terça-feira, 12 de março de 2024

Alepe aprova título de cidadão pernambucano para Flávio Dino

 

O plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça (12), a concessão do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. De autoria do deputado Sileno Guedes (PSB), a proposta teve parecer favorável de 28 parlamentares. A entrega da honraria será feita em ocasião a ser agendada.

“O companheiro Flávio Dino é muito conhecido por sua trajetória política recente como deputado, governador, senador e ministro da Justiça em um momento de defesa da democracia brasileira, como no fadado 8 de janeiro do ano passado. Mas parte de sua trajetória jurídica foi construída aqui em Pernambuco, com seu mestrado na Faculdade de Direito do Recife. Por isso, agradeço aos meus colegas deputados o acolhimento desta proposição”, afirmou Sileno.

HISTÓRICO – Flávio Dino nasceu em São Luís (MA), mas desenvolveu parte importante de sua formação na Faculdade de Direito do Recife, onde se graduou mestre em Direito Constitucional. Por 12 anos, foi juiz federal no Maranhão. Ao longo desse período, dirigiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Deixou a magistratura em 2006 para ingressar na vida política. Pelo PCdoB, elegeu-se deputado federal e governador do Maranhão por duas vezes. Em junho de 2021, Dino filiou-se ao PSB, partido pelo qual foi eleito senador.

Já como ministro da Justiça e Segurança Pública, dispensou atenção especial a Pernambuco, com a destinação de recursos para o fortalecimento do sistema penitenciário, das polícias Federal e Rodoviária Federal, da política sobre drogas e para a implantação da Casa da Mulher Brasileira no Recife. Também foi na gestão de Dino que o Governo Federal levou adiante a ideia de nacionalizar o Compaz, equipamento implantado nos governos do PSB no Recife e recentemente premiado pela ONU.

Em 27 de novembro do ano passado, o presidente Lula (PT) anunciou a indicação de Dino como ministro do STF, que tomou posse no cargo no último dia 22 de fevereiro.

Últimas apresentações da peça Chroma Key no Espaço Mezanino do Centro Cultural FIESP (SESI-SP)

 

Termina dia 24 de março as apresentações do espetáculo Chroma Key com texto de Angela Ribeiro, direção de Eliana Monteiro, com atuação de Rafael De Bona e Ricardo Henrique, no Espaço Mezanino do Centro Cultural FIESP (SESI-SP). As sessões acontecem de quinta a sábado, às 20h30, e, aos domingos, às 19h30.

Na trama, os atores dão vida a uma figura em uma profunda crise existencial. Como em um circuito incansável, ele reflete sobre pilares sociais, trabalho, dinheiro, família e o modo como atua no mundo, problematizando a representação de sua masculinidade.

“Trata-se de um homem que está perdido, pois sempre teve status e ocupou lugares de poder. Ele é narcisista e, agora, precisa fugir dessas projeções de si próprio para conseguir enxergar o outro, reconhecer a diversidade e entender qual é o espaço que precisa ocupar neste momento”, explica Rafael De Bona.

Sobre o texto

Em 2018, quando iniciaram-se as pesquisas para o espetáculo, o ponto de partida foi a depressão originada da sociedade do trabalho e da produção. Para a diretora Eliana Monteiro, a metáfora que resume esse sentimento é a de um boi com os olhos totalmente tapados por um antolho - acessório que limita a visão dos animais de montaria, forçando-os a olhar apenas para frente e evitando que se distraiam e saiam do rumo, andando em círculos para se alimentar enquanto seu movimento é responsável por fazer um moinho funcionar, moendo cana ou mandioca.

Nesse contexto, obras como “O Demônio do Meio-Dia – Uma Anatomia da Depressão”, de Andrew Solomon, e “Sociedade do Cansaço”, de Byung Chul-Han, foram fundamentais no processo criativo da dramaturga Angela Ribeiro.

“Durante as minhas pesquisas, me surpreendi com dados sobre o alto número de homens com depressão que não buscam ajuda por medo do julgamento social. Isso também acontece porque eles são criados desde criança para serem heróis e não demonstrar fragilidade”, conta Angela.

Diante deste cenário, a dramaturga quis gerar um espaço de reflexão com o espetáculo “Chroma Key”. “A ideia do trabalho não é trazer respostas, e sim estimular as pessoas a repensarem a sociedade e suas ideias em torno do “masculino”. Por exemplo, como podemos colaborar para não criar esses homens? Da mesma forma, os homens precisam perceber que estão em um lugar de privilégio e que cabe a eles, também, renunciar a isso para garantir um mundo mais igualitário”, completa.

Esses homens fazem parte da engrenagem de um sistema que asfixia o sujeito. A todo o momento as pessoas são bombardeadas por informações, sem tempo suficiente para ressignificá-las, problematizá-las e até digeri-las. Trata-se de uma violência invisível que exaure e gera uma sociedade na qual corremos contra o tempo e não sabemos para onde.

Segundo Eliana Monteiro, com o resultado das eleições de 2018, essa força masculina truculenta ganhou ainda mais projeção. “Os políticos/gigolôs arquitetaram o golpe contra a democracia, mas apertavam a corda apenas o suficiente para manter todos acordados. Ficamos expostas ao cheiro fétido exalado pelo patriarcado, ao seu jugo nocivo, produtor da morte. Homens com seus reservatórios cheios de violência, opressão e horror à diversidade estavam autorizados pelos poderes constituídos a eliminar ou subjugar o não reconhecido”, argumenta. Assim, “Chroma Key” ganhou mais complexidade: passou a falar tanto da depressão do sujeito contemporâneo quanto do horror do retrocesso.

Sobre a encenação

Na nova temporada, de acordo com a encenadora, a peça ganhou contornos ainda mais radicais. Isso porque o espaço destinado ao espetáculo no Mezanino do Centro Cultural FIESP é bem mais estreito do que no Sesc Avenida Paulista, criando uma enorme contradição. “Na primeira versão, estávamos todos confinados e o espaço do confinamento na peça era muito maior, fazendo alusão ao tamanho ocupado pelo masculino naquele momento. No espaço atual, ele está submetido a um cubículo, o confinamento é maior, o embate entre as projeções que o homem tem de si e o círculo fechando sobre si, será o desafio dessa empreitada”, explica.

Em 2024, o Brasil vive um momento mais otimista. “O coronavírus já não é uma ameaça, pois as vacinas sempre atualizadas nos garantem alguma proteção. Ao mesmo tempo, tivemos novas eleições, a troca de presidente, os movimentos sociais ganhando força, as chamadas minorias reivindicando seus direitos. Mesmo assim, tenho a sensação de que estamos vivendo uma falsa liberdade. Esse véu que cobria o patriarcado foi retirado e ele está exposto. Suas garras deixaram marcas profundas e ainda sinto o ar passando com dificuldade pela garganta estrangulada pela força a qual fora submetida. A pergunta que me faço é: esse homem branco, ao perceber vozes dissonantes, estaria se sentindo sufocado?”, acrescenta.

