sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

#VcNoBlog Samuel Filho

 

Prezado Procurador,

O senhor está anunciando que vai fazer uma Homenagem aos membros e servidores que estão completando 10 anos e 30 anos de serviços prestados ao MPPE, na data de 14 de dezembro, às 16h30, no Auditório da ESMAPE.

A grande homenagem que todos os servidores esperavam que o senhor tivesse feito e teve como fazê-la, mas perdeu a oportunidade, era implantar o REENQUADRAMENTO dos Grandes, Qualificados e Prestimosos Servidores que compõem o Quadro de Servidores do Ministério Público de Pernambuco. Essa providência mitigaria o grande abismo da desigualdade estrutural cuja combate na Sociedade Brasileira a Constituição Federal reservou ao Ministério Público, mas que contrariando os mandamentos constitucionais, a reproduz de forma ainda mais cruel internamente ao comparar os pagamentos de subsídios dos últimos meses aos promotores e procuradores com os vencimentos dos servidores ministeriais.

Eu, por exemplo (há centenas de outros casos), estou estagnado há oito anos na minha faixa salarial do plano de cargos e carreiras. Considerando o que deixei de acrescer ao meu salário, referente a essas promoções por antiguidade, já vou deixando de ganhar um percentual equivalente a aproximadamente 80% (oitenta por cento) do meu salário. O reajuste salarial anual do ano passado foi feito em maio/2022. A Assembleia Legislativa concedeu 13,25%; o Tribunal de Contas concedeu 10,25%; o TJPE concedeu 10,0% e este Ministério Público concedeu apenas 5%.

A desigualdade estrutural está no Direito ao Reajuste vencimental igualitário com os servidores das outras instituições do Estado;

A desigualdade estrutural está no Direito à Cidadania: os promotores e procuradores votam para Procurador-Geral de Justiça e os Servidores não votam, remetendo à instituição ao voto censitário do século XIX;

A desigualdade estrutural está no Direito à Dignidade Salarial: os promotores e procuradores sempre preservam seu poder de compra e ainda obtém penduricalhos nos seus subsídios, enquanto os Servidores empobrecem à míngua sem ter a quem recorrer;

A desigualdade estrutural está no Direito à Dignidade Funcional: os promotores e procuradores sempre são valorizados financeiramente e pelos serviços prestados, enquanto os Servidores não têm o devido reconhecimento de seus projetos, feitos e ideias (e olha que são Mestres, Doutores, Pós-Graduados, Empreendedores, Escritores, etc.);

A desigualdade estrutural está no Direito Constitucional ao Plano de Cargos e Carreiras: a carreira funcional dos promotores e procuradores só faz abrir vagas e concursos públicos, enquanto o PCC dos servidores do MPPE é atacado pelos famigerados excessivos cargos comissionados e pela terceirização de cargos administrativos, sem concurso e sem abertura de vagas, precarizando o PCC dos servidores ministeriais.

Como uma instituição pode se propor a transformar ou em última hipótese, melhorar a sociedade, querer se legitimar diante dela, se internamente não demonstra exemplo de valorização do ser humano servidores que nela trabalham? O centro do nosso trabalho, da nossa família, do nosso Estado, da nossa sociedade e da nossa individualidade é o outro! No caso de quem administra é feliz quem entende, pratica e vive isso, sem acepção de categoria!

Há 26 anos contribuo com a minha força de trabalho para melhoria da instituição e por uma boa prestação de serviços à sociedade pernambucana. Isso sem falar em vários projetos que já materializei nessa instituição. Amo o que faço! Amo o meu trabalho! Contudo, a sensação de desalento e de precarização da dignidade da pessoa humana (o pleonasmo é intencional) imposta aos servidores está atingindo patamar insuportável e de indignação.

