quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Preso homem por vender terrenos ilegais na Mata Sul


A Polícia Civil conseguiu prender na tarde desta terça(28), um estelionatário que vinha aplicando vários golpes no interior do estado. Glauber Jorge Gomes Cavalcanti, de 31 anos, foi capturado pelos policiais da Delegacia de São José da Coroa Grande em frente a sua residência no município de Caruaru, no Agreste.
Existe contra ele um mandado de prisão preventiva por vários golpes cometidos na cidade de São José. De acordo com o delegado Alexandre Henrique Teófilo, que investiga os casos, o estelionatário é responsável por lesar dezenas de vítimas com a venda dos mesmos lotes e terrenos a várias vítimas diferentes. “Ele conseguia adulterar as plantas dos terrenos. Assim conseguia enganar as vítimas, oferecendo o mesmo lote a várias pessoas”, informou o delegado. 
Quando as vítimas descobriam o esquema, após terem efetuado parte do pagamento, Galuber desaparecia. Mais de vinte inquéritos e processos criminais já foram instaurados contra o acusado. Ele foi ouvido na unidade policial e seguiu para o Presídio de Palmares, onde vai aguardar recolhido a conclusão das investigações.

Polícia Civil de Pernambuco

Clube Português sedia campeonato de Hóquei


“O local (Ginásio) está aprovado. A inspeção foi feita e só serão necessários pequenos ajustes nos banheiros e vestiários, nada que comprometa a realização do evento”. Esse foi o comentário do presidente do Comitê Internacional de Hóquei, Harro Strucksberg. O Mundial, que terá o apoio da Secretaria dos Esportes do Estado de Pernambuco, será disputado de 10 a 17 de novembro de 2012, no Ginásio do Clube Português na cidade do Recife. A entrada será franca. “O Hóquei em Patins já tem muitos adeptos no nosso estado. Um torneio internacional de grande porte vai impulsionar ainda mais a prática da patinagem”, acredita a secretária Ana Cavalcanti. O campeonato contará com a participação das 16 melhores Seleções de Hóquei Feminino do mundo, sob o comando da Federação Internacional de Roller Skating – FIRS.
Secretaria de Esportes de Pernambuco

PE envia 135 estudantes para Olimpíadas Escolares


A Secretaria dos Esportes de Pernambuco realizou hoje (30) reunião com os vencedores das regionais dos Jogos Escolares que vão disputar as Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas (MG), a ser realizada de 06 a 16 de setembro, com o objetivo de passar as diretrizes para a viagem. A delegação composta por 135 atletas, sendo 78 dos esportes coletivos e 57 do individual embarca no próximo dia 05, acompanhada dos respectivos técnicos e do corpo técnico da Secretaria, inclusive com a própria secretária Ana Cavalcanti.
“Os meninos e meninas, de 52 escolas públicas e privadas, participarão da etapa nacional - categoria mirim (de 12 a 14 anos). O Governo do Estado irá bancar a passagem aérea e de toda a delegação composta por 200 membros. A hospedagem e a alimentação ficam por conta do Comitê Olímpico Brasileiro”, explica Ana.
Para participar do coletivo serão: 20 atletas (10F e 10M) no voleibol; 18 atletas (10F e 10M) no basquete; 18 atletas (8F e 10M) no futsal; e 22 atletas (10F e 12M) no handebol. Já no individual, serão 11 atletas (6F e 5M) na natação; 20 atletas (11F e 9M) no atletismo; 2 atletas no ciclismo (2M); 2 no xadrez (1F e 1M); 16 no Judô (8F e 8M); 4 no badminton (2F e 2M); e 2 no tênis de mesa (1F e 1M). Mais informações: 3184-2675/2676.