Para Ricardo Henrique, olhar para a própria trajetória masculina foi desafiador. “Pensar no quanto ainda reproduzimos o machismo nas nossas relações e no trabalho não foi fácil. Este homem que estamos retratando é extremamente nocivo e facilmente reconhecível pela plateia: ele tem ódio das mulheres e não consegue aceitá-las em cargos superiores, por exemplo. Da mesma forma, ele não sabe lidar com o abandono e vive competindo com seus pares”, afirma.

Rafael De Bona vai além. “É evidente que é uma personagem que reflete uma masculinidade específica. Existem muitas masculinidades, não só essa. Mas essa é a que está no centro da problemática dos nossos tempos. Nosso desafio foi nos colocarmos juntos em questão com isso, sem ignorar quem somos e sem sair ilesos enquanto intérpretes”, diz.

Visualmente falando, a encenação propõe uma instalação cenográfica imersiva, investindo na multiplicidade de linguagens artísticas para a criação de uma experiência ativa com o público, borrando as fronteiras das linguagens do teatro, do audiovisual e das artes visuais.

Assim, os atores se relacionam com projeções em vídeo criadas por Bianca Turner em um cenário assinado por Rafael Bicudo. A iluminação de Guilherme Bonfanti e a trilha sonora de Érico Theobaldo intensificam a sensação de opressão da personagem. O figurino é de Marichilene Artisevskis e a produção da Corpo Rastreado.

Sinopse
Um homem cindido está em constante embate consigo mesmo. Como num circuito incansável, ele articula questões sobre pilares sociais, trabalho, dinheiro, família e o modo como atua no mundo, colocando em xeque a representação de sua masculinidade.

Ficha Técnica
Concepção e direção artística: Eliana Monteiro
Dramaturgia: Angela Ribeiro
Elenco: Rafael De Bona e Ricardo Henrique
Assistência de direção: Rafael Bicudo
Dramaturgismo: Bruna Menezes
Desenho de luz: Guilherme Bonfanti
Trilha sonora: Érico Theobaldo
Cenografia: Rafael Bicudo
Cenotécnico: Wanderley Wagner
Concepção de vídeo projeção: Bianca Turner
Figurino: Marichilene Artisevskis
Envelhecista: Foquinha Cris
Direção de movimento: Fabricio Licursi
Orientação de atuação: Luciana Canton
Operação de vídeo: Bianca Turner
Operação de sonoplastia: Igor Souza
Operação de iluminação: Mauricio Matos
Assistência de produção: Leonardo Monteiro
Produção: Corpo Rastreado / Lucas Cardoso
Idealização: Rafael De Bona e Ricardo Henrique

Serviço
Chroma Key
Até 24 de março de 2024, às quintas, sextas e sábados às 20h30, e, aos domingos, às 19h30
Local: Espaço Mezanino do Centro Cultural FIESP (SESI-SP)
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Jardins
Ingressos: Os ingressos gratuitos são liberados a cada segunda-feira, a partir das 8h. Podem ser reservados no site www.sesisp.org.br/eventos

Classificação etária: 16 anos.
Duração: 70 minutos.
Lotação: 50 lugares.

Vice-prefeita Isabella de Roldão comemora aniversário do Recife durante entregas da gestão municipal

 

Ao longo de toda esta terça-feira (12), a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participou de uma série de agendas promovidas pela Prefeitura em comemoração ao aniversário de 487 anos da capital pernambucana.

Logo cedo, Isabella compôs a mesa de abertura do evento Conecta Recife 2024, momento para reunir e debater soluções inovadoras com foco em tecnologia a serviço das cidadãs e dos cidadãos. No período da tarde, a vice-prefeita participou do painel Cidades Inteligentes e Sustentáveis, com Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, Sávio França, CEO Reecicle, e João Amaral, presidente da ESG Brasil, que mediou o painel.

Durante o evento, Isabella também assinou dois Termos de Cooperação Técnica da Prefeitura com o ICLEI e um protocolo de intenção. Os termos de cooperação são para Qualificação Profissional e para Destinação de Resíduos Eletrônicos da Prefeitura do Recife. Já o protocolo de intenção é voltado para aceleração de starups com o objetivo de desenvolvimento de tecnologias em sustentabilidade.

A vice-prefeita do Recife também participou da inauguração da Biblioteca Doutor Joaquim Suassuna, no espaço onde fica a passarela do Pina. "Essa é uma iniciativa super importante, afinal, reforça o propósito que a nossa gestão tem de promover a inclusão social. Uma linda entrega neste aniversário de 487 anos da nossa cidade", afirma.

Isabella também participou do tradicional corte do bolo de aniversário, realizado no Restaurante Popular Naíde Teodósio, no bairro de Santo Amaro. A vice-prefeita também prestigiou a Cerimônia do Pôr do Sol, promovida pelos Fuzileiros Navais na embarcação NAM Atlântico, atracada no Porto do Recife.

Imprensa Recife

Agenda da semana na Sala de Reboco

*SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.*

As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fone 99949-8687. Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h (sextas-feiras e sábados) e até às 18h (nos domingos)! Após este horário, elas serão liberadas.

Nosso horário de funcionamento é:
*sextas e sábados: das 21h às 04h da madrugada *
*domingos: das 16h às 22h*.

Nos domingos, temos promoções para *mulheres e estudantes (apresentando a carteirinha) que chegarem até às 18h!*

Após sucesso de Convivência Virtual, ex-Menudo Roy Rosselló promove live de aniversário em maio

Nesta sexta (15) Armando Fuentes canta "Los Romances de Luis Miguel" no Restaurante O Pátio

Clínica-escola da FIC Garanhuns oferece atendimentos gratuitos


O Centro de Assistência Integrado Social (CAIS) está com agendamentos disponíveis para atendimentos gratuitos nas áreas de Odontologia e Fisioterapia para a população de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Podem marcar atendimento pacientes em geral, com ou sem encaminhamento médico. Alguns serviços podem incluir taxas administrativas. 

O diretor acadêmico da FIC Garanhuns, Humberto Rochimin, explica que "as consultas e procedimentos são realizados por alunos da Faculdade Integrada CETE (FIC), responsável pelo CAIS, com o acompanhamento de preceptores profissionais de cada área”. Os agendamentos podem ser feitos pelo número de WhatsApp (87) 99600-7733. O CAIS fica na Avenida Gonçalves Maia, 169, no bairro Heliópolis. 

Na área de Odontologia, estão disponíveis consulta odontológica, profilaxia, aplicação de flúor, restauração, raspagem e radiografias periapicais. Já os atendimentos de Fisioterapia incluem especialidades de dermatofuncional (estrias, rugas, celulite - FEG, hipercromias e reabilitação pós-queimaduras), uroginecologia (incontinência fecal e urinária, gestantes - treinamento dos músculos do assoalho pélvico), neurofuncional adulto (AVC, Parkinson, Alzheimer, Lesões dos Nervos Periféricos, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, além de pediatria (reabilitação nos casos de paralisia cerebral, TEA, má formações congênitas e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor).

Ainda na área de Fisioterapia, também há atendimentos de traumato-ortopedia (reabilitação pós-fraturas, escoliose e disfunções musculoesqueléticas), respiratória (reabilitação funcional nos cais de DPOC, asma na infância e adulto, pós covid, fibrose cística e pós-operatório), cardiorrespiratória (reabilitação pós-cirurgia cardíaca, hipertensos, pós-covid e transplantados cardíacos), reumatofuncional e Saúde do Idoso (reabilitação nos casos de artrite reumatóide, lúpus, dores na coluna, fibromialgia, tendinites e bursites); além de fisioterapia desportiva (lesões musculares relacionadas ao esporte).

