quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Feriadão em Igarassu

O feriado de Sete de setembro vai ser comemorado em grande estilo em Igarassu. A praia de Mangue Seco será palco da Abertura de Verão. Muita animação e música, a partir das 12h a diversão ficará por conta das bandas Bicho do Mato e Chicareta e Paulinha Lopes, agora em carreira solo.

Os banhistas vão contar com bombeiros civis, formados pelo Centro de Formação Profissional de Igarassu, CEFOPI, que estarão em atuação, gerando mais segurança para os frequentadores do local. Será um momento de aproveitar uma das belezas naturais de Igarassu, a praia de Mangue Seco.

SEXTA (08.09)

Na sexta do feriadão (07), a prefeitura faz a entrega da calçada e Jardim do Cruzeiro , localizado em frente a histórica pinacoteca de Igarassu e Convento de Santo Antônio, além do novo letreiro da cidade, localizado na Praça do Coração. Já às 19h a acontece a abertura do Polo Cultural, com atrações até as 23h.

DOMINGO (10.09)

O domingo, último dia do feriadão, 10, será dedicado em especial às mulheres de Igarassu. “ O Dia Delas” , como foi intitulado, vai contar com vários serviços gratuitos como, design de sobrancelha, limpeza de pele e escova de cabelo, além de orientações de Saúde e campanhas educativas, como o lançamento do Cordel “ A flor que machucou Maria, pela Secretaria Executiva da Mulher e Políticas Afirmativas. A ação é apoiada pela Prefeitura e faz parte do calendário do “Igarassu em Festa”, o mês inteiro de atividades em comemoração ao aniversário da cidade e dos santos Cosme e Damião. O programação será no Sítio Histórico, a partir das 13h. 

Os eventos contam com uma equipe técnica da Secretaria municipal de Saúde para casos de urgência.


Secretaria de Comunicação de Igarassu

Coleção Primavera Verão Extra

Para o Extra, a Beleza Brasileira é a tendência da estação e, por isso, a coleção Primavera-Verão 2018 da rede acaba de chegar a todas as lojas Hiper do país com peças cheias de atitude para combinar com todas as formas, gostos e escolhas dos seus clientes.

A coleção traz o romantismo das flores e a juventude das listras, das estampas étnicas e dos silks de paisagens praianas que passeiam por uma cartela de cores tropicais, além de cores neutras como o off white, mescla e marinho. As marcas exclusivas Cast, Arkitect e Bronzini também trazem peças que traduzem o conceito de beleza brasileira, que norteia toda a coleção.

Blusas e calças com bordados de flores, babados, ombros à mostra, decote choker e calças jeans com a barra estilizada são algumas das apostas para essa nova coleção. Essas características podem ser conferidas também nas malhas, nos tecidos planos e nas calças cigarrete, flare e skinny jeans.

Com as linhas feminina, masculina, infantil e underwear, a coleção Primavera-Verão 2018 do Extra é uma ótima opção para quem deseja complementar o seu guarda-roupa com peças atuais, alinhadas com a moda e com preço justo.

Além da coleção disponível nas lojas, o Extra também vai levar a Beleza Brasileira para ainda mais perto dos seus clientes. A rede vai disponibilizar um Fashion Truck, que circulará pelas lojas em diversas cidades do Brasil realizando desfiles com o melhor da coleção Primavera-Verão. Para acompanhar a agenda do Fashion Truck, acesse: www.extraeconomia.com.br/modaextra.

Nota de Repúdio #SeRetrateAquiPE




































NOTA DE REPÚDIO


O AquiPE precisa se retratar para poder se autointitular de jornal
Um dos principais perigos do jornalismo refém dos princípios mercadológicos é tratar a informação como algo descontextualizado, perecível e como um retrato do senso comum, ainda que seja preconceituoso. Com isso, as vidas envolvidas na cobertura podem ser enredadas numa teia de descartabilidade incoerente com a função social do jornalismo e com os princípios éticos da profissão. Na semana passada, dia 01/09/2017, a moradora de rua Diana estampou a capa do Aqui PE. Espancada até a morte pelo “companheiro”, seu corpo quebrantado foi encontrado em um estacionamento privado no Recife Antigo. A foto selecionada enfocava parte de sua genitália descoberta sob a saia. A exposição sensacionalista do corpo de Diana foi uma segunda violação - simbólica deveras, mas nem por isso menos grave. O tratamento jocoso e sádico do caso é mais uma prova da irresponsabilidade desse tipo de periódico com a vida das mulheres, em especial se forem pretas e pobres.

