sábado, 4 de março de 2017

Concurso incentiva estudante a criar desenhos, vídeos e projetos sobre a preservação da água




Pernambuco enfrenta o sexto ano consecutivo de seca e os efeitos severos da escassez de um recurso natural essencial para a vida de todos: a água. Nesse cenário, que sensibiliza toda a população, do Litoral ao Sertão, a proposta do Concurso Cultural "Água: juntos vamos preservar - Ano 3" ganha ainda mais força e importância ao incentivar os estudantes da rede estadual de ensino a usarem a criatividade para transformar suas ideias de preservação da água em desenhos, vídeos (curta-metragem) ou projetos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até o dia 12 de abril, pelo endereço: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=36&art=3360

O concurso, realizado pela Compesa e Secretaria de Educação do Governo do Estado, com apoio do Shopping Riomar, ASA e Tec-Hidro, faz parte da programação da campanha educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água que será promovida pela equipe social da companhia. Durante todo o mês de março, a Compesa vai mobilizar as principais escolas das regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, com ações educativas que estimulem os alunos a participarem do concurso cultural.

Os estudantes matriculados regularmente no Ensino Fundamental, Médio e na Educação para Jovens e Adultos (EJA) podem participar e apresentar trabalhos com propostas e reflexões sobre o uso sustentável e racional da água potável e sua distribuição nas cidades de Pernambuco, além de formas de conservar e proteger os mananciais para a produção de água. Os trabalhos feitos em desenhos devem ter como autores crianças dos primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental (6 a 10 anos) e precisam ser elaborados em papel tamanho A4, utilizando lápis de cor, giz de cera e caneta hidrocor.

A categoria vídeo (curta-metragem) é voltada para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (10 a 13 anos) e EJA (fases 3 e 4) que devem produzir um DVD de filme com duração de cinco minutos - nos formatos avi, mp4 ou mov. Para os estudantes do Ensino Médio e EJA (Médio) o desafio é elaborar projetos com a temática do concurso, adotando uma perspectiva reflexiva, preventiva e interdisciplinar. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria e também os professores orientadores. Todas as informações e regulamento podem ser acessados no edital do concurso publicado no site www.educacao.pe.gov.br.

Os trabalhos vencedores serão expostos no Shopping RioMar Recife durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, no mês de junho.

Imprensa Compesa

Igarassu presta contas dos atendimentos de saúde no carnaval





Pacífica e segura, assim foi considerada a festa de Carnaval de Igarassu, de acordo com o balanço geral feito pela Secretaria Municipal de Saúde. “Foi um carnaval tranquilo com base no ano de 2016” disse o diretor da Unidade Hospitalar de Igarassu, Ceciliano Uchoa. 

De acordo com o diretor, foram registrados 1.246 atendimentos nas emergências adulto e pediátrica, com um (01) registro de ferimento à bala e um (01) óbito. O SAMU divulgou que o serviço atendeu 35 ocorrências, com registro de um (01) óbito e quatro (04) ferimentos por arma de fogo. 

Além dos 46 atendimentos, o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) também realizou 96 testes rápidos de HIV e Sífilis com facilidade, de acordo com a coordenadora do centro, Helena Oliveira, por causa da colaboração dos foliões. Durante todo o Carnaval a Secretaria Municipal de Saúde esteve de prontidão com serviços de assistência médica e orientações para prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Secretaria de Comunicação de Igarassu

Bicentenário da Revolução de 1817 terá ações comemorativas


O Governo do Estado e a Comissão Organizadora do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817 anunciaram, nesta sexta-feira (03/03), em coletiva à imprensa, a vasta programação das comemorações do Bicentenário da Revolução de 1817, movimento emblemático da história de Pernambuco. Foi apresentado um conjunto de eventos e ações que serão realizados ao longo deste ano. Entre as atividades, estão exposições culturais, valorização da Revolução no conteúdo programático das escolas públicas, projeto de construção de um monumento em referência ao marco e publicações de livros com abordagens analíticas sobre 1817. As comemorações do Bicentenário congregam diferentes instituições e setores da sociedade, tanto do âmbito local quanto nacional, que valorizam a data.

A abertura será na próxima segunda-feira (06/03), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, alguns nomes da Revolução de 1817 serão homenageados e haverá a entrega de medalhas do Bicentenário a entidades e ex-governadores de Pernambuco. Também ocorrerá o hasteamento da Bandeira de Pernambuco, desfile cívico-militar, chamada solene do nome dos revolucionários e descerramento da placa que ficará no hall do Palácio. O Acervo Cepe (www.acervocepe.com.br) disponibilizará uma lista com 275 referências bibliográficas e documentos sobre 1817.

No mesmo dia, às 15h, a Academia Pernambucana de Letras (APL) e o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) farão sessão solene conjunta, no auditório da APL. Na ocasião, o acadêmico Vamireh Chacon ministrará a palestra "A Revolução de 1817 e a cultura brasileira". Às 18h, também haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco e, no dia seguinte (07/03), no Congresso Nacional.

Dentro da programação do Bicentenário, serão publicados, ainda, por meio da Cepe, livros com abordagens críticas de 1817, como o "Abecedário da Revolução" e "História da Revolução de Pernambuco em 1817" que serão lançados no próximo dia 12 de março, no Museu da Cidade do Recife, e "Dez visões sobre 1817", livro que reúne dez ensaios de historiadores contemporâneos a respeito da Revolução. A restauração do Arquivo Público de Pernambuco, inclusive, integra também as ações comemorativas do Bicentenário. Também acontecerá, no Museu, uma exposição cultural e educacional sobre fatos e personagens da data. Será realizada uma ação de fixação de placas de azulejo para identificação de monumentos ou locais de relevância para a Revolução de 1817.

Além da programação realizada pelo Governo do Estado e pela Comissão, algumas instituições parceiras estarão realizando sua própria programação. É o caso da Academia Pernambucana de Letras, que promoverá o evento "Música na APL", com a artista Eliana Caldas. Já o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco realizará diversas ações em comemoração ao marco. Entre elas está o lançamento de concursos de monografias e redações sobre 1817, nas Universidades de Pernambuco, e um Seminário Nacional sobre a época.

No âmbito nacional, as paredes do corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, no Congresso, em Brasília, receberá uma exposição com painéis com gravuras, documentos, mapas e jornais de 1817, além de objetos pertencentes aos revolucionários. O Ministério da Cultura também terá uma exposição sobre o tema.

HISTÓRICO - Diferentemente de todas as outras revoltas de ordem conspiratória da época, a Revolução de 1817 foi a única que chegou a ter um governo republicano instalado durante 74 dias, tendo influenciado ainda dois outros movimentos importantes: a Convenção de Beberibe, em 1821, e a Confederação do Equador, em 1824. A Revolução de 1817 também sofreu influência da Revolução Francesa, por meio da comunidade de maçons atuante no Estado a partir dos ideais de "liberdade, igualdade e fraternidade".

Programação

6 de março de 2017 - segunda-feira

8h - Palácio do Campo das Princesas

Hasteamento da Bandeira.

Desfile Cívico Militar.

Colocação de uma coroa de flores na escultura da Revolução de 1817, de Abelardo da Hora.

Chamada solene dos nomes dos revolucionários.

Descerramento da placa.

Entrega das medalhas do Bicentenário aos homenageados.

15h - Academia Pernambucana de Letras

Sessão Solene conjunta da Academia Pernambucana de Letras (APL) e o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP).

18h - Assembleia Legislativa de Pernambuco

Sessão Solene

7 de março de 2017 - terça-feira

10h - Congresso Nacional

Sessão Solene em Brasília


Eventos e ações já programadas:



Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Hoje tem Não Acredito que Te Beijei


A 12ª edição do Bloco Não Acredito que te Beijei, que acontece neste sábado (4), a partir das 17h, no Clube Internacional do Recife, terá como atrações principais os cantores Dorgival Dantas e Jonas Esticado (foto), além de Faringes da Paixão, Sheldon Férrer, Helton Lima e D’Breck.

O evento contará com um Food Park, com variedade de lanches e um lounge dentro do frontstage em parceria com o Cabine Fashion e a Depillon, com espaços make up, com profissionais de beleza e o relax, com massagistas. Neste ambiente, os foliões ainda poderão tirar fotos com adereços de Carnaval que estarão disponíveis.

A festa terá uma lojinha na entrada do clube vendendo os acessórios personalizados do bloco, como chaveiros, bandeiras, canetas e copos comemorativos aos 12 anos de folia. O fusquinha estará em um espaço reservado para quem quiser tirar muitos cliques ao lado do famoso.

O Não Acredito que te Beijei começou em Casa Forte desfilando pelas ruas do bairro, mas desde 2012 se mudou para o Clube Internacional do Recife por conta das recomendações do Ministério Público. A iniciativa de realizar o bloco partiu há doze anos por um grupo de 14 amigos que não se contentaram com apenas os quatro dias de festa carnavalesca. Daí, então, surgiu a ideia de prolongar o Carnaval e, no mesmo ano, no primeiro sábado após a quarta-feira de cinzas, reuniram-se ao som de uma orquestra de frevo para dar continuidade à folia. Foi aí que nasceu o Não Acredito que te Beijei.

Os ingressos para a pista já estão esgotados e só estão disponíveis os de camarote, no valor de R$ 90. A venda está sendo realizada pelo site oficial do bloco http://naoacreditoquetebeijei.com.br/ e nas lojas VITABRASILNET, nos bairros da Jaqueira e de Boa Viagem. Mais informações pelo telefone (81) 99235-7955. 


Serviço:

Bloco Não Acredito que te Beijei
Data: Sábado (4)
Local: Clube Internacional do Recife, na Rua Benfica, 505, Madalena, Recife
Horário: A partir das 17h
Ingresso: R$ 90 (camarote)
Informações: (81) 99235-7955

Igarassu na campanha pela troca do conversor digital

A partir de junho deste ano o sinal digital de televisão vai substituir o sinal analógico. Para acompanhar a mudança, as famílias beneficiárias de programas sociais em Igarassu podem solicitar gratuitamente um conversor digital, aparelho que faz a transformação do tipo de sinal e possibilita que uma televisão analógica não deixe de ser usada. 

A solicitação do conversor deve ser feita pelo telefone 147 ou pelo site sejadigital.com.br e a retirada do kit pode ser nas sedes do Bolsa Família do Centro de Igarassu ou de Cruz de Rebouças, das 8h às 18h.

Os beneficiários que podem fazer a solicitação estão inseridos nos programas Bolsa Família 2017, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia.

De acordo com a Secretária Executiva de Desenvolvimento Social e Habitação no município de Igarassu, Edjane Santana, não há prazo para a solicitação, mas é indicado que os interessados façam isso o quanto antes, já que o conversor leva um tempo para chegar nas residências.



Endereços para retirada do kit:

Bolsa Família I

Av. Santina Gomes de Andrade, s/n - Centro

Bolsa Família II

Rua Tenente Pedro Galvão, número 267, Cruz de Rebouças.



