segunda-feira, 27 de maio de 2024

Boa noite!

Senac abre inscrições para curso de Cozinha do Mar


O consumo de pescados e frutos do mar tem crescido no Brasil, ultrapassando a marca de mais de 10 kg per capita, um total produtivo médio de mais de 2 milhões de toneladas, de acordo com dados da Seafood Brasil. Pensando em formar profissionais para oportunidades nesse mercado de trabalho, o Senac Pernambuco abre inscrições para o curso de Cozinha do Mar, com início neste mês de maio, na unidade de Paulista. Para se inscrever, basta acessar o site www.pe.senac.br/cursos-2.
A formação conta com identificação de características de peixes e frutos do mar e classificá-los, reconhecendo os ingredientes, apresentação de pratos e o ensino de técnicas de pré-preparo e cozimento. Além do aprendizado sobre os padrões das boas práticas de manipulação, técnicas de desossa e preparo de peixes e frutos do mar e armazenamento dos alimentos.

Além do preparo, o aluno irá compreender a parte técnica para a elaboração, leitura e preenchimento de ficha técnica; cálculo de custo; reconhecimento, manipulação e sanitização de utensílios de cozinha.

O curso tem duração de 18 a 27 de junho, das 19h às 22h, de segunda a sexta com carga horária de 21h. A formação está disponível na unidade do Senac em Paulista, na Avenida Prefeito Severino Cunha Primo, 30, Jardim Paulista. Mais informações pelo telefone (81) 3372-8250 ou pelo Whatsapp (81) 99854-0030 ou (81) 99848-0015.

SERVIÇO
Curso de Cozinha do Mar
Quando: de 18 a 27 de junho
Aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h
Local: unidade Senac de Paulista
Endereço: Avenida Prefeito Severino Cunha Primo, 30, Jardim Paulista
Investimento: 6x de R$ 56,66 no cartão de crédito
Informações: (81) 3372.8250
Whatsapp: : 81 99854.0030 / 81 99848.0015.
Inscrições: www.pe.senac.br/cursos-2

Neoenergia troca materiais recicláveis por desconto na conta de energia em 24 locais diferentes, nesta semana


O projeto Vale Luz, da Neoenergia Pernambuco, tem dado a oportunidade para milhares de clientes trocarem resíduos recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica. Até o próximo sábado (1), tendas da concessionária estarão em 24 locais espalhados pelos bairros do Recife e Região Metropolitana (ver lista abaixo) com a finalidade de promover o recolhimento dos materiais e garantir o desconto aos clientes de baixa renda. O Vale Luz faz parte do programa de Eficiência Energética da Neoenergia, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Além de garantir mais economia na conta, a ação estimula diretamente a descarbonização da economia e o uso racional dos recursos naturais, além de minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente em prol da economia de energia na ponta e da sustentabilidade.

Para participar, basta que o cliente separe os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar separados por tipo, limpos e secos, leve até o ponto de coleta e informe o código do cliente, presente no lado esquerdo do QRCode da conta de energia.

 

*MATERIAIS RECICLÁVEIS ACEITOS NO VALE LUZ*

 
- PAPEL E PAPELÃO: jornais, revistas, cadernos e caixas.

- PLÁSTICOS: PET (embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas).

- METAL: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro.

- VIDRO: garrafas, potes e demais embalagens (não podem estar quebrados, nem ser de produtos químicos e médico-hospitalares).

- ÓLEO VEGETAL: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona (material deve ser entregue filtrado e armazenado em garrafas PET transparente).

- ELETRÔNICOS: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora.

- BATERIAS: o material deve estar limpo e seco na hora da troca e serão aceitas apenas baterias de veículos automotivos.

 
*CONFIRA OS LOCAIS ITINERANTES DESTA SEMANA:*

 
• 27/05 (09h30 às 14h) - BREJO DO BEBERIBE - Rua Arapoema, N° 35, no projeto Esperança, próximo a fábrica da Kinitus.

• 27/05 (09h30 às 14h)- CÓRREGO DO JENIPAPO - Rua Adolfo Caminha, N° 31, no Conselho de Moradores e em frente à Igreja Católica Capela de são José

• 29/05 (09h30 às 14h) - BOLA NA REDE - Av. Padre Mosca de Carvalho, ao lado do mercadinho Preço Mínimo.

• 29/05 (09h30 às 14h) - VILA POPULAR - Rua Estudante Alfredo Cantalice, N° 224, na Associação Vila Popular e Jardim I

• 29/05 (09h30 às 11h) - BOMBA DO HEMETÉRIO - R. Bomba do Hemetério, próximo da escola Mardonio.

• 30/05 (9h às 11h30) - ILHA DE DEUS - Associação Remo, na frente da praça da Ilha de Deus.

• 30/05 (09h30 às 11h30) - IMBIRIBEIRA - R. Sargento Silvino de Macedo, após a fábrica de gesso.

• 30/05 (9h30 às 14h) - LOJA NEOENERGIA CAMARAGIBE - Av. Doutor Belmino Correia, N° 747, no Centro.

• 30/05 (09h30 às 14h) - UR 7 VÁRZEA - Rua Vale do Siriji, na Paróquia São Francisco de Assis

• 31/05 (09h30 às 14h) - PRAZERES (Jaboatão) - R. Fernando Vieira Pinto, N° 318, próximo ao residencial Aritana.

 

*CONFIRA OS LOCAIS FIXOS DO VALE LUZ:*

 

• Posto Arrecife: Av. Pres. Dutra, 451, Ibura, Recife (Segunda a Sábado).

• Container Jaqueira: Praça Souto Filho, s/n - Jaqueira, Recife (Terça a Domingo).

• Container Neoenergia Madalena: Rua Carlos Gomes, 50 - Madalena, Recife-PE. Ponto de Referência: Loja da Neoenergia (segunda a sexta)

• Container Várzea: Rua João Francisco Lisboa, 385, ao lado do Hub Plural.

• Hiper Cordeiro Limoeiro: 449, PE-050, 295, Limoeiro (Segunda a Sábado).

 

*AUTOATENDIMENTO RETORNA MACHINE (APENAS LATAS E GARRAFAS DE ALUMÍNIO, PET, AÇO E TETRAPAK)*

• Retorna Machine: Ferreira Costa - Rua Cônego Barata, 275 - Tamarineira, Recife – PE (Horário de funcionamento local).

• Retorna Machine: Ferreira Costa - Av. Mal. Mascarenhas Morais 2967, Recife-PE. (Horário de funcionamento local).

• Retorna Machine: Casa Zero - Rua Bom Jesus, 227 - Centro, Recife- PE. (Horário de funcionamento local).

• Retorna Machine: Shopping Camará - R. Manoel Hónorato da Costa, 555 - Vila da Fábrica, Camaragibe - PE, 54759-902 (Horário de funcionamento local).

• Retorna Machine: Shopping Boa Vista - Rua do Giriquiti, 48 - Boa Vista, Recife – PE (Horário de funcionamento local).

• Retorna Machine: Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem, Recife - PE (Horário de funcionamento local).

• Retorna Machine: Shopping Patteo Olinda - R. Carmelita Muniz de Araújo, 225 - Casa Caiada, Olinda - PE – Piso L3 (Horário de funcionamento local).

• Retorna Machine: Shopping Rio Mar - Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife - PE – Piso Térreo, próximo dos Correios (Horário de funcionamento local).

• Retorna Machine: Empresarial Novo Mundo - PE-024, Rota dos Coqueiros, 4165 - Paiva, Cabo de Santo Agostinho – PE - (Horário de funcionamento local).


*DESCONTOS*

O projeto Vale Luz da Neoenergia Pernambuco já concedeu cerca de R$ 135 mil em descontos nas contas de energia dos pernambucanos, apenas no trimestre de 2024. Esse valor recorde da concessionária foi obtido pelos mais de 1.920 clientes após realizarem a entrega de 253 toneladas de materiais recicláveis nos pontos de atendimento da ação de eficiência energética.

Como dar o preço certo para o seu negócio


A precificação do produto é um elemento que pode fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio. Mais do que apenas um valor monetário, o preço de venda compreende custos, despesas fixas, variáveis, margem de contribuição e até o lucro. Com o intuito de auxiliar os(as) microempreendedores(as) de todo o Brasil no processo de precificação, o *Instituto Assaí*, por meio do programa *Academia Assaí*, em parceria com o Sebrae, realizará no dia 28 de maio o curso online e gratuito *"Como formar o preço certo para o seu negócio"*.

A aula trará as principais informações a serem apresentadas sobre o que é o preço certo e os conceitos de custo, despesas, margem de contribuição, investimento, entre outros tópicos, para ser chegar na construção do preço de venda alinhado ao seu negócio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de maio, por meio deste link (https://academiaassai.com.br/eventos/cursos/como-formar-o-pre%C3%A7o-certo-para-o-seu-neg%C3%B3cio).
 
