sábado, 14 de maio de 2022

TIM Ads analisa rotina de veganos e vegetarianos

 

Para quem segue uma dieta restritiva, a vida social pode virar um tormento em vez de uma diversão. Isso é o que revela uma pesquisa do TIM Ads, plataforma da TIM, que entrevistou cerca de 80 mil clientes pré-pagos da operadora em todo o país. Dos respondentes que afirmaram ser adeptos da alimentação vegetariana, que restringe somente a carne, ou vegana, em que se evita o consumo de qualquer produto que tenha origem animal, 28% disseram que já deixaram de comparecer a algum evento por lá não ter a alimentação de acordo com a sua dieta. Já para 28% dos entrevistados, a resposta foi "algumas vezes". Outros 28% disseram que foram ao evento, mas que não se alimentaram. E 14% não deixaram de ir, mas levaram a própria comida. Entre os mais de 3.100 entrevistados em Pernambuco, 21% já deixaram de sair para lugares por não terem a sua opção de alimentação e 25% disseram que levaram sua própria comida.

Além da dificuldade em manter uma alimentação restrita em eventos, seguir com a dieta proposta no dia a dia se torna algo ainda mais trabalhoso quando as pessoas mais próximas não colaboram com o processo. De acordo com a pesquisa, apenas 5% dos respondentes não se sentem compreendidos e respeitados por seguirem determinada dieta. Já 28% contam com o apoio de amigos e familiares, enquanto 23% responderam que têm o suporte da maioria das pessoas e 34% possuem a aceitação de todos em sua volta. Esse percentual é ainda maior entre os pesquisados em Pernambuco, onde 41% se sentem compreendidos e respeitados por todas as pessoas.

A pesquisa também buscou entender como os entrevistados foram incentivados a aderir a dieta em questão. “Sempre gostei de me alimentar assim” foi a resposta de 10% do total pesquisado e 12% dos pernambucanos. Amigos, familiares e outras pessoas próximas foram responsáveis por influenciar a dieta de 9%, que é o mesmo percentual para os que buscaram saber da dieta por conta própria. "Fui criado dessa forma”, "no trabalho", "veículos de informação", "não recebi incentivo" e "redes sociais" registraram 8% cada, seguidos de "religião", “instituição de ensino”, "celebridades e youtubers” e “blogs, comunidades e sites diversos”, com 7% cada.

Tratamento de câncer e preservação da fertilidade

 

O diagnóstico de câncer, desde a descoberta até o tratamento, são momentos de mudanças físicas e psicológicas. Uma das observações dos médicos durante a escolha dos recursos terapêuticos é em relação ao paciente: crianças antes da puberdade, adolescentes e mulheres e homens jovens, que não têm filhos ou desejam ter, devem se submeter à uma maior preservação da fertilidade.

O médico oncologista deve estar atento à idade, histórico e escolha do paciente na hora de cuidar da fertilidade no tratamento da doença, porque durante esse período, podem existir mudanças – temporárias ou não – na fertilidade do indivíduo, por diversos motivos.

“Nas mulheres, pode acontecer a remoção dos órgãos reprodutivos e ação das drogas citotóxicas, quimioterapia e radioterapia, que levam à falência ovariana, menopausa precoce ou outros problemas reprodutivos. Várias técnicas podem ser aplicadas para preservar a fertilidade durante o tratamento do câncer e ficam na área da oncofertilidade – que une uma equipe de oncologia e reprodução humana. Os tratamentos atuais são diversos, dependendo do caso de cada paciente”, afirma a oncologista Ana Carolina Branco, da Multihemo Oncoclínicas.

Um deles é o congelamento de óvulos, indicado para mulheres no período reprodutivo e com boa reserva ovariana. Os óvulos maduros são congelados e, posteriormente, usados para a fertilização in vitro. O congelamento do tecido ovariano é igualmente outra técnica segura, eficaz e moderna, voltada para meninas que ainda não atingiram a puberdade.

“Também são opções o bloqueio ovariano por medicação, para proteger os ovários durante a quimioterapia, e a realocação dos ovários. Nessa última opção, uma cirurgia é feita para deslocar os ovários para outra região do abdômen, para diminuir o risco de eles serem acometidos”, explica Ana Carolina.

O cuidado reprodutivo durante o tratamento oncológico é possível, apesar dos riscos comuns de infertilidade para o paciente. A opção priorizada sempre deve ser a que dê mais qualidade de vida e saúde física e mental para cada paciente.

Recife abre vagas para stand da Secretaria da Mulher na Feneart

 

A Prefeitura do Recife está com inscrições abertas para o estande institucional da Secretaria da Mulher na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). As interessadas tem de hoje, sexta-feira (13), até dia 18 de maio para se inscrever. Podem participar exclusivamente artesãs que integram a Rede de Mulheres Artesãs do Recife. Ao todo 20 vagas estão sendo ofertadas. A divulgação do resultado da primeira fase será feita no site da Prefeitura da Cidade do Recife, e no Instagram da Secretaria da Mulher do Recife (@secmulherecife), no dia 20 de maio. As inscrições podem ser feitas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmbLHCAQvMwu7H7bX9g6wgG2Puc08EZqcPxzDaUdLcsBl7dQ/viewform.

O processo de seleção dos produtos acontecerá em três fases. Na primeira, cada artesã poderá inscrever no máximo cinco tipos de produtos diversificados para serem avaliados, sendo selecionados apenas aqueles que atendam aos critérios estabelecidos para a FENEARTE. Os produtos deverão ser inscritos em conformidade com o formulário disponibilizado no portal da Prefeitura do Recife e enviados juntamente com cinco fotos – relativas à totalidade de produtos - para a apresentação na primeira fase do processo seletivo. Produtos alimentícios estão permitidos, desde que cumpram com as normas de conservação e embalagens adequadas, isto é, lacradas ou fechadas e devidamente etiquetados com data de fabricação e validade e ingredientes. Não estão permitidos produtos alimentícios que devam ser consumidos no local.

Na segunda fase, os produtos devem ser entregues na Secretaria da Mulher do Recife entre os dias 23 e 24 de maio de 2022. Produtos alimentícios devem ser entregues no dia 25 de maio de 2022. Quem passar para a terceira fase, terá seu produto avaliado por meio de curadoria, a ser realizada nos dias 26 e 27 de maio de 2022. A Comissão de Avaliação será composta por quatro avaliadoras. As peças serão avaliadas e pontuadas de 1 a 5, de acordo com critérios como: Valor cultural agregado (artesanato), Criatividade/Inovação, Qualidade do produto, Acabamento, Sustentabilidade, Harmonia das cores, Beleza e Viabilidade econômica. A divulgação do resultado final será feita no dia 31 de maio.

Mais informações através do número 81 99128-9897 ou podem ser encontradas no edital, através do link: https://dome.recife.pe.gov.br/dome/buscar.php?palavras=Fenearte+2022&opcaoBusca=frase&dataIni=05%2F05%2F2022&dataFim=05%2F05%2F2022

lmprensa Recife

Neoenergia retira ligações clandestinas em Brasília Teimosa

 

A Neoenergia Pernambuco promoveu uma ação especial de combate às ligações clandestinas no bairro de Brasília Teimosa, na última quinta-feira (12). Durante todo o dia, 120 colaboradores da concessionária realizaram 78 inspeções em residências e comércios, retiraram 190 ligações clandestinas, regularizaram 20 unidades consumidoras e substituíram 38 medidores de energia elétrica, seja por avaria, mau funcionamento ou tempo de uso. Além disso, foram realizadas mais de 130 ações de segurança, quando equipes da distribuidora abordaram os moradores de casa em casa, entregando material educativo com a finalidade de alertar para os riscos do uso indevido da energia elétrica. A iniciativa faz parte do trabalho que a Neoenergia Pernambuco tem desenvolvido com o objetivo de combater as ligações clandestinas no Estado.

Outra atividade que também ocorreu durante a ação operação foi o corte de energia dos clientes que estavam inadimplentes. Foram aproximadamente 70 cortes no fornecimento. Alguns realizaram a negociação no momento da ação, com o eletricista que estava munido da maquineta, com a possibilidade de dividir a dívida em até 24 parcelas, no cartão de crédito, e evitaram a intervenção.

“Identificamos que o bairro de Brasília Teimosa reunia uma série de irregularidades que deveriam ser corrigidas no mais curto espaço de tempo possível. É importante lembrar que a ligação clandestina prejudica o fornecimento dos demais moradores e promove sérios riscos de segurança para toda a comunidade. Desta forma, reunimos vários setores da empresa para um dia inteiro de muito trabalho com um resultado positivo para todos”, afirmou o supervisor de recuperação de energia da Neoenergia, Ícaro Bezerra.

A Neoenergia reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

É de se destacar que todas as vezes que ocorre o furto de energia, a conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes, segundo a norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor em todo o Brasil. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede.

lmprensa Neoenergia PE

Paulista monitora caminhada de filhotes de tartaruga ao mar neste domingo

 

Neste Domingo (15), a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, vai monitorar o nascimento da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), na praia de Enseadinha, no Janga. A eclosão acontecerá às 7h. A população está convidada a acompanhar a caminhada.

O ninho é monitorado pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), coordenado por Silvio Batista, através do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas.

A iniciativa, que foi aprovada pelo SISBIO ICMBIO Centro Tamar, já identificou mais de 30 ninhos no litoral do Paulista, desde o início deste ano. Mais de 1.300 filhotes nasceram nessa temporada reprodutiva, e cerca de sete ninhos ainda vão eclodir no local.

A população também pode ajudar na identificação dos ninhos. Se você identificar uma tartaruga marinha no momento da desova, não mexa e acione o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) do município pelo número de telefone 9.9882-8387, ou a Guarda Municipal discando o 153.

Endereço:
Data: 15 de maio de 2022
Horário: 7h, pontualmente.
Rua Barreiros, praia de Enseadinha, Janga.
Referência: Restaurante Liu da Carne de Sol.
Contato: (81)99836-9947.

lmprensa Paulista

Aula magna marca início dos primeiros cursos da Escola de Formação do SUAS de Pernambuco

 

A Escola de Formação do Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (ESFOSUAS-PE) promoveu, na noite da sexta-feira (13), a aula inaugural dos dois primeiros cursos de pós-graduação da instituição, criada em setembro de 2021. As especializações em Políticas Sociais e Gestão de Políticas Sociais contam, cada uma, com 60 alunos ingressantes via processo seletivo. Os cursos serão gratuitos e representam uma iniciativa pública de capacitação em nível de pós-graduação inédita para o setor no Estado.

As especializações são destinadas para servidores e agentes públicos do Estado que atuam na Política da Assistência Social. O momento inicial dos cursos, acompanhado virtualmente pelos alunos, teve a aula magna proferida pelo professor Paulo Jannuzzi, pesquisador no campo de Monitoramento e Avaliação com experiência em instituições como Fundação Seade, PUC-Campinas, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o antigo Ministério do Desenvolvimento Social.

Criada através do Decreto de nº 51.468, de 28 de setembro de 2021, a ESFOSUAS é considerada um marco na política da Assistência Social de Pernambuco e para os trabalhadores do SUAS. A instituição tem como objetivo promover uma política de formação e capacitação de forma integrada, sistemática e continuada, fundada no princípio da educação permanente e visando ao desenvolvimento dos servidores públicos que atuam no SUAS. A instituição é financiada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). A certificação dos cursos é da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Durante a mesa de abertura, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Edilazio Wanderley, ressaltou a importância de investimentos na capacitação dos profissionais da Assistência Social em um período de desmontes de políticas públicas no nível federal. "Neste momento em que a miséria volta a bater na porta dos brasileiros, é importante e necessária uma ação como esta, voltada a capacitar as pessoas que estão lá na ponta. O Governo de Pernambuco, que criou a ESFOSUAS no ano passado, por meio de decreto do governador Paulo Câmara, não está na contramão, mas, na verdade, está na direção certa, em contraponto às ações de desmonte na Assistência Social que temos visto por parte do Governo Federal", afirmou o secretário.

