segunda-feira, 13 de março de 2023

Aceleração de carreiras no Recife, nos dias 01 e 02 de Abril

ACELERAÇÃO DE CARREIRAS EM RECIFE, NOS DIAS 01 E 02 DE ABRIL

Nos dias 01 e 02 de abril, no Hotel Luzeiros, no Pina, o mentor de carreiras e palestrante Rodrigo Barbosa estará realizando uma Imersão Presencial, para aceleração de carreiras, que chega à 5° edição. Esta é a oportunidade para quem deseja mudar, reinventar-se e alçar novos voos! 

Participe!

--

Terça da Poesia promove lançamento de obras de autores locais em Camaragibe

 


A literatura infantil toma conta do Camará Shopping no próximo dia 14 com mais uma edição do projeto Terça da Poesia. O evento gratuito tem início às 19h, no Espaço do Livro Camará, e vai contar com dois convidados.

No dia, o público infantil e também adulto confere o lançamento do livreto “Biu”, de autoria de Silvio Tenório, mais conhecido como Tio Silvinho; e do livro “A menina que não sabia estudar”, escrito pela professora Fátima Ferreira. Tanto Silvio como Fátima possuem larga experiência com a Literatura Infantil a partir do desenvolvimento das atividades de brincante e palhaço (Silvio); e de escritora e professora (Fátima).

O projeto Terça da Poesia é uma organização da TL Eventos e Publicidades e do Espaço do Livro Camará que tem como objetivo incentivar a literatura e a poesia na cidade de Camaragibe a partir da realização de saraus poéticos, leituras, debates e lançamentos de livros de autores locais, entre outras atividades. A iniciativa tem apoio do Camará Shopping e da Associação Pelo Cordel em Pernambuco (Acordel).


Mulheres, política e inovação: Quero Você Eleita movimenta a agenda pernambucana no mês da mulher

 

Quero Você Eleita – Edição Pernambuco promove encontro de lideranças políticas em Recife, no dia 16 de março, com objetivo de fortalecer os mandatos femininos em todo o país.

A startup Quero Você Eleita (QVE) organizou um novo circuito nacional de eventos, e promoverá sua primeira edição deste ano em Pernambuco, como um presente para as lideranças políticas no mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa é uma realização da startup de impacto social, que funciona como um Laboratório de Inovação Política para impulsionar as mulheres nos espaços de poder. “Muitas mulheres têm inovado o fazer político atuando de maneira suprapartidária. Impulsionadas por causas e propósitos comuns, atravessam as fronteiras dos partidos para criar alianças não consideradas pela política convencional” afirma a Cofundadora da QVE, advogada e cientista política, Gabriela Rollemberg.

O evento tem a correalização da OAB/PE, que abre as portas de sua sede para receber as mandatárias pernambucanas, convidadas a unir forças no sentido de ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão pública e no combate à violência de gênero no Estado. Segundo Ingrid Zanella, Vice-Presidente da OAB/PE, “Estudos comprovam que quando investimos nas mulheres, toda a sociedade ganha. A participação feminina na política é o principal caminho para conquistarmos maior equidade de gênero para mulheres e meninas em nosso país, e a OAB/PE está fazendo a sua parte”.

Assim como fez durante as Eleições de 2022, Quero Você Eleita aproveitará o encontro em Pernambuco, uma das unidades da federação com mais mulheres em cargos de comando, para reeditar a Campanha Seja Semente da Paz na Política. No ano passado, a iniciativa foi abraçada por três candidatas à Presidência da República: Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).

Será mais uma oportunidade para lideranças femininas compartilharem saberes, construindo redes colaborativas e bandeiras suprapartidárias. Referências do cenário político e jurídico foram convidadas para o evento, dentre elas a Governadora Raquel Lyra, a Vice-Governadora Priscila Krause e a Senadora Teresa Leitão, bem como deputadas federais, estaduais, prefeitas e vereadoras. A Vice-Prefeita do Recife, Isabella de Roldão, e a Deputada Federal Iza Arruda já confirmaram presença. Se você é mandatária, garanta a sua vaga acessando o link do convite.

O evento terá um formato interativo, numa versão somente presencial e exclusiva para convidadas. A abordagem utiliza uma trilha de compartilhamento de saberes, boas práticas, músicas, inspirações, soluções de tecnologia e transformação digital, desafios e conquistas das trajetórias vividas. De olho no futuro, o evento destaca as oportunidades para tecer redes e bandeiras comuns, em especial para as próximas eleições municipais de 2024.

Esta edição conta também com patrocínio da Dome Ventures, primeira CVB GovTech do país, e parceiros nacionais e locais: Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Grupo Mulheres do Brasil, Observatório de Violência Política contra a Mulher, Elas no Poder, e Elas Pedem Vista.

Na véspera do evento, Quero Você Eleita levará ao presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Deputado Estadual Álvaro Porto, a proposta de criação da Procuradoria da Mulher, estrutura considerada fundamental para dar encaminhamento a denúncias de violência contra mulheres, que já foram criadas em 16 estados e no Congresso Nacional.

A convite do TRE-PE, a cofundadora da QVE Gabriela Rollemberg apresentará também no dia 16 de março, pela manhã, palestra exclusiva “Por que quero mulheres eleitas?” mostrando como as mulheres têm inovado no fazer político.

Serviço
Local: Foyer da OAB-PE
Endereço: Rua do Imperador Pedro II, 346 - Santo Antônio Recife-PE
Horário: credenciamento – 13h30
Programação: 14h às 18h
Entrada: Gratuita
Inscrição: Link do convite

Sobre Quero Você Eleita

Fundada em 2020, Quero Você Eleita (QVE) é uma startup de impacto social com o propósito de fortalecer a representatividade feminina na política brasileira. O grupo já contribuiu com a campanha de mais de 200 mulheres. Entre as realizações, estão palestras e eventos, consultorias coletivas e individuais acessíveis, com a contribuição de grandes especialistas das áreas jurídica, política, de comunicação e marketing do país. Há também o TED alike “Por que quero mulheres eleitas?”, realizado por Gabriela Rollemberg, cofundadora da QVE, advogada e cientista política, que pode ser acessado aqui.