Sabemos que homenagens geralmente são bem-vindas, porém, a homenagem que queremos é verdadeiramente outra – o reenquadramento! Perdoe-me pelo meu desabafo público, mas se servir de alerta, se servir de despertar a sensibilidade, se servir de reflexão já está de bom tamanho!

Samuel Filho.
Técnico Ministerial.
Professor, Escritor, Inventor, Empreendedor e Elaborador de Projetos.
Bacharel em Direito, habilitado na OAB/PE.
Bacharel e possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UPE.
Pós-graduado em Exercícios Físicos à Idosos e Doentes Crônico-degenerativos.
Proferiu várias palestras e apresentou diversos trabalhos no Auditório do MPPE.

NADA DISSO SERVIU DE VALORIZAÇÃO PARA A DIGNIDADE FUNCIONAL NO MPPE.

As ideias contidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor

Presente especial para os clientes da ACLF em dezembro

 

Dezembro é o mês de presentes, e a ACLF Empreendimentos também está presenteando os seus clientes com um eletrodoméstico bem especial. Quem fechar contrato com algum imóvel da construtora em dezembro ganha de presente uma sorveteira. O presente vai proporcionar bons momentos em família, principalmente no verão, além de estreitar o relacionamento com o cliente que está montando sua nova casa. A promoção serve para todos os empreendimentos da construtora como o Mirante do Frio, Mirante dos Corais e o Porto Antilhas, por exemplo.

A ACLF acabou de receber o Prêmio Ademi-PE com o melhor empreendimento na categoria Minha Casa Minha Vida, com o Residencial Vila do Frio, no Centro de Paulista, um condomínio clube com o mais alto padrão de qualidade do mercado. Além de ser a única construtora do Estado a obter, em julho deste ano, a Certificação NDT1 (Nível de Desempenho Técnico), da Caixa Econômica Federal, que reconhece a excelência máxima nas construções.

Este ano, após 24 anos de criação e com mais de 7.482 unidades habitacionais e a construção do Paulista North Way Shopping, âncora do desenvolvimento econômico local, também marca a entrada da construtora no mercado imobiliário do Recife, com o lançamento, em outubro, do Belém Boulevard Belém Boulevard no bairro de Campo Grande.

Um empreendimento que será construído em meio a natureza, numa área preservada, com duas torres de 36 pavimentos, apartamentos de 73 metros quadrados e uma área de lazer completa, que prioriza não só conforto, mas o bem-estar e o estímulo aos cuidados com a saúde com piscina semiolímpica, quadras poliesportivas, bicicletário, área para prática de pilates, e todo um desenvolvimento urbano do entorno com um minishopping próximo ao condomínio.

Inscrições para etapa preparatória com delegados para 2ª Comigrar encerram na segunda-feira (18)

 

As inscrições para as Conferências Estaduais e para as Conferências Livres Nacionais com a eleição de delegados que integram a Etapa Preparatória da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar) encerram na próxima segunda-feira (18).

O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senajus/MJSP) e tem como objetivo a produção de material consultivo e de referência para a formulação, condução e avaliação das políticas públicas e como subsídio para a elaboração do 1º Plano Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia

As conferências podem ser de iniciativa de municípios, estados, organizações da sociedade civil, associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, instituições de ensino e pesquisa e entidades de classe, a depender da modalidade

Também integram as prévias as Conferências Livres Locais e as Conferências Livres Nacionais sem a eleição de delegados, que estão com as inscrições abertas até 1º de março de 2024. A Etapa Nacional está prevista para ser realizada de 7 a 9 de junho de 2024.

Como participar da 2ª Comigrar

As inscrições para realização de todas as modalidades de conferência deverão ser informadas à coordenação-geral de Política Migratória, por meio de formulário a ser enviado para o e-mail comigrar2@mj܂gov܂br. O documento está disponível aqui.

2ª Comigrar

O processo de organização e mobilização para a 2ª Comigrar teve início com a publicação da Portaria nº 81, de 20 de setembro de 2023. A conferência visa fortalecer o compromisso do Estado brasileiro com a defesa dos direitos da população migrante, refugiada e apátrida e debater o aprimoramento das políticas públicas nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal destinadas a este público.


