terça-feira, 30 de março de 2021

TIM adota outdoor social como mídia para apoiar comunidades do Recife

 

A TIM utiliza uma nova forma de comunicar suas campanhas publicitárias em parceria com a empresa Outdoor Social, especializada em mídias em comunidades. A iniciativa proporcionará geração de renda, com o uso remunerado dos muros das residências de famílias de áreas carentes, que acabaram sofrendo grandes impactos econômicos por causa da pandemia do coronavírus.

Alinhada às práticas ESG, sigla em inglês para se referir às melhores iniciativas ambientais, sociais e de governança de um negócio, a ação desembarca este mês em sete bairros do Recife, que recebem os anúncios publicitários com as ofertas da operadora.

Na capital pernambucana, a veiculação começa em localidades dos bairros de Dois Unidos, Água Fria, Linha do Tiro, Alto Santa Terezinha, Passarinho e Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, e do Ibura, na Zona Sul da capital. Serão utilizados cerca de 15 espaços e a ação segue até 10 de abril.

Na prática, é como se o morador alugasse o muro mensalmente para exibir a publicidade, mas a comunidade ainda ganha por distribuir, transportar e reciclar as placas. As peças trazem as ofertas do TIM Pré Top, oferta em que o cliente tem direito a 8GB de internet por R$15, durante 15 dias, TIM + Vantagens, o primeiro programa de vantagens do segmento com benefícios exclusivos e sorteios de prêmios, WhatsApp incluso, ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil com o código 41, bônus de internet para usar entre meia-noite e 06h da manhã e SMS ilimitado. O plano inclui ainda o TIM Banca Light B, serviço virtual que dispõe de 40 revistas e sete jornais para o cliente ler quando e onde quiser, com acesso via app TIM Banca Virtual, disponível para Android e iOS.

“O nosso compromisso está em agregar valor às iniciativas da TIM, ultrapassando as fronteiras do marketing para gerar empatia e desenvolvimento, ajudando também as famílias em um momento de crise econômica provocada pela Covid-19”, comenta Fábio Reis, diretor de Vendas da TIM Nordeste.

Na TIM, o tema ESG é prioridade desde o início das operações no Brasil. A empresa é listada no Novo Mercado, segmento da B3 destinado a organizações que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às exigidas pela legislação brasileira. Também é a companhia do setor de telecomunicações listada por mais edições consecutivas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – há 13 anos.

Assaí Atacadista deve migrar todas as suas lojas do Nordeste para o Mercado Livre de Energia

 

O Assaí Atacadista migrará todas as suas lojas do Nordeste para o Mercado Livre de Energia até dezembro deste ano. A medida é parte da estratégia em eficiência energética da empresa e engloba o parque de lojas de 2020 na região, ou seja, as 49 unidades em funcionamento.

O sistema de contratação livre é usado pela companhia há pouco mais de um ano e, até março de 2021, 45 lojas foram migradas para este sistema e a previsão é que mais 4 lojas sejam convertidas.

“Migramos as nossas lojas para contarmos com uma energia mais limpa, uma vez que no mercado livre, optamos na utilização de matrizes 100% renováveis provenientes das fontes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas. Além disso, é um sistema mais ágil e econômico, permitindo um canal direto entre o fornecedor de energia e o consumidor final”, conta Lucas Attademo, Gerente de Contas Públicas e Galerias do Assaí.

Com a adesão e uso deste sistema na localidade e demais regiões do país, a companhia lidera a 2ª posição em número de unidades como consumidor especial, categoria em que a demanda contratada é maior ou igual a 500 KW e menor que 3.000KW, em número de unidades modeladas segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

“Além da migração completa do nosso atual parque de lojas na região Nordeste e demais localidades do país, a perspectiva é darmos continuidade a esse planejamento em linha com o plano de expansão do Assaí. Assim, as unidades que serão inauguradas este ano serão convertidas ao longo de 2021 e assim por diante”, finaliza Attademo.

Dessa forma, a iniciativa visa potencializar o planejamento da companhia em ampliar, cada vez mais, a sua eficiência energética. Além da migração, as novas lojas do Assaí são construídas levando em consideração conceitos de ecoeficiência e gestão do impacto ambiental e já são inauguradas com iluminação 100% em LED; ilhas de congelados e refrigerados com portas; e fachada de vidro e telhas translúcidas, que garantem um melhor aproveitamento da luz natural e contribuem para a diminuição do consumo de energia.