Redes sociais: @querovoceeleita

Secretaria Executiva da Mulher do Paulista realiza evento para incentivar o empoderamento feminino


CDL Paulista homenageará as empreendedoras com um coffee break e foto postagem

No mês de março, em que comemora-se o Dia Internacional da Mulher, data marcada como expressão de uma série de lutas e conquistas de direitos, sobretudo os trabalhistas, a Secretaria Executiva da Mulher do Paulista realiza o evento “Interfaces - para o fortalecimento da rede de proteção e o empreendedorismo como ferramenta de empoderamento”, nesta terça-feira (14.03), às 17h, no Auditório da Uninassau Paulista, no anexo ao lado do Shopping Paulista North Way, na PE-15.

Temas como educação, segurança, justiça e autonomia serão debatidos. Na ocasião,  haverá ainda a homenagem da CDL Paulista às empreendedoras com um coffee break e foto postagem. O Sebrae-PE também estará presente no local, assim como o Movimento Pró-Criança. As mulheres que participarem do evento terão a oportunidade de se inscrever em diversos cursos, em variadas áreas, que vão ser realizados ao longo de 2023.

Imprensa Paulista PE 

Samuel Salazar parabeniza Prefeitura do Recife pelo investimento na educação infantil


O vereador Samuel (MDB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13), para elogiar uma série de obras que terão um impacto positivo na Educação Infantil da cidade. Os investimentos foram anunciados pelo prefeito João Campos durante as comemorações do aniversário do Recife, no ato da assinatura das ordens de serviços para o início imediato das obras de construção de cinco novas creches e ampliação de outras cinco unidades infantis já existentes. Esta ação irá gerar 1.300 novas vagas em creches na Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana e contará com um investimento total na ordem de R$ 18 milhões. O anúncio foi feito durante solenidade no espaço onde será construída a nova Creche Escola Municipal Córrego do Deodato, em Água Fria.

Segundo o vereador, as novas creches e ampliações das unidades existentes representam uma grande conquista para a população recifense, que terá mais acesso a serviços educacionais de qualidade. “Com as novas unidades e ampliações, a Prefeitura do Recife espera atender a demanda por vagas na Educação Infantil na cidade, além de oferecer educação de qualidade para as crianças recifenses”, enfatizou o parlamentar.

O Programa Infância na Creche tem como objetivo ampliar a oferta de vagas na educação infantil no Recife, garantindo que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida. As novas creches serão construídas em diferentes bairros da cidade, enquanto as já existentes passarão por obras de ampliação para poder acolher mais crianças e atender mais famílias. “O Programa Infância na Creche é uma importante iniciativa para a promoção da educação infantil na cidade e um exemplo do compromisso da gestão municipal com a educação e o desenvolvimento da cidade”, disse o vereador.

Com essas ações, a oferta de vagas em creches do Recife irá dobrar até 2024, atingindo a meta de sete mil novas vagas. O Programa Infância na Creche representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife, com um investimento total de R$150 milhões. Ele envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

O vereador Samuel ainda parabenizou o prefeito João Campos e toda a equipe responsável pela implementação do Programa Infância na Creche e pelas obras que estão sendo iniciadas. Ele destacou que a educação é um direito de todas as crianças e a Prefeitura do Recife está trabalhando incansavelmente para garantir que esse direito seja efetivamente cumprido. As ações anunciadas irão impactar positivamente na vida de muitos recifenses, oferecendo mais oportunidades para as crianças e mais tranquilidade para as famílias.

Pernambucanos ganham 1 ano de contas de luz pagas; veja se você é um deles



Três pernambucanos ganharam um ano sem pagar conta de energia elétrica. Roberta Januário e Izaura de Barros, do Recife, e Glauce Mirelly, de Jaboatão dos Guararapes, foram sorteadas pela Neoenergia e receberão um desconto de até R$ 500 por mês, durante um ano, na fatura. Elas entraram no perfil da distribuidora no Instagram (@neoenergia_oficial), curtiram o post da ‘Promoção Neoenergia Paga sua Conta’ e foram três dos cinco agraciados no primeiro sorteio, realizado no último dia 4, via loteria federal. Os outros dois foram de São Paulo e do Rio Grande do Norte. Caso utilizem os R$ 500 por mês, elas receberão, no tal, R$ 6 mil de desconto. O valor não é cumulativo e deve ser usado exclusivamente no mês de referência.

A promoção Neoenergia Paga sua Conta sorteia, a cada mês, cinco participantes para receber um crédito de R$ 500 revertido no pagamento da conta de energia. O objetivo da ação é impulsionar a conexão digital com os clientes, engajar o público, além de contribuir com o orçamento doméstico dos clientes.

*SAIBA COMO PARTICIPAR*

Para participar, é necessário seguir a página oficial da Neoenergia no Instagram, curtir a postagem oficial sobre a promoção e marcar dois amigos nos comentários. Mensalmente, os comentários válidos serão divulgados numa lista oficial, juntamente com um número da sorte para conferirem o sorteio. Não serão computados perfis de celebridades/influenciadores com conta verificada e repetição de perfis, além de parentes próximos de funcionários da empresa.

Registrada na Caixa Econômica Federal, a ação é válida para pessoas que residem nas áreas de concessão das distribuidoras da Neoenergia nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Promoções, cupons de desconto e frete grátis na Ferreira Costa.


A Semana do Consumidor acontece até o dia 19 de março, com promoção em todos os setores, no wwww.ferreiracosta.com ou aplicativo. 

