quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Detran-PE utiliza instrumentos digitais a favor da educação no trânsito

Com atividades interativas, explanação e exposição de equipamentos, técnicos e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realizaram ação educativa, nesta segunda-feira (22), na Localfrio, empresa de logística localizada no Porto de Suape, Ipojuca. As consequências e os perigos da ingestão de álcool antes de dirigir veículos, foi o ponto principal abordado com os profissionais da companhia, que puderam utilizar instrumentos digitais e um simulador de direção no aprendizado.

Além de um breve relato sobre alcoolemia, equipe da Educação de Trânsito do Detran-PE disponibilizou ferramentas para melhor assimilar o conteúdo. Os óculos que simulam embriaguez foi um deles, pois causa no usuário a sensação similar aos efeitos do álcool como, por exemplo, vista embaçada, desequilíbrio, perda da percepção de profundidade e lateralidade. Já os óculos de realidade alterada permitem uma viagem virtual, mostrando um motorista alcoolizado saindo de um bar até um desfecho trágico.

Para ampliar a experiência, também foi utilizado um simulador de direção, equipamento que reproduz a cabine de um veículo, com direção, alavanca de marcha, pedais e monitores que representam ruas e avenidas. Baseado em uma programação, o instrumento apresenta situações vividas por um motorista alcoolizado, como falta de controle do veículo, excesso de velocidade e visão distorcida da estrada. Também houve demonstração do uso do etilômetro (bafômetro) para esclarecimentos de dúvidas.

Além do controle do simulador, agentes da fiscalização do Detran-PE alertaram para as penalidades pelo uso de álcool e direção. Em linhas gerais, é uma infração gravíssima que acarreta em multa (multiplicada por 10 vezes), suspensão do direito de dirigir, além de medida administrativa com o recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, conforme Art. 165 do Código Nacional de Trânsito (CTB).

A ocasião também foi utilizada para demonstração dos tipos de cadeirinhas para transportar crianças com maior segurança. A programação na Localfrio faz parte da atuação do Detran-PE para fortalecer a conscientização da população com os cuidados no trânsito. A iniciativa inclui ações em escolas, empresas e instituições públicas ou privadas, mediante agendamento.

Imprensa Detran PE

Governo do Estado se reúne com prefeitos para dialogar sobre o Descomplica PE, proposta para modernizar o sistema tributário

O Governo de Pernambuco recebeu, na noite desta quarta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, prefeitos de todas as regiões do Estado para dialogar sobre o pacote de justiça fiscal da gestão estadual, o Descomplica PE, que vai desburocratizar e modernizar a cobrança de tributos estaduais. Durante a reunião, secretários estaduais conversaram com uma comissão composta por 11 prefeitos sobre o fortalecimento que os municípios terão a partir do projeto para que consigam dar sequência a políticas públicas nos seus locais de gestão.

Comandado pelos secretários Túlio Vilaça, da Casa Civil, Fabrício Marques, de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, e Wilson José de Paula, da Fazenda, o encontro reforçou que o Descomplica PE vai promover uma mudança no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Pernambuco, promovendo a menor alíquota do imposto no Nordeste: 2,4% para automóveis. Além disso, a gestão estadual modifica a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com a eliminação da cobrança antecipada para a indústria. 

O pacote fiscal foi enviado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na terça-feira. “O projeto promove um reequilíbrio da carga tributária. Tivemos o cuidado para esclarecer todas as dúvidas com os prefeitos, cada um dentro do seu universo local. Estamos à disposição para sempre dialogar”, registrou o secretário Túlio Vilaça.

O secretário Fabrício Marques explicou que o Governo vem fazendo um diálogo desde o início do ano, com reuniões já realizadas com todos os prefeitos do Estado. “Neste momento, após a governadora Raquel Lyra enviar um projeto de lei com mudanças importantes, a gente recebeu uma comissão representativa dos prefeitos para explicar um pouco desse projeto, que traz um fortalecimento das finanças do Estado, mas também terá um efeito positivo sobre as finanças dos municípios”, ressaltou o secretário Fabrício Marques.

Prefeitos que compõem todas as regiões do Estado estiveram presentes com organização da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em nome da presidente da instituição e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado. “Queremos fazer as políticas públicas com boa qualidade, então a gente sentou junto ao Governo do Estado e fomos muito bem recebidos. Uma equipe técnica vai procurar nos dar alguma solução para os problemas enfrentados pelos municípios, afinal a gente precisa unir forças para que Pernambuco se fortaleça”, disse Márcia Conrado.

Estiveram também presentes na reunião o secretário estadual de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto; o vice-presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia; o prefeito de Brejinho, Gilson Bento; o de Ferreiros, José Roberto de Oliveira; a de Frei Miguelinho, Adriana Assunção; o de Quipapá, Álvaro Porto; a de Jataúba, Cátia Junsara; a de Catende, Dona Graça; o de Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando Parabólicas; o de Vicência; Guilherme Nunes, e o prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino.

Escolas de Olinda desenvolvem ações na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

O Brasil vive, entre os dias 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A data, instituída por lei, visa conscientizar a sociedade para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação. Em Olinda, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência tem essa atenção ao longo do ano nas escolas da cidade, mas que foi redobrada neste fim de mês. Para celebrar o período, atividades estão sendo elaboradas com o tema “Fortalecendo a inclusão no ambiente escolar”.

As unidades de ensino estão promovendo momentos de sensibilização, com histórias e oficinas sensoriais. Por exemplo, na Lions Dirceu Veloso, nos Bultrins, foi realizado um “Quiz da Inclusão - Construindo conhecimento de forma lúdica e acessível para todos”. Na Coronel José Domingos da Silva, em Ouro Preto, o tema da aula foi “Sensibilização sobre TDAH/2023”.

Na Izaulina de Castro e Silva, em Ouro Preto, os alunos assistiram ao filme “Cordas”, que conta a história de um menino com paralisia cerebral. Já na Claudino Leal, em Cidade Tabajara, os jovens leram o livro “Na minha escola todo mundo é igual”. A programação especial estará presente nas escolas até a próxima segunda-feira (28).

“A Semana da Pessoa com Deficiência já está incorporada no calendário escolar, faz parte das políticas intersetoriais, através das secretarias de educação, saúde, assistência social, direitos humanos, entre outras. Todos nós usamos esse período para refletir sobre a temática, discutir a inclusão. Todos têm direito à educação, de estar na escola, conviver com todas as crianças”, disse a chefe da divisão de Inclusão de Olinda, Suzana Maria Brainer.

Imprensa Olinda

Agosto Lilás: Hospital Dom Helder Câmara promove ação educativa sobre violência contra a mulher

O Hospital Dom Helder Câmara, localizado no Cabo de Santo Agostinho, realizou nesta quarta-feira (23), uma ação educativa em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher do município, com o objetivo de conscientizar pacientes e acompanhantes sobre o "agosto lilás", mês dedicado ao combate à violência contra a mulher.

A iniciativa contou com a participação da advogada Elitania Gonçalves e da psicóloga Solange Lima, ambas da Secretaria Executiva da Mulher do Cabo. As palestras foram realizadas na sala de espera do ambulatório, recepção e enfermarias do hospital. Durante a atividade, foram abordados temas como os diferentes tipos de violência, formas de buscar ajuda e como realizar denúncias. Além disso, foram distribuídos materiais educativos que fornecem orientações sobre onde as vítimas podem procurar ajuda.

Mariana Cabral, coordenadora do Serviço Social da unidade hospitalar, destacou que, apesar de não ser uma referência no atendimento a mulheres vítimas de violência, o hospital acaba recebendo muitos casos. De acordo com levantamento do HDH, nos primeiros sete meses do ano, foram registrados 49 casos de violência contra a mulher. Dentre esses, 36 envolviam violência física. “Ações como essa são de extrema importância, para que as usuárias e usuários possam conhecer os tipos de violência, aprender a identificá-las e saber como buscar a rede de proteção", afirmou ela.

Em Brasília, no lançamento do ranking de competitividade dos estados, governadora destaca ações para melhorar situação econômica e social em PE

A governadora Raquel Lyra participou nesta quarta (23), do lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2023, que ocorreu em Brasília, durante o durante o XII Congresso CONSAD de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A gestora aproveitou a ocasião para apresentar algumas políticas públicas do Governo do Estado para melhorar a posição de Pernambuco no ranking, visto que a edição atual foi produzida com os dados de 2022. “De acordo com os dados do ano passado, Pernambuco caiu uma posição no Ranking de Competitividade dos Estados, saindo do 15° para o 16° lugar. Seguimos trabalhando com o desafio de fazer a mudança e colocar nosso Estado nos melhores indicadores”, ressaltou a chefe do Executivo.