Em um país como o Brasil, onde a cada duas horas uma mulher é assassinada e a cada 15 segundos, acontece alguma agressão às mulheres, o jornalismo não pode virar as costas para essa realidade. Na profissão, uma das máximas que nos orienta é o princípio do valor-notícia, notícia essa que precisa ser tratada para que a informação sirva ao interesse público. A abordagem esvaziada dada ao caso foi mais um exemplo da objetificação do corpo das mulheres, usado como isca para vender um periódico autointitulado de jornal. Reiteramos: infelizmente não foi algo isolado, visto que, em suas páginas, os corpos femininos são, cotidianamente, expostos como objetos de desejo masculino, como algo violável. E isso não pode passar despercebido.


Um estudo do Ministério da Saúde aponta que as notificações de estupro coletivo subiram de 1.570 em 2011 para 3.526, em 2016. São 10 estupros coletivos todos os dias, no Brasil. E os dados ainda são subnotificados: há mais de 450 mil vítimas que não constam nos registros oficiais. O cenário é sofrível: vivemos numa perversa cultura sexista e faltam políticas públicas eficazes. Cerca de 64% das vítimas de estupro coletivo são crianças e adolescentes e ainda há quem alegue não ver problema na hipersexualização das meninas nas propagandas e na indústria cultural.

Um folhetim que não se ocupa da sua responsabilidade com esse cenário não pode se autointitular um jornal. Pelo contrário, ao reforçar estereótipos de gênero, retroalimenta uma cadeia de argumentações misóginas, racistas e classistas, as quais podem desembocar num amplo feixe de práticas violentas. O AquiPE precisa se retratar publicamente e manter uma linha editorial coerente com o jornalismo, enquanto campo mediador de sentidos. Do contrário, continuará apenas alimentando ódio e manchando essa profissão tão nobre e relevante para a vida em sociedade.

Pela memória de Diana, pela vida das mulheres, pelo jornalismo, o AquiPE deve se retratar!



Recife, 5 de setembro de 2017.



Associação Cultural Anjo Azul (Acra)
ARPPE - Associação das Rádios Populares de Pernambuco 
Centro das Mulheres do Cabo
Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF)
Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá
Cendhec - Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social
Ciranda Comunicação
Comissão de Ética do Sinjope
Dialógica Comunicação Estratégica
Fopecom - Fórum Pernambucano de Comunicação 
Fórum de Mulheres de Pernambuco
Gajop - Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares
Instituto Patrícia Galvão - Mídia e Direitos
Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
Movimento Nacional de Direitos Humanos
Observatório da Mulher
Observatório de Mídia da UFPE
Rede Mulher e Mídia
RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas 
SOS Corpo
Terral - Coletivo de Comunicação Popular
Rede de Mulheres Negras de Pernambuco
Marcha Mundial das Mulheres
SOF – Sempreviva Organizaçã Feminista
REF – Rede Economia e Feminismo


Nota do Blog: Prezadas, vocês também têm o meu apoio e registro. 

Delegação ABMES Internacional está na Rússia em busca de convênios

O presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e reitor da UNINASSAU, Janguiê Diniz está na Rússia com um time de associados para promover a 1ª Delegação ABMES Internacional – Rússia Experience. O projeto consiste na visita à Associação de Ensino Superior da Rússia (ANVUZ) e as universidades não governamentais para o intercâmbio de experiências e melhores práticas em áreas organizacionais, educativas e gerenciais de Moscou e São Petersburgo. As atividades também contemplam a participação de oficinas temáticas no famoso centro de Skoltech (Vale do Silício russo) e na assertiva de convênios entre as universidades privadas da Rússia e do Brasil. A jornada termina no dia 10 de setembro.

Drauzio Varela no Recife



O oncologista e escritor Drauzio Varela estará em Recife, no dia 28 de setembro, para ministrar uma palestra sobre saúde, estilo de vida e benefícios do consumo de leite como parte de uma dieta saudável. Parte do projeto Beba Mais Leite, a palestra será realizada no Golden Tulipe Recife Palace e é patrocinada pelos Laticínios Betânia e Tetra Pak.

Médico cancerologista, Drauzio Varella dirigiu durante 20 anos o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no Brasil. Na Rede Globo, participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no Fantástico.

