O estudante Maurício de Moura Lima, do 3° ano do ensino médio do Colégio Motivo de Boa Viagem foi o único pernambucano a ser aprovado no vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do país. Maurício também se classificou em mais dois vestibulares, o da Academia da Força Aérea (AFA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). Em ambos ele ficou em primeiro lugar no estado de Pernambuco.
sexta-feira, 5 de janeiro de 2018
Procon-PE fará atendimento de Seguro DPVAT
O Procon-PE, inicia, na próxima semana, o atendimento aos consumidores que querem dar entrada aos benefícios do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o Seguro DPVAT. O órgão de defesa do consumidor será o primeiro do Nordeste a oferecer o serviço. O Procon-PE foi escolhido pela Seguradora Líder, empresa administradora do seguro em todo País, para iniciar esse projeto piloto na região.
De acordo com o gerente geral do Procon-PE, Erivaldo Coutinho, 12 assessores jurídicos foram treinados pela Líder para atender a população. “Foi constatado que diversas fraudes estão acontecendo. Ter esse atendimento, gratuito, no Procon é oferecer um serviço de qualidade e confiável para o consumidor”, garante. Lembrando que o consumidor não precisa de despachante para dar entrada ao seguro.
O prazo para dar entrada no seguro é de três anos a contar com a data que o acidente ocorreu. As exceções são para invalidez e morte. Os três anos contam a partir do laudo de invalidez e data do óbito.
O Seguro DPVAT oferece três tipos de coberturas: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares. Para abrir a reclamação o consumidor deve se dirigir para a sede do órgão, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, no bairro de São José, e levar os seguintes documentos:
Documentos do sinistro: boletim de ocorrência policial (obrigatório); comprovante de ato declaratório (nos casos que a polícia não esteve no local) e declaração do proprietário do veículo (deve ser apresentado nos processos de invalidez permanente e despesas médico-hospitalares).
Documentos das pessoas: documentos pessoais dos envolvidos no processo – vítima, beneficiário, representante legal, tutores e curadores. Deve-se levar: documento com foto ou certidão de nascimento ou casamento; CPF; autorização de pagamento (formulário com dados bancários) e comprovante de residência.
Documentos do Pleito: documentos que representam a cobertura de indenização pleiteada. Cada cobertura possui documentos específicos. Cobertura de morte (certidão de óbito); cobertura de invalidez (laudo de invalidez e documentos hospitalares) e cobertura de despesas médico-hospitalares (comprovante de despesas e relatório médico informando as lesões sofridas, data do atendimento e o tratamento adotado).
Imprensa Procon PE
Praia de Muro Alto recebe obras de melhoria do abastecimento de água
Uma das mais belas praias do Litoral Sul de Pernambuco, a Praia de Muro Alto, localizada no município de Ipojuca, está recebendo ações de melhoria do abastecimento. Depois da visita do governador Paulo Câmara para inaugurar uma nova Adutora, no final de novembro passado, que aumentou a oferta de água, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começou a executar uma nova obra para ampliar a rede de distribuição na localidade, um investimento de R$ 500 mil, que beneficiará a população residente da praia, a rede hoteleira e o turismo da região – cerca de 14 mil pessoas. Os serviços estão sendo realizados na Avenida Praia do Cupe (a partir do Nannai Resort & Spa), para implantação de tubulações (250 milímetros de diâmetro) numa extensão de dois quilômetros.
A previsão é assentar a rede, que permitirá atender plenamente Muro Alto, até o próximo mês de março. “Hoje atendemos cerca de 50% da Praia de Muro Alto, através do Sistema de Abastecimento de Àgua de Porto de Galinhas. Com essas intervenções, vamos conseguir atender também novos empreendimentos, como os condomínios que estão em construção e também passamos a ter um sistema mais flexível, que nos permite regularizar o abastecimento nessa área até na época de alta temporada”, explica Robson Santos, gerente de Unidade de Negócios da Compesa, esclarecendo que o fato de os sistemas de Suape e Porto de Galinhas (proveniente da Estação de Tratamento de Água Porto de Galinhas) estarem interligados, permite que a Praia de Muro Alto possa ser atendida pelos dois sistemas, dando mais confiabilidade ao fornecimento de água para a localidade.
Numa segunda etapa da obra, que deverá ser licitada no mês próximo mês, haverá a construção de um reservatório elevado e de uma estação de bombeamento, além da implantação de um complemento da rede de distribuição de água. Esses investimentos possibilitarão melhorias do abastecimento de água - como a pressurização adequada da rede - e a ampliação do atendimento não só em Muro Alto, mas também na Praia do Cupe, outro importante destino turístico do Litoral Sul. O projeto dessa obra, orçado em mais de R$ 3,5 milhões, será submetido à análise da Caixa Econômica Federal para liberação de recursos.