*SERVIÇO*
- *Curso:* Como formar o preço certo para o seu negócio
*Data e horário:* 28 de maio 2024, das 18h às 20h
*Plataforma:* Youtube
*Inscrições:* até as 23h59 do dia 27 de maio, por meio deste link (https://academiaassai.com.br/eventos/cursos/como-formar-o-pre%C3%A7o-certo-para-o-seu-neg%C3%B3cio)
 
*Sobre o Instituto Assaí*    
O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, e tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Mais informações: https://institutoassai.org.br/

Exposição "Territórios Pina: Dois Olhares que Se Entrelaçam" inaugura na Christal Galeria de Artes


Nesta terça-feira (28), a Christal Galeria de Artes, localizada no Pina, abre as portas do seu salão principal para receber a exposição de pinturas intitulada "Territórios Pina: Dois Olhares que Se Entrelaçam". Esta mostra é o resultado da segunda edição da residência artística promovida pela galeria entre os meses de março e maio deste ano, protagonizada pelos artistas Max Motta e Whittney de Araújo. O objetivo desta iniciativa é fortalecer e fomentar a produção de jovens artistas já representados pela galeria, ao mesmo tempo em que proporciona uma oportunidade para novas curadorias como a de Eduarda Oliveira, que participou do processo sob a coordenação da curadora Joana D´Arc Lima. 

"A Christal Galeria está situada no coração do Pina, um território repleto de histórias e memórias de resistência, especialmente em meio às lutas pela preservação do direito de permanecer em suas casas, diante da especulação imobiliária. Estas narrativas, entrelaçadas com as celebrações e festividades locais, serviram de inspiração para Max e Whittney durante sua imersão neste vibrante território, sob a orientação da artivista Tab, moradora e atuante na região", destaca Christiana Asfora, galerista da Christal.

Durante o processo, os artistas mergulharam na vida cotidiana da comunidade, observando atentamente seus aspectos exteriores e interiores, gestos, olhares e modos de vida dos moradores. As experiências vividas durante essas incursões se tornaram a matéria-prima para a criação das obras expostas.

A exposição apresenta uma cartografia visual única e não oficial do Pina, destacando a multiplicidade de perspectivas dos artistas sobre o mesmo território. Ao cruzar e divergir seus olhares, Max e Whittney revelam diferentes maneiras de representar o real, cada um com sua abordagem investigativa e estilística.

Max Motta, com sua larga experiência em pintura de grande formato e murais, além de sua incursão recente na pintura em tela, explorou a figura humana e cenas de convívio social, enriquecendo suas obras com detalhes minuciosos e expressões vívidas. Por sua vez, Whittney de Araújo, em seus primeiros passos no mundo artístico, experimentou com a figuração e uma paleta de cores variada, trazendo para suas pinturas fragmentos do cotidiano do Recife, com foco na denúncia das questões sociais.

“Esta exposição não apenas celebra o talento e a criatividade desses dois artistas emergentes, mas também ressalta o compromisso da Christal Galeria em promover diálogos e reflexões sobre as questões que permeiam o território Pina e suas comunidade”, reforça Christiana Asfora.

A mostra "Territórios Pina: Dois Olhares que Se Entrelaçam" pode ser conferida a partir de 28 de maio, na Christal Galeria de Artes, que fica na Rua Estudante Jeremias Barros, 266, Pina, de segunda a sexta das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 16h. Entrada gratuita.

Banco de Leite do Hospital Português recebe certificação da Fiocruz


O Banco de Leite Humano (BLH) do Real Hospital Português, no Recife, recebeu o seu credenciamento junto ao Ministério da Saúde pela qualidade dos serviços prestados. O reconhecimento veio por meio do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano - PCFioBLH, que realizou uma rigorosa auditoria em todos os processos realizados no local, atestando o alto grau de conformidade em todos os procedimentos.

A entrega da certificação aconteceu nesta sexta-feira (24/05), no Imip, e contou com a presença do gerente materno-infantil do Hospital Português, Dr. Walber Steffano, da coordenadora médica do Banco de Leite, Dra. Elayne Urquiza, a chefe da UTI Neonatal e da coordenadora de Enfermagem da Real Mater, Ana Aldin e Sueli Silveira, entre outros representantes do complexo hospitalar.

“A certificação é um reconhecimento de todo trabalho desenvolvido dentro do Real Hospital Português. Um dos nossos diferenciais é a humanização do atendimento em todas as nossas clínicas e o Banco de Leite é parte disso. Todos os nossos esforços são voltados para ajudar esses recém-nascidos que precisam desse leite humano para que possam ganhar peso e deixar a UTI Neonatal”, destaca o Dr. Walber Steffano.

Durante o processo de credenciamento, a Fiocruz e o Ministério da Saúde acompanharam e auditaram 24 processos realizados dentro do Banco de Leite do RHP, além de avaliar a capacitação dos profissionais, os equipamentos, infraestrutura, entre outros. Em todos os quesitos, o BLH garantiu o alto grau de conformidade.

“É extremamente gratificante receber esta certificação. O reconhecimento é nosso, mas só quem ganha são os bebês e as mães que precisam e que ajudam o nosso Banco de Leite. É para eles que fazemos e continuaremos fazendo tudo com muita dedicação e carinho”, complementa a coordenadora médica do BLH do RHP, Dra. Elayne Urquiza.

Atualmente, o Estado de Pernambuco conta com 11 Bancos de Leite, sendo 9 deles na Capital, Recife. Além destes, o estado também conta com outros três postos de coleta de doações, que são direcionadas para os BLH da rede credenciada.

24° Encontro Pernambucano de Coco


Encontro Pernambucano de Coco celebra o ritmo e apresenta novos grupos da cena pernambucana  
Nos dias 28, 29 e 31 de maio e no dia 1 de junho, o muncicípio do Cabo de Santo Agostinho, será palco do 24º Encontro Pernambucano de Coco, evento pioneiro de celebração e difusão do ritmo em Pernambuco e no país. O Festival, que já é tradição no calendário da cidade desde 1998, se renova e busca trazer novidades a cada ano. 

Para esta edição, a programação está repaginada e contará com atividades formativas com roda de diálogo e aula espetáculo, artes visuais com exposição fotográfica e video-arte, além de uma grade com 10 atrações culturais, sendo as duas principais de cada noite formada por grupos já renomados que são ‘Coco de Pontezinha’’ (2008), e o ‘’Mestres do Coco Pernambucano’’ (2010). 

A 24ª edição é gratuita e aberta ao público em geral. A produção executiva é assinada pelo Centro Cultural Farol da Vila através do incentivo da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, e do Ministério da Cultura do Governo Federal. 

 As atividades serão divididas entre o Palácio da Cultura, no centro do Cabo, nos dias 28 e 29 maio, e o Palanque do Coco, em Pontezinha, nos dias 31 e 1 de junho. Das 10 atrações culturais participantes, duas são grupos já consagrados. Esses, tem como missão principal transmitir e repassar experiência e legado aos artistas da nova geração. Os outros oito grupos foram escolhidos através de uma curadoria prévia feita pela organização do Festival que priorizou tempo de até 4 anos de formação artística.   

De acordo com o produtor executivo do 24º Encontro Pernambucano de Coco, Marcos Moraes, que dirige o Centro Cultural Farol da Vila, ‘’a edição 2024 foi pensada para incluir democraticamente novos nomes do Coco de Pernambuco no palco, antes ocupado pelos grandes e memoráveis mestres da cena contemporânea do Coco de Roda. É a vez dos que estão chegando, e a renovação é saudável e necessária, precisamos difundir, fortalecer, e valorizar este movimento. São eles que vão herdar o que os grandes mestres construíram, ontem e hoje’’, ressalta. 

No dia 28 de maio as atividades formativas são voltadas para crianças e jovens das escolas públicas municipais e serão realizadas a partir das 10hs, em frente ao Palácio da Cultura, no Centro. Depois às 14hs, haverá roda de diálogo e às 18hs exibição de vídeo. No dia 29, às 10h, segue com exposição de fotos e às 14hs haverá uma aula-espetáculo. Às 18hs a programação se encerra com exibição de vídeo.  

No dia 31 de maio e 1 de junho, a partir das 19hs, será a vez da programação cultural com shows artísticos. Na sexta, sobem ao Palanque do Coco, em Pontezinha, os grupos Cocos das Minas (Igarassu), Una e Coco do Farol (Olinda), Coco Fulô da Mata (Recife), Jardel Giria (Cabo) e Coco de Pontezinha encerra a noite. No sábado, a programação será aberta pelo Coco de Jaguarana (Paulista),, seguida pelo Coco Raízes (Igarassu), Coco de Seu Vira (Olinda), Canário do Império (Chã de Alegria) e o Mestres do Coco Pernambucano fechando as atividades do Festival. 

Histórico - O Projeto que celebra mais de duas décadas acumula em seu portfólio uma trajetória de destaque em editais nacionais como Funcultura, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Petrobrás de Música, Eletrobrás, Lab-PE e Sic Recife. Nos palcos do Festival já estiveram renomados e memoráveis nomes da cultura do coco de roda, alguns deles in memorian, como Zé Neguinho, Célia Coquista, Zorro de Lima, Ferrugem, Pombo Roxo, Dona Selma, Roberto Cocada, Guitinho do Grupo Bongar, Aurinha, Nelson Rosa, Mestre Geraldo, entre outros. A projeção nacional do evento se deu principalmente pela exaltação da cultura popular, sempre buscando trabalhar o ritmo para reafirmá-lo como o primeiro genuinamente afro-brasileiro.   

