sábado, 27 de março de 2021

Covid-19 fora de controle em todo o Pais

 

Estudiosos, médicos, cientistas e infectologistas de todo o Pais cansaram de avisar que, se não houvesse um lockdown pleno, nacional e completo, o Brasil sentiria o peso do colapso sanitário. Os números do lnstituto de Redução de Riscos e Danos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (lRRD/UFRPE) mostram os seguintes números, deste sábado, 27 de março de 2021:

Casos confirmados de Covid-19: 12.044.414
Número de mortes: 307.112 
Letalidade: 2,48%
(de cada 100 casos, há entre duas e três vitimas fatais)
Mortes por 100 mil pessoas: 146, 1414
Em relação à distribuição geoespacial, algumas regiões estão em maior número de casos, não apenas em capitais, mas também em cidades do interior. No mapa, quanto mais forte for o tom de vermelho, maior explosão da doença. Desta forma podemos destacar algumas desses municipios:

- Petrolina - PE
- Altamira - PA
- Porto Velho - RO
- Rio Branco - AC
- Corumbá - MS
- Brasilia - DF
- Marabá - PA
- Parauapebas - PA
- Santarém - PA
- Rio de Janeiro - RJ
- Manaus - AM
- Cuiabá - MT



























Neste diagrama de risco, se comprarmos por estado, Maranhão, Pernambuco e Rio de Janeiro se mostram com melhores resultados. Porém, o Brasil inteiro está no vermelho. Não há, portanto, lugar livre do Coronavirus em todo o Brasil. Enquanto a curva do diagrama de risco estiver na zona vermelha do gráfico, há um alto risco de infecção pelo COVID-19. 

Somente quando a curva chegar na zona verde pode-se considerar que a flexibilização das medidas de controle pode ser aplicada. É importante salientar que esta flexibilização deve ser gradual, e o acompanhamento da evolução da epidemia, via os gráficos de risco, devem ser feitas diariamente, pois sempre há chance de voltar às zonas de alto risco.

Enquanto a vacina não chega para todos, os cuidados são os de sempre: lavar as mãos constantemente, usar o álcool gel, praticar o distanciamento social e sempre que sair de casa, usar a máscara.

Estudante pernambucano tem aulas internacionais sem sair de casa

 

Em tempos de maior restrição, a distância não é limite para o acesso ao conteúdo e formação. Graças à tecnologia, quem não pode embarcar para estudar fora, nesse período, consegue ter aulas virtuais daqui mesmo e dentro de casa. É o que acontece com Carlos Erbe, 19 anos, aluno do quarto período de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE). Desde o início do ano, ele tem aulas on-line três vezes por semana na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (Upaep), na cidade de Puebla, no México, e que tem parceria com a Unit-PE. Lá, ele estuda duas disciplinas: telecomunicações e sistemas elétricos automotivos. Uma em espanhol e outra em inglês.

“No começo era mais difícil, mas um professor disponibilizou no início um software, que faz a tradução simultânea da legenda do espanhol para português. Hoje, estou mais acostumado e entendendo mais. Já o inglês, já tinha feito curso antes”, adianta. Mesmo assim, ele reconhece que é preciso ter uma atenção maior. Afinal, além do conteúdo ser novo, tem o fato de ser apresentado em outra língua.

Carlos resolveu estudar essas disciplinas fora para trocar experiências, treinar idiomas e ainda buscar conhecimento para seu trabalho de conclusão de curso, que ele já começou a rabiscar o básico. Ele informou que as matérias lecionadas na instituição de ensino mexicana têm relação com o tema que pretende abordar no TCC. “Falei com a Unit de meu interesse, eles deram autorização e estou cursando essas duas disciplinas, em substituição a duas eletivas do final do curso”, completa.

Apps ajudam na hora das compras

Com novas medidas de restrição para conter o avanço da pandemia de covid-19 em diversas cidades brasileiras, os aplicativos se tornam ainda mais aliados para que consumidores possam programar sua ida ao ponto de venda com segurança. No app do Assaí Atacadista, é possível consultar o fluxo de clientes em cada uma das lojas da rede. A ferramenta – Horário de Pico – foi pensada como auxiliar a quem deseja consultar o movimento das lojas e, assim, facilitar a rotina de abastecimento das famílias em meio ao período de isolamento social.

