sábado, 10 de abril de 2021

Recife inicia vacinação contra gripe nesta segunda-feira (12)

 

A partir desta segunda-feira (12), começa a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), que, este ano, será dividida em três fases. A primeira fase, por orientação do Ministério da Saúde, será dividida em duas etapas, que terão como público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Estes últimos serão vacinados na segunda etapa.

A estratégia da Prefeitura do Recife é descentralizar os locais de vacinação, para não gerar aglomerações, por isso, a imunização acontecerá em 153 unidades da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e em mais três parques da cidade que funcionarão também nos fins de semana. Este ano, em função da vacinação contra a covid-19, os idosos a partir de 60 anos serão imunizados na segunda fase da Campanha.

A segunda fase terá início no dia 11 de maio e segue até 8 de junho, quando será a vez de vacinar idosos com 60 anos e professores. Já no período de 9 de junho a 9 de julho, poderão ser imunizadas as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. É importante destacar que, mesmo com o início de uma nova etapa, as pessoas incluídas nos grupos anteriores podem continuar recebendo a vacina da mesma forma.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Sendo assim, os idosos a partir de 60 anos e os trabalhadores da saúde só devem ser imunizados contra a gripe a partir da segunda etapa da Campanha. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra covid-19 e gripe.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas a imunização vai ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que alguns dos sintomas são parecidos com os da gripe. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza, e também desafogar os serviços de pronto atendimento.

Composta por vírus inativado, a vacina protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

LOCAIS DE VACINAÇÃO – Além das cerca de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife, que funcionarão entre 8h e 17h de segunda a sexta, a Campanha de Vacinação contra Gripe também será levada a três parques da cidade: Sítio Trindade, em Casa Amarela; Parque 13 de maio, na Boa Vista; e Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Aos sábados e domingos, a imunização nos parques acontecerá das 7h às 19h. A lista completa com os locais de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife.

Com o objetivo de evitar aglomerações, a Prefeitura do Recife disponibilizará no aplicativo Conecta Recife uma ferramenta para que a população possa identificar qual a unidade de saúde mais próxima da localização do usuário. Dessa forma, é possível desafogar os locais de vacinação que normalmente concentram uma maior quantidade de pessoas. O app Conecta Recife está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

COBERTURAS ANTERIORES - De acordo com o Programa de Imunização do Recife, mais de 510 mil pessoas fazem parte do público-alvo da campanha, na capital pernambucana. A meta é vacinar pelo menos 90% dessa população. No ano passado, o Recife vacinou 568 mil pessoas, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 2019, a cidade conseguiu imunizar 485 mil pessoas, o que representa quase 100% dos grupos de risco.

DOCUMENTOS - Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

A DOENÇA - Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

Como os sintomas da gripe são muito parecidos com os do novo coronavírus, quem está com tosse, espirro ou febre pode se assustar achando que está com covid-19, mas pode estar com gripe. A orientação inicial para os dois casos é a mesma: isolamento domiciliar para evitar contaminar outras pessoas. A Prefeitura do Recife disponibiliza o canal Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br), através do qual a pessoa com sintomas responde a um questionário e depois recebe a teleorientação de um profissional, caso seja necessário.

Medidas para evitar infecções respiratórias como gripe e covid-19:

- Lavar as mãos com água e sabão, frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir, espirrar ou depois de usar o banheiro);

- Evitar levar as mãos ao rosto (olhos, nariz, boca);

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável. Após o uso, descartá-los em lixeiras;

- Na ausência de um lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar;

- Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar;

- Pessoas com gripe/resfriado devem evitar sair de casa, sobretudo para ambientes fechados e com aglomerações, assim como devem evitar ter contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc);

- Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

lmprensa Recife

Rede Ouvir PE publica regimento interno

 

Em consonância com as disposições contidas no Protocolo de Intenções n° 01/2019, a Rede Pernambucana de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE) publicou seu Regimento Interno. Disponível para consulta e download nos sites da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) – órgão que atualmente coordena a Rede Ouvir PE – e da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), o documento estabelece normas para o devido funcionamento da instituição, no que compete ao seu papel público.

O Regimento Interno é resultado da ação conjunta e ativa dos integrantes da coordenação executiva da Rede Ouvir PE, formada por representantes do Tribunal de Justiça (TJPE); Ministério Público (MPPE); Tribunal de Contas (TCE-PE); e Assembleia Legislativa (Alepe). Dividido em seis capítulos, o documento trata do objetivo e da composição da Rede Ouvir PE; da representação dos partícipes; da solicitação de adesão à Rede por outros órgãos e entidades; da coordenação executiva; das reuniões; e das disposições gerais e transitórias.

“A partir da instituição da Rede, agora ainda mais estruturada com a aprovação de seu regimento, será possível disseminar conhecimentos e fortalecer as ouvidorias de todas as entidades participantes, além de promover o controle social de forma democrática, junto aos municípios, oportunizando a consciência cidadã e a efetivação dos direitos sociais”, enfatiza a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado de Pernambuco, Érika Lacet.

Adesão – O Protocolo de Intenções da Rede Ouvir PE foi assinado pelo governador Paulo Câmara, conjuntamente com os presidentes e ouvidores do TJPE, MPPE, TCE-PE e Alepe, em 09 de dezembro de 2019, durante o seminário alusivo ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, promovido pela SCGE, no auditório do Cais do Sertão, centro do Recife.

Serviço:
Regimento Interno da Rede Pernambucana de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE) disponível nos links abaixo.



lmprensa SCGE PE

A Ferreira Costa oferece cursos gratuitos através do Clube Online

 



Uma série de cursos e dicas gratuitas para profissionais e amantes da pintura, reforma e construção civil estão sendo oferecidos, de forma gratuita pelo Home Center Ferreira Costa, através do http://clubedoprofissional.ferreiracosta.com.

O programa é voltado para a capacitação e aperfeiçoamento de profissionais e interessados através de dicas e cursos (com certificação) gratuitas. O Clube acontece desde 2005 e já formou mais de 11 mil profissionais e é um grande diferencial no mercado local, englobando vários pilares de conhecimentos; como: gestão, técnicas, conhecimentos sobre os atributos dos produtos e um reforço sobre as normas de segurança. O mesmo, que era realizado fisicamente nas lojas de Recife, Aracaju, Garanhuns, Salvador e João Pessoa, conhecido como Clube do Profissional, se adapta ao mercado digital, sendo chamado de Clube Online, onde qualquer pessoa do Brasil inteiro poderá participar, de forma gratuita.

Hoje, a plataforma conta com 52 cursos e dicas divididos em pintura, piso e revestimento, mecânica, hidráulica, elétrica e jardinagem. Além de 03 conteúdos mensais para o blog.

Os temas dos cursos e das dicas incluí: carregador de bateria, como pintar o quarto com o tema esportes, como instalar um caixa d´água, rejunte especial, como fazer um mini jardim vertical (estreia no final do mês), entre outros.

Já os conteúdos do blog, conta com temas, como: A importância de ter uma boa estimativa de gastos na hora de fazer o orçamento, dicas para tornar uma casa mais sustentável e gerar economia nos gastos e muito mais.

Como funciona? Para ter acesso a todos os treinamentos, os interessados deverão criar uma conta, preenchendo os dados corretamente. Esses dados serão utilizados no certificado. E não precisa pagar nada por isso!

Além disso, os cadastrados no https://clubedoprofissional.ferreiracosta.com/ que residam nos locais onde exista o Home Center Ferreira Costa (Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba) automaticamente participam do TOP 5, que acontece mensalmente. O programa contempla 05 pessoas na proximidade de cada loja, cadastradas naquele mês, que mais fazem cursos. Eles são chamados para irem à loja física para serem homenageados. Recebem um certificado impresso, além de brindes (camisa, boné, caderneta e um kit referente a construção. Onde, todo o mês, esse kit é diferenciado.)

Os cursos são disponibilizados semanalmente e os participantes, além do https://clubedoprofissional.ferreiracosta.com/, também poderão acompanhar os stories das redes sociais da Ferreira Costa, através do http://www.facebook.com/ferreiracosta/, http://www.instagram.com/ferreiracosta e https://www.linkedin.com/company/ferreiracosta



Funase recebe mais 6,4 mil máscaras como reforço na prevenção ao coronavírus

 

Considerado setor com serviço essencial durante a pandemia da Covid-19, o sistema socioeducativo de Pernambuco recebeu mais 6,4 mil máscaras como reforço na prevenção ao coronavírus. Os acessórios foram encaminhados pelo Governo do Estado, via Secretaria de Administração (SAD) e Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), e pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher. O material será entregue a adolescentes e servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

O maior volume foi repassado pela SAD - 4.340 unidades -, com destinação ao quadro funcional da Funase, composto por cerca de 2,3 mil servidores. Já o quantitativo fornecido pela Seres (1,6 mil máscaras) teve como parâmetro a entrega de mais de um item por adolescente e jovem em privação de liberdade na Funase, considerando todos os regimes em que a instituição atua – atendimento inicial, internação provisória, internação e semiliberdade. Por fim, as 500 unidades enviadas pela Secretaria da Mulher do Recife buscarão atender necessidades específicas do público feminino, que é composto por 47 socioeducandas, além de funcionárias.

Desde o início da pandemia, já foram disponibilizadas para socioeducandos e servidores do sistema socioeducativo mais de 15 mil máscaras, a maior parte encaminhada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), à qual a Funase é vinculada, e também pela SAD. Considerando outros equipamentos de proteção individual, como viseiras, capotes, luvas e toucas, o quantitativo de itens de prevenção colocados à disposição desse público supera 56 mil unidades.

lmprensa Funase PE

Paulista dá início à vacinação contra H1N1 para grupos prioritários nesta segunda-feira (12)

 

A Secretaria de Saúde de Paulista dará início a vacinação contra o H1N1 nesta segunda-feira (12). A administração da vacina acontecerá em 51 postos de saúde do município. O atendimento será das 8h00 às 17h00 e os munícipes precisam estar com documento de identidade e cartão SUS em mãos no momento da imunização. É necessário também acompanhar o calendário para verificar em qual fase suas condições se encaixam.

Grupos prioritários - A Campanha Nacional inicia-se dia 12 de abril. O Ministério da Saúde determina que a vacinação deve ser feita de acordo com a ordem de prioridade dos grupos. Veja as datas em que cada grupo poderá ser vacinado:

De 12/04 a 10/05:
A princípio, devem comparecer aos postos, nesta primeira fase, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos de até 40 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

De 11/05 a 08/06:
Na segunda etapa, a vacina será administrada em professores de escolas públicas e privadas, e também em idosos.

De 09/06 A 09/07:
Posteriormente, seguem na ordem de prioridade pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviários de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Advertência do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde adverte que a aplicação da vacina contra o H1N1 e a aplicação da vacina contra o Coronavírus não podem ocorrer ao mesmo tempo. É indicado um intervalo de 14 dias entre as duas aplicações. A recomendação é que o imunizante contra o Coronavírus seja aplicado primeiro, e em seguida a vacina contra o H1N1.

Locais
Em todas as 51 UBS, em todas as 5 Policlínicas e em 3 Centros de Saúde (exceto centro de saúde João Abimael).

lmprensa Paulista PE

Campanha de Vacinação contra gripe tem início na próxima segunda-feira (12)

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Nacional de Imunização – PNI, inicia, na próxima segunda-feira (12), a Campanha de Vacinação contra a Influenza/Gripe.

Na primeira etapa de vacinação serão vacinados os seguintes grupos: crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias pós-parto) e trabalhadores de saúde. A imunização desta etapa segue até o dia 10 de maio.

“É importante lembrar que, caso o trabalhador de saúde tenha tomado a vacina contra Covid-19 recentemente, ele deve aguardar um prazo de, no mínimo, 14 dias para tomar a de Influenza”, explicou a coordenadora do PNI, Flávia Santos. “No momento da vacinação das crianças, os pais ou responsáveis devem lembrar de levar a caderneta de vacinação para que seja feita a atualização das vacinas, caso esteja em atraso”, complementou.

A Campanha da Influenza seguirá até o dia 09 de julho e terá mais duas etapas. Na segunda, prevista para o período de 11 de maio até 08 de junho, serão vacinados idosos a partir de 60 anos e professores. Na terceira etapa, prevista para 09 de junho até 09 de julho, serão imunizados pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, força de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, em todas as salas de vacina do município e das 7h30 às 17h, na sala de vacina Severina Parteira. É importante levar os seguintes documentos: cartão de vacinação e cartão SUS, para crianças; cartão da Gestante, cartão SUS, RG e CPF, para gestantes; e certidão de nascimento ou cartão da gestante, cartão SUS, RG e CPF, para puérperas.

lmprensa Belo Jardim