SERVIÇO:
24º Encontro Pernambucano de Coco 
Dia 28/5, no Palácio da Cultura - no Centro do Cabo de Santo Agostinho
10h – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
14h – RODA DE DIÁLOGO
18H – EXIBIÇÃO DE FILME

No dia 29/5, no Palácio da Cultura - no Centro do Cabo de Santo Agostinho
10h – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
14h – AULA ESPETÁCULO
18H – EXIBIÇÃO DE FILME

No dia 31/05 – no Palanque do Coco, em Pontezinha
Das 19h às 23hs – shows culturais dos grupos: Cocos das Minas (Igarassu), Una e Coco do Farol (Olinda), Coco Fulô da Mata (Recife), Jardel Giria (Cabo) e Coco de Pontezinha.  

No dia 01/06 no Palanque do Coco, em Pontezinha
Das 19h às 23hs – shows culturais dos grupos: Coco de Jaguarana (Paulista), seguida pelo Coco Raízes (Igarassu), Coco de Seu Vira (Olinda), Canário do Império (Chã de Alegria) e o Mestres do Coco Pernambucano 

Com Câmara lotada, Anderson Correia preside audiência pública sobre a construção do Hospital Público Veterinário em Caruaru


Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (27), uma audiência pública na Câmara Municipal de Caruaru, promovida pelo vereador Anderson Correia (PP), com o debate sobre a construção do Hospital Público Veterinário na Capital do Agreste. Na ocasião, estiveram presentes representantes de várias secretarias municipais, da OAB Pernambuco e Caruaru, do UniFavip Wyden, alunos de escola estadual, diversos protetores de animais, convidados de outros municípios e sociedade caruaruense. 

Autor da propositura, Anderson Correia presidiu a audiência e comandou a reunião levantando pontos importantes sobre a necessidade do hospital no município, ouvindo opiniões e colocações de diversas pessoas, inclusive as presentes no plenário - que estava lotado - com perguntas pertinentes e sugestões.

“A audiência pública foi um sucesso. Conseguimos unir a sociedade civil, com representantes dos vários órgãos públicos ligados a pauta do hospital público veterinário, que temos a certeza que está cada vez mais forte e vamos ver sair do papel. Nossa luta continua, e agradecemos a todos que participaram, pois foram importantes para enriquecer o debate em todas as esferas, com opiniões de pessoas técnicas e que estão na causa no dia a dia, com muito afinco em prol do animais”, destacou Anderson.

Confirmadas presenças do “5º Recife Cakes – Festival para Confeiteiros"


O “5º Recife Cakes – Festival para Confeiteiros" já tem nomes renomados da confeitaria confirmados para o festival que acontece no mês de julho em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Vão marcar presença Ana Amélia Cakes, Chef Elidian Magalhães (ambas de Caruaru), Confeitaria do Oliveira (do Recife), Duas x Doce, (de João Pessoa – PB), além de Chef Patrick Santos (do RJ).

Ana Amélia Cakes (@anameliacakes) é conhecida pela criação do bolo de rolo xadrez e pela divulgação do tradicional bolo de rolo pernambucano. Já a chef Elidian Magalhães (@chefelidianmagalhaes) oferece 22 modelos de curso e tem mais de 4 mil alunos certificados. A Confeitaria do Oliveira (@confeitariadooliveira) sob a liderança do chef confeiteiro Matheus Oliveira e seu parceiro Leonardo Carvalho, tem como destaque o Movimento Chocolarte, que busca proporcionar experiências carregadas de história e tradição. A Duas x Doce (@duasxdoceconfeitaria) é reconhecida pelas mais variadas iguarias gastronômicas.  Já o Chef Patrick Santos (@cheffpatricksantos) é autor do livro Receitas de Sucesso e idealizador do Congresso Trick Cake – Maior Congresso de Confeitaria do Rio de Janeiro.

O evento acontece das 10h às 19h do dia 16 de julho, no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, do Senac Caruaru. O 1º lote de ingressos fica disponível até o dia 30 de maio ao custo de R$ 147. Os interessados podem adquirir através do link disponível na bio do perfil oficial no Instagram (@recifecakes1_). A partir do dia 31 de maio fica disponível o 2º lote de ingressos ao custo de R$ 179. 

O festival é voltado para empreendedores confeiteiros e acontece pela primeira vez no interior de Pernambuco. “Por ser uma cidade polo, Caruaru é uma localidade que foi escolhida de forma estratégica para viabilizar a participação do maior número possível de confeiteiros da região agreste de Pernambuco, após o evento ter sido realizado por quatro edições no Recife”, explica Taciana França, CEO do Recife Cakes. Mais informações sobre o “5º Recife Cakes – Festival para Confeiteiros” podem ser obtidas pelo número de WhatsApp (81) 9 9664-8808.
 
*Serviço: 5º Recife Cakes – Festival para Confeiteiros, em Caruaru*
Data: 16 de julho
Horário: das 10h às 19h
Local: Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra - Senac
Endereço: Avenida Maria José Lyra, 140 – Indianópolis (ao lado do Caruaru Shopping)
1º Lote de Ingressos: até 30 de maio, ao custo de R$ 147, no Instagram @recifecakes1_
2º Lote de Ingressos: a partir de 31 de maio, ao custo de R$ 179, no Instagram @recifecakes1_  
Mais informações (81) 9 9664-8880 (WhatsApp)

Pela primeira vez no Recife: “Aulão Força na Redação”


Pela primeira vez no Recife, o Curso Beth Andrade irá promover o ‘’Aulão Força na Redação’’ para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, no Crossfit. Iniciativa inovadora que vai oportunizar muito conhecimento, entretenimento, saúde e bem-estar. O evento está marcado para o dia 15 de junho, das 10h às 12h, na Be Box Cross - R. das Moças, 562 - Arruda, no Recife-PE. O primeiro lote está no valor de R$ 15,00 + 1KG de alimento não-perecível. 

“O ‘Aulão Força na Redação’ tem como objetivo contemplar alunos, tanto de escolas públicas quanto de particulares, trazendo dicas e estratégias para aumentar a nota da redação, esta que é tão temida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sendo assim, com o intuito de que os vestibulandos façam uma excelente discursiva no Enem 2024”, explicou Beth Andrade, coordenadora do evento. 

A produção textual é uma parte do exame muito esperada pelos estudantes, pois requer técnica de escrita e conhecimento de mundo. Além dos momentos dinâmicos da aula, o evento proporcionará material exclusivo, coffee break, brindes, sorteios, momento cross e muito mais. 

A ideia de realizar um aulão, no local nada convencional, é de conscientizar os estudantes sobre a importância de cuidar da saúde e da mente no cotidiano, pois, por muitas vezes, há uma cobrança excessiva em relação à aprovação. Logo, a saúde mental e física acabam sendo colocadas em segundo plano. 

As vagas são limitadas. Para adquirir o ingresso, basta acessar o link de inscrição, que está no Instagram @cursobethandrade e levar 1kg de alimento no dia do evento. Todo alimento arrecadado pelos alunos será doado para comunidades carentes da região metropolitana do Recife.

*Serviço:* 
“AULÃO FORÇA NA REDAÇÃO”
PRIMEIRO LOTE ATÉ 28/05 - Valor do ingresso R$ 15,00 + 1kg de alimento. Link de inscrição do 1° lote: https://forms.gle/M5x6fLPrVPzxcn7K8
Data: 15/06
Horário: Das 10h às 12h
 Local: Be Box Cross - R. das Moças, 562 - Arruda, Recife-PE

*Mais informações via direct do instagram:* 
@cursobethandrade @profbethandrade

Vaivém de peso? Especialista dá dicas para se despedir do efeito sanfona


Quem nunca quis perder peso da noite para o dia? Lembra da alegria quando finalmente as medidas diminuem e dá para chegar naquele peso ideal? O problema é que, sem demorar muito, os quilos indesejados voltam com tudo e às vezes até mais do que antes. É uma missão impossível não ficar frustrado com o tal “efeito sanfona”, em que ora se perde, ora se ganha peso.

Emagreceu, mas não consegue manter o peso? Entre as causas podem estar aquelas dietas restritivas, em que a regra principal é cortar o máximo de alimentos em um período bem curto de tempo. Na verdade, esses regimes podem ser armadilhas para o corpo, conforme explicam os especialistas. “Para emagrecer é necessário cuidado, tempo e orientação de um profissional especializado. Diminuir peso não é difícil em si: a maior dificuldade está em manter. Então, é importante saber a forma como esse peso foi eliminado, pois se a perda foi muito rápida, ele tende a ser recuperado em um curto período de tempo”, explica a professora do curso de Nutrição da Wyden, Bárbara Soares.

