quarta-feira, 13 de julho de 2016

Manobra de Cunha desmoraliza Câmara

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), adiou para esta quinta-feira 14 às 9h a continuação do debate sobre o recurso apresentado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contra o processo de cassação contra ele no Conselho de Ética.
A decisão revoltou os membros do colegiado, que queriam votar hoje o recurso do deputado afastado. Os parlamentares passaram a gritar "manobra" e "vergonha" contra Serraglio, que é aliado de Cunha.
A votação do recurso estava prevista para esta quarta, para assim ser encaminhada para análise em plenário. Serraglio afirmou que "lamentava", mas que não podia atrapalhar a votação para presidente da Câmara, marcada para as 17h30.
"VERGONHA: Osmar Serraglio, presidente da CCJ e aliado de Cunha, quer encerrar sessão e convocar outra p/ amanhã quando ñ terá quórum", postou Erika Kokay (PT-DF) no Twitter, minutos antes do fim da sessão.
Serraglio saiu fugido do plenário, enquanto os deputados gritavam "queremos votar". 
Clique no link para assistir: 
Portal Brasil 247

SDS resgatando cidadania

O Programa Resgatando Cidadania, da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC, da Secretaria de Defesa Social – SDS, promove serviços gratuitos de documentação básica nesta quinta-feira (14/07), e no sábado (16/07). As ações acontecem nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.
Na ocasião serão emitidas cerca de 400 carteiras de identidades de forma gratuita.

Serviço:
• Recife – Nova Descoberta
Data: 13/07 de 8h às 12h
Local: Escola Municipal Nova Descoberta
End.: Rua Jornalista Waldete Agra, 100, Nova Descoberta, Recife - PE
Serviços Oferecidos: Emissão de 50 carteiras de identidade
Parceiro: SDS, IITB e PCR

• Muribeca – Jaboatão dos Guararapes (Governo Presente)
Data: 16/07 de 8h às 12h
Local: Escola de Referência Edson Moury Fernandes
End.: Rua Conjunto Residencial Muribeca, Vila Cohab, Muribeca, Jaboatão dos Guararapes - PE
Ponto de Ref.: Próximo ao Núcleo de Segurança da Polícia Militar 
Serviços Oferecidos: Emissão de 200 carteiras de identidade
Parceiros: SDS, IITB e Governo Presente

• Arthur Lundgren II – Paulista
Data: 16/07 de 8h às 12h
Local: Escola Estadual Governador Eraldo Gueiros Leite
End.: Rua Serra Talhada, s/n, Arthur Lundgren II, Paulista - PE
Serviços Oferecidos: Emissão de 150 carteiras de identidade
Parceiros: SDS, IITB e SJDH (É Meu Direito)

