sábado, 20 de março de 2021

Quilombolas de Olinda começam a ser vacinados contra Covid-19 neste domingo (21),

 

Olinda inicia vacinação contra Covid-19 dos quilombolas do município, a partir deste domingo (21). A imunização simbólica acontece, a partir das 10h30, no Terreiro da Xambá e contará com a presença do Prefeito de Olinda, Professor Lupércio e do Governador do Estado, Paulo Câmara. O terreiro fica localizado na Rua Severina Paraíso da Silva, n.° 65, no bairro de São Benedito.

Toda população declarada quilombola, pelo Quilombo Portão de Gelo será imunizada, independente da idade. De acordo com o babalorixá do terreiro, Pai Ivo do Xambá, lista aproximadamente 2500 pessoas declaradas quilombolas no território, com idades entre 18 e 90 anos. O quilombo do Portão do Gelo recebeu esse título pela Fundação Palmares, em 2006, sendo classificado como o 2º quilombo urbano do Brasil.

A vacinação contra Covid-19 em Olinda segue através de agendamento pelo no site da Prefeitura www.olinda.pe.gov.br. São cinco pontos de vacinação. No Shopping Patteo, a imunização acontece de 9h às 17h.

O atendimento ocorre também no Espaço Caenga, em Águas Compridas; Vila Olímpica de Rio Doce; Escola Coronel José Domingos da Silva, em Ouro Preto; e na Escola Municipal Princesa Isabel, em Jardim Brasil. Nesses pontos o serviço é ofertado das 9h às 16h.

lmprensa Olinda



Comitê de Enfrentamento à covid-19 do Paulista reforça a fiscalização e conscientização nas feiras da cidade

 

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município do Paulista, instalado pelo Prefeito Yves Ribeiro, realizou neste sábado (20) uma ação de conscientização na feira livre no centro da cidade. Também foram realizados os cadastros dos vendedores camelôs e feirantes que atuam na Rua Siqueira Campos. O Comitê foi criado com o objetivo de fortalecer a fiscalização nas feiras e fazer cumprir as medidas restritivas do Governo do Estado.

Devido ao aumento expressivo dos números de casos da covid-19, no período de 18 a 28 de março estão funcionando apenas as atividades classificadas como essenciais em Pernambuco, assim como determina o Decreto Estadual nº. 50.433. Diante disso, a Prefeitura da Cidade do Paulista, como medida de combate à pandemia, regulamentou três decretos sobre as ações no município. Entre eles, está o decreto nº 026/2021, que criou o Comitê de Enfrentamento.

As ações foram realizadas pelas Secretarias de: Saúde; Infraestrutura e Serviços Públicos; Políticas Sociais e Direitos Humanos; Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil; Finanças; Regionais, Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente; e Assuntos Jurídicos. As fiscalizações ocorreram por meio de profissionais conduzidos pelas secretarias responsáveis. Os funcionários entregaram folders de conscientização sobre a pandemia e realizaram cadastros para regulamentação dos profissionais informais.

lmprensa Paulsta PE

Pernambuco recebe nova remessa de vacinas e inicia imunização de quilombolas e idosos acima de 70 anos

 



Uma nova remessa de imunizantes contra a Covid-19 chegou a Pernambuco na manhã deste sábado (20.03). O lote contém 172 mil doses da vacina Sinovac/Butantan que, por orientação do Ministério da Saúde, devem ser utilizadas apenas como primeira dose. Com isso, o Estado inteiro passará a imunizar os idosos entre 70 e 74 anos, além de garantir o avanço na proteção dos trabalhadores de saúde. Também chegaram 36 mil doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, que serão utilizadas como primeira dose, possibilitando o início da proteção dos povos e comunidades quilombolas tradicionais.

“Pernambuco tem agilizado ao máximo a vacinação dos grupos prioritários, e com esse novo lote que recebemos neste sábado, vamos incluir a população quilombola no esquema de vacinação da primeira dose. Assim que as vacinas foram recebidas, acionamos nosso esquema de logística, para que até o final do dia, ou no máximo na manhã deste domingo, todas as gerências de saúde recebam suas cotas de imunizantes para serem repassadas aos municípios”, afirmou o governador Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, este é o segundo lote de vacinas recebido pelo Estado somente esta semana, e será utilizado apenas como primeira dose, para ampliar o volume de público protegido. “Nossa expectativa é que, com a produção nos laboratórios nacionais, esse cronograma semanal seja mantido, o que possibilita acelerar a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19 e a chegada da segunda dose em tempo oportuno”, disse Longo.