A gestora estadual participou do painel “O desenvolvimento regional sob a ótica da inteligência pública”, no qual falou ainda sobre os caminhos que Pernambuco deve trilhar para recuperar o protagonismo no Nordeste. “O Nordeste precisa combater as desigualdades sociais e regionais que assolam nosso Brasil. Pernambuco tem pressa e eu tenho certeza de que nada vence a força do trabalho. Assim, já estamos conseguindo avançar com a execução de políticas públicas, a exemplo do Juntos pela Segurança, onde asseguramos investimento de R$ 1 bilhão e o Juntos pela Educação com o aporte de R$ 5 bilhões. Esses são apenas dois exemplos de como a mudança está chegando na vida do nosso povo”, enfatizou Raquel Lyra, que também destacou que tem buscado recursos por meio de empréstimos para a recuperação de estradas e a conclusão de obras hídricas.

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta que tem o objetivo de traçar um entendimento profundo das 27 Unidades da Federação e entregar esses dados à população através de uma ferramenta simples, que ajude os gestores de cada estado a melhorar as suas próprias administrações. No âmbito municipal, a iniciativa pretende pautar a atuação dos líderes públicos do País na melhoria da competitividade das suas cidades. A ideia é fornecer a esses gestores uma visão global das cidades, destacando a atenção à pauta municipalista.

Também participaram da solenidade os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Renan Filho (Transportes), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos); o secretário estadual chefe da Assessoria Especial, Fernando Holanda; os governadores Helder Barbalho (Pará), Mauro Mendes (Mato Grosso), Ronaldo Caiado (Goiás) e Gladson Camelli (Acre), além do sócio-diretor da Houer, Camillo Fraga.

Imprensa PE

Inscrições abertas para o 1º Festival Pernambucano de Xadrez


De 25 a 27 deste mês, as cidades do Recife e do Cabo de Santo Agostinho sediam um evento que tem como objetivo difundir e incentivar a prática do xadrez em Pernambuco e estados vizinhos. O 1º Festival Pernambucano de Xadrez - Taça Henrique Mecking ocorre no Colégio Boa Viagem e no Shopping Costa Dourada e vai distribuir mais de R$ 2 mil em prêmios. Destaque para a participação de Henrique Costa Mecking, o Mequinho, maior enxadrista brasileiro de todos os tempos.


A programação do evento no Recife ocorre na sexta-feira e no sábado (dias 25 e 26), à noite. Já no domingo (27), à tarde, o Festival terá lugar no Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho. Nesse dia, a programação será formada por palestra e sessão de autógrafos, seguidas por sete rodadas de torneio rápido 10+5. Mais informações sobre a programação abaixo.


Os interessados em participar do Festival Pernambucano de Xadrez podem se inscrever pelo site Academia da Mente (https://academiadamentexadrez.com/inscrever-se/). Os melhores colocados nos torneios que serão realizados nos três dias de evento receberão prêmios em dinheiro, troféu, medalha e livro autografado.


O 1º Festival Pernambucano de Xadrez - Taça Henrique Mecking é uma realização da Academia da Mente, com patrocínio do Shopping Costa Dourada e do Hotel Intercity Suape Costa Dourada, entre outros nomes.


Programação

Dia 25 – Colégio Boa Viagem, Recife

18h - Cerimônia de Abertura, noite de autógrafos e registro fotográficos

19h - Torneio relâmpago 3+2 (round robin) + Certificado de participação


Dia 26 – Colégio Boa Viagem, Recife

18h - Palestra, noite de autógrafos e registro fotográficos

19h - Simultânea + Certificado de Participação


Dia 27 – Shopping Costa Dourada

12h30 - Cerimônia de abertura com venda de livros;

13h - Momento para autógrafos e registros fotográficos;

14h - Início da partida rápida às 14h. As rodadas acontecerão em sequência.

O Itaú Cultural apresenta a performance O Peregrino Digital, contemplada em chamamento no metaverso

O Itaú Cultural realiza nos dias 25 de agosto e 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro (sempre às sextas-feiras e às 19h), a performance O Peregrino Digital, do artista e pesquisador maranhense Régis Oliveira. Apresentado na plataforma do metaverso Spatial, o projeto foi um dos quatro contemplados pelo chamamento realizado pelo Itaú Cultural entre julho e agosto do ano passado, voltado a ações de arte e cultura a serem realizadas naquele ambiente.

Para assistir às apresentações, que são gratuitas, o público deve fazer sua inscrição em https://www.even3.com.br/o-peregrino-digital-performance-no-metaverso-369106/.

O Peregrino Digital deriva do doutorado de Oliveira, realizado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal, entre 2018 e 2022. Ele segue a proposta de explorar o metaverso como território para a prática da performance. Na primeira apresentação, ainda em terras portuguesas, o público participou presencialmente da performance, interagindo por meio de um aplicativo. Agora, performer e plateia se encontram juntos no ambiente virtual, corporificados digitalmente por seus avatares.

Nesse novo formato da narrativa virtual performática, o artista se transforma em um híbrido do próprio corpo e seu avatar. A partir disso, tecnologia e tradição se entrelaçam em um percurso conduzido por Oliveira, no qual o público passa por quatro santuários digitais com referências a sua trajetória e aos elementos universais.

“Essa performance, assim como trabalhos meus anteriores, tem uma carga autorreferencial forte: um autorretrato meu em 3D e símbolos da tradição popular maranhense, como o personagem caxumba, que integra os grupos de bumba-meu-boi - e imagens de orixás”, explica o artista. “Já os quatro santuários que são percorridos têm como base os elementos terra, água, fogo e ar, representados por imagens como casas de pau-a-pique, águas sagradas, fogueiras de São João e elementos que remetem à leveza, como caixas de vidro”, diz.

A proposta da obra é investigar como a performance artística pode explorar o metaverso. Nesse contexto, traz um olhar especial sobre o conceito de presença, sobre a relação entre o performer e o público por meio dos avatares, a sua corporeidade e expressividade, e a construção do espaço performativo no ambiente virtual.

O estudo iniciado em Portugal segue vivo. A série de apresentações servirá como base para uma pesquisa de Oliveira sobre performances no metaverso, que no futuro integrará em artigo científico escrito por ele.

Sobre o artista

Régis Oliveira é artista visual e docente de artes visuais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). É especialista em arte e processos de criação pelo Sesc Maranhão, mestre em artes pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutor na mesma área pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Fbaul). Integra o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Arte e Educação (GPTAE), desenvolvendo projetos voltados para o uso artístico e educativo das tecnologias digitais, com ênfase na realidade virtual, realidade aumentada e metaverso.

Sobre o chamamento

Entre julho e agosto de 2022, o Itaú Cultural, por meio do Observatório Itaú Cultural, abriu inscrições para projetos de arte e cultura a serem realizados no metaverso. O objetivo era apoiar e fomentar a expansão de espaços de criação artístico-cultural, mapear os trabalhos nesse campo e ampliar as discussões e reflexões sobre o tema.

O chamamento foi direcionado a desenvolvedores, artistas, pesquisadores e produtores. Foram contemplados quatro projetos, vindos de diferentes estados: além de O Peregrino Digital, do Maranhão, integram a seleção Deeper, do Olhares Instituto Cultural, de São Paulo; Palavralada, de Arthur Moura Campos, de Goiás; e Yura Xina – Centro do Conhecimento Yawanawa, da acreana Associação Cultural Yawanawa.


SERVIÇO:

Performance O Peregrino Digital

Com Régis Oliveira

Dias 25 de agosto e 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro (sempre às sexta-feira), às 19h

Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: 12 anos, segundo autodefinição

Na plataforma do metaverso Spatial

VI Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada em Recife



Nesta terça (22) e quarta-feira(23) foi realizada a sexta edição da Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na cidade de Recife. O evento foi realizado no Centro de Formação e Lazer Sindsprev, no bairro da Guabiraba e reuniu delegados, observadores e convidados para discutir políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência na capital pernambucana. No segundo dia foi realizada a eleição para os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (Comud/Recife), para o biênio 2023/2025. Os eventos foram promovidos pelo Comud/Recife, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, como a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Recife (Comud/Recife), Ledja Cibelle, entre outros representantes. Após a abertura foi realizada a aprovação do Regimento Interno, que estabeleceu as regras e diretrizes para o funcionamento da conferência.

A secretária Ana Rita Suassuna destacou que o Recife tem avançado na política pública com ações voltadas as pessoas com deficiência, a exemplo de mudanças realizadas nos principais corredores, como na avenida Conde da Boa vista, que foi qualificada para beneficiar esse segmento e nas escolas, com a implantação de ambientes acessíveis. "Estamos avançando,mas precisamos avançar ainda mais em nível nacional com a estruturação de um sistema de políticas públicas voltado aos direitos humanos e apoio às pessoas dom deficiências", explica Ana Rita Suassuna.

A Palestra Magna sobre o cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência foi proferida por Roberto Tiné, presidente do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conad). Tiné ressalta que é preciso acabar com o capacitismo, preconceito contra pessoas com deficiência. "A pessoa com deficiência não é uma pessoa especial, então isso é um exemplo do que é um capacitismo. São frases que a gente usa às vezes sem pensar, mas que está diminuindo a pessoa com deficiência e precisam ser evitadas", explicou Tiné.

A segunda parte da programação, do primeiro dia, contou com a realização dos Grupos de Trabalho, que abordaram diferentes temáticas relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência como estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade; os desafios para a comunicação universal.