Imprensa Compesa
Projeto verão: é necessário atenção para não causar danos ao corpo
Verão chegando e todo mundo quer ficar com um corpo mais sarado. O famoso “Projeto verão” é conhecido por várias pessoas e ganha muitos adeptos no início do ano. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que a transformação não cause problemas no corpo e por consequência, na saúde. A mudança de hábito muitas vezes brusca, principalmente quando uma pessoa é sedentária, pode acarretar em sérios problemas.
Para ter um corpo mais saudável é essencial a união de uma boa alimentação e a prática regular de exercício físico. Se o indivíduo não tem os dois fatores na rotina é preciso que comece aos poucos. Quando se fala em comida, o indicado é procurar por uma ajuda especializada para conseguir o efeito desejado e não seguir dietas da moda. A opção de fazer regime por conta própria pode acarretar em problemas na saúde. “Em primeiro lugar o que vai implicar é a questão da adaptação. O paciente pode fazer a primeira, segunda semana, até o mês. Mas é difícil se adequar a médio e longo prazo, o que compromete também a saúde. A imunidade é a primeira coisa a cair”, comenta Dani Dabbicco, nutricionista da Cia Athletica.
Outro ponto que deve ter atenção é o exercício físico. Seguindo o mesmo raciocínio da alimentação, o corpo que não tem o hábito da prática da atividade física pode sofrer lesões caso o esforço seja além do indicado. “Antes de tudo o ideal é que a pessoa faça uma avaliação física, um parecer cardiológico, para que saibamos se o corpo tem algo contra a prática do exercício ou se temos que ter uma atenção maior em algum ponto durante o esforço”, explica Fabio Santana, professor da Cia. A partir do resultado do exame os profissionais traçam o treino da pessoa de acordo com o seu objetivo e seu tipo físico.
Usando como exemplo a musculação, é essencial que o aluno seja acompanhado por um profissional para que ele não tenha problemas obtidos por overtraining (exercícios além do que o corpo aguenta). Alguns sintomas são fadiga extrema, irritabilidade, ritmo cardíaco elevado mesmo em repouso e até febre. Além disso, o treino de forma excessiva pode também enfraquecer a imunidade. Isso se deve porque a atividade exagerada diminui nos músculos a glutamina, um aminoácido que tem fluxo direto e contínuo para o fígado, intestino, rins e sistema imunológico. Como o sistema precisa de muita glutamina para manter suas funções, a diminuição da substância pode causar danos a nossa imunidade.
Para iniciantes são interessantes atividades que usem os grandes grupos musculares. Agachamento usando o peso corporal, flexão de braço e supino, são alguns exemplos de exercícios que trabalham um maior número de músculos e de fibra para que, posteriormente, eles sejam trabalhados de forma específica para serem definidos. A estabilização do tronco pode ser feita através de exercícios para o abdômen ou prancha, por exemplo. Os aeróbios como caminhada, esteira e bike também são indicados.
Independente do objetivo final, seja ganhar massa ou emagrecer, os dois fatores em conjunto trarão o resultado de forma mais rápida e perceptível. Após desenvolver o hábito de levar uma vida mais saudável, o projeto verão pode se tornar um projeto para a vida e assim o indivíduo terá um corpo mais saudável e definido por mais tempo.
Pré-vestibular gratuito na UFPE
O Portal UFPE deu início ao seu processo seletivo e pede ajuda para divulgação nas suas mídias sociais. Já tivemos várias aprovações e histórias de vida transformadas pelo projeto. Nosso objetivo é poder contribuir para o acesso ao ensino superior gratuito de qualidade e contribuir, dessa forma, para a equidade na oferta do ensino e na qualidade de vida das pessoas.
LINK DO EDITAL: tinyurl.com/editalportal2018
⏺️ O QUE É O PORTAL?
O Portal UFPE é um pré-vestibular GRATUITO vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE, tendo como objetivo principal promover educação como transformação social. Para isso, o projeto conta com uma equipe formada por mais de 100 voluntários dos mais variados cursos da universidade. As aulas acontecem de segunda a sexta de 18h às 21h45, aos sábados de 08h às 17h e aos domingos (eventualmente) de 08h às 12h. Além das aulas, o projeto oferece monitorias e apoio pedagógico, contando também com acervo bibliográfico e espaço para estudos.
⏺️ QUEM PODE PARTICIPAR?
