sábado, 20 de março de 2021

Pernambuco recebe nova remessa de vacinas e inicia imunização de quilombolas e idosos acima de 70 anos

 



Uma nova remessa de imunizantes contra a Covid-19 chegou a Pernambuco na manhã deste sábado (20.03). O lote contém 172 mil doses da vacina Sinovac/Butantan que, por orientação do Ministério da Saúde, devem ser utilizadas apenas como primeira dose. Com isso, o Estado inteiro passará a imunizar os idosos entre 70 e 74 anos, além de garantir o avanço na proteção dos trabalhadores de saúde. Também chegaram 36 mil doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, que serão utilizadas como primeira dose, possibilitando o início da proteção dos povos e comunidades quilombolas tradicionais.

“Pernambuco tem agilizado ao máximo a vacinação dos grupos prioritários, e com esse novo lote que recebemos neste sábado, vamos incluir a população quilombola no esquema de vacinação da primeira dose. Assim que as vacinas foram recebidas, acionamos nosso esquema de logística, para que até o final do dia, ou no máximo na manhã deste domingo, todas as gerências de saúde recebam suas cotas de imunizantes para serem repassadas aos municípios”, afirmou o governador Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, este é o segundo lote de vacinas recebido pelo Estado somente esta semana, e será utilizado apenas como primeira dose, para ampliar o volume de público protegido. “Nossa expectativa é que, com a produção nos laboratórios nacionais, esse cronograma semanal seja mantido, o que possibilita acelerar a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19 e a chegada da segunda dose em tempo oportuno”, disse Longo.

Segundo o secretário, a agilidade no envio das doses é de suma importância para evitar ainda mais casos da doença e, principalmente, internações e óbitos. “Já sentimos uma redução das infecções nos idosos a partir dos 85 anos e esperamos que esse reflexo seja notado nas próximas semanas em mais grupos de idosos”, concluiu.

Com mais essa entrega, sobe para 1.260.960 o número de doses de vacinas contra a Covid-19 já disponibilizadas aos municípios pernambucanos. Desse total, 1.058.960 foram da Sinovac/Butantan e 202 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. Até o momento, já inclusa a remessa deste sábado, estão sendo beneficiados idosos a partir dos 70 anos e pessoas com deficiência que vivem em instituições, além da população indígena aldeada, trabalhadores de saúde e povos e comunidades tradicionais quilombolas.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco