quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Corredor Norte/Sul ganha mais uma linha do Via Livre BRT

A partir desta sexta-feira (3/10), os usuários do Via Livre Norte/Sul terão mais uma opção de linha para se deslocar até o centro do Recife.

1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) passa a operar exclusivamente com BRT atendendo, nos dois sentidos, as quatro estações em operação no corredor: Tacaruna, 13 de Maio, Riachuelo e Praça da República. Com a mudança, a linha sairá do TI Pelópidas Silveira, deixará de trafegar pela Rua do Sol e passará a fazer retorno na Av. Dantas Barreto, realizando itinerário pela AV. Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, AV. Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua do Riachuelo.

Os usuários do TI PE-15 também serão beneficiados com a nova linha. Com o início da operação só com BRT, a 1979 também passará a integrar no terminal, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto subúrbio/cidade, dando mais opções aos usuários com destino ao centro do Recife. Dentro do TI PE-15 o embarque e desembarque da linha serão indicados nas plataformas.

Ao todo, a 1979 irá circular com 12 BRTs realizando 88 viagens com um intervalo de cinco minutos nos horários de pico. Esta linha circula de segunda a sexta das 5h30 às 19h40. A operação do Via Livre 1915 – PE-15 (Dantas Barreto) não será alterada e continuará com 14 BRTs, 147 viagens e um intervalo de cinco minutos entre um veículo e outro.

Com a novidadeas duas linhas do Via Livre Norte/Sul passe a atender 17.800 mil passageiros por dia.

HISTÓRICO DO CORREDOR

Desde julho desde ano, o corredor Norte/ Sul encontra-se em operação com a linha 1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) que circula de domingo a domingo das 5h às 22h. Cada estação de BRT tem capacidade para atender cerca 300 pessoas.

Para mais informações o usuário dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

Imprensa Grande Recife

Funcionários da Refinaria Abreu e Lima e Petroquímica Suape continuam em greve

Os 800 funcionários da Enfil, empresa responsável pela instalação dos sistemas de tratamento e reuso de água da Refinaria do Nordeste Abreu e Lima (Renest), decidiram durante assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (02) que continuariam com a greve iniciada ontem. Os patrões garantiram que pagariam os 9% do reajuste salarial – acordado durante a convenção coletiva de agosto – no próximo dia 07. Porém, não afastaram do cargo um gerente de contrato que estaria cometendo assédio moral contra os trabalhadores, tampouco não se pronunciaram sobre os 30% periculosidade para todos os trabalhadores envolvidos na planta industrial.
 É a quarta paralisação em menos de um mês na Refinaria e Petroquímica devido ao descumprimento dos acordos conquistados na convenção coletiva. Desta vez, são 800 homens e mulheres de braços cruzados. “Eles só vão voltar ao trabalho quando a empresa garantir o pagamento, também, dos 30% e de todos os outros direitos e afastar o gerente. Os trabalhadores estão sofrendo assédio moral”, ressalta Leodelson Bastos, diretor de fiscalização do Sintepav-PE (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado de Pernambuco).
Os funcionários das empresas da Emypro Brasil, a primeira a paralisar, tiveram parte das reivindicações atendidas e voltaram ao trabalho, já que a empresa garantiu regularizar toda a situação. Pelo mesmo motivo, os trabalhadores da Oliveira Construção e Engenharia também voltaram às atividades na semana passada. Já os da Manserv Montagem e Manutenção S. A, que cruzaram os braços ontem, continuam parados aguardando um posicionamento dos patrões.

Encontro Internacional de Mulheres Palhaças‏

De 06 a 12 de outubro acontece em São Paulo o I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP, evento sobre comicidade feminina.  Organizado pelo Teatro da Mafalda, o I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP é o 7º no mundo sobre o tema. Em sua programação traz uma incrível diversidade de tipos cômicos distribuídos em atrações nacionais e internacionais, além de mesas de debate, oficinas, vivências artísticas, aula-espetáculo e demonstrações técnicas.

Confira abaixo a programação completa do evento:

SEGUNDA – FEIRA (06/10)

16hs 
ABERTURA DO I ENCONTRO INTERNACIONAL DE MULHERES PALHAÇAS // Duração 60 Min. // LIVRE
Com TEATRO DA MAFALDA e palhaças convidadas
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO // Av. São João, 473 - Centro // Grátis // 80 Lugares
Na Abertura Oficial do I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, teremos, entre tantas surpresas,  uma homenagem feita pela organização do Encontro à Velha Guarda do Circo , que se encontrava toda segunda -feira no Café dos Artistas , vizinho ao Centro de Memória do Circo, ainda alguns são "amigos" do Centro de Memória e pretendemos homenageá-los. Também haverá um pocket show da Musa Oficial do Encontro , Lucille Ball, com seus incríveis números cômicos! Não faltará também uma recepção carinhosa para as Artistas e para todo o público!!!

