/PE, registrando o valor como despesa. Dessa forma, reduz-se a base de cálculo e, consequentemente, o valor que pagariam de IR e de Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). Para efeito de comprovação à Receita Federal, a Pessoa Jurídica deve registrar em sua escrituração os valores doados.

TRANSPARÊNCIA - Os valores arrecadados pela Receita Federal serão destinados ao FEDCA, em conta bancária devidamente identificada. Todas as ações do CEDCA e outras informações podem ser encontradas no www.cedca.org.br.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Deus - Nota Oficial #CarlosRuas


Ciclistas na Rota

Os amantes da bicicleta ganharão uma programação exclusiva esta semana. Quinta-feira (19), a concessionária Rota dos Coqueiros realiza programação exclusiva aos adeptos da magrela que adoram pegar estrada para pedalar, curtir a paisagem e reunir tribos. Manutenção de bikes, alongamento, orientação de postura e distribuição de frutas e água são alguns dos serviços gratuitos disponíveis no evento Ciclista na Rota. A iniciativa - que chega à sétima edição - acontece das 19h às 22h, no Empório Gourmet, na Reserva do Paiva. O encontro semestral é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.

O Ciclista na Rota será realizado em parceria com a Bike 10 (loja de produtos e de manutenção de bicicletas), Safety Med (massoterapia e equipes de profissionais de saúde que ficarão de plantão), VerdFrut (distribuição de frutas) e Água Santa Joana (distribuição de água mineral). Haverá ainda alongamento no Empório Gourmet, na frente do Parque da Lagoa, na Reserva do Paiva. A concessionária conta com o apoio de rondas policiais e da guarda municipal para a garantia da segurança do evento.

A estimativa é que o encontro reúna 300 participantes entre Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo de Agostinho. O sistema viário – um dos destinos preferidos dos grupos de bike - conta com ciclofaixa sinalizada ao longo da via, nos dois sentidos, e que recebe cerca de mil ciclistas/mês.

Na ação – em comemoração ao dia mundial do ciclista - serão oferecidos serviços gratuitos ao público como manutenção de bicicletas, calibragem, regulagem de freios, câmbio e lubrificação das bicicletas. O participante conta ainda com alongamento com profissionais de educação física, educação no trânsito, orientações sobre o uso correto da magrela, de equipamentos de segurança, postura ao andar de bicicleta e cuidados sobre a preparação do corpo para as atividades como alongamento, alimentação e hidratação. “Queremos estimular o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis, a qualidade de vida e incentivar um trânsito mais seguro”, adiantou Elias Lages, presidente da Concessionária.

O Ciclista na Rota integra o projeto Bem Viver CRC e Projeto de Educação para o Trânsito – PET Usuário, da primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Pernambuco e a primeira PPP de rodovias do País. A ação pretende apoiar os ciclistas que trafegam no sistema viário com orientações para um trânsito seguro, além de oferecer serviços gratuitos que abrangem desde manutenção de bike ao preparo do corpo para pedalada. Com isso, a intenção é desenvolver novos hábitos que contribuam para a melhoria da saúde física, bem como orientações quanto à utilização de equipamentos de segurança.


#VcNoBlog Inácio França saúda Mestre Afonso


O jornalista Inácio França visitou uma amiga e comadre no bairro de Águas Compridas, Cida Nogueira. Ela tinha como mentor espiritual Mestre Afonso (na foto ao lado), falecido no último final de semana. E mostrou a sua preocupação e tristeza em ver que na mídia local, Mestre Afonso era apenas citado como mestre do maracatu de baque virado Leão Coroado.  Mas o Mestre Afonso era bem mais do que uma figura da nossa cultura. Era uma liderança no Candomblé, religião tão perseguida ao longo dos séculos, e ainda mais agora, em tempos complicados.