A programação também incluiu a proclamação dos resultados dos conselheiros e conselheiras eleitos a eleição dos delegados para a VII Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Conferência foi encerrada com a entrega de certificados. O evento proporcionou espaços de debate, troca de experiências e discussão sobre políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, visando a promoção da inclusão e garantia de seus direitos.

Durante os dois dias, cerca de duzentos participantes, pessoas com deficiência, pessoas sem deficiência e área governamental participaram de um debate caloroso e propositivo que, ao final, extraiu um documento importante onde se será revertido para políticas públicas que atendam as necessidades das pessoas com deficiência na cidade do Recife. "Debatemos aqui políticas públicas de inclusão para as pessoas com deficiência e é um momento importantíssimo na nossa cidade, realizado a cada quatro anos, onde temos a oportunidade com a sociedade civil e governo debater ações, programas e projetos que visem a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência de nossa cidade", destacou Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, acrescentando que são milhares de pessoas que hoje convivem com algum tipo de deficiência na nossa cidade e a conferência trouxe um momento de debate, de discussão e de muita construção para que a novas políticas públicas possam melhorar de verdade a qualidade de vida das pessoas com deficiência no Recife.


Imprensa Recife

Últimas vagas para Mentoria de Negócios para as mulheres do Paulista


Está na reta final o processo de inscrições para a jornada 'Coca-Cola dá um gás no seu negócio'. A iniciativa consiste em uma mentoria de negócios para as mulheres que já atuam como empreendedoras e trabalham com alimentos e bebidas. A capacitação é fruto de uma parceria da Secretaria Executiva da Mulher do Paulista e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE).

As interessadas podem se inscrever na própria Secretaria Executiva da Mulher, que fica na Rua Coronel Alberto Lundgren, n.° 2069-A, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h. O público feminino também pode entrar em contato através do número (81) 99912-0337.

A qualificação integra um conjunto de medidas tomadas adotadas pela Prefeitura, no sentido de viabilizar o empoderamento econômico e autonomia financeira das mulheres paulistenses.

Imprensa Paulista PE 

Vozes em Lilás



Vozes em Lilás: Prevenção e Justiça para as Mulheres acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2023, com uma verdadeira imersão dedicada a conscientização, prevenção e justiça no combate às diversas formas de violência contra as mulheres. Durante o mês de agosto, conhecido como o mês lilás, em todo o Brasil, em referência à sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto 2006, em apoio à causa, nos reuniremos para discutir a importância da prevenção e entender o que acontece após a denúncia no poder judiciário.

Através de palestras, debates e oficinas, todos no formato online, nosso evento busca promover a conscientização sobre a violência de gênero e destacar o papel da prevenção na luta contra essa questão. Abordaremos também o processo judicial, elucidando o caminho percorrido após a denúncia, as medidas de proteção disponíveis, os direitos das vítimas e a importância do apoio psicológico, jurídico e uma rede de apoio efetiva esse processo.

 Palestrantes e especialistas renomados no campo científico, jurídico, psicológico, terapêutico corporal, e de direitos humanos estarão presentes para compartilhar seus conhecimentos e experiências. Além disso, oferecemos espaço para mulheres compartilharem suas experiências e histórias de superação.

  Tudo isso de forma on line, 100% gratuito e com direito ao certificado no final do evento.

 Ao participar deste evento, você se juntará a uma comunidade dedicada a criar possibilidades de prevenção para si, compartilhar com outras mulheres e ter o conhecimento necessário para saber os tipos e sinais de uma violência e auxiliar a mulher nesse contexto. Juntos, buscamos promover a conscientização, fortalecer a prevenção e empoderar as vítimas, além de discutir o papel fundamental do poder judiciário no combate a essa violência. 

Wyden realiza vestibular especial para a forma de ensino presencial

  
Conquistar um espaço no mercado de trabalho e ter a tão sonhada estabilidade financeira por meio da profissão desejada, é algo cada vez mais buscado pelas pessoas. E tudo isso só é possível com o primeiro passo, que provém da educação, através do ensino superior. Por isso, a Wyden promove, nos dias 25 e ou 26 de agosto, o vestibular online especial iniciar a graduação que tanto sonhou. 
  
Esta é uma oportunidade imperdível de ingressar em uma das mais conceituadas faculdades do Nordeste do Brasil, de forma imediata, na forma de ensino presencial, com condições especiais no curso todo. Ainda há tempo, neste ano, para você começar a fazer um curso de graduação. Uma pesquisa da Workalove, realizada junto ao Instituto Semesp, aponta que 80,2% dos estudantes pretendem ingressar no ensino superior ainda em 2023. 
  
Sendo assim, este vestibular é uma grande oportunidade para todos que desejam iniciar uma graduação. Os candidatos podem escolher entre os dias 25 ou 26 de agosto para a realização da prova de forma online e totalmente gratuita. Inscrições pelo link www.wyden.com.br/selecao. Lembrando que esta opção de curso é exclusiva para a forma de ensino presencial e todos que participarem terão condições especiais para ingressar

Medida Provisória regulamenta atuação das casas de apostas no Brasil; saiba o que muda

                                                                     
Com a publicação da Medida Provisória nº 1.182/2023, o Brasil passou a contar com uma regulamentação específica para a atuação das casas de apostas. Conhecidas como “bets”, as atividades tiveram seu exercício autorizado pelo Ministério da Fazenda em caráter oneroso.

De acordo com a MP, a atuação no país passa a estar atrelada à tributação dessa atividade. A regulamentação prevê uma tributação de 18% sobre o Gross Gaming Revenue – GGR, o lucro bruto da operação. Ou seja, a partir do valor arrecadado, subtrai-se as premiações dos apostadores, resultando no lucro bruto da operação.

Segundo a advogada Sofia Santillo, especialista em direito tributário do Caribé Advogados, a mudança na legislação pode causar alguns efeitos no segmento. “A medida provisória majorou a tributação dos rendimentos das empresas que exploram a atividade de loteria de aposta, uma vez que a legislação anterior previa uma tributação no patamar de 5% do lucro bruto. Assim, uma tributação mais elevada pode acarretar uma menor quantidade de empresas neste ramo de atuação”.

Além disso, a especialista destaca que, para se adaptar a nova regra, as empresas do ramo precisam estar atentas ao andamento da legislação. “O Ministério da Fazenda regulamentará a outorga de autorização para o exercício da atividade, o que, quando estiver previsto, precisará ser respeitado pelas empresas que pretendem exercer de forma regular a exploração do serviço público de loteria de aposta de quota fixa”.

A MP também prevê que as empresas deverão respeitar uma série de procedimentos. Até agora, algumas infrações foram listadas como passíveis de punição, entre elas a exploração de apostas sem autorização do Ministério da Fazenda, a publicidade de empresas não autorizadas a atuar no Brasil e a prática de atividades contrárias à integridade do esporte, dos resultados ou da transparência das regras.

No entanto, Sofia destaca que, apesar da publicação, a Medida Provisória prevê um prazo para a sua produção de efeitos. Até lá, não se considera irregular o exercício das empresas que não receberam a outorga. “Apenas quando houver expressa regulamentação, por parte do Ministério da Fazenda, acerca dos requisitos de outorga da autorização para o exercício, é que poderão ser aplicadas penalidades por eventuais descumprimentos de obrigações previstas”.

O espetáculo Bufão-Okê? faz últimas apresentações de suas paródias para zombar de opressores


Neste espetáculo-karaokê, concebido, escrito e interpretado por ALE, a figura do Bufão é revisitada em seu arquétipo mais conhecido, o Bobo da Corte. Na montagem, o personagem mistura esquetes com música que zombam dos opressores para divertir o público. Ao final, público e ator se juntam num grande karaokê, em canções escolhidas numa Jukebox. 

Em uma galeria de arte, no bairro de Santa Cecília, e um cardápio de treze paródias, que abordam temas como desmatamento, privatização e a importância do SUS, o público é convidado a soltar a voz, ao estilo de um Karaokê 

Há mais de seis anos, o ator e dramaturgo ALE procura lançar um olhar contemporâneo para a bufonaria. Bufão-Okê? é resultado desse mergulho no comportamento desses personagens cômicos e traz para cena o arquétipo mais conhecido dos Bufões, o Bobo da Corte. Mas, diferentemente de seus pares medievais, seu bufão não está a serviço dos poderosos, mas das pessoas oprimidas por eles. Assim, ele lança olhares agudos sobre problemas cotidianos do Brasil. O espetáculo-karaokê faz suas últimas sessões nesta sexta e sábado, na Galeria Dandi (Rua Barão de Tatuí, nº 19, 1º and, Santa Cecília, São Paulo). A casa estará aberta a partir de 19h30 para receber o público e a performance acontece às 20h30. No fim, o público também pode se juntar ao karaokê.   

A história começa durante a pandemia, quando vários bufões ocupam um karaokê abandonado. Mas a polícia chega com truculência para tirá-los dali e todos os bufões somem, menos um, que se safou escondendo-se no sofá do espaço. “Esse trauma gera no Bufão o Transtorno Dissociativo de Identidade e ele passa a desenvolver diversas personalidades: ora um humano, ora bichos, ora sentimentos, ora objetos”, revela ALE. 