No mesmo sentido, o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, afirmou que a disponibilização desses cursos demonstra o compromisso e aumenta a responsabilidade dos envolvidos com políticas públicas que reduzam as desigualdades. “Os países que reduziram a desigualdade social o fizeram quando criaram políticas permanentes e fortes em educação. Estamos participando da abertura de um curso para trabalhadores do SUAS, que devem entender a responsabilidade que terão nesse processo formativo. O papel de vocês deve ser muito mais amplo a partir dessa formação, quando terminarem esses cursos”, declarou.

A aula inaugural também contou com a participação do professor Francisco Soares, coordenador dos cursos Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRPE, do professor Humberto Miranda, coordenador da Escola de Conselhos, ligada à UFRPE, da professora Raquel Uchoa, coordenadora-geral do CapacitaSUAS, e das professoras Gabriela Bezerra e Valéria Gomes, coordenadoras pedagógicas, respectivamente, dos cursos de especialização em Políticas Sociais e em Gestão de Políticas Sociais.

lmprensa SDSCJ

Paulista terá I Concurso de Fotografias na Semana do Meio Ambiente e programação temática inspirada na ONU

 

Neste ano, a Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (Sedurtma), promoverá a Semana do Meio Ambiente com a temática "Uma só Terra", de 5 a 10 de junho, inspirada na Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o evento, o Município realizará I Concurso de Fotografia "Olhares Ambientais do Paulista". A inscrição para o concurso segue entre os dias 14 e 22 de maio, em página do Instagram, e o resultado será divulgado no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

A Semana de Meio Ambiente é coordenada pelo Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA). O evento será realizado a partir de atividades presenciais e remotas que possam sensibilizar diferentes públicos dentro do município, abordando um potencial com a discussão global sobre a relação do homem com a natureza.

No ano de 2022, o NSU deu um passo significativo para a consolidação do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas, conquistando a autorização do ICMBIO/ SISBIO. Mais de 30 ninhos foram monitorados e mais de 1.000 filhotes de tartarugas de diferentes espécies chegaram ao mar na costa de Paulista.

A temática "Uma só Terra" foi lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Semana do Meio Ambiente, propondo uma reflexão sobre a interação entre humanos e não humanos, discutindo a potencialidade dessa relação em afetar diferentes modos do planeta. Serão abordadas as ações do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas e Combate ao Lixo no Mar.

"O município durante a Semana do Meio Ambiente pretende fortalecer os saberes populares e práticas ecológicas desenvolvidas por diferentes grupos da sociedade civil", Silvio Batista, Coordenador do NSU.

Concurso de Fotografia

O objetivo do Concurso de Fotografia "Olhares Ambientais do Paulista" é destacar a biodiversidade existente com a finalidade de valorizar a fauna e flora. Os avaliadores irão observar os registros fotográficos de espécies nativas da Mata Atlântica vegetais, animais e paisagens naturais diversas como área de mata, manguezais, praias, rios entre outras.

Para participar, o candidato precisará cumprir as seguintes etapas:

1 - Seguir redes sociais @sema_paulista e @paulista.tartarugasmarinhas;

2 - Postar apenas 1 (uma) fotografia por participante que irá concorrer no Feed do seu perfil no Instagram, entre os dias 14 de maio a 22 de maio de 2022).

3 - Informar na legenda: título da foto, nome completo do autor(a), local onde foi realizada a fotografia; adicionar a hashtag: #olharesambientaisdopaulista;

4 - Marcar @sema_paulista na postagem, para que seja efetivada a inscrição.


IMPORTANTE - Para concorrer à premiação deste concurso, o inscrito que tenha perfil privado no Instagram deve alterar a configuração para que o perfil esteja aberto no período de seleção de fotografias, do momento da inscrição da fotografia até a divulgação do resultado final, possibilitando a visualização da fotografia inscrita pela Comissão Organizadora.

Os participantes que enviarem as fotos para o concurso automaticamente declaram-se cientes e autorizam a divulgação das imagens nas redes sociais da Prefeitura, com os devidos créditos fornecidos ao autor.