Confira a lista dos colégios participantes.
Nos esportes coletivos
Colégio Atual: 8 atletas no Basquete feminino – 1 técnico
Colégio Boa Viagem: 10 atletas no Basquete masculino - 1 técnico e 10 atletas no Voleibol masculino - 1 técnico
Anglo Líder: 8 atletas no Futsal feminino – 1 técnico
Colégio BJ: 10 atletas do Futsal masculino – 1 técnico
Colégio Imaculado Coração de Maria: 12 atletas do Handebol masculino – 1 técnico
Colégio Santa Emília: 11 atletas do Handebol feminino – 1 técnico
Colégio Contato: 10 atletas do Voleibol feminino – 1 técnico

Nos esportes individuais
CBV: 1 atleta de Natação feminino
Anglo Líder: 2 atletas do Judô masculino
Colégio BJ: 1 atleta de Natação feminino
Escola Carlos Drumond: 1 atleta do atletismo feminino
Escola Eneida Coelho: 2 atletas do atletismo feminino
Escola Joaquim Manoel: 1 atleta do atletismo feminino
Escola Mãe Vitória: 2 atletas do atletismo masculino e feminino
Jose Brasileiro: 1 atleta do atletismo feminino
Professora Sheylla Kelly: 1 atleta do atletismo feminino
São Sebastião: 2 atletas do atletismo feminino
Expedito Lopes de Barros: 1 atleta do atletismo masculino
Arruda Marinho: 1 atleta do atletismo masculino
CMALC: 1 atleta do atletismo masculino
Colégio Integral: 1 atleta do atletismo masculino
Educandário Imaculado Conceição: 2 atletas do atletismo masculino – 1 técnico
Escola Municipal Karla Patricia: 1 atleta do atletismo masculino
Escola Municipal do 06 de Maio: 1 atleta do atletismo masculino
EPIF: 1 atleta do atletismo feminino
Escola Professor Luiz Rodolfo: 1 atleta do atletismo feminino
Escola Paulo Freire: 1 atleta de Tênis de Mesa Feminino
Escola Presidente Kennedy: 1 atleta do atletismo masculino
Escola São Francisco: 1 atleta do atletismo masculino
Colégio Grande Passo: 1 atleta do Badminton – 1 técnico
Colégio Santa Maria: 1 atleta de Natação, 1 atleta de Badminton
Escola Monsenhor Jose Elias: 1 atleta do Badminton M, 1 atleta do Badminton F
Escola Menino Jesus: 1 atleta do Ciclismo masculino
SESC Bodocó: 1 atleta do Ciclismo masculino
Colégio Imaculada Conceição: 2 atletas da Ginástica Rítmica feminino
Colégio Nossa Senhora da Graça: 2 atletas da Ginástica Rítmica feminino
Colégio Arca de Noé: 1 atleta do Judô feminino
Colégio Cardeal: 1 atleta do Judô feminino
Colégio Luiza Cora: 3 atletas do Judô feminino
Escola D. Antônio Campelo: 1 atleta do judô feminino
Escola de Aplicação AMEC: 1 atleta do Judô feminino
Instituto Educacional Pet: 1 atleta do Judô feminino
Col. Cenecista Professor Ivon: 1 atleta do Judô masculino
Colégio Damas: 1 atleta do Judô masculino
Escola Luiz Delgado: 1 atleta do Judô masculino
Escola Padre Zacarias: 1 atleta do Judô masculino
Escola Torquato: 1 atleta do Judô masculino
Salesiano Sagrado Coração: 2 atletas da Natação feminino
Agnes: 1 atleta da natação masculina
Colégio Marista São Luis: 3 atletas de Natação masculino
Imaculado Cor. De Maria: 1 atleta da Natação masculina
Colégio Criativa: 1 atleta do Tênis de Mesa masculino
Colégio Geo – Petrolina:1 atleta do Tênis de Mesa
Colégio Dom Bosco:2 atletas do Xadrez masculino e feminino

Secretaria de Esportes de Pernambuco

Faculdade Estácio do Recife oferece curso a distância para OAB


Bacharéis em Direito de todo o País já se preparam para a próxima prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que deverá acontecer no segundo semestre de 2012 segundo calendário divulgado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Uma das opções para aqueles que têm pouco tempo para se preparar para o exame é a opção dos cursos na modalidade a distância, o EAD, cuja didática permite que o aluno se organize e estude no momento que lhe for mais conveniente.

A Faculdade Estácio do Recife acaba de abrir as inscrições para o curso preparatório para a OAB, o PROAB. O curso é focado em estudantes e bacharéis de Direito que terão à disposição todo o conteúdo digitalizado, com material de apoio e biblioteca virtual com as aulas dos cursos anteriores já realizados. Além de permitir interatividade em tempo real com os professores, aulas de redação de peças profissionais e um banco de provas dos exames anteriores.