O que era inicialmente um dia de promoções no Brasil, se tornou uma semana inteira recheada de ofertas.  Após o período de festas de fiM de ano, carnaval e início do ano letivo, a SEMANA DO CONSUMIDOR é a melhor oportunidade de compras do período. 

O Home Center Ferreira Costa já iniciou sua semana do consumidor, indo até o dia 19 de março, com muitas promoções e ofertas surpresas, tanto no www.ferreiracosta.com quanto no app. O consumidor que quiser aproveitar, encontrará até 50% off, além de frete grátis e muitos cupons de descontos no aplicativo.  

A perspectiva do Home Center é um crescimento de 30% nos acessos ao app, comparado ao ano passado (2022).  Já no dia 15 de março (O DIA DO CONSUMIDOR), pretendem atingir um volume histórico. 

Essa é a uma ótima oportunidade para renovar os móveis e eletrodomésticos da casa, reformar algum ambiente ou redecorar o escritório. O momento é aproveitar as vantagens economizando. 

Sobre a Ferreira Costa:  

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa(@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil

CESPU: é possível estudar e trabalhar fora do Brasil

Ter uma vivência em outro país, passar por uma imersão cultural e ter contato com pessoas de diversas culturas é um dos sonhos mais disputados entre os estudantes que estão se formando no Ensino Médio, mas também pode ser uma realização de um universitário ou mesmo para quem já é graduado. Um dos destinos mais cobiçados do momento é Portugal. Seja pelo idioma ou pela facilidade do acesso viário, o país luso tem facilitado a entrada de brasileiros, tanto para estudar quanto trabalhar. Para quem sonha em estudar ou trabalhar fora do país, a faculdade CESPU Europa pode facilitar essa realização.

Devido a acordos entre Portugal com o Brasil, não é preciso visto para programas de intercâmbio acadêmico com duração menor que 90 dias. Por isso, para quem optar fazer um dos cursos da CESPU Brasil (leia-se Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem ou Educação Física) é possível passar de um a seis meses estudando na matriz portuguesa, por exemplo. “Temos campus próprios e parceiros em mais de 10 países e que facilitam esse intercâmbio durante o curso, para o aluno ter essa vivência no exterior,” explica o Administrador do grupo CESPU, Luís Silva. “Outro fator contribuinte é que a mensalidade do Brasil permanece o mesmo valor para quem quer pagar a disciplina em Portugal”, continua.

Segundo o executivo, no caso de trabalho remunerado em Portugal é preciso apresentar o contrato empregatício ou a comprovação de abertura de atividade - no caso de trabalhadores independentes -, além de comprovante de inscrição na Segurança Social para solicitar o visto de estada temporária ou residência. “O aluno que estudar na CESPU no Brasil, ao se formar, poderá fazer um complemento da formação no exterior para garantir a revalidação do diploma e poder exercer a profissão na Europa”, afirma. “Esse também é um diferencial da faculdade que pode ser a ponte que o estudante precisava para realizar o desejo de morar em um país europeu”, completa.

Estudantes de Petrolina vão para Brasília disputar o Torneio Nacional de Robótica


Estudantes do SESI Petrolina que formam a equipe Newgen Leaders vão embarcar, nesta semana, juntamente com outras oito equipes de Pernambuco, para disputar a etapa nacional do Torneio SESI de Robótica na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), que acontece de 15 a 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília – DF. 

Considerada a maior competição de robótica educacional do Brasil, o evento reunirá, na fase inicial, cerca de 245 equipes e mais de 2 mil estudantes de todo o País para competir em quatro modalidades: FIRST Lego League (FLL), FIRST Robotics Competition (FRC), FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. Nesta temporada, crianças e adolescentes de 9 a 18 anos devem buscar soluções para desafios ligados à energia. Para isso, são aplicados conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões.

Da Rede SESI de Educação de Pernambuco disputarão na modalidade FLL as equipes Cyberbot (Moreno) e Gadget (Goiana), além da Visão-Elétronsbot, do Colégio Visão (Recife). Já na modalidade FTC, além da Newgen Leaders, também disputam as equipes Rev Atom (Ibura), Unity Sunset (Escada) e Codetech (Cabo de Santo Agostinho). A FRC terá a equipe North Lions (Ibura) e, este ano, a modalidade conta com o apoio do SENAI-PE, com treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. Já na F1 in Schools, competirá a equipe GRT (Goiana).


Para a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a competição de robótica mostra o impacto da metodologia de ensino STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática) na formação pessoal e acadêmica dos jovens, além de ser um momento de diversão. “Além disso, os estudantes adquirem diversas virtudes com a Robótica e acabam desenvolvendo outras habilidades importantes para a vida pessoal e para o mercado de trabalho”, pontua.

Após conquistar, na etapa regional, o Champions Award, maior premiação da Modalidade FLL e que classificou o time para o nacional, um dos técnicos da equipe Cyberbot, Marcelo Costa está animado para a próxima fase, mas conta que dará o melhor para que o time seja classificado para o mundial, que acontece no próximo mês de abril, em Houston, nos Estados Unidos. “Vamos representar Pernambuco agora na etapa nacional, mas vamos arregaçar as mangas para tentar representar o Brasil no internacional”, garante o técnico.


*SERVIÇO*
Torneio SESI de Robótica – Etapa Nacional
Data: 15 a 18 de março
Local: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília/DF

Últimos dias para inscrições nos editais de artes visuais e teatro do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa


As inscrições para a ocupação das Salas de Exposição e do Teatro Fernando Santa Cruz, do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, estão na reta final: ambos os editais ficam abertos até a quarta-feira, 15 de março. O equipamento é gerido pelo Governo do Estado, por meio da Diretoria-Geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec). 

Salas de Exposição
Serão selecionadas duas propostas adequáveis aos espaços expositivos, podendo ser de exposição coletiva ou individual, e que ocuparão as Galerias 1 e 2 do centro cultural. Podem se inscrever artistas e curadores, contemplando projetos de artes visuais nos campos da pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, instalação, arte sonora e artes integradas.