2 – SELEÇÃO

2.1 As fotografias participantes do concurso serão pré-selecionadas pela equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana/NSU por seus Servidores Efetivos entre os dias 22 a 23 de maio de 2022, no máximo de dez (10) fotografias de acordo com os seguintes critérios:

-Pertinência da fotografia em relação ao tema do concurso;
-Relevância em relação ao valor socioambiental expresso na fotografia;
-Criatividade;
-Originalidade;

Obs.: NÃO serão aceitas fotografias com efeitos digitais ou manipulação da imagem de qualquer natureza, como bordas, molduras, retoque, inserção ou remoção de conteúdo da imagem.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente - SEDURTMA
Prefeitura Municipal do Paulista – PE CNPJ: 10.408.839/0001-17
Rua Epitácio Pessoa N°257. Centro, Paulista-PE. CEP: 53.401-220

2.2 Das fotografias pré-selecionadas, um/a Fotógrafo/a profissional convidado/a cujo nome
será divulgado nas redes sociais fará a seleção das cinco (5) melhores fotos a ser divulgada no
dia 26 de maio de 2022 de acordo com os seguintes critérios:

-Qualidade da imagem
-Composição de imagem
-Qualidade Artística
-Criatividade
-Originalidade

2.3 As fotografias serão publicadas no feed do Instagram do @sema_paulista para votação
popular entre os dias 26 a 29 de maio. Dentre as cinco (5) fotos selecionadas, aquelas que
receberem mais curtidas receberão a premiação de 1o, 2° e 3o lugares.

4 – PREMIAÇÃO

4.1 Os autores das fotografias premiadas receberão troféu (1o, 2o e 3o lugar) e kit personalizado
na data 06 de junho de 2022 durante a abertura da Semana do Meio Ambiente. As fotos
ganhadoras serão divulgadas durante o evento e nas redes sociais da Prefeitura;

#Programação completa da Semana de Meio Ambiente

5 de junho
8h às 11h - Mutirão de Limpeza em Enseadinha e lançamento de Carta aberta para criação de Santuário das Tartarugas Marinhas em Paulista

6 de junho
8h às 10h - Mesa de abertura: Prefeito Yves Ribeiro, Secretários, Coordenador do NSU e fala de Bruna sobre a história do NSU.
10h às 10h30 - Premiação do Concurso de Fotografia
10h30 às 12h - Abertura da Exposição de Fotografias do NSU
14h30 às 15h30 - Live autorização SISBIO - Monitoramento e Manejo de Tartarugas Marinhas no Brasil (Kelly Bonach, analista Ambiental do ICMBio. Mediação de Bruna Maldonado, analista ambiental da SEMA - Paulista).

7 de junho
8h às 8h30 - Exibição dos vídeos ambientais (Peixe-boi e tartaruga)
8h30 às 9h20 - Palestra da pesquisadora Guilia Bertotti "Tartarugas Marinhas em Pernambuco"
9h20 às 9h50 - Debate
9h50 às 10h10 - Intervalo
10h10 às 10h10 - Fala da equipe sobre o Projeto Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas e a importância de preservar a área costeira do município.
10h30 às 10h50 - Apresentação do Projeto de Conclusão de Curso "Aplicativo Tartarugas", de Gabriel Silva (IFPE).
10h50 às 11h20 - Debate

Estande CEFOMP
Exposição científica sobre bioeconomia
Exposição científica Ciência do Solo


8 de junho
8h às 9h - Exposição Museu do Solo.
9h às 9h50 - Palestra "Uma só Terra", uma visão ampla sobre o solo.
9h50 às 10h20 - Debate
10h20 às 11h20 - Exposição Museu do Solo

Estande CEFOMP
Exposição científica sobre bioeconomia
Exposição científica Ciência do Solo
Exposição de Fotografias do NSU

9 de junho
8h às 12h
Exposição ou apresentação PetEcologia
Exposição LIAR
Estande CEFOMP
Exposição científica sobre bioeconomia
Exposição científica Ciência do Solo
Exposição de Fotografias do NSU

10 de junho
8h às 12h
Estande Projeto Bolhas (GreenGirl) e finalização da campanha de coleta de óleo.
Estande CEFOMP
Exposição Museu de Eletrônicos
Exposição Exsicatas
Exposição científica sobre bioeconomia
Exposição científica Ciência do Solo
Exposição de Fotografias do NSU


lmprensa Paulista

#AOVlVO Taís Paranhos no Podcast Papo Sem Arrudeio