Para utilizar a funcionalidade, basta acessar o app, selecionar a loja mais próxima ou de preferência e clicar na opção “Horário de Pico. O aplicativo mostra o fluxo de clientes tanto por dia da semana quanto por faixa de horário. As informações são atualizadas diariamente e o fluxo de clientes é monitorado a partir de uma tecnologia que identifica a presença de clientes nas lojas via Wi-FI. O app do Assaí é totalmente gratuito e pode ser baixado nas lojas do App Store ou Google Play, nas plataforma iOS e Android.

Garantir um ambiente seguro para o momento de compras de seus clientes é uma prioridade do Assaí. Para isso, a rede adotou mais de 270 medidas desde o início da pandemia a fim de garantir a proteção de colaboradores e clientes. Antes de mesmo de entrar na loja, o consumidor tem sua temperatura aferida e pode higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão em uma pia disponibilizada exclusivamente para esse fim. A utilização de máscaras faciais de proteção é obrigatória. Carrinhos e demais pontos de contato também tiveram sua higienização reforçada e, regularmente, todas as áreas da loja e o estacionamento são higienizados com hipoclorito de sódio.

No interior da unidade, além de frascos de álcool em gel, há comunicações sobre boas práticas durante as compras e adesivos na área dos caixas sinalizando a distância recomendada entre clientes nas filas. Ainda, a rede criou o cargo de Auxiliar de Qualidade, cuja função é garantir que todas as medidas de segurança adotadas pela rede estão sendo cumpridas. Por fim, todos os colaboradores receberam equipamentos individuais de proteção e foram orientados quanto a importância da prevenção.

Serviço:

App Assaí Atacadista
Gratuito - Disponível nas lojas App Store e Google Play

Peça Existo! discute o que é ser menino e menina

 

O premiado espetáculo Existo!, da Cia La Leche, tinha uma ampla agenda de apresentações presenciais agendadas para 2020 que foi interrompida pela pandemia do novo coronavírus. O público que não pôde prestigiar a peça, que além dos prêmios, foi reconhecida por críticas excelentes da imprensa, tem a oportunidade de assisti-la em uma versão inédita a partir do dia 3 de abril de 2021, sábado, 11h, pelo canal de Youtube do grupo.

Com direção de Cris Lozano e dramaturgia de Alessandro Hernandez, Existo! é uma alegoria sobre a liberdade que todas as pessoas deveriam ter, mesmo que isso contrarie os padrões sociais – especialmente os que nos definem apenas como homens e mulheres. Na obra, Alessandro interpreta Luan, menino que mora em uma torre à espera do momento de poder sair e descobrir o mundo que conhece apenas pela janela – seu maior desejo é compartilhar momentos de diversão com meninos e meninas que vê em uma escola.

Enquanto aguarda por esse momento - que chegará quando uma jabuticabeira estiver amadurecida, carregada de frutos - Luan exerce sua liberdade neste espaço fechado na companhia de sua mãe, que apesar de alimentar suas ambições, fica constrangida com os questionamentos do garoto, como a decisão de usar vestido ou mesmo de se transformar em uma menina. Animais que conversam com Luan durante seu período de isolamento também colaboram com o tom fabular da peça. Tanto a mãe como os bichos são interpretados por Ana Paula Lopez, atriz da Cia que participou do processo criativo e colaborou na preparação corporal do espetáculo.

"Antes da pandemia, fizemos uma série de sessões para escolas seguidas por um debate com as crianças. É impressionante como o lugar do preconceito habita muito mais o imaginário dos adultos", conta Alessandro Hernandez sobre as experiências de trocas com espectadores que devem ser potencializadas com as sessões online, que alcançam um número maior de pessoas.

O artista reforça que, a princípio, o texto contaria a história de uma criança transexual, mas o caminho tomado para a peça foi outro. "Era muito mais potente abordarmos os questionamentos, e não a transexualidade em si", conta o dramaturgo. Segundo ele, esse recurso fez com que os assuntos da peça se tornassem mais amplos e proporcionassem mais diálogos possíveis sobre gênero e sobre o que é lido hoje em dia como masculino e feminino.

Festival Caboclo celebra tradição do coco de roda com programação virtual

 

Pulsante território artístico e cultural de Pernambuco, a cidade de Lagoa de Itaenga, na região da Mata Norte, será palco, nesta quarta-feira, dia 31 de março, da 1ª edição do Festival Cultural Caboclo. O evento visa valorizar, divulgar, promover e enfatizar a tradição do coco de roda, manifestação cultural presente na história do município. Na programação, dança, música, debate e apresentações artísticas prometem animar o público, que poderá acompanhar tudo pela internet, por meio do canal oficial do festival no Youtube, (encurtador.com.br/uzAJX) , a partir das 20h.