Secretaria de Comunicação de Igarassu

SEST SENAT capacita motoristas

O Sest Senat lança nesta segunda (6) no Recife o projeto de Simulador de Direção Veicular destinado à capacitação profissional, voltado para aperfeiçoamento de motoristas profissionais do setor de transporte. O equipamento vai simular a direção de 13 tipos de veículos, entre eles caminhão de carga, carreta biarticulada, caminhão de carga perigosa, micro-ônibus e ônibus biarticulado (BRT). O lançamento acontece às 17h30 na Unidade Sest Senat Recife, localizada na Zona Norte do Recife.

O Simulador de Direção Veicular do SEST SENAT possui um cockpit equipado com banco, controles como volante, pedais e painel interligados, onde o condutor é colocado sentado e pode conduzir por cenários projetados a sua frente em telas, através de softwares específicos. A visão que o condutor tem da via dentro do veículo virtual é projetada em tempo real, sendo os cenários criados a partir de mídias digitais (árvores, placas, topografia).

Atualmente, além de ser utilizado na formação de condutores e no aperfeiçoamento de condutores profissionais, é usado em estudos e pesquisas sobre o comportamento humano do condutor, no desenvolvimento de novos veículos e em testes de novas situações como sinalização. O equipamento é capaz de simular os principais tipos de situações vividas nas estradas e nas vias urbanas, tais como obstáculos, neblina, chuva forte, avarias nos veículos e manobras arriscadas em subidas e descidas íngremes, estradas com e sem asfalto, entre outras.

Os simuladores podem ser utilizados criando situações perigosas sem que haja risco real para os condutores. E este é um dos grandes objetivos da proposta pedagógica do projeto: proporcionar o aperfeiçoamento dos condutores profissionais, expondo-os a situações de risco simuladas, para que eles possam não só relembrar conceitos, por vezes esquecidos, mas também aperfeiçoar suas habilidades de reação diante das situações potencialmente perigosas. Tudo isso em um ambiente totalmente controlado. O simulador faz parte dos cursos gratuitos de aperfeiçoamento de capacitação para motoristas profissionais de cargas e de passageiros disponibilizados pelo Sest Senat.

Cada unidade operacional do Sest Senat possui salas especiais adaptadas para os treinamentos, ambientes inovadores com recursos de alto padrão tecnológico e didático. É uma oportunidade dos condutores se preparar para enfrentar os desafios encontrados nas rodovias e vias urbanas do país. É neste sentido que o Simulador de Direção Veicular contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos profissionais do setor de transporte.

O Simulador de Direção Veicular do SEST SENAT fará parte dos cinco cursos de aperfeiçoamento de capacitação para motoristas profissionais de cargas e de passageiros: Aperfeiçoamento de Motoristas para a Condução Antecipatória (Segura e Econômica), Aperfeiçoamento de Motorista para a Condução em Situações de Risco, Aperfeiçoamento de Motoristas para o Uso de Tecnologias Embarcadas no Veículo, Aperfeiçoamento de Motoristas para o Transporte de Passageiros e Cargas Especiais e Aperfeiçoamento de Motoristas para Manobras do Veículo.

O propósito do projeto é alcançar como resultado, a partir da capacitação, o aperfeiçoamento contínuo e, consequentemente a prevenção de acidentes, contribuindo para a segurança viária. Os simuladores de Direção são uma solução eficiente, sustentável e ambientalmente adequada que traz ganhos para o setor como a diminuição do consumo de combustível e da emissão de gases poluentes, a redução de custos e a economia de tempo com treinamentos. Ainda no mês de março, duas unidades do Sest Senat serão contempladas com o simulador: Unidade Maceió (14/03) e a Unidade Petrolina (16/03). As demais unidades de Alagoas (Teotônio Vilela) e Pernambuco (Cabo, Caruaru e Serra Talhada) contarão com simulador até o final deste ano. As unidades de Serra Talhada e Teotônio Vilela estão em fase construção com entrega prevista para o segundo semestre de 2017.


Serviço:

Lançamento do Simulador Unidade Recife

Segunda-feira (6) | 17h30

Avenida Beberibe, 3620 - Beberibe, Recife

InBetta define data para construir fábrica em Pernambuco

A construção do novo complexo industrial da InBetta no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, já tem data definida: o lançamento da pedra fundamental da obra será no próximo dia 13 de março. Com investimento de R$ 100 milhões, a nova planta vai gerar 400 empregos diretos e outros 1.200 indiretos - com prioridade à mão-de-obra local.

Essa será a primeira planta industrial da InBetta fora do Rio Grande do Sul. O projeto, que conta com o financiamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), é considerado como o maior já aprovado pela instituição. Será uma fábrica inovadora, que funcionará com um sistema de distribuição integrada, acelerando a chegada dos produtos nos pontos de venda.

O recrutamento dos novos funcionários terá início em julho deste ano. A expectativa é que as atividades se iniciem em dezembro. Esse é o prazo dado pelos diretores da indústria para o inicio do funcionamento da unidade na cidade, que poderá produzir bens de consumo, higiene, material de limpeza doméstica e industrial, ferramentas e utensílios. Produtos serão distribuídos para todo o Nordeste.

A primeira etapa da unidade vai ocupar uma área de 33 mil m², localizada às margens da PE-22, em Maranguape 2. Em Pernambuco, a fábrica já possui um Centro de Distribuição na cidade de Jaboatão dos Guararapes, também na Região Metropolitana.

InBetta - O Grupo InBetta, de Esteio (RS), é formado pelas empresas Bettanin, Atlas, Sanremo, Primafer, Ordene e SuperPro. São classificados da seguinte forma: Materiais de Construção: Atlas e Primafer; produtos e utensílios de limpeza de uso profissional: Super Pro; utensílios de Limpeza e Bazar: Bettanin, Sanremo e Ordene. 