Mais informações: imprensa@mj܂gov܂br

Paulista North Way Shopping com horários diferenciados para as compras de Natal

 

Quem está procurando um lugar com diversas opções para as compras de presentes de Natal e festas de confraternização não pode deixar de ir ao Paulista North Way Shopping. O centro de compras está todo decorado com um “Jardim Encantado” para os clientes, além de Papai Noel e toda a magia do período natalino.

O shopping estará com horário ampliado a partir da próxima segunda (18) até o sábado (23), com as lojas abertas das 9h às 23h, para atender a todos. No domingo (24) véspera de Natal e no último dia do ano (31), as lojas e a praça da alimentação estarão abertas das 9h às 18h, para aqueles que ainda quiserem fazer compras ou passer pelo shopping. O Papai Noel também estará com horários diferenciados, de 16 a 23 de dezembro, o bom velhinho estará de 13h às 19h e no dia 24, último dia de fazer os pedidos de Natal, ele atenderá o público das 12h às 16h, na Praça de Eventos do Piso L1.

No dia de Natal e no primeiro dia de Janeiro de 2024, que serão numa segunda-feira (25/12 e 01/01/24), o centro de compras estará fechado e a lojas da praça de alimentação terão abertura facultativa, das 12h às 21h. O Cinema CineSystem e operações de Parks & Games seguem programação própria, por isso, é importante ficar atento aos horários nesses dias pelo site.

O Paulista North Way Shopping possui um mix com mais de 170 lojas, sendo 15 lojas âncoras com as principais marcas do varejo nacional, praça da alimentação, 9 salas de cinemas com tecnologia 3D, além de uma série de serviços, como bancos, lotérica, clínicas médicas e de diagnósticos, cartórios, salão de beleza, academia entre outros.

Caruaru tem as maiores feiras do ano e injeta na economia mais de 160 milhões de reais

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), realiza pesquisa, durante o mês de dezembro, na Feira da Sulanca para mensurar o impacto econômico. A pesquisa foi realizada entre a primeira e segunda semana do mês de dezembro, no Parque 18 de Maio.

Referente as duas primeiras semanas de dezembro, ao que se refere em quantitativo de circulação, segundo a Secretaria de Ordem Pública (Secop), foram aproximadamente 160 mil pessoas que passaram pelo Parque, nos dois dias de feira. Resultando em uma estimativa em movimentação econômica de R$ 159.600.000,00

Durante esta semana a expectativa foi superada, estima-se que passaram pela sulanca somente na quinta-feira (14) 120 mil pessoas, já na sexta-feira (15) a expectativa é de que 80 mil pessoas passem pelo parque, sendo essas as feiras mais aguardadas do ano.

“A importância econômica da feira para a região é significativa, especialmente no final de ano, pois atrai inúmeros turistas, compradores e visitantes em busca de produtos artesanais, vestuário e uma variedade de produtos regionais. O aumento do fluxo de pessoas na cidade durante este período gera um impacto positivo na economia local, impulsionando as vendas, gerando empregos temporários e contribuindo para o desenvolvimento do comércio e do turismo na região”, comentou Pedro Augusto, secretário da Sedetec.

Imprensa Caruaru

ONG Arco entra com representação no MP contra Michelle Collins por caso de transfobia

 

A Organização Não Governamental Arco, dedicada à defesa dos direitos da comunidade LGBTQIAP+ e Negra, oficializou uma representação contra a vereadora do Recife, Michelle Collins, por danos morais coletivos. A ação, que foi protocolada na 6ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Jaboatão dos Guararapes, acusa Collins de proferir um discurso transfóbico durante uma sessão da Câmara Municipal de Recife.

O incidente em questão ocorreu quando a Professora Dayanna Louise estava prestes a receber o título de Cidadã Recifense. Na ocasião, a vereadora Michelle Collins expressou seu voto contrário à concessão do título, questionando a identidade de gênero de Dayanna em seus comentários. "O vereador Ivan Moraes está propondo que um homem, por ser do sexo masculino mas se sentir mulher – um homem trans, né? Uma pessoa LGBT – receba o título de cidadã recifense", disse Collins na sessão, conforme relatos.

A Arco destaca que este tipo de discurso não apenas desrespeita a identidade de gênero da Professora Dayanna, mas também atenta contra toda a comunidade LGBTQIAP+, provocando um dano moral coletivo. O Brasil, conhecido por altos índices de violência contra a comunidade LGBTQIAP+, e especialmente Pernambuco, que registrou o maior número de homicídios de pessoas trans em 2022, demonstram a urgência em abordar e combater tais violações.

Carlos Santos, presidente da Arco, enfatiza a importância da ação do Ministério Público em face da decisão do Supremo Tribunal Federal de 2022, que criminalizou a homofobia e a transfobia. "É inaceitável que discursos preconceituosos e criminosos sejam proferidos em espaços parlamentares. Estamos pedindo ao Ministério Público que investigue e tome medidas cabíveis para reparar os danos morais coletivos causados", afirmou Santos.

A representação da Arco argumenta que a conduta da vereadora Collins viola direitos fundamentais e normas de respeito e dignidade humana, ressaltando a necessidade de ações exemplares contra o preconceito. A organização aguarda providências do Ministério Público, esperando que este caso sirva como um marco na luta contra a discriminação e a violência dirigidas à comunidade LGBTQIAP+.

AfroReggae na premiação do Prêmio eSports Brasil 2023, em SP. E realiza no Rio de Janeiro a Copa AFG - Free Fire, neste sábado

 

Ontem (14), SP sediou o Prêmio eSports Brasil 2023, no Memorial da América Latina, a noite foi de premiação, anunciou os vencedores, nomes como Erick, leia-se “Aspas”, Paula (bstsdd) e Gustavo - o Baiano, que estiveram entre os destaques como os melhores da temporada brasileira de esportes eletrônicos.

O evento é simplesmente o maior prêmio de esportes eletrônicos da América Latina, considerado o “Oscar dos eSports”, o encontro reuniu os maiores nomes, atletas, organizações, casters, publishers, influenciadores e todo o cenário no mesmo palco para celebrar a indústria e as grandes conquistas do ano nas principais categorias dos games.

“Eventos como estes reforçam a importância e a necessidade do AfroGames que promove a diversidade no bilionário mundo dos jogos eletrônicos. Para 2024 queremos tornar nossos times ainda mais diversos e mais competitivos. As favelas são locais de muitos talentos e eles merecem as mesmas oportunidades.”, define Diego dos Santos, membro da Diretoria do AfroReggae.

Dois coordenadores do AfroReggae estavam entre os convidados da premiação. Para Carlos Azevedo, Coordenador de E-sports no AfroGames - "Foi uma noite de gala, além de sermos bem recebidos, foi gratificante saber que muitas pessoas reconheceram a gente por conta do nosso trabalho no AfroGames, um dia excelente para fazer o networking e reencontrar amigos do cenário de e-sports".

E ainda dá uma dica: "Sábado iremos realizar a Copa AFG Free Fire, edição inédita de natal, trazendo o competitivo presencialmente para os nossos alunos que se preparam o ano inteiro, e estão com aquela sede de vencer", completa. Perguntado sobre a expectativa para 2024 - "Nossa intenção é participar de grandes eventos competitivos e quem sabe o AfroGames receber alguma premiação?", defende Carlos.