19HS – ESPETÁCULO: SPAGHETTI (Cia.Seres de Luz Teatro), com Lily Curcio e Vanderléia Will  (SC) – Direção de Leris Colombaioni // Duração 55 min. // LIVRE
Galeria Olido – Sala Olido // Av. São João, 473 - Centro // Grátis // 293 Lugares // Tel: 11 3331-8399
Finalmente chegou o dia da tão esperada inauguração do elegante Restaurante “Estilo Bistrô”. O garçom trabalhou incansavelmente cuidando dos mínimos detalhes, quase na beira da obsessão, para e deixar o local impecável à espera da seleta freguesia. Mas, um “pequeno exagero“ nos brindes com champanhe fará com que as coisas não funcionem da maneira esperada. De repente as coisas parecem cobrar vida, mudam de lugar e uma simples tarefa pode representar um caos... O restaurante já está pronto e absolutamente nada pode dar errado para receber primeiro cliente…ou será melhor falar a primeira “vitima” do dia?

TERÇA – FEIRA (07/10)

11hs – DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA: “Os sete lados do ridículo”, com Naomi Silman – Direção Naomi Silman // 60 Min. // LIVRE
Centro Cultural da Penha // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis // 20 Vagas // Tel: 2295-0401
A atividade é resultado da pesquisa do Grupo Lume em torno do palhaço no sentido cômico do corpo e do intercâmbio com Sue Morrison, diretora artística do Theatre Centre (Canadá). “Os sete lados do ridículo” mostra os aspectos básicos do processo de construção do palhaço por meio do trabalho desenvolvido por Morrison, conhecida mundialmente por seu método de trabalho “O Clown Através da Máscara”, que mescla a tradição do palhaço sagrado das tribos indígenas norte-americanas com a do clown europeu.

17hs – ESPETÁCULO: CIRCULUZ BRINCANTE (Trupe Circuluz, Cia de Artes) com Raquel Franco. (MA) – Direção: Raquel Franco // Duração 50 min. // LIVREPraça Coronel Fernando Prestes, 74 - Metrô Tiradentes // Grátis
O circulo é o local do circense, do ritual, do teatro de rua, do encontro. E nele, a palhaça Keke leva ao público elementos de sua genealogia, as partículas de brincadeira, riso e absurdo que a compõe.
“Circuluz Brincante” é um espetáculo de rua onde são exploradas as várias possibilidades de jogo e dialogo entre comicidade, cultura popular maranhense e habilidades circenses. Keke Kerubina Rosa Vermelha do Jardim da Vida recria números de malabarismo, acrobacia área no tecido, utilizando a dança e a dramaturgia popular, para então no desenrolar das cenas semear na plateia a vontade de mostrar seu próprio brincante.

19hs – ESPETÁCULO: PELO CANO (Cia. Pelo Cano) com Paola Musatti e Vera Abudd (SP) – Direção: Las Ventanas // Duração 60 min. // LIVRE
Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis// 128 Lugares // Tel: 2295-0401
Nesta peça, duas palhaças vivem pequenas situações revelando sua forma de interagir com o mundo, em geral de forma ridícula e catastrófica. Em cena, utilizam objetos cotidianos como dinheiro, fita crepe, sifão de pia - formas que escapam da sua função cotidiana e utilitária. Eles ajudam a revelar a inaptidão do palhaço com a vida, sua forma enviesada de resolver as situações e seu dom de transformar a realidade. O espetáculo traz uma releitura da palhaçaria clássica e revela a partir de pequenas situações um universo inusitado, aquele em que habita o palhaço.

21hs – CABARET´RANS , com Alessandro Aguipe, Ésio Magalhães, Lily Curcio e Ronaldo Aguiar - Direção de Caco Mattos // 60 Min. // 16 anos
Centro Cultural da Penha // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis// Grátis// 200 Lugares // Tel: 2295-0401
Na Noite do Cabaret’rans estarão reunidas as figuras mais extravagantes do I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças.

QUARTA – FEIRA (08/10)

11hs – AULA ESPETÁCULO “Eu, eu mesma e Dona Negron”, com Cida Almeida – Direção: Cida Almeida // 60 Min. // LIVRE
Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis// 128 Lugares // Tel: 2295-0401
Um ATO CÊNICO, uma vivência do AQUI E AGORA em busca do momento Exato em que acontece o Teatro. A busca da liberdade entre 03 formas expressivas: a palavra, a máscara e o palhaço. Entre o SER e o NÃO SER a necessidade de encontrar um trajeto onde se possa navegar a dois, a três, a quatro... mas nunca sozinho. Compartilhar hoje é um termo bastante usado com dividir - seria talvez um termo ajustado para o que se busca aqui. Dividir a responsabilidade no ato cênico é ser cúmplice e tornar-se cúmplice e responsável pelo prazer de se estar com o outro.

15hs – MESA: AS MULHERES NO CIRCO E AS PALHAÇAS com Ermínia Silva (UNESP), Guaraciaba Malhone e Iracema Cavalcante (Circo Guaraciaba). Mediação: Sarah Monteath// Duração 60 Min. // LIVRE
Centro de Memória do Circo // Av. São João, 473 - Centro // Grátis // 80 Lugares
A proposta dessa Mesa é discutir sobre as atuações e construções femininas na palhaçaria, assim como as várias importâncias femininas dentro do ambiente circense.

