terça-feira, 10 de julho de 2018

“Se Essa Rua Fosse Minha”

“As comunidades mais carentes e em situação de risco não tem muitas oportunidades ou atividades de lazer, e com essa proposta, nós conseguimos trabalhar sua visão de pertencimento no mundo e transmitir conhecimento”, diz Clécia Cabral, presidente da Coopefen -Cooperativa de Ensino, Esporte e Arte de Feira Nova, que vem trabalhando a educação e o desenvolvimento através da brincadeira. Como já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade, "há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons". E de concreto é nas experiências das primeiras idades que construímos o ser humano que seremos na vida adulta e, com isso, a iniciativa da entidade traz uma oportunidade para diversas crianças de 9 a 14 anos poderem praticar a infância e sair por alguns momentos de uma existência dura, cheia de obrigações de adultos e com responsabilidades que são mais pesadas do que os seus corpos podem aguentar.

Por isso, o projeto “Se essa rua fosse minha”, desenvolvido pela Coopefen desde 2016, tem se destacado em bairros mais afastados de Feira Nova, Agreste de Pernambuco, como São José da Cachoeira, Vila do Ouro e Vila do Queijo. Promovendo atividades sócias educacionais através da brincadeira, a cooperativa proporciona conscientização desses menores que residem nessas áreas que são desassistidas de ações sociais que se foquem em um fator essencial no cotidiano de qualquer criança: o lazer. “Todos os nossos cooperados participam do projeto, que também busca envolver os pais nesse processo de transformação, uma mudança que deve começar em casa com quem está lá do lado daquela criança. Assim, poderemos ser mais participativos nesse processo de construção de uma realidade melhor para a nossa sociedade”, destaca Cabral. 

A participação e inclusão dos pais nesse envolvimento têm sido ampliadas cada vez mais nos encontros, que são realizados em períodos estratégicos de acordo com a situação das comunidades e da própria cooperativa. Em 2016, por exemplo, foram realizados encontros de três em três meses reunindo uma média de 150 crianças dessas comunidades. Ano passado, foram realizado dois encontros com a mesma média de menores, nessas mesmas áreas. Com apoio da Prefeitura, a Coopefen consegue espaço e material para a realização das atividades realizadas com o apoio dos onze cooperados que estão envolvidos diretamente nas ações da cooperativa, juntamente com os voluntários que defendem da comunidade. “Todos precisam estar engajados. Todos precisam estar unidos. E assim podemos realizar brincadeiras cooperativas que contribuem para melhoria do relacionamento com as comunidades. Brincadeira é algo lúdico e o lúdico faz com que as crianças se foquem mais e apreciem melhor o conteúdo como sustentabilidade, cooperativismos e outros que são repassado nas ações trabalhadas em rua”, enfatiza Clécia.

Uma série de ações que vão sendo propagadas nessas blitz educacionais que pretendemos expandir para outras áreas como a Rua do Bode, na Vela Vista onde mais crianças e seus pais podem ser beneficiados. O projeto surgiu de uma ideia que já existia e atendia crianças de dois a dez anos, quando receberam o convite da Cecope para ampliar essas ações. “Mostramos a importância de temas importantes e de impacto social no dia a dia como a sustentabilidade, para o público que no decorrer do processo vai descobrindo cada vez mais a importância de tudo que está ao seu redor. Sabemos com isso que causamos muitas transformações na vida dessas crianças e na sociedade em que habitam, mudanças tão significativas que nem temos como mensurar”, completa Clécia Cabral.


Com informações da jornalista Ivelise Buarque




Dislub incentiva hábitos saudáveis de funcionários

O Grupo Dislub Equador - que atua no Norte e Nordeste e está entre as melhores empresas para trabalhar há sete anos - lança campanha para incentivar seus colaboradores a manterem hábitos saudáveis no que diz respeito à alimentação e prática de exercícios físicos. 

Durante três meses, o escritório do Recife - com cerca de 100 colaboradores - terá à disposição profissionais das áreas de nutrição, fisioterapia e educação física para orientações geral e individual. Dicas de melhoria de alimentação, ginástica laboral três vezes por semana – alternando tipos de aula e locais, que poderão ser ao ar livre e com sessões extras para quem quiser participar – vão seguir até o final do mês de agosto.

Para Humberto Carrilho, diretor do Grupo Dislub Equador, a intenção é trazer essa preocupação e cuidado com a saúde e qualidade de vida para a rotina de cada funcionário e adquirir o hábito de ter disciplina com esses cuidados. “A adesão foi total e estamos com uma média de 98% do escritório participando assiduamente das atividades”, conta Humberto.