“A cada novo semestre atualizamos as aulas do PROAB Estácio. Revisamos os temas para que o aluno tenha acesso a um conteúdo diferenciado e possa se inteirar no que há de mais recente no mundo jurídico”, afirma o coordenador do curso Kleyvson Miranda.

Com carga horária de 300 horas previstas, as disciplinas terão diversos aspectos do Direito como Ética Jurídica, Direito Civil, Penal, Processual Penal e Previdenciário. Também estão contemplados outras disciplinas, como a recém-incorporada Filosofia do Direito. Os inscritos terão acesso ao conteúdo do PROAB nos períodos de 20 de agosto a 08 de fevereiro de 2013. As aulas serão transmitidas ao vivo de 2ª a 6ª, das 08h às 12h30. À medida que são realizadas, as aulas passam a compor o acervo didático do ambiente virtual, 24h do dia. 

Serviço
PROAB – Faculdade Estácio do Recife
End: Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, 1678 - Madalena
Público-alvo: alunos e bacharéis de Direito
Carga Horária: 300h
Mais informações: proab@estacio.br  ou (81) 32268837 

Medalha Heroínas de Tejucupapo será entregue no Paço Alfândega


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secção de Pernambuco, em parceria com a Comissão em Defesa da Mulher Advogada, com o apoio do Paço Alfândega, realiza na próxima sexta-feira (31), cerimônia de entrega da Medalha Heróinas de Tejucupapo, título que será concedido a 18 mulheres que, em 2011, fizeram bem feito nas áreas da medicina, educação, jornalismo, social, ciência jurídicas e outras. O evento será às 18h30, na Praça Central do Paço Alfândega.

Na ocasião, haverá também palestra em homenagem às mulheres, ministrada pelo diretor e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Eduardo Ramalho Rabenhorst. Ele aproveitará a oportunidade para lançar o livro de sua autoria: “Aquela Sou Eu? Sobre Espelhos e Mulheres”. Toda a programação é aberta ao público.

Para saber mais sobre as atividades e a programação do Paço Alfândega acesse o site www.pacoalfandega.com.br

Homenageadas:

Ana Maria Pacheco Vasconcelos: (Homenagem Póstuma) – advogada e poetisa;
Adiuza Maria Vieira Belo – educadora;
Catarina Almeida de Oliveira – Vice-Presidente da OAB/PE;
Darci Dias de Queiroz Nunes – Analista Judiciária do TRT da 6ª Região;
Gerluce Maria Monteiro Almeida – Delegada Especial de Polícia Civil;
Iana Gouveia – Produtora Executiva, Rádio Folha de Pernambuco;
Iracema Cavalcanti Costa Lima – (Homenagem Póstuma);
Jane Sueli Silva – Diretora do Centro Rosa de Sarom em Caruaru/PE;
Joilde Silva Régis – Psicóloga;
Liliane Viana Peritone – Diretora de Educação e Captação da ATMO;
Maria de Fátima Menezes da Silva – Presidenta do Centro de Atendimento Lar do Bem-Te-Vi;
Maria Soares de Barros – Educadora;
Marília Montenegro Pessoa de Melo – Coordenadora do Curso de Mestrado de Direito na UNICAP;
Mirtes Figueroa Santos – Turismóloga;
Nelma Maria Cavalcanti Silva – (Homenagem Póstuma) – Advogada;
Sandra de Arruda Beltrão – Juíza de Direito do TJPE;
Tereza Joacy Gomes de Melo – Defensora Pública do Estado de Pernambuco;
Valéria Rúbia Silva Duarte – Juíza da 10ª Vara de Família e Registro Civil de Pernambuco.

SERVIÇO:
Cerimônia de Entrega da Medalha Heroínas de Tejucupapo
Paço Alfândega, Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife
Sexta-feira (31), às 18h30
Entrada franca

Projeto Recicla PE será apresentado no seminário ReciclaRIO



A experiência do Projeto Recicla Pernambuco será apresentada pelo coordenador da Unidade de Gestão de Projetos de Resíduos Sólidos, engenheiro Bertrand Sampaio de Alencar, no ReciclaRIO – 4º Seminário Arerj/Sindieco e IMA-UFRJ, que acontecerá na próxima quinta-feira (30), no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro. O Recicla PE se destina a implantar intervenções sócio-ambientais em municípios da Mata Sul Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Gameleira, Escada, Primavera, Ribeirão, Amaraji, Cortês e Ribeirão, Agreste (Garanhuns) e Sertão (Arcoverde e Serra Talhada), especificamente relacionadas à gestão e operação na área de resíduos sólidos; oportunizar as potencialidades existentes em termos dos projetos elaborados e da infra-estrutura física e operacional implantada; e fortalecer os pontos mais fracos relacionados, com rebatimento direto nos problemas sociais, econômicos e ambientais decorrentes da ausência de um modelo de gestão adequado e consorciado dos resíduos sólidos nestas regiões do Estado.

