segunda-feira, 5 de junho de 2017

Artistas e intelectuais articulam frente em defesa da cassação de Temer pelo TSE




Artistas e intelectuais se reuniram no Rio de Janeiro, para discutir os rumos da política do país. Os participantes têm como objetivo a criação de uma frente suprapartidária e supra ideológica que atue no debate nacional.

O ponto de consenso é a defesa da cassação do presidente golpista, Michel Temer (PMDB), que será julgado, no próximo dia 6, pelo Tribunal Superior Eleitoral no contexto da ação que vai avaliar eventuais ilícitos na candidatura da chapa Dilma-Temer em 2014. 

O objetivo do encontro de artistas era a criação de uma frente suprapartidária e supra ideológica que atue no debate nacional e possa pressionar o poder público.

A Frente reúne personalidades de posicionamentos ideológicos distintos, como ressaltam os organizadores. Entre os presentes estavam nomes comoTico Santa Cruz, Caetano Veloso, Monica Iozzi, Glória Pires e Cristiane Torlone.

"Foi um espaço de diálogo entre pessoas que pensam de formas diferentes em contrapartida ao contexto de polarização do país" enfatizou Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas.

O consenso entre os participantes é o #ForaTemer. Após o encontro, foi deliberado que a cassação do presidente golpista, Michel Temer (PMDB), será a bandeira central do movimento.

Sobre a campanha por Diretas Já, Tico ressaltou que "as Diretas são o caminho para devolver o país para o rumo democrático". A Frente de artistas, no entanto, optou por centrar forças na reivindicação da cassação de Temer.

Brasil de Fato

Resultado do Sisu sai hoje

O número de candidatos inscritos na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 superou o do ano de 2016. Até esta quinta-feira (1º), foram registrados 887.861 inscritos e 1.703.657 inscrições – já que cada participante pode fazer até duas opções de curso. Neste mesmo período do ano passado, o total de inscritos foi de 871.358 e o de inscrições, 1.684.029.

Nesta edição, são ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições, entre universidades federais, estaduais e institutos federais.

A divulgação do resultado, em única chamada, está prevista para a próxima segunda-feira (5), mesma data em que será aberta a lista de espera. A matrícula deverá ser efetuada entre os dias 9 e 13 de junho.

O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes a vagas em instituições públicas de educação superior.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 e ter tirado nota superior a zero na redação. Ao acessar o sistema, basta informar o número de inscrição e senha de cadastro no Enem.

Portal 730 (GO)

Extra realiza campanha exclusiva para o Nordeste com foco no São João

Com a proximidade das festas juninas, o Extra adiantou as fortes negociações com seus fornecedores em todo o Brasil para garantir aos seus clientes as melhores ofertas e promoções para essa época. No Nordeste, essas comemorações são ainda mais intensas, com destaque para o dia de São João, uma das festas mais tradicionais e aguardadas da região. Levando isso em consideração, o Extra criou a campanha “São João Danado de Bom”, que tem como objetivo apresentar uma solução completa de ofertas com foco em produtos e marcas regionais, trazendo uma temática específica para os clientes nordestinos.

Para ajudar a identificar essas oportunidades na loja, o mascote Malucoco está de volta, desta vez caracterizado para aproveitar o arraial de ofertas em todas as lojas Extra Hipermercado e Extra Supermercado em todos os Estados do Nordeste até o dia 29 de junho.

“Como a primeira ação que realizamos nesses moldes, na época do Carnaval, teve uma excelente aceitação por parte dos nossos clientes, o Extra decidiu investir novamente em uma campanha direcionada e exclusiva para o Nordeste”, explica Eandres Aguiar, gerente de marketing do Extra. “Temos uma presença bastante relevante na região e o objetivo é continuar fortalecendo essa relação com os clientes nordestinos, mantendo o Extra como parceiro dos consumidores e destacando sempre o dinâmico calendário de ofertas que a rede possui, além da facilidade de pagamentos, características essenciais para continuar ajudando o cliente a garantir o seu poder de compra”, completa o executivo.

Durante o período do “São João Danado de Bom”, todos os dias da semana terão categorias específicas com 20% de desconto. Às segundas-feiras serão os smartphones; às terças é a vez de comprar toda a seção de Têxtil com desconto; nas quartas-feiras, os clientes podem aproveitar as linhas de bicicletas e malas; e às quintas serão todos os eletroportáteis com oportunidades imperdíveis. Vale ressaltar que todas essas vantagens são para os clientes que comprarem com o cartão Extra. As sextas, sábados e domingos, o Extra vai ter toda a seção de Eletro com condição facilitada de pagamento: até 20 vezes no cartão Extra e até 10 vezes nos demais cartões.

