sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Diego Cabral cumpre agenda com senador Fernando Dueire e deputado estadual Jarbas Filho


O candidato a prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), deu uma grande demonstração de força na sua campanha eleitoral. Na noite desta sexta-feira (23), o republicano cumpriu agenda ao lado do senador da República, Fernando Dueire (MDB), do deputado estadual Jarbas Filho (MDB), e do ex-deputado federal e presidente estadual do MDB em Pernambuco, Raul Henry, e se comprometeu a trazer ainda mais recursos federais para o município. 

No ato político que reuniu as lideranças de peso de uma das principais legendas de apoio a Diego Cabral na aliança "Um novo tempo de trabalho" (Republicanos, PSB, PT, MDB, PC do B, PV, Psol, REDE, Solidariedade, AGIR e PMB), durante a inauguração do comitê do candidato a vereador Geraldo Alves (MDB), o candidato republicano destacou a força das lideranças, agradeceu o apoio e garantiu que implementará vários projetos a partir de janeiro de 2025 nas ares de saúde, segurança, ambiental, social e educação, entre outras. 

Em seu discurso, o senador Fernando Dueire afirmou que Diego Cabral terá as portas abertas em Brasília para buscar os recursos que a cidade necessita. "Como Diego, eu nunca havia me candidatado a nada. Diego tem os sonhos que eu tive na idade dele e Camaragibe tem agora uma oportunidade única de eleger uma pessoa qualificada, íntegra e de caráter para requerer junto a mim, no Senado Federal, os recursos que a cidade necessita para se desenvolver ainda mais. No domingo dia 6 de outubro, quando as urnas abrirem, Camaragibe vai mostrar que sabe escolher o melhor", declarou. 

"Eu agradeço imensamente a confiança e o apoio do senador Dueire, do deputado Jarbas Filho e do ex-deputado federal Raul Henry, essa união só é possível graças à vocês. E podem ter certeza, eu vou me dedicar para ser o melhor prefeito da história de Camaragibe, a população pode esperar muito trabalho, dedicação e cuidado. Vamos buscar, seja onde for, os recursos necessários para a nossa cidade se desenvolver ainda mais", destacou Diego Cabral. 

"Diego Cabral está preparado para liderar Camaragibe, é jovem e já mostrou sua capacidade de gestão. Mas eleição não se ganha de salto alto, é preciso muito trabalho, bater de porta em porta e conquistar a confiança do povo. É hora de eleger quem já mostrou ser capaz de cuidar da população, é hora de eleger Diego Cabral prefeito de Camaragibe", convocou o ex-deputado federal Raul Henry. 

O deputado estadual Jarbas Filho disse não ter dúvidas que de a população saberá escolher a melhor opção para que Camaragibe volte a ser protagonista. "Diego já mostrou sua capacidade de gestão e certamente vai fazer Camaragibe se desenvolver com um futuro melhor. Vamos pegar no serviço nesta campanha e trabalhar duro para eleger Diego Cabral o próximo prefeito de Camaragibe", completou. 

*Alto Santo Antônio -* Ainda no fim da tarde desta sexta, Diego Cabral realizou uma grande caminhada pelo bairro Alto de Santo Antônio. Ao lado da candidata a vice-prefeita, Comandante Débora (PT), e de alguns candidatos a vereador, Diego Cabral conversou com moradores e comerciantes e garantiu que levará ainda mais projetos para a localidade. Neste sábado (24), o republicano realiza caminhada no bairro Jardim Primavera a partir das 9h10.

Compesa doará mudas para o Programa Plantar Juntos do Governo de Pernambuco


A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa – será parceira do programa Plantar Juntos, iniciativa estadual de reflorestamento dos dois principais biomas de Pernambuco, a Mata Atlântica e a Caatinga, em execução pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. A estatal, que possui dois viveiros florestais, irá contribuir com a doação de mudas para o programa de preservação ambiental do Governo de Pernambuco. O viveiro localizado em Bonito tem capacidade de produzir 100 mil mudas florestais nativas e plantas ornamentais por ano, enquanto o viveiro de Santa Cruz do Capibaribe tem capacidade para produzir 50 mil. O termo de adesão à rede Plantar Juntos de Reflorestamento de Pernambuco foi assinado nesta sexta-feira (23) pelo presidente da Compesa, Alex Campos, e pela Secretária de Meio Ambiente, Ana Luíza Ferreira, na sede do viveiro da Companhia, em Bonito, ao lado da barragem do Prata, manancial responsável pelo abastecimento de água de cidades do Agreste, entre elas, Caruaru. 

Além da assinatura do termo de adesão ao programa, o presidente Alex Campos e a secretária Ana Luíza conheceram o cultivo das mudas e plantaram árvores no local, ao lado do diretor de Engenharia e Sustentabilidade, Douglas Nóbrega e de técnicos das duas instituições.
 
A meta do programa Plantar Juntos é o plantio de 4 milhões de árvores até 2026, que serão disseminadas pelos dois principais biomas de Pernambuco: a Mata Atlântica, que é a vegetação do litoral até parte do Agreste, e a Caatinga, a vegetação de parte do Agreste até o Sertão. “Os dois viveiros estão estruturados, mas por orientação da governadora Raquel Lyra iremos ampliar a nossa capacidade de produção para que a empresa possa se integrar aos esforços do governo nas suas políticas socioambientais e, assim, colaborar com um considerável contingente de mudas para o programa”, afirmou o presidente da Compesa, Alex Campos. 

Segundo o presidente da Compesa, o Programa Florestar, no qual os viveiros estão abrigados, já desenvolve um trabalho socioambiental importante, dialogando com vários setores da sociedade, como professores, estudantes, agentes públicos, organizações sociais e comunidades, que se envolvem no trabalho de conscientização e preservação da natureza. “Os dois viveiros mantidos pela empresa já têm um trabalho com resultados consolidados, mas a partir do Programa Plantar Juntos, as ações ambientais da empresa abrirão novas perspectivas de parcerias, inclusive com outros agentes, a fim de dar mais visibilidades às boas práticas socioambientais que a empresa desenvolve”, pontuou Alex Campos.

Para Ana Luíza Ferreira, secretária estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, o apoio da Compesa ao programa será fundamental para o atingimento das metas estabelecidas pela governadora Raquel Lyra. “A Compesa já é conhecida como uma empresa que possui boas práticas socioambientais, inclusive por seu trabalho de compensação ambiental das obras e mananciais. Ao conhecer a estrutura do viveiro de Bonito, com sua capacidade produtiva, não temos dúvidas de que a Compesa terá um papel fundamental no programa de reflorestamento. Também iremos dialogar com a diretoria da empresa e seus técnicos para estabelecermos outras parcerias para ampliação dos projetos socioambientais do governo”, frisou a secretária da Semas.

Aplicativo Plantar Juntos 

Durante o evento de assinatura, a secretária Ana Luiza Ferreira catalogou as árvores plantadas no viveiro de Bonito no aplicativo do programa Plantar Juntos, desenvolvido mediante convênio entre a Semas-PE e a Universidade de Pernambuco (UPE). O dispositivo é gratuito e pode ser baixado na Play Store e App Store. Após o cadastro, que é simples com nome e e-mail, o usuário pode inserir no aplicativo a sua muda. Ele também pode escolher a espécie que está plantando, tirar uma foto da muda e dar um nome a ela, podendo até dedicá-la a alguém. Após o registro do plantio, é gerada uma certidão de nascimento da planta. Posteriormente, o aplicativo enviará mensagens ao usuário, solicitando atualização do status da árvore que foi plantada. A ideia da Semas é que a secretaria possa acompanhar a evolução das espécies plantadas, monitorar a localidade e as condições da vegetação.

Campanha de Thiago Nunes promove inclusão com interpretação em Libras


Dando seguimento ao que já fazia enquanto prefeito, com o camarote da acessibilidade e interpretação em Libras nos grandes eventos de Agrestina, Thiago Nunes mostra seu cuidado e olhar sensível para a inclusão desde a sua campanha eleitoral, pois, todos os eventos oficiais e o material audiovisual para redes sociais contam com intérprete de Libras e a descrição #pratodomundover .

Com uma visão de respeito as diferenças e reconhecimento da importância da democracia, Nunes busca dar condições para que todo cidadão e toda cidadã compreenda sua mensagem e possa ser um agente ativo na sua comunidade e na tomada de decisões que impactam diretamente a própria vida e o futuro de Agrestina.

Após o fim do segundo mandato de Thiago Nunes, em 2020, o camarote da acessibilidade foi retirado dos eventos de Agrestina e a interpretação de Libras também não é mais disponibilizada. E isso é mais uma falha grave da atual gestão, considerando que todo o núcleo duro do atual governo também governa a Federação das Apaes de Pernambuco - Feapaes, a começar pela primeira-dama, Graça Mendes, que é presidente da instituição e o próprio prefeito, Josué Mendes, que é articulador. Além deles, há alguns secretários municipais de Agrestina que são vice-presidente, tesoureiros, entre outros cargos naquela que é a maior associação do mundo na luta pelas pessoas com deficiência.