A ideia é fazer essa primeira campanha e, de acordo com a aceitação e resultados finais, replicá-la nas outras unidades do Grupo Dislub Equador. Mas com o fim do primeiro mês já dá pra sentir que os índices são todos positivos. “Por não existir uma meta a ser batida, já que o foco principal é a adesão aos bons hábitos saudáveis de forma espontânea, a adesão tem sido excelente. Acredito que será a primeira de muitas campanhas para tornar nosso ambiente e a vida dos nossos colaboradores ainda melhor”, diz Cláudia Carrilho, diretora do Grupo Dislub Equador.

Primeiras tubulações da Adutora do Alto Capibaribe começam a ser assentadas

Mais uma obra projetada para levar segurança hídrica à região Agreste começa a ser executada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Nesta semana, a Compesa inicia o assentamento das primeiras tubulações da Adutora do Alto Capibaribe - obra estruturadora que vai trazer água do Rio São Francisco - captada na Paraíba - para 9 municípios do Agreste Setentrional Pernambucano e 1 do Cariri Paraibano. Os serviços de implantação de quinze mil metros de tubos serão realizados na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, às margens da rodovia PE-160, seguindo sentido a Jataúba e a Taquaritinga do Norte, na estrada de acesso à Barragem de Mateus Vieira, com cerca de cinco mil metros de tubos.

Essa obra é inédita no País. Pela primeira vez, uma adutora captará água em um rio de outro estado para atender à uma dezena de municípios. A Adutora do Alto Capibaribe vai trazer para Pernambuco água do Rio Paraíba, próximo ao Açude Boqueirão, na cidade de Barra de São Miguel, na Paraíba.

Por meio dessa engenharia, criada pelo Governo Pernambucano, será possível fazer a “transposição da transposição” e acelerar a chegada da água do Rio São Francisco para 230 mil pernambucanos nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério e no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, além de atender ao município de Barra de São Miguel, na Paraíba. Essa obra vai beneficiar um importante polo de confecção de Pernambuco, concentrado nas cidades de Santa Cruz e Toritama.

“Com criatividade, compromisso e planejamento o nosso Governo tem dedicado atenção especial ao abastecimento de água para a população pernambucana. A Adutora do Alto Capibaribe é um dos melhores exemplos desse trabalho incansável da nossa equipe técnica e da decisão política da gestão em enfrentar os obstáculos que surgem”, argumentou o governador Paulo Câmara.

"Dessas nove cidades, seis seriam beneficiadas com água da Transposição somente com a segunda etapa da Adutora do Agreste, fase ainda não conveniada e sem previsão de início de obras. Por isso, o Governador Paulo Câmara solicitou a Compesa alternativa para antecipar a chegada da água para essa população, que sofreu com um período severo de sete anos de seca", informou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Serão aplicados R$ 82 milhões na obra, recursos do FGTS, e o prazo de conclusão do empreendimento é de 15 meses.

A obra consiste na implantação de uma adutora com 70 quilômetros de extensão e de três estações de bombeamento. O trecho mais longo da adutora terá 51 quilômetros e vai transportar 350 litros de água, por segundo, da captação, na Paraíba, até o município de Santa Cruz do Capibaribe - atendendo a cidade e o distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus. De lá, uma derivação da adutora segue até a Barragem de Poço Fundo, para abastecer a cidade de Jataúba. 

Em Santa Cruz, a Adutora do Alto Capibaribe será interligada às tubulações da Adutora do Agreste para levar a água à ETA Toritama. No meio desse percurso, será implantado um trecho complementar (de cinco quilômetros) para abastecer Taquaritinga do Norte e o distrito de Pão de Açúcar. De Toritama, a água também seguirá pelo Sistema de Jucazinho, de forma invertida, para atender Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho e Vertente do Lério.

Convênio - O Governo de Pernambuco assinou um convênio de cooperação técnica e administrativa com o Governo da Paraíba, que permitirá a captação da água da Transposição do Rio São Francisco no estado vizinho. A parceria também inclui o desenvolvimento de estudos para ações de melhoria de abastecimento das regiões de fronteira entre os dois estados. A Compesa e a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) são as responsáveis pelo convênio.

Imprensa Compesa


As inscrições para o Limoeiro Construindo o Futuro começam amanhã

O Limoeiro Construindo o Futuro, pré-vestibular gratuito para os estudantes da rede pública de ensino, oferecido pela Prefeitura de Limoeiro, estão com as inscrições abertas a partir desta quarta-feira (11), e seguem até a próxima segunda-feira (16), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (em frente à Caixa Econômica), das 8h às 17h. Em uma iniciativa de sucesso inédita em toda região, o LCF oferece aos jovens uma grande oportunidade de ingressar na universidade através do intensivo de aulas preparatórias, material de qualidade, professores qualificados, simulados, grupos de conversa e muito mais. O curso acontecerá aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h, às 12h, na FACAL, a partir do dia 21 de julho.

