domingo, 28 de março de 2021

Aula on line de Espanhol com Professor Jean Lima

 


Para conter avanços da Covid-19, Prefeitura de Paulista libera Rua Siqueira Campos apenas para táxis e pedestres

 

Diante de um cenário que requer os maiores cuidados para conter avanços da Covid-19, a Prefeitura da Cidade do Paulista liberou a Rua Siqueira Campos somente para os pedestres e táxis, sem nenhum tipo de comércio ambulante. A operação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 foi realizada na noite desse sábado (23.03).

A rua continua sendo pedestrializada, mas sem a autorização de ambulantes no trajeto. A novidade é a inclusão dos táxis. A medida de precaução tem o objetivo de evitar aglomeração e tem a coordenação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

A Prefeitura de Paulista agradece a compreensão de todos os ambulantes que também contribuíram para a realização da operação com sucesso.

A operação realizada na noite desse sábado (23.03), contou com a participação das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos; Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente; Políticas Sociais e Direitos Humanos; Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil; e Regionais.

No período de quarentena rígida até o dia 31 de março, os ambulantes não podem comercializar, segundo o Decreto Estadual n. 50.433.

No término da quarentena rígida, os ambulantes não serão desamparados. O município irá dialogar com a categoria um local para a nova adaptação, seguindo diretrizes necessárias para a contenção da covid-19.

Sensível à causa dos trabalhadores, mediante a um grande número de desempregados no país, o prefeito Yves Ribeiro vem discutindo com o comitê uma solução rápida e eficaz para os ambulantes.

lmprensa Paulista PE

Pernambuco ultrapassa a marca de 500 leitos de UTI abertos em 28 dias para enfrentamento da Covid-19

 

O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento neste domingo (28.03), que Pernambuco ultrapassou a marca de 500 leitos abertos em 28 dias para o enfrentamento à Covid-19. O anúncio aconteceu após uma visita ao Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda, localizado na maternidade Brites de Albuquerque. A unidade teve sua capacidade ampliada, com mais 20 leitos de UTI. A expansão foi instalada em 15 estruturas modulares, na área externa do serviço de saúde, doadas ao Estado pelo Sistema Hapvida. Com as novas vagas, a unidade passará a contar com 120 leitos, sendo 70 de UTI. As estruturas modulares, com investimento em torno de R$ 1 milhão, têm 250m² de área total, contam com camas e suportes e já receberam os equipamentos necessários para instalação das UTIs.

O governador informou ainda que a rede estadual de saúde conta, neste momento, com mais de 1,5 mil leitos de UTI e quase 1,2 mil de enfermaria dedicados aos pacientes com o novo coronavírus, em 16 municípios do Litoral ao Sertão. É o maior volume de leitos dedicados aos pacientes com essa doença já registrado desde o início da pandemia. Antes, o máximo de leitos disponíveis pela Central Estadual de Regulação Hospitalar foi anotado em 20 de junho, quando havia 2.541 vagas, sendo 972 de UTI.

“É um esforço logístico e sanitário sem precedentes, que só terá efeito prático com o respeito de todos ao distanciamento social e ao uso de máscaras. Duas ações ao alcance de cada um, para conseguirmos reduzir a aceleração da doença”, frisou Paulo Câmara, acrescentando que com a abertura de novos leitos de UTI e as medidas restritivas aplicadas ao longo de março, a expectativa é conseguir frear a circulação do vírus e atender melhor a população. “A partir desta segunda-feira, já vamos contar com mais esses 20 leitos de UTI aqui de Olinda, na rede pública, que com certeza vão nos ajudar a salvar vidas neste momento tão difícil que passa o nosso Estado e o País”, disse Paulo Câmara, durante a entrega dos leitos.

Para o secretário estadual de Saúde, André Longo, a unidade instalada no hospital provisório em Olinda marca uma parceria entre o setor público e a iniciativa privada, a partir da empresa Hapvida, que se dispôs a ajudar com os módulos. “Para se ter uma ideia do tamanho desse esforço, nunca antes visto na história, estamos chegando, com essa unidade, a mais de 500 leitos de UTI abertos apenas neste mês de março. Isso significa que a gente aumentou a capacidade instalada, ou seja, aumentou o número de UTIs em Pernambuco em 50% nos últimos 28 dias para atender a população com Covid”, pontuou o secretário.

