segunda-feira, 24 de junho de 2024
Homenagens à Banda de Pífanos de Caruaru marcam a noite de shows no Polo Azulão
Os artistas que se apresentaram, nesse domingo (23), véspera de São João, no Polo Azulão, levaram uma mistura de ritmos para o palco. Mas o forró não passou despercebido. Cascabulho e André Rio, por exemplo, incluíram muito arrasta-pé nos seus repertórios. Mas a noite foi marcada mesmo pelas homenagens à Banda de Pífanos de Caruaru.
Primeira atração da noite, Cascabulho apresentou um repertório com muito forró. Convidando o público para celebrar a véspera de São João com grandes sucessos (cantados por eles e por outros intérpretes). E recebeu, inclusive, convidadas, a exemplo da caruaruense Isabela Moraes.
“É sempre uma honra pisar no palco do mestre Azulão, que representa muito para a cultura da música nordestina, da música brasileira e da música caruaruense. Mais uma vez, estamos aqui em uma noite com tanta gente bacana”, destacou Kléber Magrão, vocalista da Cascabulho.
André Rio, segunda atração da noite, levou muito frevo para o palco. E, em alguns momentos, fez o público se sentir em um dos blocos que costuma puxar durante o Carnaval do Recife. Mas, como legítimo pernambucano, também tocou forró.
Já a Banda de Pífanos de Caruaru fez uma apresentação para ficar marcada na história. O grupo conduzido pela família Biano comemorou, no palco do Polo Azulão, cem anos de atividades. E, claro, durante a apresentação teve muita emoção.
Isso porque, se não bastasse a data histórica, reflexo de muita dedicação e amor à arte, João Biano, neto de um dos fundadores da banda, recebeu, da Câmara Municipal de Caruaru, a Medalha de Honra ao Mérito Sebastião Clarindo Biano.
O show foi encerrado em sincronia com o público, pois, ao tocar músicas de Lia de Itamaracá, por exemplo, acabaram mobilizando a plateia para formar várias cirandas. Que, aos poucos, se uniram, formando uma só. Uma verdadeira homenagem aos músicos, que encerraram a apresentação envolvidos pela atitude dos presentes e sob aplausos.
Neste segunda (24), dia de São João, o Polo Azulão terá na programação: Los Cubanos, Mamonas Assassinas (Tour ‘O legado’) e Buchecha.
11ª Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições para filmes a partir desta quinta-feira
A partir desta *quinta-feira (27)*, a *11ª Mostra de Cinema de Gostoso* abre inscrições para filmes de *todos os gêneros* (obras ficcionais, não ficcionais e animações, exceto videoclipes) desde que tenham sido produzidos no Brasil e finalizados a partir de 2023.
O evento, que acontece de 22 a 26 de novembro, em São Miguel do Gostoso-RN, é uma realização da Heco Produções, do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, e da Guajiru Produções. Direção geral de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo site do festival - www.mostradecinemadegostoso.com.br - até 25 de agosto.
Em sua primeira década de existência, a Mostra de Cinema de Gostoso se consolidou como um *evento único no Brasil*. Com duas salas de cinema construídas ao ar livre, e alta qualidade de som e imagem, instaladas em meio à *exuberante natureza da praia de São Miguel do Gostoso*, lançamentos cinematográficos brasileiros são exibidos gratuitamente ao público, unindo alta qualidade artística e temas de relevância social para a atualidade.
Em 2024, a Mostra se prepara para realizar sua décima primeira edição, com muitas novidades a serem anunciadas, consolidando sua trajetória junto à cidade e à população de São Miguel do Gostoso. O palco principal da mostra é a sala ao ar livre montada na Praia do Maceió, onde acontecem as sessões da Mostra Competitiva. Com *650 cadeiras espreguiçadeiras*, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e 4K e som 7.1, a sala de cinema ao ar livre montada na praia, propicia uma imersão de uma *sala de cinema de alta tecnologia*. Além disso, acontece uma programação paralela de filmes em uma tenda climatizada em formato geodésico com capacidade para 130 lugares, também instalada na praia.
A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso acontece de 22 a 26 de novembro, e ao longo desses dias o público poderá assistir aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. No total, serão mais de 30 filmes, entre as mostras Competitiva, Panorama e Sessões Especiais. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao *Prêmio do Público*, concedido pelo *voto popular* ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o *Prêmio da Crítica*, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes na Mostra.