Com início no ano passado, o Limoeiro Construindo o Futuro já tem histórias de conquistas para o município. Entre elas está a de Alyne Tayllany, aprovada no vestibular para o curso de Licenciatura em Computação, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em primeiro lugar no processo seletivo para o curso de Direito, pela Faculdade de Ciências Aplicadas/Ciências Jurídicas de Limoeiro (Facal/Facjul). Agora universitária, ela coloca a didática dos professores como fator determinante para a sua aprovação. "Eram feitas dinâmicas e associações com a atualidade para facilitar nosso entendimento. Inicialmente achei que não teríamos tempo para a demanda de assuntos, mas os professores nos incentivaram muito, sempre nos enviando atividades complementares e isso foi mais do que essencial para atingirmos esses resultados".

Em seu primeiro ano, o LCF aprovou mais de 50 estudantes para universidades públicas e privadas. O preparatório tem o intuito de desenvolver as potencialidades dos alunos, proporcionar a inclusão de jovens de baixa renda no ambiente acadêmico e fomentar, cada vez mais, o incentivo à educação municipal.

Gabryele Muniz estudava na Escola de Referência em Ensino Médio Austro Costa e foi primeira colocada em Zootecnia, pela UFRPE, e segunda colocada em Engenharia Agrônoma, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). "Mesmo que seja cansativo, o esforço é válido. Na hora que você vê sua aprovação, cada dia de luta e cada dificuldade se tornam apenas uma parte da sua vitória", compartilha.

A ação é promovida pela Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Secretaria de Educação e Esportes, em parceria com a Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL).

Serviço:
Inscrições: Quarta-feira (11) até a próxima segunda-feira (16), das 8h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que fica na Avenida Santo Antônio, em frente à Caixa Econômica Federal. 

São oferecidas 200 vagas para jovens que residem em Limoeiro, do 3º Ano do Ensino Médio ou já que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas. Beneficiários do programa Bolsa Família são a prioridade na seleção. 

Para se inscrever, é necessário levar duas fotos 3x4, originais e cópias do RG, CPF, NIS, comprovante de residência e declaração escolar.

Imprensa Limoeiro



Oficina Gestão Territorial em Caruaru

Nesta terça-feira(10), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), a Prefeitura de Caruaru realizou o segundo encontro da Oficina de Gestão Territorial Prefeitura Junto Com Você. Estiveram presentes: o prefeito em exercício Rodrigo Pinheiro; o secretário de Governo Rubens Junior; o secretário interino de Urbanismo e Obras Rodrigo Miranda e o Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Fernando Silva.

De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubén Pecchio, a proposta de gestão por território visa compreender cada uma das partes que integram o município de Caruaru. “Nossa expectativa é ampliar o engajamento como um todo do cidadão. Os gestores e servidores que trabalharam e residem na zona urbana participaram deste momento. Vamos fazer todo esse planejamento da gestão juntos”, destacou.

O objetivo do encontro é dimensionar melhor o gasto público, estabelecendo, com mais eficiência, as demandas das comunidades de qualquer localidade de cada Território de Gestão Sustentável (TGS) e interlocução mais rápida e direta entre o cidadão e o governo municipal e suas unidades de gestão local, identificando as características e problemas de cada território para dar respostas mais rápidas e eficientes a cada população no seu contexto, fundamentando o planejamento e a gestão municipal colaborativa, integrada e transparente a partir de metas que visem os melhores resultados para o conjunto social e para cada localidade, bem como, gerar efeitos exemplares no tratamento das demandas comunitárias por território.

O coordenador de Juventude, Iago Torres, destacou a importância desse encontro. “Esses debates dão a oportunidade dos servidores públicos municipais opinarem sobre os locais de trabalho. A partir do levantamento vamos traçar melhorias para a gestão”, finalizou.

Imprensa Caruaru



Virtuosi aporta em Gravatá nesta sexta-feira

Pelo décimo ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá recebe a programação musical o X Virtuosi. Com direção musical do Maestro Rafael Garcia, o Virtuosi de Gravatá movimenta a cidade a partir da próxima sexta-feira (13). O evento segue com mastér classes e concertos de instrumentistas nacionais e internacionais até o dia 22 de julho, na Igreja Matriz de Sant’Ana. A entrada é completamente gratuita.

A programação tem inicio às 20h, com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas, os violinistas Erica Tursi eMason Yu, a violista Jinsun Hong, o violoncelista Alex Cox, o pianista Victor Asuncion e o trompetista Ayrton Benck.

No sábado (14) às 11h, sobe ao palco o Quinta Essencia Quarteto. No mesmo dia, às 20h o Omer String Quartet se apresenta pela primeira vez no Brasil. No domingo (15) às 11h da manhã, o pianista Victor Asuncion apresenta o belíssimo programa “O Piano de Ravel”.