DAUD/SCGE utiliza método “cumbuca” para fomentar conhecimento de equipe

 

Incentivar o estudo como forma de agregar ainda mais valor ao trabalho desenvolvido. É o que tem feito, desde o início de março, a equipe da Diretoria de Auditoria (DAUD) da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), ao usar um método conhecido como Cumbuca para adquirir e compartilhar conhecimentos.

Desenvolvida pelo professor Vicente Falconi, na década de 1990, a técnica de aprendizagem organizacional - adaptada pela DAUD - prevê que os servidores leiam, semanalmente, um capítulo de uma publicação específica e, posteriormente, se reúnam para debatê-lo. No dia do encontro, os nomes dos participantes são colocados em uma ‘cumbuca’ e quem for sorteado faz a apresentação do capítulo estudado. Na sequência, tem a discussão sobre os ensinamentos da obra. A dinâmica prevê, ainda, que a reunião seja cancelada se, por acaso, o sorteado não leu o capítulo programado.

“Ao final de cada reunião, emitimos um documento relativo à pauta tratada, com os nomes dos participantes, do apresentador sorteado e o capítulo abordado”, explica o diretor da DAUD, Flávio Pereira, ressaltando que a iniciativa é uma maneira não apenas de estimular o estudo e o autodesenvolvimento dos servidores, mas também de interagir com todos os integrantes da equipe.

De acordo com Flávio, a proposta é que os servidores dediquem quatro horas de estudo por semana, que podem ser inseridas no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) da SCGE. “Nosso objeto de análise, atualmente, é o ‘Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual’, dividido em sete capítulos”, frisa o diretor, lembrando que a programação segue até o dia 27 de abril.

ESTRUTURA – Com atribuições normativamente delineadas, cabe à DAUD da SCGE planejar e dirigir as ações de auditoria, que se conceitua como uma atividade independente e objetiva de avaliação, assessoria e conhecimentos baseados em riscos, sendo traçada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Dentro de sua base, existe uma Chefia de Apoio e Projetos vinculada diretamente à Diretoria.

Ainda no âmbito da estrutura da DAUD, estão quatro coordenadorias. São elas: Coordenadoria de Auditoria de Pessoal (CAP), Coordenadoria de Auditoria de Obras Públicas (COP), Coordenadoria de Auditoria de Finanças (CAF) e Coordenadoria de Auditoria de Licitações e Contratos (CLC). Em cada coordenação há uma chefia de Auditoria que segue a mesma temática – Pessoal, Finanças, Obras e Licitação e Contratos, além dos membros da equipe de execução dos trabalhos.

lmprensa SCGE PE

Secretaria da Mulher do Recife estreia no YouTube a série Compartilhando Saberes

 

Com o tema “Moradia e Violência Doméstica contra Mulher”, estreia nesta terça-feira (30), às 16h30, a ação Compartilhando Saberes, uma iniciativa da Secretaria da Mulher do Recife. A ideia é levar para o encontro mulheres para apresentarem e debaterem suas pesquisas acadêmicas e assim aproximar a academia da sociedade. A ação está prevista para acontecer uma vez por mês, através do canal oficial da secretaria no YouTube. Entre os temas a serem debatidos, enfrentamento e a prevenção da violência contra a mulher, geração de emprego e renda, segurança pública, educação, saúde, habitação, entre outros.

No primeiro encontro, Avani Santana, gerente de Enfrentamento e Prevenção da Violência contra a Mulher do Recife, fará perguntas a Raquel Ludermir, doutora em Desenvolvimento Urbano pela UFPE e pesquisadora visitante da London School of Economics and Political Science. A pesquisa mais recente de Raquel investiga as relações entre moradia, patrimônio e violência doméstica. Considerando a moradia como direito básico da humanidade, é fundamental uma política voltada a garantir à mulher esse direito, sem ela ter que se submeter a uma relação violenta por não ter acesso à moradia digna.

Sobre as participantes

Avani Santana (foto) - Professora há 32 anos das redes públicas municipal e estadual e militante da União Brasileira de Mulheres (UBM). Foi coordenadora do Centro de Referência Márcia Dangremon em Olinda, gerente de Proteção Social de Média Complexidade em Olinda, coordenadora da Divisão de Formação da Secretaria da Mulher no Recife e coordenadora do Centro Clarice Lispector. Atualmente, é gerente de Enfrentamento e Prevenção da Violência contra a Mulher do Recife.