Inácio fez esse relato em seu Facebook e me autorizou a reproduzir aqui:

Já que estava em Campo Grande, fui até a casa da comadre Cida Nogueira ver como ela estava depois depois da morte do seu amigo e mentor espiritual Mestre Afonso.

Ela quem abriu o portão. Chorosa, vestida de branco e amarelo em honra de Oxum. Os detalhes vieram antes de qualquer pergunta:

- Ele estava tão feliz. Morreu no toque para o terceiro orixá (Odé, salvo engano)...

Enquanto a carne de sol perigava queimar na frigideira sobre o fogo alto, sentamos na sala. Jarbão saiu do banheiro evitou a perda do almoço e juntou-se a nós disposto a mandar a tristeza embora:

- Ele morreu como queria, no meio da festa, ao som do batuque e sem sofrimento.

- É mesmo, o enterro foi outra festa das grandes - bateu Cida, já sorrindo. 

No meio do papo, percebemos a imensa carga de preconceito nas matérias sobre a morte de Mestre Afonso, descrito pela mídia tradicional local como 'mestre do maracatu mais antigo", "mestre do leão coroado" etc. 

Ele era mestre do maracatu, sim. Não há erro nisso. Mas não era só isso. 

Mestre Afonso era respeitado e amado na paupérrima Águas Compridas por ser babalorixá, pai-de-santo e guia espiritual de milhares de pessoas. Mestre era importante para a cultura pernambucana? Era. Mas isso foi um desdobramento para o papel que exercia como referência para o candomblé nagô em Pernambuco e no Brasil.

No final de semana em que morreu, Afonso acordou cedo para colher ervas na mata do Passarinho e passou quase 48 horas sem dormir, preparando a cerimônia do bori, na sexta-feira, e o toque do domingo. Duas festas do candomblé. 

As manchetes, redigidas por brancos cristãos para um público de leitores de classe média, majoritariamente branca, cristã e higienista, não contaram toda a verdade.

Domingo morreu uma das mais importantes figuras do candomblé. E que também era mestre de maracatu, esse ritmo aceito como "carnavalesco" aqui nos bairros em que a água chega todos os dias e que a mídia se esforça para "limpar" de significados religiosos.

Antes de sair, Cida pediu "escreva sobre isso". Está feito. Eu também fiz um pedido: quero que ela jogue búzios para mim. O jogo de búzios da comadre foram consagrados por Mestre Afonso pouco antes de sua morte.

#MomentoMúsica Brasileiro - Originais do Samba

Brasileiro (Originais do Samba)

Sou brasileiro, brasileiro Sou brasileiro, brasileiro Sou brasileiro, imperador Sou brasileiro, sim senhor! Não venha falar da minha terra Aqui aprendeste a viver Saiba que no mundo igual a ela Ainda está para nascer Deus também é brasileiro Brasileiro de coração Não vou permitir que um filho sem pátria Fale mal do nosso torrão
Eu sou fã Eu sou fã do meu Brasil Se quiser ficar fique direito Senão... Eu sou fã Dessa terra varonil Se quiser ficar fique direito Ame ou deixe o meu Brasil.




Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Foi publicado hoje (17) no Diário Oficial da União decreto que regulamenta o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de próteses e órteses.

Segundo o Ministério do Trabalho, a medida tem como objetivo beneficiar os trabalhadores que precisam de próteses diferentes das que já são cobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso ao recurso, será necessária a apresentação da prescrição e do laudo médico.

Para o secretário-executivo do Conselho Curador do FGTS no Ministério do Trabalho, Bolivar Tarragó, a medida é um avanço para a sociedade. “Já estava prevista essa possibilidade na lei, mas a regulamentação era necessária, tanto para a aplicação, quanto para estabelecer regras no intuito de prevenir fraudes”, disse, em nota.

A partir da publicação do decreto, a Caixa Econômica Federal terá um prazo de 120 dias para implementar as medidas necessárias para viabilizar este tipo de saque. “Acreditamos que haverá um esforço para que tudo seja colocado em prática em um prazo menor do que o estabelecido, tendo em vista a relevância para os trabalhadores”, afirmou o secretário.

De acordo com o decreto, para ter acesso ao recurso para compra de próteses e órteses, será considerado trabalhador com deficiência aquele que tem impedimento de natureza física ou sensorial que produza efeitos pelo prazo mínimo de dois anos e possa impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em condições de igualdade com as demais pessoas.

Agência Brasil

Por que NUNCA devemos romantizar feminicídio?


Por unanimidade, STF transforma Aécio Neves em réu

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, nesta terça-feira, denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por corrupção passiva e obstrução da Justiça. O parlamentar agora é réu em ação penal. Ele é acusado de receber propina de R$ 2 milhões da JBS e também de tentar atrapalhar as investigações da Lava-Jato. A decisão foi unânime no caso de corrupção passiva. No crime de obstrução, quatro dos cinco ministros foram favoráveis ao recebimento da denúncia.
— Há transcrições de conversas telefônicas das quais se extrai que estaria tentando influenciar na escolha de delegados da Polícia Federal para conduzir inquéritos alusivos à Operação Lava-Jato, buscando assegurar a impunidade de autoridades políticas investigadas. Surgem sinais da prática criminosa — disse o relator, Marco Aurélio.

O ministro Luís Roberto Barroso, primeiro a votar depois do relator, também foi favorável ao recebimento da denúncia. Ele destacou que a ação controlada da Polícia Federal filmou os repasses de dinheiro.

— Os indícios de corrupção são mais sólidos do que em relação à obstrução. Mas também há indícios suficientes — disse Barroso. — No mundo dos negócios lícitos, o pagamento de R$ 2 milhões em quatro parcelas de R$ 500 mil se faz com transferência bancária ou com cheque. Nos dias de hoje ninguém sai por aí com malas de dinheiro, a não que haja alguma coisa errada — afirmou.

Ele voltou a defender a suspensão de Aécio do mandato de senador, como chegou a ser feito no ano passado, mas não votou nesse sentido.

— Não vou encaminhar nesse sentido, porque tendo feito isso anteriormente, o plenário entendeu que a matéria deveria ser remetida ao Senado. E o Senado "cassou" a decisão da Turma. Como não há nenhum fato novo, em respeito à separação de poderes, não estou encaminhando nesse sentido — afirmou Barroso.

Também votaram na sessão desta terça-feira os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes.

Apenas Moraes votou contra o recebimento da denúncia quanto ao crime de obstrução da justiça. Para ele, essa prática só é configurada quando um investigado tenta atrapalhar investigações sobre crime organizado. E Aécio não foi denunciado por participação em organização criminosa.

— Em relação à acusação de corrupção passiva, entendo que o atual momento de recebimento da denúncia estão presentes os requisitos necessários. O conjunto probatório neste momento é suficiente para que seja recebida a denúncia — disse Moraes.

A denúncia da PGR apontou que Aécio tentou atrapalhar a Lava-Jato ao tentar selecionar os delegados da Polícia Federal (PF) que tratam da operação e ao pressionar pela troca do ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio, a quem a corporação estava subordinada. A PGR apontou ainda outra frente em que Aécio teria tentado atrapalhar a Lava-Jato: projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Ele teria articulado a anistia do crime de caixa dois, e a aprovação de projeto que trata do abuso de autoridade, como forma de constranger Judiciário e Ministério Público.

Marco Aurélio aceitou a denúncia quanto à pressão sobre PF, mas rejeitou quanto à atuação de Aécio no Senado. Segundo ele, isso seria criminalizar a atividade parlamentar. Mas houve maioria, com os votos de Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux, para aceitar integralmente a denúncia.

Em nota, Aécio voltou a dizer que não cometeu crime. Também afirmou receber com serenidade a decisão da Primeira Turma e que está "confiante de que, agora, haja espaço para a apresentação e avaliação das provas da defesa". Ele voltou a dizer que houve uma armadilha feita por "criminosos confessos", ou seja, os delatores da JBS, em conluio com integrantes do Ministério Público. Atacou ainda a validade das provas obtidas e defendeu a não criminalização da atividade parlamentar.

"Não cometi crime algum. Minha prioridade será apresentar à Justiça todos os fatos que demonstram a absoluta correção dos meus atos e de meus familiares. Não tenho dúvida de que isso será demonstrado. A verdade há de prevalecer", diz trecho da nota, acrescentando: "Não esmorecerei enquanto não provar minha inocência. Vou fazê-lo em respeito à minha vida pública, à minha família e aos milhares de brasileiros, e especialmente mineiros, que confiaram em mim durante 32 anos de mandatos consecutivos.”

No início do julgamento, os ministros rejeitaram pedidos preliminares da defesa. Os advogados queriam, por exemplo, invalidar as provas obtidas com a delação da JBS, o que foi rejeitado. Também ficou decidido que o processo continuará na Primeira Turma, composta por cinco ministros e tida como dura em matéria penal, não sendo remetido para o plenário da corte, integrada por todos os 11 ministros do STF.

Além disso, o processo não será dividido para remeter para a primeira instância a parte da investigação que diz respeito a quem não tem foro privilegiado. Assim, todo o processo permanece na corte.


— O fato de ser senador da República, por si só, não impede que ele peça emprestado o dinheiro — declarou Toron.

Em nome do Ministério Público Federal (MPF), o subprocurador-geral da República Carlos Alberto Carvalho de Vilhena Coelho usou a maior parte do tempo a que tem direito para defender a validade das provas no inquérito. Segundo ele, como há "farto material comprobatório" em razão de uma ação controlada da PF que filmou parte dos repasses, a defesa preferiu pedir a nulidade das provas, em vez de rebater as acusações em si.

— É importante frisar que a partir da segunda entrega de valores, ou seja, os pagamentos de R$ 500 mil realizados nos dias 12 e 19 de abril e 3 de maio de 2017, foram acompanhados e registrados em áudio e vídeo pela Polícia Federal no âmbito das ações controladas 4315 e 4316, autorizadas por esta corte, havendo portanto nos autos farto material comprobatório. Talvez por isso os fatos não tenham sido tão explorados pela defesa dos acusados. Preferiram eles apontar supostos vícios quanto às provas que dão sustentação à presente denúncia — argumentou o subprocurador-geral da República.


Jornal O Globo (Rio)

Youtuber e amigos são detidos ao fazerem "pegadinha" no... COTEL

Caracterizados como personagens do seriado La Casa de Papel, do Netflix, o youtuber Gerson Albuquerque e três amigos resolveram fazer uma "pegadinha" envolvendo o enredo da série. No entanto, os quatro jovens, de macacão vermelho e máscara do pintor Salvador Dalí, resolveram aprontar no Centro de Triagem, em Abreu e Lima, o COTEL. Ao adentrarem o estacionamento do presídio, foram detidos por policiais (e quase foram baleados) e levados à Delegacia de Paulista, onde prestaram depoimento. Albuquerque tem um canal no Youtube, com mais de 2 milhões de seguidores. Não é a primeira vez que o digital influencer faz desafios arriscados. Recentemente, tentou roubar um ponto de uma travesti e acabou esfaqueado e hospitalizado. Em outra oportunidade, Albuquerque brincou de paquerar homens e foi agredido por um deles, chegando a perder um dente. E não é a primeira vez que o youtuber é preso. Há um ano, aceitou o desafio de seus seguidores e subia em carro de estranhos. Acabou na polícia...