Afinal, do que adianta a pressa para perder aqueles quilinhos a mais se basta o período da dieta “milagrosa” acabar para comer em quantidades maiores, compensando a fome? É nesse (mau) hábito que mora o fantasma do efeito sanfona. A especialista explica como o organismo realmente processa o emagrecimento. “O corpo possui inúmeros sistemas que regulam o peso, como o controle metabólico, os sinais biológicos de fome e de saciedade, os fatores hormonais, entre outros. Ou seja, o nosso cérebro necessita de um espaço de tempo para readequar o equilíbrio de peso corporal”, afirma Bárbara.

Na prática, isso significa que o processo de emagrecer de maneira saudável não tem nada de imediato: a palavra-chave para conquistar o peso que você deseja é equilíbrio, respeitando o seu corpo. Balancear as quantidades de comida de maneira consciente, sem querer compensar de forma exagerada nos exercícios físicos, bem como deixar de pular refeições são dicas valiosas. “Também é importante ter equilíbrio mental e resiliência, além de respeitar o gasto calórico e as necessidades fisiológicas”, finaliza a nutricionista.

#NãoProcede Arroz importado NÃO é de plástico


O Governo Federal publicou as Medidas Provisórias 1224/2024 e 1225/2024 autorizando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a compra até um milhão de toneladas de arroz estrangeiro. A medida busca garantir o abastecimento alimentar em todo o território nacional, que poderia ser comprometido diante do alto volume de chuvas na região Sul, afetando a produção gaúcha, responsável por cerca de 70% do arroz produzido no Brasil. 

Diante dessas medidas, produtores de desinformação criaram narrativas inverídicas sobre o produto a ser importado. Dentre esses boatos, existe a alegação de que o arroz importado seria contaminado por vermes, vírus ou outros parasitas nocivos ao ser humano. A legislação brasileira e os acordos internacionais para o trânsito de produtos vegetais e insumos agrícolas entre países estabelecem regras para garantia da qualidade, segurança e conformidade dos produtos, bem como a avaliação do risco de disseminação de pragas. 

No Brasil, a fiscalização e o controle são executados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por meio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Os procedimentos e exigências fitossanitárias são específicos para cada tipo de mercadoria, incluindo sementes e mudas, bebidas, alimentos e insumos agropecuários.

Dentre as peças de desinformação que alegam que o arroz importado estaria contaminado, diversas delas citam o Paquistão como origem do produto. Além da informação ser falsa, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a quantidade de arroz importada do Paquistão é bem pequena e representa apenas 0,02% da quantidade importada no último ano: em 2023, o Brasil importou 1,03 milhão de tonelada de arroz de 13 países, totalizando US$ 525 milhões. Do Paquistão, foram importadas somente 261 toneladas, totalizando US$ 456 mil. Cabe ressaltar que esse boato é recorrente e já foi desmentido pelo próprio ministério.

Outra narrativa falsa que repercutiu nas redes é de que o arroz importado seria “de plástico”. O Aviso de Compra Pública divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para aquisição do grão é explícito ao especificar como objeto “arroz beneficiado, polido, longo fino, Tipo 1, safra 2023/2024”.

A oferta de arroz no país é regulamentada por meio da Instrução Normativa 6/2009 do MAPA. Essa norma reconhece apenas grãos provenientes da espécie Oryza sativa L. e classifica o produto em dois grupos: Arroz em Casca (natural ou parbolizado) e Arroz Beneficiado (integral, polido, parbolizado integral e parbolizado polido).

Brasil sem Fake

Governo Municipal lança programa ambiental 'Arborizar'


A Prefeitura de Belo Jardim iniciou, na manhã desta segunda-feira (27), o programa ambiental e sustentável denominado ‘Arborizar’. Em parceria com a Compesa, o Arborizar já começou com o plantio de 70 mudas, a maioria nativas. As primeiras plantações contaram com a participação dos alunos da EMEI Professora Dulce Ramos e dos integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, que promoveram uma ação educativa de conscientização ambiental para alunos da rede municipal de ensino. Também participaram da ação, lideranças comunitárias e representantes de equipamentos públicos. 

Entre as mudas plantadas estão espécies como mulungu, ipês amarelos, roxos e rosas, craibeira e angico. O objetivo é arborizar a cidade para promover a educação ambiental, melhorar o paisagismo e o bem-estar da população.

Caso algum cidadão deseje plantar uma árvore, a secretaria orienta que uma vistoria seja realizada para verificar possíveis interferências com a fiação elétrica, entre outros aspectos na zona urbana. Este esforço serve de incentivo para que, no próximo ano, os participantes possam receber descontos no IPTU por meio do programa IPTU Verde. Serão plantadas cerca de 500 espécies nativas na cidade.

“O projeto Arborizar de Belo Jardim começou hoje e seguirá até o final deste mês. Serão plantadas 500 mudas e até o final de junho a meta é chegar as 1.000 mudas em toda a cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Bruno Galvão.

Funase garante Registro Geral de 100% dos socioeducandos de Pernambuco


Muitos jovens e adolescentes ingressam no sistema socioeducativo sem sua documentação civil completa e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) trabalha continuamente para reverter essa realidade, ao ponto de atingir o marco de 100% dos socioeducandos com posse do seu Registro Geral.

A marca foi alcançada na última quinta-feira (23), quando 79 socioeducandos de doze unidades socioeducativas do estado tiveram sua documentação emitida após uma ação realizada pelo Eixo Cidadania da Funase, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS) por meio do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) através do programa “Registre-se”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica), no bairro da Boa Vista.

Até fevereiro deste ano, o número de socioeducandos que possuíam RG era de 83,23%. Com essa última ação, todos os 494 jovens em cumprimento de medida socioeducativa em Pernambuco agora possuem seu RG em mãos.

“Nós, enquanto Funase, devemos garantir a cultura, educação, saúde, profissionalização e lazer dos socioeducandos e nada disso é possível sem que eles tenham pleno acesso à cidadania e aos direitos civis. Organizar ações para a retirada de documentação civil dos jovens mostra e projeta que eles podem se incluir na vida em sociedade como cidadãos na mente e no papel”, aponta a presidente da Funase, Raissa Braga. 

Já para o jovem E.F., de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa de semiliberdade em Caruaru e que participou da ação de quinta-feira, explica que “o RG é importante porque para conseguir um trabalho ou tirar qualquer outro documento a gente precisa dele. Vir aqui tirar o RG foi um incentivo muito bom para a gente”.

O Eixo Cidadania da Funase opera na realização de parcerias para construção de acordos de cooperação técnica com instituições de ensino e para emissão de documentação civil dos adolescentes como certidão de nascimento e título eleitoral, alistamento militar, carteira de trabalho, CPF, entre outros. O coordenador do Eixo, Diogo Marques, explica que “o Eixo Cidadania tem essa missão institucional de congregar esforços e ampliar comunicação com demais órgãos para que a cidadania se manifeste através da documentação civil”.


Fotos: Marcelo Dettogni / Ascom Funase

Comitiva de Prefeitos pernambucanos conhece Programa Parceria da Prefeitura do Recife


O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcello Gouveia, juntamente com diretores da Associação e um grupo formado por prefeitos e prefeitas, visitou nesta segunda-feira, 27, a comunidade do Alto do Refúgio, no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte da Capital. A convite do prefeito anfitrião, João Campos, eles conheceram de perto o Programa Parceria, da prefeitura do Recife.

A comitiva assistiu a uma apresentação sobre o funcionamento do programa realizada pelos secretários de Infraestrutura, Marília Dantas, e da Defesa Civil, Cel. Cássio Sinomar. Premiado pela ONU em 2024, o Programa Parceria elabora projetos executivos, presta consultoria técnica, arca com os custos dos insumos e realiza obras de pequeno e médio porte em áreas de morro e planícies do Recife. As intervenções são executadas em conjunto com a população local e têm a função de reduzir riscos e promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivem nessas comunidades

O prefeito João Campos destacou a importância da cooperação entre a prefeitura e a Amupe. “Quando municípios trocam boas práticas todos saem ganhando. Ao apresentar esse projeto, o nosso desejo, através da Amupe e do Comupe, é de colocá-lo à disposição das cidades para que possam fazer obras de contenção de encostas e eliminar pontos de risco. Essa parceria é importante para toda população do Estado”, destacou. Marcello Gouveia agradeceu ao prefeito João Campos pela iniciativa e reiterou que “é muito importante o compartilhamento desse tipo de boa prática entre os municípios. Reforço que a Amupe, assim como o Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe), está sempre à disposição para ajudar nos trabalhos dos prefeitos e prefeitas pernambucanos”, enfatizou. 

A Amupe também esteve representada pela prefeita de Surubim, Ana Célia; o prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo; a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros; e a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz. Também participaram da visita os deputados estaduais Aglailson Victor e Lula Cabral.