Imprensa SDS PE

"O Massacre de Angicos" será encenada em Serra Talhada


A 5ª edição do espetáculo “O Massacre de Angico – A morte de Lampião”, que conta a vida do Rei do Gangaço, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, afamado como herói e bandido e seu bando, acontece entre os dias 27 e 31 deste mês, às 20h, na Estação do Forró (antiga Estação Ferroviária), em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. A peça mostra o perfil deste homem visto por outro viés, uma figura mais humana. O evento é gratuito e a expectativa é reunir mais de cinquenta mil pessoas nos cinco dias da temporada.
O espetáculo tem direção do ator e dramaturgo José Pimentel e conta no elenco com artistas locais e atores do Recife e de Olinda. “Lampião me faz recordar meu pai, Virgínio Pimentel, que costumava me contar a história de que o encontrou duas vezes, antes mesmo de eu nascer. Tinha uma foto lá em casa com meu pai vestido de cangaceiro e usando os dois punhais que ele ganhou de presente de Lampião! Por isso, desde pequeno, eu ouvia falar bem dele, que pra mim sempre foi um herói”, afirma Pimentel. O intérprete de Lampião é o ator e dançarino de Serra Talhada, Karl Marx, integrante do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. “A responsabilidade é grande porque se trata de um personagem que mexe com a imaginação das pessoas, que influenciou a cultura popular sertaneja, os valores morais e até o modo de viver do nosso povo”, conta ele. A atriz e cantora alagoana Roberta Aureliano, que passou toda a infância em Serra Talhada, fará o papel de Maria Bonita. 
A peça é concebida a partir do único texto dramatúrgico sobre o tema, escrito pelo pesquisador do Cangaço, Anildomá Willans de Souza, natural de Serra Talhada, mesma cidade onde Lampião nasceu. Anildomá possui ainda as obras: Lampião, o Comandante das Caatingas, Xaxado: Dança de Guerra dos Cangaceiros de Lampião, Nas Pegadas de Lampião e Lampião: Nem Herói Nem Bandido – A História. “O cangaceiro violento, bandido, que não abre um sorriso, já está retratado por aí. Nós queremos mostrar o outro lado deste homem, que chora, se apaixona, sente medo da morte pressentida e faz declarações de amor. Um Lampião diferente, mais gente: um Lampião com alma, que fala de morte sim, mas também de amor. Que desafia o inimigo com um punhal, mas ao clarão da lua sertaneja, declara-se poeticamente à mulher amada. Esta é proposta do espetáculo”, revela Anildomá. 
A peça acontece desde 2012 e conta com os apoios da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Empetur/Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Serra Talhada, além de diversas empresas locais.
Serviço: 
Espetáculo “O Massacre de Angico – A morte de Lampião”Local: Estação do Forró (antiga Estação Ferroviária), em Serra Talhada Data: Entre os dias 27 e 31 de julhoHora: A partir das 20h


Grande Recife transportes em greve

Os cerca de 250 empregados do Grande Recife Consórcio de Transporte paralisaram as atividades nesta quarta-feira (13). A categoria vai interromper os serviços por 72 horas para pressionar o governo a negociar a reposição salarial, com data-base em setembro de 2015. De acordo com Ceci Feitosa, secretaria geral do Sindserpe, o governo propôs esperar o quadrimestre, com fechamento em 30 de setembro para voltar à mesa de negociação e só discutir a proposta no mês de outubro.

Rádio CBN Recife

Câmara: eleições voltam a ser no final da tarde

A Secretaria-Geral da Mesa acaba de informar a antecipação, das 19 horas para as 17h30, da sessão destinada à eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados. Com isso, nenhuma candidatura pode mais ser incluída ou retirada, pois o prazo seria de uma hora antes da sessão.
Houve quatro desistências: Heráclito Fortes (PSB-PI), Maria do Rosário (PT-RS), Beto Mansur (PRB-SP) e Fausto Pinato (PP-SP).
Estão na disputa 14 deputados: Rodrigo Maia (DEM-RJ); Evair Vieira de Melo (PV-ES); Miro Teixeira (Rede-RJ); Giacobo (PR-PR); Cristiane Brasil (PTB-RJ); Luiza Erundina (Psol-SP); Fabio Ramalho (PMDB-MG); Carlos Manato (SD-ES); Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO); Marcelo Castro (PMDB-PI); Rogério Rosso (PSD-DF); Gilberto Nascimento (PSC-SP); Esperidião Amin (PP-SC); e Orlando Silva (PCdoB-SP).
Processo eleitoral - Cada candidato terá 10 minutos para defender suas propostas no Plenário, na ordem do sorteio realizado no início da tarde.
Depois disso, terá início o processo de escolha do novo presidente, por meio de votação secreta, registrada nas urnas eletrônicas instaladas no Plenário.
Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar. Então, quem tiver maior número de votos será eleito.
Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa.
Com informações da Agência Câmara e do Portal Brasil 247

Americano #MandaNudes em protesto contra Trump

O fotógrafo e artista norte-americano Spencer Tunick, famoso por suas fotografias de corpos nus, disse que uma centena de mulheres nuas vão acolher o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, quando ele for para Cleveland para a Convenção Nacional de seu partido. A manifestação, intitulada Everything She Says Means Everything (tudo que ela diz significa tudo, em bom português), vai envolver mais de 100 mulheres, que irão apoiar espelhos circulares para "refletem a consciência e o conhecimento das mulheres progressistas e o conceito da Mãe Natureza." Por que só elas? De acordo com pesquisas, é do sexo mais justo que será o maior obstáculo para Trump e o artista disse que as mulheres querem um futuro que garante direitos iguais para suas filhas.

Corriere della Serra (Itália)

Relatório afirma que Estado Islâmico pretendia atacar no Brasil

O grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) planejou um atentado contra a delegação da França durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontece em agosto no Rio de Janeiro, no Brasil. A informação consta de um relatório de oficiais de inteligência do governo francês divulgado hoje (13).

A informação foi passada pelo chefe da Direção de Inteligência Militar (DRM), general Christophe Gomart, durante uma audiência em 26 de maio na Comissão Parlamentar de Luta contra o Terrorismo que investiga os atentados de 2015 na França. O relatório da audiência, porém, só foi divulgado nesta quarta-feira no site da Assembleia Nacional.

Em declarações aos parlamentares, Gomart conversou com o deputado Georges Fenech sobre um membro brasileiro do Estado Islâmico que estaria prestes a "cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos".
De acordo com o jornal Liberation, esta parte do diálogo não deveria ter sido incluída no relatório divulgado hoje e que só aparece no documento por um erro de transcrição. Isso porque o relatório, assim como Gomart, não dão informações sobre a identidade do brasileiro, nem sua localização – provavelmente ele estaria fora do Brasil e pode já estar detido.

Diversos analistas afirmam que os Jogos Olímpicos, que serão disputados de 5 a 21 de agosto, podem ser uma oportunidade para atentados terroristas.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elevou em abril o risco de ataque do Estado Islâmico durante as Olimpíadas, alegando que tem aumentado o número de cidadãos do país que se aliam ao grupo extremista. O ministro da Defesa do governo interino de Michel Temer, Raul Jungmann, também admitiu que o Estado Islâmico é uma preocupação.

Em 13 de novembro de 2015, o grupo terrorista cometeu uma série de atentados em Paris, que provocaram a morte de 130 pessoas. O episódio é considerado um dos mais sangrentos da história recente da França.

Agência Brasil

Moda Plus Size é tendência de mercado

Mais da metade da população brasileira está acima do peso e, destas, 17,9% são obesas. São pessoas que demandam por roupas de tamanhos grandes e aquecem um nicho em expansão: o de moda plus size. A procura por roupas do tipo é crescente e existem poucas empresas atuando nesse mercado, criando uma oportunidade de negócio, especialmente para as micro e pequenas empresas. De acordo com pesquisa inédita do Sebrae, 17,7% das lojas do varejo da moda do Brasil vendem roupas em tamanho grande, sendo que apenas 3,5% delas são especializadas em moda plus size.

A pesquisa do Sebrae mostrou que 71% das pessoas que usam GG têm dificuldades para encontrar roupas nas lojas e 86% delas se dizem insatisfeitas com as opções de roupas para manequins grandes. Segundo o estudo, a maioria do público tem dificuldades de comprar vestido de festa (59%), calças (56%) e lingerie (49%). Além disso, a maior parte deles compra roupas mensalmente (38%) em lojas de departamento, em sua maioria (52%).

“Estes dados são importantes para os empresários que atuam ou desejam atuar com plus size. Com a pesquisa, é possível entender melhor as necessidades dos consumidores para produzir e comercializar roupas com mais informação de moda, variedade de tamanhos, modelagem e caimento perfeitos ao biótipo do cliente”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, ressaltando que a pesquisa buscou saber a altura, o peso e o manequim de quem tem dificuldades de comprar roupas em lojas convencionais.

