sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Náutico assina contrato com Consórcio Arena Pernambuco

O Consórcio Arena Pernambuco e o Clube Náutico Capibaribe assinam nesta segunda-feira (16/10), às 17h30, no Palácio do Campo das Princesas, o contrato para que o time alvirrubro passe a mandar suas partidas oficiais no novo estádio. A assinatura do contrato acontecerá com a presença do governador Eduardo Campos.

A partir de julho de 2013, o clube já poderá aproveitar a Arena Pernambuco, que está sendo construída dentro dos altos padrões de exigência da FIFA para sediar a Copa do Mundo de 2014. O contrato prevê um apoio financeiro no período pré-operacional e uma receita mensal para o clube no período operacional. Além disso, haverá investimento para melhorias nas instalações do Centro de Treinamento, localizado na Guabiraba.

As despesas para manutenção da arena serão de responsabilidade do Consórcio Arena Pernambuco. Para os torcedores, será assegurado o benefício do programa Todos com a Nota. Também serão mantidos os benefícios para todos os sócios, inclusive com desconto nos ingressos.

Consórcio – O Consórcio Arena Pernambuco é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada por empresas do grupo Odebrecht e liderada pela Odebrecht Participações e Investimentos (OPI). Como gestora do empreendimento nos próximos 30 anos, a SPE assumiu o compromisso de desenvolver, além da arena multiuso, uma nova centralidade urbana na Região Metropolitana do Recife. O complexo de 240 ha. está situado em São Lourenço da Mata, a 19 km do Marco Zero do Recife e a 19 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes (Recife).

Serviço:
Assinatura do contrato do Consórcio Arena Pernambuco e o Clube Náutico Capibaribe.
Dia: segunda-feira 16/10
Hora: 17h30
Local: Palácio do Campo das Princesas

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Programa vai capacitar mais de quatro mil pessoas no Porto Digital

O governador Eduardo Campos participa, nesta segunda-feira (16/10), do lançamento do Programa de Capacitação do Porto Digital, que tem como objetivo qualificar até 2013 cerca de 4.400 profissionais do mercado de Tecnologia da Informação. A solenidade será às 16 horas, no auditório do Porto Digital, no bairro do Recife.

O Programa, o maior já lançado pelo Porto Digital, envolve cursos de Mestrado, Especialização e Certificações Técnicas. Também irá capacitar profissionais nas áreas de linguagem de programação, língua inglesa, gestão de projetos, gestão empresarial, empreendedorismo, qualidade de software e residência em software. Todas elas voltadas para o aprimoramento das habilidades técnicas, empresariais e gerenciais do parque tecnológico.

Com a iniciativa, serão qualificados funcionários das empresas instaladas no Porto Digital e estudantes que ainda não tiveram experiência profissional, de modo que se ampliem as possibilidades de inserção destes futuros profissionais no mercado de trabalho.

Serviço:
Lançamento do Programa de Capacitação do Porto Digital.
Dia: segunda-feira (16/10)
Hora: 16h
Local: Auditório do Porto Digital (Rua do Apolo, 181, Recife Antigo)

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Pirâmide de sete faces completa 22 anos na capital do Brasil

O país está mostrando ao mundo o vigor de uma economia em crescimento e é bem visto pelos turistas — 97,2% dos estrangeiros que visitam o país indicam desejo de retornar, segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A razão disso reside, principalmente, nas belezas naturais do Brasil e na boa acolhida de seu povo, brasileiro: famoso pela alegria e pela generosidade.


A capital do Brasil é repleta de atrativos. Além da importância política, Brasília detém a maior área tombada do mundo: 112,25 km², reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido em 1987 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Foi concebida em um conjunto moderno que alia características únicas em urbanismo, arquitetura e paisagismo.


O desenho das construções, a cultura, a Natureza e a religiosidade fazem parte do roteiro dos que visitam Brasília. Entre as atrações, um monumento chama a atenção, tanto por sua beleza quanto pelas linhas que lembram o Egito antigo: o Templo da Boa Vontade (TBV), situado no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS). De longe, seu formato piramidal já impressiona; próximo, é possível observar as sete faces do Templo da Paz.


Local consagrado de peregrinação, símbolo maior da Espiritualidade Ecumênica, a Pirâmide da LBV é o monumento mais visitado de Brasília, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur). Anualmente, mais de um milhão de pessoas visitam os ambientes do TBV.


Inaugurado em 21 de outubro de 1989 — pelo seu fundador, o diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), o jornalista e escritor José de Paiva Netto —, o Templo da Boa Vontade é referência de peregrinação porque confraterniza seres de todas as etnias, filosofias, credos religiosos e políticos, ateus, materialistas.