Em cena, o Bufão está sozinho contracenando com as outras personalidades dele. “Ele ouve vozes e isso gera ação. Mas tudo isso precisa ser resolvido rápido porque a polícia pode chegar no espaço a qualquer momento”, completa o ator. 

As paródias, criadas a partir de grandes sucessos da música brasileira - como “A Lenda da privatização”, “Bichos escrotamente extintos”, “Trabalho não é brincadeira de criança”, “Dormi na praça porque não tenho casa”, “Evidências ignoradas” -, geram gatilhos para esquetes curtas com temas comuns e caros ao Brasil: desmatamento, importância do SUS, o jeitinho brasileiro, o transporte público precário. 

O Bufão-Okê? dá voz, assim, aos grupos historicamente oprimidos por "piadas" em um espetáculo que gera um karaokê, e a Bufonaria é usada para reposicionar o humor. Por meio de um formato interativo, o público também pode soltar a voz. O espetáculo-karaokê aposta nessa figura medieval para questionar a afirmação repetida há décadas: no Brasil, o povo faz papel de bobo.

Bufão 

Os princípios da técnica teatral do Bufão são baseados em seres grotescos, banidos e questionadores dos padrões de comportamentos impostos pela sociedade: figuras que há séculos perambulam por reinos, ruas e palcos com o seu visual e discurso destoante do convencional. “A obsessão dos Bufões em brincar com inflexibilidades e certezas, aparentemente inabaláveis, fizeram com que compuséssemos personagens que revelam a poesia existente naquilo que os padrões de comportamento impostos fazem que consideramos feio e menor”, diz ALE. 

Para ALE, o mais importante é fazer com que o público perceba humanidade em figuras que parecem puramente grotescas, e, no entanto, defendem de maneira feroz que o humor também pode partir dos marginalizados e excluídos, com o intuito de satirizar quem os oprime.

Sinopse 

Um Bufão invadiu uma galeria de arte, onde montou um karaokê, alicerçado na paródia. Porém, as múltiplas personalidades do Bufão, geradas pelo Transtorno Dissociativo de Identidade, entram em conflito. Essa disputa de personalidades gera uma trama recheada de músicas e esquetes que relembram as anomalias sociais que enfrentamos. Antes e depois do espetáculo, o público terá acesso a “Jokebox”. Nesta máquina, a plateia pode escolher a música ambiente do bar e cantar junto as paródias compostas pelo Bufão.

ALE 

Ator e dramaturgo, é formado em publicidade. Já trabalhou em rádio e teatro. Escreveu e protagonizou o espetáculo Us Filho da Guta, encenado no Teatro Bibi Ferreira. Insatisfeito com a abordagem cômica de seus projetos anteriores, que faziam uso de anedotas e personagens numa aproximação de tempos passados, desde 2017 ALE está imerso no estudo da desconstrução da forma do Bufão, na pesquisa de um olhar contemporâneo da Bufonaria. A ideia é não incorrer no capacitismo, unir o palco com as mídias digitais e desenvolver um “Bobo da Corte” que zombe dos “reis” da nossa sociedade, representados por pessoas e instituições poderosas, que oprimem o povo desde tempos imemoriais. 

Ficha técnica

Texto e atuação: ALE

Direção: Marcio de Castro

Desenho de luz: Laiza Menegassi

Desenho de som: Leandro Simões 

Cenário, figurino e maquiagem: Rogério Romualdo

Preparação corporal: Lucas Vedovoto

Paródias: ALE e Breno da Matta

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes

Produção: Catarina Milani

Fotos e vídeos: Marcelo Machado

 

Serviço

Dias 25 e 26 de agosto de 2023

Galeria de Arte Dandi | Rua Barão de Tatuí, 19, 1º andar, Santa Cecília, São Paulo, SP

Lotação: 50 pessoas | Duração: 50 minutos | Gênero: Teatro musical - Karaokê

Sextas e sábados, 19h30 (abertura da casa); às 20h30 a apresentação

Ingressos: R$ 20,00

Na portaria ou via Sympla 

Recomendação: 16 anos 


Recife é a cidade mais competitiva do Nordeste entre as 40 maiores do Brasil, aponta ranking


Capital pernambucana aparece na 37ª posição, sendo o único município da Região entre os 100 primeiros colocados de todo o País no levantamento que mede a qualidade da oferta de serviços públicos e o bem-estar da população

Pelo terceiro ano consecutivo, o Recife é a melhor cidade do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023. Além da liderança consolidada na Região, a capital pernambucana se posiciona na 37ª colocação geral no Brasil e é a única cidade nordestina entre as 100 primeiras colocadas. O Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 410 cidades (população acima de 80 mil habitantes). No comparativo com 2022, o Recife avançou 45 posições a partir da melhora em 36 dos 65 indicadores avaliados. Os resultados do levantamento foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), nesta quarta-feira (23), e medem a capacidade do município de fornecer serviços públicos de qualidade e entregar um ambiente positivo de bem estar social. 

Para estabelecer o nível de competitividade municipal, o CLP considera informações disponibilizadas em mais de 30 bancos de dados públicos para analisar 65 indicadores organizados nos seguintes pilares temáticos: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Por posição, as áreas com melhor avaliação da capital pernambucana em 2023 foram: 1) Funcionamento da máquina pública; 2) Saneamento e 3) Capital Humano. 

O levantamento de 2023 mostrou, por exemplo, que o Recife atingiu a melhor avaliação no indicador "Taxa Bruta de Matrícula - Ensino Técnico e Profissionalizante" pela primeira vez, elevando a avaliação da cidade no pilar Capital Humano. Os resultados positivos neste recorte educacional são reflexos dos trabalhos da Prefeitura do Recife para reduzir a taxa de estudantes em distorção idade-série, indicador que mede o percentual de alunos com atraso escolar de dois anos ou mais. Atualmente, este indicador no Recife é de 16,2%, muito abaixo dos 23% apresentados há dez anos. Outro ponto importante é o aumento do atendimento na educação infantil, garantindo que nossos estudantes possam entrar na idade certa no ensino fundamental.

Em análise geral, o Recife subiu de posição em todas as três dimensões que compõem o ranking: Instituições (de 33º para 16º, no conjunto de 10 indicadores), Sociedade (de 269º para 211º, no conjunto de 36 indicadores) e Economia (de 10º para 9º, no conjunto de 19 indicadores). Vale ressalntar que a cidade manteve a pontuação máxima em áreas que medem "Desmatamento Ilegal", "Velocidade do Desmatamento Ilegal", "Cobertura da Coleta de Resíduos Domésticos" e "Destinação do Lixo".

Em relação à gestão da Prefeitura, o Recife apresentou, pela segunda edição consecutiva, a nota máxima em "Transparência Municipal". Contribui para este indicador a existência de um Portal da Transparência desde 2013 e a criação de um Portal de Serviços em um único acesso através do Conecta Recife (inclusive pelo WhatsApp). Em "Sustentabilidade Fiscal", a capital pernambucana conquistou, neste ano, a nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Apenas sete capitais brasileiras atingiram este resultado.

No pilar "Sociedade", a coleta e destinação do lixo recifense teve melhora positiva nos seus indicadores, resultado do projeto Recife Limpa, lançado em outubro de 2022 e que ampliou a rede de equipamentos e o efetivo para três mil pessoas envolvidas em varrição e capinação. A população também é estimulada a fazer o descarte correto dos resíduos produzidos. Segundo o Reciclômetro do portal https://recifelimpa.recife.pe.gov.br/, o volume acumulado de coleta seletiva até agosto deste ano é de quase 1,7 mil toneladas.

Ainda em relação ao "Capital Humano", o Recife tem a plataforma GO Recife, com mais de 1.500 empresas cadastradas e mais de 2 mil serviços disponibilizados por autônomos prontos para contratação imediata. Também são oferecidas vagas em cursos profissionalizantes através do aplicativo do Conecta Recife ou pelo site https://gorecife.recife.pe.gov.br/. Outro destaque nesta área é o Embarque Digital, o programa de fomento à formação de capital humano da Prefeitura do Recife. Estudantes egressos da rede pública de ensino podem cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet com os custos bancados pelo poder público em parceria com o Porto Digital.

Imprensa Recife

Justiça confirma Estado de Pernambuco na posse do Centro do Idoso


O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) confirmou o Estado de Pernambuco na posse do Centro de Referência do Idoso, no bairro de Areias. A decisão do desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, titular da 1ª Câmara de Direito Público do Recife, nesta quarta-feira (23), tornou sem efeito a decisão do desembargador plantonista Waldemir Tavares de Albuquerque Filho, que havia suspendido a primeira decisão, favorável ao Governo.

“Há de se acolher o pedido de reconsideração formulado pelo Estado de Pernambuco, de modo a tornar sem efeito a decisão exarada pelo Exmo. Desembargador Plantonista nestes autos, em ordem a restaurar, em todos os seus efeitos, a decisão recorrida que, em juízo de verossimilhança, concedeu o pedido de tutela de urgência, de natureza antecipada em favor do Estado de Pernambuco [...] para determinar a reintegração do Estado de Pernambuco na posse do imóvel denominado Centro de Referência do Idoso”, justificou o desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos.