21hs – CABARÉ: NOITE DE GALA apresentação Rhena de Faria Com Adelvane Neia, Ana Luisa Cardoso, As Marias da Graça, Beth Dorgan,Gabriela Winter, Joana Piza, Lily Curcio, Maria Silvia Nascimento, Naomi Silman e  Teatro de Anônimo (Maria Angélica Gomes e Regina Oliveira) - Direção Rhena de Faria // Duração: 90 min. // 18 anos
SESC POMPÉIA – CHOPERIA // Rua Clélia, 93 – Pompeia // R$ 24,00, R$ 12,00 e R$ 7,00 // 800 LUGARES
O Cabaré de Gala do I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças é um grande encontro de Especialistas do Riso , mulheres que há muito tempo exercem o Oficio de Palhaça, mulheres que criam a história da comicidade brasileira!! Elas apresentam seus números compartilhando muito riso e alegria. Compõem o cabaré apresentações musicais, números de mágica , mímica , circo- teatro e muito mais! Tudo sob a experiência de nossas divas do riso.

QUINTA – FEIRA (09/10)

10hs – OFICINA DE CORTEJO,  com Naomi Silman - Núcleo de Oficinas na Rua // DURAÇÃO 03 HORAS // Inscrições pelo e-mailencontrodemulherespalhaças@gmail.com // 20 vagas // LIVRE
Galpão do Folias // Rua Ana Cintra, 213  - Campos Elíseos // Grátis
Esta oficina ministrada visa pesquisar a Palhaça(o) no espaço cênico da rua, seu corpo, suas possibilidades de jogo, sua intervenção no espaço urbano e por fim o estudo do cortejo como uma dramaturgia física  que se realiza em um percurso da cidade. A preparação e a saída às ruas para uma procissão-cortejo coordenada pelo artista tem a função de re-significar o espaço público, com base nos elementos vividos pelas palhaças durante o Encontro, por meio de uma intervenção poética e de forte impacto cênico.

15hs – MESA: QUESTÕES DE GÊNERO E AS PALHAÇAS, com Lucia Romano (UNESP), Sylvia Cavasin (ECOS) e Tiche Viana (Barracão Teatro). Mediação: Maria Silvia do Nascimento // Duração 60 Min. // LIVRE
Centro de Memória do Circo // Av. São João, 473 - Centro // Grátis // 80 Lugares
Dentro das diversas perspectivas existentes sobre gênero, identifica-se uma multiplicidade de mulheres e homens que criam personagens masculinas, femininas, ou sem gênero definido, sob diversas temáticas diferenciadas.

20h30 – ESPETÁCULO:  Paraiso na Terra, com Elke Maria Riedman (AUT) - Direção Ana Hauer // Duração: 60 min. // 12 anos
SESC Vila Mariana - Auditório // Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana // R$ 30,00, R$ 15,00 e R$ 9,00 // 131 LUGARES
A peça conta a história de Frau Heimpl que perdeu a mãe, cumpriu o seu dever de cuidar dela, e agora quer viver: ela, então, conhece e sabe como melhorar o mundo, e está no caminho de uma nova liberdade. Mas nesta procura da sorte, para Frau Heimpl, a humanidade está em primeiro lugar. Conseguirá Frau Heimpl saltar do seu quarto para o mundo?

SEXTA – FEIRA (10/10)

10hs – OFICINA DE CORTEJO  com Naomi Silman - Núcleo de Oficinas na Rua // DURAÇÃO 03 HORAS // Inscrições pelo e-mailencontrodemulherespalhaças@gmail.com // 20 vagas // LIVRE
Galpão do Folias // Rua Ana Cintra, 213 – Campos Elíseos // Grátis
Esta oficina ministrada visa pesquisar a Palhaça(o) no espaço cênico da rua, seu corpo, suas possibilidades de jogo, sua intervenção no espaço urbano e por fim o estudo do cortejo como uma dramaturgia física  que se realiza em um percurso da cidade. A preparação e a saída às ruas para uma procissão-cortejo coordenada pelo artista tem a função de re-significar o espaço público, com base nos elementos vividos pelas palhaças durante o Encontro, por meio de uma intervenção poética e de forte impacto cênico.

15hs – MESA BRANCA, com Adelvane Néia, Andréa Macera e Beth Dorgam. Mediação: Sarah Monteath // Duração 60 Min. // LIVRECentro de Memória do Circo // Av. São João, 473 - Centro // Grátis // 80 Lugares
Esta mesa busca discutir o papel e importância do tipo de palhaço Branco na dupla cômica Branco X Augusto.

21hs – ESPETÁCULO: Jardim, com Felícia de Castro e Suzana Miranda (BA) - Direção Felícia de Castro e Flávia Marco Antonio // Duração: 90 min. // 14 anos
Teatro Cacilda Becker // Rua Tito, 295 – Lapa // Grátis // 198 LUGARES
Nesta peça, duas estranhas criaturas entram em cena plantando flores em pequenos vasos. Na perspectiva do universo feminino, as palhaças Bafuda e Ricota evidenciam as luzes e as sombras do ser humano, que aparecem quando se está em relação com o outro. Tendo como temática o afeto, o espetáculo convida a cultivar um novo coração. A dimensão absurda do conflito humano é revelada através de situações cômicas que oscilam entre a guerra e paz. O ridículo feminino e universal é escancarado nos jogos que brincam com diversos universos como o funk, o futebol, o nacionalismo, a guerra, o movimento hippye, o mundo da moda... a realidade é recriada momento a momento numa lógica nonsense e cheia de surpresas.