*Fotos:* Wesley D’almeyda
Imprensa Amupe

Cinco shows gratuitos animam a programação de São João do RioMar Recife


Se tem uma época do ano que o Nordeste vira uma grande festa é a do São João. E, seguindo o mesmo ritmo, o RioMar Recife preparou uma programação bastante animada para o projeto Forró & Tradição RioMar. Serão cinco shows com acesso gratuito de artistas locais e nacionais: Fulô de Mandacaru, Geraldinho Lins, Capim com Mel, Quinteto Violado e Forró Balaio de Cheiro são as atrações. As apresentações acontecem entre os dias 6 e 16 de junho no Piso L3.

O Forró & Tradição RioMar deste ano traz vários estilos de forró para agradar os apaixonados pelo ritmo que embala a época do ano. Para abrir a programação, a Fulô de Mandacaru traz seu forró eletrizante para o RioMar Recife, prometendo colocar a energia lá em cima no dia 6 de junho, às 19h. 

No dia 7 de junho, às 19h, será a vez de Geraldinho Lins representar o forró tradicional, com músicas próprias e regravações que prometem colocar todo mundo para dançar, como “Amor de Sertão” e “Xote da Saudade”. No dia 8 de junho, às 19h, será a vez da banda Capim com Mel subir ao palco para entoar os seus maiores clássicos, canções que ultrapassam gerações, como “Lágrimas de Adeus” e “Eclipse Total”.

Já no dia 9 de junho, às 19h, será a vez do Quinteto Violado se apresentar. O grupo instrumental vocal se caracteriza por interpretar músicas nordestinas. Para fechar a programação do projeto Forró & Tradição RioMar, o forró Balaio de Cheiro faz show no dia 16 de junho, às 18h. A animação vai tomar conta com repertório próprio e de grandes nomes da cultura nordestina. 

O projeto Forró & Tradição RioMar é promovido pelo RioMar Recife com patrocínio da Maratá. 

*Programação de shows do Forró & Tradição RioMar:*
06/06 – 19h – Fulô de Mandacaru
07/06 – 19h – Geraldinho Lins
08/06 – 19h – Capim com Mel
09/06 – 19h – Quinteto Violado
16/06 – 18h – Forró Balaio de Cheiro

Vestibulando: plataforma potencializa resultados nos exames

 
No último dia 24 de maio, comemorou-se o Dia do Vestibulando, uma data que, embora não seja amplamente conhecida, carrega um significado especial. Este dia permite o esforço dos alunos que se dedicam a ingressar no ensino superior, além de valorizar a força do movimento estudantil.
 
A escolha da profissão até o dia do vestibular é marcada por desafios e pressões, especialmente durante o período de preparação para a prova. Uma das principais influências nesse processo é a pressão familiar. Pais, tios, avós e outros membros da família desempenham um papel importante na vida dos jovens, influenciando suas escolhas e percepções sobre sucesso e carreira. As experiências passadas e as expectativas familiares podem afetar significativamente a autoestima e o desempenho dos vestibulandos, como explica Bárbara Guimarães, psicóloga, professora da Wyden e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Mindfulness.
 
"Além da família, os amigos também exercem influência nas decisões dos vestibulandos. Estudos mostram que a maioria dos jovens consulta seus amigos sobre carreira e relacionamentos, e embora nem todos percebam a influência direta, o apoio emocional fornecido pelos amigos desempenha um papel importante durante essa fase", afirma a profissional.
 
Para auxiliar os estudantes durante a preparação, existem mecanismos de estudo como a plataforma Enem Action ( https://enemaction.com.br/ ), uma ferramenta gratuita que visa potencializar os resultados no exame. Com acesso mediante cadastro, o Enem Action oferece uma variedade de recursos, incluindo videoaulas de todas as disciplinas, workshops completos de redação, cronogramas de estudos personalizados e conteúdos extras como mapas mentais, exercícios e e-books.
 
"No último ano, houve um aumento significativo no número de usuários, com mais de 171 mil alunos inscritos. A maioria desses usuários são estudantes do 3º ano do ensino médio ou formados, provenientes tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. As cidades com maior número de usuários incluem São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.", pontuou, Ana Paula Gonçalves, coordenadora do Enem Action.
 
O Enem Action é uma plataforma online totalmente gratuita que conta com parcerias com instituições de ensino superior como Ibmec, IDOMED (Instituto de Educação Médica), Wyden e Estácio. Além da plataforma de estudos disponível na internet, o Enem Action também está presente nas redes sociais, como Instagram, Twitter, TikTok, YouTube e Telegram, oferecendo conteúdos exclusivos para os usuários.

Marca aposta na fusão de atitude e elegância e lança o tênis Hype


Ícone fashion e atemporal: o tênis é presença confirmada nos mais variados tipos de look. Pensando nisso, a Noha Shoes aposta em novidades e mira na moda casual em seu novo lançamento, o Hype. “O novo modelo foi criado especialmente para se encaixar na nova tendência do mercado, que exige mais casualidade, mas sem perder a elegância”, pontua Simon Carrozzone, um dos sócios da marca.

Para criar o sapato, que em pouco tempo conquistou a clientela, as viagens do grupo para Europa foram de forte influência. “Em nossos estudos, percebemos também que o homem busca cada vez mais conforto e personalidade para seu estilo”, acrescenta. O Hype foi fruto de inúmeras tentativas até chegar no resultado final, considerado o tênis mais bonito, com mais atitude e personalidade da história da Noha, além de ser uma ótima aposta para presentear no Dia dos Namorados.

*>> Mais novidades à caminho*
 
Milão e Londres são os próximos destinos dos sócios da marca, que consideram de extrema importância a pesquisa de campo. Nessa visita – além da já famosa busca por novas ideias para desenvolvimento de produtos – os sócios miram outra inspiração. Simon Carrazzone e João Andrade Lima estarão pesquisando referências nas mais elegantes e sofisticadas lojas da Europa para desenvolvimento do seu novo projeto, a abertura de uma Flagship em collab entre Noha e Ciao na Avenida Conselheiro Aguiar. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Além disso, uma série de conteúdos vão ser produzidos na ocasião, permitindo que o público embarque junto e conheça alguns dos processos criativos por trás da marca.

Dia dos Namorados combina com vinho


Escolher um vinho para o Dia dos Namorados depende muito do gosto pessoal do casal, do clima e do que será servido como acompanhamento. Mas, com certeza, os rosés são uma alternativa para agradar o paladar dos casais apaixonados. A sommelière da distribuidora Wine Concept Brasil, Jorgeane Meriguette, ajuda a entender melhor o universo desses vinhos que estão cada vez mais aceitos pelos enófilos pernambucanos.

De acordo com a profissional, um rosé mais leve para o Dia dos Namorados é uma escolha descontraída que vai agradar os casais que buscam uma bebida frutada e com muito frescor. Para harmonizar este vinho, a sugestão é uma salada, carnes brancas e frutos do mar. Já quando se fala de um rosé com corpo médio, para aqueles que gostam de um vinho com um pouco mais de estrutura no paladar e nos aromas, a indicação de harmonização é carne de porco, salmão grelhado e massas com molho de tomate.

Jorgeane finaliza com uma dica para aqueles apreciadores dos vinhos mais encorpados: até mesmo os rosés conseguem ter essa pegada. "Como o tempo de maceração é mais prolongado, a bebida vai apresentar uma cor mais intensa, aromas mais complexos como morango e cereja e até especiarias. No paladar, o vinho apresenta taninos que vão proporcionar uma sensação de um vinho mais complexo", explica a sommelière. Para harmonização, a dica é cordeiro, churrasco e massa com molho à bolonhesa. “Independentemente do tipo de rosé escolhido, o importante é que o vinho complemente o momento especial do Dia dos Namorados, proporcionando uma experiência memorável e prazerosa", finaliza.

Álvaro Porto quer ação contundente da Alepe contra “situação caótica e insustentável” da Saúde em PE

 
Em pronunciamento na sessão plenária desta segunda-feira (27.05), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, cobrou uma atitude enérgica da Casa diante da crise enfrentada pela rede de saúde pública estadual. Para ele, o senso de urgência exige uma reação incisiva dos parlamentares “frente a situação caótica e insustentável” observada na Saúde pernambucana. 

“Senhores, estamos assistindo de maneira complacente uma tragédia que é reflexo da falta de planejamento e da incapacidade na gestão da saúde por parte do atual governo. Isto é uma vergonha!”, afirmou.

Ele lembrou que a sociedade pernambucana amanheceu estarrecida com o caso da recém-nascida que, neste domingo (26), com apenas quatro horas depois de vida, foi atingida de raspão, na cabeça, por uma bala perdida dentro do Hospital Barão de Lucena. “Isto é um descaso e uma desumanidade sem tamanho! Nem no Rio de Janeiro, que é a cidade campeã mundial de bala perdida, já se viu uma história como essa”, disse.

Na avaliação do deputado, o Barão de Lucena, que desde 18 janeiro enfrenta interdição do Conselho Regional de Medicina por conta da falta crônica de insumos básicos, é o retrato da ausência de gestão do Executivo na Saúde. “Esta interdição deveria ter alertado à governadora sobre a gravidade da situação. Porém, após quase cinco meses, o governo continua falhando em oferecer soluções eficazes, causando dor e sofrimento a pacientes, familiares e profissionais de saúde”, disse.