*Natal Afroreggae*

O sábado do dia 16 de dezembro será um acontecimento em Vigário Geral, uma grande festa de encerramento, com Papai Noel, brinquedos, guloseimas, Dj, ballet, percussionistas, apresentação Hora do Blec, recreação, torneio de games, lançamento de jingle de natal, brinquedos infláveis, pipocas, algodão doce e muito mais ... Um dia de muita diversão, das 10h às 14h. Uma iniciativa dedicada a proporcionar uma festa inesquecível para em torno de 500 crianças de Vigário Geral.

COPA AFG

Dividido em etapas - um modelo mata-mata, começando pelas quartas de finais, a serem realizadas dentro do CCWS, e com a final sendo realizada na Praça Tropicalismo.

Os participantes são divididos por 8 equipes, cada uma com 4 membros, totalizando 32 competidores. As idades variam de 13 a 19 anos, e com alguns times mistos. O grande objetivo do projeto é promover um evento inclusivo, direcionado para esse público diverso e pouco visto, trazendo não apenas um momento de confraternização e celebração, mas também de premiação e destaque.

Um time de peso comanda o torneio, nas mãos de Luca Alves - Coordenador de Planejamento, Caio Oliveira - Coordenador de eSports e Carlos Azevedo - Coordenador de eSports. Para Luca - "É a oportunidade de mostrar tudo o que foi ensinado ao longo do ano. Mais do que um torneio, é o momento de celebrarmos todo o esforço e dedicação desses jovens", pontua

Segundo Caio - "Ao realizar esse campeonato conseguimos reforçar a importância do que foi desenvolvido e trabalhado durante o ano, além dos jovens demonstrarem sua maestria técnica, e valores essenciais como trabalho em equipe, perseverança e resiliência. Vai ser um evento incrível! Os alunos estão animados".

Carlos também corrobora com seus parceiros - “Um evento muito esperado pelos alunos, pois se prepararam para cada aula para mostrar o seu melhor. É o momento da família poder assistir e torcer pelos seus entes", finaliza

Ah! Além da diversão garantida, a grande final contará com R$ 1.000 em prêmios para o 1º e 2º lugar da Copa. A atividade acontece das 10h às 13h. E com direito a transmissão pela Twitch

O AfroReggae vem há 30 anos promovendo inclusão e justiça social por meio da arte, cultura e educação.

Masterboi de Canhotinho recebe visita de comitiva sergipana

 

O complexo frigorífico da Masterboi em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco, recebeu, nesta quinta (14), a visita de representantes dos produtores rurais, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE), da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Sergipe (SEBRAE).

Recebidos pelo presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, os representantes da comitiva conheceram as instalações do complexo industrial, que completou um ano em agosto, mas vem superando as expectativas e contribuindo no desenvolvimento da pecuária estadual e regional, com estímulo a criação de gado de pequenos e médios criadores para o fornecimento à empresa pernambucana. Há cerca de um ano, toda a cadeia produtiva da carne bovina em Sergipe foi beneficiada pela redução de 12% para 4% na alíquota do ICMS do boi vivo destinado ao abate nas operações interestaduais, determinada pela gestão do governador Belivaldo Chagas (PSD). Com isso, fica mais barato mandar o gado a ser abatido em Canhotinho.

A Masterboi é um dos maiores frigoríficos do país, e possui portfólio de produção com mais de 800 itens que envolvem desde bovinos, suínos, caprinos e ovinos a charqueados, laticínios, embutidos, pescados e até vegetais. No início deste mês, a Masterboi recebeu o “Prêmio IBD Transparência”, na categoria Ouro, promovido pela Datagro, como reconhecimento ao esforço da empresa na implementação do ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa), que reflete diretamente no fornecimento de informações diárias e reais sobre todas as operações de compra de gado.

A Masterboi possui três unidades frigoríficas no País, sendo uma em Nova Olinda, no Tocantins; outra em São Geraldo do Araguaia, no Pará, e a terceira e mais nova em funcionamento, em Canhotinho, no Agreste pernambucano. As unidades da empresa possuem habilitação para exportar para mais de 40 países.