20hs – ESPETÁCULO: Les hommes ont deux pattes de moins que les animaux, com Hélène Gustin (FRA) 
SESC Bom Retiro – Teatro // Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro // R$ 30,00, R$ 15,00 e R$ 9,00 // 291 LUGARES
Caída de um planeta longínquo, Colette Gomette é uma bola saltitante, uma mulher borracha, animal e primitiva, ocupada em apalpar, mastigar, farejar, explorar ingenuamente um mundo cheio de arestas. Esforçando-se para se integrar, ela se percebe em cena e descobre um certo prazer... Um fenômeno do começo ao fim, que faz rir até as lágrimas.

SABADO (11/10)

11hs – OFICINA: O Palhaço da Cara Preta, com Mestre “Martelo” (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado – PE), Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança), e Geziela Goes (PE) // DURAÇÃO 04 HORAS // Inscrições pelo e-mailencontrodemulherespalhaças@gmail.com // 20 vagas
OFICINA CULTURAL AMÁCIO MAZZAROPI- UNESP CIRCO DA BARRA // RUA BENTO TEOBALDO FERRAZ, 271 – BARRA FUNDA // GRÁTIS
O workshop “O Palhaço da Cara Preta” aborda de forma técnica e poética os elementos principais que constituem a figura do “Palhaço Mateus” (corporeidade e desenvolvimento na brincadeira), além da dança (trupés) e músicas (loas e toadas) da Dança Dramática do Cavalo Marinho de Pernambuco. 
O workhop será ministrado por Alício Amaral, Juliana Pardo, Geziela Goes, e Mestre “Martelo” (Sebastião Pereira de Lima) de Condado –PE. 

17hs– APRESENTAÇÃO com Mestre “Martelo” (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado – PE), Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança), e Geziela Goes (PE)// 50 Min. // LIVRE
OFICINA CULTURAL AMÁCIO MAZZAROPI- UNESP CIRCO DA BARRA // RUA BENTO TEOBALDO FERRAZ, 271 – BARRA FUNDA // GRÁTIS // 150 LUGARES
Com mais de 60 anos de brincadeira, Mestre “Martelo” é considerado o Mateus mais experiente de Pernambuco e irá expor seu trabalho dentro da brincadeira tradicional. 

19hs – ESPETÁCULO: THE SUBSTITUTE com Tanja Simma (AUT) – Direção: Jango Edwards// 90 Min. // 12 anos
SESC Bom Retiro – Teatro // Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro // R$ 30,00, R$ 15,00 e R$ 9,00 // 291 LUGARES
O espetáculo traz à cena a estória épica de uma mulher em busca da felicidade oculta em um mundo obscuro. Uma aventura plena de ação, suspense, romance e tragédia. Esta é uma estória verdadeira, somente os nomes e os lugares foram modificados para proteger aos inocentes. Não é preciso dizer que o substituto profissional é uma carreira que exige anos de trabalho. Portanto, e somente por isso, quando um é flexível, com talento, seguro de si mesmo, diplomático e atento, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para seu empregador que a arte da Substituição pode ter seu lugar. Ocorre que Anna não se encaixava neste perfil... Anna não se encaixava neste perfil ... Mas tratou de encaixar-se... Buscando sempre estar no lugar errado no momento adequado e no momento errado no lugar adequado...

21hs – ESPETÁCULO: SPATHÓDEA (Cia. Dos Anjos), com Silvia Leblon (SP) – Direção: Ricardo Puccetti // Duração: 60 min. // 14 anos
Teatro Cacilda Becker // Rua Tito, 295 – Lapa // Grátis // 198 LUGARES
Por meio das palhaçadas da personagem Spirulina, são revelados segredos, em meio a um mundo peculiar. O espetáculo aborta a temática morte, vida, "morte-vida", desejos e superações. Uma palhaça se mostra devagar. Ela traz uma bagagem. Aos poucos revela seus segredos, seus brinquedos, seu mundo. Convida a plateia a participar desse mundo, incluindo-a na sua lógica pessoal. Mostra a que veio. Fala de morte, vida, morte-vida, desejos, ardis e superações. É funeral. É renascimento.

23hs – Festa – Sambada de Palhaças // Duração: 90 Minutos // 18 anos
Galpão 101 // Rua Faustolo, 101 – Pompéia // R$ 15,00 // 100 LUGARES
Uma festa aberta ao público com música e risada.

DOMINGO (12/10)

10h30– CORTEJO NO “PARQUE” MINHOCÃO – ELEVADO DE MULHERES PALHAÇAS E OUTROS GENEROS - Núcleo de Oficinas na Rua // LIVRE
Elevado Costa e Silva
As artistas prometem fazer grande festa e fazer tremer o Elevado.  Neste cortejo, todos podem ser palhaços por um dia!