Raquel Ludermir - doutora em Desenvolvimento Urbano pela UFPE e pesquisadora visitante da London School of Economics and Political Science. Sua pesquisa mais recente investigou as relações entre moradia, patrimônio e violência doméstica contra a mulher. Como consultora internacional, tem documentado e avaliado boas práticas urbanas na África, Ásia e América Latina, e participado de diversos espaços voltados à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030). Atualmente, integra a equipe de incidência política da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, dedicada à implementação do Direito à Cidade e à Moradia Adequada.

Secretaria da Mulher do Recife

Mahmundi e Filipe Toca são os primeiros participantes do Afetos (@casanaturamusical) em abril

 

As lives estão de volta na Casa Natura Musical enquanto o espaço espera por um momento mais apropriado para a retomada dos shows presenciais. Para o mês de abril, passam pelo Instagram (@casanaturamusical) artistas engajados em debates relevantes que validam a proposta curatorial da Casa. As conversas agendadas sempre às quintas, 19h, fazem parte do Afetos, projeto que traz para as telas um bate-papo de camarim íntimo e acolhedor compartilhado com o público.

Em abril, os encontros são voltados para discussão sobre como a música brasileira está resistindo, apesar de todas as dificuldades após mais de um ano de pandemia. Parafraseando o título do disco de um dos convidados, Marcelo D2, o tema do mês é Nada Pode Nos Parar. Alguns dos assuntos abordados ao longo do mês serão a arte e música como ato político, o ativismo digital, liberdade de expressão e as dificuldades que os artistas e profissionais da música estão enfrentando depois de um ano sem shows.⠀

É possível assistir às edições anteriores do Afetos pelo IGTV da Casa e no seu canal do Youtube – rede em que também estão disponíveis vídeos com outros projetos criados pelo equipamento cultural.

Sobre as artistas participantes do Afetos no dia 1º de abril

Filipe Toca

Filipe Toca é um cantor e compositor criativo e sensível, sempre trazendo temas do dia a dia em suas canções da maneira mais leve possível. O potiguar possui músicas em parcerias com diversos artistas, como Guga Fernandes, Plutão Já Foi Planeta, Ana Gabriela, Celso Fonseca, Banda Hotelo, Eric e Pedro (Atitude 67), Pedro Calais (Lagum) e Luccas Carlos.

Em Natal, realizou diversas apresentações em estabelecimentos e eventos privados, além de grandes eventos, como o Carnaval e o Réveillon da cidade. Realizou também shows de abertura para artistas nacionais como Saulo, Nando Reis Onze e 20, Armandinho e recentemente teve um vídeo performance abrindo a live de Alceu Valença. Filipe foi um dos destaques da última edição do The Voice Brasil, que lhe rendeu grande visibilidade e muitos elogios dos jurados da edição.

Mahmundi

A artista se destacou com seu disco de estreia, Mahmundi, que ganhou em 2016 o Prêmio Revelação da APCA (Associação Brasileira dos Críticos de Arte) e colheu inúmeros elogios da crítica. Em 2018, lançou seu segundo álbum, Para Dias Ruins, projeto que recebeu uma indicação ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

Seu trabalho mais recente, criado em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, é o EP Mundo Novo, composto por sete faixas com um conceito diferente dos últimos trabalhos da artista. "A ideia era fazer algo que soasse mais como uma banda, saindo da produção sozinha, dos sintetizadores e tudo mais. Então partimos para um trabalho com coprodução do músico Frederico Heliodro, que trouxe suas referências de música instrumental. Eu assino a direção e produção musical e ele faz a coprodução do álbum", conta Mahmundi.

Programação do Afetos

Todas às quintas-feiras, 19h

1º/4 - Mahmundi e Filipe Toca
8/4 - Marcelo D2 e Kiko Dinucci
15/4 - Mart'nália e Paulinho Moska
22/4 – Kae Guajajara e Edivan Fulni-ô

Paulista volta a distribuir novos Kits Alimentação Escolar no ano letivo 2021

 

A Prefeitura de Paulista iniciou a primeira entrega dos novos Kits Alimentação Escolar para os estudantes da Rede Municipal de Ensino, nesta terça-feira (30.03), na Escola José Firmino da Veiga. Os kits fazem parte de um complemento alimentar, que tem o objetivo de auxiliar na segurança alimentar dos mais de 20 mil estudantes matriculados nas 62 escolas públicas do município.

