terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Governadora Raquel Lyra inaugura usina de autoprodução de energia solar para abastecer unidades da Compesa

 

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta terça-feira (6), em Flores, no Sertão do Pajeú, a primeira etapa de uma usina de autoprodução de energia elétrica que vai abastecer unidades da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Com o parque solar, 86 das unidades consumidoras da empresa passarão a operar na distribuição de água e no tratamento de esgoto com energia limpa. O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 26 milhões e vai representar uma economia na fatura de energia da estatal de aproximadamente R$ 2 milhões por ano. O parque solar foi adquirido por meio de arrendamento através de uma Parceria Público Privada (PPP) entre a Compesa e o Consórcio Pernambuco Energia, um movimento inédito no Brasil para a autoprodução de energia.

“A Compesa inova no Brasil como a primeira empresa de saneamento do país a fazer uma Parceria Público Privada para garantir autogeração de energia, barateando os custos da companhia com uma grande usina de energia solar instalada aqui na cidade de Flores. Esta é só a primeira etapa, e estamos caminhando também para trabalhar com a energia mais limpa e sustentável, com diminuição dos custos, gerando mais eficiência na operação da companhia que precisa entregar água na torneira da casa da população”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Esta primeira etapa da usina solar de Flores tem capacidade de 7MW a partir da instalação de 10 mil placas fotovoltaicas para geração de energia, o suficiente para alimentar 11 mil residências de médio porte. A companhia é a maior consumidora de energia elétrica de Pernambuco, por ter centenas de unidades distribuídas por todo o Estado. O Consórcio Pernambuco Energia é formado pelas empresas Kroma Energia e Elétron Energy.

"Este é um processo muito importante do ponto de vista de autossuficiência da empresa, visto que a energia é o segundo maior fator de gasto da Compesa. Esse processo vai ser expandido gradualmente, permitindo que possamos desonerar bastante o consumo de energia no sistema”, disse o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo. “Hoje, aqui, a Compesa está garantindo o seu custo de capital mais baixo, a sua sustentabilidade”, registrou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.

“Para garantir que toda essa energia seja limpa e renovável, a meta da Compesa em 2024 é alcançar a marca de 70% da energia usada sendo produzida por fontes renováveis. A gente vai gastar menos com energia e vai gastar na linha da sustentabilidade. Esse é um compromisso da Compesa. Essa é uma parceria inédita, que coloca a gente no rumo desse tema tão importante, que é a sustentabilidade", disse o presidente da Compesa, Alex Campos.

“Muito me orgulha poder participar desse grande desenvolvimento fotovoltaico em Pernambuco, com o legado que vai ficar para a sustentabilidade”, frisou o prefeito de Flores, Marconi Santana. “O solo do Sertão está contribuindo com a modernização da Compesa e o sol dessa terra vai conseguir baixar a conta de energia”, falou o deputado estadual Joaquim Lira.

A segunda etapa da PPP engloba as duas usinas solares restantes do município de Flores, com capacidade de 60 MW e previsão de entrega para o final do próximo ano. As duas usinas contemplarão a instalação de 90 mil placas. Uma terceira etapa da PPP contará com a construção de três usinas solares no município de Garanhuns, no Agreste, com capacidade de 68 MW de potência instalada. Serão construídas usinas com mais de 100 mil placas solares instaladas para geração de energia solar.

A autoprodução de energia é uma solução encontrada por grandes empresas no País como uma alternativa para reduzir custos e assegurar o acesso à energia renovável, com foco na descarbonização. A ação é obtida por meio de Ambiente de Contratação Livre (ACL), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Participaram do evento o deputado estadual Kaio Maniçoba, além dos prefeitos Márcia Conrado (Serra Talhada), Marconi Santana (Flores), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Zeinha Torres (Iguaracy), Manuca Zé do Povo (Custódia), Luciano Torres (Ingazeira), Zé Pretinho (Quixaba), Djalma da Padaria (Solidão) e Sávio Torres (Tuparetama).

Imprensa PE

Governo alerta que 7 milhões de famílias devem atualizar CadÚnico

 

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou nesta segunda-feira (5) que cerca de 7 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família, devem atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico.

A medida faz parte da ação contínua de Qualificação Cadastral, que engloba dois processos, o de Averiguação Cadastral (AVE24) e o de Revisão Cadastral (REV24), conforme legislação.

Os dados cadastrais devem refletir a realidade das famílias em vulnerabilidade, para que sejam usados para formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. As atualizações dos dados também servem para prevenir fraudes no recebimento de benefícios e melhorar o acesso a algum dos 36 programas federais que usam os dados do CadÚnico para inclusão de beneficiários.

Na Averiguação Cadastral, são verificadas as informações prestadas pelas famílias no momento do cadastramento, que apresentaram algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício ou de composição familiar. Já a Revisão Cadastral, abrange as famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de 2 anos.

O ministério esclareceu que uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da situação. E de acordo com a pasta, este ano, a maior parte das famílias na mira do governo federal está com os registros sem atualização há mais de 24 meses.
O que fazer?

As famílias inscritas no CadÚnico, apontadas na Ação de Qualificação Cadastral de 2024, estão sendo comunicadas por meio mensagens no aplicativo do CadÚnico, disponível para smartphones nos sistemas Android e IOS e pela internet. Além desses meios, a comunicação às famílias beneficiárias do Bolsa Família também conta com mensagens nos aplicativos do programa, no Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.

As famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica também podem ser comunicadas por meio de mensagem na fatura da conta de energia elétrica.

Após a notificação, os responsáveis pelas famílias devem procurar pessoalmente o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município onde vive ou o setor da prefeitura responsável pela gestão municipal do CadÚnico, para atualizar os dados do núcleo familiar.

Em caso de dúvida sobre localização desses postos de atendimento, o MDS disponibiliza um site para o cidadão buscar o Cras mais próximo.

Algumas famílias a atualização cadastral deverá ser realizada no domicílio.

Ao se dirigir ao posto de atendimento, os responsáveis devem levar documento de identificação com foto e outros como CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram no mesmo domicílio.

Mesmo que não receba qualquer notificação sobre a Revisão Cadastral, o beneficiário pode checar a situação de seus dados, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral no aplicativo do Cadastro Único.
Repercussão

Caso tenha faltado algum documento na hora do recadastramento, a família incluída na Ação de Qualificação Cadastral ficará com a situação identificada como pendente. E esse registro incompleto poderá impedir a participação dela em programas sociais.

A falta de atualização dos dados do CadÚnico pode, ainda, levar à suspensão do pagamento de benefícios por 2 meses e posterior cancelamento, caso não regularize a situação até a data limite prevista.
Gestores

Desde 11 de janeiro, as listagens com os apontamentos das famílias que precisam passar pela Qualificação do Cadastro Único já estão com os gestores nos municípios, que podem consultar a lista diretamente no Portal de Gestão do Cadastro Único, mediante senha habilitada no sistema. O gestor deve, ainda, cumprir os procedimentos e o cronograma de atualização estabelecidos em norma do MDS.

O MDS tem um chat voltado ao atendimento exclusivo de técnicos e gestores municipais. O atendimento é feito online, em tempo real, de segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.
O cadastro

O CadÚnico é o registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda. Criado pelo governo federal, o sistema que coleta esses dados é operado e atualizado pelas prefeituras, gratuitamente. O cadastro funciona como a porta de entrada para vários programas, benefícios e serviços do governo federal e também de estados e municípios.

Entre os programas federais de assistência social e transferência de renda estão o Bolsa Família; o Minha Casa, Minha Vida; o Benefício de Prestação Continuada (BPC); a Tarifa Social de Energia Elétrica; o recém-lançado Pé-de-Meia, a poupança para estudantes de baixa renda que cursam o ensino médio, entre outros.

Podem participar do CadÚnico as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. O cadastramento considera também se as famílias fazem parte de povos originários e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos) ou de grupos específicos, como população em situação de rua.