O evento servirá para a promoção do debate e da discussão dos temas mais relevantes para o setor da reciclagem no País. É um seminário anual, que tem como objetivo reunir a sociedade com os setores empresarial, acadêmico e governamental, em busca de ideias, soluções e inovações para o desenvolvimento da reciclagem e consolidação da sustentabilidade. É organizado pelo Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente e Gestoras de Resíduos do Estado do Rio de Janeiro (Sindieco) e Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (Arerj), em parceria com o Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) da UFRJ.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

A programação terá início às 8h30. Pela manhã, serão abordados temas como: “Inovações e Perspectivas após a Rio + 20”, “O Legado da Rio + 20 para o Brasil”, “Empresas recicladoras no Estado do Rio de Janeiro” e “Pesquisa e Produção Científica em Tempos de Sutentabilidade”.

À tarde, o tema será “Desafios do Poder Público para a Implementação da Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, com a participação de Bertrand Sampaio (Itep) e outros palestrantes, como Karin Segala, coordenadora de Projetos do Ibam; Carlos Minc, secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro; Carlos Muniz - vice-prefeito do Rio de Janeiro; Carlos Osorio, secretário de Conservação; o professor Gonçalo Guimarães (UFRJ); Robson Borges, da Cooperativa Eu Quero Liberdade; e José Penido, assessor da Diretoria Técnica e Industrial Comlurb.

Participarão do evento pesquisadores, professores e estudantes; empresários do setor de reciclagem e transformação; industriais, técnicos e especialistas das áreas de reciclagem; dirigentes, gerentes e profissionais das áreas de meio ambiente e sustentabilidade; lideranças dos setores públicos, privado e da sociedade civil organizada; e agentes ambientais, cooperativas de catadores e representantes do Terceiro Setor.

Mais informações:

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Compesa no Meu Bairro em Jardim São Paulo e Jardim Jordão


A partir desta semana, duas comunidades estão recebendo o projeto Compesa no Meu Bairro: Jardim São Paulo, no Recife, e Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. O projeto consiste no atendimento personalizado aos clientes em unidades móveis, totalmente equipadas, na própria comunidade. Por meio delas, os moradores podem solicitar serviços, negociar débitos, fazer inscrição na tarifa social, bem como participar de eventos culturais e educativos.

Em Jardim São Paulo, a abertura das atividades aconteceu nesta terça-feira (28), às 14h, utilizando a mais nova unidade móvel da Compesa, chamada de Carro de Atendimento Local (CAL). Além deste, a companhia adquiriu recentemente outro veículo, que já está em funcionamento. Os dois carros custaram R$ 360 mil. A unidade móvel ficará instalada no período de 28/8 a 6/9 na praça de Jardim São Paulo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e no sábado das 8h às 12h.

Além dos serviços comerciais, a Compesa também realiza mutirões para solucionar questões técnicas e operacionais, a exemplo de consertos de vazamentos e desobstrução de rede coletora de esgoto onde a companhia opera sistema.  Serão realizadas ainda palestras educativas sobre o uso consciente de água, cuidados com o meio ambiente, oficina para produção de sabão ecológico, apresentações culturais, além de uma ação de cidadania integrada, programada para acontecer no sábado (1º/9), na Escola Municipal Matias Delgado. No local, serão disponibilizados atendimento jurídico; emissão de segunda via de registro de nascimento; emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho e Previdência Social; orientação sobre a operação Lei Seca; aferição de pressão arterial; teste de glicose; e ações de combate à dengue.