O festival recebe na segunda (16) às 20h o recital Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste com a participação do Contracantos & Contraventos sob a regência de Flávio Medeiros. Um concerto musical com elementos teatrais que apresenta a cultura brasileira através de um repertório com peças nordestinas. 

Na terça (17) sempre às 20h, é a vez do recital violonista Fábio Zanon, um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos e dos mais influentes da atualidade.

No dia 18 será realizado o primeiro recital de alunos do festival.

O X Virtuosi de Gravatá segue trazendo no dia 19 uma noite de música de câmara com a contrabaixista Tais Gomes, o Omer Quartet e o pianista Victor Asuncion, executando pela primeira vez em Gravatá, o Quinteto para piano de Elgar.

No dia 20, às 20h, o festival segue com o recital do contratenor João Paulo Ferreira, natural de Garanhuns. João Paulo se apresenta pela primeira vez em Pernambuco, desde que se radicou em Portugal e será acompanhado pelo pianista Victor Asuncion.

Às 11h do sábado (21), será a vez do programa CANTO DE UMA NAÇÃO. Palestra e recital se unem sobre asCanções Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. O projeto aprovado peloFuncultura traz Marcelo Ferreira, barítono e palestrante, Gleyce Melo, soprano e Vitor Philomeno, pianista.

No mesmo dia às 19h, o festival apresenta o programa Uma Noite na Ópera, com a Orquestra Jovem de Pernambuco tendo como solista Adriane Queiroz, soprano brasileira, que integra o ensemble solista da Ópera de Berlim. Adriana Queiroz já se apresentou com regentes importantes tais como Daniel Barenboimn e Kent Nagano, entre outros.

O festival se encerra no domingo (22) às 11h com o Recital de Alunos do evento.

O X Virtuosi de Gravatá tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, Prefeitura de Gravatá, Hotel Canarius e CEPE.

SERVIÇO:
X Virtuosi Gravatá
De 13 a 22 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana
Direção Artística: Rafael Garcia
Coordenação Geral: Ana Lucia Altino
Produção: Virtuosi Sociedade Artística LTDA
Aberto ao público


Educação em cores

O projeto Educação em Cores está aos poucos repaginando as escolas municipais de Olinda e disseminando entre a camada infanto-juvenil a cultura da preservação do patrimônio público. Através da grafitagem, oito unidades de ensino já estão com novo visual. O trabalho mais recente foi desenvolvido na Escola Dona Brites, em Bairro Novo. O responsável pela coordenação é o grafiteiro Jr. Vox, que conta com o engajamento dos próprios alunos em cada atividade. Durante a ação, a garotada aprende as diferenças entre grafitagem e pichação, as técnicas, traços, entre outros elementos, passando, inicialmente, para o papel suas impressões e depois para as paredes.

Dáfeni Vitória de Azevedo e Carla Cecília, ambas de 9 anos, alunas da Escola Dona Brites, tiveram sua primeira experiência na oficina de grafitagem e acharam muito legal. Carla Cecília, atenta aos ensinamentos deu asas a imaginação na hora de colocar no papel suas preferências. “Desenhei castelos porque adoro o mundo dos contos de fada”, afirmou. 

A ideia da gestão municipal é promover a cultura da grafitagem nos mais de 60 prédios escolares. A Secretaria de Educação da cidade entende que esse tipo de expressão artística pode prevenir o ócio e estimular a criatividade das meninas e meninos matriculados na rede local.

Só em 2017, a Prefeitura desembolsou quase R$ 50 mil com a recuperação de imóveis atingidos por pichadores. “A solução depende de uma mudança de comportamento. E nesse sentido, a arte pode ser uma alternativa para embelezar e dizer não ao vandalismo”, destacou o prefeito Professor Lupércio.

Imprensa Olinda

Festival do comerciante Assaí

Durante todo o mês de julho, o Assaí Atacadista realiza o Festival do Comerciante, que tem como inspiração o Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho. Os comerciantes representam um dos principais públicos do Assaí e o Festival é uma forma de a rede reafirmar o seu compromisso de parceria com esse público, oferecendo opções cada vez mais adequadas a cada tipo de negócio, com ofertas diferenciadas e regionalizadas. 

“O dia do comerciante serve como mote da campanha da rede. Tanto os comerciantes já estabelecidos, quanto aqueles empreendedores que estão montando o seu próprio negócio, são os principais públicos-alvo da ação”, explica Marly Lopes, Gerente de Marketing do Assaí Atacadista.

A proposta da rede é ser o estoque da pequena empresa, um local em que o cliente empreendedor possa fazer a reposição diária de suas vendas sem a necessidade de compras para longos períodos e estoques. “Por isso, o Festival do Comerciante é uma ação importante para a rede se aproximar ainda mais desse público”, complementa Marly.