Mercado
O setor da moda plus size cresce a cada ano e movimentou, em 2014, cerca de R$ 5 bilhões, o que representa 5% do faturamento total do segmento de vestuário, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). “Os dados mostram que o mercado ainda se encontra muito aquém do seu verdadeiro potencial, uma vez que mais da metade dos brasileiros se encontra acima do peso”, ressalta Afif. Pesquisa do Instituto IEMI – Inteligência de Mercado identificou ao menos 492 indústrias de confecção no Brasil que já desenvolvem coleções específicas para o segmento – o equivalente a apenas 2,5% do total dos estabelecimentos em atividade no setor. De acordo com o IEMI, de 2013 a 2015, o segmento avançou 7,9% em volumes de peças e quase 13% em receitas nominais.

A moda plus size é direcionada para pessoas, especialmente mulheres, que usam roupas acima do padrão convencional existente nas lojas, isto é, muito altas, com coxas grossas, bustos maiores, pés grandes e que usam roupas de tamanho acima do 44 e calçados acima do 39. A quantidade de potenciais clientes das roupas GG é, ao mesmo tempo, oportunidade e desafio, pois atuar nesse nicho exige uma compreensão sobre o público, suas necessidades, anseios, percepções e comportamentos. São pessoas que não querem apenas vestir uma roupa que atenda ao seu manequim, mas, sobretudo, ressaltar seu estilo e beleza por meio do uso de roupas e acessórios da moda.

“As mulheres estão cada vez mais exigentes e sofisticadas. Além disso, uma parcela considerável da população acima do peso é jovem. Uma vez que os jovens impulsionam o mercado da moda, é importante estar atento ao seu comportamento de consumo e às tendências da moda para esse público”, recomenda Afif. “A pesquisa com os consumidores mostrou, por exemplo, que 70% deles avaliam que os produtos plus size são básicos e apenas 16% acham que eles despertam desejo de compra”, acrescenta.

Fórum - A pesquisa é base para os debates do Fórum Sebrae Discute Plus Size, que a instituição está realizando este ano com o objetivo de acompanhar mais de perto as tendências e as inovações no segmento. O primeiro fórum aconteceu no dia 1º de julho, em São Paulo. Outras duas edições serão realizadas em Fortaleza e em Campo Grande no segundo semestre. O evento tem o objetivo de reunir empresários e especialistas para debater sobre novos modelos de negócios, comportamento do consumidor e desafios do comércio desse tipo de roupa para subsidiar as ações do Sebrae voltadas ao desenvolvimento e ao fortalecimento dos pequenos negócios desse nicho.

Agência Sebrae de Notícias

Netflix pode perder meio milhão de assinantes

Nos Estados Unidos, um aumento de dois dólares em todas as assinaturas pode levar a Netflix a perder cerca de 500 mil assinantes. A estimativa é de um estudo de Anthony DiClemente, analista da Nomura Securities, divulgado pela revista norte-americana Forbes.
Publicidade
Até o fim do ano, nos EUA, todas as contas, antigas ou novas, sofrerão o aumento: de 7,99 dólares para 9,99 dólares (serviço de duas telas + HD). Em maio de 2016, as contas de clientes novos tiveram aumento de preço, mas as contas criadas antes de maio de 2014 foram momentaneamente poupadas.
Mas, em outubro, o novo preço valerá para todos. Por lá, são 47 milhões de clientes (e 81,5 milhões no mundo). Mesmo com o quase meio milhão de clientes desistentes, a marca não está muito preocupada, mesmo porque já esperava tal reação. Os dois dólares a mais levarão a um aumento de 520 milhões de dólares em sua receita anual.

Brasil - Por aqui, a marca anunciou, em maio, que os clientes anteriores a junho de 2015 passariam a pagar o mesmo preço que os clientes novos - não mais o preço antigo, "promocional" para as contas antigas. Em junho, todas as assinaturas de R$ 19,90 passaram a custar R$ 22,90 (duas telas + HD). Já a assinatura de quatro telas + HD passou de R$ 26,90 para R$ 29,90.