Podem participar alunos matriculados, em 2018, no 3° ano do Ensino Médio ou que já concluíram os estudos, desde que sejam alunos oriundos do sistema público de ensino, em qualquer uma de suas esferas (municipal, estadual ou federal).
⏺️ COMO INGRESSAR NO PORTAL?
O ingresso no Portal acontece por meio de concurso. O concurso será realizado em DUAS etapas: prova objetiva e análise socioeconômica. As etapas são sucessivas e têm caráter eliminatório e/ou classificatório. Para o ano letivo de 2018, serão ofertadas 140 vagas. As inscrições serão realizadas no DAMUC, que fica situado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) na UFPE, de 02 a 26 de janeiro de 2018. Para efetuar a inscrição é necessário apresentar documento oficial com foto e levar o investimento no valor de R$ 20 (taxa única).
Tem samba de Erasto na Casa Astral
Erasto vive dentro da gente e sua herança é uma das maiores riquezas da nossa cultura! Por isso vamos celebrar as memórias dele, que construiu um jeito único de fazer música, sem barreiras melódicas e rítmicas. Muitos o conhecem por suas composições de maracatu, coco, ciranda e caboclinho. Agora é hora de mergulhar também em seus sambas – inéditos!!!!!
Ele pediu e pra gente é ordem! Seus sambas, feitos na década de 70, durante uma viagem de navio a Nova York, ganham o mundo no dia 14 de janeiro, no lugar mais aconchegante da cidade, a Casa Astral, numa tarde de feijoada (com opção vegana!), caipirinha, cerveja gelada e com direito a levar a criançada para que seja plantada essa semente no nosso futuro!
Essa herança tomará voz através de dois grandes amigos do mestre, Ganga Barreto e Rogerman!!! Já imaginou um domingo de janeiro assim?! Pois corre, que os ingressos são limitadíssimos e com preço promocional já disponível na Sympla!
Sobre Erasto - Erasto Vasconcelos, cantor, compositor e arranjador pernambucano Erasto Vasconcelos, de 70 anos, irmão do percussionista Naná Vasconcelos, morreu do coração em outubro de 2016, mas a sua obra permanece viva.
#ERASTOVIVE
Serviço:
Ganga Barreto & Rogerman cantam Sambas de Erasto
Casa Astral (Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104, Poço da Panela – Recife)
Dia 14 de janeiro, às 12h
Ingressos (limitados):
- R$20 antecipado, pela Sympla
- R$25 no dia, direto no local
- Criança até 10 anos não paga
Informações: (81) 9 9511-4090 / 9 9794-8915
*A casa aceita cartão para compra de bebida e comida (exceto na aquisição de ingresso).
A força da Boa Vontade que transforma vidas!
A Legião da Boa Vontade (LBV) agradece a todos os doadores, colaboradores, voluntários, artistas, youtubers, blogueiros, jornalistas, radialistas, profissionais da mídia e ao povo brasileiro pelo engajamento e por apoiar as ações socioeducacionais da Instituição no ano de 2017.
A força da Boa Vontade mais uma vez se fez presente e, graças à colaboração de todos, a LBV alcançou a marca de mais de um milhão de quilos de alimentos não perecíveis, arrecadados e entregues em cestas, a mais de 50 mil famílias nas cinco regiões brasileiras, proporcionando a elas um Natal mais digno, feliz e sem fome.
Essa é apenas uma amostra das muitas ações que a LBV promove diariamente em suas 82 unidades de atendimento, as quais visam o desenvolvimento social e sustentável das famílias e das comunidades onde vivem, à melhoria da educação e o combate à fome, à pobreza e ao analfabetismo, entre outros desafios sociais.
Por isso, a todos que acreditam neste trabalho humanitário e de solidariedade, que socorre populações em situação de vulnerabilidade, a LBV deseja um ano novo vitorioso e os melhores votos de paz, saúde e realizações. Também convida a continuar na luta “por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz”.
Acompanhe as ações da LBV acessando o link http://www.boavontade.com/pt/natalpermanenteou nas redes sociais no Facebook, no Youtube e no Instagram pelo endereço “LBVBrasil”.
Com informações de Bruna Gonçalves
Rede municipal de ensino de Olinda oferece 7.900 vagas para novatos
Estão abertas as matrículas para alunos novatos na rede municipal de Olinda. Existem 7.935 vagas distribuídas nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados ou responsáveis de menores de 18 anos necessitam procurar a escola mais próxima da residência portando uma série de documentos. A lista é composta por certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar, uma foto 3x4 atual, carteira de vacinação atualizada, RG e CPF do estudante ou do responsável, número do NIS, cópia do cartão do SUS, cópia do cartão do Bolsa Família (se for beneficiário) e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou declaração de moradia). É preciso ainda histórico escolar ou declaração (válida por 60 dias), comprovação do grupo sanguíneo e laudo médico caso o estudante seja pessoa com deficiência. O período das matrículas termina dia 31 de janeiro.
Para 2018, a Secretaria de Educação está disponibilizando mais 16 turmas na educação infantil (creche a pré-escola – de 4 meses a 5 anos), isso significa uma elevação de 10% na previsão do aumento no número de vagas. O acréscimo está relacionado à reestruturação física das unidades de ensino e a reativação de outros espaços físicos. A atual gestão está ampliando 25 turmas do 6º ano e dez do 7º ao 9º anos, isso significa um incremento de 50% de novas vagas em relação a 2017.
Os pais ou responsáveis que tiverem alguma dificuldade na efetuação da matrícula podem se dirigir ao DARE – Departamento de Acompanhamento e Registro de Matrícula, localizado na Secretaria Executiva de Programas e Políticas Educacionais, na Rua Sigismundo Gonçalves, 515, Carmo, Olinda, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. Atualmente a educação municipal da Marim dos Caetés conta com 65 unidades educacionais e cerca de 23 mil estudantes.
TEMPO INTEGRAL – Um das novidades para o novo ano letivo é a implantação da primeira unidade de ensino com tempo integral de Olinda. A Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada no Amaro Branco, oferecerá 200 vagas do 6º ao 9º ano, das 7 às 17h.
Secretaria de Imprensa de Olinda
Verão da Economia Extra
Janeiro é tradicionalmente o mês do descanso e das viagens para recarregar as energias. No ritmo do verão, calor e das férias escolares, o Extra preparou o “Verão da Economia”, que traz ofertas e promoções para que os clientes encontrem tudo o que precisam para essa temporada ser completa. São produtos para entreter as crianças e também para quem pretende viajar com preços ainda mais competitivos e condições de pagamento facilitadas – é possível parcelar todos os itens de lazer em até 10 vezes sem juros no cartão Extra. As ofertas são válidas em todas as lojas do Brasil até 15 de janeiro.
Férias e verão combinam muito e no “Verão da Economia” do Extra tem piscina Bestway Fast Set por R$ 139,90, boia circular Donuts por R$ 25,90 e caixa térmica Dolfin/Obba de 32 litros por R$ 64,90. Para animar ainda mais o dia dos pequenos, a piscina Kiddie Pool Bestway sai por R$ 14,90 e a piscina inflável Bestway Amigos Selva de 26 litros por R$ 69,90. Para completar o traje, o kit snorkel infantil Bestway custa R$ 49,90 cada. Já para garantir a segurança das crianças na piscina e no mar, no Extra há diversos tipos de boias, com as de braço da Disney e da Marvel, a R$ 9,99 o par, ou as circulares da Barbie ou Hot Wheels por R$ 10,90 cada.
Para que toda a família possa se proteger do sol, as lojas também disponibilizam guarda-sóis e cadeiras de praia. O guarda-sol de nylon de 1,60 m sai por R$ 27,90, enquanto o de 1,34 m de altura custa R$ 21,90. Já a cadeira de praia alta em alumínio sai por R$ 44,93 cada uma na compra de três unidades. Há a opção também das cadeiras espreguiçadeiras Textiline Fashion, disponíveis em várias cores, por R$ 164,90 cada. Também não pode faltar onde guardar as bebidas para garantir a hidratação nos dias quentes. O Extra tem caixas térmicas de isopor a partir de R$ 21,90 (12 litros); coolers de estampas sortidas por R$ 99,90 (10 litros) e caixa térmica Igloo com rodinhas por R$ 329,90 (56 litros).
No setor de Têxtil o Extra também preparou oportunidades para o período de validade do “Verão da Economia”. São regatas básicas femininas de várias cores a partir de R$ 15,90, camisetas estampadas masculinas por R$ 19,90, shorts de microfibra feminino por R$ 19,90 e bermuda de sarja masculina por R$ 59,90. Para completar o look, os óculos femininos e masculinos custam R$ 32,90. Também é possível montar o seu próprio biquíni na loja: as peças separadas custam R$ 25,90 cada.
O Extra tem, ainda, brinquedos para animar as férias das crianças. A bicicleta Cars da Disney aro 14 custa R$ 399,90; enquanto a bicicleta Caloi Spider-Man aro 16 sai por R$ 449,90. Já as bikes Caloi Barbie e Hot Wheels aro 12 custam R$ 329,90 cada. E para garantir a segurança das crianças, o capacete sai por R$ 29,90.