Comunidades agradecem a Sandrinho por serviços na zona rural de Afogados da Ingazeira


Recuperação das estradas e o andamento do Projeto Terreiro Iluminado nas comunidades de Capoeiras, Queimadas, São José e Gangorra renderam elogios e agradecimentos ao prefeito Sandrinho Palmeira, em bate-papo realizado nesta quinta-feira (22), no Sítio Capoeiras, Zona Rural de Afogados da Ingazeira. Ele esteve acompanhado do seu vice, Daniel Valadares e conversou com famílias residentes da localidade e das comunidades próximas.

“As estradas e a nova iluminação são conquistas que se somam com muitos outros serviços, como os de Saúde e de Educação que a gente só tem a comemorar,” registrou a líder comunitária Michelle Kelly. “Aqui a gente tem muito o que agradecer, tanto a Sandrinho quanto a Patriota e Totonho, um time que sempre deu atenção às nossas comunidades”, acrescentou Ana Lúcia, presidente da Associação dos Moradores de Queimadas.

A satisfação dos moradores aumentou ainda mais com o anúncio da compra pelo município de uma retroescavadeira e de uma patrol e da contratação de horas-máquinas para serviços em mais 442 km de estradas rurais.

Os agradecimentos foram reforçados pelo agricultor Cícero Azevedo, que aproveitou o momento para convidar Sandrinho a retornar à comunidade no próximo domingo. “Apresentamos nossas necessidades e fomos atendidos. Então, Sandrinho, você tem que voltar aqui na reunião da associação, porque tem muito mais gente querendo lhe agradecer pessoalmente”. Sandrinho confirmou presença, alterando a agenda para atender ao convite.

Patrulha rural – As máquinas contratadas já começam a trabalhar na próxima segunda-feira. São caçambas, trator de esteira, retroescavadeira e patrol. A patrulha se junta à frota do município, que já conta com uma patrol, uma enchedeira, duas retroescavadeiras, uma caçamba e um caçambão.

“Vão ser duas frentes de serviços e o trabalho só para quando a zona rural tiver cem por cento atendida. E aí vem outras obras e ações que demostram o nosso compromisso com a zona rural de Afogados," afirmou Sandrinho.

Também participaram do encontro candidatos e candidatas a vereador pela Frente Popular.

Implante dentário: procedimento está cada vez mais acessível e similar ao dente natural

 
O sorriso é, indiscutivelmente, nosso cartão de visitas pessoal. Justamente por isso, nele reside o poder de transformação e confiança que pode moldar nossa vida de maneiras inimagináveis. Mas, para quem perdeu um dente ou mais é algo que gera bastante desconforto. O implante dentário tem sido uma opção cada vez buscada pelos brasileiros, já que, segundo especialistas, o procedimento está mais acessível.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 16 milhões de brasileiros vivem sem os dentes, sendo que acima dos 60 anos, 41,5% já perderam todos os dentes. Já segundo a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), há 20 anos os implantes eram vendidos em dólar e custavam aproximadamente US$ 2 mil por dente, o que corresponde hoje a R$ 9.260. Hoje, o preço médio é bem abaixo disso e, ao contrário das próteses móveis ou dentaduras, os implantes são fixos e não se soltam.

Segundo a cirurgião-dentista, Priscilla Sarmento, especialista em Implantodontia, os implantes são feitos de titânio e substituem a raiz do dente. Já a coroa, ou a parte superior e estética dos dentes, pode ser feita de resina ou porcelana. Biologicamente compatível com o corpo humano, o titânio é o material utilizado no pino de sustentação do implante, o que garante ainda que o osso cole no pino de forma permanente. Fixado ao osso da mandíbula ou maxilar superior, o implante apresenta resistência, durabilidade e aparência muito semelhantes a um dente natural.

Por ser uma forma segura e duradoura para a reabilitação bucal, o implante permite que o paciente volte a falar e mastigar, como antes de perder os dentes. Por isso, ele é indicado em qualquer situação de perda dentária, exceto em casos em que a pessoa não possa receber a prótese.

*Sedação consciente*
Para os pacientes que precisam fazer o implante, mas que tem medo de dentista ou ficam muito agitados durante os procedimentos odontológicos, tem a possibilidade de realizar o implante com o auxílio da sedação consciente do paciente através do óxido nitroso.

“É uma técnica que tem sido usada cada vez mais pelos cirurgiões dentistas no Brasil para pacientes com necessidades especiais e aqueles que possuem medo e ansiedade na hora dos cuidados dentários. A sedação realizada no consultório odontológico, permite que o paciente ainda esteja consciente e responda a estímulos físicos e verbais”, comentou a cirurgiã-dentista Priscilla Sarmento.

A cirurgiã-dentista Priscilla Sarmento atende no Centro de Odontologia Humanizada, que fica localizado na Rua Lourdes Casé Pôrto, 51, sala 03 – térreo, no Empresarial Times Business Center, no bairro Maurício de Nassau. Outras informações: (81) 99653.1099.

*Dra. Priscilla Sarmento* – Priscilla Sarmento é paraibana, formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), no Hospital da Restauração (HR); Implantodontista (Pós-graduação Herrero); Mestre em Clínica Integrada (UFPE); Doutoranda em Clínica Integrada (UFPE) e habilitada em sedação consciente com Óxido Nitroso.

Belo Jardim faz passeata na Semana da Inclusão


Nesta semana, entre os dias 21 e 28 de agosto, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Estabelecida pela Lei n° 13.585/2017, a data tem como objetivo promover ações de inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência. A programação da semana na cidade teve início com uma oficina para as mães dos ACDs no CAEE e, nesta sexta-feira (23), foi realizada uma caminhada de conscientização com os estudantes da rede municipal.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência também visa sensibilizar e conscientizar governos e a sociedade sobre as potencialidades e necessidades específicas das pessoas com deficiência para que sejam implementadas políticas públicas que promovam a inclusão social. As escolas do município participaram do evento, com cerca de 500 alunos presentes. As escolas participantes foram: CEM, Sebastião Cabral, Castelinho, Risoleta Cavalcanti, Júlio Magalhães, Inês Barbosa, Vereador Joaquim Medeiros e EREM Belo Jardim.

“Este é um momento especial para que todos reflitam, respeitem e gerem oportunidades, pois cada um tem suas habilidades. Nossos alunos devem estar conscientes disso desde cedo”, disse o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.

Vice-presidente do União Brasil desiste de candidatura e vai apoiar Manoel da Retífica em Sirinhaém


Dani Cassimiro, vice-presidente do União Brasil em Sirinhaém, anunciou a desistência de sua candidatura a vereadora, optando por apoiar a chapa de Manoel da Retífica para prefeito e Fernando Urquiza como vice. Com menos de 40 dias para as eleições municipais, a política local começa a se consolidar, apontando um claro favoritismo para Manoel da Retífica, que também é o atual vice-prefeito, e seu candidato a vice, o ex-prefeito Fernando Urquiza.

Dani Cassimiro, que é conhecida pelo seu forte engajamento com a juventude e pelas raízes na zona rural, sendo filha do ex-vereador e produtor rural Gilvan Cassimiro, declarou que sua decisão foi baseada em uma análise cuidadosa dos cenários políticos. Ela ressaltou que a combinação da simplicidade de Manoel com a experiência de Urquiza foi determinante para sua escolha. “Os cenários apresentados nos fizeram pensar, avaliar e escolher o melhor, e o melhor é Manoel da Retífica e Fernando Urquiza”, afirmou Dani Cassimiro.

Este apoio reforça ainda mais a candidatura de Manoel da Retífica, que já lidera as pesquisas de intenção de voto na cidade, e mostra a força que sua campanha tem alcançado nas zonas urbanas e rurais de Sirinhaém

Morre jornalista e produtora de moda Sylvia Távora.

 

Vítima de um tumor cerebral, a jornalista Sylvia Távora morreu nesta sexta (23) no Recife, aos 54 anos. Ela estava hospitalizada para tratar problemas neurológicos causados pelo câncer. Atualmente, ela trabalhava como criadora e artesã de joias e roupas sustentáveis na loja Assovia. O funeral e cremação está previsto para este sábado (24) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Profissional – Sylvia Távora ficou conhecida do grande público ao ser repórter e apresentadora de televisão. Primeiro, atuou pela Globo Nordeste; depois, pela TV Guararapes, onde se destacou em mediação de debates eleitorais. 

Em tempos recentes, estava se dedicando à produção de roupas sustentáveis e jóias remodeladas, por meio da reciclagem e upcycling. Por muitos anos, esteve à frente da Sianinha. Suas peças, da loja Assovia, chegaram a ser expostas na Fenearte, no mês passado trazendo bastante reconhecimento à marca.

Veja o comunicado emitido pela família:

Com muita tristeza comunicamos que Sylvia, esposa de Jader, faleceu na manhã desta sexta-feira 23 de agosto.

Sylvia foi diagnosticada com um tumor primário do cérebro (origem no cérebro) extremamente agressivo em 18 de julho passado.

Foi operada a seguir em 22 de julho. Foi possível remover cerca de 90% da lesão, por conta da localização e o restante seria tratado com quimio e radioterapia.

A exame histopatológico confirmou o que a veloz evolução da doença, os exames de imagens e os achados cirúrgicos sugeriam: um dos piores tipos de câncer com prognóstico muito reservado (glioblastoma multiforme).