O monumento completa 22 anos no próximo sábado dia 22/10. Saiba mais sobre as festividades pelo telefone: (71)3234-9300 ou pelo site www.tbv.com.br. O TBV está localizado no SGAS 915, Lotes 75/76 — em Brasília/DF.

Assessoria de Imprensa LBV

Dia do Consumo Consciente: tem como ser sustentável sem deixar de comprar?

No próximo sábado (15), é comemorado o Dia do Consumo Consciente, uma data que foi instituida pelo Governo Federal há dois anos. Conforme explica o MMA (Ministério do Meio Ambiente), consumo consciente diferencia-se de consumo sustentável: no primeiro caso, o consumidor faz escolhas individuais e imediatas, relacionadas à sua capacidade de optar em cada compra. Já o outro implica em uma mudança de comportamento que resulta na melhoria do planeta e da qualidade de vida da sociedade.

"Não é para parar de consumir, mas consumir diferente, de uma maneira em que os bens, marcas e serviços deixem de ser um fim em nossas vidas e ocupem seu verdadeiro lugar: meios para vivermos mais e melhor de maneira sustentável e solidária", afirma a gerente do programa de educação do Instituto Akatu, Camila Melo.

Já ouviu falar dos 8 Rs?

Pensando exatamente na necessidade de mudar a forma de consumir, mas sem deixar de comprar, a entidade orienta que os brasileiros pratiquem os 8 Rs do consumo consciente:

1 Refletir
Lembre-se de que qualquer ato de consumo causa impactos no planeta, por isso, procure potencializar aqueles positivos e minimizar os negativos.

2 Responsabilizar-se
Ao assumir a responsabilidade por você, pelos impactos bons e ruins de seus atos, pelas pessoas e por sua cidade, é mais fácil mudar de atitude.

3 Respeitar
Não só as pessoas a sua volta e o meio ambiente, mas também é importante respeitar a si mesmo e o seu trabalho.

4 Reduzir
Exagere no carinho e no amor, mas evite desperdiçar produtos, serviços, água e energia.
5 Reutilizar
Use o produto até o fim de sua vida útil, sem adquirir um novo apenas por impulso. Muitos itens podem ser reinventados, inovados e utilizados de outras maneiras, virando um brinquedo, um enfeite ou adereço, por exemplo.

6 Reparar
Quebrou? Conserte. Brigou? Peça desculpas e também seja capaz de desculpar.

7 Reciclar
Separe em sua casa o lixo sujo do limpo. Só descarte na coleta comum o sujo e entregue o limpo na reciclagem ou para o catador. Afinal, hoje, mais de 800 mil famílias vivem da reciclagem no Brasil.

8 Repassar
Retuíte e reenvie e-mails com as informações que você possui e que ajudam na prática do consumo consciente.

Consumo diferente

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, "consumir de forma consciente significa horas de lazer e menos trânsito, significa economia de água, energia e recursos naturais, significa prestar atenção no que compramos e lembrar que cada produto tem uma história, e não surge na prateleira".

Nesse sentido, ele explica que fornecedores e empresas também são tão responsáveis quanto os consumidores. "O consumidor consciente tem de cobrar por uma cadeia produtiva limpa, com produtos éticos e saudáveis, sem propaganda enganosa, sem poluição de água, sem desperdício de recursos naturais e energia, sem qualquer exploração do trabalho, sem pagamento de propina, seja pública ou privada", alerta.

Vários atores e responsabilidade compartilhada

Assim, ao avaliar a cadeia envolvida no processo de consumo, é possível detectar os mais diversos atores que têm capacidade de torná-la mais ou menos sustentável. Os consumidores, como demonstrado, podem optar por escolher melhor seus produtos, além de diminuir o consumo de água e energia.

Mas não para por aí: o varejo também pode oferecer produtos mais sustentáveis e promover a gestão de resíduos, além de estimular o consumidor a praticar o consumo sustentável.

Os fornecedores, por sua vez, podem adotar medidas de redução de água, energia e insumos desde a fabricação de mercadorias até a distribuição, bem como comprar matérias-primas a partir de um critério sustentável. Na hora de desenvolver os produtos, também podem escolher um modo de criação sustentável desde o princípio, com a redução de embalagens e elaboração de produtos mais concentrados, por exemplo.

Já o Governo pode realizar compras públicas de produtos que tenham critérios de sustentabilidade, uma vez que é classificado como o maior consumidor individual de cada País.

"Quando são colocados critérios ambientais nestas compras, ocorre o estímulo para a reestruturação do mercado e atitudes assim têm o poder de influenciar e motivar todos os envolvidos na cadeia de consumo a realizar escolhas melhores", conclui a gerente de produção e consumo sustentável do MMA, Fernanda Daltro.