Gasolina vai subir amanhã

A Petrobras anuncia que o preço médio do litro da gasolina A sem tributo nas refinarias será de R$ 2,0369 a partir desta quarta-feira (11/7), indicando alta de 0,59% ante os atuais R$ 2,0249. 

Trata-se do maior preço desde 23 de maio, quando o país vivia o bloqueio de estradas provocado pela greve dos caminhoneiros. Na sexta-feira (6/7), a petroleira já havia aumentado o preço da gasolina em 1,08%.

O preço do diesel, por sua vez, continua congelado desde 1º de junho em R$ 2,0316, atendendo uma das reivindicações dos caminhoneiros. Já com relação à gasolina, o preço vem aumentando desde 22 de junho, seguindo a política de alterar o valor do combustível conforme a variação no mercado internacional.

Correio Braziliense (DF)


Ruas pavimentadas em Olinda

A Secretaria de Obras de Olinda entrega nesta terça-feira (10.07), às 19h, a Avenida Castro Alves e a 2ª Travessa Castro Alves, em Águas Compridas, totalmente pavimentadas. A obra, que era um sonho antigo dos moradores, durou seis meses. São 900 metros de asfalto, galerias e calçadas com acessibilidade. A intervenção vai trazer mais mobilidade, acabar com os alagamentos e valorizar os imóveis da localidade. O prefeito Professor Lupércio já entregou a recuperação da Perimetral Norte e da Avenida Transamazônica - alguns dos principais corredores da cidade.

Imprensa Olinda


I Seminário sobre Adoção de Crianças e Adolescentes

Pais adotivos, pessoas que desejam ter filhos por meio da adoção e gente ligada ao tema participam nesta sexta-feira (13.07) do I Seminário sobre Adoção de Crianças e Adolescentes da Cidade do Paulista. Com o tema: Entrega Responsável de Crianças para Adoção, a programação é gratuita e acontecerá, das 13 às 17h30, no auditório do bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco, na área central do Paulista. Inscrições pelo fone: (81) 9.8166.0691 .O evento contará com palestras do juiz da Vara da Infância e Juventude do município, Ricardo Sá Leitão; da pedagoga do Programa Acolher do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Cynthia Nery, e da psicóloga clínica e vice-presidente do Grupo de Apoio à Adoção do Paulista (GAAP), Emilene Freire.

Caruaru sediou o 20º Campeonato Norte Nordeste de Karate

Karatecas de diversos estados brasileiros estiveram em Caruaru no último domingo (08) para competir no 20º Campeonato Norte Nordeste de Karate. O evento reuniu 300 atletas de 23 clubes dessas regiões no Ginásio Municipal de Esportes Professor Erlandsen Rodrigues da Silva e foi realizado pela Federação Pernambucana de Karate Shotokan. A iniciativa contou com o apoio da Confederação Nacional de Karate e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, através da Gerencia de Esportes e Lazer, com o objetivo de massificar o esporte e colocar a ‘Capital do Agreste’ em destaque no cenário esportivo nacional.

Imprensa Caruaru


Temporada de férias na Mercearia do Braz com Casino Tropical

Nesta sexta-feira (13), a Mercearia do Braz lança o projeto Férias no Braz, apresentando a banda Casino Tropical. A novidade promete animar os clientes semanalmente, com o balanço dos sambas-canções e marchinhas, os violões de serestas, o clima romântico das gafieiras e salões de baile. Para a estreia, o grupo olindense conhecido por aproximar clássicos de 1940 até 1960, com musicas da atualidade, trará sua seresta pop, relembrando nomes como Altemar Dutra, Nubia Lafayette e Dalva de Oliveira. 





Serviço:
O que: Férias no Braz com Casino Tropical
Quando: nas sextas do mês de julho
Quanto: R$ 15 (couvert)
Onde: Mercearia do Braz (Rua Visconde de Goiana, 139 - Boa Vista, Recife)


Os benefícios do futsal para o nosso corpo

Que o futebol é uma paixão nacional todo mundo sabe. E em época da Copa do Mundo a paixão pelo esporte aumenta a demanda de alunos pela modalidade. Durante o período de inverno, ir a um campo e jogar bola pode ser um pouco mais difícil por causa da chuva, mas existe uma opção semelhante ao esporte que não tem esse problema: o futsal. 

 O esporte é jogado em quadras fechadas e difere em alguns pontos. “A primeira diferença e talvez a mais importante é a dimensão do campo de jogo e da barra (gol). O futsal tem um espaço mais curto, onde o aluno tem que tomar decisões mais vezes dentro do jogo. Se vai passar, driblar ou finalizar”, comenta Raphael Pereira, técnico do Sub-13 e Sub-20 do Sport e professor da Cia Athletica.