De acordo com a Folha de Pernambuco, eles deverão passar a noite no xadrez da Delegacia de Paulista e serão levados, na manhã desta quarta (18), para audiência de custódia. O adolescente de 17 anos, que também é youtuber e participou da pegadinha, será liberado. Gerson Albuquerque, de 24 anos, Wesllay Meireles Lopes Costa, de 33 anos, e Mateus Kleber Oliveira, de 20 anos - foram autuados pelos crimes de corrupção de menor, invasão de domicílio na forma qualificada e lei das contravenções - provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente ou praticar qualquer tipo de ato capaz de produzir pânico ou tumulto. Ainda segundo o delegado, eles também devem responder por favorecimento real, já entraram na unidade prisional com celulares.

Veja a seguir reportagem da TV Clube sobre a detenção de Gerson, de um primo e dois amigos
(Vídeo do canal N1NHO)

Dentista é presa por racismo no Piauí



A dentista Delzuíte Ribeiro de Macêdo foi presa na manhã desta terça-feira (17), por volta das 6h20, na casa de hospedagem do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (SINTE-PI), no centro de Teresina. A odontóloga é acusada de fazer comentários racistas há cerca de um mês, em sua rede social contra um bebê. Com o cumprimento do mandado de prisão, Delzuíte foi encaminhada para a penitenciária feminina. “Ela ficou inconformada com a situação, mas não resistiu à prisão. Já foi feito o exame de corpo de delito e a dentista foi encaminhada para a penitenciária feminina. Além disso, a mãe dela se faz presente com ela”, relatou o delegado. A dentista identificada como Delzuíte Ribeiro de Macêdo estava sendo investigada pela Polícia Civil, acusada de fazer comentários racistas há cerca de um mês, em sua rede social contra uma bebê em São Raimundo Nonato. A bebê, que na época possuía apenas um mês de idade, é filha de uma ex-amiga de Delzuíte. A mãe da bebê registrou o boletim de ocorrência no dia 09 de abril, na Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato.

Na publicação, a suspeita compara seu filho com a bebê: 

“O Gui é lindo e branco! Uma coisa eu caprichei nessa vida: eu não misturo o meu sangue com merda! Sou neta do Sr. João Apolônio. Já dizia o meu avô: 'quando não caga (sic) na entrada, caga na saída' (sic). Aí minhas amigas só me chegam com *...* mulher como a filha de fulana é feia você já viu? kkk e eu só respondo: Não amiga! Não me interesso por gente que nunca chegará ao meu tom de pele. Não adianta pintar o cabelo de vela, se os cromossomos condenam! [...] 'Preconceito' sim, eu sou 'preconceituosa', mas abraço e beijo meus amigos de outras cores e coloridos. Mas escolhi a dedo com quem me misturar os A+ e O+”, disse a dentista na publicação.

Portal GP1 (PI)

A volta da que não foi...

Deveria ter voltado ao noticiário no dia 02 de abril. No entanto, compromissos acadêmicos acabaram me exigindo todo o meu tempo: orientações de TCCs em duas instituições, aulas particulares de português e redação, e ainda, correção, padronização e diagramação de dezenas de artigos científicos (juntando os corrigidos com os padronizados totaliza mais de 70 textos). Isso sem contar preparação de aulas, cursos e materiais. Mas como eu digo, são ossos, músculos e tendões do ofício. A escrita e a busca do conhecimento são minhas vocações. Se eu escolhi o Jornalismo, a Docência me escolheu.

Claro que eu acompanhei o que ocorreu no Brasil e no Mundo nos últimos dias. Colegas vitimados por um passaralho, prisão com resistência e sem provas contundentes, bombardeio na Síria, ocupação de um "triplec" meia-boca, a partida de figuras como Paulo Barbosa, Paul Singer e Dona Ivone Lara... E cada momento eu tenho convicção maior de prestar serviços para o povo, com ética, seguindo os princípios e valores que me foram passados por meu pai e minhas mães.

E uma das minhas mães lançou um blog musical em que conta o histórico de sua relação com a música. Apoio 100%.  Visita lá você também.

É isso. Mas vou procurar compensar a ausência com muita informação.

Gratidão sempre!