E para conseguir levar tudo isso para o destino escolhido, as lojas têm bolsas de viagem a partir de R$ 45,90, mala importada Miami com zíper frontal e rodinhas nas cores azul, preta ou vinho entre R$ 69,90 (tamanho P) e R$ 109,90 (tamanho G). Há, ainda, o conjunto com três malas importadas Paris nas cores azul, preta ou vermelha por R$ 249,90.
Pernambucanos ganham o mundo e embarcam para os Estados Unidos
Na manhã desta sexta-feira (05), o governador Paulo Câmara acompanhou o embarque de 41 estudantes da Rede Estadual de Ensino que irão cursar um semestre letivo nos Estados Unidos. O grupo é o primeiro selecionado pela edição 2018.1 do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Os estudantes vêm de todas as partes do Estado e estudarão em escolas de modalidade High School.
O programa de intercâmbio do Governo do Estado oferece aos estudantes a oportunidade de cursarem um semestre letivo em escola de High School, além de seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.
Para os estudantes interessados em participar do programa este ano ainda dá tempo. As inscrições para embarque no segundo semestre estão abertas até o final do mês para os alunos que participam do programa de segundo idioma da Rede Estadual.
Um exemplo de sucesso do Programa Ganhe o Mundo é o caso do estudante Jonas Tavares, hoje com 20 anos. Ele participou da edição 2015 do PGM e já estudou nos EUA, China, Colômbia e Inglaterra. Agora, ele irá cursar a faculdade de História nos EUA por quatro anos. "Eu fui da primeira turma que embarcou em 2015. Minha vida mudou muito. Não parei de viajar e sinto que estou indo só com passagem de ida. Estou muito feliz. Quero ser diplomata", afirmou Jonas, que conversou com o governador no aeroporto, hoje, e com alguns alunos.
PGM - Criado em 2012, o Programa Ganhe o Mundo (PGM) é uma oportunidade para os estudantes da Rede Pública Estadual fomentarem a aprendizagem em um segundo idioma, por meio da vivência prática em países de língua inglesa, espanhola e alemã. De 2012 a 2017, o PGM já embarcou mais de seis mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Procon-PE realiza pesquisa de materiais escolares
Início de ano, hora de matrículas e compra de material escolar. Para dar um norte aos pais e responsáveis na hora da compra, o Governo de Pernambuco, através do Procon-PE, realizou uma pesquisa dos produtos mais procurados na lista de material escolar.
Os fiscais pesquisaram 64 itens, divididos entre: tintas; fita adesiva; réguas; apontador de lápis; tesoura; caderno espiral; caderno brochura; agenda; lancheira; lápis preto; lápis de cor; caneta esferográfica; caneta hidrográfica; giz de cera; borracha branca e bicolor; massa de modelar; mochila e papeis. A pesquisa aconteceu em 10 estabelecimentos, nove em Recife e um em Olinda.
A lista mostra que é preciso pesquisar. A borracha branca dual, da marca Mercur, foi a que apresentou maior diferença, 432%. Ela pode ser encontrada por R$ 0,75 e R$ 3,99. O segundo produto com maior diferença também foi a borracha, só que desta vez a Record 40, 398,33%, encontrada por R$ 0,60 e por R$ 2,99.
Entre os cadernos o que teve maior diferença percentual foi o caderno de uma matéria, de 96 folhas, 177,20% de diferença de um estabelecimento para outro. O mesmo produto pode ser encontrado por R$ 6,49 e R$ 17,99.
O Procon-PE fez a mesma pesquisa no final do dezembro e realizou outra essa semana, entre os dias 2 e 4 de janeiro, para comparar se com as proximidades das aulas os valores mudaram.
Foram comprados os 39 produtos, mais baratos da lista do ano passado. No comparativo, 13 itens subiram de preço; 12 estão no mesmo valor e 14 tiveram os valores reduzidos.
O que mais subiu de valor foi o lápis redondo HB preto. O produto aumentou 87,50%, passou de R$ 0,40 para R$ 0,75. E, o que mais caiu o caderno 10 matérias, de 200 folhas, ele caiu 25,90%, passou de R$ 16,99 para R$ 12,59.
O consumidor pode ter acesso à pesquisa. É só solicitar através do e-mail: imprensaproconpe@gmail.com A pesquisa mostra marcas, nomes dos estabelecimentos e os preços praticados por cada um.
Imprensa Procon PE
Assinar:
Postagens (Atom)