Diariamente ocorrem debates com cineastas, atores e atrizes, que tiveram seus filmes exibidos e seminários com profissionais do audiovisual. *Toda a programação é gratuita.*
*Cursos de Formação*
Meses antes do início da mostra, acontecem *cursos de formação técnica e audiovisual* à população de São Miguel do Gostoso. Desde sua primeira edição, o projeto oferece aos jovens do município uma série de cursos de formação técnica e audiovisual objetivando proporcionar a eles o domínio de *toda a cadeia da produção cinematográfica*. Desde conhecimentos teóricos a práticos, abordando temas como história do cinema, linguagem audiovisual, roteiro, produção e fotografia. O conhecimento adquirido pelos alunos é colocado em prática com a *realização de curtas-metragens*, que são exibidos na ampla sala de cinema montada na Praia do Maceió durante a Mostra de Cinema de Gostoso. Por fim, os alunos participam diretamente da equipe de organização da Mostra.
Desde 2013, *153 alunos se formaram nos cursos, resultando na realização de 25 curtas-metragens e 56 oficinas*. Muitos desses alunos se encontram cursando ensino técnico/superior e trabalhando com audiovisual e outras áreas. Os curtas produzidos por eles têm proporcionado, a esse grupo de jovens, uma visibilidade em âmbito nacional e internacional, tendo sido exibidos em dezenas de festivais de cinema e comercializados para canais de TV aberta e a cabo. Em 2024, os alunos participarão das oficinas de Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção de Arte, Realização Audiovisual e Edição de Imagem.
O projeto tem conquistado espaço como um *modelo nacional para políticas públicas culturais*, atuando ao longo de toda a cadeia cinematográfica – da formação profissional à exibição de filmes —, ao mesmo tempo que difunde o cinema brasileiro e promove a integração da comunidade ao seu redor.
A Mostra de Cinema de Gostoso conta com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Governo do Rio Grande do Norte - Secretaria de Turismo, Visite RN, Emprotur e Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.
*Site Oficial - Inscrições:* mostradecinemadegostoso.com.br
*Facebook:* Mostra de Cinema de Gostoso
*Instagram:* @mostradecinemadegostoso
*YouTube:* https://www.youtube.com/channel/UCZkBwY-vwvfWxqLPDyVt2xA
*Site Heco Produções:* www.heco.com.br
*Sobre São Miguel do Gostoso (RN)*
Localizada a uma hora de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso possui cerca de 10 mil habitantes, lindas praias e localização geográfica privilegiada. Situada na chamada “esquina do Brasil”, a cidade é internacionalmente conhecida por seus fortes ventos, atraindo muitos turistas interessados na prática de esportes como _kitesurf e windsurf_. Com isso, a pacata vila de pescadores vem se tornando um dos principais pontos turísticos do Nordeste, apresentando um elevado crescimento no número de pousadas e de estabelecimentos gastronômicos.
A cidade tem sido constantemente destaque entre conceituados veículos de mídia nacional e estrangeira como um dos melhores e mais atraentes destinos turísticos do mundo. Em matéria do jornal britânico Daily Telegraph, São Miguel do Gostoso surge entre praias da Malásia, África do Sul e Barbados como um dos melhores lugares do mundo para se viver.
No suplemento “O melhor do Brasil” da revista Veja, a cidade foi escolhida como o melhor dos “novos destinos” da região nordeste. Já o jornal Valor Econômico publicou ampla reportagem sobre São Miguel do Gostoso, citando a cidade como um paraíso pacato, autêntico e com muito charme.
Akasha de Teatro estreia espetáculo dramático no Recife
Depois do sucesso das estreias de “Dona Carola” e de "O Último Cigarro", o coletivo pernambucano independente, Akasha de Teatro, apresentará o espetáculo dramático “Eu Matei Nelson Rodrigues”, nos dias 28 e 29 de junho, às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, localizado no Recife Antigo.
O Akasha foi criado pela atriz, produtora, diretora e jornalista Rafaela Quintino, em setembro de 2021, com a ideia de ter um espaço experimental, para pesquisa e prática teatral. O projeto, que vai muito além das montagens teatrais, busca dar oportunidade aos novos talentos da cena artística local, além de levar oficinas gratuitas para as comunidades de Recife e Olinda, promovendo ações sociais através da arte.
Em março de 2023, foi firmada a parceria da Cia com o autor carioca Aloisio Villar, que liberou suas obras para o grupo. A primeira peça montada foi uma comédia, que ficou em cartaz em dezembro do ano passado, intitulada “Dona Carola”. Para esse ano de 2024, o coletivo vem soltando várias novidades, dentre elas, a estreia de duas peças: “O Último Cigarro”, que estreou 16 de junho e, agora, “Eu Matei Nelson Rodrigues”.