Além dessas ofertas diárias, os clientes também poderão aproveitar outros itens que estarão na dinâmica do “1, 2, 3 Economia Extra”, que oferece produtos com descontos progressivos e, quanto mais o cliente comprar, maior será a economia. A rede conta, ainda, com o “HiperFeira” que oferece ofertas ainda mais vantajosas na categoria de perecíveis (hortifrúti, carnes e peixes) durante todos os dias da semana; e “O Mais Barato”, no qual centenas de produtos têm a garantia do preço mais baixo da loja comparado com item similar.

Em março deste ano, o Extra realizou uma rodada de negociações, mobilizando a indústria nacional e local, com o objetivo de negociar e garantir as melhores ofertas aos consumidores nordestinos, levando uma cesta de produtos de básicos a sazonais para o São João. “Os itens que foram sucesso de vendas na campanha do verão estarão novamente com preços imperdíveis em junho e, com isso, esperamos ter um desempenho ainda melhor”, reforça Chistianno Sanguinetti, gerente comercial do Extra Nordeste.

Ignorando a crise, milhares de pessoas lotam Feira da Beleza do Nordeste

Ignorando a crise econômica e política do País, milhares de pessoas estão lotando os corredores da Feira da Beleza do Nordeste – Hairnor que começou no sábado e termina nesta segunda-feira no Centro de Convenções de Pernambuco, das 14h às 20h. Para alegria dos expositores vindos de todo o Brasil, o público visitante, formado por, principalmente, profissionais da área de beleza e público em geral, disputaram avidamente os produtos que estavam sendo ofertados nos estandes com preços promocionais nos dois primeiros dias do evento.

Segundo os organizadores, o movimento registrado até agora sinaliza que o público total do evento deverá superar as 45 mil pessoas estimadas inicialmente para a Hairnor 2017. “Isso mostra a força do mercado de beleza nordestino que, já há alguns anos, tem tido um desempenho acima da média nacional”, afirma Emanuel Luna, organizador da feira. Ele explica ainda que quando o orçamento aperta, um dos últimos itens que as pessoas cortam quando necessitam reduzir seu orçamento doméstico são os relativos a beleza.

Realizada anualmente desde 2010, a Hairnor tem crescido ano a ano atraindo visitantes de Pernambuco e estados vizinhos. O sucesso do evento, segundo Stanley Nascimento, também organizador da feira, se deve ao fato da feira proporcionar aos profissionais da região a acesso às últimas novidades de produtos e equipamentos destinados ao setor, além de oferecer oportunidade de capacitação profissional. Além disso, tantos os profissionais como o público em geral aproveitam o evento para adquirir produtos com preços mais baixos. 

Na Hairnor, estão participando mais de 400 marcas expositoras com uma infinidade de produtos, que vão desde cosméticos básicos, como batons, xampus e esmaltes, até equipamentos como secadores de cabelo, chapinhas e móveis, além de sistemas de gestão para salões de beleza. Além disso, existe ainda, no pavilhão de exposições, uma área exclusiva para o segmento de estética.

Simultaneamente à Feira, acontece o IV Congresso de Estética e Cosmética HAIRNOR 2017 e o VI Workshops HAIRNOR 2017 que é uma oportunidade que os profissionais têm para levar para os seus salões e clínicas de beleza, conteúdo técnico e inovador, como diferencial para aumentar a competitividade no mercado de beleza e a qualidade dos serviços oferecidos ao público.

Para profissionais do segmento de beleza, a feira é grátis mediante apresentação de convite. Para os não profissionais, o ingresso, válido para a segunda-feira custa R$ 20,00. Os participantes de caravanas não pagam ingresso para visitar a Feira.

MAPA INTERATIVO

Este ano, a organização da Hairnor lançou o Mapa Interativo Digital para orientação do público que está no pavilhão de exposições. O programa Hainor 2017, que tem versão para celulares Androide e IOS, possibilita que o visitante se localize na feira e trace a rota até o estande que deseja visitar. Além disso, permite que o usuário marque os estandes já visitados e envie mensagens para os expositores.

Unicef diz que 100 mil crianças estão presas entre fogo cruzado no Iraque

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou que cerca de 100 mil crianças estão presas entre fogo cruzado na cidade iraquiana de Mossul, onde ocorre uma batalha para expulsar o grupo terrorista Estado Islâmico (EI). As informações são da EFE.