Estava internada no Hospital Português (Recife) há cerca de 15 dias pois precisou retornar ao hospital (chegou a ter alta hospitalar após a cirurgia) por conta do agravamento do quadro neurológico.

Já tinha iniciado a quimio e radioterapia porém a doença evoluiu com uma rapidez devastadora.

Partiu de forma serena sem aparentar sofrimento físico.

Museu Dulce Pinto disponibiliza "Inventário de Acervo – Patrimônio Documental" ao público no Agreste de Pernambuco


O projeto cultural nº 1097/19, intitulado "Inventário de Acervo – Patrimônio Documental" do Museu Histórico Dulce Pinto, no Brejo da Madre de Deus, PE, está em sua fase final, marcada por ações essenciais para a preservação da memória histórica da região. Após o meticuloso processo de inventário e digitalização de um volume imensurável de documentos do século XVIII, que estavam armazenados de forma inadequada e vulneráveis a danos, foi realizada palestra com a inventariante para apresentar os resultados do projeto à comunidade. 

A palestra, aberta ao público e com acessibilidade garantida por intérprete de LIBRAS, destacou a importância do acervo digitalizado, que agora pode agora ser consultado em diversas instituições de pesquisa e escolas do município. Além disso, DVDs com os documentos digitalizados começarão a ser distribuídos para bibliotecas, o Arquivo Público do Recife e outros centros culturais, garantindo a preservação e o acesso futuro a esse importante patrimônio histórico de Pernambuco.

Localizada a 204 km de Recife, Brejo da Madre de Deus abriga um dos acervos documentais mais valiosos do Agreste pernambucano, agora preservado e acessível graças ao projeto "Inventário de Acervo – Patrimônio Documental". Em execução no Museu Histórico Dulce Pinto, a iniciativa liderada pela pesquisadora Dora Dimenstein, com incentivo da Funcultura, buscou catalogar, digitalizar e acondicionar cerca de cinco mil documentos históricos. "Nossa finalidade é digitalizar esses documentos, fazer um catálogo e colocá-los disponíveis nas redes sociais e em meios adequados para torná-los mais acessíveis ao conhecimento público", destaca Dora.

O museu, instalado em um sobrado colonial do século XVIII/XIX, é uma joia do patrimônio cultural da cidade. "O prédio é administrado pela prefeitura municipal e tem grande valor patrimonial-cultural", comenta a produtora, que trabalha com uma equipe dedicada, sob a liderança da arquivista Cecília Canuto. O acervo, que inclui desde certidões de nascimento até ferramentas e objetos indígenas, oferece um panorama detalhado da história regional.

A preservação desse material não apenas garante sua longevidade, mas também o torna acessível ao público, mediante agendamento prévio. Com o projeto já em fase final, uma palestra foi realizada para apresentar os resultados. "Viabilizar que o material possa estar disponível para consulta aos diversos públicos é o foco do projeto", afirma Dora, destacando a importância de disponibilizar esses documentos para futuras gerações, pesquisadores e interessados na rica história de Brejo da Madre de Deus e das cidades vizinhas.

Manoel da Retífica escolhe Barra do Sirinhaém para abrir comícios de rua da sua campanha


O município de Sirinhaém, na Mata Sul de Pernambuco, promete ter uma das eleições mais acirradas do estado neste ano, com a candidatura de Manoel da Retífica ganhando cada vez mais força. Neste sábado (24), o candidato a prefeito dará início aos seus comícios em Barra do Sirinhaém, uma das localidades mais emblemáticas da cidade.

Manoel da Retífica, que atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito e rompeu com a gestão da prefeita Camila Machado, lidera as pesquisas de intenção de voto no município. A escolha de Barra do Sirinhaém para o primeiro comício de sua campanha reflete a estratégia de consolidar seu apoio popular em uma região de grande importância para o eleitorado local.

Conhecido por sua forte presença nas comunidades e pela intensa agenda de compromissos, Manoel vem se destacando por mobilizar uma significativa base de apoiadores, tanto nas áreas urbanas quanto nos engenhos de Sirinhaém. Sua campanha, marcada por uma conexão direta com a população, tem como um dos pontos altos a escolha de Fernando Urquiza, ex-prefeito do município, como candidato a vice-prefeito.

Além do apoio de Fernando Urquiza, Manoel conta com o respaldo de influentes figuras da política pernambucana, como Marcelo Gouveia, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), e o deputado federal Eriberto Medeiros. Esses apoios consolidam a candidatura de Manoel como uma das mais sólidas e bem estruturadas da Mata Sul.

O comício deste sábado não é apenas o pontapé inicial de sua campanha, mas também um indicativo da força que Manoel espera levar até o dia das eleições, com expectativas de grande participação popular e discursos que devem reforçar sua mensagem de mudança para Sirinhaém.

Dani Portela inaugura Comitê 50 no próximo sábado


A candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela, vai inaugurar neste sábado (24), o Comitê 50, da coligação “Recife com a Cara da Gente”. O evento vai acontecer a partir das 11h, no espaço localizado na Rua Gouvêia de Barros, 125, Santo Amaro. A inauguração vai contar com a presença de lideranças do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e da Rede Sustentabilidade. Também estarão presentes as candidatas e candidatos à Câmara Municipal do Recife pela coligação PSOL/Rede, militância e apoiadores. 

No local vai acontecer um adesivaço, distribuição de Kits com materiais de divulgação, Live painting durante todo o evento com a artista Mila Barros e banquinha com venda de feijoada e bebidas. “Vai ser um momento para celebrar e fortalecer a candidatura de duas mulheres negras, fortes e com a cara do povo recifense. Mulheres que vão construir um Recife Real, um Recife com a Cara da Gente”, afirma Portela. 

🌻*Confira a agenda de candidata Dani Portela para este final de semana:*

🌻*24/08 - sábado*
11h - Inauguração do Comitê 50 - Recife com a Cara da Gente
Rua Gouvêia de Barros, 125, Santo Amaro
14h - Inauguração do Comitê de Vinicius Castello (PT) - Peixinhos
17h - Lançamento da Candidatura de Eduardo Paysan (PSOL) - Casa de Bamba
18h - Lançamento da Candidatura de Carmem Dolores (PSOL) - Curado

🌻*25/08 - domingo*
09h - Roda de diálogo com Dani e a candidata a vereadora Carmem Dolores no Torrões
15h30 - Caminhada e roda de diálogo com a candidata a vereadora Joelma - Centro Comunitário Mário de Andrade

Autora Ana Bock vai discutir sobre “O compromisso social da Psicologia”, no dia 28 de agosto no Centro Universitário Tiradentes


“O maior desafio da Psicologia é fazer uma aproximação significativa e qualificada em relação aos problemas da população brasileira”. Esse o diagnóstico de Ana Bock, um dos principais nomes do Brasil no segmento, autora, presidente do Instituto Silvia Lane Psicologia e Compromisso Social e secretária-geral da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia. A especialista vai realizar conferência virtual com o tema “O compromisso social da Psicologia”, no dia 28 de agosto, às 19h, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. O evento, que também conta com a participação do conselheiro titular do Conselho Regional de Psicologia, Marcos Paulo Cavalcanti, é aberto ao público e é possível se inscrever neste link: https://bit.ly/inscricao-mes-psicologo

“É papel da universidade estimular o conhecimento dos problemas brasileiros. A Psicologia, tradicionalmente, sempre esteve muito distante desses desafios, como o racismo, a submissão das mulheres, a violência, a fome e a desigualdade social. Então, iniciativas como essa, que trazem os problemas atuais, que estimulam os estudantes a debaterem, que trazem o pesquisador que estudou sobre aquele tema, são fundamentais”, explica Ana.

A especialista ratifica ainda a importância dos professores na construção desse compromisso social. “A universidade tem que ser capaz de produzir um vínculo dos estudantes com a realidade do país e os professores que darão os caminhos para a produção desse projeto profissional. Temos uma formação que se volta muito para as teorizações, ensinando-as de forma abstrata, como se essas teorizações não tivessem sido feitas pelo ser humano para resolver problemas sociais. O papel da universidade é inquietar, porque é através disso, que poderá surgir um bom projeto profissional Devemos isso à sociedade”.

Individualismo

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2010 para 2021, o número de matrículas para cursos de Psicologia aumentou 112,4%. No mesmo período, as matrículas em todo o Ensino Superior brasileiro cresceram 41%. Ao ser perguntada o porquê da área estar sendo cada vez mais procurada e debatida, Ana afirma que há duas possíveis respostas. A primeira delas “é que vivemos em uma sociedade cada vez mais individualista, que busca leituras e práticas voltadas ao indivíduo, ao privado”. Como exemplo, ela cita a contratação de personal trainers e stylist. “Dessa forma, o psicólogo também atua nessa área de questão individual, atendendo pessoas”. Uma segunda razão seria que a própria Psicologia está se comprometendo com os direitos sociais e humanos e trabalhando nas políticas públicas. “Nosso segmento foi se apresentando na sociedade brasileira de uma maneira vinculada ao sofrimento, que atinge um número grande de pessoas na nossa sociedade. Nós fomos nos oferecendo como profissionais que podem contribuir na busca de soluções desses problemas. Assim, a Psicologia ampliou o reconhecimento”, esclarece.

Mês do Psicólogo

Durante o mês de agosto, o curso de Psicologia da Unit-PE, que recebeu nota máxima pelo Ministério da Educação, está oferecendo uma programação especial para o Mês da Psicologia. Em 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo e, em celebração, a instituição está promovendo o “Descubra, explore e transforme: Mês da Psicologia na Unit – Compromisso Social em Ação!”. É possível conferir a programação completa do evento por meio do site https://www.unit.br/mes-psicologo

Epitychia adquire participação relevante na Popular Pet e entra na governança da companhia


A Epitychia, single family office de Janguiê Diniz, fundador e presidente do conselho administrativo da Ser Educacional, adquiriu participação relevante na Popular Pet, uma das principais redes de lojas de produtos e serviços para animais de estimação do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Com essa aquisição, a Epitychia passa a integrar a governança da empresa, assumindo assentos no conselho de administração, no qual Janguiê Diniz atuará como conselheiro.

Thales Janguiê, vice-presidente da Epitychia, ressalta que a movimentação está alinhada ao plano estratégico de investimentos do family office, que prioriza a economia real e negócios com alta resiliência e amplo mercado endereçável. "Nosso foco está em setores com potencial de crescimento sustentável, que oferecem serviços essenciais e atendem a uma demanda crescente dos consumidores, como o mercado pet", declara.

Walter Moreira Neto, diretor de Investimentos Alternativos da Epitychia, reforça que a Popular Pet se destaca por seu crescimento robusto em áreas de alto potencial, ainda pouco exploradas pelas grandes redes de varejo. "A Popular Pet vai além da venda de produtos, oferecendo serviços essenciais como banho, tosa e atendimento veterinário, incluindo um hospital veterinário próprio. Essa diversidade de serviços, aliada ao crescimento da rede, torna a empresa uma aposta sólida para o futuro," explica.

Os recursos da Epitychia serão direcionados principalmente para a expansão da rede, que já se consolidou como a maior do Vale do Paraíba, além de fortalecer a estrutura na capital. "Identificamos na Popular Pet um grande potencial de desenvolvimento rápido e robusto e, agora, juntamos forças para tornar a marca ainda maior, mais moderna e atrativa, com o know-how econômico e de mercado da Epitychia servindo de lastro para essa nova etapa", pontua o presidente da Epitychia, Janguiê Diniz. 

A Popular Pet dobrou de tamanho nos últimos dois anos e está próxima de atingir a marca de 30 unidades em 2024. A empresa projeta um faturamento de R$ 100 milhões para este ano, com expectativa de alcançar R$ 200 milhões em 2025.

Com a nova injeção de capital, a Popular Pet consolida sua posição como um dos principais players do mercado, posicionando-se para ser não apenas uma referência regional, mas também um player relevante no cenário nacional.

Walter também enfatiza a confiança na equipe executiva da Popular Pet, destacando sua capacidade para executar o ambicioso plano de expansão e consolidar a empresa como a terceira maior do segmento nos próximos três anos. "Mesmo com a recente fusão entre Petz e Cobasi, acreditamos que há um espaço significativo de crescimento, especialmente fora das capitais," conclui.

Com essa aquisição e participação na governança, a Epitychia reforça seu compromisso em investir em negócios resilientes e com alto potencial de crescimento, contribuindo para o desenvolvimento de mercados estratégicos no Brasil.

Kelly Tavares se reúne com moradores de Maranguape I e Maranguape II



A candidata a vereadora pela cidade do Paulista, Kelly Tavares (MDB), se reuniu com lideranças políticas e moradores de Maranguape I e Maranguape II, na noite desta quinta-feira (22). Na ocasião, ela falou de sua trajetória à frente da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do município e assegurou que irá lutar na câmara municipal para garantir políticas públicas voltadas para a assistência social em Paulista. 

De acordo com a postulante ao cargo do legislativo municipal, como representante do povo, ela disse que irá se colocar à disposição da população e está disposta a legislar a favor do povo de Paulista. “Para além do grupo que me ajudar a chegar lá, eu serei vereadora de todos e eu tenho a obrigação de estar disponível e usar de qualquer acesso ou qualquer oportunidade para beneficiar essas pessoas”, ressaltou Kelly em seu discurso. 

Ela também destacou a importância da candidatura das mulheres e evidenciou as dificuldades para que os espaços de discussão sejam ocupados por elas. “Não é fácil ser uma candidata mulher. Não é fácil ver as pessoas nos subestimarem. Não é fácil passar por esse processo, mas é prazeroso”, declarou Kelly Tavares. 

Ela ressaltou ainda que, da mesma forma como foi secretária, é seu compromisso o de representar a população de forma diferenciada, de pegar o que já foi feito e fazer melhor, trazendo a população para participar das discussões no plenário da câmara, visto que muito do que acontece pelos representantes do legislativo municipal é desconhecido pelo povo, que muitas vezes é prejudicado por decisões dos vereadores.

Oswaldo Montenegro comemora 50 anos de carreira com show no Teatro Guararapes


O cantor e compositor carioca Oswaldo Montenegro retorna aos palcos pernambucanos com sua nova turnê, comemorando 50 anos de estrada. O encontro com o público pernambucano já tem data marcada, será no dia 22 de novembro, a partir das 21h30, no Teatro Guararapes. Os ingressos custam entre R$80 e R$240 e já estão à venda através do site www.cecontickets.com.br ou nas bilheterias do teatro. A apresentação é inclusiva e conta com a participação de intérpretes de libras e audiodescrição.

O espetáculo que vem percorrendo o país e emocionando o público faz uma imersão nas cinco décadas da carreira do cantor e compositor de maneira interativa e inclusiva. trajetória de Oswaldo será exibida em conteúdo visual durante o show mesclando história e show em tempo real Além disso, é possível assistir ao menestrel tocando simultaneamente mais de um instrumento, já que no palco, ao vivo, ele se reveza entre os violões de 6 e de 12 cordas e nas imagens ao piano.

Dessa vez, sucessos como “Bandolins”, “A lista”, “Lua e flor”, “Intuição” e as recém-lançadas “Lembrei de nós” e “O melhor da vida ainda vai acontecer”, estarão misturados às histórias e cenas em projeção, que revelarão as origens das canções, expondo segredos das inspirações e aventuras do artista. O show conta ainda com a presença da eterna parceira, a flautista Madalena Salles . Além dela, o multi-instrumentista Alexandre Meu Rei, parceiro de longas datas de Oswaldo, também marca presença no palco.

*História* - Oswaldo Montenegro partiu para a estrada aos dezessete anos, onde fixou residência. Em suas constantes viagens, jamais parou de criar. Tornou-se um trovador contemporâneo que parece viver dentro da arte, num turbilhão de projetos de tirar o fôlego de quem o acompanha. Nessa comemoração dos cinquenta anos de estrada sem recuar um milímetro na feitura de sua arte, está a merecida consagração deste artista que marcou a cultura brasileira, traçando uma trajetória original, única e longeva, entrando definitivamente na alma de várias gerações.

*Números* – Em cinco décadas de carreira, Oswaldo Montenegro gravou 45 álbuns e 7 DVDs (sendo dois CDs de ouro, um de platina, além de um DVD de ouro). Presente nas plataformas digitais, no canal que mantém no Youtube, Oswaldo reúne todo o seu acervo artístico, como músicas, clipes e filmes escritos e dirigidos por ele. O espaço conta com mais de 160 milhões de visualizações. Por falar em filmes, ele atuou como diretor e roteirista de quatro longas-metragens: “Léo e Bia” (2010); “Solidões” (2013), “O perfume da memória” (2016)”, premiado internacionalmente e com mais de 11 milhões de visualizações ao redor do mundo e; "A chave do vale encantado" (2019), que chegou a ser exibido no Festival de Cinema de Gramado, além de ter vencido em cinco categorias do Festival de Cinema dos Sertões, como melhor filme, melhor trilha sonora, melhor diretor, melhor figurino e melhor filme voto popular. Ainda dentro do audiovisual, Oswaldo é roteirista e criador da série "De sonhos e segredos", exibida pelo Canal Brasil.

Outra paixão do artista é o teatro. Ele criou e dirigiu mais de 20 peças musicais, onde se destacam: “Filhos do Brasil”: espetáculo premiado em festivais de teatro; “Veja você, Brasília”, que contou com a eterna Cássia Eller no elenco; "Noturno”, que passou 30 anos em cartaz e; "A dança dos signos"; que ficou sete anos em cartaz e foi visto por mais de 1 milhão de espectadores. Em sua trajetória teatral, Oswaldo recebeu inúmeros elogios da crítica especializada, entre elas a de Yan Michalski, um dos principais críticos teatrais do Brasil, que batizou a estética dos espetáculos musicais do artista de “menestréis” (contadores de história).

Oswaldo reúne ainda em sua trajetória mais de 40 trilhas sonoras para peças de Teatro, cinema, TV e Balé. Seu livro infantil, “O vale encantado”, foi premiado e indicado pelo Ministério da Educação e Cultura para ser adotado nas escolas do Ensino Fundamental de todo o país. Além disso, teve composições gravadas por grandes nomes da MPB como: Ney Matogrosso, Gonzaguinha, Zizi Possi, Glória Pires, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Paulinho Moska, Belchior, Geraldo Azevedo, Renato Teixeira, Sandra Sá, Marília Pera, Luiza Possi, entre outros.