Segundo o secretário, a agilidade no envio das doses é de suma importância para evitar ainda mais casos da doença e, principalmente, internações e óbitos. “Já sentimos uma redução das infecções nos idosos a partir dos 85 anos e esperamos que esse reflexo seja notado nas próximas semanas em mais grupos de idosos”, concluiu.

Com mais essa entrega, sobe para 1.260.960 o número de doses de vacinas contra a Covid-19 já disponibilizadas aos municípios pernambucanos. Desse total, 1.058.960 foram da Sinovac/Butantan e 202 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. Até o momento, já inclusa a remessa deste sábado, estão sendo beneficiados idosos a partir dos 70 anos e pessoas com deficiência que vivem em instituições, além da população indígena aldeada, trabalhadores de saúde e povos e comunidades tradicionais quilombolas.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Em Paulista, Prontoclínica Torres Galvão passa a funcionar como emergência de Covid-19

 

Com o aumento de casos na cidade, a Prefeitura de Paulista, após aval da Secretaria de Saúde decidiu que a partir deste sábado (20), a Prontoclínica Torres Galvão estará à disposição da população como emergência de Covid-19.

Os paulistenses que precisarem de atendimento emergencial devem se dirigir à Prontoclínica Torres Galvão. Em casos graves, os pacientes serão transferidos para o Hospital Nossa Senhora do Ó, no Janga, onde há leitos de internamento, enfermaria e UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva). A Secretaria de Saúde também disponibilizou mais cinco leitos reservas para atender casos muito graves do coronavírus.

Desde o início da pandemia, Paulista registrou mais de 6.829 casos de Covid-19 e 533 óbitos. Até o momento, foram vacinadas 14 mil pessoas, entre idosos e profissionais de saúde.

O Plano de Imunização do município continua atendendo os idosos, a partir de 75 anos, exclusivamente por agendamento, no link: agendamentovacinapaulista.com.br

Os profissionais da saúde do município orientam a população a ficar em casa, e se precisar sair, sempre utilizar máscara, higienizar constantemente as mãos e manter o distanciamento social.


lmprensa Paulista PE

Governo de Pernambuco adquire 4 milhões de doses da vacina Sputnik V

O governador Paulo Câmara anunciou, neste sábado (20.03), a compra de quatro milhões de doses da vacina Sputnik V, adquirida através de negociação direta do Consórcio Nordeste com o Fundo Soberano da Rússia. Os primeiros lotes do imunizante deverão chegar ao Brasil no mês de abril. Também neste sábado, chegaram a Pernambuco mais 172 mil doses da Coronavac e outras 36 mil da AstraZeneca/Oxford. Com isso, o governador anunciou, em pronunciamento, o início da vacinação em idosos acima de 70 anos de idade em todo o Estado.

“O melhor é que poderemos utilizar não só essas vacinas, mas também as 198 mil doses que já foram repassadas aos municípios no meio da semana, todas como primeira dose. Ou seja, são 400 mil doses que serão aplicadas em sua totalidade, sem necessidade de guardar 50% para a segunda aplicação”, detalhou Paulo Câmara, destacando que até o fim do sábado, todas as gerências regionais de saúde já terão recebido as novas doses para repassar às cidades.

O governador afirmou que as novas vacinas trazem esperança, diante da crise causada pela pandemia, mas reforçou que não é momento para se abaixar a guarda. “Vamos continuar perseguindo qualquer oportunidade de aquisição direta de imunizantes para acelerar a vacinação dos pernambucanos e pernambucanas. Enquanto não chega a sua vez de vacinar, evite sair de casa. Se for necessário sair, use máscara o tempo todo”, completou Paulo Câmara.

Link para o pronunciamento: https://we.tl/t-9Suh2onXAg

Secretaria de lmprensa de Pernambuco