A *Faculdade Integrada CETE (FIC)* oferece os cursos de graduação em Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Direito. A unidade de Ensino Superior fica na BR-423, bairro São José, em Garanhuns, onde também funciona o FIC Técnico, que oferece os cursos Técnico de Enfermagem e Análises Clínicas. Mais informações podem ser obtidas pelo número (87) 99600-7779 (WhatsApp). É possível acompanhar as novidades da FIC através do site institucional www.ficgaranhuns.com.br e do perfil oficial no Instagram @ficgaranhuns.

Em audiência pública, Duque debate crimes relacionados ao roubo, furto e receptação de cabos e fios no estado


O deputado estadual Luciano Duque realiza, nesta quarta-feira (13), às 10h, no auditório Ênio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, audiência pública sobre a crescente incidência de crimes relacionados ao roubo, furto e receptação de cabos e fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas no estado. 

Durante o ano de 2023, mais de 5,4 milhões de metros de cabos de telecomunicações foram roubados e furtados em todo o Brasil, segundo dados reunidos pela Conexis Brasil Digital. Os consumidores são os mais prejudicados com esse tipo de crime. Só em Pernambuco, segundo levantamento da Neoenergia, cerca de 2 mil ocorrências por furto de cabos foram somadas ao longo de 2023. Mais de 425 mil clientes foram impactados no Estado. 

O deputado é autor do PLO 1094/2023 que tem como objetivo estabelecer penalidades administrativas que possam ser aplicadas às pessoas físicas e jurídicas envolvidas em atividades relacionadas ao comércio ilegal de materiais metálicos provenientes de crimes. Adicionalmente, estabelece também penalidades para estabelecimentos comerciais, como os ferros-velhos, que não emitam nota fiscal ao comercializar esses materiais, a fim de combater a receptação desses itens furtados ou roubados.

“A crescente incidência desses crimes tem gerado prejuízos significativos à sociedade, causando danos à infraestrutura, interrupção de serviços essenciais, além de impactos socioeconômicos e ambientais negativos para o Estado de Pernambuco. Diante dessa situação, faz-se necessário implementar medidas eficazes para coibir tais práticas criminosas e proteger o patrimônio público e privado, bem como garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos”, explicou Duque.

*Em audiência pública, Duque debate crimes relacionados ao roubo, furto e receptação de cabos e fios no estado*

O deputado estadual Luciano Duque realiza, nesta quarta-feira (13), às 10h, no auditório Ênio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, audiência pública sobre a crescente incidência de crimes relacionados ao roubo, furto e receptação de cabos e fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas no estado. 

Durante o ano de 2023, mais de 5,4 milhões de metros de cabos de telecomunicações foram roubados e furtados em todo o Brasil, segundo dados reunidos pela Conexis Brasil Digital. Os consumidores são os mais prejudicados com esse tipo de crime. Só em Pernambuco, segundo levantamento da Neoenergia, cerca de 2 mil ocorrências por furto de cabos foram somadas ao longo de 2023. Mais de 425 mil clientes foram impactados no Estado. 

O deputado é autor do PLO 1094/2023 que tem como objetivo estabelecer penalidades administrativas que possam ser aplicadas às pessoas físicas e jurídicas envolvidas em atividades relacionadas ao comércio ilegal de materiais metálicos provenientes de crimes. Adicionalmente, estabelece também penalidades para estabelecimentos comerciais, como os ferros-velhos, que não emitam nota fiscal ao comercializar esses materiais, a fim de combater a receptação desses itens furtados ou roubados.

“A crescente incidência desses crimes tem gerado prejuízos significativos à sociedade, causando danos à infraestrutura, interrupção de serviços essenciais, além de impactos socioeconômicos e ambientais negativos para o Estado de Pernambuco. Diante dessa situação, faz-se necessário implementar medidas eficazes para coibir tais práticas criminosas e proteger o patrimônio público e privado, bem como garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos”, explicou Duque.

Alcides Cardoso aciona MPCO contra gestão João Campos por restrição de acesso ao detalhamento das despesas de 2024 no Portal da Transparência


Líder da oposição na Câmara do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) afirmou, em discurso na reunião ordinária desta terça-feira (12), que acionou o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO-PE) contra a gestão do prefeito João Campos (PSB) pela restrição ao acesso ao detalhamento das despesas e das receitas no exercício de 2024 no Portal da Transparência do município desde o dia 1º de janeiro deste ano.

“Diante desse grande apagão de dados da Prefeitura do Recife e com o agravante de ser ano eleitoral em que essa gestão João Campos vai ser passada a limpo no debate público, protocolei um ofício no MPCO, solicitando a tomada de medidas cabíveis para que não haja mais prejuízo ao processo democrático e a Prefeitura volte a divulgar os dados. O cidadão recifense, a oposição e a imprensa estão tendo seus direitos cerceados pela administração municipal. A transparência não pode ficar apenas no discurso bonitinho, não. Tem que nortear na prática a administração pública e vamos seguir cobrando isso”, disse Alcides Cardoso.

O parlamentar relatou que foram desativados todos os comandos para pesquisas direcionadas de despesas e receitas, seja por fonte, por CNPJ, por nome do credor, por período ou por órgão responsável. E acrescentou que restou apenas disponível o acesso a uma lista, no formato csv, pdf ou xls, com mais de 800 páginas e fonte de tamanho reduzido, contendo a relação de todos os empenhos emitidos, o que dificulta o acesso às informações públicas. 
O líder da oposição também apontou que a outra alteração foi acabar com o detalhamento dos gastos empenho a empenho e dessa forma negar o acesso ao espelho do empenho, função existente desde a criação do Portal da Transparência do Recife, deixando de fornecer dados como a data da emissão dos empenhos, data de liquidação, data de pagamento, descrição do objeto, quantidades, subempenhos, por exemplo. 

“Essa ação vai na contramão dos movimentos da administração pública para avançar na oferta de dados públicos. Essas mudanças são um enorme retrocesso na transparência que vão de encontro ao discurso da gestão João Campos de exaltação da, abres aspas, ‘excelência do Portal da Transparência do Recife’, fecha aspas. Cabe ressaltar que em pese a Prefeitura ter dito que está em processo de migração do sistema financeiro utilizado no Portal e que devido a isso há ajustes em algumas consultas automatizadas, não há nenhum aviso aos visitantes do site sobre a mudança ser temporária”, afirmou Alcides Cardoso.

Pão de Açúcar traz com exclusividade dois rótulos da vinícola de Leonardo da Vinci


Uma obra de arte ao alcance das mãos. Aproveitando a sazonalidade da Páscoa, data em que os consumidores buscam novas opções, o Pão de Açúcar, supermercado premium do GPA, acaba de importar com exclusividade da Itália dois vinhos da linha Monnalisa, produzidos pela vinícola Leonardo da Vinci. Desenvolvidos pelo artista nova-iorquino Ian Henderson, os rótulos são cravados diretamente no vidro das garrafas, gerando uma aparência única. Uma verdadeira peça de arte para harmonizar com as refeições.