Ministério do Trabalho e Emprego não envia e-mails para empregadores e trabalhadores sobre processos trabalhistas


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) alerta que não envia mensagens por e-mail diretamente a empregadores ou trabalhadores. Toda comunicação oficial relacionada a processos trabalhistas, benefícios ou outros assuntos relevantes é realizada exclusivamente por meio dos canais oficiais do ministério, como, por exemplo, o envio de informações via sistema do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), uma plataforma criada com o objetivo prover maior padronização e eficiência nas comunicações entre os auditores-fiscais do trabalho e os empregadores.

A Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE está promovendo uma campanha de divulgação do DET. No entanto, as mensagens são enviadas apenas através do sistema para todos os empregadores, inclusive os que contratam trabalhadores domésticos, que utilizam o FGTS Digital, o próprio DET, ou transmitiram eventos pelo eSocial. Toda a comunicação com a Inspeção do Trabalho é feita através da plataforma, como atos administrativos, procedimentos fiscais, intimações, notificações, decisões proferidas administrativamente e avisos em geral.

Qualquer pessoa que receber um e-mail alegando ser do MTE, não deve clicar ou abrir links e muito menos fornecer informações pessoais, pois isso pode ser uma tentativa de fraude. Em caso de dúvidas, entrar em contato diretamente com o MTE pelo telefone 158, pelo Fala.BR no site falabr.cgu.gov.br/web/home, ou consultar o site oficial para verificar a autenticidade da comunicação.

O DET é um sistema do Governo Federal, administrado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego. Para facilitar a comunicação eletrônica entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores, visando cumprir as disposições do artigo 628-A da CLT.

As comunicações eletrônicas feitas através da Caixa Postal do DET são consideradas pessoais para todos os efeitos legais, dispensando a sua publicação no Diário Oficial da União e o envio por via postal. O serviço digital torna o atendimento mais ágil, pois viabiliza a comunicação em lote, previne prorrogações e prescrições, disponibiliza os dados de forma rápida, contínua e segura, além de tornar desnecessário o deslocamento e a presença de pessoal para entrega de documentos requisitados pela Inspeção do Trabalho.

Espetáculo As Aventuras de Mike chega em duas sessões ao Teatro RioMar Recife neste domingo*


Em uma peça divertida e fiel ao universo tão conhecido pelas crianças, “As Aventuras de Mike com Dearo e Manu” conta a história do sumiço misteriosos do Mike. O público se juntará ao Nando e a Priminha Irritante em uma jornada divertida para encontrar o grande amigo. O espetáculo acontece neste domingo, no Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife, em duas sessões: às 11h e às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 100 e podem ser adquiridos no site e na bilheteria do teatro e no app do RioMar Recife.

As Aventuras de Mike, sucesso arrebatador no mercado editorial com mais de 830 mil livros vendidos, chega ao teatro para entreter as crianças, pré-adolescentes e suas famílias com uma história cheia de humor, que diverte crianças e adultos, característica da série de livros tão conhecida pelo público.

Gabriel Dearo e Manu Digilio são publicitários, youtubers, autores e empresários, criadores e autores dos livros e dos conteúdos audiovisuais de As Aventuras de Mike. Dearo e Manu já somam mais de 16 milhões de inscritos e 3 bilhões de views no Youtube, com os canais Falaidearo, Operação Cinema, Dearo e Manu e As Aventuras de Mike. 

Cada canal aborda conteúdos específicos, e o canal As Aventuras de Mike conta a história de Mike, um típico garoto de 12 anos que prefere videogames e salgadinhos no lugar de Futebol e que junto de seu melhor amigo, o atrapalhado Nando, seus pais, sua capivara de estimação chamada Robson, seu irmão mais novo e sua irmã que tem o apelido de "Priminha Irritante", se divertem e se envolvem em muitas confusões.

5ª Mostra de Cinema da Mata Norte

MC Marechal, 3° Round, Ananda Santana e Anderson Shon são nomes confirmados para a 4ª Festa Arte e Identidade, em Salvador


Arte, literatura, identidade e representatividade. Esses são os pilares da Festa Literária Arte e Identidade que, pela quarta vez, traz os holofotes para a literatura negra infantojuvenil em espaços culturais do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Nos próximos dias 19, 20 e 21 de setembro, o encontro está marcado com diversos artistas, educadores e escritores que vão compartilhar suas experiências e enriquecer o debate sobre a periferia enquanto berço de produções artísticas, que transcendem fronteiras e passeiam por questões históricas, sociais e políticas sob diferentes perspectivas.  

Entre as presenças confirmadas, uma coisa é certa: o público vai acessar um verdadeiro espetáculo de criatividade, com poesia musicada, informação, diversão e, claro, muita melanina. É destaque da programação, por exemplo, o rapper e ativista brasileiro MC Marechal (RJ), um dos maiores nomes da cena rap brasileira, criador do Projeto Livrar e da Batalha do Conhecimento, que revelou diversos jovens artistas da periferia do Rio de Janeiro. Ao lado dele, deram sua confirmação o 3º Round, maior circuito de rima improvisada do Norte e Nordeste, a grafiteira Ananda Santana, há sete anos dando vida a representações vibrantes e poderosas de mulheres negras, e o escritor, poeta, educador e quadrinista, Anderson Shon.

Ainda estão na grade do evento Dejanira Rainha Melo, professora e idealizadora da Biblioteca Social Afro-Indígena Meninas do Subúrbio, e o grupo de teatro infantojuvenil Bonde da Calu, liderado pela atriz, escritora, produtora cultural e mestre em educação Cássia Valle. Entre os lançamentos literários, estreiam no evento os livros Ayana e o Passeio à Lagoa do Abaeté, da escritora Claudya Costta, e Awon Ona Jagun – Narrativas de Mãe Carmen de Osaguian.

*Representatividade negra e periférica -* Criado em 2013 e realizado pela Kalifa LXXI, o 3º Round participa da 4ª Festa Literária de Arte e Identidade pelo segundo ano consecutivo, com a promessa de romper estereótipos quando o assunto é representatividade na produção literária. “Durante muito tempo, a literatura e a poesia foram vistas como expressões eruditas, elitizadas e distantes da realidade das pessoas pretas, em grande parte devido à falta de representatividade – algo que permeia quase todos os aspectos de uma sociedade com um passado/presente colonial. Acreditamos que é o momento de destacar o que a periferia sempre produziu, especialmente no campo da arte e cultura, projetando novos futuros e colocando em evidência o protagonismo negro e periférico”, comenta André Costa, mais conhecido como Cosca, idealizador do 3º Round.

*Super-herói negro -* Seja pelo formato de literatura de rua, muitas vezes não escrita – como é o caso das rimas improvisadas – por livros ou até quadrinhos, os convidados da 4ª Festa Literária Arte e Identidade promovem a democratização do acesso à literatura e à inovação, promovendo sua relevância cultural e social. É o caso do escritor, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon, que vai conduzir uma conversa sobre afrofuturismo por um universo onde a poesia se conecta com a prosa e o mundo nerd, sempre com uma pitada de superpoderes e com a mensagem de ‘resistir para existir’. “Acho que é da periferia que sai o que há de mais belo das artes, porque são pessoas que vivem na contradição social de tentarem ser apagadas o tempo todo, mas resistirem”, comenta ele.

*Curadoria com foco nas potências negras -* Nos bastidores da 4ª edição da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil, um dedicado time de curadoria, formado exclusivamente por mulheres negras, está cuidando de cada detalhe para preparar uma edição que promete ser memorável. Esse grupo, composto por Cássia Valle, Karla Daniella Brito, Helena Nascimento e Taisa Ferreira, se destaca pelo compromisso em valorizar as vozes periféricas. Segundo Cris Santana, coordenadora geral do projeto, "cada curadora traz uma rica bagagem de experiências no campo da literatura e da cultura afro-brasileira, unindo forças para criar uma programação que reflete a diversidade e a potência das expressões artísticas que florescem longe dos centros. Essa curadoria é um ato de resistência e celebração, garantindo que as narrativas periféricas sejam ouvidas, respeitadas e celebradas em toda a sua complexidade e beleza."

A _4ª Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil - Arte e Identidade_ tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Para democratizar o acesso, o evento irá dispor de recursos de acessibilidade, como audiodescrição e interpretação em libras, além de comodidade e segurança para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

*SERVIÇO*
*4ª Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil - Arte e Identidade*
*Quando:* 19 a 21 de setembro de 2024
*Onde:* Espaços Culturais do Pelourinho - Salvador, BA
Aberto ao público
*Mais informações em:* https://www.instagram.com/arteeidentidadeoficial/

Professora indiana de meditação Jaymini Patel realiza palestra no Teatro Jorge Amado, em Salvador


No próximo dia 26 (segunda-feira), às 19h, o Teatro Jorge Amado vai dar lugar ao festival indiano Raksha Bandhan promovido pela Brahma Kumaris, movimento espiritual com atuação em diversos países e dedicado à transformação pessoal e renovação do mundo. O convite é para um encontro especial de palestra, música, dança e meditação com a yogini indiana Jaymini Patel e participação da socióloga e coordenadora nacional da organização Luciana Ferraz. 