Porto lembrou que foi exatamente a falta de resposta do governo para as demandas do Barão de Lucena, que levou o Cremepe a recorrer à Justiça para garantir medidas mínimas de funcionamento daquela unidade. “Esta realidade evidencia que a Saúde em Pernambuco colapsou faz tempo e que está agora em fase terminal”, frisou.

A crise na pediatria também foi alvo do discurso de Porto. Ele destacou a morte de dez crianças à espera de um leito, indica que o governo falhou em seu dever mais básico, que é proteger os mais vulneráveis.  “A fila da Central de Regulação virou um corredor da morte. E cada vida perdida é um grito de socorro, um clamor por justiça que não podemos ignorar nesta Casa, porque, senhores, cada criança que se vai é um futuro perdido”.

CORTES - O deputado destacou ainda que o corte de R$ 1,2 bilhão da saúde, promovido pela gestão estadual, expõe mais ainda a falta de compromisso e de respeito com a população de Pernambuco. Revelado a partir de levantamento feito pela TV Globo, com base no Portal da Transparência, o corte resultou na queda de investimentos em assistência hospitalar e ambulatorial. 

Os dados mostram que os gastos caíram de R$ 7,75 bilhões para R$ 6,54 bilhões, entre 2022 e 2023, se constituindo numa redução de 15%. Foi a primeira vez em 16 que se registrou recuo nos aportes feitos na rede pública de saúde do estado.

“Este corte não é apenas um número seco em um balanço financeiro; é a diferença entre a vida e a morte para milhares de pernambucanos. É a mãe que chora a perda de seu bebê, é o pai que se desespera por não poder proporcionar tratamento adequado ao seu filho. E, principalmente, é a vergonha de um Estado que abandona os seus cidadãos”, disse.

O presidente da Alepe ressaltou ainda que, em meio a esse cenário desolador, o trabalho do Cremepe e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), tem sido a voz dos que sofrem, dos que lutam e dos que não podem mais esperar. “Estas instituições têm se levantado de forma corajosa e proativa, denunciando a falta de planejamento e a incompetência na gestão da saúde em nosso estado”.

APARTES - O discurso foi aparteado pelos deputados Sileno Guedes, Dani Portela, Rodrigo Farias e Diogo Moraes, que endossaram as críticas sobre a falta de gestão e investimentos e a desassistência na área. Entre as informações apresentadas, os parlamentares lembraram que, ainda em outubro de 2023, o governo federal enviou a Pernambuco R$ 287 milhões para reforçar as unidades de saúde de Pernambuco, mas que só nesta segunda, sete meses depois, o governo do estado publicou decreto autorizando o repasse dos recursos. 

Sileno defendeu que a Casa deve procurar o Cremepe e Simepe para que a Alepe endosse as denúncias encaminhadas à Justiça pelas entidades. O deputado Antônio Morais apresentou informações em defesa do governo. 


Fotos: Amaro Lima/Alepe

Professor Cipriano Carlos Luckesi ministra palestra sobre Avaliação Escolar no Recife


O Recife recebeu nesta segunda-feira, 27 de maio, o renomado professor Cipriano Carlos Luckesi para a palestra magna do Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE). O evento, que reuniu dirigentes municipais de educação de todo o estado, teve como tema central "Avaliação da Aprendizagem Escolar: Caminhos a percorrer". A palestra destacou a importância da avaliação como ferramenta de crescimento e desenvolvimento dos estudantes, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz.

Durante a palestra, Cipriano enfatizou a importância de uma abordagem colaborativa na avaliação escolar, afirmando que "a avaliação é uma parceria do professor". Ele ressaltou que as notas não devem ser meramente um registro da qualidade da educação, mas um instrumento para auxiliar os alunos no seu desenvolvimento integral. "É possível cuidar da avaliação para que a gente não reprove os nossos meninos, mas que os auxilie a crescer, se desenvolver, ter conhecimento e habilidade", afirmou o professor.

O evento contou com a mediação de José Fernando de Melo, vice-presidente da Undime/PE e dirigente municipal de educação de Limoeiro, que elogiou a abordagem inovadora e humanista de Cipriano. A presidente da Undime/PE, Andreika Asseker, também destacou a importância da palestra para os dirigentes presentes: "A presença do professor Cipriano Carlos Luckesi foi fundamental para reforçar a necessidade de uma avaliação mais justa e construtiva em nossas escolas. Sua experiência e conhecimento são inspirações para todos nós".

O Fórum Extraordinário da Undime/PE continua até amanhã, 28 de maio, com diversas atividades voltadas para a melhoria da educação pública no estado de Pernambuco. O evento busca proporcionar um espaço de troca de experiências e reflexões sobre práticas educativas, visando o aprimoramento contínuo do sistema educacional.

Fotos: Undime/Divulgação

Prefeitura de Arcoverde apoia a Oficina de Fotografia de Show no Moxotó, que será ministrada gratuitamente de 17 a 22 de junho


A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Cultura, apoia a realização da Oficina de Fotografia de Show no Moxotó. A atividade acontece no município entre os dias 17 e 22 de junho, sendo ministrada gratuitamente pelo fotógrafo e jornalista recifense Marcelo Soares, com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura e da Secretaria Estadual de Cultura, além de apoio do Sesc Pernambuco. 

O projeto de formação pretende exercitar com os inscritos a captação de imagens dos shows de música que acontecerão durante a tradicional festa de São João do Portal do Sertão e também a trabalhar a ideia de fotografia como memória cultural através de sua documentação específica. 

A oficina será promovida de segunda a sábado, das 13h às 18h, visando impulsionar a cadeia da música, arte e cultura, contribuindo para atender a demanda da grande quantidade de festivais que fazem parte do calendário turístico dos municípios do interior de Pernambuco e, assim, interiorizar o conhecimento técnico e teórico da fotografia e da comunicação. A capacitação dos alunos é para que eles pratiquem uma fotografia que sirva ao mesmo tempo para retratar uma época e para servir de divulgação dos festivais nas redes sociais.

A atividade não é direcionada só para fotógrafos e fotógrafas profissionais, mas também para produtores de bandas, fotógrafos amadores, criadores de conteúdo e comunicadores em geral, entre outros interessados, já que o conteúdo técnico irá aprofundar a questão da captação de imagem, que permitirá aos participantes entenderem o fenômeno fotográfico e suas aplicações ao universo dinâmico de apresentações musicais em palco profissional de show. Também serão abordados aspectos específicos da profissão ligados à fotografia no universo da música e suas dinâmicas no ambiente do palco e bastidores.

Com intuito de favorecer a inclusão e acessibilidade, serão reservadas 20% das vagas para pessoas com deficiência físico-motora (monoplegias, hemiplegias, paraplegias e amputações) aptos a manejar celular ou câmera fotográfica.

A oficina contará com aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas durante os shows e no laboratório de informática do Sesc local. Além de Arcoverde, o projeto também acontecerá em Triunfo, ainda no segundo semestre de 2024.

Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos para operar câmeras fotográficas dos tipos DSLR (digital single lens reflex), Mirrorless e celulares e reconhecer as diferenças e convergências entre esses dispositivos.

Sobre o oficineiro - Marcelo Soares é fotógrafo e trabalha com fotografia desde 1999. Passou por diversas transformações tecnológicas relacionadas à profissão. Trabalhou na área de fotojornalismo atuando em meios de comunicação impressos como Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco, Folha de São Paulo, Diário do Comércio (SP), entre outros. Fez diversas coberturas para sites de notícia como UOL (coberturas na área de Turismo e cultura em geral) e Terra (6 anos de cobertura do carnaval em Recife, entre 2010 a 2015). Realizou diversos trabalhos fotográficos em coberturas de festivais de música como Feira Música Brasil 2007 e 2009, para o UOL, Festival de Inverno de Garanhuns para a Fundarpe em 2012, 2013 e 2014, Festival Pré-Amp de 2010 a 2015, Festival Rec Beat para a Revista Continente em 2018 e a Webssérie Cena Nova, em 2021.

Realizou capas e encartes de CDs, entre eles fotos do encarte do trabalho do cantor e compositor pernambucano Herbert Lucena “Não me peçam jamais que eu dê de graça tudo aquilo que eu tenho para vender” que venceu três categorias do Prêmio Música Brasil, incluindo melhor "Projeto Gráfico" em 2011. Fez diversos retratos de músicos e compositores como Otto, Fred 04, Junior Barreto, banda Comunidade Azougue, entre outros. Realizou pesquisas fotográficas em edições de livros como “Frevo: transformações ao longo do passo”, de Climério de Oliveira e Marcos FM, da série Batuque Book (CEPE) em 2019 e Festival de Inverno de Garanhuns - 30 anos, lançado também pela CEPE em 2022. Em 2020, realizou a Oficina de Fotografia de Show no Festival Pré-Amp 2020, em que os alunos tiveram aulas teóricas e práticas de fotografia, experimentando os ensinamentos em shows do festival.