A peça dramática “Eu Matei Nelson Rodrigues” retrata a disposição humana em fazer qualquer coisa em prol de um objetivo. Gabriel Levi, que foi aluno das oficinas do Akasha e hoje é integrante da Cia, interpreta o protagonista Aloisio Quintanilha e nos faz refletir se os fins realmente justificam todos os meios.
A classificação dessa montagem é 14 anos. Os ingressos estão disponíveis no Sympla, custando R$40 (inteira) e R$20 (meia) ou via PIX. Mais informações através do Instagram @akashadeteatro ou pelo whatsapp (81) 98878-5228.
*SERVIÇO*
Peça: Eu Matei Nelson Rodrigues
Autor: Aloísio Villar
Direção e adaptação: Rafaela Quintino e Stephan Levita
Realização: Akasha de Teatro
Data: 28 e 29 de junho
Hora: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Recife)
*FICHA TÉCNICA*
Autor: Aloisio Villar
Direção Artística: Rafaela Quintino e Stephan Levita
Elenco: Gabriel Levi, Eduarda Bertulino, Renan Furfles, Amanda Francyy, João Rosa, Neluce Sedicias, John Oliveira, Rafaela Quintino e Stephan Levita.
Direção de Produção: Rafaela Quintino e Renan Furfles
Produção: Kayo Winicius, Alisson Valquírio, Ananda Castro, Mael Souza, Marília Sedicias, Washington Calheiros, Pedro Chaves e Rodrigo Haddah
Sonoplastia: Robson Araújo
Iluminação: Gui Vicente
Fotografia: Ray Evllyn
Design Gráfico: Rafaela Quintino
Assessoria de Imprensa: Aurora Comunica
Intérprete de Libras: Yastrícia
Caruaru se transforma em grande quadrilha junina na véspera de São João e exalta forró com o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga lotado
O Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga lotou pela primeira vez em uma noite de 23 de junho, véspera de São João, quando as famílias costumam celebrar a data com fogueiras e comidas juninas em casa. Apesar desta tradição continuar sendo seguida em Caruaru, milhares de pessoas decidiram aproveitar para curtir os shows da Banda Magníficos, Matheus Fernandes, Zé Neto e Cristiano, e Petrúcio Amorim, formando uma grande quadrilha junina e exaltando o nosso forró.
A “preferida do Brasil”, como é conhecida a Banda Magníficos, abriu a noite trazendo grandes sucessos do forró para o público. O grupo tem quase 30 anos de história e sempre defendeu a bandeira do forró, sem mudar seu estilo ao longo destas décadas. “Vamos seguir assim, defendendo a nossa forma de fazer música. Espero que a gente possa celebrar o forró por muitos e muitos anos aqui em Caruaru”, disse o vocalista, Fernando Frajola.
Em seguida, foi a vez do público receber o forró eletrônico de Matheus Fernandes, que também aproveitou para trazer grandes clássicos e transformar o Pátio de Eventos em uma grande quadrilha junina. “O Maior São João do Mundo é aqui, em Caruaru, e eu me sinto bastante honrado em fazer parte desta programação em um dia tão importante para a cidade e todo o Nordeste. E, claro, trazendo o melhor forró para esse grande público”, afirmou o cantor e compositor cearense.
A dupla Zé Neto e Cristiano também protagonizou um grande momento da noite: a tradicional queima de fogos à meia-noite, quando o relógio anunciava a chegada do dia de São João, 24 de junho. Por fim, Petrúcio Amorim, o poeta do forró que canta o jingle do São João deste ano ao lado de Solange Almeida, fechou a noite com chave de ouro e fez todo o público, que não deixou o Pátio de Eventos, dançar até o último momento.
O caruaruense mora no Recife há cerca de 40 anos, mas sempre trouxe a terra natal nas suas composições. “Caruaru é minha grande inspiração para compor. Eu venho do bairro do Vassoural e tenho muito orgulho disso. Voltar para Caruaru, a minha cidade, sempre me dá uma alegria muito grande, ainda mais em uma véspera de São João”, falou. A festa continua neste 24 de junho no Pátio, com shows de Thiago Freitas, Alok e João Gomes.
‘Banda de Pífanos de Caruaru’ celebrou 100 anos com show no Polo Azulão
A véspera de São João teve um show especial dentro da programação do Maior e Melhor São João do Mundo. A Banda de Pífanos de Caruaru completa, em 2024, 100 anos de atividade e realizou, neste domingo (23), um show comemorativo no Polo Azulão.