18hs  – ESPETÁCULO:  Anna de Lirium: Alive! In concert!, com Tanja Simma (AUT) – Direção: Jango Edwards// 45  min // 12 anos
Centro Cultural da Penha // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis// 128 Lugares // Tel: 2295-0401
Anna foi convidada para uma entrevista de trabalho em um estúdio de gravação e está esperando pela chegada do produtor. Enquanto espera, ela começa a dormir e a sonhar... Nestes sonhos ela se torna uma estrela de vários números musicais e coreográficos que são algumas vezes surpreendentes – até mesmo para ela!

18hs – CABARÉ DAS NEÓFITAS, com direção e atuação de Adelvane Néia e as novas palhaças // Duração 60 min // 12 anos
Teatro Cacilda Becker // Rua Tito, 295 – Lapa // Grátis // 198 LUGARES
Esse cabaré traz à cena números das palhaças da Escola de Palhaça e números de palhaças iniciantes.

18hs – ESPETÁCULO: Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras (Teatro da Mafalda) – Direção: Rhena de Faria // Duração 60 min. // 12 anos
SESC Bom Retiro – Teatro // Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro // R$ 24,00, R$ 12,00 e R$ 7,00 // 291 LUGARES
Durante o espetáculo o público é conduzido a um divertido jogo de enigmas que vai aos poucos contando quem é Mafalda Mafalda e o que de fato aconteceu com ela nesta comédia de suspense e mistério, recheada de humor negro. Mafalda vai se servir de todos os artifícios para convencer o público, e também um aborrecido delegado, de que ela é inocente e só estava realizando o seu trabalho.
 Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio universo do crime, das armas, do cigarro, da bebida e das delegacias de polícia.


FICHA TÉCNICA - I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP

IDEALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: TEATRO DA MAFALDA - Andréa Macera e Alessandro Aguipe

EQUIPE DE PRODUÇÃO  - Ângela Quinto, Daniel Savi, Daniely Varoni , Caco Mattos, Maria Silvia do Nascimento, Sarah Monteath e Wládia Beatriz.

TÉCNICO RESPONSÁVEL - Eduardo Brasil            

TRADUTOR OFICIAL DO EVENTO - Rodrigo Concha

PARCEIRIAS - Centro de Memoria do Circo // Oficinas Culturais // Seres de Luz Teatro //
SESC SP

APOIOS CULTURAIS - Cia. Asfalto de Poesia // Nó Cego Cia de Palhaços // Galpão 101 // Giramondo Hostel // Inspiratorium – Escola de Cinema // Rede Biroska // Villa Flamenca – Núcleo de Arte e Cultura // Galpão do Folias  // UNESP

Passe Livre para estudantes do Recife

A partir desta quarta-feira (1°), Rodrigo Tavares, 11 anos, não vai mais precisar fazer 40 minutos de caminhada de Santo Amaro até a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Pedro Augusto, na Boa Vista. O aluno do 6º ano começou a usar o Passe Livre Recife juntamente com outros estudantes das 36 escolas de 6º ao 9º ano que se cadastraram até o último dia 20.
“Eu sempre ficava com preguiça de acordar cedo e caminhar tudo isso para chegar à escola. Já chegava na sala todo suado e sem vontade de estudar. Hoje foi diferente. Acordei feliz para estrear meu Passe Livre. Agora, com certeza, vou ter mais ânimo para sair de casa e estudar, além de ter a oportunidade de utilizar as passagens nos finais de semana quando for passear”, comemorou o aluno, que mora com os avós. Maurício Luiz Martins, 69 anos, contou que se sentia péssimo por não ter condições de garantir as passagens para o neto estudar. “A gente se preocupa em oferecer o melhor, mas não temos condições. Me cortava o coração não conseguir ter dinheiro para isso. Agora é só alegria. É dia de comemorar. Estou feliz porque vi o quanto meu neto ficou feliz”, afirmou.
Cerca de 14 mil alunos da rede municipal de ensino têm direito ao Passe Livre Recife. O cartão dá direito a 70 passagens mensais. No início de cada mês, eles receberão automaticamente o crédito correspondente a 70 viagens no valor de meia passagem da tarifa do Anel A (R$ 1,07). O sistema limitará o uso a 70 vezes por mês, não podendo ser utilizado mais de quatro vezes por dia. Os créditos expiram em 180 dias, como ocorre com todo VEM. Os estudantes poderão usufruir do Passe Livre Recife em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos, feriados e até mesmo durante as férias escolares.
Na manhã desta quarta, o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, esteve na Escola Municipal Pedro Augusto para recepcionar os alunos que utilizaram o Passe Livre pela primeira vez e para orientar os que ainda não fizeram o cadastro no Posto de Atendimento do VEM, na Boa Vista. “Os estudantes que deixaram passar o primeiro prazo não perdem o benefício; só vão demorar mais a usar as passagens gratuitas. Quem emitir o cartão até o dia 20 de cada mês poderá andar de ônibus de graça no dia 1º do mês seguinte”. A expectativa do secretário é que o Passe Livre ajude a reduzir a evasão escolar, proporcione aos estudantes o acesso ao lazer e colabore para a economia das famílias de baixa renda. O investimento será de cerca de R$ 1 milhão por mês, o que representa uma economia mensal de R$ 74,90 para cada família. No fim do ano, os pais terão economizado mais de um salário mínimo: R$ 898,80 por aluno.
Pleito de décadas do movimento estudantil, o Passe Livre faz parte do plano de governo do prefeito Geraldo Julio. O benefício foi instituído pela Lei nº 18.043/2014, de autoria do executivo municipal, e sancionada pelo prefeito Geraldo Julio no dia 23 de julho.
O Passe Livre Recife é de uso pessoal e intransferível, sendo proibida a cessão, venda ou qualquer forma de utilização do benefício por terceiros. Se for verificado o uso indevido do cartão, o beneficiário será notificado pela Secretaria de Educação para apresentar defesa no prazo de dez dias. Se a defesa não for apresentada ou for rejeitada, o estudante terá o benefício suspenso por 30 dias. Em caso de reincidência, o direito ao Passe Livre será suspenso por todo o semestre.
Para quem ainda não fez o cadastro, o Posto de Atendimento do VEM fica na Rua da Soledade, n° 259, bairro da Boa Vista. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Em sete guichês, os funcionários atendem prioritariamente os alunos da Prefeitura do Recife. É preciso levar CPF, certidão de nascimento ou documento de identificação com foto (carteira de identidade ou carteira de estudante) e comprovante de residência (este último pode ser em nome do pai ou responsável). Na hora do cadastro, o estudante tira foto, cadastra as impressões digitais para biometria e já sai do posto com o cartão do Passe Livre Recife. Quem tiver dúvidas deve procurar a diretoria da escola em que estuda.
Secretaria de Imprensa do Recife