Celebrado sempre em agosto na Índia, o Raksha Bandhan é um festival milenar considerado símbolo da pureza interna nas relações humanas e, dentre os costumes relacionados à data, está o uso do rakhi, um fio que pode ser amarrado no pulso para trazer proteção. A entrada é gratuita e os participantes do evento terão a oportunidade de ganhar uma pulseira diretamente das mãos de Jaymini Patel, palestrante internacional que está em turnê pelo Brasil realizando palestras e retiros espirituais.

“A abordagem é sobre manter o nosso coração limpo, puro e conectado ao divino, criando uma egrégora de proteção em volta de nós. Em tempos de caos, medo e violência, as pessoas se sentem vulneráveis, apreensivas, ansiosas, e essa conexão consigo mesmo e com o divino propicia uma aura de proteção em volta de si, criando uma atmosfera de bem-estar interno e à sua volta”, comenta Goreth Duningham, coordenadora da unidade da Pituba da Brahma Kumaris..

Sobre Jaymini Patel - Há 46 anos, tem sido aluna e professora da Brahma Kumaris. Oradora talentosa e inspiradora, Sister Jaymini representou a Brahma Kumaris em muitos países, sendo a principal coordenadora de alcance comunitário no Reino Unido, em particular, das atividades da Brahma Kumaris na região de Midlands. Como líder de comunicação e marketing, ela conseguiu levar o trabalho da Brahma Kumaris para a comunidade em geral, participando de vários diálogos organizados por grupos inter-religiosos e comunitários locais e nacionais.


*SERVIÇO*

Festival Raksha Bandhan – Palestra

Palestrantes: Jaymini Patel e Luciana Ferraz

Data: 26 de agosto

Horário: 19h

Local: Teatro Jorge Amado - Pituba, Salvador-BA

Entrada Franca

Ator Vinícius Coutinho completa idade nova ĥoje

O ator Vinicius Coutinho chega aos 57 anos parecendo ter bem menos. O artista segue ativo nos palcos e nas telas, além de ser um militante da cultura pernambucana. O Blog Taís Paranhos deseja saúde e felicidades!

Dani Portela destaca ser única candidata de esquerda e que Recife virou a cidade do rodízio


Nesta sexta-feira, 23, a candidata pela coligação “Recife com a Cara da Gente”, Dani Portela da Federação PSOL/ Rede, participou da sabatina da Rádio Folha, onde foi entrevistada pelo âncora Jota Batista, por Betânia Santana, colunista de política da Folha de Pernambuco e pelo professor e cientista político Hely Ferreira. Dani iniciou a entrevista destacando que é a única candidatura de esquerda a concorrer à prefeitura do Recife e pretende construir uma cidade com a cara do povo. “Sou educadora e conhecida como a 
mulher da flor, que sempre esteve do lado esquerdo da política. Quero ser prefeita para planejar uma cidade mais justa para todas as pessoas, mulheres, população negra e LGBTQIAPN+. ”, ressaltou.

Dani aproveitou a oportunidade para falar sobre a insegurança nas ruas do centro do Recife e da cidade como um todo. “A falta de iluminação impacta nos números de segurança. Investir em iluminação não é 100% da solução, mas ajuda a reduzir crimes como furtos, assaltos e até crimes contra as mulheres. Hoje vivemos um índice enorme de abuso e assédio na cidade. Uma mãe de menina ou menino, tem medo que a/o filha/o ande só pelas ruas do Recife à noite. Agora, imagina você ir para as grandes RPAS onde a iluminação é ainda mais precária?”, evidenciou a candidata. 

Sobre moradia, Dani Portela destacou a desigualdade que existe no Recife. “Hoje são mais de 71 mil famílias sem casa ou em situação de rua. O centro da cidade é o reflexo dessa desigualdade. Muitos prédios sem gente e muita gente sem casa. A atual gestão destacou que são prédios privados, mas muitos desses imóveis devem mais em tributo do que o próprio valor de venda. Nesses casos, pode haver desapropriação para interesse público. Isso mostra que a atual gestão tem dois pesos e duas medidas quando trata de desaprioriar áreas de moradia. Quando é para desocupar área de palafitas, de famílias que vivem há 50 anos no local, pode desocupar para construção de um parque. E essas famílias vão pra onde? Privilegiar carros no lugar de pessoas? E aquelas moradias não são privadas também? Precisamos pensar em política pública de moradia de verdade.”, finalizou. 

No setor de educação, Dani evidenciou que Recife é conhecida como a “cidade do rodízio”. “Na propaganda do atual prefeito, a educação está perfeita, inclusive as creches. Mas a cidade virou um grande rodízio, principalmente nas creches, segundo as denúncias de várias mães. Uma mãe leva a criança para o período integral e é informada que tem que buscar no meio da manhã. Soubemos de casos de rodízios até de dias, que é ainda pior. E isso acontece inclusive com mães de crianças atípicas. E não é um caso isolado, não podem dizer que é “procurar cabelo em ovo”. São mulheres que, sozinhas, criam seus filhos e precisam de um lugar para deixá-los para irem trabalhar. Quem fala um negócio desse não conhece a realidade da população.”, concluiu.  

No tema saúde, a candidata fala que a sua proposta para área é a universalização do setor. 
“Quando falamos em saúde, o modelo que está em curso foi instalado com o compromisso de ampliar horário. Mas, por onde temos andado, escutamos que esse modelo serve para propagandas e não faz diferença real na vida das pessoas. Ele atende em horário de rodízio de bairros: pela manhã atende um bairro e à tarde atende outro. Como se a pessoa pudesse escolher horário para adoecer. Hoje é um horário estendido com revezamento. É uma pseudo ampliação. Precisamos de uma cobertura que de fato amplie o atendimento. 
A nossa proposta é trabalhar a universalização e não fazer esquema de rodízio. A gente precisa olhar a saúde fortalecendo a atenção básica de forma preventiva. É preciso valorizar os profissionais da saúde para além dos médicos.”, falou Dani.

Dani Portela finalizou a entrevista reforçando ser a única representando a política de esquerda da cidade. “Eu sou do time de Lula e sempre estive desse lado, sou a única representante da esquerda nessa eleição do Recife. Sempre estive do lado das políticas públicas da esquerda. Eu não vou esconder isso para ganhar voto do bolsonarismo e a gente não pode deixar que ele se crie no Recife. E sobre João Paulo (PT), pra mim ele foi o melhor prefeito que Recife já teve. Ele me inspirou com o orçamento participativo e vamos resgatar o orçamento para melhorar e ampliar. E pra mim não existe neutralidade na política! E quem quiser vir comigo, saiba que eu vou espalhar muitas flores de todas as cores, inclusive vermelhas, pelo Recife.”, finalizou a candidata.

Ninguém Dirá que é Tarde Demais, com Arlete Salles e grande elenco


Depois de realizar temporadas de sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro e tour por algumas cidades do país, o espetáculo retorna aos palcos para uma turnê por 10 cidades inéditas junto de seu filho Alexandre Barbalho, seu neto Pedro Medina e em par romântico com o celebrado ator Edwin Luisi, sob a direção de Amir Haddad. 

O texto é do neto de Arlete, Pedro Medina, com quem também contracena na comédia. Além de Pedro, o filho de Arlete – Alexandre Barbalho – e o amigo e premiado Edwin Luisi também estarão em cena, que junto de Arlete forma o casal protagonista do espetáculo  

Sucesso de público, visto por mais de 300 mil pessoas nas temporadas presenciais e online, o espetáculo tem emocionado a plateia por onde passa. Com uma temática sensível, a peça aborda o amor na terceira idade tendo como pano de fundo o isolamento social durante a pandemia de COVID-19. De forma leve e cômica o jogo cênico proposto na encenação de Amir Haddad reforça e abre espaço para atuações marcantes do casal protagonista composto pelo celebrado Edwin Luisi que acumula diversos prêmios em teatro durante seus mais de 50 anos de carreira: “O que me fez entrar nessa peça? A qualidade do texto; Amir Haddad, como diretor; e trabalhar com a família da Arlete. Estou contracenando com ela, o filho e o neto. Sou o intruso, rs. Mas fui lindamente acolhido”, conta Edwin. 


A direção é de Amir Haddad, outro grande parceiro de Arlete. Os dois trabalharam há 35 anos na peça ‘Felisberto e o Café’. “Estou navegando em sentimentos diversos e emoções fortes. Sinto muita felicidade e admiração em ver o meu neto se aproximando dessa profissão, crescendo de forma potente. Não apresentaria meu neto como dramaturgo, se não tivesse confiança no talento dele”, conta Arlete. 

“Gosto de fazer um teatro esclarecedor. O teatro tem a função de iluminar as pessoas. E digo para todos: ninguém dirá que é tarde demais para coisa alguma. Sempre é o momento de colocar em prática o desejo”, elucida, aos 87 anos, um dos diretores mais premiados e mais presentes na cena brasileira, Amir Haddad.