Em comunicado, o representante do Unicef no Iraque, Peter Hawkins, avalia que "cerca de 100 mil crianças estão em condições extremadamente perigosas no oeste de Mossul", onde se encontram "sob fogo cruzado".

Hawkins disse ainda que a agência da ONU está recebendo "notícias alarmantes de civis que estão sendo assassinados no oeste de Mossul, entre eles várias crianças. Algumas teriam sido assassinadas enquanto tentavam fugir desesperadamente dos combates".

A Comissão de Direitos Humanos do Conselho provincial de Nínive, da qual Mossul é capital, denunciou ontem a morte de pelo menos 170 civis no dia 1° de junho pelas mãos dos jihadistas em um bairro situado na parte ocidental do rio Tigre, que divide a cidade em duas.

O representante do Unicef foi enfático: "os ataques contra civis e infraestruturas civis como hospitais, clínicas, escolas, casas e sistemas de água devem parar imediatamente".

Agência Brasil

Denúncia: Ministério da Saúde compra remédios 3000% mais caros

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) apresentou, nesta quarta-feira (31), denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro da Saúde, Ricardo Barros (foto), pela compra de Alfaepoetina e a Ribavirina junto ao laboratório Blau Farmacêutica a um custo 3.000% superior ao da Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, que também fabrica os medicamentos. A denúncia também foi entregue em mãos ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro.

Utilizada no tratamento da Hepatite C, a Ribavirina é fornecida ao SUS pela Fiocruz-Farmaguinhos desde 2008, com preço unitário de R$ 0,17. Apesar do contrato de aquisição com a Fiocruz ainda estar em vigor, o Ministério decidiu deixar de comprar no segundo semestre de 2016. Em dezembro, já com estoque reduzido, realizou pregão e contratou a empresa Blau no valor total R$ 109.598.164,20, com o custo unitário de R$ 5,19 – 30 vezes (2.000%) mais caro. O primeiro empenho, no valor de R$ 50,9 milhões, foi liberado pelo Ministério ao laboratório Blau em 21 de fevereiro.

As irregularidades envolvendo a compra do Alfaepoetina, usada no tratamento de doença renal e tecidos transplantados, foram atestadas por Jorge Solla nesta segunda-feira (29), em visita ao complexo Biomanguinhos, no Rio de Janeiro. A compra, publicada no Diário Oficial do dia 27 de abril, no valor de R$ 63,5 milhões, foi a primeira desde que a Fiocruz estabeleceu parceria com fundação cubana Cimab, em 2005, para a transferência de tecnologia da fabricação do medicamento para o Brasil.

Em nota distribuída em 15 de maio, quando o escândalo veio a público, o Ministério da Saúde afirma que para a mudança na política de aquisição de medicamentos se deve aos preços praticados pelo mercado, cuja dispensa de licitação teria levado a uma economia de R$ 128 milhões ao ano. Mas um comunicado assinado pelo diretor da Biomanguinhos, Artur Couto, que circulou internamente na Fiocruz no dia 19 de maio, a suposta diferença de preço é de aproximadamente R$ 30 milhões. 

“O preço praticado no ‘processo de aquisição anterior’ por Bio-Manguinhos considerava os valores pactuados em contrato e discutido com o MS anualmente, conforme consta no oficio 5555/2015/DAF/SCTIE/MS. Em momento algum, durante o processo de discussão dos preços no MS, ocorrido em novembro/16, foi discutido a necessidade de avaliação e redução do preço da Alfaepoetina, diferentemente do que ocorreu com outros produtos”, destacou o diretor de Farmanguinhos, na nota. Segundo ele, o preço médio cobrado pela Fiocruz nos últimos dez anos representou economia de R$ 6 bilhões.

O diretor destacou ainda que a parceria para transferência de tecnologia está em fase final. E que a Fiocruz começará a produzir neste ano o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), matéria-prima do medicamento, na nova planta industrial, que recebeu investimento de R$ 478 milhões. Durante os últimos dez anos, a Biomanguinhos produziu o medicamento com matéria-prima importada de Cuba. A Blau Farmacêutica utiliza IFA importada da China.

“Temos uma fábrica de meio bilhão de reais, que em poucos meses estará pronta para operar, construída para fabricarmos aqui e barateamos em mais de 40% o custo do medicamento, mas que pode virar um elefante branco porque o governo agora não quer mais comprar da Fiocruz, cancelou o contrato com a Fiocruz, que é do governo”, disse o deputado Jorge Solla.