O projeto de estruturas modulares surgiu a partir de experiências que deram bons resultados em Wuhan, cidade da China que foi o epicentro do surto do novo coronavírus. O Sistema Hapvida também utilizou uma estrutura semelhante no tratamento de pessoas no Rio Grande do Norte, contribuindo para a reabilitação de pacientes infectados. “Essa estrutura tem uma grande virtude, que é a versatilidade na montagem. Ela serve tanto para leitos de enfermaria como para leitos de UTI. E, aqui em Pernambuco, foi definido um padrão de leitos de UTI. Uma outra grande virtude é a velocidade com que se consegue viabilizar o equipamento. Para essa estrutura, entre a chegada e a entrega de hoje, estamos falando em torno de 10 dias”, explicou o vice-presidente administrativo da Hapvida, André Melo.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Paulista inicia agendamentos para vacinação de idosos a partir dos 65 anos

 

A Prefeitura de Paulista iniciará nesta segunda-feira (29), a imunização de idosos com idade a partir de 65 anos contra Covid-19. A Secretaria de Saúde disponibilizou mais um ponto de vacinação no formato drive-thru, com o objetivo de expandir a imunização da população. O novo ponto fica localizado na PE-22, Avenida Antônio Cabral de Souza, n-2733, próximo ao Armazém Comercial Luiz Vovô, das 8h00 às 16h00.

Paulista imunizou mais de 15 mil munícipes e agora conta com nove locais, sendo eles: Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, Clube Municipal de Paratibe, Clube Municipal do Nobre, FASUP, Paróquia Nossa Senhora do Ó, Policlinica Adolfo Speck, Praça João Pessoa e USF Ana Nery.

Todos os locais funcionarão das 8h00 às 13h00, exceto o drive-thru na PE-22 e a FASUP que funcionarão das 8h00 às 16h00.

Para realizar o agendamento é necessário antes fazer o cadastro no site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou através do aplicativo.


Endereços dos locais de vacinação

Drive-thru
Avenida Antônio Cabral de Souza, n-2733, PE-22 - próximo ao Armazém Comercial Luiz Vovô

Policlinica Adolfo Speck
R. Mimoso, 35, Artur Lundgren I.

FASUP
Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580 - Janga, Paulista

Pátio da Igreja Nossa Senhora do Ó (Pedestre e Drive-thru)
Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 7113 - Nossa Sra. do Ó

Praça João Pessoa
Centro de Paulista

Clube Municipal do Nobre
R. do Nobre, s/n - Nobre, Paulista

Centro Administrativo
(Pedestre e Drive-thru)
Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I

Clube Municipal de Paratibe
Rua Doutor José Mariano, sn - Paratibe

USF Ana Nery
Rua José Amorim, 120 - Maria Farinha

Passo a passo do agendamento online

O agendamento a princípio se dará através de aplicativo compatível com a plataforma Android e estará disponível para download no site www.agendamentovacinapaulista.com.br. Após o cadastramento o cidadão acessará o aplicativo com o login do CPF cadastrado e a senha será a data de nascimento. Em breve o aplicativo estará disponível para os dispositivos IOS.

Idosos com mobilidade reduzida

Os idosos que possuem mobilidade reduzida precisam que algum responsável se dirija a Unidade Básica de Saúde mais próxima solicitando imunização domiciliar. Caso seu bairro esteja acobertado por um ACS (Agente Comunitário de Saúde), o responsável pode solicitar ao mesmo que faça o pedido na UBS mais próxima.

Números de vacinados em Paulista

Até a última sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde havia vacinado aproximadamente 15675 pessoas. Dentre elas:

70 a 74 anos = 712
75 a 79 anos =3719
80 a 84 anos = 2416
85+ = 2612

Profissionais da saúde

1 dose = 3102
2 dose = 2420

lmprensa Paulista PE

Pernambucano Geraldo Maia na Final do The Voice +

 

E o cantor pernambucano Geraldo Maia carimbou seu passaporte para a Grande Final do The Voice+ edição especial para cantores da Terceira ldade. lnterpretando a música Procissão, Maia encantou seu técnico, o cantor Mumuzinho, que o escolheu como um dos artistas, ao lado da carioca Leila Maria. E sim, Geraldo Maia é o único nordestino. Dos oito finalistas, ainda tem uma representante do Pará e s demais são do eixo Rio-São Paulo. "Obrigado a todos os amigos, familiares, pessoas queridas e fãs que estão vibrando com essa minha conquista! Vamos chegar com tudo nessa grande decisão!"


Veja a seguir a apresentação que encantou o Brasil.