A novidade é fruto da parceria do Pão de Açúcar com o Gruppo Caviro, que tem 58 anos de fundação, e os vinhos são Toscana Rosso e Sangiovese Romagna Superiore, com mais 20 anos de história e alta qualidade.

Para o gerente comercial responsável pela categoria de vinhos do Pão de Açúcar, Henrique Pedroni Palhares, buscar parcerias com marcas fortes é uma forma de surpreender os clientes. “Esta é uma ótima oportunidade para ampliar a carta de vinhos do Pão de Açúcar e cruzar fronteiras quando o assunto é um produto de excelente qualidade. O Vinhedo de Leonardo tem uma reputação impecável no mercado. Tenho certeza que vai ser um sucesso com o nosso público”.

Um vinho para degustar em momentos especiais e uma garrafa para guardar e presentear. Os rótulos estão disponíveis em todas as lojas Pão de Açúcar no Brasil. Consulte a disponibilidade no site www.paodeacucar.com. Clientes com o cartão Pão de Açúcar contam com 20% de desconto em todos os vinhos da rede.

Vinho Tinto Italiano Monalisa Roma 750 Ml – R$179,99

Acervo 2024: exposição reúne trabalhos de artistas consagrados na Christal Galeria


Bico de pena sobre papel, gravuras, fotografias, tapeçaria e outros objetos esculturais, fazem parte do trabalho de 13 artistas que compõem a exposição Acervo 2024, em cartaz na Christal Galeria de Artes, no Pina, até o dia 18 de maio. A maior parte dos trabalhos expostos são de artistas pernambucanos, mas a mostra conta ainda com a arte de Bianca Foratori (SP) e Mayrles Emille (PB). 

O público vai poder conferir os trabalhos de Ana Vaz, Antônio Mendes, Cavani Rosas, Cláudia Dallanora, Geoneide Brandão, George Barbosa, José Barbosa, Marília Didier, Meyrelles Mille, Piera, Tereza Costa Rêgo e Zé Som. 

A visita a exposição Acervo 2024 pode ser feita de segunda a sexta, das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. A Christal Galeria fica na Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina.

Dia Nacional dos Animais será comemorado com evento gratuito para pets em Caruaru


Nesta quinta-feira (14) é comemorado o Dia Nacional dos Animais. Em alusão a data, a Escola Brasileira de Profissões (EBP Caruaru), em parceria com o AME Animal, Uderva, Hospital Veterinário Clinivet, Nutriaves e rações Premier, Pedigree e Wiskas, vai promover um dia de ações gratuitas voltadas para os pets e seus tutores.

O evento será realizado na Via Parque, próximo ao letreiro do nome Caruaru, das 9h às 12h e das 13h às 15h. Serão disponibilizadas vacinação antirrábica; consultas; feira de adoção de cães e gatos e distribuição de brindes. Tudo de forma gratuita.

Além disso, haverá condições especiais para as pessoas interessadas em se qualificar profissionalmente por meio do curso de Auxiliar Veterinário de pequeno porte. 

O curso tem carga horária total de 120 horas/ aula e o aluno vai aprender sobre anatomia, fisiologia, estrutura óssea, muscular, comportamento animal, nutrição, primeiros socorros, vacinação, instrumentação e auxílio cirúrgico, entre outros.

O auxiliar de veterinário será como um enfermeiro para o médico, auxiliando nos procedimentos e dando andamento nos cuidados recomendados pelo médico veterinário.

As pessoas interessadas em conhecer mais sobre o curso poderão conversar com a equipe que estará de plantão no local da ação para esclarecer todas as dúvidas e passar condições especiais da Semana do Consumidor.

*Serviço*
*Ação no Dia Nacional dos Animais*
Data: 14/03 (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h e 13h às 15h
Local: Via Parque (próximo ao letreiro do nome Caruaru)

Sertânia: Ângelo se reúne com Marília e fecha apoio do Solidariedade à Rita


O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, fechou mais um importante apoio para a pré-candidatura de Rita Rodrigues ao Executivo Municipal. Após reunir-se com a ex-deputada Marília Arraes, presidente da sigla em Pernambuco, Ângelo sacramentou o apoio da legenda ao palanque que vai seguir fazendo a cidade crescer com responsabilidade social. Além do Solidariedade, a Frente Popular de Sertânia já conta com o PSB, PT, PCdoB e PV.

Este apoio representa não apenas um reforço significativo para a candidatura de Rita Rodrigues; também simboliza um marco no alinhamento de forças políticas na região. A chegada do Solidariedade ao palanque de Rita, sob a liderança de Ângelo Ferreira, destaca-se como um momento chave, especialmente, por estar montando um grupo de apoio que conta com siglas alinhadas ao presidente Lula, reforçando uma coalizão de espectro amplo e progressista.

Ângelo Ferreira comentou o significado deste apoio, enfatizando o valor simbólico de contar com o endosso de Marília Arraes. “Receber o apoio do Solidariedade, sob a liderança de Marília, neta de Miguel Arraes, uma das maiores lideranças populares da história do nosso Brasil e com profundo vínculo com o Sertão pernambucano, é não apenas um reforço político, mas um símbolo poderoso. Esse apoio transcende o político, trazendo um significado especial para nossa campanha em Sertânia, reforçando nosso compromisso com o progresso e o bem-estar da nossa gente”, pontuou Ângelo.

O apoio do Solidariedade à Rita Rodrigues é visto como um movimento estratégico dentro do cenário político de Sertânia, prometendo agitar o campo eleitoral e indicando um possível realinhamento de forças no município. Com essa união, a campanha de Rita espera não apenas solidificar sua base eleitoral, mas também ampliar seu alcance, dialogando com um espectro mais amplo de eleitores e agregando diversas vertentes políticas em torno de um projeto comum para o desenvolvimento de Sertânia.

Histórico: Jogli inicia de uma vez só a pavimentação de 16 ruas em Araçoiaba


Pela primeira vez na história de Araçoiaba a Prefeitura Municipal fará uma grande ação conjunta de pavimentação que vai englobar 16 ruas. O prefeito Jogli Uchôa assinou, nesta segunda-feira (11), a ordem de serviço autorizando o início das obras, em ato que contou com a presença de vereadores, secretários municipais, lideranças e, sobretudo, do povo beneficiado. Serão mais de oito mil metros quadrados pavimentados pela gestão; todos no bairro Nova Esperança. 

Com essa ação, Jogli terá pavimentado 55 ruas até o final deste ano; um número recorde na história da cidade. No ato desta segunda, o prefeito também anunciou que no próximo dia 22 de março dará a tão aguardada ordem de serviço para o estádio municipal de futebol, mais um grande empreendimento do seu governo. 

“Não podemos mais olhar para trás. Temos que olhar pra frente, no rumo no desenvolvimento. Vamos continuar dessa forma, olhando para frente! Vocês não têm ideia da alegria que meu coração está hoje. Em uma única assinatura, 16 ruas, para mudar e melhorar a vida das pessoas. É desse jeito que a gente vai fazer. Temos muito o que fazer; estamos apenas no início. Estamos estruturando Araçoiaba para os próximos 50 anos. Vamos tornar Araçoiaba um lugar melhor para se viver, com mais investimentos de infraestrutura para nosso município. E trazendo empresas para investir aqui e gerar empregos para nossa gente”, pontuou Jogli.