Os proponentes devem ser nascidos ou residentes no estado há pelo menos 12 meses ou detentores do Título de Cidadão de Pernambuco concedido pela Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Pessoas físicas ou jurídicas poderão apresentar até duas propostas, porém apenas uma por proponente será selecionada.

A seleção será feita através de curadoria com representantes da sociedade civil e Governo do Estado. Ao final do processo, os dois projetos selecionados serão premiados com R$ 8 mil, referente à ocupação da Galeria1 e R$ 6 mil, referente à ocupação da Galeria 2.

O edital busca incentivar a prática das Artes Visuais e tem como objetivo apresentar e divulgar a produção artística do estado de Pernambuco em suas diversas expressões, fortalecendo o setor das artes visuais e ampliando o acesso a espaços públicos. Interessados podem se inscrever acessando o edital completo no site https://bit.ly/mebgaleria. Segue link com fotos de exposições anteriores que aconteceram nos espaços.

Teatro Fernando Santa Cruz 
Podem ser inscritas propostas de espetáculos “inéditos” e “não inéditos” de múltiplas linguagens artísticas como Circo, Música, Dança, Ópera, Teatro e Cultura Popular Pernambucana. O edital fica aberto a partir desta quarta-feira, 25 de janeiro, até o dia 28 de fevereiro. Os espetáculos selecionados vão ocupar o equipamento durante os meses de março a julho de 2023. 

Para participar do processo seletivo é preciso ser pessoa física - nascida ou residente em Pernambuco há 12 meses – ou pessoa jurídica - de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, sediada no estado, que deverá estar em pleno funcionamento, por, no mínimo, 12 meses.

As propostas serão submetidas a uma curadoria com representantes da sociedade civil e do Governo do Estado. Como incentivo, os espetáculos selecionados terão isenção da taxa de ocupação do teatro, disponibilização do equipamento e da sua infraestrutura. Todo o valor arrecadado com a venda dos ingressos é do proponente. 

Fica destinado, ainda, o percentual mínimo de 20% de ocupação das pautas para espetáculos realizados por artistas/grupos/coletivos/companhias/trupes com residência ou sede no município de Olinda, que tenham atingido a pontuação mínima da convocatória.

Interessados em participar da seleção podem ter acesso ao documento completo no site https://bit.ly/mebteatro

Imprensa PE

Teresa Leitão visita a exposição “Pioneiras”, do TRE


A primeira senadora, a primeira governadora, a primeira deputada estadual, e tantas outras mulheres que abriram portas na política, na justiça, na educação e na cultura de Pernambuco fazem parte da exposição “Pioneiras”, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PE. Inaugurada na última sexta-feira, a exposição recebeu hoje (13) a visita de uma das homenageadas, a senadora Teresa Leitão.

“Parabenizo o TRE e a Escola Judiciária Eleitoral pela iniciativa. Eu agradeço por fazer parte desta exposição junto com mulheres tão importantes para a história de Pernambuco”, agradeceu a parlamentar. Para ela, “Ser pioneira na vida das mulheres significa celebrar as que vieram antes; e é um sinal de continuidade. Muitas podem vir, e certamente virão depois de nós”.

A senadora foi recebida pelo presidente do TRE, Desembargador André Guimarães; Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PE, Desembargadora Eleitoral Mariana Vargas; Dr. Leonardo Maia, Vice-Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PE; Desembargadora Iasmina Rocha, Ouvidora do TRE/PE; Desembargador Eleitoral Roberto Machado; Desembargador Eleitoral Carlos Gil Filho; e o Dr. Roberto Moreira, Procurador Regional Eleitoral.

As fotos das “Pioneiras” estão em exibição aberta ao público no hall do Tribunal Regional Eleitoral de segunda a sexta, das 8 às 14h. Mas quem passa pela frente do tribunal na avenida Agamenon Magalhães pode ver, na fachada, as fotos de 16 homenageadas – dentre elas, Teresa Leitão, a governadora Raquel Lyra, e a primeira vice-governadora do estado, Luciana Santos.

Pretas Juntas homenageiam Marielle Franco (1979-2018)

Para discutir violência política e seus impactos na vida das mulheres negras, as Pretas Juntas realizarão a Reunião Pública Mulheres Negras na Política: um diálogo sobre violência, experiências e aprendizados. Será no Plenarinho da Câmara de Vereadores, às 14h. O evento faz parte da agenda internacional “Março Por Marielle e Anderson", organizada pelo Instituto Marielle Franco.

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de assassinatos de defensores de direitos humanos. Segundo o Mapeamento da Violência Política contra Mulheres Negras no Nordeste realizado pelo Instituto Odara, as mulheres ocupam 13% das vagas no legislativo municipal, estadual e federal, mas representam 31% das vítimas. Das 13% de parlamentares mulheres, apenas 2,36% são negras. 

O Ministério de Direitos Humanos e Cidadania define Violência Política de Gênero como toda agressão física, psicológica, econômica, simbólica ou sexual contra a mulher, com a finalidade de impedir ou restringir o acesso e exercício de funções públicas e/ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade.
 
Nesse sentido, insultos, tentativas de silenciamento ou mesmo negação de acesso a espaços são ações que caracterizam a violência política, e que são vividas diariamente por parlamentares, candidatas, assessoras políticas ou funcionárias públicas.

Dia Nacional Marielle Franco
O dia 14 de março de 2018 ficou marcado na história da política brasileira como o dia em que Marielle Franco e Anderson Ferreira foram brutalmente assassinados no Rio de Janeiro. A então Vereadora eleita com 46.502 votos, conhecida por seu discurso aguerrido, se tornou uma referência para as mulheres negras que desejam fazer parte da política institucional.