Em Jardim Jordão, as atividades do Compesa no Meu Bairro seguem até o dia 6 de setembro com ações de cidadania em vários locais da comunidade. Na intenção de estimular geração de renda para as famílias, será disponibilizado um curso de Produção Artesanal de Sabão Ecológico na Associação de Moradores do Cajá. O público também tem a oportunidade de assistir palestras sobre o consumo consciente de água e cuidados com o botijão de gás, proferida pela equipe do Corpo de Bombeiros, na Escola Amor Divino. Para o público infantil, haverá Teatro de Fantoche na Escola Darci Ribeiro. As atividades têm início sempre às 9h.

Imprensa Compesa

PROCON-PE instala unidade do órgão em Palmares


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/PROCON Pernambuco, instalou na cidade de Palmares, a 45ª unidade do órgão no Estado. O PROCON-Palmares já pode receber o público a partir desta segunda-feira, 03/09. O endereço do PROCON-Palmares é Av. Frei Caneca, s/n°, Centro, Palmares/PE (prédio onde funciona a Agência do Trabalho).
O PROCON-Palmares foi instalado na modalidade de posto avançado do PROCON Estadual. Este é o 7° instalado na Região da Zona da Mata pernambucana. A unidade é uma reivindicação antiga dos moradores locais. A sede atenderá a população de Palmares de aproximadamente 59 mil habitantes e das cidades circunvizinhas.
A instalação faz parte do processo de interiorização e descentralização do PROCON-PE de 2012, que é uma das metas prioritárias do Governo Eduardo Campos. A previsão é inaugurar mais duas sedes do PROCON em Pernambuco até o final do ano.
UNIDADES – Com a nova unidade, o PROCON-PE chega a 45 unidades espalhadas pelo Estado e interligadas ao Sistema Nacional de Informação e Defesa do Consumidor (Sindec), sistema vinculado ao Ministério da Justiça que integra todas as informações dos Procons do Brasil.
No site www.procon.pe.gov.br o consumidor encontrará todos os endereços das unidades do PROCON-PE no Estado.

SERVIÇO:
PROCON-Palmares
Funcionamento: a partir de 03/09
Horário de atendimento: de 08h às 12h
Endereço: Av. Frei Caneca, s/n°, Centro, Palmares/PE (mesmo prédio da Agência do Trabalho).
Imprensa Procon/PE

Dudu Nobre no Manhattan


O Manhattan Café Theatro recebe o cantor Dudu Nobre para duas noites de muito samba, nesta sexta (31) e sábado (1), a partir das 21h. O cantor afirma que o público de Recife tem muita paixão pelo samba e pelo trabalho dele. Dudu, em 11 anos de carreira, gravou oito discos e dois DVDs. O cantor teve o primeiro contato com instrumentos musicais ainda na infância, como o cavaquinho, peça que se tornou a “companheira” de todas as horas. Ele é afilhado de samba do mestre Zeca Pagodinho, e primo do cantor Seu Jorge. O couvert artístico individual custa R$ 80 tanto para a sexta (31), quanto para o sábado (1). As mesas são comercializadas para, no mínimo, quatro pessoas. Mais informações 3325.3372.