Além de ser uma atividade indicada para adultos e crianças, o esporte também está acabando com o paradigma de ser uma modalidade masculina. “Ainda temos como maioria a procura por meninos. Mas temos muitas meninas, em comparação a outros locais, em nossas turmas”, comenta o professor. Em conjunto com Pablo Bastos e Maeli Neri, também responsáveis pelo esporte na Cia, os profissionais elencaram alguns benefícios que o futsal pode trazer ao corpo.

Emagrecimento – Como qualquer outra atividade física feita regularmente, o futebol de salão ajuda a perder gordura e pode queimar até 400 calorias em 45 minutos de jogo.

Condicionamento físico – Devido a todos os saltos, corridas e passes, o jogador ganha mais resistência cardiovascular, força física e trabalha músculos como panturrilhas, coxas, costas e abdômen.

Agilidade – Por ser jogado em um ambiente menor que um campo de futebol, os jogadores devem tomar decisões rápidas durante a partida, o que implica também em ganhar reflexo, coordenação e mobilidade articular.

Bem estar social – Por causa do jogo em grupo, o aluno ganha ao interagir com outras pessoas, aprendendo a trabalhar em equipe para um resultado final.

Psicológico – Como outras modalidades, o esporte ajuda o praticante a aprender a ganhar e perder, e tudo que isso acarreta.


Bandidos explodem quatro agências bancárias em Surubim, no Agreste

Quatro agências bancárias foram explodidas por bandidos na madrugada desta terça-feira (10) em Surubim, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e Banco do Brasil foram alvos dos assaltantes.

De acordo com a polícia, cerca de 50 homens, divididos em dez carros, participaram da ação. Eles entraram na cidade atirando com metralhadoras, atearam fogo em um veículo em frente ao Batalhão da PM e trocaram tiros com a polícia.

Os bandidos também fizeram algumas pessoas reféns, uma delas foi atingida por um disparo de arma de fogo e foi socorrida para um hospital da região, conforme a polícia. O estado de saúde da vítima é estável.

Ainda não se sabe se os assaltantes conseguiram levar alguma quantia em dinheiro das agências bancárias. As Polícias Militar e Civil estão nos locais onde aconteceram as explosões. 

Portal G1



Tailândia: todos foram resgatados

Após três dias de resgate, 12 meninos e o seu técnico de futebol foram retirados da caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, e passam bem. A operação desta terça-feira (10) foi a mais desafiadora, porque chovia e o número de resgatados foi superior ao das missões anteriores.

Oito crianças - em dois grupos de quatro pessoas - do time de futebol chamado "Javalis Selvagens" já tinham sido retirados da cavidade subterrânea desde o começo das operações, no domingo (8).

“Não temos certeza se isso é um milagre, uma ciência ou o que é. Todos os 13 Javalis agora estão fora da caverna ”, comemorou a Marinha tailandesa em post no Facebook.

De acordo com o jornal “The Guardian”, prosseguem os trabalhos para a retirada de um médico e três fuzileiros navais que entraram na caverna para dar assistência ao grupo.
A
o sair da caverna, os resgatados passam por um hospital improvisado montado na saída da caverna. Em seguida, são transferidos de ambulância para um helicóptero para serem levados ao hospital da província de Chiang Rai, que fica a cerca de 70 km. Nesta terça, houve uma certa demora em transferir os meninos para o helicóptero, mas três ambulâncias foram vistas deixando o local, de acordo com a BBC.

As oito primeiras crianças trazidas para a superfície permanecem internadas, mas passam bem. Elas estão em quarentena para evitar alguma infecção já que a saúde do grupo ficou fragilizada por um longo período de jejum forçado.

Nesta terça, um jornalista foi detido pela polícia por colocar um drone para sobrevoar a entrada da caverna enquanto aconteciam as operações de resgate.

A operação de resgate é bastante complexa e perigosa: as galerias subterrâneas estão completamente escuras e são de difícil acesso. O grupo precisa atravessar trechos inundados, muito estreitos e com um relevo bastante acidentado. Alguns dos meninos não sabem nadar. Todos precisaram aprender técnicas de mergulho às pressas. O estado de saúde dos meninos e do técnico também preocupam a equipe de resgate.

O primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-chau, afirmou que os meninos receberam ansiolíticos antes de serem levados à superfície, segundo o “The Guardian”. Nos últimos dias, resgatados foram vistos chegar à superfície em macas.
Os nomes dos resgatados não foram divulgados nem mesmo para os pais. As autoridades tomaram essa atitude para preservar os pais das crianças que ainda não tinham sido retiradas da caverna. Questões culturais explicam a decisão das autoridades.

Em princípio, o governo anunciou que os 12 meninos, de 11 a 16 anos, e o técnico, de 25 anos, seriam retirados em quatro grupos. O primeiro, com quatro crianças, e depois três grupos de três pessoas. Diante do sucesso do primeiro dia de operação, que aconteceu no domingo (8), quatro pessoas também foram retiradas na segunda (9).

Entre as operações, existe uma pausa para que novos cilindros de oxigênio fossem colocados na cavidade subterrânea e para o descanso dos mergulhadores. Uma equipe de 90 mergulhadores foi mobilizada - 50 estrangeiros e 40 tailandeses. Mais de 1000 pessoas fazem parte das equipes.

No dia 23 de junho, o time de futebol "Javalis Selvagens" entrou na caverna após um treino e foi surpreendido pelas fortes chuvas, que provocaram a inundação das galerias subterrâneas. O grupo passou nove dias desaparecido até que dois mergulhadores britânicos os localizassem na segunda-feira (2). Abatidos, eles estavam sobre uma rocha a mais de 4 km da entrada da gruta.

Medo de tempestade

No início, as autoridades estudaram deixar o grupo dentro da caverna até o fim da estação chuvosa - o que significava que eles poderiam ficar presos por até quatro meses. Porém, o bombeamento constante de água para fora da cavidade e a interrupção das fortes chuvas contribuíram para que o nível da água abaixasse, possibilitando o resgate.

A queda no nível de oxigênio na cavidade subterrânea e a elevação do dióxido de carbono também pressionaram as equipes abreviar o resgate.

As equipes começaram a esvaziar o entorno da caverna para a operação de resgate ainda no fim da noite de sábado (7). Os mais de 1000 jornalistas que acompanham o resgate tiveram que se afastar da região.

Portal G1

Segundo essa charge, do cartunista Roy, o mundo encontrou o time de futebol mais corajoso e inspirador

Você muda com mudas


Nego do Borel beija homem na boca em novo clip

Nego do Borel resolveu inovar em seu novo clipe. O funkeiro dá um beijão na boca do modelo Jonathan Dobal numa das cenas do vídeo lançado nesta segunda-feira. Jonathan é do Rio de Janeiro e é um dos bonitões que integram o programa "Ferdinando Show", exibido no Multishow. O clipe da música "Me solta" foi gravado no Morro do Borel, na Zona Norte do Rio, onde Nego foi criado. Ns cenas, o funkeiro aparece também vestido de mulher, com direito a bolsa e salto alto vermelho, e rebola muito para encarnar a personagem Nega da Borélia.

Jornal Extra (Rio)






EUA se posicionam contra resolução da ONU que incentiva amamentação

A delegação dos EUA surpreendeu a comunidade internacional em uma reunião em maio da Assembleia Mundial da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao condenar uma resolução de incentivo à amamentação. O posicionamento americano foi contrário ao recomendado por estudos científicos e atendia aos interesses dos fabricantes de fórmulas infantis. Os diplomatas do país ainda ameaçaram impor sanções comerciais às nações que apoiassem a medida.

O texto apresentado na Assembleia baseou-se em décadas de pesquisa e concluiu que o leite materno é mais saudável para as crianças menores. Por isso, recomendava-se que os governos limitassem o marketing impreciso ou enganoso de métodos substitutivos da amamentação.

As autoridades americanas tentaram tirar a recomendação do texto final da resolução, assim como um trecho que pedia aos governos para "proteger, promover e apoiar a amamentação". O esforço, porém, não foi bem-sucedido.

A estratégia seguinte, então, foi recorrer a ameaças. Washington dissuadiu o Equador, autor da resolução, de apresentá-la, afirmando que, se o fizesse, seria alvo de sanções comerciais e perderia ajuda militar. O mesmo recurso foi aplicado contra outras nações da África e da América Latina. As discussões sobre a resolução acabaram sendo conduzidas por iniciativa da Rússia, que fez os americanos desistirem das intimidações.

— Ficamos espantados, chocados e também tristes — disse Patti Rundall, diretora de política do grupo britânico Baby Milk Action, favorável à amamentação. — O que aconteceu foi o mesmo que chantagem, com os EUA mantendo o mundo como refém e tentando derrubar quase 40 anos de consenso sobre a melhor maneira de proteger a saúde de bebês e crianças pequenas.

Contraste com o governo Obama

O Departamento de Estado dos EUA não quis se pronunciar, dizendo que não poderia discutir conversas diplomáticas privadas. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos, a agência que liderou o esforço para modificar a resolução, explicou por que decidiu contestar o documento, mas negou ter envolvimento nas ameaças ao Equador.