Petrúcio Amorim e outras atrações na Sala de Reboco

QUINTA- FEIRA: QUINTETO SALA DE REBOCO e CONVIDADOS: Petr?cio Amorim é um dos convidados desta noite, que tem m?sicas gravadas por Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, Faf? de Belem, Maciel Melo, Zé Ramalho, Fl?vio José, Chiclete com Banana, Trio Nordestino, Assis?o, Dominguinhos, Falamansa, José Augusto e Elba Ramalho, além de v?rios outros artistas. Entre seus maiores sucessos est?o “Meu Cen?rio”, “Tareco e Mariola”, Filho do Dono”, “Anjo Querubim”, “Confid?ncias”, “Devagar”, “Estrela Cadente”, “Nem olhou pra mim” e “Cidade grande”. Além de Petr?cio Amorim, quem também sobe ao palco é seu filho, o cantor Pecinho Amorim, que j? dividiu in?meros shows com o pai. Outro convidados é o cantor e sanfoneiro Galeguinho de Gravat?. A noitada tem a abertura do grupo Marc?lio sem Chinelo. Até ?s 22:30, promocionalmente, mulher paga apenas 10,00 no couvert.
SEXTA-FEIRA: JAQUETA DE COURO e LUIZ DANTAS: Comandada pelo cantor Euardo Anizio, a Banda Jaqueta de Couro divide o palco nesta sexta com o cantor e compositor Luiz Dantas, sobrinho-neto de Zé Dantas, o “Doutor do Bai?o”, um dos mais importantes parceiros musicais de Gonzaga e um dos maiores compositores brasileiros. A noite abre com o Quinteto Sala de Reboco pra em seguida continuar com os shows de Jaqueta de Couro e Luiz Dantas, que v?o interpretar sucessos do pé-de-serra, consagrados nas vozes de Dominguinhos, Assis?o, Petr?cio Amorim, Jorge de Altinho, Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho e outros artistas nordestinos. Mulher paga apenas 15,00 no couvert, até ?s 22:30.
S?BADO: FORRÓ PRATU – No s?bado a noitada é comandada pelo show do Forró Prat? e seus convidados Nerilson Buscapé, Trio Kativante e Bruno Flor de Lótus. Com a batida firme do forró pé de serra aliado a misturas e inova?ões, mas sempre respeitando suas ra?zes, o Forró Prat? nasceu h? pouco mais de dois anos e vem conquistando f?s a cada apresenta??o. Neste s?bado o grupo volta ao Sala de Reboco cantando, ao lado dos convidados, sucessos como “Parte de Minha Vida”, “Petrolina Juazeiro”, “Anjo Querubim”, “Caboclo Sonhador”, “Na Emenda”, “Feira de Mangaio”, “Cora??o Bobo”, “Nem se Despediu de Mim” e “De Mala e Cuia”, entre outros in?meros cl?ssicos do pé-de-serra. Mulher paga apenas 10,00 no couvert, até ?s 22:30.

Humorista Dani Calabresa pode ir para o Zorra Total

Atualmente na Band, onde faz parte do elenco do programa CQC, Dani Calabresa pode estar de malas prontas para a Rede Globo e integrar o novo Zorra Total. As informações são do jornalista Flávio Ricco, da coluna Canal 1.
A humorista irá integrar o elenco do novo Zorra Total que tem sua estreia definida para abril de 2015. As mudanças no Zorra Total se iniciaram em julho, onde Maurício Sherman, diretor e um dos criadores do programa, deixou o comando da atração. Sherman era criticado dentro da própria emissora pela qualidade de suas piadas de apelo popular. Ele será realocado no departamento de Desenvolvimento Artístico. Maurício Farias assumiu o cargo.
Segundo a Globo, Maurício Farias fará mudanças de conteúdo no Zorra Total. Atualmente, quase todos os quadros se desenvolvem em um ônibus satirizando o trânsito congestionado de São Paulo. O programa se destoa dos outros humorísticos da Globo: tem boa audiência, porém a repercussão é negativa.
Mídia E3.com

Romero Ribeiro deixa a SERES

O Governo do Estado de Pernambuco exonerou, nesta quarta-feira (01/10), o secretário-executivo da Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES), Romero Ribeiro. Até que seja anunciado o substituto, o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D'Almeida, acumula a função de secretário-executivo. 

A exoneração aconteceu porque a decisão foi tomada após a divulgação de que a 1ª Vara de Execuções Penais investiga a denúncia de que uma detenta atuou na campanha eleitoral de 2012 da mulher do secretário, Mônica Ribeiro, então candidata a vereadora de Olinda, e teria, com isso, descumprido as exigências da prisão domiciliar, segundo noticiou o Jornal do Commercio, na quarta-feira (1º).

Em fotos que publicou à época em redes sociais, a reenducanda é vista ladeada pelo ex-secretário e sua esposa. A mãe da presa foi quem denúnciou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que a filha estava violando a condicional.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco com informações do Portal G1

Ministério da Saúde nega que africano atendido no Espírito Santo esteja com o vírus Ebola

O Ministério da Saúde (MS) negou a possibilidade de Ebola em paciente atendido na madrugada desta quinta-feira (02), em Vitória. Segundo nota divulgada pelo MS, um navio vindo de Cabo Verde, na África Ocidental, fez uma parada de emergência no porto de Vitória, já que um dos tripulantes a bordo estava passando mal. O homem de 47 anos, do Navio Peter Faber, de bandeira Francesa, apresentava quadro diarreico há cinco dias, sem relato de febre e com dores abdominais.
A tripulação foi orientada a desembarcar no porto de Vitória para que o paciente recebesse atendimento médico. O paciente desembarcou às 4h da madrugada e foi atendido pela equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lotada no porto de Vitória. De imediato, e com bases nos sintomas, foi descartada a possibilidade de contaminação pelo vírus Ebola. Ele foi encaminhado a uma unidade hospitalar, onde foram feitos todos os exames necessários, e encontra-se hidratado, medicado e fora da crise.
Toda a operação foi acompanhada pelo Ministério da Defesa e a situação do paciente, monitorada pela equipe de vigilância epidemiológica do estado. O Ministério da Saúde participou da ação por meio do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde.
Vale ressaltar que Cabo Verde não apresenta casos registrados de Ebola. No Brasil, até o momento, não há caso suspeito ou confirmado de Ebola e o risco de transmissão para o país é considerado baixo. O Ministério recebe, diariamente, informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a situação de circulação de vírus no mundo, inclusive o Ebola, além de quaisquer outras situações que possam se caracterizar como emergência de saúde pública. 
Folha de Vitória - ES

Obras da Compesa em Tejucupapo

O distrito de Tejucupapo, em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, ganhará um novo sistema de abastecimento de água. O presidente da Compesa, Roberto Tavares, assinou esta manhã (1) a ordem de serviço para o início das obras. A solenidade ocorreu na sede da  companhia, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e contou com a presença do secretário de Planejamento, Frederico Amâncio, e do vice-prefeito do município, Carlos de Joca  e vereadoras do município. Serão aplicados R$ 3 milhões no empreendimento, cujas ações devem ser finalizadas em 18 meses. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a iniciativa faz parte de um conjunto de obras idealizadas pelo governo do Estado nos últimos sete anos. “A ampliação do sistema de água do distrito era almejada há anos pela população. O pleito foi feito ao então governador Eduardo Campos, que prometeu realizar o projeto, captar os recursos e executar as obras. E é isso que a Compesa irá fazer nos próximos meses”, frisou o dirigente da estatal.

A expansão da região de Tejucupapo ocorreu de forma acelerada e em áreas de topografia elevada, o que tem gerado grandes dificuldades de abastecimento de água. Para resolver a questão, a Compesa desenvolveu um projeto que irá disponibilizar água com regularidade, quantidade e qualidade aos moradores de Tejucupapo. “Estamos felizes por cumprir mais uma meta estabelecida pelo ex-governador Eduardo Campos em prol do bem-estar da população. A obra irá acelerar o crescimento desta localidade histórica, além de melhorar as condições de vida da população local”, afirmou o  presidente Roberto Tavares.

Para o vice-prefeito de Goiana, Carlos de Joca, que foi o condutor do pleito junto ao governo estadual e à Compesa, a obra será muito importante para melhorar a vida dos moradores de Tejucupapo, que enfrenta hoje dificuldades de abastecimento. “Goiana está crescendo muito e a água terá papel importante para acelerar esse desenvolvimento. Estamos contentes com essa conquista, fruto de um pleito antigo. Fomos perseverantes até alcançarmos o nosso objetivo e já estamos ansiosos para a inauguração desta valiosa obra para todos nós”, afirmou Carlos de Joca.