Revista Exame

Obra da Compesa em Casa Forte

A Compesa iniciou hoje (13), uma intervenção emergencial na rede coletora de esgoto no bairro de Casa Forte, zona norte do Recife. A obra, que está sendo realizada em frente ao número 44 na Rua Doutor Samuel Lins, prevê a  substituição de, aproximadamente, três metros da rede coletora de esgoto, que possui 200 milímetros de diâmetro e está a três metros de profundidade. 
Para a execução da obra, foi preciso interditar toda a via. A ação, que faz parte do programa Cidade Saneada, parceria entre a Compesa e a Odebrecht Ambiental, trará melhorias ao sistema de esgoto na região, com a recuperação do trecho da rede. A intervenção deve ser concluída até o próximo sábado (16).
 Imprensa Compesa

#VaiSafadão: cantor é convidado para comentar futebol na Globo

O cantor cearense foi convidado agora para participar da primeira transmissão dos Jogos Olímpicos. A ideia é ter o músico como comentarista especial de Brasil x África do Sul, pelo futebol masculino no próximo dia 4. A partida será disputada em Brasília, às 16h. A informação é do colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", desta segunda-feira (11).

De acordo com a emissora, o artista estará ao lado de mais famosos. "Não se trata de comentarista, mas de torcida convidada. Durante algumas transmissões de futebol, a Globo terá vários convidados para assistir às partidas do estúdio da emissora no Parque Olímpico. O Wesley foi convidado para se juntar a outras pessoas como atores, atrizes, cantores, ex-jogadores de futebol e atletas do Time de Ouro em um desses jogos", afirmou a Comunicação da Globo.

Enquanto isso, ele prepara a gravação de um novo DVD, em Aquiraz, no Ceará. Segundo a publicação, 300 pessoas estão envolvidas nesse show, que será realizado dia 19 na casa onde Wesley vivia. O novo trabalho do artista vai ser bem diferente daquele gravado em agosto passado no estacionamento do estádio Mané Garrincha, com mais de 40 mil pessoas.

Pure People

Relator da LDO rejeita CPMF para 2017

O senador Wellington Fagundes (PR-MT), relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), retirou a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) da relação de possíveis fontes de arrecadação para o Orçamento do governo em 2017.
O relatório sobre o PLN 2/2016 deve ser votado hoje (13) na Comissão Mista de Planos e Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
Para o senador, diante do atual momento político-social, a volta do imposto é “improvável e inoportuna”. Em documento encaminhado ao ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, Wellington observou que a manutenção da projeção de receita com base na CPMF “não contribui para a construção de um orçamento realista”.
O parlamentar defende ainda que a obtenção da meta orçamentária proposta pelo Executivo, que prevê déficit de R$ 139 bilhões, esteja amparada na redução dos gastos públicos e não represente a criação de novos impostos.
Para que a CPMF seja uma realidade a partir próximo ano, o Congresso teria de votar a medida até 31 de agosto, quando se encerra o prazo para encaminhamento do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Agência Brasil

Jenniffer Aniston: "Não estou grávida. Estou farta!"