Maria Arraes participa de conferência da ONU sobre igualdade de gênero


A deputada federal Maria Arraes (SD-PE) integra a delegação brasileira na 68ª Sessão da Comissão Sobre a Situação da Mulher (CSW68) da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, durante esta semana. O evento é o maior encontro mundial voltado ao alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5: a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres e meninas. Para isso, reúne lideranças mundiais, ONGs, empresas, parceiros das ONU e ativistas.

Maria Arraes é a única deputada de Pernambuco na conferência e participa do evento ao lado da primeira dama, Janja da Silva, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da coordenadora da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Benedita da Silva, além de parlamentares de outros Estados do Brasil. 

Em 2024, o debate da CSW68 está concentrado nas formas de acelerar as conquistas, combater a pobreza e fortalecer as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero. Segundo estudo da ONU Mulheres, uma em cada 10 mulheres vive em pobreza extrema, situação que tem se agravado em meio a crises como a da covid-19 e as provocadas pelas mudanças climáticas. Se as tendências atuais se mantiverem, até 2030, cerca de 8% da população feminina mundial - 342,4 milhões de mulheres - viverão abaixo do limiar da pobreza. 

Diante desses números alarmantes, busca-se o compromisso do setor público e da iniciativa privada na implementação de estratégias de enfrentamento à desigualdade de gênero, como o tratamento igualitário no mercado de trabalho em relação aos homens e a disponibilização de crédito e recursos que possibilitem a redução da pobreza.

“Nossa participação na CSW68 está sendo extremamente enriquecedora, com muitas trocas de experiências que nos darão ainda mais respaldo na aprovação de projetos de relevância para a garantia dos direitos das mulheres. Desde o primeiro dia do nosso mandato, a promoção da igualdade de gênero, o enfrentamento à violência contra a mulher e o empoderamento econômico são prioridades das nossas pautas como um tema transversal que deve permear todas as políticas públicas”, enfatiza Maria Arraes.

Anderson Correia propõe Projeto Pet Friendly para fomento do turismo e da economia

 

Tramita na Câmara Municipal de Caruaru o projeto de lei nº 9847 de 2024, de autoria do vereador Anderson Correia (PP), que institui o município de Caruaru como "Pet Friendly" – ou seja, que traz o conceito de mostrar que o estabelecimento que tem o selo pet friendly é bem-vindo, não somente para entrar, mas para ficar. A medida vai muito além de apenas aceitar um animal em determinados lugares, mas também traz uma visão de fomento da economia e do turismo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Booking.com, 46% dos viajantes brasileiros preferem optar por acomodações pet friendly na hora de escolher um destino de férias. Isso significa dizer que é um percentual bem acima da média global (31%). A tendência dos hotéis pet friendly é mundial, pois, para muitas pessoas, os animais são como um membro da família. De acordo com o site Movimento Econômico, o mercado pet gerou R$ 41,8 bilhões em 2022 e no ano seguinte mais de R$ 63 bilhões, conforme dados do Instituto Pet Brasil. E dentro desse âmbito está o movimento pet friendly, gerando novos negócios e atraindo um novo nicho em empreendimentos, que por consequência dão um plus no fomento da economia.

“A proposta tem o objetivo de tornar as empresas de Caruaru pet friendly, com o credenciamento de hotéis, pousadas, apartamentos para temporadas, shoppings, lojas, cafés, salões de beleza e barbearias, entre outros empreendimentos, que podem aumentar seus respectivos faturamentos, atraindo mais economia e turismo para nossa cidade. O turismo é um setor que pode ser impactado diretamente neste cenário. Hoje já temos cidades do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Goiás, Amazonas e cidades como Salvador e Fortaleza. Então, precisamos trazer isso para Caruaru também e torná-la uma cidade mais atrativa para todos”, destaca Anderson.

Formação sobre Cidadania Digital chega às Casas de Juventudes de Passira, Feira Nova e Condado

 

Nesta semana tem início mais uma rodada das formações sobre internet Segura para Jovens das Casas de Juventudes, promovidas pela Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), por meio da sua Superintendência da Juventude, em parceria com a SaferNet, ONG que atua com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil. As cidades que serão contempladas na segunda etapa do projeto são: Passira e Feira Nova, no Agreste, e Condado, na Zona da Mata Norte do estado.

A primeira parada foi nesta terça-feira (12/03), com os jovens e adolescentes da cidade de Passira, que tiveram acesso a uma roda de diálogo sobre o uso seguro da Internet com foco na Cidadania Digital, além de orientações sobre os direitos e deveres da sociedade e do poder público quanto à política e estrutura da juventude, com distribuição de exemplares do Estatuto da Juventude para os participantes. A ação continua e ocorre na próxima quarta-feira (14/03) em Feira Nova, às 10h; e em Condado, no dia 19 de março, às 19h.

Para o secretário da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra, a ideia do projeto é levar o debate para todas as regiões do estado. “Essa é a quarta cidade que contemplamos com as palestras e vamos continuar avançando para que possamos ter cada vez mais jovens conscientes quanto ao uso dos meios digitais”, reforçou Ismênio. A aluna do segundo ano da Escola de Referência em Ensino Médio Cônego Fernando Passos de Passira, Islayne Samilly, comemorou a passagem da atividade pela cidade. “Gostei da explicação porque o tema é muito importante para os jovens e pode ajudar tanto os estudantes quanto quem quer trabalhar no ramo”, disse Samilly.

A iniciativa, que vem sendo desenvolvida desde o último mês de fevereiro em alusão ao Dia da Internet Segura 2024, visa conscientizar os jovens usuários das casas de Juventude quanto ao uso consciente e produtivo dos meios digitais. Ao todo 150 jovens já foram sensibilizados, nos municípios de Arcoverde, Gloria do Goitá, e Paudalho. A meta é contemplar aproximadamente 250 jovens quanto ao uso responsável da internet e o pensar de forma crítica esse espaço de formação e entretenimento.

Imprensa SCJ PE

Solo de ballet emociona pacientes do Hospital Unimed Petrolina

 

Uma apresentação de ballet improvisada chamou a atenção e sensibilizou pacientes, acompanhantes, equipe médica e colaboradores do Hospital Unimed Petrolina (HUP). A intervenção artística, aconteceu no corredor da enfermaria no último dia 2 de março e teve como protagonista a bailarina, Taís Piedade Kiill.

Depois de mostrar as sapatilhas de ponta e a aplicação de cada uma delas na dança, Taís Piedade, apresentou um solo que emocionou a todos e com especialidade à pequena paciente Ester.

Internada na unidade de Pediatria, Ester revelou à equipe médica que desejava retornar às aulas de ballet, mas teve de adiar o sonho em fevereiro último, depois de contrair uma infecção que comprometeu os movimentos do corpo.

“Certos de que uma Intervenção artística leva alegria e alívio aos pacientes, a equipe da enfermagem conversou com os pais de Ester e convidamos a bailarina Taís Piedade, que nos proporcionou um momento especial de ressignificação do processo de internação e engajamento nos atendimentos da reabilitação”, ressaltou o diretor técnico do HUP, Lucyo Diniz.

Semana do Glaucoma: Fundação Altino Ventura Destaca Importância da Conscientização e Prevenção

 

A Fundação Altino Ventura (FAV), referência nacional na área da oftalmologia, está empenhada em destacar a importância da conscientização e prevenção do glaucoma, em celebração à Semana do Glaucoma e ao Dia Mundial do Glaucoma, que ocorre em 12 de março.

Desde a sua fundação em 1986, a FAV tem se dedicado incansavelmente ao diagnóstico precoce, tratamento e pesquisa dessa doença ocular silenciosa, que é uma das principais causas de cegueira irreversível em todo o mundo.

O glaucoma, muitas vezes chamado de "ladrão silencioso da visão", é uma condição progressiva que danifica o nervo óptico do olho e pode levar à perda permanente da visão se não for tratado adequadamente. No entanto, com detecção precoce e tratamento adequado, é possível retardar ou prevenir a perda de visão causada por esta doença.

A Dra. Liana Ventura, Presidente do Conselho Curador da Fundação Altino Ventura, enfatiza a importância do engajamento comunitário e da educação contínua sobre o glaucoma: "Estamos comprometidos em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para prevenir a cegueira causada pelo glaucoma. É fundamental que as pessoas estejam cientes dos fatores de risco, dos sintomas e da importância de exames oftalmológicos regulares para detectar e tratar precocemente esta condição."

A Fundação Altino Ventura convida a comunidade a se juntar a ela nesta importante campanha de conscientização sobre o glaucoma e a tomar medidas para proteger a saúde ocular. Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra esta doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Monique Kessous se apresenta na Casa Estação da Luz, em Olinda

 

Comemorando 15 anos de carreira, a cantora e compositora carioca Monique Kessous se apresenta, pela primeira vez, em Olinda, na Grande Recife, domingo, 17 de março dentro do projeto Domingo Azul. O show “O meu som é seu de perto” tem participação especial do multiinstrumentista Pedro Franco e acontece na Casa Estação da Luz, a partir das 17h.

“O meu som é seu de perto” é o novo show da artista, cujo título foi retirado de um dos versos de “Coração”, uma de suas canções mais reverberadas. Na apresentação, a artista celebra a carreira fonográfica autoral conjugando intimismo, doçura e vigor, característica de suas obras. Em formato acústico, o espetáculo que embala e comove traz, no repertório, canções autorais já conhecidas do público como “Eu sem você” e “Frio”, além de releitura que já são consagradas na voz de Monique e algumas canções inéditas.

LANÇAMENTO - Em turnê pelo Brasil, Monique está lançando seu novo single “Caminho de quem passa”, uma parceria com o irmão, também compositor, o violonista Denny Kessous, abrindo uma temporada de novos lançamentos de músicas autorais e parcerias. A canção retrata a realidade de grande parte do povo brasileiro, um povo trabalhador que, muitas vezes, trabalha muito longe de onde mora e convive com uma situação de disparidade cultural e social.

O single tem produção musical da própria Monique com Rodrigo Campello e traz em sua sonoridade a fusão e influência de diversos sotaques da Música Popular Brasileira em um resultado que ecoa frescor enquanto reverencia a essência da tradição; Tudo isso se encaixa em um escopo de estrutura de canção Pop, caminho de Kessous transita com facilidade e maestria em melodias e letras que, rapidamente, se conectam com o ouvinte.

SERVIÇO

DOMINGO AZUL RECEBE MONIQUE KESSOUS
Onde: Casa Estação da Luz (Rua Prudente de Morais, 313, Carmo, Olinda- PE)
Quando: Domingo, 17 de março de 2024, a partir das 17h.
Ingressos: R$ 40 (meia), R$ 80 (inteira), R$ 60 ( ingresso social), R$ 480 (mesa para 4 pessoas) a venda no Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/domingo-azul-recebe-monique-kessous/2344558)

Mendonça e Fernando Filho, pedem à governadora rigor na investigação do incêndio na casa do presidente eleito do União Brasil Nacional

 

Os deputados federais e ex-ministros, Mendonça Filho e Fernando Filho (União Brasil/PE), encaminharam, nesta terça-feira(12), um oficio pedindo a governadora, Raquel Lyra rigor e celeridade nas investigações dos incêndios, com características de ação criminosa, nas casas do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e da sua irmã e atual tesoureira do partido, na praia de Toquinho, no litoral sul do estado. Os imóveis foram incendiados ontem (11/03). Os deputados pedem ao Governo do Estado que o suposto crime seja apurado com rigor para que as causas dos incêndios sejam esclarecidas e os executores e os mandantes punidos com o rigor da Lei.

Crescimento na busca por EAD continua em 2024

 

A educação a distância (EAD) tem se mostrado um formato democrático e acessível, proporcionando a oportunidade para aqueles que possuem uma rotina corrida ou vivem em locais de difícil acesso realizarem o sonho de obter uma graduação. Segundo dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último mês de outubro, a educação a distância (EAD) no Brasil registrou grande expansão. De acordo com as estatísticas, o número de cursos na modalidade ofertados no país aumentou 700% nos últimos dez anos, saindo de 1148 em 2012 para 9.186 em 2022.

Com a pandemia, todos aprenderam a ficar mais digitais e muitos mitos sobre o ensino digital perderam espaço. O desenvolvimento de um ensino digital de qualidade exige expertise acumulado, pesquisa contínua, investimentos robustos e profissionais especializados no tema. Na Wyden, este alto investimento é absorvido e diluído, o que possibilita ao grupo de educação levar um ensino de qualidade, em escala, para milhares de estudantes.

Hoje o estudante já sabe que o ensino de qualidade é acessível e que é possível escolher o modelo mais adequado para sua realidade. A Tecnologia já é observada como uma grande aliada na busca pela qualificação profissional. O EaD da UniFBV Wyden, utiliza múltiplos recursos técnicos, para proporcionar aos alunos uma experiência acadêmica diferenciada. Pesquisas e desenvolvimento de metodologias são os fatores necessários para entregar aos estudantes conteúdos digitais de alto padrão para o ensino superior.

“O modelo de ensino Digital da Wyden se caracteriza por respeitar a velocidade e a capacidade de aprendizagem de cada um dos seus estudantes, e vem obtendo excelentes avaliações pelo MEC. Utilizamos o que a tecnologia pode entregar de melhor. Nossas aulas têm vídeos curtos, conteúdo interativo, livros digitais, tutorias online e podcasts”, destaca Alyne Ricarte, Gerente Acadêmica do EAD da Wyden.

No formato de ensino a distância, o aprendizado é realizado por meio de uma plataforma de ensino 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline. Segundo Alyne, apesar de ter este nome, o EaD é justamente a quebra de distância entre o cidadão e o ensino superior. Os avanços tecnológicos, a evolução da internet e a utilização de novas metodologias alinhadas ao ensino digital onde o foco é no aprendizado do estudante, permitiram que a educação chegasse a cidades onde não há unidades presenciais, tornando a formato uma ferramenta essencial para democratizar o acesso ao ensino superior.

De hoje, dia 12, até segunda-feira, dia 18, a UniFBV Wyden está promovendo a Semana Especial EAD Wyden, oferecendo uma variedade de cursos disponíveis, com qualidade de ensino e corpo docente qualificado. Durante essa semana, todos eles estarão com valores promocionais de até R$109,00.

Operação Inverno do Paulista remove sujeira de pontos da drenagem de Maranguape 1

 

Uma frente de trabalho da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Paulista iniciou, nesta terça-feira (12.03), a Operação Inverno no giradouro e na Travessa da Rua 44, no bairro de Maranguape 1. As equipes responsáveis pela ação removeram entulhos do leito do giradouro, e desobstruíram canaletas e galerias da travessa.

Imprensa Paulista PE

A Secretaria de Educação, Esportes e Tecnologia de Belo Jardim participa do Fórum Regional da Undime, em Aracaju.

 

No evento, há muita interação e enriquecimento por meio de compartilhamentos e experiências com secretários municipais de diversos estados. O fórum proporciona palestras e debates essenciais sobre a execução de recursos em programas educacionais, com uma programação diversas de vários temas, entre eles o "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada" e o programa "Escola em Tempo Integral".


Imprensa Belo Jardim PE

INSS inicia mutirão de perícia médica em 56 unidades do Nordeste

 

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social iniciam, no Nordeste, um grande mutirão para os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência. De 11 a 28 de março, 56 unidades da região, que não tem atendimento de perícia médica, serão contempladas com a ação. Mais de 6 mil vagas foram abertas.

Pela primeira vez, haverá um mutirão tão longo em várias cidades. A iniciativa que contempla os nove estados da região, com prioridade para as agências da Previdência Social localizadas no interior, visa dar uma resposta mais rápida para as pessoas que solicitaram o BPC.

Os agendamentos poderão ser realizados pelo requerente por meio dos canais de atendimento – central telefônica 135 e o Meu INSS (app ou site).

Para o superintendente regional do INSS no Nordeste, Caio Figueiredo, o Instituto e o Ministério reforçam o compromisso com a população e com os requerentes do BPC à pessoa com deficiência. “O Ministério, por meio da Perícia Médica Federal e do INSS, tem feito um trabalho constante para acelerar a concessão de benefícios e o reconhecimento de direitos da população. Nesse mutirão, estamos priorizando os lugares em que não tem perícia, para evitar que as pessoas, muitas vezes, com quadro de saúde grave, precisem se deslocar vários quilômetros para outro município”, concluiu.

Enfrentamento à fila

A ação faz parte de uma série de medidas do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) do Ministério da Previdência Social, e inicia o Programa de Enfrentamento à Fila do BPC no Nordeste.


Imprensa INSS

Oficina de Marketing Digital para Mulheres oferece curso gratuito no Camará Shopping

 

O projeto Mulheres Guerreiras de Camaragibe, em parceria com o Sebrae e o Camará Shopping, está promovendo uma oficina de Marketing Digital voltada exclusivamente para mulheres empreendedoras e interessadas em alavancar seus negócios na era digital. A oficina gratuita será realizada nos dias 13, 15, 18 e 20 de março, das 14h às 17h, no piso L2 do mall.

O curso, que faz parte das comemorações do mês da mulher, tem como objetivo capacitar e empoderar mulheres no universo do marketing digital. Assim, será oferecida uma variedade de cursos práticos e teóricos, incluindo módulos sobre Instagram Iniciante, Instagram Avançado, Meu Negócio no Google, Produção de Conteúdo Digital e WhatsApp Business.

Fátima Lima, membro da diretoria do Mulheres Guerreiras de Camaragibe, enfatiza que “a iniciativa visa proporcionar conhecimento e ferramentas essenciais para que as participantes possam fortalecer suas marcas pessoais e seus negócios online, além de ampliar sua rede de contatos e potenciais clientes”.

As vagas são limitadas e para se inscrever na oficina, as interessadas devem acessar o perfil do projeto no Instagram, o @guerreirasdecamaragibe, e realizar a inscrição através do link na bio. Sobre esta e outras atividades no Camará Shopping, visite também o camarashopping.com.br ou acesse o @camarashopping e acompanhe todas as novidades postadas por lá.

Prefeitura de Arcoverde e SENAR abrem inscrições gratuitas para o Curso de Associativismo, nesta quarta (13)

 

A Prefeitura de Arcoverde, através das Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, da Coordenadoria da Juventude e do Programa Qualifica Arcoverde, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, vai abrir nesta quarta-feira (13/03), as inscrições gratuitas para o Curso de Associativismo.

A atividade será ministrada entre os dias 8 e 10 de abril, no horário das 8h às 17h, na Casa das Juventudes de Arcoverde, para quem tem 16 anos ou mais. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.

O ato de inscrição acontece presencialmente, a partir das 8h, na sede da Casa das Juventudes, que fica na Av. Dom Pedro II, n° 330 - Centro (prédio do antigo Colégio Rio Branco). É necessário levar cópia dos documentos de RG, CPF, comprovante de residência e um (01) Kg de alimento não perecível, que será revertido em doação.

Imprensa Arcoverde PE

Instituto de Câncer Infantil do Agreste faz campanha de doações do Imposto de Renda

 

No dia 15 de março inicia-se o prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), e neste ano, o Instituto do Câncer Infantil do Agreste deseja mais uma vez contar com a destinação dos declarantes para continuar salvando a vida de milhares de pacientes. A Campanha do Imposto de Renda tem como objetivo educar e incentivar a população que faz a declaração do imposto completa a destinar 3% e 6% do valor do tributo ao ICIA.

As edições dos anos anteriores foram um sucesso, e proporcionaram ao ICIA a possibilidade de manter o seu trabalho de mais de duas décadas, oferecendo a continuidade do seu atendimento, desde o diagnóstico até o tratamento completo para crianças e jovens que são acometidos pelo câncer, além do apoio essencial aos seus familiares.

“Com o valor destinado na última campanha conseguimos realizar a manutenção e o pagamento de despesas do nosso ambulatório, um trabalho muito importante, que é reconhecido pela população, e certificado pelas premiações que recebemos. Fomos eleitos, por três anos seguidos, uma das melhores ONG’s do Brasil, o que é a prova do quanto o ICIA faz a diferença”, destaca Antônio Romão, presidente voluntário do Instituto.

Mesmo com a ampla participação nas edições anteriores, muitas pessoas ainda desconhecem que podem escolher essa opção de destinação, que é oferecida no momento da Declaração de Imposto de Renda pela Receita Federal, sendo importante ressaltar que não há cobranças adicionais.

No entanto, vale lembrar que aqueles que optarem por essa modalidade devem efetuar o recolhimento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) com o montante destinado entre os dias 15 de março e 31 de maio, prazo da declaração do imposto. Para concretizar a destinação é necessário ainda encaminhar o DARF para o e-mail ir@icia.org.br ou para o WhatsApp (81) 99538-3555.

Por ser uma organização não governamental, o ICIA mantém seus serviços por meio de doações e é reconhecido por sua excelência em gestão e transparência. Com sua contribuição, o instituto poderá ampliar seu alcance e oferecer esperança a ainda mais crianças e adolescentes afetados pelo câncer em toda a região. Para esclarecer todas as dúvidas de como participar da campanha, é só acessar o site do ICIA: https://campanha.icia.org.br/.