Para ampliar a oferta de água da região, a Compesa irá construir um novo reservatório, com capacidade para armazenar 800 m³ de água, e um novo sistema de bombeamento (estação elevatória). Serão implantados ainda cerca de 10 quilômetros de novas tubulações. Além destas ações, a Compesa ainda irá setorizar (dividir o distrito em setores de distribuição de água) e utilizar a tecnologia para monitorar toda água produzida e distribuída à população. “Iremos implantar equipamentos modernos para controlarmos essa vazão e com isso atender melhor a todos os moradores, de forma igualitária”, informou Tavares.

Imprensa Compesa

Nos bastidores do turfe pernambucano.

- O Stud São José dos Bastiões esta se arregimentando para fazer bonito nas provas clássicas desse final de ano, principalmente no dia 21 de dezembro no festival da maior prova do turfe nordestino o Grande Prêmio Bento Magalhães, que esse ano deverá contar com a presença do melhor jóquei brasileiros da atualidade Jorge Ricardo. Ainda essa semana deverá chegar ao Recife os animais Ballian, ganhador de provas clássicas, incluindo o grande prêmio Piratininga, grupo II, em 2.200 metros, e Quebonitoé, vencedor de sete corridas sendo cinco em Cidade Jardim,  e duas no Tarumã.
- O Stud Sampaio deverá embarcar para o Recife o animal  Bronx Zoo, um filho de Public Purs, criação do Haras Santa Maria de Araras. Bronx Zoo tem três vitórias em Cidade Jardim, sendo a mais importante o Clássico Delegações Turfísticas, 2.200 metros pista de areia.
- O peso de 53 quilos foi o grande empecilho  para o pernambucano Wesley Gomes  conseguir a tão almejada vaga na escolinha de jóqueis de Cidade Jardim, mas segundo Wesley, em 2015 deverá retorna para capital paulista já na categoria de jóquei.
- Muito bom o trabalho da égua Velha Republica, que deverá estrear no próximo dia 19 de outubro. Com L.Henrique no dorso, a tordilha saiu de galope dos 2000metros, abordando os 800 finais em 50.5s.
- O Stud Remar pode ir com Tank Boy e Vantagio no grande prêmio Manoel Medeiros. Tank Boy  está sendo levado para raia pelo experiente jóquei cortejador D.Brasil.
- Caso Vulcano Danz seja inscrito no GP. Manoel Medeiros, o jóquei deverá ser A.C.Almeida , que conquistou uma linda vitória com  o filho de Shudanz  na corrida passada.
- Os titulares do Stud 13 não confirmaram, mas pelos trabalhos que vem realizando na raia,  Camp Nou deverá ser um dos candidatos ao titulo do GP. Manoel Medeiros, no próximo dia 19 de outubro. O que se sabe é que no ultimo trabalho do filho de Amigone, o solo tremeu, o cronometro quebrou e  o jóquei A.Mesquita está de prontidão em Cidade Jardim.
- O aprendiz A.Maciel, oitavo colocado nas estatísticas do turfe carioca, deverá vir passar as festas de final de ano com a família no Recife. Alan deverá chagar no dia 20 de dezembro. O retorno para Gávea será no dia 03 de janeiro de 2015.
-Ata da comissão de corrida referente a última reunião realizada no dia 28/09/2014.
- Comunicar aos senhores treinadores que nos domingos que não houver corridas a raia ficará fechada no horário da tarde.
- Suspender o jóquei J.Júlio (Doctor Stock) por uma reunião, por infringir o Art. 140 do CNC.
- Suspender o jóquei aprendiz A.M.Maringo (Zucco), em 01 reunião, por infringir o Art. 142 do CNC. Podendo ser convertida em multa de R$.100.00 reais.
- Suspender o jóquei-aprendiz E.Lima (Normandia Xis) em 01 reunião, por infringir o Art 142 do CNC.
- Desconsiderar a punição imposta ao jóquei-aprendiz E.Lima, por se tratar da sua primeira punição.
- Multar o jóquei J. Julio em R$. 20.00 reais (Aristocrata) por desvio de linha na reta de chegada.
- Convocar os aprendizes E.Lima e A.M.Marinho, para comparecerem a sala da CC no dia 08/10/2014, as 18h00min.
- Convocar os jóquei e aprendizes para fazer tabela de peso no dia 08/10/2014, as 17h00min.
- Multar o treinador I.Ferreira em R$. 30.00 reais, por não apresentar a farda do animal Viril. (1º páreo dia 28.09.2014)
- Multar em R$. 10.00 reais o treinador I.Barbosa (Vulcano Danz), por atrso no cânter do 4º páreo, dia 28.09.2014.
- Proibir o o embarque e desembarque de animais fora do horário das 08h00min às 18h00min.
- Baixar de turma por índice técnico os animais. Missil (55) da 8ª para 9ª turma.  George St. Pierre (55) 10 para 11ª turma e Passo de Ouro (55) da 11ª para 12ª turma.
- Baixar o peso de tabela do animal Felix Léo, de 58 para 55 quilos.
 Com informações do radialista Francisco Mendonça