Dicas para comemorar

De olho na data comemorativa, o Ministério do Meio ambiente lançou a campanha para recolhimento de eletroeletrônicos em estações de metrô de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

"Esperamos sensibilizar o consumidor a não realizar o descarte de eletroeletrônicos no lixo comum, pois tal prática tem alto impacto ambiental, uma vez que os produtos possuem componentes químicos e tóxicos", explica Fernanda. "Além disso, o descarte inadequado gera desperdício de materiais que podem ser reaproveitados, como plástico, vidro e metais".

A outra campanha do Governo, "Vamos tirar o planeta do sufoco", pretende reduzir o uso de plásticos, estimulando o uso de sacolas reutilizáveis, embalagens de papelão, carrinhos de feira e outras embalagens reaproveitáveis.

Já o Instituto Akatu convida toda a população para "invadir" praças e parques e fazer piquenique no próximo domingo (16). A ideia é incentivar a prática do bem-estar, ao mesmo tempo em que desperta as pessoas para ações de consumo consciente, desde o planejamento do piquenique para ele ser sustentável até o descarte dos resíduos.

Imprensa Procon/PE

Secretaria dos Esportes assina ordem de serviço para a pista do Santos Dumont

A Secretaria dos Esportes deu nesta sexta-feira (14) o passo definitivo para que o sonho dos atletas e para-atletas pernambucanos saia do papel. A secretária dos Esportes Ana Cavalcanti assinou a ordem de serviço para o início da reestruturação da pista de atletismo e equipamentos esportivos do Centro Esportivo Santos Dumont, no valor de cerca de R$ 4,19 milhões, a ser executado pela empresa de engenharia Lisonda, conhecida através de licitação. O início da obra está estimado para os próximos 15 dias e a conclusão em até seis meses.

Para a secretária Ana Cavalcanti, a requalificação da pista vai além da oportunidade de formar novos talentos para Pernambuco e o Brasil no atletismo. “É a chance de repatriar atletas e para-atletas que deixaram o Estado por não terem condições ideais de treinamento”, afirmou Ana Cavalcanti, durante o ato que oficializou o documento que permite a Lisonda iniciar as obras. Participaram da assinatura também os representantes da Lisonda, Artur Lima Santi e Edson Simões.

Um segundo processo licitatório, em breve, contemplará a aquisição de material para o funcionamento da pista, como colchões e hastes de apoio ao sarrafo no salto em distância e em altura, barreiras para prova de atletismo, discos, martelo, etc.

A requalificação total, envolvendo as duas licitações, está orçada em R$ 5 milhões, sendo R$ 2.8 milhões oriundos do Ministério do Esporte e R$ 2.2 milhões do Governo do Estado de Pernambuco. O novo equipamento vai obedecer aos padrões exigidos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). O processo de reconstrução da pista será pelo método qualificado pela IAAF como “sanduíche”, um dos mais utilizados no mundo e que prevê o preparo do piso no local da instalação.

A modernização e requalificação da pista de atletismo do Santos Dumont envolve, em resumo:

•Remoção do piso atual e recuperação da base
•Implantação de asfalto e nivelamento da nova base;
•Inclinação e elevação da pista em relação ao solo;
•Implantação do piso sintético.
•Construção de duas novas pistas, para salto triplo e em distância;
•Construção de duas novas pistas para com vara
•Construção de uma nova pista para salto em altura;
•Construção de uma pista nova para arremesso de dardos;
•Construção de uma nova área de lançamento de martelo e disco, compreendendo a área de proteção em alumínio (gaiola) e o círculo no solo;
•Construção do fosso d’água para a corrida de obstáculos.

Secretaria de Esportes de Pernambuco

Os 200 anos da Biblioteca Nacional serão comemorados em sessão na terça-feira

O período do expediente da sessão da próxima terça-feira (18) será destinado a comemorar os 200 anos da Biblioteca Nacional. Requerimento com a proposta de homenagem foi apresentado pelo presidente do Senado Federal, José Sarney.

Criada ainda nos primórdios do século XIX, logo após a vinda da família real portuguesa ao Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional possui atualmente uma das mais raras e ricas coleções em suporte papel do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além disso, presta relevantes serviços ao meio acadêmico e ao público em geral, colocando à disposição, inclusive em meio digital, grande parte do seu acervo.

De acordo com o senador José Sarney, a homenagem tem como fundamento a simbologia dessa instituição na história e na cultura nacionais. A homenagem terá início a partir das 14h.

Raíssa Abreu / Agência Senado