O parlamentar também chamou atenção para a dispensa emergencial de licitação para a compra de doses em estoque na Biomanguinhos. “É nosso aquele medicamento, pagamos para produzir, e corre o sério risco de perder a validade porque será distribuído outro, da Blau, enquanto a produção em estoque da Fiocruz não tem perspectiva de saída e há lotes com vencimento de julho de 2018”, alertou.

Com informações do Brasil de Fato e da Rede Brasil Atual

Diretas Já em Olinda



A Praça do Carmo, em Olinda, foi ocupada neste domingo (4) pelo evento ‘Não me Venha com Indiretas’, que pede a saída do presidente Michel Temer (PMDB) e, em seguida, a realização de eleições diretas. Idealizado por artistas e produtores culturais, o evento teve início por volta das 14h com apresentações de artistas de rua, DJs e cantores pernambucanos como Cannibal e Lia de Itamaracá.

Pouco antes das 18h, a organização do ato informou que 3 mil pessoas participavam do evento. A Polícia Militar em Pernambuco não divulga a estimativa de participantes de mobilizações sociais.

De acordo com o coordenador de comunicação do evento, Rodrigo Édipo, o ato não teve auxílio de partidos políticos e, através da arte, busca alcançar dois objetivos: ocupar o espaço público e pedir eleições diretas, apesar de a reivindicação ser inconstitucional.

“A cultura é transformadora e fundamental para passar o recado que queremos, de pedir eleições diretas. Inconstitucional é o que vivemos hoje, com um governo que não representa o povo e com a aprovação de leis e emendas que não trazem benefícios”, afirma.

O bloco carnavalesco Eu Acho é Pouco também desfilou pelas ladeiras de Olinda durante o evento. Com a frase “Fora Temer”, o dragão símbolo da agremiação arrastou foliões pelas ladeiras do Sítio Histórico, chegando à concentração do evento por volta das 17h. DJs como Allana Marques, Lala K, 440, Gabriel Mago e bandas como Malícia Champion também se apresentam no local.

Com informações do Portal G1 e Foto do Diario de Pernambuco

Diretas Já em São Paulo


Artistas fizeram shows em São Paulo neste domingo (4.jun.2017) pela saída do presidente Michel Temer e por eleições diretas. O “SP pelas Diretas Já” reuniu, segundo os organizadores, 100 mil pessoas –a Polícia Militar não divulgou estimativa. O evento foi no Largo da Batata, Zona Leste da capital paulista.

Chico César foi o 1º a se apresentar, por volta de 12h. A programação contou com Criolo, Mano Brown, Tulipa Ruiz, Pitty, Péricles, Paulo Miklos, Emicida, Otto, Simoninha e outros, além de blocos de carnaval.

Integraram o protesto centrais sindicais como a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e os movimentos sociais Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, Central de Movimentos Populares, União Nacional dos Estudantes e Levante Popular da Juventude.


Portal Poder 360º

Desemprego entre os idosos sobe, enquanto oferta diminui

Francisco Augusto Alves Maia (foto), 68, se aposentou há um ano, depois de trabalhar por 22 anos como operador de caixa na casa noturna New Sagitarius, em Belo Horizonte. Agora, procura uma oportunidade de voltar ao mercado. “Preciso complementar a renda para conseguir pagar as despesas de casa. Aposentadoria é muito pouco, não daria para arcar nem com a metade das contas”, conta. A situação que ele vive é a mesma dos aposentados sem emprego que cadastraram currículo no portal Vagas.com: eles querem voltar a trabalhar.

O estudo “Aposentados ou em idade para se aposentar no mercado de trabalho”, do www.vagas.com, mostra que esse desafio não está sendo fácil. A pesquisa com idosos sem emprego – já aposentados ou não – revela que apenas 17% receberam alguma proposta nos últimos três meses. Em 2012, a oferta era mais que o dobro: 36% haviam sido sondados para voltar ao trabalho.

Se, por um lado, a oferta de postos de trabalho caiu tanto, por outro o número de desempregados idosos procurando trabalho por meio do site especializado aumentou. Neste ano, 72% dos profissionais da terceira idade cadastrados no Vagas.com estão sem emprego. Em 2012, só 48% encontravam-se nessa situação.


Jornal O Tempo (MG)

Novas gravações sobre Temer podem ser divulgadas em breve

Responsável pela defesa de Michel Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o advogado Gustavo Guedes afirmou neste domingo (4) à reportagem que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, "está tentando constranger" o tribunal eleitoral a condenar o presidente.