O título da comédia ‘Ninguém Dirá Que é Tarde Demais’, apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, foi inspirado na canção o Último Romance, da banda Los Hermanos. O autor Pedro Medina conta a história de Luiza (Arlete Salles) e de Felipe (Edwin Luisi). Por causa da pandemia, Luiza recebe, em casa, o neto Márcio (Pedro Medina). Paralelo a esta trama, Felipe, por problemas financeiros, vai morar com o filho Mauro (Alexandre Barbalho). Luiza e Felipe são vizinhos de prédios diferentes, com paredes grudadas, e estão muito sensíveis às questões da Covid-19, às questões financeiras, aos problemas domésticos e começam a implicar um com o outro sem saber a identidade de cada um. Até que um dia os dois, com máscara e álcool gel, vão rapidamente à rua, se encontram sem saber que são vizinhos. Com muita leveza, humor e dando a dimensão da solidão desses dois septuagenários, a comédia ratifica NINGUÉM DIRÁ QUE É TARDE DEMAIS. “Ainda não elaboramos todas as perdas que a pandemia provocou, mas entender o que já passou e o que ainda estamos vivendo, através da perspectiva do humor, da tolerância e do amor é a proposta da minha comédia”, detalha Pedro Medina.

“Eu e Arlete somos amigos há anos. Fizemos um trabalho há 35 anos e nunca mais nos separamos. Pedro e Alexandre trabalharam muito comigo no Tá Na Rua”, revela Amir Haddad. “Apesar de 50 anos de carreira, nunca trabalhei com o Amir, nem o conhecia pessoalmente, mas sempre o admirei. Decidi participar deste espetáculo porque senti que estou fazendo parte da história de uma família, conta Edwin. Juntos, Amir, Arlete e Edwin somam mais de 160 anos de trajetória artística. 

Outro parente participa da peça. Enteado de Arlete, irmão de Alexandre e tio de Pedro, Lucio Mauro Filho assina a direção musical do espetáculo, junto com Máximo Cutrim. “Fiquei feliz demais com meu sobrinho me dando emprego, rs, e me trazendo para esse lugar quente e amoroso, que é trabalhar em família. Pedro inseriu a pandemia na dramaturgia, como pano de fundo para o momento que estávamos vivendo, foi um gol”, explica Lucinho. 

Completam a ficha criativa: José Dias no cenário, Aurélio de Simoni na luz e Carol Lobato nos figurinos. Carol Lobato, figurinista da peça diz que as roupas são leves e divertidas, como a direção do Amir e completa: “Como a peça se passa durante a pandemia, pensei num figurino único para cada ator. Afinal, mesmo com a passagem de tempo, durante o período de quarentena, todos os dias pareciam iguais”. 

Segundo o iluminador Aurélio de Simoni, a luz não terá excessos de movimentos, “tenho o objetivo de sublinhar as interpretações dos atores, sem que a percepção do nosso público seja estimulada de forma excessiva. Gosto sempre de frisar que iluminar não é sinônimo de clarear”. 

José Dias, que assina a cenografia, não poetiza as cenas, “a palavra tem potência grande, permitindo ao público uma leitura objetiva com visual simples, funcional e teatral”, esmiúça Dias.

“Eu queria muito a oportunidade de ter um trabalho no teatro com a minha avó, de ser colega de cena de Arlete Salles. Levei um texto para Rose, mas ela já tinha um outro projeto. Resolvemos juntar uma ideia com a outra e surgiu: Ninguém Dirá Que É Tarde Demais”, revela Pedro Medina. 

“Eu e meus sócios produtores e parceiros – Marcio Sam e Túlio Rivadávia – queríamos encenar um espetáculo que retratasse o amor na terceira idade. O Túlio, ouvindo a música ‘Último Romance’, encontrou um fio condutor para o projeto. Na mesma época, o Pedro me ligou dizendo que gostaria de fazer um espetáculo com a avó e o pai dele. Juntamos às vontades de Pedro trabalhar com a família, com a nossa de falar de amor na terceira idade.”, detalha Rose Dalney, que em parceria com os produtores Márcio Sam e Túlio Rivadávia, assinam a realização e idealização de “Ninguém Dirá Que é Tarde Demais”.

“Minha avó é uma colega de cena fantástica. Uma atriz que admiro muito. Tem sido muito bom estar com ela. E meu pai é aquela segurança. Sempre troquei com ele minhas questões relacionadas ao texto. Um privilégio no meio de uma pandemia conseguir iniciar um projeto desse com minha avó e meu pai. Sou muito grato aos produtores pelo convite e estou muito feliz de poder mostrar meu trabalho como dramaturgo”, esclarece Medina. 

O teatro proporciona uma intimidade muito grande durante o processo criativo. Alexandre Barbalho diz que no caso dele: “tem a admiração e tem a crítica diferenciada que vem de duas pessoas muito amadas, meu filho e minha mãe. Viver isso tem sido muito saboroso e desafiador”.

“Acho normal que o filho queira seguir a carreira dos pais. Sabíamos que um dia aconteceria o encontro, mas não sabíamos quando nem como. Acabou que não partiu de mim esse movimento. Foi meu neto, com uma completude maravilhosa, porque ele não veio só ficar comigo no palco como ator, ele veio também como autor, com o texto. Vou interpretar o texto do meu neto”, finaliza, orgulhosa, Arlete Salles.

FICHA TÉCNICA 
Texto: Pedro Medina
Diretor Artístico: Amir Haddad
Diretor Musical: Lúcio Mauro Filho e Máximo Cutrim
Elenco: Arlete Salles, Edwin Luisi, Alexandre Barbalho e Pedro Medina
Cenógrafo: José Dias
Figurinista: Carol Lobato
Iluminador: Aurélio De Simoni
Cinematografia: Chamon Audiovisual
Produção Executiva: Sarah Alonso e Clayton Epfany
Produtores Associados e Idealização: Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam
Realização: Rivadavia Comunicação, Miniatura 9 Produções e Religar Comunicações

*Sobre o Circuito Cultural Bradesco Seguros*
Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento dos capitais do conhecimento e do convívio social. Nesse sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. 
Dentre as atrações incentivadas destacam-se os musicais “Bibi – Uma vida em musical”, “Bem Sertanejo”, “LesMisérables”, “70 – Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderella”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Conserto para Dois”, além da “Série Dell'Arte Concertos Internacionais” e a exposição “Mickey 90 Anos”.


*SERVIÇO - NINGUÉM DIRÁ QUE É TARDE DEMAIS*

Local: Teatro do Parque
Endereço: Rua do Hospício 81, Boa Vista, Recife /PE - CEP 50060-080
Dias: 20, 21 e 22 de setembro 2024
Horário: Dias 20 e 21 (sexta e sábado) às 20h – Dia 22 (domingo) às 19h
Capacidade: 764 lugares para venda| 48 lugares para convidados do teatro
Ingressos: inteira R$ 160, |meia R$ 80,
•⁠ ⁠Lote popular: R$ 39,00 |R$ 19,50 
* limitado em 152 ingressos nas ultimas filas da plateia e no balcão – camarotes

Vendas: *SYMPLA 
                   https://bileto.sympla.com.br/event/96935
                * Loja Vagamundo – Shopping Boa Vista
                *Ou na bilheteria do teatro nos dias das apresentações

Luciano e Amanda vão criar o Cidade Filipeia, programa que vai levar moradia e desenvolvimento para o Centro Histórico de João Pessoa


Um dos compromissos de Luciano Cartaxo e Amanda Rodrigues, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita de João Pessoa, é a criação do programa Cidade Filipeia, que vai levar habitação e desenvolvimento econômico para o Centro Histórico da Capital. O objetivo é transformar casarões históricos abandonados em moradia, no mesmo modelo da Villa Sanahuá que Cartaxo implementou quando prefeito da Capital.

“Quando prefeito nós transformamos casarões abandonados em moradia, em um modelo de habitação que foi premiado nacionalmente, que foi a Villa Sanhauá. Quando voltarmos à prefeitura vamos expandir essa política e criar o Cidade Filipeia, transformando outros casarões abandonados em moradia. Vamos vencer mais esse desafio, levar mais vida e desenvolvimento econômico para nosso Centro Histórico”, destacou Cartaxo.

Ponto Cidadão promove evento em torno dos riscos da exposição nas redes sociais


No próximo dia 30 deste mês, o Ponto Cidadão, projeto social que promove a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica em Igarassu, região metropolitana do Recife, realizará sua 18ª Feira de Tecnologia. 

Este ano, o evento terá como foco o tema “O Impacto da Exposição nas Redes Sociais", escolhido com o objetivo de mostrar os riscos da exposição virtual sem limites, que são capazes de impactar diretamente na empregabilidade. 

Além da realização de palestras em torno da temática, o assunto também será trabalhado através de peças teatrais, exibição de documentários, realização de um quiz para testar o conhecimento de quem for à feira, e uma sala de jogos, com as criações dos próprios alunos com base no tema desta edição. 

O evento vai contar também com a demonstração de jogos desenvolvidos pela turma de programação. Conduzido pela professora Eduarda Balbino com auxílio dos jovens, o evento é gratuito e aberto ao público e acontecerá na sede do Ponto Cidadão, no centro de Igarassu, das 9h às 16h.

O Ponto Cidadão é um projeto idealizado com iniciativa da Itamaracá Transportes, desde 2004, contando atualmente com apoio voluntário de outras empresas, promovendo e apoiando jovens em situação econômica e socialmente vulnerável, visando expandir sua condição de empregabilidade, por meio da educação e da capacitação profissional.