O grupo tem um portfólio de mais de 4.500 itens e produção de 50 milhões de unidades/mês, vendidos a mais de 50 países, principalmente da América Latina. Seu parque fabril gaúcho tem 100 mil metros quadrados de área coberta.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Começa segunda-feira primeiro curso oferecido pelo Procon-PE

Começa na próxima segunda-feira (06.03) o primeiro curso, de uma séria de quatro, que o Procon-PE irá realizara durante todo o mês de março. Todos os cursos são gratuitos e abertos ao público.

O primeiro a ser oferecido será “Os Direitos Básicos do Consumidor”, de 6 a 10 março. Nele serão abordados: noções introdutórias; política Nacional da defesa do consumidor e estudo de casos.

O curso será realizado no auditório da sede do órgão, localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José. Os cursos terão 20 horas/aula e acontecerão de segunda a sexta-feira, sempre das 13h às 17h. A inscrição pode ser feita até uma hora antes do início do curso.

Imprensa Procon-PE

Barragem de transposição vaza e 60 famílias são retiradas de casa em PE

Uma semana após ser inaugurado, o reservatório de Barreiros, em Sertânia (PE), vazou nesta sexta-feira (3). A barragem, que faz parte do projeto de transposição do rio São Francisco, tem capacidade para 2,61 milhões de metros cúbicos de água e o incidente fez com que ao menos 60 famílias de 10 comunidades rurais tivessem que deixar suas casas. 

Um ginásio, uma escola municipal, um salão paroquial e até o canteiro de obras estão servindo de abrigo temporário para os moradores. Além do alojamento, estão sendo providenciados kits de ajuda emergencial contendo colchonetes, material de higiene e mantimentos. 

Segundo o Ministério da Integração Nacional, técnicos das empresas responsáveis pelas obras na região estão em campo tentando conter a água. Até o momento não foi identificado nenhum risco estrutural ao reservatório, que deveria ter sido entregue em 2012. "A barragem está íntegra, permitindo, inclusive, o tráfego de caminhões para atender a essa situação", diz trecho de nota do ministério. 

A expectativa é conter o vazamento neste sábado (4). De acordo com a Prefeitura de Sertânia (PE), a VPE-320, que liga Santa Maria na PE 280 à BR 232, passando por Rio da Barra, distrito de Sertânia, foi interditada, após a água danificar a estrada. Não há registro de feridos ou vítimas, segundo a prefeitura.

O reservatório faz parte do eixo leste da transposição e recebe água da estação de bombeamento 5 (EBV-5) e alimenta a estação 6 (EBV-6), que manda água para Monteiro (PB). TRANSPOSIÇÃO Maior obra de infraestrutura hídrica do país, o projeto de integração do São Francisco prevê levar água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

A estrutura é composta por dois eixos: norte, com 260 km, e leste, com 217 km. Todas as obras físicas necessárias à passagem da água no eixo leste foram finalizadas em dezembro de 2016. Com 94,52% de execução, o eixo norte está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano. Inicialmente, a obra, que deveria ter sido concluída há cinco anos, custaria R$ 4,5 bilhões, mas o valor subiu para R$ 6,8 bilhões e, agora, está orçada em R$ 8,2 bilhões.

Com informações da Folha (SP) e BemParaná (PR)

O papel da internet na luta contra a AIDS

Com humor e leveza, o 4º Fórum Aids e o Brasil abordará temas como os primeiros relacionamentos, educação sexual x informação, as campanhas de prevenção, como a mídia e a rede social têm abordado o tema, com o objetivo de pautar os novos produtores de conteúdo e as redações para ampliar o debate sobre o preocupante aumento da infecção por HIV nos jovens no Brasil.

Promovido pela Revista e Portal IMPRENSA, em parceria com o Ministério da Saúde e o UOL, e o apoio do UNAIDS, o fórum será transmitido ao vivo pelo Portal IMPRENSA no dia 7 de março, a partir das 10h30, com apresentação da jornalista Marilu Cabanãs.

Veja a programação e confirme sua participação pelo site portalimprensa.com.br/forumaids. Acompanhe também as novidades pelo Facebook.

• Bloco 1: Internet – fonte de informação sobre o vírus da aids?
Convidados: Paula Vilhena (Amada Foca) / José Araújo Lima Filho (EPAH) / Aline Ferreira (Rede de Jovens SP+) / Lilian Ferreira (UOL Notícias)


• Bloco 2: Educação sexual e prevenção na mídia
Convidados: Rafael Bolacha (Chá dos 5) / Sandra Santos (Fundação Poder Jovem) / Dayana Dias Carneiro (Projeto Bem-me-quer) / Andréa Martinelli (HuffPost Brasil)


• Bloco 3: Caleidoscópio sobre a aids: prevenção, preconceito e riscos
Convidados: Pierre Freitaz (RNAJVHA) / Cleiton Euzébio de Lima (UNAIDS) / David Schurmann (cineasta)


Serviço:
4º Fórum AIDS e o Brasil
7 de março de 2017, a partir das 10h30 (com transmissão ao vivo)

Revista Imprensa

Alan Ruschel integra elenco sub-23 da Chape em amistoso no Peru

A equipe sub-23 da Chapecoense viajou nesta sexta-feira (03) para o Peru, onde disputará amistoso contra o Sport Boys no sábado, com um reforço. A surpresa na delegação é a presença de Alan Ruschel, que a pedido da diretoria embarcou com o grupo e fará sua primeira viagem internacional após a tragédia aérea que vitimou o clube em novembro de 2016.

O sobrevivente da tragédia aérea de Medellín está em fase de recuperação e apareceu na última quarta na Arena Condá para continuar seu tratamento. Em suas redes sociais o jogador postou vídeos das atividades.

Enquanto o grupo principal fazia treinamento no CT da Chape, o jogador se dedicou em um treino físico e com bola no gramado da Arena Condá. Segundo os médicos, Ruschel deve ser entregue ao departamento físico em até 30 dias se nada de errado acontecer.

Além da viagem para o Peru, existe a grande possibilidade de Ruschel ser inscrito ainda para a primeira fase da Libertadores. O prazo para inscrição é até a noite desta sexta, e os diretores da Chapecoense já sinalizaram que ele e também Neto (outro sobrevivente) podem estar na lista.

A equipe principal da Chapecoense tem compromisso pelo Catarinense neste sábado diante do Criciúma. Depois inicia sua viagem para Maracaibo, onde estreia terça (07) na Libertadores diante do Zúlia.

Portal UOL

Explosão em condomínio deixa feridos no Rio

Um explosão deixou seis feridos em um condomínio, na Estrada do Dendê, 2.030, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, por volta das 8h20 desta sexta-feira (03). Entre as vítimas estão três pessoas de uma mesma família, como um menino de 11 anos. Além disso, dois bebês inalaram fumaça e um homem que fazia um conserto no sofá também foi atingido. Já um cachorro da família morreu.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os três feridos e os bebês foram levados para o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) e o funcionário, Daniel Silva de Castro, de 19 anos, para o Hospital Municipal Evandro Freire. A corporação disse que eles tiveram queimaduras de 2º e 3º grau, mas não estão em estado grave.

Em nota o HFAG informou que o homem teve 70% do corpo queimado e está estável, respirando sem auxílio de aparelhos. A mulher está com 50% do corpo queimado e respira normalmente. Já a criança está com 35% de queimaduras pelo corpo e respira normalmente.

Até o momento, não há informações sobre a causa da explosão, que desencadeou um incêndio no Condomínio Almirante Alves Câmara.

Ao todo, foram seis apartamentos atingidos e 12 interditados, sendo um totalmente destruído. Por volta de meio-dia, apenas o local onde começou o incêndio continuou fechado para a perícia e o restante do prédio foi liberado. Segundo o Corpo de Bombeiros, o gás é encanado no local.

A explosão ocorreu no apartamento 103 do bloco 4 e depois o fogo se alastrou rapidamente até o terceiro piso, último andar do prédio. Juliana Barbosa, de 28 anos, contou que só entendeu o que estava acontecendo quando viu um vizinho com o extintor na mão.

"Estava deitada ouvindo música com o celular e senti o impacto. Quando cheguei na sala, a minha porta tinha cedido. Tremeu tudo dentro de casa, desesperador. Corri para tentar me proteger, mas fiquei desesperada porque tinha perdido minha irmã de vista", lembra a moradora. Ela disse ainda que houve gritaria no momento do acidente. "Muitas crianças pediram socorro e os próprios vizinhos tentavam ajudar. Foi horrível, gosto nem de lembrar da cena", reforçou Juliana.

O síndico do prédio, Nivaldo Rodrigues, afirmou que os moradores poderão retornar assim que a perícia terminar. "O prédio continua interditado. A Defesa Civil disse que o local teria que passar também por uma perícia da Polícia Civil, mas não sabem por causa do pós-Carnaval", completou.

Mulher do síndico, Marilene Nunes, de 60 anos, ressaltou que a família era nova no condomínio e havia se mudado há dois meses. "Só ouvi uma criança pedindo socorro. Assim que ocorreu a explosão, o pai e a mãe correram com os filhos para fora do apartamento. Já o funcionário foi jogado para longe, mas depois conseguiu sair", acrescentou.

O militar Marcelo Barreto, também morador do prédio, afirmou que foi um vazamento de gás. "Foi no apartamento 103. Escutei o barulho e corri para tentar ajudar as vítimas. Foi assustador", destacou. Já o vizinho do apartamento que explodiu, Kennedy Falqueto, de 34 anos, contou que o funcionário que ia fazer o conserto no sofá entrou com um botijão de gás no prédio. 

A explosão também pode ser sentida em outros pontos da avenida. O professor Luiz Fernando Martins, de 58 anos, disse que sentiu o tremor. "Moro a um quarteirão daqui e meu prédio tremeu com a explosão. Foi horrível", recorda-se.

De acordo com informações da 37ª DP (Ilha do Governador), foi instaurado um procedimento para apurar o caso. Segundo a Polícia Civil, peritos da engenharia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli estão seguindo para o local.

Em nota, a CEG informou que esteve no local a pedido do síndico e detectou que o fornecimento de gás já estava interrompido. "Todas as medidas de segurança — aplicadas em casos de incêndio — já haviam sido tomadas pelo próprio Corpo de Bombeiros. Até o momento, a Ceg não identificou relação do acidente com o fornecimento de gás natural", completou.

Jornal O Dia (Rio)

Receita já recebeu quase 600 mil declarações do Imposto de Renda

Quase 600 mil contribuintes acertaram as contas com o Leão no primeiro dia de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017. Segundo balanço divulgado pela Receita Federal, 592.491 declarações foram recebidas até as 17h de hoje (3), de um total de 28,3 milhões de documentos esperados.

O prazo de entrega começou ontem e vai até as 23h59min59s de 28 de abril. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal para download. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

Neste ano, a declaração do Imposto de Renda teve uma série de mudanças. As principais são a redução da idade mínima, de 14 para 12 anos, na apresentação de CPF como dependentes e a incorporação do Receitanet, programa usado para transmitir a declaração, ao programa gerador do documento.

Precisa ainda declarar o IRPF quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil; quem obteve, em qualquer mês de 2016, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros.

Quando se trata de atividade rural, é obrigado a declarar o contribuinte com renda bruta superior a R$ 142.798,50; quem pretende compensar prejuízos do ano-calendário 2016 ou posteriores ou quem teve, em 31 de dezembro do ano passado, a posse ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, com valor total superior a R$ 300 mil.