A festividade, idealizada pelo poeta Bio Caboclo, de 60 anos, violeiro, mestre de maracatu rural e de coco de roda, terá a presença de vários artistas locais e regionais. Integram a grade artística, o Coco de Borges Lucas com participação especial do Coco do mestre Reginaldo Cipriano (Lagoa de Itaenga); Coco de Bojo da Macaíba e Coco de Fulô (Cabo de Santo Agostinho). Destaque para o Grupo Cultural Caboclo que tem à frente o coquista poeta Bio Caboclo e seus filhos: Josivaldo Caboclo, Josuel Caboclo e Josenildo Caboclo. Juntos, eles vão apresentar uma mistura de ritmos, evolução e versos de improvisos.

O festival também propõe disponibilizar uma oficina, em vídeo pré-gravado, sobre algumas curiosidades sobre os ritmos, sons e movimentos do Grupo Cultural Caboclo. A ideia é levar os espectadores para uma viagem nas danças populares, de origem africana e indígena, principalmente, entre os cocos de umbigada e coco de mazuca. Material pode ser acessado no canal do festival no Youtube, gratuitamente.

A programação também inclui uma roda de diálogo com participação dos artistas do festival e brincantes do coco de roda. O cenário dessa conversa foi gravado no Sítio Cultural Caboclo, Zona Rural de Lagoa de Itaenga.

Em atividade há 30 anos, o Grupo Cultural Caboclo, já coleciona cerca de 11 álbuns gravados de coco de roda, além de três álbuns de maracatu rural; e outros dois álbuns de viola e um álbum de ciranda. Ao longo de três décadas, a Família Caboclo, como também é conhecida, têm revigorado e disseminado a arte da cultura popular entre o público de todas as idades.

Durante esse tempo, o poeta Bio Caboclo e seus filhos já viajaram várias regiões do Brasil, espalhando sua arte e a cultura pernambucana, como a 3ª mostra Brasil, “Brasil de todas as cores”, em 2010, no teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro; Encontro das Diversidades, Arco da Lapa, 2010, Rio de Janeiro; 9º FIL – Festival Internacional de Linguagens, Teatro Oi Casa Grande, 2011, Rio Janeiro, Festival de Inverno de Garanhuns -PE, 2018.

A 1ª edição do Festival Caboclo é realizada com incentivo da Lei Aldir Blanc - PE, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal. A produção artística é da Amata Produção e Serafim Produção.

Serviço
O quê? 1ª edição do Festival Caboclo, na cidade de Lagoa de Itaenga - PE
Quando? Quarta-feira, dia 31 de março
Onde? Canal do festival no Youtube ( encurtador.com.br/uzAJX)
Horário: 20h
Classificação: livre

Com informações do jornalista Salatiel Cicero

Seminário aborda resultados da Justiça Restaurativa no atendimento a jovens em conflito com a lei

 

Terminou, na noite da quinta-feira (25), o I Seminário Regional de Justiça Restaurativa: diálogos e perspectivas. Durante o evento online, que teve mais de 200 participantes simultâneos, pesquisadores expuseram avanços e desafios das práticas restaurativas na área da infância e juventude, considerando a incidência dessa tecnologia social sobre o cumprimento de medidas socioeducativas por adolescentes e jovens autores de atos infracionais. O seminário foi promovido pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) - unidades Derby/Graças e Caxangá – e pela Subcomissão de Justiça Restaurativa da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), tendo a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) como instituição parceira.

Uma das palestras da noite, intitulada "Processos restaurativos e advocacia no sistema socioeducativo", foi proferida pela advogada Polyana Vilela, que atua na Central de Vagas da Funase e é membro da Subcomissão de Justiça Restaurativa da OAB-PE. A profissional falou de como as práticas restaurativas têm se feito presentes no atendimento multiprofissional ofertado aos socioeducandos, contribuindo para a resolução de conflitos, para a responsabilização e para a disseminação de uma cultura de paz.

"O adolescente pode participar de uma prática restaurativa dentro do Plano Individual de Atendimento (PIA), após receber uma internação-sanção ou ao ser direcionado ao Conselho Disciplinar por um desrespeito a normas. Temos visto boas experiências, partindo do entendimento de que a medida socioeducativa não tem um viés punitivo, mas, sim, pedagógico", afirmou.