A novidade na distribuição desse ano está nos três tipos de kits personalizados de acordo com a faixa etária e necessidades nutricionais de cada grupo escolar. A individualização dos kits seguindo os critérios mencionados está em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), seguindo as normas estabelecidas pelo FNDE/MEC.

Esquema de Entrega - Até o dia sete de abril todas as escolas receberão os kits. Cada escola montará seu cronograma de distribuição, levando em consideração o contexto de cada local. Os pais e responsáveis dos alunos serão avisados pelos gestores através de grupos no Whatsapp. Esses grupos já fazem parte da rotina da comunidade escolar e servem para informes e repasses pedagógicos para os pais e responsáveis pelos estudantes.

Os três novos tipos Kits de Alimentação Escolar individualizados têm a seguinte composição:

Kit 01 - é voltado para os estudantes das creches
Carne Moída - 0.5Kg
Abóbora - 1Kg
Açúcar - 1Kg
Arroz - 1Kg
Banana - 10 unidades
Batata Doce - 1Kg
Biscoito Maisena - 1 Pacote
Bolacha Cream Cracker - 1 Pacote
Canela - 1 unidade com 35g
Cará - 1 Kg
Cenoura - Meio Kilo
Chuchu - Meio Kilo
Cremogema - 1 Pacote
Feijão - 1Kg
Fubá - 1 Pacote
Laranja - 05 Unidades
Leite - Pacote
Macarrão - Pacote
Melão - 1Kg
Ovos - 15 Unidades
Sal - 1 Kg
Tomate - Meio Kilo
Fórmulas Infantis - 1 Lata

Kit 02 - será destinado para alunos do grupo IV ao 5º ano
Banana - 10 Unidades
Batata Doce - 1Kg
Cará - 1Kg
Bolacha Salgada - 1 Pacote
Cremogema - Pacote
Leite - Pacote
Macarrão - Pacote
Melão - 1Kg
Ovos - 15 Unidades
Tomate - Meio Kilo
Fórmula Nestonutri (Para Grupos 4 e 5)

Kit 03 - contempla os estudantes do 6º ao 9º ano e também alunos do EJA
(Educação de Jovens e Adultos)
Banana - 10 Unidades
Batata Doce - 1 Kg
Biscoito Rosquinha - 1 Pacote
Bolacha Salgada - 1 Pacote
Cará - 1Kg
Leite - 1 Pacote
Macarrão - Pacote
Melão - 1Kg
Ovos - 15 Unidades
Tomate - Meio Kilo

lmprensa Paulista PE

Projeto de lei proibe testes cosméticos em animais

 

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) apresentou o Projeto de Lei 1031/21, que proíbe em todo o território nacional testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal e de limpeza em animais.
O pedido foi levado ao parlamentar pelo presidente do Progressistas no Recife, Lula da Fonte; pelo deputado estadual Romero Albuquerque (PP) e pela vereadora do Recife Andreza Romero (PP), ativistas da causa animal.
“Há alternativas para testes em animais, como uso de métodos in vitro com células humanas. Em regiões como a União Europeia, esses testes estão proibidos desde 2004. Precisamos conscientizar a população e construir uma nova política para proteção e defesa dos animais”, afirma Eduardo da Fonte.


Investimentos garantem a ampliação das ações fundiárias em Ingazeira, Jataúba e Sertânia

 

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) receberá recursos voltados às ações do Propriedade Legal nos municípios de Ingazeira, Jataúba e Sertânia. Os investimentos são provenientes de emendas parlamentares liberadas pelo deputado Diogo Morais, com objetivo de beneficiar as famílias rurais desses municípios, através da regularização dos imóveis rurais, trabalho que resulta na entrega do título definitivo da terra.

“O conjunto de ações fundiárias visa promover a segurança jurídica e social das famílias rurais. Nossa proposta é impulsionar o desenvolvimento das atividades do Propriedade Legal, para que a população rural tenha mais dignidade e qualidade de vida”, ressaltou o presidente do Instituto, Henrique Queiroz.