A atualização do CadÚnico deve ser feita a cada 2 anos ou sempre que houver alguma mudança na família, como nascimento ou óbito de um familiar; mudança de endereço de um membro da família ou dela inteira; matrícula escolar de crianças ou transferência da unidade de ensino; atualização de renda da família (queda ou melhora).
Agência Brasil

TJPE mantém decisão da 1ª instância e determina que gestão do Centro do Idoso de Areias retorne ao Estado de Pernambuco

 

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) decidiu, na tarde desta terça-feira (6), pela manutenção da tutela antecipada, concedida em 1º grau, para que o Governo do Estado preste os serviços de saúde no Centro do Idoso de Areias, equipamento público do Estado, na Zona Oeste do Recife. Com a decisão, o município do Recife tem 10 dias para retirar seus pertences do prédio.

De acordo com a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira, a decisão registra que a Secretaria de Saúde do Estado está apta a prestar o serviço de saúde à população necessitada no equipamento. “É importante para Pernambuco ter garantido esse direito, que permitirá à nossa rede de saúde prestar os serviços de assistência aos idosos”, afirmou. O imóvel havia sido repassado ao município no final de 2022 a partir de uma operação que foi questionada pela Secretaria de Saúde do Estado em 2023.

Para a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, o equipamento terá papel fundamental na qualificação da rede própria do Estado, com relevância para idosos de diversos municípios pernambucanos. “Vamos trabalhar para reabrir o Centro e entregar mais serviços à população”, reforçou. Sob a gestão da Secretaria, o equipamento poderá realizar milhares de atendimentos por ano divididos em diversas especialidades médicas.

Imprensa PE

Pegue estrada com segurança para curtir ou fugir da folia

 

Quem vai pegar estrada para curtir ou fugir do Carnaval, precisa prestar atenção. É um período em que muita gente se desloca do interior à capital. Também há um movimento inverso: aqueles que optam por se refugiar em alguma cidade mais tranquila, no Estado, longe da folia. Então, o bom mesmo é se organizar com antecedência e dirigir com cuidado para evitar acidentes. No Carnaval do ano passado, pelo menos 1.085 ocorrências foram registradas em rodovias federais e 73 mortes, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal.

Para viajar com mais segurança, o mestre em Engenharia e integrante do Núcleo de Infraestrutura do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Rodrigo Aguiar, recomenda atenção desde a avaliação prévia no veículo até o trajeto a ser feito. O professor do Centro Universitário Tiradentes (Unit–PE) alerta que, antes de viajar, é necessário verificar se o veículo está em boas condições de rodar. O checklist inclui, por exemplo, freio, faróis, sinalização e pneus.

Também é importante planejar o percurso, verificar a quantidade de combustível ou gás no tanque e se, no trecho a ser percorrido, tem como abastecer, caso seja preciso. Rodrigo lembra ainda para organizar bem as malas para não ficarem soltas no veículo e levar uns lanches e água para se alimentar no caminho.

Respeite a legislação

O doutorando em transportes na Universidade de Coimbra reforça ainda a necessidade de se respeitar a sinalização e seguir a legislação de trânsito. Bem como manter distância do veículo, só ultrapassar com segurança e bem estar fisicamente. Nada de dirigir com sono ou consumir qualquer bebida alcoólica para pegar o volante. E, claro, que todos usem o cinto de segurança.

Bloco AfroReggae desfila no próximo dia 10 de fevereiro Sábado de Carnaval em Copacabana, no Rio

 

No Sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, Copacabana receberá o Bloco AfroReggae. Com 18 anos de história, o bloco apresentará um repertório eclético, incluindo uma homenagem ao ícone do funk carioca, MC Marcinho.

Local e Horário: O ponto de encontro será no Posto 5 de Copacabana, com concentração marcada para às 10h. O desfile terá início por volta das 12h, com duração prevista de duas horas de pura diversão.

História e Significado: Desde sua estreia em 2006, o Bloco AfroReggae tem sido um símbolo de representação e preservação das expressões artísticas das camadas populares do Rio de Janeiro. Com presença no Cantagalo-Pavão-Pavãozinho e em outras áreas da cidade, o bloco não apenas celebra a cultura das favelas, como também une essas comunidades com o restante da cidade. Esta conexão simboliza a riqueza e diversidade cultural que permeiam todos os aspectos da vida carioca.

Inclusão e Diversidade: Reconhecido por seu compromisso com a inclusão, o Bloco AfroReggae destaca-se por seu apoio às comunidades historicamente estigmatizadas como pobres, negros, pessoas de favelas, de áreas periféricas e da comunidade LGBTQIAPN+. Sob a direção do renomado DJ Sany Pitbull, o bloco apresenta um repertório eclético que abrange rock, funk, axé, reggae e outros ritmos, garantindo uma experiência musical verdadeiramente inclusiva.

Parceria com Crespo Music: Em um movimento significativo, o Bloco AfroReggae integra agora o casting da Crespo Music. Esta parceria é um testemunho do compromisso mútuo com o empoderamento de artistas negros e oriundos de favelas, bem como uma plataforma para promover a diversidade na indústria musical.

Homenagem a MC Marcinho: O desfile será marcado por uma homenagem ao lendário MC Marcinho, uma figura icônica do cenário musical carioca, que nos deixou em agosto de 2023. Esta homenagem é uma celebração da contribuição artística e cultural de MC Marcinho, reforçando sua importância na história da música brasileira.

Sobre o Evento: Mais do que um simples desfile, esta é uma oportunidade única para vivenciar a rica diversidade cultural do Brasil, promover a inclusão e celebrar a vida e o legado de MC Marcinho.

Local: Praia de Copacabana, Posto 5

Data e Horário: Sábado, 10 de fevereiro, concentração às 10h, desfile às 12h

Duração: Aproximadamente 2 horas

Entrada: Gratuita

Prefeitura de Arcoverde e CIEE abrem inscrições para oficinas gratuitas de Marketing e Empreendedorismo

 

A Prefeitura de Arcoverde, através das Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, da Casa das Juventudes e do Programa Qualifica Arcoverde, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, abre inscrições para duas oficinas gratuitas envolvendo conhecimentos em Marketing e Empreendedorismo.

Na primeira opção, que será realizada no dia 20/02 (terça-feira), das 19h às 20h, será tratado o tema: 'Estratégias para construção de uma marca'. Já na segunda opção, que acontece no dia 22/02 (quinta-feira), das 19h às 20h, os participantes terão noções sobre o tema: 'Estratégias de Marketing para empreendedores'.

As duas atividades serão ministradas online pela instrutora Rebeca Alves, que possui graduação em Administração e Marketing, pós-graduação em Finanças e atua no mercado de trabalho como Analista Financeira.

Todos os detalhes sobre as realizações serão passados aos inscritos por e-mail. Quem participar das duas oficinas terá ao final as certificações emitidas.

As inscrições podem ser feitas com o preenchimento de formulário, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSem0FbzhFy8IPrbXsOBa5aIvG4QyiKAU0Ud5XYN1jJKI0Sh8w/viewform?usp=pp_url .

Metroviários decretam Estado de Greve e reunião com a CBTU definirá se o transporte vai funcionar no Galo da Madrugada

 

Os metroviários decidiram em Assembleia Geral na noite desta terça-feira, 6 de fevereiro, pela implementação do Estado de Greve na categoria e que a direção do Sindmetro-PE ouvirá a Superintendente da CBTU, Marcela Campos, que terá uma reunião na tarde desta quarta-feira, 7 de fevereiro, que apresentará o Plano de Segurança no Carnaval 2024, podendo paralisar o sistema no Galo da Madrugada e nos demais dias de carnaval.

“A categoria define o Estado de Greve e com isso estamos vigilantes e iremos nos reunir com a Superintendente nesta quarta com a intenção de resolver o Plano de Segurança e que ele atenda não só à população pernambucana, mas também à integridade física de todos os trabalhadores e trabalhadoras do Metrô que estarão a serviço desse transporte tão importante e essencial para a movimentação das pessoas nessa época do ano”, afirmou Luiz.

O Sindmetro-PE mostra preocupação com as ações de segurança implementadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o período de carnaval e para os demais períodos. A preocupação com a integridade e bem-estar dos trabalhadores e da população é uma prioridade, e a assembleia visa garantir que as medidas adotadas sejam eficazes e atendam aos interesses da categoria.

Últimos dias: inscrições para programa do Sebrae que oferece acompanhamento in loco a empreendedores encerram em 18 de fevereiro

 

Última chamada para os donos de pequenos negócios: as inscrições para o Brasil Mais Produtivo, programa do Sebrae realizado em parceria com o Governo Federal que leva soluções às empresas para aumento da produtividade e transformação digital, encerram no próximo dia 18 de fevereiro. Os participantes terão atendimento personalizado, realizado por Agentes Locais de Inovação (ALI), que acompanham as empresas por um período de seis meses. Segundo dados do Sebrae/PE, empresas pernambucanas que participaram do último ciclo do Brasil Mais Produtivo, realizado em 2023, registraram um aumento médio de 18,7% na sua produtividade.

Ao todo, são 1 mil vagas para empresas interessadas em aumentar a produtividade e o faturamento e reduzir custos, por meio de melhorias práticas gerenciais e otimização da linha de produção (ALI Produtividade), e mais 275 para aquelas que querem realizar uma transformação digital no seu negócio, com soluções sob medida (ALI Transformação Digital). Nesse caso, o empresário ainda recebe um apoio no valor de R$ 2 mil para contratar a ferramenta adequada para o seu negócio.

Durante o programa, serão oferecidas ferramentas e ações para melhoria de gestão nas diversas áreas da empresa, como finanças, pessoal, e marketing, entre outros. O empreendedor terá à disposição alguém pronto para ajudá-lo em suas dificuldades e focado em soluções para os problemas cotidianos.

"Se você é um empresário que quer faturar mais e deixar seu cliente mais encantado com seus produtos ou serviços, o Brasil Mais Produtivo é para você. O Sebrae e os agentes locais de inovação estão à disposição para ajudar na gestão da sua empresa. Vamos colocar em prática ações rápidas e de impacto para aumentar o faturamento e reduzir custos no seu negócio", esclarece Rosiane Andrade, analista do Sebrae/PE.

Podem se inscrever negócios sediados em todo o estado que estejam enquadrados como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) e que atuem nos setores de comércio, indústria ou serviços. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico sebrae.com.br/brasilmaisprodutivo. Depois, é só aguardar o contato do Sebrae para agendamento do primeiro encontro com o ALI. Durante o período de consultoria, serão realizadas reuniões individuais e oficinas coletivas.

Quer ficar por dentro de mais notícias sobre empreendedorismo e descobrir histórias inspiradoras? Então siga a gente no x.com/sebraepe e acompanhe a Agência Sebrae de Notícias (pe.agenciasebrae.com.br).

Imprensa Sebrae PE

Victor Camilo redesenha a metáfora "cavalo de troia" em novo single

 

A abstração e a metáfora são dois elementos de linguagem que definem “Cavalo de Tróia”, o segundo single da carreira solo do cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical paulistano Victor Camilo, que vive na Escócia desde 2021. A música “Cavalo de Tróia”, já disponível em todas as plataformas de streaming, é existencial e provocativa, e musicalmente original ao mesclar vários ritmos e influências.


“A letra de ‘Cavalo de Tróia’ é, de certa forma, um diálogo entre dois lados, duas versões de mim mesmo: uma que está mais presa a velhos hábitos e preconcepções sobre si própria, e uma que está disposta a crescer, evoluir e se abrir para o novo. Nesse diálogo, essa segunda versão está sempre tentando mostrar uma visão estóica da vida, mostrando que o sofrimento é algo absolutamente natural, mas que isso não deve ser um impeditivo na busca por felicidade genuína, amor, realizações, etc.”, descreveu Victor.

A metáfora “cavalo de troia” para Victor, no entanto, tem outro significado. Tradicionalmente visto como símbolo de traição (um presente com intenções malignas e ocultadas), nesta canção “cavalo de tróia” é relacionado ao poder das artes de atrair e envolver sem que sua mensagem lírica e musical seja percebida superficialmente, sendo apenas decifrada com o aprofundamento. A canção usa a metáfora também para expressar o momento de abertura a novas possibilidades que o artista enfrentava durante o período da composição.

A simbologia da letra de “Cavalo de Tróia” se estende para sua capa, desenvolvida pelo artista plástico Brasil Goulart. O resultado é fruto de uma troca de reflexões e referências entre os artistas. “Concordamos que ele teria que aparentar como algo rústico, para fugir das representações tradicionais do mito do Cavalo de Tróia como um objeto perfeitamente construído. Ao mesmo tempo, eu queria que o cavalo fosse um símbolo de vida, de florescimento de coisas novas. Foi aí que o Brasil teve a ideia de imaginar o cavalo não como algo construído por mãos humanas, mas sim como uma árvore, algo que naturalmente emergiu do solo naquele formato”, contou Victor.

Musicalmente, “Cavalo de Tróia” é plural e, com isso, evidencia a originalidade de Victor. A influência de Lenine é intensa (música pernambucana e rock). Também no arranjo há a interferência estrutural de Chico Science e Nação Zumbi, dos ritmos côco, baião, maracatu de baque virado. “Acredito que a ‘Cavalo de Tróia’ se torna original por combinar a força dessas percussões com um estilo de escrita melódica que é uma mescla de várias influências”, disse ele.

O single composto em 2012 vem de um período musicalmente e emocionalmente marcante na vida de Victor. À época, ele se desprendia, de certa forma, da adolescência dedicada ao rock e heavy metal e se abria à música brasileira como novo gosto musical, com Lenine e sua fusão de música pernambucana com influências internacionais. “Além disso, no momento em que compus a canção eu estava em um período de me abrir novamente para relacionamentos depois de ter passado por um namoro que havia sido traumático. De certa forma a letra reflete esse momento, de uma busca pessoal por reabertura”, disse.

“Cavalo de Tróia” é a faixa-título do primeiro EP de Victor Camilo, com previsão para ser lançado ainda neste 2024. Serão incluídas quatro canções, com temáticas e desenvolvimento musical convergentes entre si. “O EP está repleto de mesclas entre música brasileira e rock, e letras bastante reflexivas, com um pé no estoicismo.”, contou Victor.

Sobre Victor Camilo

“Se tivesse que escolher uma palavra para me definir musicalmente, seria hibridismo”, diz Victor Camilo, paulistano nascido em 1990 e desde 2021 residente em Glasgow (Escócia). Seu envolvimento musical começa aos 12 anos, sob influência da banda brasileira Angra. A partir de então, estudou diversos instrumentos e tentou formar bandas ao longo da adolescência.

Porém, em 2009 tornou-se vocalista da Keepsie, banda de heavy metal do ABC Paulista, com a qual se profissionalizou na música e gravou um EP. Neste período, teve seu primeiro emprego, como professor de canto, e entrou para faculdade de música (2011-2016). Em 2012, deixou a Keepsie, amadurecendo-se profissionalmente ao atuar em diversas funções, como compositor, produtor, guitarrista e organizador de eventos.

Victor se tornou guitarrista da banda de indie rock The Creamy Lips assim que se mudou para o Reino Unido. Como instrumentista do grupo, viveu diversas experiências, entre elas, a oportunidade de realizar em 2023 uma turnê pela Escócia. Após uma dissolução da formação da banda, deu início à sua carreira solo. Também iniciou outra banda de rock (Borderland Crow), com colegas também advindos da The Creamy Lips. Em paralelo, Victor passou a tocar na noite da Escócia.

O artista chegou ao Reino Unido para ser mestrando em Estudos da Música Popular. Concluída a etapa, conseguiu uma bolsa de pesquisa e realizou um projeto de pesquisa sobre shows musicais virtuais. Atualmente, aguarda o resultado de um processo seletivo para doutorado. Sua pretensão é unir carreira acadêmica e artística.

Ficha técnica
Victor Camilo: Composição, voz, violão, guitarra, baixo, bandolim, gravação, mixagem
Jordan Ferguson: Percussões
Kaneo Ramos: Masterização
Brasil Goulart: Arte de capa

Siga Victor Camilo




Espetáculo Chroma Key reflete sobre a masculinidade em temporada gratuita no Espaço Mezanino do Centro Cultural FIESP (SESI-SP)

 

Um homem em confronto consigo mesmo: esse é o mote do espetáculo “Chroma Key”, que reestreia em São Paulo. A peça, que cumpriu uma bem-sucedida temporada no Sesc Avenida Paulista em 2022, faz apresentações gratuitas entre os dias 16 de fevereiro e 24 de março no Espaço Mezanino do Centro Cultural FIESP (SESI-SP). As sessões acontecem de quinta a sábado, às 20h30, e, aos domingos, às 19h30. É possível reservar os ingressos online a cada segunda-feira, a partir das 8h.

Na trama, os atores Rafael De Bona e Ricardo Henrique dão vida a uma figura em uma profunda crise existencial. Como em um circuito incansável, ele reflete sobre pilares sociais, trabalho, dinheiro, família e o modo como atua no mundo, problematizando a representação de sua masculinidade.

“Trata-se de um homem que está perdido, pois sempre teve status e ocupou lugares de poder. Ele é narcisista e, agora, precisa fugir dessas projeções de si próprio para conseguir enxergar o outro, reconhecer a diversidade e entender qual é o espaço que precisa ocupar neste momento”, explica Rafael De Bona.

Sobre o texto

Em 2018, quando iniciaram-se as pesquisas para o espetáculo, o ponto de partida foi a depressão originada da sociedade do trabalho e da produção. Para a diretora Eliana Monteiro, a metáfora que resume esse sentimento é a de um boi com os olhos totalmente tapados por um antolho - acessório que limita a visão dos animais de montaria, forçando-os a olhar apenas para frente e evitando que se distraiam e saiam do rumo, andando em círculos para se alimentar enquanto seu movimento é responsável por fazer um moinho funcionar, moendo cana ou mandioca.

Nesse contexto, obras como “O Demônio do Meio-Dia – Uma Anatomia da Depressão”, de Andrew Solomon, e “Sociedade do Cansaço”, de Byung Chul-Han, foram fundamentais no processo criativo da dramaturga Angela Ribeiro.

“Durante as minhas pesquisas, me surpreendi com dados sobre o alto número de homens com depressão que não buscam ajuda por medo do julgamento social. Isso também acontece porque eles são criados desde criança para serem heróis e não demonstrar fragilidade”, conta Angela.

Diante deste cenário, a dramaturga quis gerar um espaço de reflexão com o espetáculo “Chroma Key”. “A ideia do trabalho não é trazer respostas, e sim estimular as pessoas a repensarem a sociedade e suas ideias em torno do “masculino”. Por exemplo, como podemos colaborar para não criar esses homens? Da mesma forma, os homens precisam perceber que estão em um lugar de privilégio e que cabe a eles, também, renunciar a isso para garantir um mundo mais igualitário”, completa.

Esses homens fazem parte da engrenagem de um sistema que asfixia o sujeito. A todo o momento as pessoas são bombardeadas por informações, sem tempo suficiente para ressignificá-las, problematizá-las e até digeri-las. Trata-se de uma violência invisível que exaure e gera uma sociedade na qual corremos contra o tempo e não sabemos para onde.

Segundo Eliana Monteiro, com o resultado das eleições de 2018, essa força masculina truculenta ganhou ainda mais projeção. “Os políticos/gigolôs arquitetaram o golpe contra a democracia, mas apertavam a corda apenas o suficiente para manter todos acordados. Ficamos expostas ao cheiro fétido exalado pelo patriarcado, ao seu jugo nocivo, produtor da morte. Homens com seus reservatórios cheios de violência, opressão e horror à diversidade estavam autorizados pelos poderes constituídos a eliminar ou subjugar o não reconhecido”, argumenta. Assim, “Chroma Key” ganhou mais complexidade: passou a falar tanto da depressão do sujeito contemporâneo quanto do horror do retrocesso.

Sobre a encenação

Na nova temporada, de acordo com a encenadora, a peça ganhou contornos ainda mais radicais. Isso porque o espaço destinado ao espetáculo no Mezanino do Centro Cultural FIESP é bem mais estreito do que no Sesc Avenida Paulista, criando uma enorme contradição. “Na primeira versão, estávamos todos confinados e o espaço do confinamento na peça era muito maior, fazendo alusão ao tamanho ocupado pelo masculino naquele momento. No espaço atual, ele está submetido a um cubículo, o confinamento é maior, o embate entre as projeções que o homem tem de si e o círculo fechando sobre si, será o desafio dessa empreitada”, explica.

Em 2024, o Brasil vive um momento mais otimista. “O coronavírus já não é uma ameaça, pois as vacinas sempre atualizadas nos garantem alguma proteção. Ao mesmo tempo, tivemos novas eleições, a troca de presidente, os movimentos sociais ganhando força, as chamadas minorias reivindicando seus direitos. Mesmo assim, tenho a sensação de que estamos vivendo uma falsa liberdade. Esse véu que cobria o patriarcado foi retirado e ele está exposto. Suas garras deixaram marcas profundas e ainda sinto o ar passando com dificuldade pela garganta estrangulada pela força a qual fora submetida. A pergunta que me faço é: esse homem branco, ao perceber vozes dissonantes, estaria se sentindo sufocado?”, acrescenta.

Para Ricardo Henrique, olhar para a própria trajetória masculina foi desafiador. “Pensar no quanto ainda reproduzimos o machismo nas nossas relações e no trabalho não foi fácil. Este homem que estamos retratando é extremamente nocivo e facilmente reconhecível pela plateia: ele tem ódio das mulheres e não consegue aceitá-las em cargos superiores, por exemplo. Da mesma forma, ele não sabe lidar com o abandono e vive competindo com seus pares”, afirma.

Rafael De Bona vai além. “É evidente que é uma personagem que reflete uma masculinidade específica. Existem muitas masculinidades, não só essa. Mas essa é a que está no centro da problemática dos nossos tempos. Nosso desafio foi nos colocarmos juntos em questão com isso, sem ignorar quem somos e sem sair ilesos enquanto intérpretes”, diz.

Visualmente falando, a encenação propõe uma instalação cenográfica imersiva, investindo na multiplicidade de linguagens artísticas para a criação de uma experiência ativa com o público, borrando as fronteiras das linguagens do teatro, do audiovisual e das artes visuais.

Assim, os atores se relacionam com projeções em vídeo criadas por Bianca Turner em um cenário assinado por Rafael Bicudo. A iluminação de Guilherme Bonfanti e a trilha sonora de Érico Theobaldo intensificam a sensação de opressão da personagem. O figurino é de Marichilene Artisevskis e a produção da Corpo Rastreado.

Sinopse

Um homem cindido está em constante embate consigo mesmo. Como num circuito incansável, ele articula questões sobre pilares sociais, trabalho, dinheiro, família e o modo como atua no mundo, colocando em xeque a representação de sua masculinidade.

Ficha Técnica

Concepção e direção artística: Eliana Monteiro
Dramaturgia: Angela Ribeiro
Elenco: Rafael De Bona e Ricardo Henrique
Assistência de direção: Rafael Bicudo
Dramaturgismo: Bruna Menezes
Desenho de luz: Guilherme Bonfanti
Trilha sonora: Érico Theobaldo
Cenografia: Rafael Bicudo
Cenotécnico: Wanderley Wagner
Concepção de vídeo projeção: Bianca Turner
Figurino: Marichilene Artisevskis
Envelhecista: Foquinha Cris
Direção de movimento: Fabricio Licursi
Orientação de atuação: Luciana Canton
Operação de vídeo: Bianca Turner
Operação de sonoplastia: Igor Souza
Operação de iluminação: Mauricio Matos
Assistência de produção: Leonardo Monteiro
Produção: Corpo Rastreado / Lucas Cardoso
Idealização: Rafael De Bona e Ricardo Henrique

ServiçoChroma Key
Temporada: 16 de fevereiro a 24 de março de 2024, às quintas, sextas e sábados às 20h30, e, aos domingos, às 19h30
Local: Espaço Mezanino do Centro Cultural FIESP (SESI-SP)
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Jardins
Ingressos: Os ingressos gratuitos são liberados a cada segunda-feira, a partir das 8h. Podem ser reservados no site www.sesisp.org.br/eventos
Classificação etária: 16 anos.
Duração: 70 minutos.
Lotação: 50 lugares.

SESI-PE oferta 300 vagas em dois cursos voltados para relações de trabalho


Para quem está buscando se preparar para o mercado de trabalho, o SESI-PE está oferecendo 300 vagas em dois cursos de qualificação profissional gratuitos e online: “Relacionamento Interpessoal” e “A Importância do Feedback”. As inscrições estão abertas e vão até o dia 18 de fevereiro ou até as vagas serem preenchidas, e podem ser feitas no site pe.sesi.org.br, na seção “Educação Continuada”. Para realizar o curso, é necessário ter, no mínimo, 16 anos, acesso à internet, e-mail e noções básicas de internet.

No curso “Relacionamento Interpessoal”, o interessado irá refletir sobre a importância das relações no ambiente de trabalho com o objetivo de torná-lo mais saudável. No conteúdo trabalhado, estão temas como O ambiente de trabalho e as relações; Inteligência interpessoal; Percepção: eu e o outro; Comunicação; Escuta; Assertividade; Empatia; Cordialidade; Ética; Gestão de Conflitos. A carga horária do curso é de 12h.

Já em “A Importância do Feedback”, o objetivo é compreender o conceito e reconhecer a importância dessa ferramenta nas relações de trabalho. Entre os assuntos tratados durante as aulas estão Definição de Feedback; Segredo para uma boa liderança; Por que a maioria das pessoas tem dificuldade em receber feedback?; Por que é tão difícil dar um feedback?; Quando dar feedback?; O que falar para o funcionário?; Feedback como um espaço aberto. A carga horária é de 8h.

Depois de realizar a matrícula, o estudante tem 30 dias para terminar o curso desejado. Após a conclusão, o aluno participará de uma avaliação na plataforma educacional e, ao atingir o mínimo de 70 pontos no exame, receberá o certificado. Para tirar dúvidas ou obter outras informações, basta entrar em contato pelo (81) 98151-8375 (WhatsApp) ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

*Sistema FIEPE* - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Novos Secretários e Diretor da DIRT serão empossados em Arcoverde nesta quarta-feira (07)


Em solenidade marcada para às 10h desta quarta-feira (07/02), no auditório da Secretaria de Educação, serão empossados pelo Prefeito Wellington Maciel os novos Secretários Municipais: José Diego Leite Santana (Educação) e Jaques Gomes da Silva Júnior (Agricultura), além do novo diretor da DIRT - Diretoria de Rendas e Tributos: Rafael Andrade Veras.

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, José Diego é especialista em Gestão Escolar, possuindo também graduação em Pedagogia. Sua nomeação tem por objetivo agregar melhorias na continuidade das implementações possibilitadas na pasta, durante a gestão do ex-secretário Antônio Rodrigues Mendes Souza.

Já Jaques Gomes da Silva Júnior vai substituir a gestão interina de Wagnner Vidal, na Agricultura, sendo  graduado em Geografia pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, especializado em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco - UPE Garanhuns. Jaques também atua como professor de cursos da AESA, do Centro de Ensino de Saúde de Arcoverde - CESA, e do Colégio Cardeal Arcoverde.

E Rafael Andrade Veras, que é bacharel em Ciências Contábeis e Administração, pós-graduado em Recursos Humanos e mestrando em Administração Empresarial com foco em Finanças pela Must University, vai assumir o cargo de Diretor da DIRT, em substituição a Fernando Antônio Tenório Oliveira. Rafael também atua como consultor empresarial, contador e é empresário na Sertão Assessoria e na UP Certificação Digital.

Pela primeira vez, Silvana Salazar comanda trio no Galo da Madrugada


Com trabalho consolidado, artista marca mais um período de momo com grande atuação nos palcos e trios, além do trabalho nas plataformas digitais

Nome muito conhecido na cena artística pernambucana, tamanha sua desenvoltura e inovação, a cantora Silvana Salazar apresenta mais um carnaval recheado de novidades. Entre os destaques, está o sucesso do seu último lançamento, Vou Jogar Pra Tu, sua intensa agenda, e ainda, a confirmação do seu nome no desfile do Galo da Madrugada.

No Sábado de Zé Pereira, Silvana Salazar vai assumir o comando do Trio Papão, levando muita agitação ao maior bloco de carnaval do mundo. Já conhecida por fazer shows em vários camarotes do Galo, ao longo dos anos, essa será a primeira vez que ela irá puxar um trio no evento. 

Já na sua agenda de carnaval, shows nos palcos e trios da capital, Região Metropolitana e interior. Salazar tem apresentações confirmadas no Recife, Feira Nova, Cabo, Itamaracá, Olinda, Moreno, Ipojuca e Pesqueira. Em Bezerros, na terra dos Papangus, ela é atração do palco principal na terça de carnaval (13/02). Na quarta-feira de cinzas, o encerramento será no Bloco Os Irresponsáveis, na Zona Norte do Recife.   

Intercalando entre os trabalhos presenciais, Silvana Salazar também tem presença nas plataformas de áudio e vídeo. Entre os seus últimos lançamentos, o grande destaque é o single Vou Jogar Pra Tu, que conta com videoclipe no YouTube. A música é uma composição de Diego Barão, Marquinho, Lucas Medeiros e Vittinho no Beat. 

Vou Jogar Pra Tu: https://youtu.be/ljgtaRyZrL8?si=dMTaQCGGQrODmz6v

Silvana Salazar 

Neta de cantora lírica e maestro, começou a flertar com a música desde pequena, participando de corais em igrejas, colégios e festas infantis. Gravou seu primeiro CD ainda na adolescência e teve a oportunidade de trabalhar com nomes consagrados como Luis Caldas, Márcio Vítor, Paulinho Andrade (arranjos da Banda Eva), Mano Góes (Banda Jammil) e Cezinha, além de assinar algumas letras, dando seus primeiros passos como compositora.

Foi escalada para participar da Banda do Faustão e foi Backing Vocal de Gilberto Barros (o Leão). Foi finalista em um dos maiores programas de calouros do Brasil no quadro “Mulheres que Brilham” do Raul Gil, no SBT, onde teve uma grande aceitação por parte do público e jurados que compararam seu grande talento com grandes ícones nacionais como Daniella Mercury e Ivete Sangalo.

Conhecida também como RAINHA DOS CASAMENTOS, Silvana Salazar conduz seus shows de forma inovadora e irreverente, inclusive é reconhecida no meio pelo seu bordão “CHAMA SALAZAR”.

TV Guararapes transmitirá o Carnaval para todo o mundo


       A TV Guarararpes/Record, mais uma vez, levará para os telespectadores pernambucanos e de qualquer lugar do mundo a alegria do carnaval de Pernambuco. A transmissão da folia de Momo será feita na TV aberta e também pelo canal da emissora no Youtube. A animação ganhará as telas, ao vivo, a partir do Jornal Guararapes desta quinta-feira (8). A apresentadora Meiry Lanunce vai comandar o telejornal diretamente do Marco Zero, coração da folia recifense, a partir das 19h. Após o encerramento do jornal, a festa continuará sendo transmitida pelo canal digital da TV. Serão mais de 30 horas de transmissão na TV e mais de 50 horas no Youtube.

 Um time de mais de 200 profissionais está envolvido na produção e execução dos seis dias de transmissão para mostrar o melhor da festa. Na sexta-feira, véspera do Sábado de Zé Pereira, o Jornal Guararapes também será apresentado do Recife Antigo. Meiry Lanunce e o time de repórteres da TV Guararapes mostrarão tudo o que acontece em Olinda e no Recife, além de curiosidades do carnaval pernambucano. A jornalista Priscila Assis assumirá o comando da transmissão no Youtube nas quinta e sexta-feiras e também no sábado até as 23h.
 No sábado, o Galo da Madrugada e a festa em Olinda estarão nas telas da TV Guararapes. A transmissão ao vivo do desfile do maior bloco carnavalesco do mundo será feita das 10h às 15h. Os apresentadores Meiry Lanunce e Gernand Lopes irão mostrar, diretamente do foco da folia, a passagem dos trios elétricos e a criatividade do povo pernambucano que capricha nas fantasias para ganharem as ruas do Centro do Recife. O sobe e desce das ladeiras de Olinda ao som das orquestras de frevo estará sob o comando da turma do Que Arretado.

 Ainda na noite do sábado, a partir das 19h, a festa do Marco Zero será transmitida ao vivo pelo Youtube da TV Guararapes. No domingo pela manhã, das 10h às 12h45, a emissora estará ao vivo mostrando o que há de melhor no carnaval de Pernambuco, sob o comando de Gernand Lopes e o pessoal do programa Que Arretado com Jota Júnior, Ni do Badoque e Wendy. À noite, a partir das 19h, o jornalista Ciro Guimarães comandará a transmissão no canal digital, assim como nas segunda e terça-feiras, após a exibição do Jornal Guararapes com Meiry Lanunce, também do Marco Zero. A cobertura de toda festa estará ainda nas redes sociais da TV.

         Já nas segunda e terça-feiras pela manhã o público da TV Guararapes ficará bem informado com o Balanço Geral Manhã, sob o comando do apresentador Evenilson Santana. O programa trará as principais notícias do dia e informações para os foliões. Na hora do almoço, haverá transmissão ao vivo da festa diretamente de Olinda das 11h50 às 15h30. A folia será comandada por Gernand Lopes e pela turma do Que Arretado, que vai caprichar nas fantasias e animar quem estiver do outro lado da telinha. É Pernambuco em todas as telas, é o Carnaval da Guararapes.

TRE Pernambuco prorroga parceria de atendimento ao eleitor no Shopping Guararapes


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e o Shopping Guararapes estenderam sua parceria para manter em funcionamento um ponto de atendimento da Justiça Eleitoral no mall, visando atender um número maior de eleitores. O prazo final para tirar, atualizar ou regularizar o título de eleitor é até o dia 8 de maio. A unidade do TRE no Shopping Guararapes foi inaugurada em 23 de outubro de 2023 e, desde então, já registrou mais de 6 mil atendimentos. 

O horário de atendimento permanece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h, mediante agendamento pelo site do Tribunal (para agendar, clique aqui: https://www.tre-pe.jus.br/servicos-eleitorais/solicitar-agendamento). Todos os serviços estão disponíveis, incluindo o de coleta da biometria. O ponto está apto a atender eleitoras e eleitores não só do município, mas de todo o estado.

Campanha Atualize

A unidade do shopping foi lançada dentro da campanha Atualize, do TRE-PE, de incentivo às eleitoras e aos eleitores a atualizarem o seu cadastro biométrico, principalmente os que tiraram o título entre 2020 e 2022, quando a coleta da biometria estava suspensa como medida de prevenção à Covid-19. Uma das iniciativas dentro da campanha é a descentralização dos serviços do TRE de atendimento ao público.

Com o cadastro das impressões digitais e da fotografia no banco de dados da Justiça Eleitoral, a identificação da eleitora e do eleitor no dia da eleição acelera o processo de votação. Além disso, com a biometria atualizada junto à Justiça Eleitoral é possível usufruir de benefícios junto ao serviço público.

O serviço de coleta biométrica é destinado a eleitoras e eleitores que vão tirar o primeiro título, bem como para quem solicitou o alistamento eleitoral (1º título) durante a pandemia, mas não teve sua biometria coletada. No Estado, a retomada da coleta biométrica vem sendo realizada gradualmente e retorna após a suspensão ocorrida no início de 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas para conter a disseminação de Covid-19.

Carnaval: ortopedista alerta para os cuidados com os pés


Os foliões estão em contagem regressiva para o Carnaval, mas para quem não abre mão da folia, as prévias carnavalescas estão a todo vapor para aquecer o período mais esperado do ano. Mas, não basta brincar de forma aleatória, é preciso tomar alguns cuidados com o corpo para a brincadeira não terminar antes do tempo. Dentro deste contexto, a parte do corpo que mais sofre durante a comemoração é o pé. 

Segundo o ortopedista especialista em pé do Instituto de Ortopedia e Trauma de Pernambuco (IOT), Gabriel Monteiro, o calçado ideal para pular o carnaval tem que ter as seguintes características: 

 Ser fechado para proteger os pés do risco de pisão, topada e objetos cortantes no chão. 

 Ter boa aderência ao chão para evitar escorregões. 

 Ser leve e com bom sistema de absorção de impactos, que dão um conforto a mais e diminuem o impacto nas articulações. 

 Optar pelos calçados que promovem uma melhor distribuição da carga. 

O calçado que melhor se enquadra nessas características são os tênis, sendo esse a melhor opção, caso não seja possível o uso de tênis, as sandálias podem ser usadas com cautela. 

Mesmo sem contar com toda a proteção do tênis, a sandália deixa os pés frescos e dão sofisticação ao visual. Prefira modelos que prendam o tornozelo e o pé. 

Além disso, é aconselhável o uso de meias respiráveis para evitar o acúmulo de umidade. Já os saltos não são ideais para a ocasião. Além de deixar os pés expostos, este tipo de sapato não dá firmeza aos pés na hora de brincar a folia.  

O especialista reforça que antes de sair de casa, é indicado realizar alongamentos para os pés e panturrilhas, antes e depois da folia, para evitar cicatrizes e músculos tensos, manter as unhas curtem reduz o risco de trauma e encravamento durante longos períodos de caminhada ou dança. 

*SERVIÇO* 

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Pernambuco (IOT) 

Endereço: Av. Agamenon Magallhães, 4760 - Paissandu - Recife – PE 

Instagram:@iot.recife 

Site: www.iotrecife.com.br

Anderson Correia pede que Município credencie Caruaru no projeto ‘Salas Verdes’ para escolas de Caruaru


O vereador Anderson Correia segue acreditando que a conscientização e educação ambiental e animalista precisam ser aplicadas desde cedo, por meio do ensino nas escolas. Pensando nisso, o parlamentar solicitou, por meio de requerimento (nº 112/2024), que o Município credencie (inscreva) Caruaru no Programa ‘Salas Verdes’, do Ministério do Meio Ambiente, para a criação da educação ambiental e animal nas escolas municipais.

O Projeto Salas Verdes tem como objetivo incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como centros de informação e formação ambiental em todo o país. A Sala Verde é um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional, voltadas à temática socioambiental e cultural. O edil acredita que essa iniciativa trará grandes benefícios para Caruaru, colocando a Capital do Agreste entre as grandes cidades do país que já têm projeto.

“A educação é a base para a conscientização e boas práticas acerca das questões animalistas e ambientais, e o programa visa contribuir e estimular isso, com discussão crítica, organização e o fortalecimento de identidades grupais. Por isso, o Município precisa credenciar Caruaru, pois essa medida colocaria nossa cidade em um patamar mais elevado em desenvolvimento educacional, entre os grandes centros do país.

Garanhuns Jazz nos ajuste finais para mais uma edição


Já está quase tudo pronto para o Garanhuns Jazz Festival 2024 (@garanhunsjazzfestival). O tradicional evento, que acontece durante o período de Carnaval, vai atrair turistas de todo o Brasil para participar de um dos maiores festivais de jazz e blues do país, de 10 a 13 de fevereiro. A grade de programação do GJF vai contar com shows gratuitos, na Praça Mestre Dominguinhos, e a participação de mais de 40 artistas, entre atrações nacionais e internacionais.

A programação contempla nomes renomados do jazz, blues, instrumental, erudito e cultura popular. Entre os vários nomes que compõem a grade estão: Gilson Peranzzetta (RJ), Marcel Powell (RJ), Nasi (SP) - Vocalista do Ira!, André Youssef (SP), George Israel (RJ), Roberta Campos (RJ), Cláudio Infante (RJ), Serial Funkers (SP), Leo Gandelman (RJ), UptownBand (PE), Ivan Barreto (RJ) – Vencedor do The Voice Brasil 2023, Bruno Marques (MG) e Laretha Weathersby (USA).

Em 2023, o Jazz Festival foi retomado após um hiato de oito anos, levando Garanhuns ao posto de cidade que mais recebeu turistas durante o período carnavalesco, de acordo com levantamento realizado pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo (Setur) e Empetur. O prefeito Sivaldo Albino destacou a relevância do evento, que foi um sucesso durante a sua retomada, no ano passado. “Nossa gestão sempre acreditou e investiu no potencial que tem o Garanhuns Jazz Festival, como um evento importante para quem procura uma alternativa ao carnaval tradicional de Pernambuco. Temos a certeza de que não será diferente neste ano e vamos poder promover uma edição ainda maior, com grande adesão do público que vem de todos os locais do Brasil”, destacou o prefeito.

A secretária de Cultura, Sandra Albino, destacou ainda os esforços coletivos para garantir a realização de mais uma edição do Jazz Festival. “Nós da Secretaria de Cultura tivemos várias reuniões de alinhamento com a participação de Giovanni Papaléo, que é responsável pela curadoria e produção deste grande evento. Assim conseguimos fechar uma grade de programação que sem dúvidas vai agradar bastante o público do jazz, mas também de outros ritmos. Também gostaria de destacar a importante participação de músicos e bandas de Garanhuns, que foram selecionadas por meio de edital convocatório, com mais de 100 inscritos”, completa.

O Garanhuns Jazz Festival 2024 é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, e conta ainda com a curadoria de Giovanni Papaléo Produções Musicais, produção executiva da empresa Promundo e apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

@garanhunsjazzfestival

*Confira a seguir a programação completa do Garanhuns Jazz Festival 2024:*

*Sábado (10/02)*
20h - Noite do Chorinho: Gilson Peranzzetta (RJ) & Marcel Powell (RJ), com Betto do Bandolim (PE), Bozó Sete Cordas (PE), Valéria Santos (PE) e Bruno Fonseca (PE)
21h30min - Nasi (SP) (Vocalista do Ira!) com André Youssef (SP) e Rodrigo Morcego Trio (PE)
23h - George Israel (RJ) e Roberta Campos (RJ) cantam Kid Abelha com Cláudio Infante (RJ)
Nos intervalos dos shows: Mobile Jazz Band de Garanhuns 

*Domingo (11/02)*
19h - Gilson Peranzzetta (RJ) & Marcel Powell (RJ) (Tributo a Sebastião Tapajós)
20h30min - Vintage Pepper (PE) e Jefferson Gonçalves (RJ)
22h - Os Valvulados (PE) e Marília Ferro (PE)
23h30min - Serial Funkers (SP) 

*Segunda-feira (12/02)*
19h- BasSax (PE) toca Sinatra e Jobim com Paty Carlos (PE)
20h30min -Tributo a Miles Davis com o Clube do Jazz de Maceió (AL)
22h - Leo Gandelman (RJ) e Claudio Infante (RJ)
23h30min - Uptown Band (PE) convida Ivan Barreto (RJ) (Vencedor do The Voice Brasil 2023), com Duo Naipe Metais (PE)

*Terça-feira (13/02)*
19h - Fábio Aladdin Trio (PE) e Karla Cybele (PE)
20h30min - Guitar Night em Tributo a Greg Wilson: com Eric Assmar (BA), Diego Albuquerque (PE), Igor Prado (SP), Joanatan Richard (PE), Bruno Marques (MG), Omar Coleman (USA), Olegário Lucena (PE)
22h - Bruno Marques (MG) e Laretha Weathersby (USA)
23h30min - Tributo a Ray Charles com Ivan Barreto (RJ) (Vencedor do The Voice Brasil 2023) e Serial Funkers (SP)

Paulista anuncia reajuste do piso do professor

 
O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, e a secretária de Educação, Kátia Clemente, anunciaram, nesta terça-feira (06.02), o reajuste do piso do professor. A elevação será de 3,62%. A medida passa a vigorar a partir de 1.° de março. Cerca de 1.400 professores compõem o quadro da Rede Municipal.

Imprensa Paulista PE 

Vivo renova patrocínio com Galo da Madrugada


Pelo segundo ano consecutivo, a Vivo será uma das patrocinadoras oficiais do Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo e que, em 2023, reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas nas ruas do Recife. A marca terá um trio exclusivo no evento e fará ativações especiais no camarote do evento, além de reforçar sua presença com ações de marketing nas suas lojas de Recife. 

“O Galo da Madrugada é a cara do carnaval pernambucano e um símbolo da festa brasileira. Estamos muito felizes em fazer parte da história do maior bloco de carnaval do mundo pela segunda vez consecutiva”, explica Karina Tenório, diretora da Regional da Vivo no Nordeste.

Para este ano, a empresa está preparando uma ação especial para os convidados do camarote da agremiação. Os foliões que circularem pelo local poderão aproveitar espaço instagramável com uma opção interativa para receber a foto em tempo real, tatuagens temporárias alusivas ao maior bloco do planeta e distribuição de brindes.

A renovação do patrocínio ao Galo da Madrugada reforça a posição da Vivo como uma das maiores apoiadoras da cultura no Brasil, investindo nas artes cênicas, plásticas e na música para ampliar e democratizar o acesso dos brasileiros à cultura e entretenimento – trazendo o poder da tecnologia para potencializar o alcance das iniciativas e levar arte a todo o País.

Com mais de quatro décadas de folia, bloco Abutres segue animando as ladeiras de Olinda


Completando 42 anos de fundação o "Bloco Abutres" foi criado por amigos, durante uma conversa pelos corredores da faculdade. Em 1982 os jovens decidiram levar a amizade e as brincadeiras para as ladeiras de Olinda. 

O abutre é o símbolo do grupo, sempre ilustrada com um semblante sugestivo, seja no boneco gigante ou nas estampas da camisa. O bloco desfila sempre às terças de carnaval, neste ano no dia 13 de fevereiro. 

A novidade neste ano é que o bloco que desfila sempre às 11h30, ganhou duas horas de concentração em local próximo a Câmara de Vereadores de Olinda. 
 
Dos criadores do bloco, apenas Vicente Queiroga, 61, continua na ativa e todos anos organiza a agremiação para desfilar. 

“A expectativa para esse ano é em arrastar ainda mais foliões. Não apenas os que nos acompanham desde o inicio, mas a nova geração. No ano passado tivemos o retorno do pós pandemia e foi muito legal estar de volta às ladeiras de Olinda. No carnaval de 2024 teremos um desfile ainda melhor”, explica Queiroga.

Atualmente a direção do bloco é composta por Vicente e seu filho, Théo Queiroga, que além de participar da organização da agremiação cria as ilustrações das camisas anualmente.


Mais informações: @abutresdeolindaoficial

Deputado Abimael Santos fiscaliza o Hospital da Restauração


Na manhã desta terça-feira (06), o deputado estadual Abimael Santos realizou uma fiscalização no Hospital da Restauração, que fica localizado no bairro do Derby, região central de Recife. Durante a visita, o parlamentar destacou as inúmeras denúncias que recebeu no gabinete vindas de pessoas que utilizam o sistema público de saúde. Ele afirmou que durante o recesso parlamentar, o celular não parava de receber mensagens que o incentivaram a buscar respostas por parte da direção do HR. 

 Ao chegar no local, o deputado viu a triste realidade que muitos pernambucanos vivem. Toda a estrutura não comporta a superlotação de pacientes ao longo dos seus 9 andares. A situação revela que apenas com um bom investimento, as coisas começarão a melhorar. O problema não para por aí: os acompanhantes também reclamam da falta de assistência. Por não terem onde dormir, alguns ficam em colchões doados por moradores de rua e ficam na entrada superior do hospital. Um exemplo desse sofrimento é o senhor Pedro Ferreira de Arcoverde, que está há 34 dias dormindo em colchões na entrada do hospital.

 A estadia não é fácil, a comida e a bebida muitas vezes chegam através de doações de igrejas e até mesmo moradores de rua que compartilham. Como se não bastassem os problemas, os relatos de arrastões são constantes, o que deixa os acompanhantes à mercê de criminosos. Testemunhas já relataram tiroteios na entrada e classificaram a situação como sendo abandonados pelo Estado. Uma mulher, identificada como Tássia, veio da cidade de Jataúba e está acompanhando a mãe que está no hospital há oito dias. Segundo ela, o hospital não fornece água, deixando os pacientes sob a responsabilidade dos acompanhantes para se hidratarem.

 O deputado Abimael Santos, ao finalizar a fiscalização, disse que os corredores continuam lotados em um cenário de calamidade, no entanto, também reconheceu a tentativa da governadora Raquel Lyra de iniciar a reforma no sétimo andar, porém, mesmo com a iniciativa de reforma, as obras andam a passos lentos, com apenas quatro funcionários realizando as modificações na estrutura. Abimael cobrou o envio de mais homens para acelerar a obra e afirmou que “se continuar dessa forma, vai demorar muito”. 

Outro problema classificado pelo deputado, é que existe apenas um aparelho de ressonância no hospital, afirmando que o estado poderia investir mais em saúde. Ele também exibiu os números de investimentos do carnaval que já ultrapassam os 40 milhões enquanto o aparelho de ressonância custa apenas 7 milhões de reais. Reconheceu que os festejos são importantes para a economia pois atraem turistas, porém, a realidade da saúde necessita de respostas rápidas. Abimael concluiu dizendo que continuará cobrando as melhorias necessárias para que diminua o sofrimento da população.

Com Homenagem a Olinda, Clube das Pás busca o Heptacampeonato no carnaval do Recife


O Clube Carnavalesco Misto das Pás, conhecido pelos tradicionais Bailes, se preparou durante todo o ano para o Desfile dos Clubes e escolas de samba do Recife, que acontece neste domingo (11), na Avenida Dantas Barreto, Área Central do Recife, a partir das 16h. 

Com o tema “A Bela Olinda, patrimônio cultural da humanidade”, o Clube de Frevo traz uma linda homenagem a Olinda, cidade conhecida pelos Bonecos Gigantes, seus Altos Coqueiros e pelas suas Ladeiras que compõe o cenário histórico carnavalesco da cidade com o sobe e desce do folião. Neste ano, o Clube busca pelo heptacampeonato consecutivo. 

Para Álvaro Melo, Diretor Social do Clube e historiador, destacou a perspectiva para este dia. “Nossa perspectiva do Clube é ser Campeã novamente. São seis anos consecutivos e vamos em busca de mais um título”, finalizou Álvaro. 

As fantasias que irão compor a agremiação foram produzidas no próprio Barracão, através de uma equipe de costureiras comandada pela Presidente do Clube das Pás, Dacy Andrade, que transformam tecidos, linhas e lantejoulas em vendedeiras obras de arte, em seu próprio Barracão pela a coordenação do carnavalesco José Hilário. 

O clube de frevo mais antigo em funcionamento do Brasil coleciona histórias, tradições e o pentacampeão com vitórias seguidas no carnaval do Recife.


SERVIÇO
Com Homenagem a Olinda, Clube das Pás busca o Heptacampeonato no carnaval do Recife
Quando: Domingo, 11 de fevereiro de 2024
Horário: 16h
Local: Desfile dos Clubes e Escolas de Samba do Recife Avenida Dantas Barreto, Área Central do Recife. 


*NOSSA HISTÓRIA: Da Abolição da escravatura aos bailes mais apaixonados da cidade*
 
A história do Clube das Pás - o mais antigo de Pernambuco e um dos mais antigos do País - remonta à sua fundação no dia 19 de março de 1888, dois meses antes da Abolição da Escravatura no Brasil. O Recife fervia de alegria no carnaval, enquanto um navio cargueiro atracado no Porto do Recife precisava ser abastecido de carvão, às pressas, para seguir viagem. Como não tinha trabalhador interessado naquela tarefa, em plena folia, uma empresa encarregada do abastecimento do cargueiro, ofereceu pagamento dobrado aos estivadores. Daí, o comerciante português Antônio Rodrigues reuniu um grupo de homens dispostos a deixar a folia de lado e tratar de fazer o trabalho por uma remuneração maior.
 
Depois do serviço concluído e com muito dinheiro no bolso, o grupo de foliões, formado por Francisco Ricardo Borges, Manoel Ricardo Borges, João da Cruz Ferreira e João dos Santos, botou as pás de carvão nas costas e foi comemorar no Clube dos Caiadores. Enquanto brincavam o carnaval, eles tiveram a ideia de fundar um clube carnavalesco. Começaram a discutir os nomes: Clube das Pás de Carvão, Clube das Douradinhas e Anjos da Boa Vista. No final, foi escolhido Bloco das Pás de Carvão.
 
Nos primeiros anos, a agremiação funcionou na Boa Vista. Depois, para erguer a sede do Clube, o grupo de foliões comprou na Rua das Hortas, por seis mil cruzeiros, um terreno de propriedade do Recolhimento de Nossa Senhora da Glória do Recife, Conceição de Olinda e Sagrado Coração de Jesus de Igarassu. Até que, muito tempo depois, a Associação Carnavalesca de Pernambuco comprou um terreno localizado na Rua Odorico Mendes, em Campo Grande, e o doou ao Clube das Pás. Meses depois, a senhora Maria do Carmo, que era sócia das Pás, arcou com as despesas de legalização do terreno junto à Prefeitura do Recife.
 
Naquela época, na Rua Odorico Mendes só havia casas muito simples. Assim, foi erguida uma palhoça, até ser construída uma sede maior em alvenaria. Depois de duas grandes reformas, o espaço ganhou um primeiro andar e recebeu o nome de Universidade do Frevo Reitor Josabat Emiliano, em homenagem a um de seus ex-presidentes, falecido no domingo, 21 de agosto de 2016, aos 98 anos.
 
O Bloco das Pás de Carvão desfilou nos carnavais de 1888, 1889 e 1890 e em março do último ano mudou o seu nome para Clube Carnavalesco Misto das Pás. A primeira notícia impressa sobre as Pás foi publicada no dia 4 de março de 1905, no jornal Diário de Pernambuco. A cada 13 de Maio - dia da Abolição da Escravatura - o clube realizava uma passeata pelo Recife, em homenagem ao pernambucano e abolicionista Joaquim Nabuco.
 
Alguns clubes carnavalescos criados na época eram oriundos de corporações de operários urbanos e impregnados de elementos presentes nas procissões religiosas, que foram proibidos pelas autoridades eclesiásticas. Alguns dos elementos transplantados se encontravam em cordões de lanceiros, mascarados, diabos, balizas, bobos, morcegos e damas de frente. No final do século XIX e início do XX, surgiram no Recife, além do Clube das Pás, os clubes de carnaval Vassourinhas (1889), Lenhadores (1889), Toureiros de Santo Antônio (1914), Pão Duro (1916) e Pavão Misterioso (1919), entre outros.
 
O Misto do nome das Pás é porque nesta agremiação podiam brincar homens e mulheres. O clube, que representa o mais tradicional espaço de gafieira de Pernambuco, possui o estandarte mais antigo, datado no início do século XX, possivelmente nos idos de 1910. O responsável pelo desenho foi Manoel de Matos, onde estavam evidenciadas folhas de acanto e outros elementos barrocos, o monograma do Clube, franjas e pingentes dourados, duas máscaras e uma boneca fabricada em porcelana francesa, trazida pelo antigo porta-estandarte, o alfaiate Manuel das Chagas. A confecção, que foi em veludo, acolchoado de algodão, forrado com cetim e bordado com fios de ouro, ficou a cargo das monjas beneditinas do Convento do Monte de Olinda.
 
O atual estandarte das Pás foi confeccionado por Maria do Monte, uma antiga aluna e bordadeira do mesmo convento de Olinda, em 1980. O desenho tem a figura de um anjo, representado por uma boneca trazida de Portugal. O estandarte traz, ainda, os dizeres “Amor e Ordem”, bordados sobre uma esfera azul que simboliza o globo terrestre. O estandarte pesa cerca de 60 Kg e é conduzido durante o desfile na avenida por três porta-estandartes, que se revezam durante a apresentação na segunda-feira de carnaval. Em julho de 2007, a Prefeitura do Recife patrocinou a ida de doze integrantes do Clube para duas apresentações do seu estandarte no Rio de Janeiro, uma em Niterói e outra na Quadra da Mangueira.
 
O Clube das Pás tinha entre seus dirigentes uma personagem que fazia parte da história do carnaval pernambucano, que era a vice-presidente Josefa Ribeiro da Silva, a Marly das Pás (in memorian), que figura no livro "Sem elas não haveria carnaval", de autoria da pedagoga e produtora cultural Claudilene Silva e da historiadora Ester Monteiro. Lançado em 2011 pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife, o livro traz depoimentos da carnavalesca.
Os bailes das Pás mantêm a tradição mais que secular de começar com a execução de três frevos. Afinal, o clube nasceu durante o carnaval. Depois é que vêm os ritmos mais dançantes, com destaque para as músicas latinas e os boleros.