“A resolução originalmente elaborada colocou obstáculos desnecessários para as mães que buscam fornecer nutrição para seus filhos”, disse um porta-voz da agência por e-mail, sob condição de anonimato, ao "New York Times". “Nós reconhecemos que nem todas as mulheres são capazes de amamentar por uma série de razões. Elas devem ter a escolha e acesso a alternativas para a saúde de seus bebês, e não devem ser estigmatizadas por isso.”

A indústria de alimentos para bebês movimenta cerca de US$ 70 bilhões e é dominada por empresas americanas e europeias. Seu crescimento estimado para este ano é de 4% e será impulsionado principalmente pelo aumento das vendas nos países em desenvolvimento.

Jornal O Globo (Rio)


"Lisbela e o Prisioneiro" de volta aos palcos

Na sexta (20.07) vamos ter "Lisbela e o Prisioneiro" no teatro Apolo. 19h
Ingressos R$ 30 e R$ 15.
Espetáculo com acessibilidade em Libras.
Realização: @portelaproducoes @cobogodasartes
Patrocínio: @rc.midia


Governadores de 11 estados brasileiros protestam contra Sérgio Moro, que pode ser preso

Após a batalha jurídica deste domingo (8) envolvendo o ex-presidente Lula, governadores de 11 estados brasileiros reuniram-se nesta segunda-feira (9), para protestar contra a atitude de juiz Sério Moro, que saiu das férias para despachar contra a libertação do petista.

Todos os nove governantes do Nordeste, mais os dos estados do Acre e Minas Gerais, publicaram uma Nota Oficial no qual eles condenam a atitude de Moro de obstruir a decisão do desembargador Rogério Favreto, para libertar o ex-presidente.

Também na carta, os governadores protestam contra a pressa do desembargador Carlos Flores para rever a soltura e consideram que o Judiciário está agindo de maneira parcial.

Confira a nota na íntegra:

Na manhã de hoje, o povo brasileiro recebia a auspiciosa noticia da libertação do Presidente Lula. O Desembargador competente para apreciar liminares durante o plantão reconduzia o Brasil à senda da legalidade democrática e respondia às aspirações nacionais de reconstitucionalização do país.

A condenação do Presidente Lula se deu de forma contrária às leis brasileiras e à jurisprudência de nossas cortes superiores. A decisão condenatória foi proferida por magistrado desprovido de competência legal, cujas condutas tem revelado, reiteradamente, total ausência de imparcialidade. Basta lembrar da divulgação ilegal de diálogos telefônicos mantidos pelo Presidente Lula, que foi prontamente rechaçada pelo Supremo Tribunal Federal.

Agora, o mesmo magistrado, atipicamente, se insurgiu contra a decisão do desembargador de plantão, determinando às autoridades policiais que se abstivessem de cumpri-la. Essa atitude revela muito mais que zelo na condução dos processos submetidos à sua jurisdição: revela inaceitável parcialidade, além de desprezo pela organização hierárquica do Judiciário.

De modo ainda mais atípico, o Desembargador prevento antecipa o retorno de suas ferias e avoca o julgamento do habeas corpus, revogando a liminar concedida.

Lula, como todos os brasileiros, não pode ser beneficiado por privilégios ilegais. Mas também não pode ser perseguido, como evidentemente tem sido.

Apenas a aplicação imparcial das leis que dispõem sobre a liberdade e as condições de elegibilidade podem dar lugar a eleições legitimas em 2018.

Prisão - O Coletivo Advogadas e Advogadas pela Democracia pediu ontem (8) ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região a prisão do juiz federal Sérgio Moro e do delegado da Polícia Federal no Paraná Roberval Drex pelos crimes de desobediência e contra a administração da Justiça.

A ação é direcionada ao desembargador plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Rogério Favreto. No início deste domingo, o desembargador mandou soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas  a decisão não foi cumprida e Lula continua preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Segundo o grupo de advogados, o juiz Sérgio Moro não poderia se pronunciar sobre a prisão de Lula por estar em férias e, portanto, “sem jurisdição em sua própria vara”. A decisão teria sido igualmente descumprida pelo delegado por uma suposta determinação de Sérgio Moro.

Recurso - Um advogado de Fortaleza, Rodrigo Magalhães Nóbrega, recorreu ao presidente do TFR4, desembargador Thompson Flores, para que revogue a decisão de soltar o ex-presidente. Na alegação do advogado, o habeas corpus não poderia ter sido concedido a Lula durante o plantão judiciário. Além disso, ele alega que a decisão pode gerar insegurança jurídica.

“Diversos prejuízos poderão ser causados não apenas aos processos que envolvam o apenado, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, mas a todos os processos de cunho semelhante, promovendo grave insegurança jurídica”, argumenta.

Até o momento, não há decisão em nenhuma das duas ações.

Diario do Pará On Line, com informações do Portal UOL