Dentre os benefícios, a partir dos títulos de propriedade em mãos, a estimativa é que as famílias rurais fiquem asseguradas juridicamente com o documento, que permite o acesso às terras de forma definitiva. Além disso, elas poderão acessar o leque de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da produção, a exemplo do Pronaf; PAA; PNAE; aposentadoria, entre outras.

Regularização Fundária - A Regularização Fundiária é uma política agrária que garante aos agricultores familiares, ocupantes de terras estaduais devolutas, a permanência e a propriedade da terra com a emissão do título de propriedade, resultando na segurança social e jurídica.

As ações de Regularização Fundiária fazem parte do Propriedade Legal, Programa do Governo de Pernambuco que visa emitir 65 mil títulos de propriedade para habitações urbanas e rurais em todo o Estado.

lmprensa lterpe

lnaugurado ambulatório de COVID-19 em Arthur Lundgren II em Paulista

 

Na manhã desta terça-feira (30), o Prefeito Yves Ribeiro inaugurou um ambulatório para atendimento de casos do coronavírus no município do Paulista. A Unidade Básica de Saúde inaugurada fica no bairro de Arthur Lundgren II (próximo à subida da ladeira). O ambulatório irá atender casos leves e suspeitas da COVID-19.

O atendimento funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 16h00. No local, os pacientes poderão contar com uma equipe exclusiva e especializada para identificar os possíveis sintomas do vírus. Haverá médico, enfermeiro e uma ambulância disponível. Além disso, os profissionais realizarão testes para detecção do coronavírus na unidade.

A Secretaria de Saúde do município, Terezinha Mousinho, falou sobre as ações de enfrentamento ao COVID que a Prefeitura vem realizando, e informou sobre os próximos ambulatórios que serão disponibilizados na cidade. “Nesses ambulatórios, os profissionais farão uma triagem para analisar a gravidade dos sintomas, para caso necessário, o paciente seja encaminhado para um hospital de urgência e emergência do município, e isso seja feito com urgência. Por isso, teremos ambulância nos locais, mas nos ambulatórios só serão atendidos casos leves.”

Além desse local, a Secretária informou que serão inaugurados mais ambulatórios de COVID-19. A previsão é que seja aberto um no Centro de Saúde João Abimael e outro na USF William Nascimento. Esta última será uma unidade móvel adaptada em um ônibus, que também contará com um corpo de profissionais atuando na triagem.


lmprensa Paulsta PE

São Paulo: Museu da Diversidade Sexual promove programa +Orgulho Personalidades

 

A partir de abril, o Museu da Diversidade Sexual, (MDS),instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigxs da Arte, promove por meio do Programa Mais Orgulho uma ação de apoio às Paradas do Orgulho LGBTQIA+ no interior e litoral do Estado de São Paulo. Devido à necessidade de isolamento social causada pela epidemia de coronavírus, toda a programação será remota.

O Mais Orgulho irá veicular toda terça ao meio-dia, entrevistas gravadas em vídeo com personalidades LGBTQIA+ de cada local. As conversas trazem depoimentos pessoais e intimistas em que são trazidas à tona lembranças, memórias, histórias, vivências e experiências.
A programação será transmitida pelas redes sociais do Museu e plataforma Cultura em Casa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigxs da Arte.

Segundo Danielle Barreto Nigromonte, diretora executiva da Amigxs da Arte, instituição responsável pelo gerenciamento do MDS, "o Museu e a Amigxs da Arte vislumbraram a possibilidade da junção de duas ações que viabilizam e preservam as memórias das Paradas, dos ativistas e pessoas LGBTQIA+ que construíram a história do movimento pelo interior e litoral do estado de São Paulo em uma ação pioneira, coletiva e importante na luta desta população.

As entrevistas primam por destacar diferentes marcadores identitários, como raça, etnia, geração, pessoas com deficiência, gênero, identidade e orientação, com residência na cidade onde se realiza a Parada, e obrigatoriamente integrantes da sigla LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros etc).

O objetivo é criar um mosaico inovador, onde os depoentes contem sobre o panorama da cultura, sociedade LGBTQIA+ e suas relação com o município. Entre os tópicos abordados nas entrevistas, estarão assuntos como família, trabalho, relacionamentos, encontros, participação nas Paradas, sexualidade, pontos de convivência, discriminação, preconceito, história e militância.

As entrevistas, além de veiculadas em redes sociais das Paradas de cada cidade, vão integrar o acervo do Museu da Diversidade Sexual e das Associações Organizadoras das Paradas, sendo disponibilizadas para o público através de plataforma virtual e com acesso para pesquisas.

"Em tempos onde cada vez mais a memória brasileira (não apenas a LGBTQIA+, mas principalmente ela) é invisibilizada, o projeto Memórias da Diversidade Sexual & Mais Orgulho inverte o rumo dessa tradição de esquecimento do passado, colaborando para que essas memórias não se percam – e sim sejam preservadas para futuras gerações, mostrando a importância da comunidade LGBTQIA+ e sua cultura na construção da sociedade e da democracia brasileira", diz Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade Sexual.



Agenda de cidades:

6 de abril - Praia Grande
13 de abril - Vinhedo
20 de abril - Araçatuba
27 de abril - Santos (ep 1)
4 de Maio - Santos (ep 2)
11 de maio - Iguapé (ep 1)
18 de maio - Iguapé (ep 2)
25 de maio - Iguapé (ep 3)
1º de junho - São João da Boa Vista
8 de junho - Ribeirão Preto
15 de junho - Catanduva
22 de junho - Sertãozinho
29 de junho - Itu (ep 1)
6 de julho - Itu (ep 2)
13 de julho - Serrana
20 de julho - São José dos Campos
27 de julho - São José do Rio Preto (ep 1)
3 de agosto - São José do Rio Preto (ep 2)
10 de agosto - Lins
17 de agosto - Itaim Paulista
24 de agosto - Bebedouro
31 de agosto - Mogi Guaçu
7 de setembro - São Joaquim da Barra (ep 1)
14 de setembro - São Joaquim da Barra (ep 2)
21 de setembro - Campinas (ep 1)
28 de setembro - Campinas (ep 2)
5 de outubro - Campinas (ep 3)
12 de outubro - Campinas (ep 4)
19 de outubro - Itanhaém
26 de outubro - Fernandópolis
2 de novembro - Votuporanga
9 de novembro - Araraquara

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa


A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril de 2020. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos quatro primeiros meses, registrou cerca de 1,6 milhão de visualizações e 1,2 mil conteúdos disponibilizados.

O conteúdo é gerado pelas instituições culturais vinculadas à Secretaria, por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.

Realizado pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna. É transmitido de sexta a domingo, às 21h30.

A plataforma segue apresentando as lives do Intensivão #CulturaEmCasa (que atualmente ocorre de segunda a quinta-feira às 17h). O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho de 2020, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. O #Diálogos Necessários é veiculado às segundas e quartas-feiras, às 17h.

Na plataforma, também é possível acompanhar o #SPGastonomia, lançado no dia 6 de julho de 2020. De segunda a quinta-feira, às 19h30, chefs, nutricionistas e especialistas brindarão o público com aulas, receitas, histórias, curiosidades e debates sobre diversos temas relacionados à gastronomia de São Paulo. É uma grande vitrine da diversidade e da qualidade do setor. As lives têm nomes como Lucas Corazza, Mohamad Hindi, André Boccato, Morena Leite e Lucas Bernardini, Fabrízio Fasano Jr, Roberta Sudbrack, o Chef teen Eduardo Prado, Dri Knapp e Angelita Gonzaga.

A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri.

Sobre o Museu da Diversidade Sexual
Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, o Museu da Diversidade Sexual foi criado em maio de 2012 e é uma instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Sua missão é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBTQIA+ brasileira através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais. As atividades culturais, educativas e expositivas do MDS têm foco nas orientações, identidades e expressões de gênero dissidentes.

Sobre a Amigxs da Arte
A Amigxs da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Museu da Diversidade Sexual e o Teatro Estadual de Araras. Saiba mais em: www.amigosdaarte.org.br.

Redes Sociais

Museu da Diversidade Sexual (MDS)
Estação República do Metrô, n° 24. R. do Arouche – República. São Paulo (SP).
O museu está localizado dentro da Estação República do Metrô, atrás da bilheteria. Piso Mezanino, loja 518.

#NinguémSoltaAMãoDeNinguém 2.0

Obs: quem precisar divulgar suas batalhas (doenças, desemprego, curso, etc.), o espaço continua aberto!