Conteúdo Programático:
- Campo de atuação profissional do fotógrafo na cadeia da música;
- Como operar uma câmera fotográfica em shows: teoria e prática;
- Palco: atuação do profissional na hora de captar as imagens;
- Edição: tratamento e armazenamento de imagens;
- Pós-edição: compartilhamento de imagens, suportes e distribuição, armazenamento em nuvens;
- Memória Cultural por meio da fotografia como documento histórico;
- Transformações das comunicações: os novos desafios comunicacionais da fotografia.

SERVIÇO
Oficina de Fotografia de Show no Moxotó
- Gratuito - Inscrições: até o dia 14 de junho;
Realização: de 17 (Segunda-feira) a 22 (Sábado) de junho de 2024;
Horário: 13h às 18h;
Local: Rua Capitulino Feitosa, 01, São Miguel, Arcoverde (PE).
SESC Arcoverde - Laboratório de Informática.
Acessos para inscrição:
- https://forms.gle/8PLYcRBsfbEVqPuB9
- https://www.fotomarcelosoares.com.br

Descubra os benefícios do café para a saúde


Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) referente ao ano de 2023, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. O relatório também posiciona o país como o segundo maior consumidor do mundo. A diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 5,2 milhões de sacas, mas, comparando o consumo per capita entre os dois países, o valor brasileiro é superior. 

Além de um símbolo de energia e sociabilidade, o café também tem sido cada vez mais associado à saúde. Pesquisas científicas apontam para os diversos benefícios que ele pode trazer para o corpo humano. Sarah Golzio, nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau João Pessoa, destaca os benefícios que a bebida pode trazer à saúde. “O café é muito conhecido por sua ação estimulante devido à concentração da cafeína, podendo melhorar a atenção e o desempenho mental, além de reduzir a sensação de fadiga. Ele também é uma grande fonte de antioxidantes - ajudando a combater os radicais livres no corpo -, além de polifenóis, ácido clorogênico e outros compostos bioativos, que desempenham um papel crucial na proteção contra danos celulares”. 

Segundo a profissional, o consumo moderado também tem sido associado a benefícios cardiovasculares. “Alguns estudos indicam que beber café pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca e derrames, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes”. 

Mais do que apenas uma bebida, o café pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde. Se consumido moderadamente, os impactos vão desde a melhora na concentração até o estímulo do metabolismo, garantindo assim o posto dessa bebida tão amada de Norte a Sul do país.

Operação Inverno do Paulista concentra esforços na limpeza de canais


Trabalhadores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Paulista estão intensificando as ações da Operação Inverno. Nesta segunda-feira (27.05), as equipes concentraram esforços nos canais da lateral do Shopping North Way, entre os bairros do Nobre e Centro, e da Rua 30, em Jardim Paulista Baixo. O trabalho consiste na limpeza dos locais para facilitar o escoamento das águas pluviais, e prevenir episódios de alagamentos nas vias públicas da cidade.

Imprensa Paulista PE 

Auditores fiscais do trabalho se reúnem com a Secovi para esclarecer como vai funcionar a operação de fiscalização nos condomínios


*Recife, 27 de maio de 2024* - Dando continuidade na operação de fiscalização do trabalho doméstico, os auditores fiscais do trabalho Naldenis Martins, Teresinha Freitas e Simone Brasil, estiveram na manhã desta quinta-feira (23/05), no Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais do Estado de Pernambuco (Secovi-PE) para esclarecimentos sobre as notificações que serão enviadas aos condomínios. 

Na oportunidade, foram esclarecidas algumas dúvidas sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e as atribuições da auditoria fiscal do trabalho nessa modalidade de fiscalização ainda pouco difundida. A reunião foi bastante produtiva e serviu para aparar arestas na interpretação tanto da legislação quanto na operacionalização da ação fiscal.

De acordo com os auditores Naldenis Martins e Teresinha de Lisieux Freitas, Pernambuco parte na frente ao apresentar esse formato de fiscalização do trabalho doméstico. O objetivo é retirar da informalidade, o grande número de trabalhadores domésticos no Brasil. Atualmente, há 1.115.519 milhão de trabalhadores domésticos registrados no eSocial. Em Pernambuco, são 49.043 mil trabalhadores. Estima-se que esse número seja, pelo menos, 20% maior em todo o País.

Uma nova reunião acontecerá nesta quarta-feira (29/05), às 16h, no formato remoto. O sindicato da habitação, como também é conhecido popularmente, se comprometeu em se debruçar sobre o assunto para levá-lo ao conhecimento de seus associados com mais propriedade. Por sua vez, os auditores se puseram à disposição para realizar lives que esclareçam sobre o DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista) e como será a ação fiscal. 

Ainda não há definições sobre qual o canal em que serão veiculadas as lives, mas a Escola Nacional da Inspeção do Trabalho- ENIT, disponibilizou vídeos com orientações sobre o DET em seu canal no YouTube: https://www.youtube.com/@ENIT-ESCOLA. As dúvidas sobre o DET, entre outros programas do Ministério do Trabalho,podem ser esclarecidas no link disponível na página da Enit: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/inspecao-do-trabalho/escola. 

As denúncias trabalhistas podem ser feitas, de forma segura e sigilosa no site: denuncia.sit.trabalho.gov.br.

Dia do Hambúrguer: iFood registra crescimento de 19% em hamburguerias PME no app


Recife, maio de 2024 - O Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado em 28 de maio, não é apenas uma data para celebrar um dos itens mais consumidos ao redor do mundo, mas também chama atenção para o impacto econômico e social que sua produção tem promovido no Brasil, com um foco particular no setor de delivery. Segundo levantamento do iFood, empresa brasileira de tecnologia, aumentou em 19% as pequenas e médias (PME) hamburguerias no app. Se considerar a entrada de novos estabelecimentos com foco nessa culinária, foram 3 mil novas lojas, sendo que 76% delas são PMEs. 

Esse crescimento reflete a quantidade de pedidos de hambúrguer, que é o item mais vendido no aplicativo. Foram 81 milhões de pedidos em 2023, uma média de 154 por minuto. O horário de maior consumo tem sido aos fins de semana à noite. "O Dia do Hambúrguer se destaca não apenas como uma celebração de uma preferência gastronômica, mas também como um momento para refletir sobre o impacto econômico e social no setor de alimentação. Em 2023, vimos o aumento de novas hamburguerias no app, muitas delas pequenas e médias empresas, que encontraram nas plataformas digitais uma ponte para o crescimento”, explica Beatriz Pentagna, líder da área de Restaurante. 

Os dados divulgados mostram que o iFood tem se tornado cada vez mais uma ferramenta eficaz nesse processo, permitindo que pequenos e médios estabelecimentos prosperem em um mercado competitivo, assim como a Hamburgueria Cowtelo, no Recife. 

“Comecei meu negócio no ano 2020, em período pandêmico, já visando o mercado de delivery, entendendo o potencial dele. O iFood foi primordial. Eu digo que, se não fosse o iFood, eu não estaria nem próximo do que eu alcancei hoje. Além da vitrine, o iFood é uma plataforma extremamente organizada para o lojista e para o cliente. A comodidade que o cliente tem no momento de fazer o pedido, a quantidade mínima de toques na tela, faz com que a gente consiga vender cada vez mais”, conta Gabriel Alves, proprietário da Cowtelo. A hamburgueria, que funciona exclusivamente na modalidade de delivery, começou com uma unidade no bairro do Cordeiro, Zona Norte do Recife, e em janeiro de 2024, inaugurou a segunda unidade, em Boa Viagem, Zona Sul. 

Outro negócio bem sucedido no Recife é a Burguer do Futuro. “Faz três anos que tenho hamburgueria, e sempre vi o iFood como um parceiro mesmo. Não só na parte de venda, mas também como marketing. Temos muitos clientes e seguidores que nos conheceram pelo iFood”, afirma Elber Coutinho, proprietário da hamburgueria localizada no bairro do Parnamirim.

As pequenas e médias empresas já são destaques em todas as categorias do app. Mais de 70% da base de restaurantes cadastrados no iFood é composta por essa segmentação. “O iFood entende o seu papel no suporte à existência e desenvolvimento desses negócios. É dessa forma que também ajudamos a impulsionar a economia local e fortalecemos as comunidades, demonstrando o potencial da tecnologia para gerar benefícios financeiros e sociais”, afirma Pentagna.  

Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.
Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 96 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 300 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.700 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.
Para saber mais sobre o iFood, visite: www.institucional.ifood.com.br

Contatos:
ifood@duplacom.com.br
imprensa@ifood.com.br / ifood@brodeur.com.br 
ifoodnewsbrasil / iFood News

Silvio Costa Filho destaca início das operações na Base Aérea de Canoas (RS)


Indicado como umas das principais rotas para atender os passageiros que precisam chegar ou deixar o Rio Grande do Sul, a Base Aérea de Canoas, localizado a cerca de 60 quilômetros de Porto Alegre, iniciou nesta segunda-feira (27) a operação de voos comerciais. A primeira aeronave, levando 173 viajantes, aterrizou no aeródromo militar por volta de 7h55 da manhã. Até o final deste mês estão previstos 20 pousos e decolagens na Base Aérea. Os voos são provenientes dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, ambos localizados em São Paulo.

A Base Aérea de Canoas é um dos 9 aeródromos escolhidos pelo Governo Federal para receber parte dos voos que eram operados no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, fechado no início deste mês em decorrência das enchentes que afetaram centenas de munícipios do Estado. De acordo com a malha área emergencial criada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o aeródromo deve receber até 35 voos semanais, valor equivalente à 5 voos diários.

Mais do que roupas na bagagem, cada passageiro carrega consigo o sentimento e a missão de poder voltar ao Estado depois da tragédia climática. Na sala de embarque prestes a voar para Canoas, Silva Coimbra conta emocionada a sensação de poder rever os familiares. “Eu estou muito feliz de voltar ao Rio Grande do Sul e ver a minha mãe, que era para eu ter passado o dia das mães com ela, mas por conta de toda essa tragédia que aconteceu no Estado, não foi possível. É muito importante essa viabilidade pelo aeroporto de Canoas porque muitas pessoas não tinham como ir. A gente agradece os esforços de todos por ter viabilizado essa conexão com nossos parentes lá do Sul, que neste momento estão precisando tanto da gente”, ponderou.

O trabalho colaborativo realizado pelo Governo Federal, empresas aéreas e agentes do setor aeroviário iniciado no início deste mês possibilitou que a Base Aérea de Canoas, utilizado para operações militar, pudesse receber voos com passageiros. Durante o período que receber aeronaves comerciais, o espaço será administrado pela Fraport, concessionária do aeroporto Salgado Filho.

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, destacou o início dos voos na Base Aérea. “Acabou de pousar o primeiro voo da história no aeródromo de Canoas, que é nossa base aérea militar. Agora, a gente espera que possa ter cada vez mais voos comerciais chegando na cidade. Enquanto as operações no aeroporto de Porto Alegre estiveram interrompidas, vamos ampliar ainda mais os voos para atender as pessoas e retomar as atividades econômicas no Sul, movimentando a economia do Estado e ajudando na recuperação dos munícipios”, ressaltou.

Operações e logística

Por se tratar de operações emergenciais, a Fraport adotou algumas medidas para viabilizar as operações comerciais. Uma delas foi criar um terminal remoto no ParkShopping Canoas. De lá serão realizados obrigatoriamente o embarque e desembarque de passageiros. O espaço está localizado no térreo do empreendimento, com acesso pela entrada B. O Terminal conta com espaço para as companhias aéreas realizarem o processo de check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros.

O passageiro deverá se apresentar no Terminal ParkShopping 3h antes do seu voo. Lá serão realizados os procedimentos de segurança, de acordo com as normas internacionais de aviação civil. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes da operação. Após este período, não será possível acessar a sala de embarque. A chegada até a Base Aérea será exclusiva para aqueles que realizaram os procedimentos de embarque no ParkShopping Canoas e somente com ônibus identificado pela Fraport Brasil. É importante ressaltar que os passageiros não devem se dirigir diretamente à Base Aérea.

Com Pátio de eventos lotado, São João dos Bairros na Cohab Massangano não registrou ocorrências graves

Além da presença numerosa da população e a alegria do público, o São João dos Bairros na Cohab Massangano também foi marcado pela tranquilidade. A Prefeitura de Petrolina, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP), informa que não foi registrada nenhuma ocorrência grave durante as duas noites do evento.
 
A Secretaria registrou 77 ocorrências durante as atuações operacionais, a grande maioria foi por conta de mediações de conflitos, perturbação da ordem pública, pessoas com sinais de embriaguez o e apoio ao SAMU. Além disso, as equipes realizaram 64 abordagens.
 
O evento contou com o importante apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); da Guarda Civil Municipal (GCM); da Agência Municipal de Vigilância Sanitária; da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA); Polícia Militar (PM); Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.
 
Novidade
 
Este ano, pela primeira vez no São João dos Bairros, a Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP) e a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SEINTEC) instalaram, no micro-ônibus da Guarda Municipal, uma câmera PTZ, que proporcionou uma visão em 360º do espaço da festa, no braço do veículo e também foram colocadas câmeras no pátio de eventos.
 
O micro-ônibus monitorou as pessoas que estiveram dentro e no entorno do pátio. No interior da unidade móvel, uma equipe, formada por guardas civis, analisou as imagens através de TVs de alta de definição durante todo o período da festa. As imagens captadas também foram reproduzidas para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Secretaria de Segurança Pública.

Imprensa Petrolina PE
 

Vai fazer o Enem 2024? Inscrições já estão abertas

Estão abertas a partir desta segunda-feira, 27 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo segue até 7 de junho, e a adesão deve ser feita a partir das Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão aplicadas em todo o país nos dias 3 e 10 de novembro.
 
Para os moradores do Rio Grande do Sul, o cronograma de inscrições será estendido e divulgado em breve pelo Inep. Porém, quem morar no estado e desejar, pode realizar a inscrição a partir de hoje normalmente. Os gaúchos também terão isenção da taxa de inscrição, inclusive nos casos de justificativa de ausência reprovada na edição de 2023.
 
“Se você já concluiu ou está concluindo o ensino médio neste ano, não perca a chance. Você pode se inscrever até 7 de junho. Para o Rio Grande do Sul, em breve vamos divulgar um cronograma específico, para que todos tenham a oportunidade de fazer a prova”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, em postagem na rede social X.
 
INSCRIÇÃO — Para realizar a inscrição o interessado deve acessar a Página do Participante com o login do Gov.br. Quem não lembrar da senha, a recuperação pode ser feita por meio da própria plataforma. A página para enviar os dados é intuitiva e didática. Nela, o candidato preenche, conforme solicitação, dados como CPF, data de nascimento, estado civil, nacionalidade e cor/raça, entre outros. O participante também deve responder se precisa de algum tipo de recurso de acessibilidade para os dois dias de prova.
 
Durante o preenchimento das informações, o candidato escolhe Inglês ou Espanhol para a prova de língua estrangeira. Além de colocar o endereço atualizado, o participante deve escolher o estado e o município para fazer as provas do Enem, que poderão ser alterados apenas durante o período de inscrições.
 
A página conta com o Cronograma do Enem 2024, com todas as datas. Há também orientações e respostas às dúvidas frequentes, além de tutoriais em vídeos, inclusive para as inscrições em Libras. O prazo das inscrições também vale para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social.
 
No site, é possível acessar o resultado do recurso sobre a isenção da taxa de inscrição e também os resultados sobre as justificativas de ausência na edição anterior. Quem era isento da taxa no Enem 2023 e não compareceu aos dois dias de prova, precisava justificar a falta para poder participar da edição de 2024 gratuitamente.
 
ATENÇÃO - O Inep explica que a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência na edição de 2023 não significa que a inscrição para o Enem 2024 foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever no exame novamente para participar.
 
TAXA — Após a inscrição, os candidatos devem pagar a taxa de R$ 85, por meio de boleto gerado pelo próprio site. Todos que não são isentos devem realizar o pagamento até o dia 12 de junho, através do boleto gerado na Página do Participante, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, a depender do banco. Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa.
 
NOME SOCIAL – De acordo com o Inep, para o nome social não será necessário enviar documentos comprobatórios para o nome social no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais junto à Receita e, se necessário, atualizar as informações.

SECOM Presidência da República 

Lula lamenta morte de brasileiro sequestrado pelo Hamas

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, por meio das redes sociais, a morte do brasileiro Michel Nisembaum, de 59 anos. O Exército israelense anunciou nesta sexta-feira (24) que recuperou os corpos de três reféns sequestrados em outubro de 2023 pelo grupo palestino Hamas, entre eles, o de Nisembaum.

O presidente disse que o governo segue engajado nos esforços para que todos os reféns mantidos pelo Hamas sejam libertados.

“Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisembaum, brasileiro mantido refém pelo Hamas. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel”, postou. As familiares de Nisembaum estão com Lula na foto acima.

“O Brasil continuará lutando e seguiremos engajados nos esforços para que todos os reféns sejam libertados, para que tenhamos um cessar-fogo e a paz para os povos de Israel e da Palestina”, completou.

Nisembaum, que tinha cidadania brasileira e israelense, era residente em Israel e considerado desaparecido desde o dia 7 de outubro do ano passado. Na ocasião, ele participava de um festival de música alvo de ataque do Hamas.

Em outubro passado, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel, com incursão de combatentes armados por terra, no sul do país. De acordo com autoridades israelenses, cerca de 1,2 mil pessoas foram mortas e duas centenas de israelenses e estrangeiros foram feitos reféns.

Em resposta, Israel vem bombardeando as infraestruturas em Gaza e impôs cerco total ao território, que dificulta, inclusive, a entrada de ajuda humanitária aos palestinos. Além dos mais de 35 mil mortos, a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza já deixou cerca de 80 mil feridos em sete meses, segundo dados do Ministério da Saúde do enclave.

A guerra entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos.

Agência Brasil