A Receita Federal pagará a restituição do IRPF em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote será pago em 16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. O quarto, quinto e sexto lotes serão pagos, respectivamente, em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro. O sétimo e último lote está previsto para ser pago em dezembro.

Ao fazer a declaração, o contribuinte deve indicar a agência e a conta bancária na qual deseja receber a restituição. Idosos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave têm prioridade para receber a restituição.

Agencia Brasil

Goleiro Bruno vai morar no Rio com a mulher e quer exame de DNA

O ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, liberado da prisão na semana passada, vai morar no Recreio, na casa da sua mulher, a dentista Ingrid Calheiros. Nesta quinta-feira, ele procurou o Fórum de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para informar oficialmente sua nova residência fixa para a polícia. 

Bruno, que deixou a prisão no dia 24, foi condenado a 22 anos e três meses em regime fechado, por homicídio triplamente qualificado e ocultação do cadáver da ex-amante, Eliza Samudio, além de sequestro e cárcere privado do filho que ele teve com ela. Mas, devido à morosidade do julgamento do recurso pedido pela defesa do jogador, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que ele fosse solto até que o recurso fosse analisado.

Bruno anunciou que pretende fazer um exame de DNA antes de uma possível aproximação com Bruninho, cuja paternidade foi atribuída ao jogador pela Justiça do Rio em 2012. “Primeiro, vou tratar de algumas questões jurídicas. Tem que rever a questão da pensão alimentícia, rever a questão do reconhecimento de paternidade. Na realidade, até hoje nunca foi feito um exame de DNA. Há questões jurídicas que eu pretendo levar com mais seriedade e calma”, afirmou o advogado do goleiro, Lúcio Adolfo.

Ele também afirmou que, assim que o goleiro conseguir um emprego, o endereço definitivo será repassado à Justiça. O jogador ficou cerca de 15 minutos dentro do Fórum. Ele chegou e deixou o local sem falar com a imprensa. Na saída, foi assediado por curiosos que estavam no local e que pediram fotos. O goleiro se prontificou a tirar selfies.

Jornal O Dia (Rio)

Após incêndio, moradores de Paraisópolis querem reconstruir casas

Dois dias após o incêndio que destruiu ao menos 50 casas na comunidade de Paraisópolis, zona sul da capital paulista, parte dos moradores se prepara para voltar à área. Na região atingida pelo fogo, os terrenos foram marcados com fitas pelos moradores que querem reerguer em breve as moradias afetadas. A Secretaria Municipal de Habitação disse que vai avaliar a questão, pois a área tem grande risco de deslizamento.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Fernando Chucre, ainda vai ser decidido o destino da área atingida pelo fogo. A previsão era que o terreno fosse usado para a construção de uma escola de música. Por isso, os ocupantes dessa parte da comunidade não estão, de acordo com ele, inseridos nas listas dos programas habitacionais da prefeitura.

“Esta área já foi desocupada há um ano e meio”, ressaltou após visitar o local, acompanhado de equipes das secretarias municipais de Assistência Social e de Direitos Humanos. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do governo estadual, Edson Aparecido, também esteve em Paraisópolis.

As famílias atingidas pelo incêndio receberam kits de higiene, colchões e cestas básicas como atendimento emergencial. Segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, 334 desabrigados foram alojados nas casas de parentes e amigos. Apenas 20 pessoas solicitaram abrigo em locais disponibilizados pela prefeitura.

Cadastro e auxílio-aluguel

A partir de agora, a administração municipal vai checar os cadastros para identificar quem tem direito aos benefícios como o auxílio-aluguel. “O que acontece, muitas vezes, nesses casos, é que no local do incêndio moravam 50 ou 100 famílias, e aparecem 800 para se cadastrar na expectativa de ter algum atendimento”, justificou Chucre sobre a necessidade de fazer o cruzamento de dados antes de conceder os auxílios.

Sobre a ação dos moradores para reconstruir as casas no local, o secretário disse que a questão ainda será avaliada. Ele ponderou, no entanto, que a região, uma espécie de escarpa, oferece elevado risco de deslizamentos. “A parte alta é um talude bastante íngreme, provavelmente uma área de risco 4 [nível mais alto na escala da Defesa Civil]", enfatizou.

“Era bem aqui minha casa”, disse, apontando para o chão, Vera Lúcia Teixeira, de 42 anos, sobre o lugar em que vivia. “Eu pretendo fazer o meu barraquinho de alvenaria”, acrescentou sobre a nova moradia que quer construir, exatamente no ponto em que o fogo consumiu todos os seus bens. Na hora do incêndio, ela conta que havia ido a Santo Amaro, também na zona sul, comprar um jogo de videogame para o filho de 12 anos, que tem deficiência mental.

Em outra parte da comunidade havia fila para receber colchões e cestas básicas distribuídas no Centro de Referência de Assistência Social. Do outro lado da rua, a empregada doméstica Lucicleide Melo amarrava os três colchões que havia recebido para facilitar o transporte. Atualmente, ela está morando com o cunhado de uma amiga, enquanto a avó e o filho de 14 anos, que viviam com ela, estão na casa do irmão, em Guarulhos.

Os documentos foram a única coisa que Lucicleide conseguiu salvar das chamas. “Os barracos já estavam pegando fogo e eu não estava vendo. Foi quando o vizinho gritou: 'Sai vizinha, que tá pegando fogo'. Eu peguei a bolsa e saí correndo” contou. “A gente abriu uma tampa de esgoto e começou a apagar com o próprio esgoto. A gente pegou uns baldes e começou a jogar água e esgoto”, acrescentou sobre como tentou, junto com os outros moradores, controlar o fogo.