No último dia 8 de março, o Presidente Lula enviou à Câmara de Deputados o Projeto de Lei que cria o Dia Nacional Marielle Franco no dia 14 de março. A proposta é que a data tenha como foco o enfrentamento da violência política de gênero e raça. 

Durante os últimos cinco anos, as investigações ainda não revelaram qual o motivo do assassinato. Os ex-policiais militares Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos, e Élcio de Queiroz, acusado de dirigir o carro usado no crime, foram presos em março de 2019 e se tornaram réus pelo homicídio, mas ainda não se sabe quem matou e quem mandou matar Marielle Franco e Anderson Ferreira. 

O QUE: Reunião Pública Mulheres Negras na Política
QUANDO: 14 de março de 2023
ONDE: Plenarinho da Câmara de Vereadores do Recife. Rua Princesa Isabel nº 410 - Boa Vista

Vigilância Ambiental do Paulista intensifica testes de Filariose no município




A Vigilância Ambiental da Prefeitura do Paulista está intensificando o Programa de Controle da Filariose do município e presta serviços à população de segunda a quinta na Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro. 

A coleta de sangue é realizada das 23h à 1h, já que é mais fácil detectar o parasita na corrente sanguínea à noite. Para fazer o exame, não é necessário agendar e as pessoas podem ir com ou sem prescrição médica.

Além do ponto fixo na PTG, têm os polos itinerantes que estarão disponíveis a partir da solicitação de cidadãos ou de entidades públicas interessadas. Para fazer essa solicitação, é necessário entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo e-mail: vigilanciaarboviroses@gmail.com.

Imprensa Paulista PE 

Educação de Paulista realiza Avaliações de Fluência Leitura


A Secretaria de Educação do Paulista, através da Gerência de Avaliação Educacional, realizou, com apoio dos gestores da Rede Municipal de Ensino, as avaliações de Fluência Leitura. A atividade ocorreu entre os dias 08 e 10 de março, nas escolas municipais, com turmas do 2° ao 5° anos do Ensino Fundamental. 

O objetivo foi verificar em que estágio de Fluência em Leitura do código alfabético da língua portuguesa os estudantes se encontram, e ainda, identificar e avaliar o nível de aprendizagem de cada estudante, assim como auxiliar os professores no mapeamento do índice de desenvolvimento da aprendizagem e do enfrentamento às defasagens do currículo escolar.

A avaliação faz parte do Programa Educar Pra Valer da Associação Bem Comum, que é uma organização sem fins lucrativos, parceira do município do Paulista, através do Sistema de Avaliação Educar Pra Valer (SAEV/2023)
s
A missão do Educar pra Valer é prestar cooperação técnica aos municípios brasileiros, com a finalidade de apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, tendo por base as evidências e resultados referenciados na experiência do Município de Sobral e no Programa Alfabetização na idade Certa (PAIC) do Estado do Ceará.

O Programa Educar pra Valer se propõe a contribuir com 50 municípios brasileiros que queiram empreender mudanças na gestão pública, educacional e pedagógica, capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola e que se disponham a aplicar todos os esforços para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para sua série e idade.

Imprensa Paulista PE 

Espetáculo Yerma Atemporal estreia no Recife

O papel da mulher na sociedade é mote do espetáculo “Yerma Atemporal”, montagem pernambucana inspirada na obra do escritor espanhol Federico García Lorca. A obra teatral realizada por Simone Figueiredo e pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) faz estreia nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/03), às 20h, no Teatro do Parque.
 
Com direção de Simone Figueiredo e Paulo de Pontes, a montagem transporta a célebre tragédia “Yerma”, escrita em 1934 por García Lorca, para a aridez do Sertão pernambucano. Oito atrizes e atores em cena revivem a trama, que gira em torno da aflição de uma protagonista em se tornar mãe, fazendo refletir sobre a pressão social que as mulheres sofrem acerca do matrimônio e da maternidade.
 
Revisitado, o texto da montagem é fruto da monografia “Yerma, de Federico García Lorca: O imaginário trágico da mulher na tradição espanhola”, desenvolvida por Simone ao longo de dois anos e apresentada como conclusão do curso Letras Espanhol, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Quase 90 anos depois de escrito, o texto segue atual e questiona velhos costumes que ainda perseguem a mulher contemporânea.
 
Com forte olhar sobre o feminino e com equipe técnica predominantemente formada por mulheres, a realização traz ainda trilha musical ao vivo com direção de Douglas Duan, incluindo a canção original “Yerma”, de autoria de Newton Moreno. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro nos dias de apresentação, e custam 1kg de alimento não perecível.
 
“Yerma Atemporal” é um projeto realizado por Simone Figueiredo e Apacepe, com co-produção da Renascer Produções, e conta com o patrocínio da Copergás e apoio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Secretaria de Cultura, Prefeitura do Recife, Teatro do Parque, Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Adepe, Secretaria de Desenvolvimento, Governo do Estado de Pernambuco e Instituto Cervantes.
 
SERVIÇO:
Estreia do espetáculo “Yerma Atemporal” no Recife
Quarta e quinta-feira, 15 e 16 de março de 2023, 20h
Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81 – Boa Vista)
Ingressos: 1kg de alimento não perecível
Mais informações: Instagram @yerma.atemporal1


Governo lança nova portaria para Loja de Moda Autoral de PE - Mape


O Governo de Pernambuco, por meio da Diretoria Geral de Promoção da Economia Criativa, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - ADEPE, lança nesta segunda-feira, 13 de março, mais uma portaria com 10 novas vagas para estilistas, designers e criativos pernambucanos ou radicados no Estado, que queiram comercializar suas produções de  roupas ou acessórios, na Loja de Moda Autoral de Pernambuco (Mape), primeira referência de política pública na comercialização coletiva de moda com identidade pernambucana. 