Outra palestrante da noite foi a assistente social Silvana Oliveira, mestre em Serviço Social e servidora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Ela fez relatos sobre como a adoção dessas práticas proporcionou avanços na mediação de conflitos em processos no âmbito da 3ª e 4ª Varas da Infância e Juventude da Capital. "Os círculos de conflito possibilitam que a gente veja por trás das letras dos processos, permitindo que a vítima exponha sua dor e que o adolescente processado perceba o dano que causou", disse a palestrante, durante a abordagem do tema "A proposta restaurativa em Varas da Infância e Juventude".

A mediadora das discussões foi a assistente social Marcela Mariz, membro da Subcomissão de Justiça Restaurativa da OAB-PE e coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa da Funase. Para a profissional, o evento teve como grande contribuição mostrar experiências práticas da temática nos ambientes em que ela incide. "E para a Funase, é uma satisfação imensa estar falando de um assunto tão caro, considerando todo o histórico de implantação das práticas restaurativas nas unidades da instituição", destacou.

Além dos conteúdos trabalhados à noite, o seminário contou com um primeiro turno de palestras, pela manhã. Na ocasião, foram abordados os temas “Justiça Restaurativa e os avanços na mediação de conflitos”, pelo advogado Carlos Eduardo de Vasconcelos, mestre em Direito pela PUC-SP e conselheiro da OAB-PE; e “A adolescência enquanto uma fase”, com condução da advogada Milena Trajano, doutoranda em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e professora do curso de Direito da Uninassau. A mediação das temáticas foi feita pela professora Karina Duarte, também da Uninassau.

"Uma grande contribuição deste evento é jogar luz sobre um tema que, no caso de muitos cursos de Direito, só é abordado em etapas finais, quando se fala de mediação de conflitos, mas ainda com diferenças em relação ao conceito das práticas restaurativas. Avaliar isso nos casos práticos trazidos aqui está sendo muito positivo", declarou a professora Karina.

lmprensa Funase

54 mil pessoas foram vacinadas em um só dia em Pernambuco, um recorde estadual

 

Em pronunciamento divulgado neste sábado (27.03), o governador Paulo Câmara informou que Pernambuco imunizou 54 mil pessoas na última sexta-feira (26.03), batendo, assim, um novo recorde. Ontem, o Estado recebeu mais de 177 mil novas doses de vacina – sendo 133.200 da Coronavac e 44.720 da AstraZeneca/Oxford – que foram distribuídas no mesmo dia para as gerências regionais de saúde. A nova remessa possibilitou avançar na imunização de idosos e ampliar a idade das pessoas vacinadas para acima de 65 anos em todos os municípios.

“Isso tudo deixa claro que, com disponibilidade de vacinas, temos condições de imunizar nossa população com segurança e velocidade para interromper a aceleração da pandemia”, frisou Paulo Câmara, destacando ainda a agilidade do esquema de logística montado pelo Governo do Estado para distribuição das vacinas. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, a operação, que teve início às 10h da sexta-feira (26.03), foi finalizada às 23h30 do mesmo dia.

O governador também ratificou a importância de as pessoas estarem atentas ao calendário de vacinação do município em que residem. “Auxiliem os idosos que tenham dificuldade em realizar o agendamento e, caso precise sair de casa, use máscara o tempo todo”, finalizou. O número de doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas em Pernambuco já chegou a 1.438.880. Desse total, 1.192.160 foram da Coronavac e 246.720 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. Confira a distribuição dos imunizantes por remessa recebida:


VACINAS CONTRA A COVID-19 RECEBIDAS EM PE

SINOVAC/BUTANTAN

1º entrega (18/01): 270.960
3º entrega (25/01): 38.400
4º entrega (07/02): 118.200
6º entrega (24/02): 48.000
7º entrega (03/03): 102.000
8º entrega (09/03): 110.800
9º entrega (16/03): 198.600 (para primeira dose)
10º entrega (20/03): 172.000 (para primeira dose)
11° entrega (26/03): 133.200 (para primeira dose)

Total: 1.192.160

ASTRAZENECA/OXFORD/FIOCRUZ

2º entrega (24/01): 84.000
5º entrega (24/02): 82.000
10º entrega (20/03): 36.000
11° entrega (26/03): 44.720

Total: 246.720 (para a primeira dose)

Total geral de doses recebidas em PE: 1.438.880

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Belo Jardim tem aumento de 200% nos casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim recebeu uma análise da IV Gerência Regional de Saúde (Geres) sobre a situação da Covid-19 no município. De acordo com o órgão estadual, a cidade segue a tendência nacional, com pessoas cada vez mais jovens sendo mais afetadas nas últimas semanas.