Formada atualmente por descendentes dos fundadores (sobrinhos e netos, por exemplo), além de convidados, a Banda de Pífanos de Caruaru é liderada por João Biano, que integra o grupo desde 1955 (zabumbeiro). Ele é neto de Manuel Clarindo Biano, um dos fundadores.
*MEDALHA -* Na ocasião, João Biano também recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Sebastião Clarindo Biano, concedida pela Câmara Municipal de Caruaru, em reconhecimento à trajetória centenária da Banda de Pífanos.
*LEGADO -* Considerado um dos grupos mais tradicionais do País, acumulou, no decorrer da carreira, grandes parcerias musicais. Gilberto Gil, por exemplo, se refere a eles, na música ‘Forrozear’, como “Os Beatles de Caruaru” - em referência ao grupo inglês The Beatles.
São sete trabalhos lançados (entre LPs e CDs). O mais recente, intitulado ‘No século XXI, no Pátio do Forró’, venceu o prêmio de ‘Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras’, na 5ª edição do Grammy Latino. O grupo também recebeu, em 2006, do Governo Federal, a Ordem do Mérito Cultural.
Véspera do São João de 2024 foi muito especial para quem foi ao Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
Que noite especial Gravatá viveu na véspera do São João em 2024. Milhares de pessoas se apertaram para participar dos shows do domingo (23) para a segunda (24) no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.
Gente de todo lugar na plateia: da cidade anfitriã, de Recife, de Caruaru e inclusive de outros estados cantaram, dançaram e se divertiram como se não houvesse amanhã.
No palco, a primeira atração do line-up, Xand Avião, chegou chegando com o forró tradicional, de Flávio José e do eterno rei do baião, Luiz Gonzaga, passando por Limão com Mel e Mastruz com Leite. Em seguida, cantou os grandes sucessos da banda Aviões do Forró, da qual fez parte. E o comandante decretou: ama Gravatá e a cidade tem o melhor São João do Brasil!
Em seguida, o pátio de eventos se transformou em uma rave. Felipe Amorim, impecável, contagiou todo público com o pernambucano brega funk, música eletrônica e efeitos visuais.
Perto da meia-noite, a cantora Mylena Dantas fez todo mundo cantar e dançar. Vestida de Maria Bonita Estilizada, ela trouxe uma mistura boa de arrasta pé, sofrência e forró atual, que agradou todo o público, dos mais jovens aos mais antigos.
Por último, Lipe Lucena, muito carismático, tocou grandes sucessos da atualidade, como “Americana na vaquejada” e o hino do São João 2024, “Casca de bala”.
O prefeito da cidade, Joselito Gomes, destacou o retorno financeiro que esse tipo de evento oferece à cidade. “Quando pensamos em organizar o evento da magnitude do São João de Gravatá, em primeiro lugar pensamos na quantidade de recursos que estarão circulando em nosso comércio, isso é muito positivo e eu acredito que o balanço será muito positivo, porque a cidade está repleta de pessoas que estão participando da programação do Mercado Cultural, do Polo da Sanfona, do pólo infantil e daqui do palco do Pátio de Eventos. A você que ainda não pôde estar aqui, nos dias 28 e 29, estaremos mais uma vez aqui no pátio de eventos e no dia 30 no Mercado Cultural”.
No próximo final de semana tem mais. A partir das 19h, o palco do Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar será tomado por shows de Jorge de Altinho, Márcia Fellipe, Capital do Sol e Faby Mel na sexta (28). No sábado (29), Léo Santana, Vicente Nery, Núzio Medeiros, Spok e Forró Borogodó, além do artista local, Galeguinho de Gravatá.
_Reportagem: Ana Paula Figueirêdo_
_Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)_
Prefeitura do Paulista aplica nova concretagem nas calçadas da Avenida E, em Maranguape II
A Prefeitura do Paulista está avançando com as intervenções de modernização da Avenida E, em Maranguape II. As equipes responsáveis pelo trabalho deram sequência, nesta terça-feira (18.06), ao serviço de concretagem das calçadas da via. A ação faz parte do Programa Acelera Paulista (PAP).
A Secretaria de Infraestrutura, responsável pelo monitoramento das obras, destaca que os 700 metros da pista já receberam novo asfalto, entre outras ações.
O PAP também vem revitalizando as avenidas A e B, e as ruas 38, 58 e 95, no mesmo bairro.
Imprensa Paulista PE
Assinar:
Postagens (Atom)