Fuga de empresas, criação de impostos e vínculo empregatício: as mentiras que contam sobre a regulação do trabalho por plataforma

 

Enviada para o Congresso Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a proposta de regulação do trabalho por plataforma tem sido alvo recorrente de peças desinformativas. O Projeto de Lei Complementar (PLP 12/2024) foi resultado de acordo no Grupo de Trabalho Tripartite entre governo, empresas e trabalhadores, que foi criado em 2023.

Trabalhadores e empresários se mostraram comprometidos em encontrar um terreno comum que atenda às necessidades dos motoristas e, ao mesmo tempo, viabilize o crescimento e a sustentabilidade das empresas. O debate possibilitou uma construção que primou pela autonomia dos trabalhadores, pela flexibilidade da jornada de trabalho, pela instituição de uma remuneração mínima e justa, pela transparência das informações decorrentes do trabalho dos autônomos e pela efetivação do direito à previdência social para os trabalhadores das plataformas.

A proposta construída entre governo, empresas e trabalhadores é uma peça de inovação jurídica nos tempos atuais. O trabalho por plataforma é uma invenção relativamente recente, mas com um impacto consistente na vida das pessoas, no desenvolvimento de mercados e no aparecimento de novas oportunidades de negócios. O PLP 12/2024 é uma demonstração de que o Brasil possui as condições necessárias para trazer essa discussão da questão do trabalho por plataforma nos fóruns globais.

Mentira: A regulação cria vínculo empregatício
Verdade: A regulação não tira autonomia do trabalhador por aplicativo

Empresas e trabalhadores acordaram um modelo que prioriza a autonomia do trabalhador. A partir da criação da categoria “trabalhador autônomo por plataforma”, ambos passam a ter uma relação de trabalho melhor definida e sem vínculo empregatício.

Ao contrário do que peças desinformativas repercutem, o trabalhador por plataforma não vai passar a bater ponto ou ter um horário estabelecido, tal como num emprego celetista. A determinação de uma jornada máxima de 12 horas diárias que consta na proposta sequer define turnos ao longo do dia para tal controle. Pelo contrário, o trabalhador pode dispor do próprio horário da maneira mais conveniente, tal qual como esse modelo de trabalho sempre lhe permitiu.

Essa autonomia defendida na proposta também se aplica à atividade do trabalhador em diferentes plataformas. O PLP 12/2024 não impõe que o autônomo se vincule a uma única plataforma, como algumas peças de desinformação insistem em mentir. Outra farsa propagada pelas campanhas de fake news é que o trabalhador por plataforma será obrigado a se filiar a um sindicato. A própria Constituição Federal determina que ninguém pode ser obrigado a filiar-se ou manter-se em um sindicato e nem existe tal obrigação no texto da proposta.

Priorizando essa autonomia do trabalhador, o PLP 12/2024 trouxe mais transparência na relação com as empresas. Segundo o texto, o trabalhador terá acesso a um relatório mensal, contendo informações sobre os critérios de oferta de viagens, pontuação, bloqueio, suspensão e exclusão da plataforma, bem como sobre os critérios que compõem o valor de sua remuneração, a soma do tempo trabalhado, a remuneração total, a remuneração específica dos serviços realizados em horários de alta demanda, o valor médio da hora trabalhada e sua comparação com a remuneração mínima. Tudo isso em linguagem clara e de simples entendimento.

Mentira: A regulação do trabalho por plataforma cria impostos
Verdade: Trabalhadores passam a contar com licenças do INSS a partir de contribuição dividida com empresas

Construída com a participação de trabalhadores e empresas, a proposta de regulação do trabalho por plataforma não cria impostos. Dentro do que ela se propõe, não existem cobranças por exploração comercial e nem taxas relacionadas a serviços públicos. O que se procurou foi uma maneira economicamente sustentável dos trabalhadores por plataforma acessarem à previdência social via Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Dessa forma, os trabalhadores poderão acessar os benefícios da previdência social. No caso de não poderem trabalhar por mais de 15 dias em decorrência de problema de saúde ou acidente, o trabalhador poderá receber o auxílio por incapacidade temporária. As trabalhadoras por plataforma, que atualmente precisam se planejar e esticar jornadas de trabalho quando engravidam, passam a contar com licença-maternidade. Em último caso, o trabalhador acidentado que não puder mais trabalhar vai ter sua aposentadoria por invalidez garantida.

A contribuição consiste em uma fração com o menor impacto econômico possível para trabalhadores e para empresas tomando por base o valor do salário mínimo e a jornada de oito horas diárias de trabalho. Dividido pelas oito horas diárias de trabalho, o salário mínimo resulta numa hora-mínima que vale R$ 8,00. Sobre essa hora trabalhada, o trabalhador autônomo por plataforma vai contribuir com R$ 0,60. Enquanto isso, as empresas do setor contribuirão para o INSS com 20% sobre essa mesma hora-mínima, ou seja, R$ 1,60.

No total, ambas contribuições somam R$ 2,20 por hora a serem incluídos na cobrança do serviço. Diluída em frações de tempo menores, compatíveis com os deslocamentos que realizamos nas cidades, a quantia impacta muito pouco sobre o consumidor final. Numa viagem de 15 minutos, o valor pago pelo passageiro a ser repassado para a previdência do será de R$ 0,55, garantindo ao autônomo as licenças e a aposentadoria.

Mentira: As empresas vão sair do Brasil
Verdade: As empresas participaram da construção da proposta enviada ao Congresso Nacional

O PLP 12/2024 é produto do Grupo de Trabalho Tripartite para a construção da proposta de regulação do trabalho por plataforma, que foi instalado no primeiro semestre de 2023 e contou com a participação das empresas do ramo. Elas foram representadas pelas seguintes empresas e entidades: Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), iFood, Uber, Zé Delivery, Lalamove, Movimento de Inovação Digital (MID), Mercado Livre, Rappi, 99, inDrive, Mercado Livre, Rappi, Associação Latino-Americana de Internet (Alai).

Tanto empresas quanto trabalhadores se mostraram comprometidos em encontrar um terreno comum que atenda às necessidades dos motoristas e, ao mesmo tempo, viabilize o crescimento e a sustentabilidade das empresas. Enquanto os motoristas solicitavam regras claras que garantissem um valor mínimo por corrida, remuneração por paradas extras e atualização anual por meio de negociação coletiva, os empresários ofereciam uma remuneração mínima equivalente ao salário mínimo nacional, proporcional ao tempo efetivamente trabalhado e comprovado.

A proposta de regulação remetida ao Congresso Nacional traz maior segurança jurídica para as empresas. Segundo o texto acordado, as operadoras de aplicativo podem adotar normas e medidas para garantir a segurança da própria plataforma, dos trabalhadores e dos usuários. Elas também são livres para coibir fraudes, abusos e mau uso da plataforma conforme procedimentos próprios e regras previamente estipuladas. A legislação também prevê que as empresas são livres para aplicar suspensões, bloqueios e exclusões, observados regramentos prévios. Esses incrementos trazidos pelo PLP 12/2024 impactam em maior segurança jurídica para as empresas.

Brasil contra Fake