Belo Jardim também apresenta número de casos confirmados SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) acima da média histórica nas últimas cinco semanas conforme mostra a linha média do gráfico (em anexo) sendo ultrapassada duas vezes desde a semana três, em janeiro de 2021. Os casos de SRAG estão concentrados, principalmente, na faixa etária dos 30 aos 59 anos.

A análise da IV Geres mostra ainda que dos 80 anos ou mais não apresenta casos confirmados de SRAG há quatro semanas, o que já pode ser o reflexo da imunização contra à Covid-19 que começou no final de janeiro.

O estudo ainda mostra que o número de óbitos de Belo Jardim apresenta uma certa estabilidade, o que pode mudar devido ao aumento no número de casos graves registrados e dos que ainda estão em análise.

Até esta quarta-feira (25), Belo Jardim possuía 2.288 casos confirmados e 66 óbitos confirmados. Além disso, 4.125 doses foram aplicadas nas pessoas do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

“Os dados assustam, pois representam um aumento de 200% de casos em nosso município. Estamos fazendo a nossa parte, como gestão e como profissionais de saúde, mas nada disso adiantará se a população também não fizer a parte dela. A Covid é uma doença que evolui muito rápido e de forma surpreendente. Ninguém pode precisar como ela vai reagir no organismo. Então, a melhor escolha sempre será não entrar para as estatísticas”, desabafou a secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro.

Para melhorar este quadro é necessário um percentual de distanciamento de, no mínimo, 60%. E Belo Jardim está com um distanciamento de, aproximadamente, 49%. As recomendações permanecem para a população: usar máscara, mesmo que já tenha sido vacinado; evitar aglomerações; evitar reuniões em casa, inclusive com os familiares que não moram no mesmo domicílio; só sair de casa em extrema necessidade; higienizar as mãos e os calçados, principalmente quando chegar em casa e trocar as roupas, antes de ter contatos com a família, principalmente idosos e crianças.

“Batemos sempre na mesma tecla: a pandemia não acabou. É preciso se cuidar e cuidar das pessoas que você ama. Inclusive, quem já teve Covid também deve se prevenir, pois pode se reinfectar, inclusive, com muito mais frequência atualmente”, finalizou a secretária de Saúde.

lmprensa Belo Jardim PE



Educação de Olinda entrega novo lote do kit alimentar a partir de 6 de abril

 

A Prefeitura de Olinda entrega, a partir da terça-feira (06.04), mais um lote dos Kits de Alimentação para os estudantes da Rede Municipal de Ensino, com objetivo de garantir a segurança alimentar dos 25 mil estudantes neste momento de pandemia da COVID-19.

Os kits serão disponibilizados de forma parcelada, seguindo um cronograma de distribuição nas unidades de ensino e seguindo todos os protocolos de saúde contra Covid-19.

A Secretaria de Educação, Esportes e Juventude montou uma estratégia para que não ocorra aglomeração, os funcionários estarão utilizando equipamentos de proteção individual e a pasta lembra da obrigatoriedade do uso máscara de proteção para todos que forem receber o kit.

lmprensa Olinda

Veja a seguir o calendário






 

Recife anuncia novas medidas de apoio ao setor econômico durante a pandemia

 

O prefeito João Campos anunciou novas medidas para beneficiar pessoas e segmentos econômicos impactados pela pandemia. Nesta quinta-feira (25), O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a prorrogação do prazo para pagamento dos tributos do âmbito do Simples Nacional, que inclui o Imposto Sobre Serviços (ISS). No último dia 17, o prefeito havia encaminhado à Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF) um pedido de prorrogação do prazo de pagamento do ISS no Simples Nacional. O prefeito ainda anunciou que os permissionários dos mercados públicos terão o pagamento de suas taxas prorrogadas por 60 dias, enquanto os taxistas e motoristas do transporte complementar só precisarão se recadastrar no segundo semestre.