O espaço de moda autoral de Pernambuco, com 670m², no Armazém 11, integrado ao Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero, funciona desde julho de 2021 em formato de loja colaborativa, com nichos individuais; e abriga hoje 86 marcas de criativos pernambucanos. 

Para se inscrever, os estilistas e criativos precisam acessar o edital, no linktree disponível na biografia do instagram da Mape. Lá consta a Portaria com todos os detalhes de funcionamento da Loja, como também o link para inscrição inicial.
Os inscritos passarão por uma curadoria formada por representantes da sociedade civil, Governo do Estado e instituições representativas da cadeia produtiva de moda de Pernambuco.

A Mape, além da comercialização no espaço, realiza  encontros, rodas de conversa, palestras, lançamentos, exposições, e troca de experiências, com objetivo de aprimorar conhecimentos e despertar nos profissionais e estudantes de moda, o desejo de empreender e a conscientização da importância do design e originalidade.

O mezanino da loja Mape conta com um estúdio de fotografia, que é utilizado pelos estilistas e criativos da cadeia produtiva da economia criativa, para gerar conteúdo para divulgação de seus trabalhos.

A Mape também trabalha em parceria com o Marco Pernambucano da Moda, iniciativa ligada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, que funciona no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa. Espaço para quem faz, cria, pensa e respira a moda. E tem como função a difusão de técnicas e ferramentas de gestão, inovação, design e empreendedorismo para formação e qualificação de empresas e profissionais do setor.

Para maiores informações, os interessados podem contatar a equipe da loja Mape por meio do número (81) 3181-3455 (apenas whatsapp) ou pelo e-mail mape@modaautoral.pe.gov.br.


Projeto de extensão da UPE realiza ação de combate aos incidentes com os tubarões das praias do Grande Recife


O último sábado (11) teve início com atividades em torno das ações que buscam combater os incidentes com os tubarões nas praias da Região Metropolitana do Recife. Após as discussões no Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT), docentes e pesquisadores da Universidade de Pernambuco voltaram parte dos seus projetos para colaborar com as atividades programadas pelo Governo do Estado de Pernambuco. Coordenado pela Profª Simone Ferreira Teixeira, docente do Instituto de Ciências Biológicas da UPE, os integrantes do Projeto de Sensibilização Ambiental (PROSA) atuaram com orientações na Praia de Piedade, com o objetivo de dialogar com os banhistas e comerciantes sobre os riscos na região.
 
O PROSA é um projeto de extensão universitária que tem o objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da preservação do meio ambiente, bem como divulgar as formas de reutilizar os materiais recicláveis, através de palestras sobre questões ambientais para jovens e adultos; atividades lúdicas relacionadas ao meio ambiente para crianças; oficinas e dinâmicas de grupo para crianças e jovens; e debates sobre problemas ambientais.
 
Durante o sábado, suas atividades foram desenvolvidas para debater questões relacionadas ao meio ambiente e a necessidade da população respeitar as orientações do Governo de Pernambuco, do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e dos órgãos responsáveis pelo monitoramento de incidentes com tubarões. A Universidade de Pernambuco está empenhada em garantir ações que colaborem com a segurança da população e a sustentabilidade no litoral pernambucano.

Imprensa UPE

Brega Awards 2023

*Votação para os escolher os melhores da cena brega começa nesta segunda-feira*

A votação para escolher os melhores do ano da cena brega será iniciada na noite desta segunda-feira, dia 13 de março, e o público poderá votar através da internet. A terceira edição do Brega Awards acontecerá no Teatro Santa Isabel, no dia 21 de março, em uma noite especial para a cena brega.

Desde sua criação em 2020, o Brega Awards celebra a diversidade cultural, a criatividade e o talento dos artistas da música brega, reconhecendo aqueles que se destacaram no cenário musical durante o ano. Os escolhidos serão eleitos por voto popular, tornando a premiação ainda mais democrática e inclusiva. A votação estará disponível no site https://bregaawards.com.br.

O evento contará com a presença de diversos artistas da cena brega, que se apresentarão em uma noite repleta de música e alegria. O Teatro Santa Isabel, um dos espaços culturais mais importantes do país, será o palco ideal para celebrar a música brega brasileira.

O Brega Awards foi idealizado pela agência de marketing de influência Gera, focada na cultura periférica, e por Marcelo Barbosa, o “Amarelinho”, criador da página “Babado dos Famosos”, em parceria com o “Brega Bregoso”.

"A premiação vem ganhando destaque como a mais importante da cena brega, valorizando a música e os artistas que se dedicam a ela, reconhecendo sua importância e contribuição para a cultura brasileira. A terceira edição promete ser mais um sucesso, e o público já pode se preparar para votar em seus artistas favoritos", convida o diretor da Gera, Eduardo Lacerda.

Yves Ribeiro participa, em Brasília, de encontro da Frente Nacional de Prefeitos


O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, já se encontra em Brasília para a 84. Reunião da Frente Nacional de Prefeitos. O gestor está acompanhando o evento com a prefeita de Serra Talhada e presidente da Amupe, Márcia Conrado (na foto com ele). Yves Ribeiro também deve se reunir com ministros e senadores de Pernambuco para captar recursos.

Imprensa Paulista PE 

Mais 110 filhotes de tartaruga de pente nascem em Paulista

 

A cidade do Paulista registrou, na manhã desta segunda-feira (13.03), o nascimento de 110 filhotes de Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata). A caminhada dos bichinhos até o mar aconteceu na praia de Enseadinha, no Janga.

O espetáculo da natureza foi acompanhado por servidores da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e pelos voluntários do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas do município, Kelly Castro e Jaime Costa.

"Vínhamos olhando o ninho para verificar se os filhotes já estavam saindo para a superfície e, hoje, nos deparamos com essa grata surpresa”, disse o voluntário Jaime Costa.

“É fantástico um momento assim, participar do nascimento e da caminhada das tartaruguinhas não tem preço, e, sobretudo, nos ensina como é perfeita a natureza”, completou Kelly Castro.

