terça-feira, 30 de março de 2021

Secretaria da Mulher do Recife estreia no YouTube a série Compartilhando Saberes

 

Com o tema “Moradia e Violência Doméstica contra Mulher”, estreia nesta terça-feira (30), às 16h30, a ação Compartilhando Saberes, uma iniciativa da Secretaria da Mulher do Recife. A ideia é levar para o encontro mulheres para apresentarem e debaterem suas pesquisas acadêmicas e assim aproximar a academia da sociedade. A ação está prevista para acontecer uma vez por mês, através do canal oficial da secretaria no YouTube. Entre os temas a serem debatidos, enfrentamento e a prevenção da violência contra a mulher, geração de emprego e renda, segurança pública, educação, saúde, habitação, entre outros.

No primeiro encontro, Avani Santana, gerente de Enfrentamento e Prevenção da Violência contra a Mulher do Recife, fará perguntas a Raquel Ludermir, doutora em Desenvolvimento Urbano pela UFPE e pesquisadora visitante da London School of Economics and Political Science. A pesquisa mais recente de Raquel investiga as relações entre moradia, patrimônio e violência doméstica. Considerando a moradia como direito básico da humanidade, é fundamental uma política voltada a garantir à mulher esse direito, sem ela ter que se submeter a uma relação violenta por não ter acesso à moradia digna.

Sobre as participantes

Avani Santana (foto) - Professora há 32 anos das redes públicas municipal e estadual e militante da União Brasileira de Mulheres (UBM). Foi coordenadora do Centro de Referência Márcia Dangremon em Olinda, gerente de Proteção Social de Média Complexidade em Olinda, coordenadora da Divisão de Formação da Secretaria da Mulher no Recife e coordenadora do Centro Clarice Lispector. Atualmente, é gerente de Enfrentamento e Prevenção da Violência contra a Mulher do Recife.

Raquel Ludermir - doutora em Desenvolvimento Urbano pela UFPE e pesquisadora visitante da London School of Economics and Political Science. Sua pesquisa mais recente investigou as relações entre moradia, patrimônio e violência doméstica contra a mulher. Como consultora internacional, tem documentado e avaliado boas práticas urbanas na África, Ásia e América Latina, e participado de diversos espaços voltados à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030). Atualmente, integra a equipe de incidência política da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, dedicada à implementação do Direito à Cidade e à Moradia Adequada.

Secretaria da Mulher do Recife