Governo resgata o programa Patrulha do Bairro


Quase 30 anos depois e agora de cara nova, o Programa Patrulha do Bairros, volta a Região Metropolitana do Recife (RMR) levando mais segurança à população. Através de novas viaturas e adquiridas pelo Governo do Estado e mais policiais que vão circular pela RMR.
O programa foi implantado pela primeira vez em 1985, no governo de Roberto Magalhães. Por meio de 14 kombis policiais militares faziam rondas nos bairros em 14 bairros da RMR. Agora o programa conta com 175 veículos mais modernos, sendo 125 modelos Tucson e 50 spacefox, contemplando 94 bairros do Recife, com 103 viaturas e Jaboatão dos Guararapes e Olinda terão cobertura de 11 bairros em cada cidade, com o investimento mensal de R$ 551 mil.
O governador Eduardo Campos, afirma que o resgate do programa significa mais policiais perto dos bairros e mais segurança para a população. “Essas viaturas ficarão em cada um dos bairros, é dedicada a cada um deles, com celular, para que as lideranças daquela comunidade possam ter acesso direto àquele automóvel,” esclareceu.
As viaturas farão paradas pontuais em locais pré-definidos com a comunidade de acordo com o governador. “Na hora da missa, na hora do culto, na hora da saída das escolas com maior movimento, nos lugares que a comunidade entende que é preciso que esses carros estejam. Este programa marcou a cabeça dos pernambucanos da minha geração e agora chegou o tempo e as condições de resgatá-lo” completou o governador.
De acordo com o diretor geral de operações da Polícia Militar, o coronel Paulo Cabral, o principal objetivo do programa é diminuir o tempo de resposta da polícia às solicitações da população. “Se alguém vê um criminoso praticando um furto, fumando craque, com uma arma, telefona para o 191, ou direto para os policiais, que estão na área,” explicou o coronel.
As viaturas vão percorrer de três a cinco quilômetros, cada uma com dois policiais, dentro dos bairros e serão monitorados via GPS pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). Através do “Cartão Programa”, os policiais vão seguir uma rota que foi definida junto com a população, onde foram apontados os locais mais críticos, aqueles com maior índice de Crimes Violentos Patrimoniais (CVP), roubos, furtos e assaltos.
O efetivo que vai trabalhar no programa será formado por soldados, sargentos e cabos. Aquele que não estiver no plantão (12x36h) poderá optar a trabalhar durante as 8h através do Programa de Jornada Extra (PJES). A diária paga ao PM é de R$ 120. O policiamento funcionará das 7h às 15h e das 15 às 23h. Fora desse horário os batalhões continuam com a ronda nos bairros. Depois da implantação do programa, serão realizadas reuniões mensais para saber se os pontos fiscalização estão atendendo a população.
Durante a solenidade realizada nesta quinta-feira (30), no Centro de Convenções, Olinda, houve a entrega de 4360 coletes à prova de bala e 250 aparelhos Taser (arma elétrica não letal que será usada pelos policiais). No próximo mês, o programa também será implantado em Caruaru, no Agreste e em Petrolina, no Sertão do Estado.
A população também terá acesso à Patrulha do Bairro através do site da Secretaria de Defesa Social (SDS) ou pelo telefone da ouvidoria o             0800-081-5002      .

Portal Leia Já

MEC prorroga prazo para estudantes renovarem contratos do Fies


O Ministério da Educação prorrogou o prazo para a renovação dos contratos firmados pelo Fies (Fundo deFinanciamento Estudantil) nesta quarta-feira (29). Os estudantes terão até 31 de dezembro para renovar seus financiamentos.

As renovaçõesdos contratos simplificados e não simplificados do segundo semestre de 2010, do primeiro e segundo semestres de 2011 e do primeiro e segundo semestres deste ano devem ser realizados por meio do SisFies (Sistema Informatizado do Fies), disponível no portal do Ministério da Educação.

FINANCIAMENTOS
Neste ano, o Fies atingiu 305 mil contratos firmados neste ano. O número de estudantes que aderiram ao programa é quase o dobro do total de 2011, que foi de 153 mil contratos.
Do total de 535,8 mil contratos firmados entre 2010 e 2012, o curso mais procurado é o de direito, com 85 mil contratos, seguido de administração (44 mil), enfermagem (43 mil) e engenharia civil (33 mil).

O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade.

Apenas alunos com renda familiar mensal bruta de no máximo 20 salários mínimos podem requerer o financiamento. Outro critério é que os estudantes estejam regularmente matriculados em cursos de graduação com avaliação positiva no Sinais (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Fies.

"Mudanças foram necessárias para o aumento significativo ao financiamento, procurando atender mais estudantes de famílias de baixa renda, que nunca tiveram acesso ao ensino superior", afirmou FNDE.

MUDANÇA
Em 2010 o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) passou a ser o agente operador do Fies. Com a mudança, foram estabelecidas novas regras do financiamento, como a redução dos juros para 3,4% ao ano e o aumento do prazo de carência (18 meses) e de amortização (três vezes o período financiado, acrescido de doze meses).

Entre as mudanças realizadas está o aumento do prazo de quitação, que passou a ser de três vezes o tempo de uso do benefício, acrescido de 12 meses, com 18 meses de carência após a formatura.

No caso de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, o estudante passou a ter 14 anos e meio para pagar, com juros de 3,4% ao ano, com financiamento de 100% da mensalidade.

Além disso, estudantes de licenciatura e de medicina que atuarem nas redes públicas de educação e saúde podem amortizar 1% da dívida a cada mês de trabalho.

Rádio Liberdade de Caruaru