Compondo o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), administrado pelo Governo de Pernambuco, o Centro Estadual de Atenção Integral irá oferecer atendimentos especializados nas áreas médica e multiprofissional. Sob a gestão da Secretaria Estadual de Saúde, o equipamento terá uma capacidade para fazer 96.480 atendimentos por ano e irá oferecer 15 especialidades médicas.

O Centro vai garantir assistência ambulatorial especializada para a população de todo o Estado, tendo em vista a relevância das ações de referência da saúde. A unidade ofertará uma assistência individualizada focada no plano terapêutico singular, visando qualidade de vida, funcionalidade e manutenção das atividades de vida diária.

Com foco na reabilitação, o espaço terá ações voltadas para a manutenção da autonomia e independência dos pacientes através não só da recuperação física, mas também ofertando a melhoria da qualidade de vida através da recuperação da capacidade funcional. O atendimento irá contemplar também o público acima dos 60 anos, através do Centro de Convivência para a Pessoa Idosa, promovendo atividades que contemplem os pilares do Envelhecimento Ativo.

O imóvel foi pensado e construído pelo Governo do Estado, sendo o legítimo possuidor do espaço. No dia 30 de dezembro do ano passado, a gestão estadual anterior cedeu irregularmente o imóvel à Prefeitura do Recife. Entretanto, a atual gestão estadual identificou indícios de irregularidades no processo de cessão e abriu um processo administrativo.

Após ser concluído, o processo administrativo identificou “múltiplas irregularidades”. Entre elas, a ausência de justificativa e divulgação, via portaria, a respeito dos repasses de materiais hospitalares e medicamentos feitos pela Prefeitura do Recife à gestão anterior do Governo do Estado. Doações e repasses de milhões de unidades de materiais de Covid-19 da Prefeitura do Recife para o Governo do Estado, entre 2020 e 2021, estão no centro da decisão, já que o intercâmbio irregular não permitiria a troca de bens imóveis entre os entes como contrapartida.

O processo ainda identificou que a cessão do imóvel não foi autorizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Procuradoria Geral do Estado não validou a previamente a celebração da prestação de contas. Por fim, a prestação de contas não tinha detalhamento sobre o valor da compensação financeira. Dois relatórios técnicos do TCE-PE identificaram que os repasses de medicamentos pela Prefeitura do Recife ao Governo do Estado causaram um prejuízo de R$ 12,2 milhões.

Em maio deste ano, a Justiça proibiu a Prefeitura do Recife de inaugurar o Centro do Idoso e fixou uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. Aquela primeira decisão, no entanto, não versava sobre a posse do imóvel. No último dia 18, a Justiça determinou a reintegração da posse do Estado de Pernambuco sobre o imóvel.


Imprensa PE

Mini Festival no Parque Dona Lindu



O Mini Festival - Música e Interatividade para Infância chega a sua segunda edição propondo uma experiência integradora, voltada para crianças, familiares e educadores, em torno das narrativas oferecidas pelo evento. Após sua estreia digital em 2020, o evento traz programação presencial no Parque Dona Lindu, na Universidade Católica de Pernambuco e em escolas do Recife, de 29 de agosto a 3 de setembro. Serão apresentações musicais, espetáculos, contação de histórias, performances, vivências e projeções de filmes, além de ciclo formativo para educadores e profissionais da música.

A programação do Mini reúne atrações como o pianista Amaro Freitas (PE), que apresenta seu primeiro concerto solo voltado para o público infantil, no Teatro Luiz Mendonça; Denise Stoklos (SP), com seu solo “Denise Stoklos em Teatro Para Crianças”, na Galeria Janete Costa, onde ela conta a história do Teatro utilizando da música e da mímica; o Grupo Cultural Pé de Cerrado (DF) , que vai trazer pela primeira vez para o Recife o seu espetáculo Pé de Moleque, no Palco Meu Terreiro, montado na esplanada do Lindu. Na área externa, também acontecerá o show infantil Zé Tamanquinho, do percussionista, bailarino e cantor pernambucano Lucas dos Prazeres. A apresentação é um grande mergulho nas brincadeiras da cultura popular, onde o artista resgata os princípios e valores civilizatórios no despertar de uma Nação Cultural.

O Luiz Mendonça também receberá o novo show da cantora e contadora de histórias, Carol Levy: Contarolar. A artista vem com banda, vai trazer grandes projeções dos seus clipes e um repertório de sucessos para trazer as lembranças do projeto “Contarolando”. No palco teatro, ainda irão subir a Palhaça Baju, com seu show musical “Baju & Banda” cheio de humor e poesia, na companhia dos palhaços Aurhelia e Marmelo, e o espetáculo “E o Palhaço, tem concerto?”, da Cia. Oruã (SP), protagonizado pelo Palhaço Azevedo, que é interpretado pelo multiartista Mauro Braga. A apresentação brinca com as linguagens de circo, música e teatro, trazendo obras de compositores como Mozart e Villa-Lobos, que ficam a cargo de um quarteto de cordas cheio de personalidade. 

Já na galeria, a escritora e roteirista de TV, Adriana Falcão (RJ), comemora em um bate-papo os 20 anos de seu livro Mania de Explicação, cuja história é conduzida pelas divagações de uma menina acerca das “coisas complicadas do mundo”. A cantora, cordelista e contadora de histórias Mari Bigio (PE) é outro nome que se apresentará no espaço com o seu Bloco do Neném e Orquestra Frevo, e promete fazer um mini cortejo com os pequenos foliões. 

A programação completa pode ser conferida no site oficial do festival, no endereço www.minimusica.com.br. O Mini Festival - Música e Interatividade para Infância é uma realização da Luni Áudio e Vídeo, e tem patrocínio da Petrobras e Governo Federal. O evento conta com apoio da Universidade Católica de Pernambuco e da Prefeitura da Cidade do Recife.
“Editais de projetos de música como o promovido pela Petrobras são essenciais para a realização de eventos como o Mini Festival, com possibilidade do recorte para o público infantil, e, consequentemente, a formação de plateia e o desenvolvimento e sensibilização da criança”, destaca Danielle Hoover, idealizadora, coordenadora e curadora do festival, junto à Karina Hoover. “É uma proposta desafiadora, estamos felizes em finalmente realizar nosso projeto inicial, que era trazer uma grade de atividades presenciais. Nesta edição, temos a programação formativa no ambiente digital, contribuindo na capacitação de profissionais e educadores de música e artes de todo o Brasil, mas também vamos levar cultura e diversão para as crianças e famílias moradoras e visitantes da nossa cidade”, conta Karina. 

Além da programação no Parque Dona Lindu, esta edição do Mini firmou uma parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para a etapa formativa, direcionada a adultos e estudiosos da temática, parte da programação que será digital, com transmissão ao vivo no YouTube do Mini e da Unicap. “Dizem que ouvimos mais pela imaginação do que pela percepção. Se isso é fato e se é fato alguém provou, o Mini Festival vai além: ouvimos pela imaginação, corpo, coração e alma a música de cada canto. O segundo Mini traz uma rede de sonoridades, timbres, melodias que dançam, cantam e convidam o público a descobrir o ‘ouvido de dentro’, como nos diria Villa-Lobos”, comenta Karen Accioly, curadora do ciclo formativo.


*PROGRAMAÇÃO*

O Mini Festival propõe uma programação a partir de três eixos — atrações artísticas, vivências interativas e ciclo formativo —, com atividades para crianças, dialogando também com a família, cuidadores e educadores. No Parque Dona Lindu, a ocupação do festival é direcionada pelos espaços: no Teatro Luiz Mendonça, na Galeria Janete Costa e na esplanada (Palco Meu Terreiro), cada qual com uma programação dedicada, contemplando ainda na área externa uma feirinha de artesanato, food park, karaokê e atividades recreativas e de leitura.

Vivências - Dentro da programação, o Mini realizará oficinas para o público infantil e adulto. Orun Santana (PE), artista, bailarino, capoeirista, professor e pesquisador em dança e cultura negra, vai realizar sua vivência “Malunga”, na Galeria Janete Costa. A oficina é aberta ao público e voltada para crianças de todas as idades. Ela tem como base os saberes ancestrais que constituem o fazer do corpo negro brasileiro, do Mestre Meia-Noite e da arte negra do Recife. No projeto, o artista alia suas experiências adquiridas no terreiro cultural urbano, o Daruê Malungo, às danças populares do Nordeste em uma busca pelas motrizes do corpo que dança e brinca na cena.

Para o público infantil, ainda terão as vivências “Entre sons e recicláveis vivenciando a percussão de ritmos populares”, com Luca Teixeira, “Caboclinho, ancestralidade e ritual no corpo contemporâneo”, com Iara e Íris Campos, e “De onde vem esse som? As diversas famílias dos 
instrumentos musicais”, com Mauro Braga (SP). As duas primeiras irão acontecer na Escola Municipal Mário Melo e esta terceira na sede da Orquestra Cidadã. Todas serão fechadas para a comunidade das instituições. 

“A importância da música na educação” é o tema da oficina para adultos, que acontecerá na Unicap e será ministrada pelo percussionista e musicoterapeuta, Luca Teixeira (PE). A ação é voltada para músicos, professores, profissionais de educação e cultura e explora a prática de construção do indivíduo no contato consigo e com o mundo. 

Formativo - Em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, através do Curso de Pedagogia e Escola de Educação e Humanidades, acontecerão palestras gratuitas voltadas para profissionais e comunidade acadêmica, que serão transmitidas simultaneamente no youtube do Mini e da Unicap, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Três temas serão discutidos: “A poética do Brincar e a Música”, com o artista plástico e pesquisador de cultura, produção simbólica e das práticas da criança, Gandhy Piorski (MA), e mediação do músico e pesquisador em Cultura Popular e Cotidiano Escolar, Silvério Pessoa (PE); “A poética da imagem”, com ilustrador, autor, dramaturgo e produtor visual, Roger Mello (DF), e mediação da dramaturga, professora, curadora, diretora e roteirista, Karen Acioly (RJ); e “A cultura popular: portal entre a ancestralidade e o futuro”, com o percussionista, bailarino, cantor, compositor e produtor, Lucas dos Prazeres (PE), e a pedagoga, pesquisadora e escritora sobre cultura popular, Lúcia dos Prazeres (PE), e mediação de Silvério Pessoa. Esse último debate também acontecerá no formato presencial, na Unicap. 

*SOBRE O MINI*

O projeto foi apresentado ao público em 2019, com show único dos Barbatuques (SP) no Teatro Luiz Mendonça, tendo sido selecionado no edital Petrobras Cultural - Música em Movimento e com recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Com o cenário de afastamento social em 2020, o Mini teve sua primeira edição repensada para o ambiente digital e totalmente gratuita, com atrações artísticas exclusivas, vivências interativas, ciclo formativo para adultos e exibições audiovisuais, ao longo de 6 dias ao vivo pelo YouTube. Agora em 2023, o festival tem a oportunidade de ocupar o Parque Dona Lindu para realizar a sua segunda edição!

MAIS INFORMAÇÕES
www.minimusica.com.br     

ACOMPANHE O MINI NAS REDES
www.instagram.com/minifestivaloficial 
www.facebook.com/minifestivaloficial 
www.youtube.com/minifestivaloficial 

SERVIÇO
2ª Edição do Mini Festival - Música e Interatividade para Infância 
De 29 de agosto a 3 de setembro de 2023
Parque Dona Lindu: Av. Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Recife - PE 
Ingressos para atividades pagas: https://www.sympla.com.br/produtor/minifestival
Classificação etária: Livre

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Juliana Salvador | julianasalvador@gmail.com | (81) 99195-5154
Aline van der Linden | alinevprod@gmail.com | (81) 99652-4750

Meio Ambiente: Prefeita Elcione e vice-governadora Priscila marcam presença na reflorestart


A prefeitura de Igarassu apoia a 11ª edição do Reflorestart, organizada pela São José Agroindustrial, que aconteceu nesta quarta-feira (23), no Engenho campinas, localizando na PE-041. O evento tem como foco o reflorestamento da mata ciliar em Pernambuco, com o plantio de mudas da Mata Atlântica para promover a regeneração e proteção das áreas. 

O programa contou com a participação de empresas, instituições públicas, ONGs, e também alunos de escolas municipais de Igarassu e das cidades vizinhas, totalizando o plantio de quatro mil mudas em uma área de aproximadamente 3,65 hectares. Desde sua primeira edição, o evento já plantou mais de 35 mil mudas da Mata Atlântica, contribuindo para a conservação ambiental. 

Na ocasião, a prefeita professora Elcione esteve ao lado da vice-governadora do estado, Priscila Krause, dos servidores, dos vereadores da Casa Duarte Coelho, representada por Elvis Henrique, Son, Lula do Lazerão, Prazeres e Irene.

A gestora de Igarassu defende: "É possível, com muito esforço tornar Pernambuco mais verde. Hoje estamos juntos dando um passo significativo para isso", frisou Elcione Ramos.

Programa "Geração 80" celebra seu sexto aniversário no Camará Shopping


Nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, o Camará Shopping será palco do aniversário do programa Geração 80, transmitido pela Rádio Camará que completará seis anos no ar. Na ocasião será comemorada com música, poesia, performances e apresentações ao vivo num evento gratuito, a partir das 19h. 

O programa Geração 80, leva os ouvintes a uma jornada nostálgica pelos anos 80, mergulhando nas memórias afetivas por meio de entretenimento, fatos, acontecimentos e músicas que marcaram a época. O objetivo é colocar o ouvinte em contato com suas lembranças, revisitando memórias que abrangem desde tendências da moda até comportamentos e costumes.  

Esse espírito nostálgico do programa será a base de todo o evento, compondo uma programação que trará homenagens a diversos segmentos relacionados aos anos 80. Desta forma, a programação de aniversário se inicia com a apresentação de Well Costa, fazendo um passeio pela memória coletiva, explorando as músicas icônicas, filmes e novelas que marcaram quem viveu a época e, para adicionar um toque artístico, o poeta Jean Lima subirá ao palco com um poema original, criado especialmente para a ocasião.

Posteriormente, a celebração ganhará um novo ritmo, com apresentações ao vivo que personificam a cena musical dos anos 80. Assim, o cantor Dimon,  encarna a icônica Desireless, interpretando o sucesso "Voyage Voyage". A atmosfera musical continuará com Paulinho BP, que trará à tona a energia das apresentações do Paralamas do Sucesso e, na sequência, as cantoras Beth Barros e Drika Nunes subirão ao palco, celebrando os sucessos de Rita Lee e do Kid Abelha. O encerramento ficará com conta da banda Versos de Outubro, que oferecerá uma performance que promete revisitar os sucessos atemporais da banda Legião Urbana que cativam gerações até hoje. 

Vale lembrar que a celebração do aniversário do programa "Geração 80" é um evento gratuito que promete uma noite repleta de lembranças e muita música. Assim, para quem tiver o interesse em curtir o evento, basta ir ao Camará Shopping, na rua Manoel Honorato da Costa, nº 555, Vila da Fábrica, em Camaragibe e viver a experiência nostálgica.

Um estranho muito íntimo



Nesta sexta (25), a partir das 19h, no Teatro de Santa Isabel, acontece a apresentação da comédia “Um Estranho Muito íntimo”, sob a coordenação de Luiz de França e Rogério Lessa, com participação especial do poeta Edgar Diniz. Os ingressos têm preço único de R$ 30,00 e mais um quilo de alimento não perecível. Toda a renda será revertida para a construção da sede da comunidade espírita Elias Sobreira, em Campo Grande. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro, na Banca Espírita ou na Federação Espírita de Pernambuco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 984296111.

Brasil é campeão do futsal em campeonato internacional na Rússia


O Brasil, representado pela equipe da UNINASSAU - PE, foi campeão do futsal no Festival Internacional de Esportes Universitários. A final aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), em Iekaterinburgo, na Rússia, contra a Universidade de Teerã, do Irã. A equipe também comemorou os títulos de melhor jogador da final e artilheiro da competição.

"Esse resultado é fruto de um trabalho em equipe e de muito esforço dos nossos atletas e de todos que fazem parte do departamento de esportes de nossas unidades. Estamos muito felizes de levar esse título para casa", afirma o coordenador de Esportes da UNINASSAU, Hermógenes Brasil.

A campanha da UNINASSAU no campeonato foi de quatro vitórias e uma derrota. Na partida final, o time brasileiro abriu dois a zero no placar, mas sofreu o empate no início do segundo tempo. Sendo superior em todo o confronto, os pernambucanos desempataram poucos minutos depois, aumentando o placar durante o restante do jogo, chegando ao resultado de 6x2.

Albert Camus: Humanismo e Política’ é novo livro do escritor Lucilo Varejão Neto


Um livro que se debruça sobre a obra do escritor franco-argelino Albert Camus (1913-1960) será lançado pelo também escritor, professor e acadêmico da Academia Pernambucana de Letras (APL), Lucilo Varejão Neto, na próxima segunda-feira (28), às 15h, na sede da APL. 

A ocasião também celebra os 110 anos do nascimento do filósofo, em 07 de novembro de 1913. ‘Albert Camus: Humanismo e Política’ reúne cerca de 20 anos de estudos e anotações de Lucilo Varejão Neto que é um grande estudioso e apreciador da obra de Camus, o reconhecido mestre da filosofia do absurdo. “Todo autor que trata da condição humana sempre me interessou. Leio os livros de Camus desde rapaz e sempre foi uma leitura presente e apaixonada”, explica o acadêmico sobre a escolha da temática do mais recente livro.

 Camus recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957 pela importância de sua produção que apresenta aspectos do confronto existente entre o homem e o mundo, além da busca constante pela satisfação humana. Suas ideias continuam atuais e abordam temas relativos à existência humana, às injustiças sociais, ao relacionamento do homem com a natureza, entre outras temáticas que foram abordadas no decorrer de sua carreira em ensaios, romances, peças teatrais e artigos jornalísticos. Durante o lançamento, Lucilo Varejão Neto fará uma palestra intitulada “Humanismo e Política”, expondo um pouco do pensamento desenvolvido no decorrer do livro que traz uma visão geral do pensamento de Camus. Em seguida haverá uma sessão de autógrafos. Com 312 páginas, ‘Albert Camus: Humanismo e Política’ é uma publicação da editora Nova Presença e estará à venda na Academia Pernambucana de Letras.  

Lucilo Varejão Neto é escritor, tradutor e professor da UFPE. Pertence à Academia Pernambucana de Letras, à Academia de Artes e Letras do Nordeste, à Academia Olindense de Letras, à Academia Recifense de Letras e à Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda. Também é membro do Seminário de Tropicologia da Fundaj, ex-secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda. Entre seus livros publicados estão ‘De Mersault à Mersault’; ‘Dias de Olinda’; ‘Escritos e Escritores’; ‘Histórias Verdadeiras’; ‘Entre o homem e o mundo’; ‘Tempo e memória’; ‘Viagem ao prazer’; além de contos e ensaios. 

SERVIÇO
Lançamento do livro ‘Albert Camus: Humanismo e Política’, de Lucilo Varejão Neto. 312 páginas. 
Data: 28 de agosto de 2023 (segunda-feira) 
Local: Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, PE). 
Horário: 15h. 
Valor: R$50,00. 



Sesc Arcoverde realiza ação para comemorar o mês da juventude


O Sesc está convocando os jovens de Arcoverde para celebrar o mês dedicado à juventude, em mais uma edição do projeto Sesc Jovem em Movimento. As festividades vão acontecer nos dias 25 e 26 de agosto, sempre a partir das 14h, no Salão de Festas da unidade, com palestras e atividades recreativas direcionadas ao público dos 14 aos 29 anos. O ingresso solidário é de apenas 1 kg de alimento não perecível.
 
Na sexta (25), a ação “Tardezinha das Juventudes” vai contar com games, sessão de karaokê, campeonato de futmesa e batalha dos bruxos. Tem também serviços de saúde e cidadania, com vacinação, testagens, orientações sobre doação de sangue e sobre a ID Jovem, carteira que possibilita acesso à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas, ou com desconto, no transporte coletivo interestadual. Outro atrativo é a feira ‘Eu Sou Empreendedor Jovem’, que tem o objetivo de divulgar o trabalho dos expositores e incentivar a economia criativa.
 
No sábado (26), a ação “Papo Irado” apresenta as palestras ‘Inovação e tecnologia: o papel da conectividade na era digital’, ‘Diversidade como motor para o empreendedorismo sustentável’ e ‘Construindo comunidades fortes: a transformação da juventude através do voluntariado’. Os convidados são Laís Queiroz, designer do Armazém da Criatividade; Gabriela Barros, produtora cultural e coordenadora do Programa de Equidade de Gênero do Porto Digital; e Guido Cavalcanti, professor do Centro de Tecnologia do Varejo, do Senac/PE.
 
Toda a programação vai ser apresentada por Julia Ugiette, cantora e atriz, integrante do grupo Teatro de Retalhos; e Roosevelt Neto, produtor cultural, contador de histórias e ator, que faz parte da Tropa do Balacobaco. “Poder levar diversão e conhecimento aos jovens de nossa cidade é muito importante porque contribuímos com a formação intelectual deles, além de promover a integração, socialização e troca de experiências”, afirma Talita Ferreira, assistente social do Sesc Arcoverde.
 
O Sesc Jovem em Movimento conta com o apoio do Senac, Sebrae, Banco de Alimentos, Programa Mesa Brasil Sesc, Governo de Pernambuco, Prefeitura de Arcoverde, Hemope Arcoverde, Coordenadoria da Juventude, CTA/Coas Arcoverde, Armazém da Criatividade, Gelateria Nawa, AnaBraids Hair, Panda Barber, Batalha dos Bruxos, Salve Sertão e Seu João Eventos.
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Sesc Jovem em Movimento*
Realização: Sesc Arcoverde
Datas: 25 e 26 de agosto
Horário: a partir das 14h
Ingresso: 1kg de alimento não perecível
Informações: (87) 3821-0864 ou (87) 99151-5961 (Whatsapp)

Dia do Voluntariado será celebrado em Caruaru com ações para a população


Na próxima segunda-feira (28), é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Em Caruaru, a data será celebrada durante os dias 26, 27 e 28, com ações para a população.

Serão distribuídas mudas de várias espécies, será realizada uma ação de panfletagem de coleta seletiva, entrega de agasalhos e alimentos, mutirão de limpeza urbana de resíduos sólidos, que são usados para reciclagem em três pontos da cidade, e mostrar para a população o quantitativo de lixo que é retirado das ruas e que pode ser reutilizado. O objetivo é fomentar o engajamento cívico e o voluntariado entre as iniciativas sociais, instituições e população. 

“A relevância do trabalho de pessoas que doam seu tempo, energia e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol de causas sociais, motivadas por valores de participação e solidariedade é muito importante, por isso, fazemos questão de comemorar essa data com ações para própria população”, afirma a gerente do Transforma Caruaru, Christianny Magalhães.

O evento contará com o apoio do Instituto Mãos Amigas, Tv Asa Branca, Prefeitura de Caruaru, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Sustentabilidade (Sesp), de Políticas para Mulheres (SPM) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), além da OAB Caruaru, o Icia e o instituto Mãe Morena.

Secretaria de Saúde de Caruaru realiza V Mostra Científica


A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou, nessa terça-feira (22), a V Mostra Científica, que teve como tema: “Socializando Conhecimento para uma Saúde Melhor”. O evento foi realizado na secretaria, com o intuito de socializar os trabalhos de conclusão de curso e experiências exitosas nas unidades de saúde do município, que são campos de estágio. A programação foi pontuada por relatos, e o evento foi também um momento oportuno para troca de conhecimentos e informações entre os estudantes e os profissionais de Saúde.

Foram 100 apresentações defendidas oralmente e através de pôsteres, pelos estudantes dos cursos de graduação da área de saúde das instituições de ensino conveniadas com a SMS, sendo elas Uninassau, Unifavip, ASCES-Unita, UFPE, Unip, Anhanguera. A mostra contou também com a participação de profissionais da rede, que exibiram seus trabalhos. “Eles trouxeram ideias inovadoras, pesquisas de alto nível e soluções práticas que podem realmente fazer a diferença em nossa rede de saúde”, destacou a coordenadora do NEP, Suellen Silva. Ainda segundo Suellen, através da mostra, “novas perspectivas podem surgir para fortalecer a rede municipal de saúde”, vislumbrou. 

O evento reuniu representantes das instituições conveniadas, preceptores multiprofissionais, coordenadores e apoiadores, bem como o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso.

Ciclo de Orientação Técnica debate Primeira Infância com municípios de Pernambuco


Representantes municipais das áreas atuantes em políticas públicas voltadas à Primeira Infância reuniram-se, nesta quarta-feira (23), para participar do Ciclo de Orientação Técnica "Ampliando redes e tecendo diálogos sobre a Primeira Infância". O encontro ocorreu no auditório da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) por meio da Secretaria Executiva de Criança e Juventude (SECJ), com o apoio da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social (SEPES).

O evento abordou temas como o poder de adaptação e aprendizado do cérebro infantil quando submetido a condições adequadas, a importância do papel do pai, a criança com deficiência e a necessidade de se considerar marcadores como etnia e gênero em relação a riscos e vulnerabilidades vividas entre zero e seis anos, período que compreende a Primeira Infância.

De forma geral, os diálogos convergiram para enfatizar a importância da atenção do poder público em relação aos anos iniciais da vida de uma criança como forma de assegurar o bom desenvolvimento infantil.

Da SDSCJPVD, participaram Flávia Veras (superintendente de Políticas para a Infância); Macdouglas de Oliveira (gerente geral de Política para Criança e Juventude), Mariana Azevedo (gerente geral da SEPES) e Patrícia Caetano (secretária executiva de Promoção da Equidade Social). 

O evento também contou com a presença, na mesa de debates, das professoras Cláudia Roberta Gomes e Pompéia Villachan-Lyra, do Núcleo de Investigação em Neurodesenvolvimento, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Pedro Campos comemora retirada do Fundeb do Arcabouço Fiscal


 Após alterações no Senado Federal, a Câmara dos Deputados aprovou, por 379 votos a 64, o novo texto do Arcabouço Fiscal. A matéria segue agora para sanção do presidente da República. O deputado federal Pedro Campos, comemorou a retirada do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, do novo teto de gastos.

“A retirada do Fundeb do Arcabouço Fiscal foi essencial para que possamos garantir recursos para a educação básica no Brasil. É preciso compreender as despesas com educação como investimentos”, ponderou.

Para o parlamentar, o Novo Regime Fiscal irá implementar regras objetivas e alcançáveis de responsabilidade nos gastos públicos, dando mais segurança e previsibilidade para as contas públicas. “O Arcabouço Fiscal dará previsibilidade às contas públicas, fomentando o crescimento e ampliação dos investimentos em nosso país”, ponderou. 

O deputado ponderou sobre a nova fase tributária que se inicia no Brasil. “Aprovamos a reforma sobre o consumo e precisamos avançar com a reforma sobre a renda. A justiça tributária reside na progressividade do sistema, onde quem ganha mais, deve pagar mais. Precisamos debater sobre a taxação de lucros e dividendos e de uma série de outros bens de luxo, como o IPVA sobre lancha e jatinhos, que hoje não pagam esse tipo de tributação”, afirmou.

Teresa representa o Senado em programa voltado à primeira infância

Vice-Presidenta da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, Teresa Leitão representou o Senado na última semana em Boston (EUA), no Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância. De volta, anunciou que recebeu a missão de ampliar o número de Frentes Parlamentares sobre o tema em todas as Assembleias Legislativas do Brasil e estimular, no Congresso Nacional, o debate estratégico sobre um orçamento para a primeira infância.

O programa aconteceu na Universidade de Havard, em Boston. Foi coordenado pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) em parceria com Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Van Leer, Porticus e o Insper. Contou com 40 participantes brasileiros, dentre os quais três parlamentares: Teresa Letão, deputado federal Zacharias Calil e a deputada estadual Marina Helou (SP). 

“Ficamos com a tarefa de fomentar a criação de Frentes Parlamentares em todas as Assembleias Legislativas do Brasil, ampliando o número das nove hoje existentes; além disso, de trazermos para o debate da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional os diversos aspectos abordados pelo programa, como saúde, educação, parentalidade, relacionamentos responsivos, cidades saudáveis para crianças e, em particular, fazermos um debate estratégico sobre um orçamento para a primeira infância”, relatou a senadora.

O NCPI (Núcleo Ciência pela Infância) atua pela melhoria da qualidade de vida de crianças e seus familiares. Realiza pesquisas, produz e dissemina conhecimento científico sobre a primeira infância para apoiar gestores (públicos e da sociedade civil), a tomarem decisões pelo desenvolvimento infantil integral, combatendo a vulnerabilidade e promovendo igualdade social.

Avanços

A discussão do Orçamento Criança já vem sendo realizada em alguns estados. Em Pernambuco, por exemplo, a deputada estadual Simone Santana aprovou uma PEC trazendo esse componente para o orçamento geral do estado. Na esfera federal, o Conselho de Desenvolvimento Social vai fazer também um aporte e criar um subgrupo de trabalho para tratar das questões relacionadas à primeira infância.

Reconhecimento pelos 50 anos de trabalho dedicado ao desenvolvimento do Agro no Brasil



Para marcar a comemoração dos 50 anos de atividades em prol do desenvolvimento da agricultura brasileira, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi palco de uma sessão especial ontem (terça, dia 22) pelas cinco décadas de trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

"Esse é um tema muito importante para Pernambucano, Nordeste e Brasil, a produção de alimento é algo de deve unir todas as pessoas e a Embrapa é uma referência para o nosso desenvolvimento", ressaltou a deputada estadual, Débora Almeida, autora da proposta. "São mais de 2 mil pesquisadores, onde quase 90% têm doutorado e isso se reflete em números, aumento em cinco vezes na produção de grãos, mais de 200% de aumento na produção de trigo, milho e arroz, já a produtividade da cafeicultura foi triplicada e a produção de carnes e de frango aumento 59 vezes mais”, concluiu a parlamentar.

O reconhecimento pelo trabalho foi ressaltado e a importância da instituição para as próximas gerações. "O nosso compromisso é com o futuro e o sucesso da nossa agricultura, tem muita ligação com o trabalho desenvolvido pela Embrapa e com sua participação em discussões e trabalhos de cooperações dentro e fora do país", destacou Maria Auxiliadora Coelho de Lima, chefe geral da Embrapa Semi Árido. A gestora registrou também que no DNA da empresa é a inovação. "Isso tudo pensando em melhorar o trabalho desenvolvido pelo produto que está na ponta e assim melhorarmos constantemente a produtividade da nossa agricultura", finalizou.

Sudene e Consórcio Nordeste decidem firmar acordo de cooperação técnica para buscar soluções para o desenvolvimento regional


A Sudene e o Consórcio Nordeste de Governadores devem firmar um acordo de cooperação técnica para formalizar a colaboração entre as duas instituições. A iniciativa foi definida em reunião realizada hoje (23) na capital federal, entre o superintendente Danilo Cabral e o secretário-geral do Consórcio, Carlos Gabas. 

“Queremos fortalecer as relações interfederativas, reconectando o Consórcio dos Governadores com o Conselho da Sudene, fortalecendo seu caráter deliberativo. Será um avanço na articulação institucional da região, com mais diálogo e priorizando políticas públicas e investimentos que reduzam as desigualdades da região, seguindo a orientação do presidente Lula e do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes”, afirmou Danilo. 

A ideia é compartilhar informações, projetos, buscando soluções para o desenvolvimento regional. A proposta é de que seja criada uma coordenação no Consórcio para a discussão do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene e que tramitará no Congresso Nacional neste semestre. Também foi discutida a participação da Sudene nas câmaras temáticas. 

"Poucas soluções institucionais serão mais impactantes para o desenvolvimento de nossa região que a aproximação entre Consórcio Nordeste e Sudene. Ao nos comprometermos em compartilhar projetos e buscar soluções conjuntamente, estamos dando um recado claro: como diz o nosso slogan, o Nordeste é 'o Brasil que cresce unido'", disse Carlos Gabas. 

A reunião foi um desdobramento de encontros anteriores de Danilo Cabral com os governadores da região e com o próprio Carlos Gabas. Desde que assumiu a gestão da Autarquia, o superintendente tem destacado a necessidade de fortalecer o diálogo com todos os atores do Nordeste - com governos, setor produtivo, academia, trabalhadores, da sociedade civil organizada - para que a Sudene seja apropriada pelos nordestinos

Entenda a importância de formalizar a união estável


O número de casamentos segue crescendo no Brasil. Mas, todo cuidado é pouco antes de tomar esta decisão para não ter dores de cabeça no futuro. Para isso, um bom documento de união estável pode evitar problemas já que é reconhecida legalmente como uma entidade familiar, produzindo os mesmos efeitos jurídicos do casamento. Os companheiros são herdeiros um do outro, podem pleitear pensão alimentícia entre si e podem ter o seu patrimônio afetado pelo simples fato de conviverem em união estável.

Dados extraídos da 4ª edição do Relatório Anual Cartório em Números, dos Cartórios brasileiros, mostram que, somente em 2022, 814.576 casais foram registrados. Outro destaque abordado no documento é a quantidade de escrituras de uniões estáveis que, entre 2006 e novembro do ano passado, alcançou a marca de 1.953.258 no país. 

“Para a constituição de uma união estável basta que o casal possua uma relação pública, contínua, duradoura e com o objetivo de constituir família, não sendo necessária qualquer formalização. Isto é, preenchidos os requisitos fáticos, a união estável existirá com todos os direitos e obrigações decorrentes, independentemente de haver um documento declarando a sua existência”, explica a advogada especialista em Direito de Família do escritório Coimbra & Salazar, Sophia Coimbra. 

Porém, a falta de um documento formal declarando a existência da união estável possui a seguinte consequência patrimonial: serão aplicadas as regras da comunhão parcial de bens ao patrimônio dos companheiros, ainda que essa não seja a vontade deles. Além disso, a formalização da união estável permite que os companheiros escolham o regime de bens que melhor se adequa ao plano de vida do casal, além de tornar inquestionável a existência da referida entidade familiar, trazendo maior segurança quanto aos direitos e obrigações existentes entre eles.

Para isso, a formalização pode ser feita por meio de contrato particular ou escritura pública lavrada em cartório de notas - a forma pública é a mais recomendada. Apesar de não ser obrigatória a presença do advogado, o acompanhamento jurídico é extremamente aconselhável para que os companheiros tomem uma decisão informada e consciente com relação ao regime de bens que será escolhido.

ENTENDA
No Regime de Comunhão Parcial de bens todos os bens adquiridos onerosamente durante a relação deverão ser partilhados, independente de quem pagou. Caso o casal resolva posteriormente elaborar um contrato ou Escritura pública de união estável é permitido que se mencione no contrato a data retroativa como marco inicial do relacionamento, porém caso escolham um outro regime de bens, este só será aplicado da data da assinatura para frente, não gerando efeitos retroativos. 

Ainda de acordo com Sophia Coimbra, isso quer dizer que o período anterior à assinatura será aplicado o de comunhão parcial de bens. Então se tem um relacionamento regido por dois regimes de bens. Ainda de acordo com Sophia, no caso em que os companheiros optarem por regime de bens diferente da comunhão parcial, devem formalizar a união estável o quanto antes. por escrito. 

“Normalmente, o término de uma relação vem acompanhando de mágoas e ressentimentos que acabam por se transformar em processos judiciais”, alerta. No STJ o entendimento já vem sendo nesse sentido há algum tempo e, recentemente, mais uma decisão anulou os efeitos retroativos de um contrato de união estável.  

SERVIÇO:       
COIMBRA & SALAZAR
Instagram: @coimbraesalazar