"Temos indicativos de que virão movimentos e iniciativas de Janot às vésperas do julgamento do TSE na tentativa de constranger o tribunal a condenar o presidente", afirmou o advogado. "Nos preocupa muito o procurador-geral da República se valer de toda a estrutura que tem para tentar constranger um tribunal superior", completou.

Segundo Guedes, há pelo menos dois fatores que indicam o viés da atuação de Janot. O atraso no envio das perguntas pela Polícia Federal para que Temer preste depoimento por escrito no inquérito decorrente da delação da JBS, e as informações que, ainda de acordo com o advogado, chegaram ao Palácio do Planalto de que há no Ministério Público Federal novas gravações contra o presidente a serem divulgadas nos próximos dias.

"Essas gravações viriam a ser divulgadas entre hoje (domingo) e amanhã (segunda) na tentativa de constranger o TSE", disse Guedes. "Isso é um aparente armazenamento tático de gravações, ou seja, quando não se usa o material ao ter conhecimento dele, mas só quando há interesse em utilizá-lo", completou o advogado.

Sobre as perguntas que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin autorizou Temer responder por escrito, Guedes afirmou que elas ainda não foram enviadas à defesa do presidente e que, caso cheguem nesta segunda-feira (5), por exemplo, o prazo de 24 h terminaria justamente na terça-feira (6), dia em que o TSE retoma o julgamento que pode cassar a chapa Dilma-Temer.

"Seria legítimo se a mesma agilidade em pedir que o presidente fosse ouvido se aplicasse no envio das perguntas. Querem enviar amanhã (segunda), para dar as 24 h na terça, às 19h, quando começa o julgamento?", questiona o advogado.

Até o fim desta semana, o governo acreditava que havia um cenário favorável para a absolvição da chapa no plenário do TSE, por 4 votos a 3. No entanto, após a prisão do ex-deputado e ex-assessor do presidente Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), neste sábado (3), a avaliação de assessores do presidente é a de que deve haver impacto político no humor dos sete ministros que compõem a corte e, portanto, o resultado poderia ser diferente do esperado.

De acordo com a defesa de Temer, o suposto armazenamento de gravações novas, que viriam a público nos próximos dias, somado ao atraso no envio das perguntas ao presidente pode resultar na antecipação da apresentação de uma denúncia contra ele.

Guedes diz que, apesar da piora no cenário político, a estratégia de defesa não mudou e afirma que continuará trabalhando para que o julgamento no TSE seja estritamente "técnico". 

Notícias ao Minuto (Rio)

Pernambuco tem 27 municípios em estado de Emergência

A partir das novas informações coletadas pela Defesa Civil do Estado, o Governo de Pernambuco decretou, neste domingo (04.06), estado de Emergência em mais três cidades, são elas: São José da Coroa Grande, Bonito e Escada. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (05.06). Com a inclusão, Pernambuco passa a contabilizar, agora, 27 municípios nesta lista, contando com os 24 já divulgados anteriormente. Até o momento, o número de desalojados está em 43.605 e o de desabrigados é de 3.252.

Após a avaliação do cenário e conclusão da necessidade do decreto, equipes técnicas da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros serão, agora, enviadas às novas cidades em estado de Emergência para a execução das primeiras medidas de assistência à população em cada uma dessas localidades. 

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Luiz Augusto, explicou o que muda com a intervenção. “Decretado o estado de Emergência, essas cidades passarão a ser assistidas, também, pelos recursos destinados pelo Governo Federal, além de toda a assistência já oferecida pelo Estado”, ressaltou.

DONATIVOS - Ao longo da semana, os diversos pontos de arrecadação implantados pelo Governo do Estado têm registrado um acréscimo permanente no número de donativos doados pelos milhares de pernambucanos que se solidarizaram com a causa. Até o momento, foram entregues aos municípios em estado de Emergência cerca de 106,5 toneladas de alimentos, 117.165 litros de água potável, 41,5 toneladas de roupas, 88.800 metros quadrados de lona, 4.540 kits limpeza e 7.705 kits dormitório e 6.223 colchões.

FRALDAS – Apesar do aumento das doações, um item de extrema necessidade, a fralda, ainda encontra-se em baixa nos postos de arrecadação. A alta demanda pelo produto foi relatada pelo Gabinete de Crise Central e, por isso, o Governo de Pernambuco faz um apelo à população para que sejam priorizadas as doações de fraldas, de qualquer tamanho, seja geriátrica ou infantil, e de itens de higiene pessoal, como absorventes.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco