domingo, 20 de março de 2022

Mãos na Berlinda

 

A tecnologia veio para nos ajudar, ser uma aliada em nosso dia a dia. Mas, como em qualquer circunstância, tudo de mais se torna um "veneno". Pessoas que utilizam as mãos no trabalho são as que mais sofrem com incômodos, entre elas, estão os digitadores, designers, programadores, profissionais de rede social, jornalistas e mesmo adolescentes e crianças, que normalmente ficam, hoje em dia, muito em frente às telas.

Com esse uso muito frequente da internet e dos celulares, aqueles que passam esse tempo usando tablets e celulares, estão apresentando mais frequentemente a tendinite na mão, devido à repetição dos movimentos e uso contínuo dos aparelhos.

Quem sofre com a tendinite na mão costuma apresentar um conjunto de sintomas que são típicos da doença sendo o mais comum deles a dor na mão. Esse incômodo costuma se concentrar na região onde fica o tendão, mas, pode irradiar para os músculos que ficam ao redor aumentando a sensação.

O inchaço, ardor e formigamento também são bastante comuns e a fraqueza para realizar movimentos pode surgir em alguns casos. Quando existe a movimentação da musculatura e dos tendões é possível que os sintomas fiquem mais fortes e dificultem no dia a dia das atividades de trabalho e pessoais.

“Se perceber que os sintomas se fazem presente por alguns dias, é indicado que se busque ajuda médica, pois, dessa forma poderá ser feito um diagnóstico preciso e iniciar um tratamento”, afirma o presidente da SBOT-PE - Sociedade de Ortopedia e Traumatologia de Pernambuco, Eduardo Queiroz (foto).

O mais comum é que se trate a tendinite na mão com repouso, compressas frias e anti-inflamatórios. O uso de próteses para imobilização também pode ser indicado evitando que o paciente faça movimentos e venha afetar os tendões já comprometidos.

Caruaru distribui sementes de milho e feijão para agricultores

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, disponibiliza, gratuitamente, sementes do Programa Municipal de Distribuição de Sementes para os pequenos produtores rurais. Ao todo serão distribuídas 17 toneladas de sementes, sendo dez de milho e cinco de feijão para o plantio, além de duas de sorgo forrageiro para alimentação de animais nos períodos de escassez. Cerca de duas mil famílias de agricultores serão beneficiadas.

A ação tem como objetivo apoiar e fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar, com a elevação e eficiência da produção agrícola, ofertando mais geração de renda e qualidade de vida para o agricultor.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Bruno França, o município tem buscado alternativas de melhorias para os agricultores com a distribuição de sementes de qualidade para o início do plantio de milho no período de maior necessidade, quando começa a temporada de chuva.

“A Secretaria de Desenvolvimento não vem medindo esforços para incentivar o produtor rural do nosso município com a distribuição de sementes. Isso faz parte do programa que assegura as condições para os agricultores familiares fazerem e garantirem a colheita em suas áreas, estimulando o plantio familiar”, enfatizou.

Serviço - Os pequenos agricultores interessados no serviço do Programa Municipal de Distribuição de Sementes podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Bloco C da Prefeitura de Caruaru, na Rua José Rafael Cavalcanti, s/n°, no Bairro Pinheirópolis, com cópias do RG, CPF e comprovante de endereço. O horário de atendimento vai das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3701-1455.

lmprensa Caruaru PE