Agencia Brasil

Rod Stewart pede desculpas por vídeo com simulação de decapitação

O cantor britânico Rod Stewart se desculpou nesta sexta-feira por um vídeo no qual ele finge decapitar uma pessoa no deserto, parecido aos que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) divulga, mas que, em sua opinião, foram imagens mal interpretadas.

Stewart aparece em uma duna em Abu Dhabi (Emirados Árabes) com a mão direita na garganta de um homem, que está ajoelhado na areia na frente dele. O vídeo, publicado no Instagram da esposa do músico, Penny Lancaster, e apagado algum tempo depois, foi divulgado pelo jornal "The Guardian".

Em comunicado, Stewart, de 72 anos, garantiu que a cena era uma imitação da famosa série de TV "Game of Thrones", embora "compreensivelmente foi mal interpretada". Ele aproveitou a nota para estender suas "mais profundas desculpas aos que se ofenderam".

"Primeiro imitamos aos Beatles cruzando a Abbey Road. Depois, de forma espontânea, começamos a jogar 'Game of Thrones'. Estávamos simplesmente brincando antes do espetáculo", argumentou Stewart.

A família de David Haines, voluntário britânico executado em setembro de 2014 pelo Estado Islâmico, expressou incômodo com o vídeo do músico.

"Isso aconteceu de verdade com o meu pai. Não é algo engraçado. Acho vergonhoso uma pessoa famosa, tida como modelo de conduta, fazer este tipo de coisa", afirmou a filha de Haines, Bethany, ao jornal "Daily Mail".

Portal Terra

Reforma da Previdência ignora grandes empresas que devem ao INSS

Enquanto propõe que o brasileiro trabalhe por mais tempo para se aposentar, a reforma da Previdência Social ignora os R$ 426 bilhões que não são repassados pelas empresas ao INSS. O valor da dívida equivale a três vezes o chamado déficit da Previdência em 2016. Esses números, levantados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), não são levados em conta na reforma do governo Michel Temer.

“O governo fala muito de déficit na Previdência, mas não leva em conta que o problema da inadimplência e do não repasse das contribuições previdenciárias ajudam a aumentá-lo. As contribuições não pagas ou questionadas na Justiça deveriam ser consideradas [na reforma]”, afirma Achilles Frias, presidente do Sindicado dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).

A maior parte dessa dívida está concentrada na mão de poucas empresas que estão ativas. Somente 3% das companhias respondem por mais de 63% da dívida previdenciária. A procuradoria estudou e classificou essas 32.224 empresas que mais devem, e constatou que apenas 18% são extintas. A grande maioria, ou 82%, são ativas.

Na lista das empresas devedoras da Previdência, há gigantes como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Marfrig, JBS (dona de marcas como Friboi e Swift) e Vale. Apenas essas empresas juntas devem R$ 3,9 bilhões, segundo valores atualizados em dezembro do ano passado.

A Repórter Brasil entrou em contato com essas empresas para entender quais são os pontos em desacordo. O Bradesco afirma que não comenta processos judiciais. A JBS diz que está negociando a dívida com a Receita Federal.

A Marfrig afirma, em nota, que discute judicialmente a possibilidade de compensação de débitos previdenciários com créditos relativos ao PIS e a COFINS e que negociou o parcelamento da dívida. A Vale informa que possui questionamentos judiciais referentes às contribuições previdenciárias e que ofereceu garantias da dívida, o que a permite estar em ‘regularidade fiscal’. A Caixa Econômica Federal não se pronunciou. Leia a íntegra das respostas.

Acesse a lista dos 500 maiores devedores da Previdência (em pdf) e veja quais são as 20 maiores devedoras do INSS:


Parte da dívida não pode ser recuperada

Apesar da maior parte das empresas devedoras estarem na ativa, no topo da lista há também grandes companhias falidas há anos, como as aéreas Varig e Vasp. Por isso, nem toda a dívida pode ser recuperada. É provável que quase 60% do valor devido nunca chegue aos cofres do INSS — ou porque são de empresas falidas, em processo de falência, tradicionais sonegadoras ou laranjas.

Apenas R$ 10,3 bilhões (4% do montante da dívida) têm alta probabilidade de recuperação, segundo estudo da procuradoria divulgado em março do ano passado. Do classificado à época, referente à R$ 375 bilhões de dívidas, constatou-se que 38% têm média chance de recuperação; 28% têm baixa chance e 30% têm chances remotas (veja detalhes no quadro abaixo).

A prova disso é que o percentual de recuperação é baixo. Em 2016, a procuradoria recuperou apenas R$ 4,15 bilhões dos créditos previdenciários, o equivalente a 0,9% da dívida previdenciária total.

Apesar disso, a procuradoria diz tomar medidas para recuperar esse valor. “Estamos num momento em que sempre se ronda o aumento da carga tributária, e a PGFN entende que o verdadeiro ajuste fiscal é cobrar de quem deve para não onerar quem paga,” diz Daniel de Saboia Xavier, coordenador-geral de grandes devedores da procuradoria.

O estudo poderia, inclusive, ajudar a retirar algumas empresas do mercado. “A empresa fraudadora viola a livre concorrência e prejudica empresas do mesmo ramo que não fraudam”, afirma Xavier, destacando que o órgão priorizará a cobrança das empresas que entram nos critérios ‘alta’ e ‘média’. Xavier explica ainda que muitas das empresas que estão inscritas como devedoras de valores com alta chance de recuperação apresentam questionamentos judiciais.

A Repórter Brasil questionou quais são as empresas que seriam priorizadas à assessoria de imprensa através da Lei de Acesso à Informação, mas a procuradoria negou a informação sob a justificativa de que a divulgação violaria o sigilo fiscal.

Por que a dívida é tão alta?

A morosidade da Justiça, a complexidade da legislação tributária brasileira e os programas de parcelamento do governo são apontados como os principais fatores que explicam a alta dívida previdenciária no país.

“Não é um crime dever, e grandes grupos empresariais se beneficiam disso, questionam valores na Justiça e ficam protelando a vida inteira,” diz Sônia Fleury, professora da Fundação Getúlio Vargas. “É preciso fazer uma varredura para ver como as empresas utilizam esse mecanismo protelatório na Justiça e tomar decisões no nível mais alto para impedir esse jogo, que só favorece as grandes empresas. Perde o governo e o trabalhador.”

A criação de varas específicas e especializadas poderia agilizar esse tipo de cobrança, segundo o presidente da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Vilson Romero. “A única forma de fazer com que as empresas não fiquem devendo ao INSS seria ter uma estrutura fiscalizadora e cobradora mais eficiente e eficaz, o que chega a ser utopia no Brasil de hoje”, avalia Romero.

Sem a criação dessas varas, o sistema de cobrança continua lento. Uma ação de cobrança da Fazenda Nacional demora cerca de nove anos no Brasil segundo um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2012. A responsabilidade pela cobrança das dívidas é da PGFN. Por outro lado, é dever da Receita Federal fiscalizar se os repasses previdenciários estão de fato ocorrendo, mas o trabalhador pode também conferir se a sua empresa está cumprindo a obrigação dos repasses pedindo, em uma agência do INSS, o extrato CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

O coordenador de Previdência do Ipea, Rogério Nagamine, acredita ser necessário melhorar a recuperação dessas dívidas, mas aponta que ela não resolve todos os problemas da Previdência. Por isso, ele defende a reforma proposta pelo atual governo — que estabelece a idade mínima de 65 anos para se aposentar (com pelo menos 25 anos de contribuição) e que, entre outras alterações, muda a base de cálculo do benefício, com redução de seu valor final.

A complexa legislação tributária do país é outro motivo para o alto volume dessa dívida, na avaliação da assessora política do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), Grazielle David. Hoje, os inadimplentes da União pagam multa sobre a dívida, mas, segundo a especialista, essa multa vem sendo reduzida pela Receita Federal, pela procuradoria e pelo INSS nos últimos anos, em decorrência do parcelamento especial de débitos tributários.

“Principalmente nas grandes empresas, isso gera uma segurança para colocar a inadimplência e a sonegação no planejamento tributário, porque o risco é menor que o bônus. A legislação praticamente incentiva uma empresa a ficar inadimplente ou a sonegar”, afirma, destacando que em outros países as leis costumam ser mais rígidas.

A procuradoria informou, por meio de sua assessoria, que “o que tem prejudicado a cobrança dessas dívidas, em realidade, são os sucessivos programas de parcelamento especial (“REFIS”) editados nos últimos 17 anos. Os devedores têm utilizado esses parcelamentos como meio de rolagem da dívida, migrando de programa de forma sucessiva, sem, contudo, quitar os débitos.”

* Publicado originalmente pela Repórter Brasil

Opera Mundi

Fundador e líder de torcida é assassinado em São Paulo

Moacir Bianchi, 48 anos, um dos fundadores da Torcida Mancha Verde, conhecida atualmente como Mancha Alviverde, morreu nesta quinta-feira (2). Segundo a Polícia Civil, ele foi assassinado e seu carro foi encontrado com muitas perfurações a bala. 

O delegado responsável pela investigação do caso, Nilton Montoro, relatou que a Polícia encontrou 16 balas no local do crime; Bianchi possuía 22 ferimentos espalhados por braços, pernas, rosto e tronco.

De luto, a agremiação, que é a principal torcida organizada do Palmeiras, resolveu encerrar as atividades por tempo indeterminado. Bianchi é o segundo fundador da Mancha que morre assinado. Seu grande amigo Cléo Sóstenes já havia sido morto em 1988, também a tiros.

Lenda - Bianchi era descrito como um apaziguador e 'lenda' da organizada mais popular do Palmeiras. Antigo dono de uma boate na capital paulista, ele possuía o respeito de diversas alas palmeirenses.

Até mesmo rivais respeitavam e admiravam a personalidade de Bianchi, que transportou para os três filhos o carinho pelo Palmeiras. Apesar do trabalho no comando da boate, o fundador dedicava grande parte do tempo para cuidar dos interesses da Mancha Verde.

Desde a adolescência, passando pela maioridade e a meia-idade, a organizada e Bianchi se relacionavam. No passado, como na fatídica briga com são-paulinos no Estádio do Pacaembu, em 1995, ele não hesitava em usar a força física para defender a instituição que fundou. As brigas, no passado, eram comuns, e serviram para ascender a reputação pessoal dentro do grupo.

Atualmente, o direcionamento maior se encontrava na escola de samba. Bianchi gostava de expor os eventos na quadra, o desenvolvimento do trabalho para o Carnaval e até mesmo as fotos com as musas – como Viviane Araújo e a ex-Panicat Juju Salimeni, de quem se aproximou ao ponto de estar presente no casamento com o bodybuilder Felipe Franco.

Herança - O filho Diego Bianchi vivia uma das principais experiências da vida até receber a notícia do assassinato do pai, na última quinta-feira. Diego se encontra na Irlanda, onde faz intercâmbio.

Mesmo de longe, carregava a paixão pelo clube e o gene do pai para organizar um grupo. Em Dublin, fundou uma torcida destinada a apoiar o Palmeiras diretamente do Velho Continente.

No dia do título brasileiro, em meio à madrugada irlandesa, Diego e os amigos reuniram mais de 400 pessoas para assistirem ao confronto diante da Chapecoense.


Com informações do Portal UOL