Cansada de frequentes boatos sobre sua aparência física e de rumores sobre uma suposta gravidez sua, a atriz Jennifer Aniston escreveu um artigo em que critica o "absurdo e inquietante" escrutínio ao qual a mídia submete as mulheres.
"Eu não estou grávida. O que estou é farta", escreveu em um blog para oHuffington Post. "Estou farta do escrutínio feito quase por esporte e dessa exigência com o corpo dos outros feito com a desculpa do Jornalismo, da Primeira Emenda e das notícias de celebridade". A ex-atriz de Friends está casada com o ator e roteirista Justin Theroux há um ano e os rumores continuam.
As críticas de Aniston se dirigem a reportagens como a matéria de capa da revistaIn Touch Weekly, publicada em junho (ver foto abaixo). Na foto da capa, em que Aniston aparece de biquíni em pé, há uma seta apontada para sua barriga sob a manchete "Jen finalmente está grávida!". Boatos sobre uma suposta gravidez de Aniston são frequentes e ocorrem desde quando ela era casada com o também ator Brad Pitt, entre 2000 e 2005.
No blog, a atriz acrescentou: "Todos os dias, meu marido e eu somos assediados por dezenas de fotógrafos em frente a nossa casa que fazem qualquer coisa para conseguir qualquer tipo de foto."
"Quero focar no contexto, no que essa cultura insana dos tabloides representa para todos nós."
"A objetificação e o escrutínio pelo qual fazemos as mulheres passarem é absurdo e inquietante."
"A forma como sou retratada pela mídia é simplesmente um reflexo de como nós vemos e retratamos as mulheres em geral, todas medidas por um padrão de beleza torto."
Ela explicou que "nunca comentou fofocas", mas disse que queria escrever o post porque não estava nas redes sociais.
"O mês passado em particular me trouxe luz sobre o quanto a gente define uma mulher com base em seu status matrimonial ou maternal."
"Somos completas com ou sem um companheiro, com ou sem filhos."
"Somos nós quem temos que decidir, por nós mesmas, o que é bonito quando o assunto é nosso corpo. A decisão é nossa, e só nossa."
"Vamos tomar essa decisão por nós mesmas e pela jovens mulheres neste mundo que nós veem como exemplo."

"Não precisamos ser casadas ou mães para ser completas. Nós que determinamos nosso próprio 'felizes para sempre'", escreveu.
No final do artigo, Jennifer, que tem 47 anos, disse que está "cansada de ser parte desta narrativa" e que será "a primeira a contar" se engravidar.
"Fico chateada por quererem fazer eu me sentir 'menor' porque meu corpo está mudando e/ou porque comi um hambúrguer no almoço e fui fotografada por um ângulo estranho, e por isso ser considerada ou 'grávida' ou 'gorda'."
"Aprendi que as práticas dos tabloides, mesmo que perigosas, não vão mudar, pelo menos não em breve."
"O que podemos mudar é nossa consciência e reação às mensagens tóxicas contidas nessas histórias aparentemente inofensivas que são publicadas como verdade e moldam nossas ideias sobre quem nós somos."
BBC Brasil

Programa de Aprendizes para egressos da Funase

No dia em que o Brasil celebra 26 anos de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o governador Paulo Câmara assegurou a ampliação de 15% para 30% do número de vagas destinadas a aprendizes em instituições públicas estaduais. A medida, pioneira no País, beneficia socioeducandos e egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) que participam do projeto Vida Aprendiz. A iniciativa insere jovens, de 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, contando ainda com a colaboração de parceiros privados.  
 
Em seu pronunciamento, Paulo destacou que a iniciativa rompe o ciclo de violência causado pela falta de oportunidade. "A gente tem uma obrigação, enquanto poder público, de encontrar alternativas para os jovens que pegaram o caminho errado. Temos que encontrar mecanismos para reduzir o desemprego e aumentar a qualidade de vida das pessoas. E tenho certeza de essa é uma mão de obra muito disposta", frisou o chefe do Executivo pernambucano.
 
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, pontou que a decisão do Governo do Estado dialoga com o programa Pacto pela Vida na redução da criminalidade. "A inserção desses jovens em situação de risco no mercado de trabalho evita a reincidência de atos infracionais", afirmou o auxiliar o governador, explicando que o Vida Aprendiz atende 29 jovens. De acordo com o secretário, a ação será difundida no Interior, a partir do ano que vem. Atualmente, o Estado mantém 1.560 reeducandos nas 25 unidades da Funase.
 
O Governo de Pernambuco conta com a mão de obra de jovens aprendizes do sistema de ressocialização juvenil na Compesa, Lafepe, Complexo Portuário de Suape, Ad-Diper, Grande Consórcio Recife e Jucepe. Além disso, outras seis empresas privadas são parceiras da iniciativa local. A expectativa é de que o aumento das vagas de aprendizes impulsione as contratações do segmento.
 
OPORTUNIDADE - Este ano, o projeto Vida Aprendiz vai atender 100 jovens, de 14 a 22 anos, da Região Metropolitana do Recife (RMR). O participante precisa estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Eles cumprem uma carga horária de 20 horas semanais, em funções administrativas, em instituições e órgãos públicos do Estado. Com isso, serão garantidos, ainda, os direitos trabalhistas e previdenciários de todos os participantes.
 
Os contemplados passam por uma entrevista com a equipe técnica da SDSCJ e ainda participam de uma formação teórica. A frequência e o desempenho de cada participante será avaliado por profissionais do programa. Para isso, ao final de cada semestre será realizado um seminário de avaliação. O objetivo é promover permanentemente aperfeiçoamento, reflexão e a constante redefinição dos objetivos e das prioridades do projeto.
 
Lucas Martins, de 18 anos, encontrou um norte profissional a partir de uma oportunidade no projeto Vida Aprendiz. Ele contou que o seu envolvimento com o tráfico de drogas o fez ser internado na Funase por nove meses. Ciente de que suas escolhas, Lucas procurou aproveitar as chances para ter um futuro melhor. Hoje, o recifense trabalha no Lafepe e sonha em ser cursar Direito. "O programa abre portas e proporciona o nosso crescimento profissional. A partir dessa experiência, tenho certeza que vou fazer boas escolhas", afirmou Lucas. 

Participaram do o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira; o secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença; o presidente da Funase, Moacir Carneiro Leão; o vice-presidente da Jucepe, Flávio Sotero; os deputados estaduais Tony Gel e José Maurício Cavalcanti; o desembargador Luiz Carlos Figueiredo; o juiz Paulo Brandão; e membros do Tribunal de Justiça de Pernambuco e do Ministério Público de Pernambuco. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Cai a venda de materiais de construção

 As vendas de materiais de construção caíram 10,8 por cento em junho na comparação anual, informou nesta quarta-feira a Abramat, associação que representa o setor.
Assim, no acumulado do ano as vendas caíram 14,3 por cento. A Abramat projeta recuo de 8 por cento em 2016.
Em relação a maio, o recuo foi de 3,8 por cento.
"As condições negativas na economia continuam a afetar o desempenho da indústria. Estamos na expectativa de uma retomada do crédito para reformas e do anunciado estímulo à infraestrutura via concessões e PPPs (parceria público- privada)", disse em nota o presidente da Abramat, Walter Cover.
A Abramat prevê melhora dos resultados a partir de julho, devido à fraca base de comparação do segundo semestre de 2015.
Confirmada uma redução na inflação e a estabilização no nível de desemprego, a entidade prevê melhora nas vendas especialmente de materiais de acabamento. Já as vendas de materiais de base deve seguir fraca, devido à baixa atividade das construtoras, prevê a Abramat.
Em junho, a indústria de base teve queda de 13,7 por cento na comparação anual e de 3,8 por cento ante maio. Já as vendas de materiais de acabamento recuaram 6,5 por cento ante junho de 2015 e 3,6 por cento em relação ao mês anterior.

O nível de emprego no setor recuou 9,7 por cento em junho, acrescentou a Abramat.
Agência Reuters

2017 pode ser chuvoso em Pernambuco

Após um período de seca de cinco anos, Pernambuco deve ter um 2017 com chuvas. A informação foi divulgada nesta terça-feira (12) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) durante reunião que aconteceu no Ministério Público em Caruaru, no Agreste. A mudança climática se deve ao fenômeno La Niña, segundo a Apac.
O diretor-presidente da Apac, Marcelo Asfora, disse que um dos principais fenômenos que interferem nas chuvas no Sertão é o El Niño. "A expectativa é que surja o fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do [oceano] Pacífico. Então só o fato de não ter a interferência do El ñino, vai favorecer a condição de chuva do Sertão". 
Asfora explicou que "o período chuvoso do Sertão começa a partir de setembro". Segundo ele, apesar da expectativa de chuvas, a seca não vai terminar de forma imediata. "Leva um tempo para os reservatórios e a economia local se recuperarem, mas sem dúvida [a chuva] é uma boa notícia", explicou o diretor-presidente da Apac.
Na reunião, o secretário executivo de Recursos Hídricos do Estado, José Almir Cirilo, afirmou que duas iniciativas entrarão em prática até o início de 2017 para conter a crise hídrica. Uma barragem e uma adutora estão sendo construídas na Mata Sul - a de Serro Azul, em Palmares, e a do Pirangi, em Catende.
 "Infelizmente, o canal que virá de Sertânia até Arcoverde ainda vai ter as obras iniciadas no final do ano. Por isso que tivemos que trabalhar essas duas soluções antecipadas para resolver o problema de água no Agreste", explicou José Almir Cirilo. Segundo ele, a barragem e a adutora em construção têm capacidade para fornecer 500 litros de água por segundo.
Portal G1

Caravana democrática em Surubim

O município de Surubim, no Agreste, recebeu nesta terça-feira (12), a Caravana Popular em Defesa da Democracia. A concentração foi no Pátio da Usina, no centro do município e reuniu trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores do campo e da cidade, juventude, grupo de mulheres, e representantes de instituições e partidos políticos em defesa da democracia brasileira, por direitos, dizendo não ao Golpe.
O agricultor Tony Cristiano, da comunidade do Sítio Feijão, Bom Jardim fez uma análise positiva, para ele “a Caravana Popular pela Democracia é essencial, pois alem da denúncia contra o golpe, vem renovando as lideranças de base. Neste momento novas lideranças estão surgindo e se agrupando a caravana para denunciarem o golpe”, frisou.  
A Caravana faz parte de um processo de mobilização que vem reafirmando que no Brasil não há mais lugar para o retrocesso, para retirada de direitos, para repressão e para o retrocesso nos direitos conquistados.
A secretária do PCdoB, em Surubim, Monalisa, discursou em nome dos Jovens da Onda Vermelha, que apóiam o PT no município. “Estamos aqui pela luta de nossos direitos político, pela educação, saúde, em fim, não vamos aceitar o golpe”, pontuou.
A iniciativa é dos movimentos sociais e sindical, organizações e coletivos de Pernambuco organizados na Frente Brasil Popular (FBP). “A Frente surge com o objetivo de não apenas barrar o golpe, mas para mobilizar a esquerda brasileira. Vemos debatendo política, a não retirada de direitos e o aprofundamento da nossa democracia. Outro debate é a mídia golpista e lutamos pela democratização dos meios de comunicação.”, explica Gleisa Campigotto, coordenação estadual da FBP. 
Paulo Rocha, vice- presidente da Central única dos Trabalhadores (CUT), esclarece que “golpe não é contra Dilma, mas contra a democracia, e também contra a classe trabalhadora. Basta ver que até agora não tiveram condições de denunciar nada contra Dilma, mas praticamente todos os ministros de Temer estão envolvidos em escândalos de corrupção”. 
Caravana- A Caravana Popular em Defesa da Democracia vai passar por 12 municípios pernambucanos até esta quarta-feira (13), passando por municípios do Sertão, Agreste e Zona da Mata, até chegar ao Recife onde acontecerá um grande ato de encerramento. A abertura desta mobilização ocorreu no último dia 04 em Petrolina, e continuou pelos municípios de Ouricuri, Petrolândia, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns, Petrolina. Hoje acontece ainda em Palmares e amanhã será o encerramento com mobilizações previstas para Caruaru e Recife.
Coopagel Comunicação