O movimento #BebaMaisLeite é uma iniciativa das mineiras Ana Paula Menegatti e Flávia Fontes - mães e médicas veterinárias - que, diante da desinformação do público consumidor sobre leite e derivados, criaram uma plataforma independente para a promoção dos benefícios desses alimentos. Criado em julho de 2016, o movimento conta com um portal (www.bebamaisleite.com.br), redes sociais (facebook/bebamaisleite e @bebamaisleite, no Instagram) e a promoção de eventos que disseminam informações científicas e respaldadas por profissionais reconhecidos nas áreas de saúde e nutrição.

Mansão do Amor reúne Os Caetanos e A Banda dos Corações Selvagens

A Banda dos Corações Selvagens, do pernambucano Juvenil Silva divide palco com Os Caetanos, na Mansão do Amor,nesta quarta-feira (06), véspera de feriado. Os shows das bandas tem início às 22h.

“Sujeito de Sorte”, Paralelas”, “Hora do Almoço” e “Caso comum de transito” são algumas canções que receberam uma roupagem groove, delineada pelo rock pisicodélico e estarão no repertório da Banda dos Corações Selvagens.

A brasilidade do grupo Os Caetanos vai dar o tom do diálogo entre as bandas. O grupo vai apresentar músicas do período tropicalista e explorar canções emblemáticas da carreira de Caetano.

Os ingressos do encontro custam R$ 15 e serão vendidos na portaria do evento.

Serviço:

Mais Tesão Menos Tensão – Os Caetanos + A Banda dos Corações Selvagens
Nesta quarta (06), a partir das 22h, na Mansão do Amor – Recife Antigo
Ingressos: R$ 15
Informações: (81) 9 7100.2001

Limoeiro inaugura Secretaria Executiva de Indústria e Comércio e Sala do Microempreendedor


Na tarde desta terça-feira (5), a Prefeitura de Limoeiro inaugurou a Secretaria Executiva de Indústria e Comércio para a execução de atividades estratégicas que promovem o crescimento econômico, fortalecimento integrado dos setores industriais, comerciais, agropecuários, empreendedorismo e proporcionam geração de empregos para o município. A solenidade ocorreu na própria sede, localizada na Rua Santo Antônio – Centro, e contou com a presença do prefeito Joãozinho, do secretário da pasta Wellington Vasconcelos, o gerente do Sebrae da Mata Norte, Leonardo Carolino e a população limoeirense. 

“A Secretaria vem para trazer respaldo pela classe que tanto luta pelo comércio e para trazermos um ambiente propício para o empreendimento. Nossa indústria hoje é forte e faremos com que sejam conhecidas, fortalecidas. Vamos atuar junto ao microempreendedor individual para fomentar, ajudar, incentivar e capacitá-los para investimentos, trazer o município novamente para a esfera de autonomia financeira”, afirma o secretário Wellington Vasconcelos. 

O representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Leonardo, ressaltou das ações que o sistema vem desenvolvendo nos municípios. “Limoeiro parte na frente com uma estrutura que é modelo para a região, não só para o Agreste, mas para toda Mata Norte. Hoje é um marco porque em um processo tão difícil que é reverter a atual crise econômica, é imprescindível que tenhamos uma estrutura de atendimento que gere credibilidade”.

O prefeito Joãozinho celebrou mais uma conquista com a satisfação de, além da Secretaria inaugurada, conseguir abrir a porta dos negócios para o município com o Distrito Industrial que será construído na cidade. “Temos tido a sorte de colocar em prática muita coisa que nos comprometemos com a população. A mais importante delas é trazer as indústrias e a geração de oportunidades que o povo tanto sonha e precisa. Teremos em breve a construção do Distrito Industrial e agora há pouco foi aprovado na Câmara a doação de quatro lotes de terrenos para a que distribuidoras construam suas fábricas aqui”.

“Para Limoeiro que é a cidade mais importante do nosso Agreste Setentrional, vamos ter novamente essa posição. Diz o ditado: Quem é princesa, um dia há de ser majestade e chegou o momento de sermos a majestade do Agreste e de Pernambuco”, completou o prefeito.

A estrutura da Secretaria e a Sala do Microempreendedor já estão disponíveis para atendimentos e demais serviços. 

Câmara aprova doação de terrenos – A Câmara aprovou também na tarde de hoje a doação de terrenos, localizados às margens da PE 90, para que quatro industrias se instalem no município. A distribuidora Heineken Brasil, a empresa GETRANK que também abrigará a filial DINOPLAST (Indústria e Comércio de Plásticos e velas Frei Damião Limitada), além de uma empresa para mercado atacadista e outra para reciclagem.

Secretaria de Imprensa de Limoeiro

Compesa identifica ligações clandestinas em restaurantes e bares do Pina

No primeiro dia da ação de fiscalização realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), ontem (5), em bares e restaurantes do bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, foram identificadas ligações clandestinas em dois estabelecimentos comerciais da região. Durante a vistoria técnica, que contou com o apoio de peritos do Instituto de Criminalística, foram encontrados os famosos “jacarés” que possibilitavam o furto de água pelos restaurantes Caldinho do Neném e Barraco. A companhia acionou a Delegacia de Boa Viagem para registrar a ocorrência e autuou os dois estabelecimentos pelas irregularidades. O furto estava prejudicando o abastecimento de água dos moradores da região, onde estão localizadas comunidades carentes, como a Beira Rio e do Bode.

A iniciativa da Compesa busca combater as ligações clandestinas que, além de representarem uma parcela significativa dos índices de perdas do sistema, colocam em risco a qualidade da água distribuída pela rede. “A Compesa realiza rotineiramente um trabalho de auditoria de consumo nos seus clientes, tendo em vista que o furto prejudica toda a população. Estamos no momento com uma ação focada nos bares e restaurantes do Recife”, explicou a gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Paula Marília Fontes. A companhia levantou que os estabelecimentos estavam em pleno funcionamento, porém, no sistema Compesa, apresentavam-se como um cliente com água cortada. Amanhã (6), a Compesa e os proprietários dos restaurantes prestarão depoimento na Delegacia de Boa Viagem. Como os dois estabelecimentos estavam cortados, as multas serão aplicadas com base na tarifa de esgoto.

Imprensa Compesa

Uma análise de imagem #FiquemosDeOlho


Projeto solidário é alvo de ataques após visita de Lula

Há um mês teve início no bairro de Brasília Teimosa o projeto Mergulho Solidário. Idealizado pelo instrutor de mergulho Rafael Cunha e pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) José Carlos Pacheco, o projeto tem por objetivo qualificar profissionalmente jovens do bairro de Brasília Teimosa, no Recife, para atuarem como instrutores de mergulho. Mas a ação, que depende de doações online, passou a sofrer ataques após a recente visita dos ex-presidentes Lula e Dilma.

No último dia 26 de agosto os ex-presidentes e a caravana que os acompanhava realizaram visita ao bairro de Brasília Teimosa, que tem ligação histórica com a gestão Lula. Um dos principais pontos da visita foi a sede da Associação de Pescadores Artesanais de Pernambuco, local que sedia, entre outras atividades, as aulas do projeto Mergulho Solidário. Alunos e professores do projeto explicaram a meta para os visitantes e conseguiram ampliar a divulgação do projeto, que ainda depende de doações para formar os jovens profissionalmente.

“Passamos a receber desde críticas questionando a nossa idoneidade e qualificação profissional, até xingamentos dizendo que nos ‘juntamos com ladrões’. E outras coisas de nível mais baixo”, afirma Rafael Cunha, um dos professores e idealizadores do projeto. Ele avalia que após compartilharem em suas redes as informações da visita dos ex-presidentes, algumas pessoas “ficaram com um pé atrás para colaborar” e já houve até cancelamento de visitas que receberiam de pessoas de outros estados.

Mas ainda assim, na opinião de Rafael, a presença de Lula e Dilma no espaço do projeto foi importante. “Dependemos da campanha de arrecadação, precisávamos dar visibilidade ao projeto. Para o bem ou para o mal, a mídia aconteceu”, comenta, entre risos. “Acho que o pessoal perdeu um pouco a noção. A humanidade está ficando um pouco perdida. As pessoas precisam entender que o projeto é independente de partidos e quem vai ganhar é a comunidade”, avalia.

O projeto Mergulho Solidário

Ambos mergulhadores, a dupla de idealizadores observou que, sempre que chegava o verão, as empresas operadoras de mergulho que atuam na costa de Pernambuco precisavam trazer instrutores certificados de outros estados para atender os clientes. Apesar dos 24 naufrágios na costa pernambucana, faltam profissionais qualificados para atender os turistas.

“E eu pensei ‘rapaz, a gente tem tudo aqui, é só qualificar o pessoal’. E estamos tentando fazer isso”, recorda Rafael Cunha. Ele e Pacheco frequentam o bairro de Brasília Teimosa, margeado pelo rio Capibaribe de um lado e pelo oceano Atlântico de outro, e avaliaram que poderiam construir um projeto com foco nos jovens daquela localidade.

E foram buscar ajuda através da internet, na plataforma de crowdfunding Benfeitoria, através da qual podem receber doações. A meta de recursos inicial é de R$ 16 mil, que custeia o curso básico para esses jovens. Se chegarem ao valor de R$ 25 mil em doações, conseguirão oferecer o curso básico e o avançado.

Caso cheguem a arrecadar R$ 45 mil, os jovens terão, além de curso básico e avançado, um curso de primeiros socorros e resgate. Mas para que pelo menos 10 jovens consigam a certificação Dive Master, que é o que lhes permite atuar profissionalmente com mergulho, o projeto precisa arrecadar R$ 70 mil.

Eles têm até o dia 13 de novembro para atingir ao menos uma das metas. Caso não consigam atingir nenhuma das metas, o dinheiro retorna aos doadores. Até a data de publicação desta matéria, restando 70 dias para o fim da arrecadação, o Mergulho Solidário havia conseguido R$ 2.250 em doações, 14% da meta inicial. O projeto teve divulgação apenas através das redes sociais e de sites de mergulho parceiros do projeto. “Estávamos recebendo doações ‘pingadas’, mas depois que compartilhei as informações da visita do Lula, começaram a chover críticas. Parece que o pessoal não entendeu. Nos últimos dias não entrou um real sequer”, lamenta.

Mas mesmo sem saber se alcançarão a meta financeira, as aulas já tiveram início. Há quase um mês tiveram início as aulas teóricas. A turma que era de 10 jovens de 15 a 20 anos já duplicou. “Não quero cortar ninguém. Todos terão essas aulas. Depois aplicarei uma prova para selecionar os 10 que seguirão para as outras etapas do curso”, informa Rafael.

“Meu sonho é conseguir formar os 10 jovens para coloca-los no mercado de trabalho”, diz. E para isso o projeto precisa alcançar os R$70 mil. O valor inclui, além do material didático, o aluguel de equipamentos, o pagamento de professores, traslados terrestres e aquáticos, as aulas de piscina, alimentação nas aulas externas e o certificado internacional de mergulho.

Por enquanto, os jovens estão estudando por xerox. “É algo irregular, que eu não poderia fazer. Mas precisávamos adiantar as aulas e não temos dinheiro para comprar os livros que eles precisam”, lamenta Rafael. O material de estudo individual custa US$ 25 e é pré-requisito para a emissão do certificado internacional de mergulho.

Caso não atinjam a meta, o projeto vai parar? O professor garante que não. “Vou continuar com eles. Não posso parar. Mas é claro que não vai dar para formar os 10. De acordo com nossa disponibilidade financeira, vou formar um de cada vez, entendeu? Nós por nós mesmo”, pontua. “Se for desse jeito, um por um, vai demorar muito tempo. Mas eu não vou abandoná-los. Vamos tentar ir até o final”, afirma.

Nas próximas semanas os 10 alunos serão selecionados para começarem a preparação para o estudo prático na piscina, que deve ser iniciado através de parceria com a UFRPE. “E a logística é a gente que precisa se virar. Encontrar algum morador do bairro que tenha uma Kombi, para colocarmos gasolina e levarmos esse pessoal para a aula”.

Quem se interessar em doar, pode acessar a página do projeto no site benfeitoria. São 9 opções de valores para doar: R$ 30, R$ 50, R$ 100, R$ 200, R$ 300, R$ 400, R$ 500, R$ 1.000 e R$ 1.500. Em troca, doadores ganham desde a publicação de agradecimento nas redes sociais, descontos ou gratuidade em atividades experimentais de mergulho, até um curso de mergulho com certificação inclusa.

Brasil de Fato PE

Leopoldo Raposo assume o Governo de Pernambuco até domingo

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Leopoldo Raposo, assume, nesta quarta-feira(06.09), o Governo de Pernambuco. O desembargador fica no cargo até o próximo domingo (10.09), quando o governador Paulo Câmara retornará de missão oficial à Espanha. A transmissão do cargo ocorreu nesta terça-feira (05.09), durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife.

“Pernambuco estará em boas mãos. É o Poder Executivo e o Judiciário atuando de maneira ainda mais integrada. Nesses dias que estarei em missão, o desembargador Leopoldo Raposo terá apoio de toda a equipe 24 horas. Equipe que tenho uma satisfação enorme por ser muito determinada, profissional e com vontade de ajudar Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O chefe do Executivo estadual explicou como será a missão oficial de quatro dias na Espanha. "Nessa missão na Espanha, vamos fechar, junto a uma companhia aérea internacional, dois voos Recife-Madri, que terão frequências semanais. Ao mesmo tempo, vamos divulgar o turismo de Pernambuco, que é uma ação que gera emprego e renda e é muito importante para o nosso Estado", pontuou.


Leopoldo Raposo destacou como será seu trabalho à frente do Executivo no período. “A nossa missão durante esses dias é manter a regularidade institucional do Estado. Naquilo que for necessário, estarei pronto para desenvolver e dar continuidade ao trabalho competente que vem sendo desenvolvido pelo governador Paulo Câmara”, frisou.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Homem perde o braço em acidente de ônibus.

O Hospital Miguel Arraes (HMA) informa que o paciente José RICARTO Figueredo do Nascimento, de 30 anos, que deu entrada na última segunda-feira, dia 4, após um acidente em um ônibus, em Olinda, encontra-se internado na unidade, aguardando evolução da ferida operatória. O paciente passou por uma cirurgia para amputação do braço e será avaliado nas próximas horas. Por enquanto, não há previsão de alta.


Acidente - O homem perdeu parte do braço após colocá-lo para fora de um ônibus em Olinda, por volta das 13h30 desta segunda-feira (4) na Avenida Getúlio Vargas. De acordo com informações do Sindicato dos Rodoviários, o passageiro estava com o braço direito para fora do veículo número 358, da Empresa Metropolitana e Rodoviária Caxangá, que fazia a linha Ouro Preto/Rio Doce. O motorista teria parado o ônibus para embarque e desembarque e quando deu partida no veículo ouviu o grito do passageiro.


Com informações da jornalista Iana Gouveia e do Portal NE 10

Um espetáculo de rara beleza #AnaDeFerro

Um espetáculo teatral onde as mulheres protagonizam do começo ao fim, onde as questões de gênero são tão históricas quanto atuais e, principalmente, onde os homens, ainda que coadjuvantes, conseguem visceralmente serem submissos ao poder feminino, ainda que a força física e o poder estejam com eles.  Este texto poderia ser um manifesto feminista, mas nada mais é do que a descrição que faço da peça Ana de Ferro - A Rainha dos Tanoeiros do Recife, em cartaz hoje no Teatro Marco Camarotti e em breve, com temporada no Espaço Fiandeiros.

Antes da peça começar, uma aula de história sobre o Brasil Holandês, pois a história se passa durante o domínio de Maurício de Nassau em terras pernambucanas, marcado por prosperidade, cultura e tolerância religiosa. 

O primeiro impacto na plateia, duas filas se formam, uma de homens, que vão assistir a peça passivamente do começo ao fim e outra de mulheres, que acabam interagindo com os atores, e principalmente com as atrizes, especialmente nas partes musicais. A trilha sonora é toda recheada com músicas atuais, que vão de Reginaldo Rossi a Amy Winehouse, passando por Ney Matogrosso e Luiz Gonzaga.

A cenografia e os figurinos são um espetáculo à parte: interligando os estilos de época e atuais, um único vão que separa por cortinas a rua, a sala da "Casa de Tolerância" e o quarto onde Ana de Ferro vive seus momentos de amor com o Conde Maurício de Nassau. Os figurinos são de época, mas com cores e cortes que poderiam passar muito bem nos dias de hoje.

Ana, Maria, Zambi, Maurício de Nassau. Personagens fortes, históricos (ainda que representativos, como no caso do escravo Zambi) e que passeiam pelas atuações viscerais de seus intérpretes. Outro destaque na história ainda é sobre o amor entre uma prostituta e um pastor protestante, com todas as paixões e hipocrisias peculiares daquela época.

Enfim, Ana de Ferro é uma aula de história com todos os seus meandres e melindres, sem perder a identificação com os difíceis tempos atuais, em que os papéis de gênero, raça e fé estão cada dia mais questionados.

Serviço:

Ana de Ferro - Rainha dos Tanoeiros do Recife
Hoje - última apresentação da temporada
Data: 06 de setembro
Hora: 20h
Local: Teatro Marco Camarotti - SESC Santo Amaro

Nova Temporada
Data: 15 a 23 de setembro (sextas e sábados)
Hora: 21h
Local: Espaço Fiandeiros - Boa Vista (Recife)