Serviço:
18ª Feira de Tecnologia do Ponto Cidadão
Onde: Ponto Cidadão, R. Joaquim Nabuco, 46 - Centro, Igarassu
Quando: 30/08, das 9h às 16h
Gratuito e aberto ao público

UniFavip Wyden oferece atendimento gratuito de Nutrição


Com o objetivo de cuidar e melhorar a saúde das pessoas, por meio de uma alimentação balanceada, o Centro Universitário UniFavip está oferecendo atendimento nutricional para a população, de forma gratuita. O serviço acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na clínica-escola do curso de nutrição, no próprio campus da instituição.

“O atendimento é uma contrapartida social do curso de nutrição do UniFavip para a comunidade. Por outro lado, os estudantes de nutrição colocam em prática todo o conhecimento aprendido na teoria, fazendo o link da teoria com a prática e, assim, aprimorando a formação dos futuros nutricionistas”, destaca Geórgia Galvão, coordenadora do curso de nutrição do centro universitário.

Os interessados em ter acesso ao serviço precisam agendar um horário pelo telefone 81 99281-2531– consultar horários disponíveis. São necessários documento com foto e, caso tenham, levar também exames recentes e encaminhamento médico. Os atendimentos são focados nas especialidades de nutrição clínica geral e emagrecimento.

Zé Almeida e Alípio Costa arrastam multidão da juventude em São Bento do Una


Uma multidão percorreu ontem as ruas do centro de São Bento do Una ao lado do candidato a prefeito da cidade, Zé Almeida, do vice Alípio Costa e da deputada estadual Débora Almeida, para inaugurar o Espaço Juventude do Coração, localizado Avenida Manoel Cândido. 

Uma comissão de frente abriu passagem ao som de um paredão, e animou as ruas do centro ontem à noite. Vestidos com as cores vermelho e branco, a juventude são-bentense declarou seu apoio à chapa durante a caminhada, que contou com a presença dos vereadores que fazem parte da Coligação Juntos, de Coração.

Os jovens ganharam um novo espaço idealizado pela equipe de campanha política para promover encontros, realizar atividades recreativas, e sobretudo, engajá-los no novo projeto de governo. Em seu discurso, Zé Almeida reafirmou o compromisso com a juventude e disse que irá resgatar programas que não tiveram continuidade na atual gestão. "Vou trabalhar com honestidade pelas crianças e pelos jovens que são os que mais precisam de oportunidade. Eles representam o futuro da nossa cidade. Precisamos investir em educação para que esses jovens possam ingressar no mercado de trabalho, além de incentivar a cultura e o esporte para prevenir a criminalidade nessa faixa etária", disse Zé Almeida. 

Para o advogado de 26 anos, Vinícius Maciel, a criação de um espaço voltado para a juventude deixa claro que a chapa acolhe os jovens são-bentenses. "Essa inauguração é uma demonstração do amor e do carinho que Zé Almeida e Alípio Costa têm pela juventude. O coração do jovem são-bentenses chama Zé Almeida para transformar a nossa juventude, trazer novas oportunidades, resgatar a nossa cultura, o nosso esporte e dá uma nova perspectiva de futuro", afirma Vinícius.

Cred: Amanda Kezya Felinto

Rotas e Travessias apoia jovens interessados no mundo do trabalho no Cabo


Rotas e Travessias é um programa de formação profissional gratuita e online. O curso é para jovens de 17 a 24 anos, cursando o 3º ano ou com ensino médio concluído em escola pública. A oportunidade é voltada para moradores do Cabo de Santo Agostinho. O objetivo da iniciativa é oferecer oportunidades de formação e emprego para jovens por meio da educação.

São 100 vagas e a carga horária é de 200 horas distribuídas em 2 aulas por semana em formato online. O curso empresta tablet com acesso à internet. A formação desenvolve competências socioemocionais, digitais, de comunicação e atitudes empreendedoras. A meta, após a certificação, é superar 70% de jovens empregados.

O curso tem apoio financeiro da Amazon Brasil e é desenvolvido pelo Instituto Aliança, em parceria com a Fundação Forge, da Argentina, e conta com financiamento do Grupo Zurich (Z Zurich Foundation, Seguradora Zurich e Zurich Santander).

Sobre o Instituto Aliança
O Instituto Aliança foi fundado em janeiro de 2002 com a perspectiva de desenvolver projetos e programas voltados, especificamente, para o desenvolvimento integral e integrado de jovens e adolescentes. O instituto tem como missão educar pessoas, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável. Em 2023, o Instituto Aliança contou com 20 parceiros financiadores que investiram em 21 programas e projetos. Em 214 municípios de nove estados brasileiros, as ações do Instituto Aliança beneficiaram mais de 635.738 pessoas diretamente, com mais de 80% dos atendimentos na região Nordeste do Brasil.

Sobre a Amazon
 A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo cliente, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. A Amazon se empenha para ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empregadora do mundo, e o lugar mais seguro para se trabalhar no mundo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon (Logística da Amazon), Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das ações pioneiras da Amazon. Para mais informações, acesse aboutamazon.com.br.

*Serviço:*
Rotas e Travessias
Curso online e gratuito para jovens do Cabo de Santo Agostinho
Inscrição:https://institutoalianca.org.br/landing-page-rotas/
Até 27 de agosto 2024

UNINASSAU Caruaru realiza Semana de Psicologia


O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru realiza, de 19 a 23 de agosto, a Semana de Psicologia. Com o tema “Marcas e marcos da Psicologia em Caruaru: historicidade do saber PSI e suas diversas faces de atuação na capital do Agreste", o evento oferece uma vasta programação formada por palestras, apresentações de trabalhos científicos, homenagens a personalidades precursoras da área no município e atração cultural.

O objetivo do evento é proporcionar aos alunos e profissionais uma viagem no tempo relembrando os primeiros atendimentos na cidade, os profissionais que conseguiram quebrar paradigmas, a diversidade e a construção de um novo conceito sobre a área. Além disso, psicólogos que construíram uma história em Caruaru serão homenageados.

“Esse é um momento muito importante para toda comunidade acadêmica, pois vamos homenagear profissionais que tiveram um importante papel em difundir a psicologia em nossa cidade. E quem participar desse evento vai ouvir os desafios enfrentados na época”, explica o coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU Caruaru, Diogo Rogério.

A abertura do evento gratuito é às 19h, no auditório da Instituição, com uma apresentação cultural encenada pela Bailarina Ancestral e pelo Pajé do Rio das Flores. A programação completa acontece na área de convivência da Instituição e na sala de aula invertida. A UNINASSAU Caruaru fica localizada no entroncamento das BR’s 232 e 101, nº 1216 – km 68. Para informações sobre inscrições, interessados devem entrar em contato por meio do e-mail diogo.carlos@uninassau.edu.br.

Quem tem direito e como proceder em caso de herança e partilha de bens?


Neste mês, o Brasil lamentou a perda de um dos maiores ícones da televisão brasileira, o apresentador Sílvio Santos, que deixa um legado não apenas de sucesso, mas também um vasto patrimônio. Em momentos como este, surgem questões sobre herança, partilha e os direitos dos herdeiros. O advogado especialista em Direito de Família, Fábio Gonçalves, esclarece que herança é o conjunto de bens e valores deixados por uma pessoa que faleceu, que será transferido aos herdeiros, geralmente familiares próximos.

De acordo com Fábio Gonçalves, "os herdeiros legítimos são os descendentes (filhos e netos), o cônjuge ou companheiro sobrevivente e, na ausência destes, os ascendentes (pais e avós), seguidos pelos parentes colaterais até o quarto grau, como irmãos e primos." Se o falecido não tiver deixado herdeiros, a herança vai automaticamente para o município onde residia.

A partilha de bens é a divisão do patrimônio do falecido entre os herdeiros. "O processo de partilha pode ser feito de forma judicial ou extrajudicial, mas sempre deve respeitar a ordem de sucessão estabelecida por lei", explica Gonçalves. A partilha só pode ocorrer após o inventário, que é o processo formal de levantamento dos bens deixados pelo falecido. Além disso, os herdeiros podem vender ou alugar um imóvel herdado, desde que todos estejam de acordo. “No entanto, antes do inventário ser finalizado, a venda só pode ocorrer com autorização judicial", esclarece o advogado. "No caso de aluguel, todos os herdeiros devem consentir e dividir os valores proporcionalmente."

O especialista explica que é comum que um dos herdeiros continue a residir no imóvel herdado. "Se um herdeiro ocupa o imóvel de forma exclusiva, ele deve pagar aluguel aos demais herdeiros, proporcional à sua parte, desde que haja notificação formal", orienta Fábio Gonçalves. Caso contrário, os demais herdeiros podem entrar com uma ação de arbitramento de aluguel.

Se um herdeiro legítimo foi excluído do inventário, ele tem o direito de ingressar com uma ação de petição de herança, como explica Gonçalves: "Essa ação pode ser proposta em até 10 anos a partir da data do óbito para buscar o reconhecimento de seu direito à herança e a anulação da partilha anteriormente realizada."

O especialista conclui que a compreensão dos direitos e deveres no processo de sucessão é fundamental para garantir que todos os herdeiros recebam sua parte justa da herança, e que o patrimônio deixado pelo falecido seja adequadamente distribuído. “Em caso de dúvidas, procurar um advogado especializado é sempre a melhor opção”, finaliza.