Após serem notificados pelos voluntários, a equipe de analistas da Prefeitura realizou os procedimentos necessários para garantir que os filhotes chegassem até o mar, preservando a espécie marinha que está em perigo de extinção e evitando qualquer intervenção humana.

“Temos que lembrar que, de cada mil tartarugas, duas conseguem se desenvolver até a fase adulta, por isso a importância de propiciar as condições necessárias para que nasçam com segurança e cheguem ao mar", frisou a analista ambiental da SEMA e pesquisadora do Projeto, Bruna Maldonado.

Ao presenciar a desova de tartarugas, a população deve, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município, por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

CRIME - É importante informar que nas placas de sinalização dos ninhos está descrita a Lei 9.605, no Art. 29. A Legislação esclarece que vandalismos e violações aos ninhos, ou captura de filhotes, ou comercialização dos mesmos são um crime ambiental, com multas que vão de R$ 500 a R$ 5 mil, e pena de seis meses a um ano de prisão.

Assista os vídeos do nascimento no link: https://we.tl/t-pWbKV4XkMK


Imprensa Paulista PE

Em Paulista, Educação abre inscrições para o Curso de Avaliação Formativa na Prática

 

A Gerência Pedagógica da Coordenação do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Paulista, em parceria com o Itaú Social, abre as inscrições para o Curso de Avaliação Formativa na Prática. A formação é voltada para professores da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental, que atuam do 3° ao 5° ano dos Anos Iniciais; e de Língua Portuguesa e Matemática, do 6° ao 9° ano.

As inscrições seguem até o dia 24 de março, através do site: https://polo.org.br#afpn. O curso é totalmente gratuito e com certificação. Além da parceria com o Itaú Social, o curso conta também com o apoio do Sincroniza Educação e do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

Imprensa Paulista

Prefeito de Machados anuncia apoio ao deputado Jarbas Filho

 

Em evento de rua que reuniu milhares de pessoas, Jarbas Filho (PSB) foi anunciado pelo prefeito Juarez da Banana, do município de Machados, como o deputado estadual da cidade. O ato aconteceu durante o Machados Folia neste domingo (12), mesmo dia em que o parlamentar comemora seu aniversário.

"Eu estive em Brasília visitando o gabinete do senador Jarbas Vasconcelos e fui muito bem recebido. Nessa campanha eu não apoiei Jarbas Filho, mas a vereadora Elis apoiou e ele saiu vencedor. Deputado, seja bem-vindo à Machados e saiba que a partir de hoje nós estamos juntos com você" , afirmou Juarez.

Em clima de festa, Jarbas agradeceu o apoio do prefeito e reafirmou seu compromisso com Machados. "Hoje é um dia especial pra mim, pois é meu aniversário, e estou aqui comemorando com vocês. Tenho certeza que nós vamos construir uma grande história juntos. Eu vou trabalhar muito para conseguir recursos que sejam aplicados no desenvolvimento da cidade. Machados agora tem deputado estadual!".

Gilú Amaral explora toda a força e a pluralidade da percussão em novo disco


“O Sopro e a Percussão”, novo álbum que o músico pernambucano lança dia 15 de março, ressalta a força das batidas percussivas unidas à sonoridade dos metais

Um dos músicos mais experientes e inventivos da atual cena pernambucana volta a brilhar em um trabalho autoral. Aos 38 anos, e com pouco mais de 26 de carreira, Gilú Amaral lança seu novo disco, batizado de “O Sopro e a Percussão”, no dia 15 de março. O trabalho alcança as plataformas digitais pouco mais de um mês depois do lançamento do single "Mourisca”.

Gilú, que foi um dos fundadores da Orquestra Contemporânea de Olinda e participou de bandas como a Academia da Berlinda, dá seu recado já a partir do título do disco: “’O Sopro e a Percussão’ veio ao mundo para enfatizar a força da percussão e a potência dos metais dentro da música que é feita em Pernambuco”, diz.

São sete faixas, gravadas, mixadas e masterizadas entre 2017 e 2021, no Estúdio Carranca. Nelas, o artista lançou um desafio à equipe envolvida, um time de músicos tarimbados liderado por Henrique Albino, que conta também com Parrô Melo, Ivan do Espírito Santo, Nilsinho Amarante e Alexandre Rodrigues (Copinha), Alex Santana e Jonatas Gomes, entre outros. “Me sinto muito experiente, à vontade em ter feito esta provocação de as composições começarem a partir da percussão, para só depois convidar os arranjadores para colocar em cima da peça percussiva os seus arranjos de metais”, comenta ele. O mais comum é a lógica ser inversa, já existindo uma melodia para depois ser acrescentada a parte rítmica.

Embora seja um disco brasileiro, o ouvinte mais atento logo percebe que “O Sopro e a Percussão” possui também uma relação muito estreita com a música mundial. “As raízes desta árvore se batem lá no subsolo, se entrelaçam em algum momento. Mostra como vejo isto e como influencia em minha música atual. Remete ao regional, mas ao mesmo tempo com uma pegada jazzística, com muita inteligência das coisas que vi no mundo. Também tem fortes influências de Moacir Santos, do Hermeto [Pascoal], de Naná Vasconcelos, Letieres Leite, que me inspiraram a fazer este disco”, observa Gilú.

Seguindo um caminho diferente do primeiro disco solo, “Pejí” (2018), o novo álbum é todo instrumental. Cada música tem um espírito, uma energia diferente. É recheado de sonoridades distintas, vários tipos de percussão, como a mimbira, a zabumba, a alfaia, o pandeiro, o ilú, a ngoma, o caixa, o ganzá, o baji e o berimbau.

“A gente tem em Pernambuco muitos ritmos percussivos, como o maracatu, o coco e a ciranda, num estado com uma diversidade cultural muito grande. Temos o frevo, que é um dos nossos principais ritmos. Continuamos enfatizando estas duas grandes escolas, mas crio peças percussivas explorando ritmos originários e fazendo releituras de ritmos do mundo afora, mesclando, trazendo minha bagagem como músico profissional, tendo passado por tantas bandas”, compara.

Trajetória

Um dos principais projetos da carreira de Gilú Amaral foi o espetáculo solo “Percursos”, de 2015, e que o levou a fazer turnês nos Estados Unidos e na Europa, duas vezes. O artista também participou de festivais e tocou em casas de shows importantes, como a Casa da Música, em Porto (Portugal). “Desde criança, quando comecei a subir ao palco, toco do mesmo jeito, imerso em cena, encarando o público com a mesma entrega”, explica ele, que aos 12 anos ganhou os primeiros cachês e, aos 19, se lançou no mercado internacional.  Até hoje, Gilú já esteve presente na gravação de mais de 200 discos e turnês, a exemplo de Naná Vasconcelos, além de Ave Sangria, Renata Rosa, Banda de Pau e Corda e Bonsucesso Samba Clube. 

A Orquestra Contemporânea de Olinda, da qual é fundador, também lhe abriu muitas portas, com indicação ao Grammy e a citação entre os 10 Melhores Concertos do Brasil, em ranking do jornal O Globo. Gilú também é produtor musical, compositor de trilhas sonoras para filmes e espetáculos de dança, além de curador do Festival Aurora Instrumental.

“Sou um cara que pensa a música de forma ampla, tenho um festival como o Aurora Instrumental, que em sua edição mais recente, no final de 2022, fez uma edição inteira dedicada às mulheres e que busca encarar a arte pelo viés da transformação social, em como isto chega na sociedade”, pontua. Outra parceria importante na trajetória do artista foi com o DJ Rimas.INC (Clécio Rimas), mesclando instrumentos percussivos com as batidas eletrônicas.

FAIXA A FAIXA

Faixa 1: Aqualtune - É a composição mais introspectiva do disco, alcançando uma melodia mais melancólica, numa saudação à princesa africana Aqualtune, caprichando na riqueza dos arranjos. Os tambores são destacados, com ilú, conga, ngoma e a mbira ou kalimba, do Zimbábue, além de caxixis, maracas, talking drum, djembe, dununba, sangban, kensedeni, sementes e darbuka.

Faixa 2: Encontros de Culturas - A percussão é provocada a partir do duelo de pífano e clarinete, podendo ser comparada a um caboclinho não-convencional. Leve, a faixa tem a participação de Alexandre Rodrigues, o Copinha, um dos maiores pifeiros do Brasil, que com sua performance eleva o instrumento a um novo patamar, de protagonismo. 

Faixa 3: Mourisca - Escolhida para ser o single de “O Sopro e a Percussão”, o novo disco de Gilú Amaral, a música “Mourisca” é um retrato da herança moura no Brasil, numa sonoridade conduzida pela percussão, com destaque para instrumentos como os pandeiros e a darbuka. Essa influência árabe também se encontra presente na linha melódica dos metais. A composição tem várias mudanças de compassos, trazendo uma originalidade e diversidade rítmicas, numa influência que se estende no Nordeste para diversas manifestações culturais, como os tradicionais Aboios, a Rabeca e a arquitetura de monumentos históricos, a exemplo do casarão onde fica o Casbah, em Olinda, a primeira casa a ser tombada no Brasil.

Faixa 4: Saudação às deusas - Uma saudação às deusas, é mais calma e traz uma energia feminina. São usados o berimbau, a mbira e um trio de tambores graves (dununba, sangban, kensedeni). Os arranjos são de Henrique Albino, um dos principais parceiros de Gilú na confecção do disco.

Faixa 5: Passeio por Olinda - Traz a pulsação de um encontro de troças carnavalescas, dos sons de frevo, maracatu, marchinhas se misturando como se o ouvinte estivesse numa rua de Olinda, assistindo aos ensaios das agremiações no mês de janeiro. Os arranjos são de Ivan do Espírito Santo, que por três anos assinou os arranjos da Orquestra Contemporânea de Olinda. É daquelas melodias que ficam na cabeça, que seguimos assobiando depois.

Faixa 6: Mardi Gras - É a mais pop do disco, uma das mais dançantes e leva este nome devido ao Carnaval de Nova Orleans, nos Estados Unidos, considerado o berço mundial do jazz com suas brassbands. Para dar este tom do groove, do balanço dos metais, Gilú convidou o saxofonista Parrô Melo, Deco do Trombone e o trompetista Marcos Oliveira. Traz a bateria com set de alfaia e as congas, que se tornaram marca registrada do artista, além da tuba e do derbaki. 

Faixa 7: Pernamcubanos - É um tributo a Cuba, em referência ao filme homônimo de Nilton Pereira, parceiro de Roger de Renor no Som da Rural. Faz um paralelo entre o hang drum, de origem suíça e o steel drum. “São instrumentos parecidos, mas com afinações diferentes. Também uso as congas. Cresci escutando muita música cubana, as guarachas da Zona Norte do Recife. E tem estas semelhanças de Havana com o Recife, de sermos cidades portuárias, da nossa música”, afirma Gilú. Foi a última composição a entrar no disco e é a mais curta: praticamente uma vinheta, com duração de 1 minuto e 40 segundos apenas.

 

Serviço:

Lançamento do disco “O Sopro e a Percussão”, de Gilú Amaral

Onde: nas plataformas digitais, como Deezer e Spotify

Quando: Dia 15 de março

Mais informações pelo Instagram: @giluamaral

Hoje tem Pernambuco na Tela Quente


Produção 100% pernambucana e com atores de muito talento: Paulo de Pontes, Rubens Santos, Pedro Dias, Danilo Santos e grande elenco. É logo mais à noite, depois do BBB, na Tela Quente.