 A medida de prorrogação do pagamento do Simples Nacional é uma forma de dar fôlego aos empreendedores e empreendedoras recifenses neste momento desafiador vivido em todo o Brasil. Com isso, cerca de 19,5 mil Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Recife devem ser beneficiadas, mitigando os impactos da pandemia do Covid-19. Para os cofres municipais, o impacto será de R$ 36 milhões. “Esta decisão atende a um pleito nosso no sentido de dar mais fôlego aos microempresários da nossa cidade. Nós vamos abrir mão de R$ 36 milhões de arrecadação neste período, mas queremos ajudar quem está gerando emprego e quem está gerando renda”, disse João Campos.

Também foi anunciada a prorrogação por 60 dias da cobrança das taxas de permissão de uso dos boxes, isentando os permissionários do pagamento mensal até o final de maio, em razão das consequências do período pandêmico. A taxa da referida cobrança é feita a partir de um cálculo específico, de acordo com o metro quadrado de cada boxe e sua localidade. A medida vai beneficiar 2.442 permissionários e é a segunda feita nesse sentido, desde o começo da pandemia. Em 2020 houve a mesma suspensão.

Outra medida anunciada foi o adiamento dos prazos para o recadastramento dos permissionários, condutores auxiliares e seus veículos ligados ao Serviço Municipal de Táxi do Recife (SMTX) e ao Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife (STCP/Recife), referente ao exercício de 2021. A medida foi tomada para diminuir os gastos desse público. O prazo já havia sido adiado, também, em 2020 pelo mesmo motivo. O novo calendário será divulgado nos canais oficiais da PCR e CTTU e o atendimento será feito mediante agendamento prévio pelo site cttu.recife.pe.gov.br e realizado na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Avenida  Cruz Cabugá, 304, em Santo Amaro. Mais de 6.300 trabalhadores serão beneficiados, entre taxistas e motoristas de transportes complementares.

A prorrogação do ISS no Simples Nacional será realizada da seguinte forma:

- o período de apuração março de 2021, com vencimento original em 20 de abril de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de julho de 2021 e 20 de agosto de 2021;

- o período de apuração abril de 2021, com vencimento original em 20 de maio de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de setembro de 2021 e 20 de outubro de 2021;

- o período de apuração maio de 2021, com vencimento original em 21 de junho de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 22 de novembro de 2021 e 20 de dezembro de 2021.

OUTRAS MEDIDAS - Os impactos econômicos trazidos pela pandemia da covid-19 impulsionam, ainda no início deste mês de março, uma outra importante medida. O prefeito João Campos anunciou no dia 09 de maço, em reunião com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a prorrogação do prazo de vencimento do Imposto Predial e Territorial (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS) de bares, restaurantes, lanchonetes e do setor de hotelaria da cidade. Com essa medida, o impacto econômico será de R$ 8,5 milhões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações municipais que visam amortecer os desafios trazidos pelo novo coronavírus.

lmprensa Recife 


Projeto gratuito de educação para crianças

 

A educação deve garantir o desenvolvimento integral do sujeito, contemplando todas as suas dimensões. É nesse princípio que se baseia a Educação do Sesc e é a partir dele que é construído o Criar Sesc, projeto gratuito com atividades de leitura e escrita, cultura, recreação e esportes para crianças de 5 a 12 anos. As unidades do Sesc em Goiana e São Lourenço da Mata estão com inscrições abertas para receber os alunos a partir de abril.

Em São Lourenço, as atividades são oferecidas no turno da tarde, de segunda à quinta-feira, das 13h às 17h, devendo este ser o contraturno da aula regular das crianças. Já no Sesc Goiana, o projeto acontece na quarta e sexta-feira das 14h às 17h. A proposta é realizar práticas que estimulem no aluno a cultura maker, por meio de processos de criação, imaginação e investigação, e que valorizem a infância, a brincadeira e a cultura local.

O projeto reúne profissionais de diversas áreas das unidades para a implementação do plano interdisciplinar. Recreação; aulas de esportes com foco na cultura corporal do movimento; contação de histórias; projetos didáticos com atividades lúdicas e que encorajam a competência investigativa e criativa das crianças são algumas das atividades que fazem parte do planejamento.

“O Criar Sesc é um projeto que tem como objetivo consolidar o Educar por inteiro. Nesse sentido, proporcionaremos o desenvolvimento integral da criança através de diversas atividades que despertem o processo de criação e investigação, mantendo viva a relação entre o brincar e o aprender”, destaca a orientadora pedagógica do Sesc Ler São Lourenço da Mata Elisama Gonçalves.

Para fazer a matrícula, o pai ou responsável precisa comprovar renda familiar de até três salários mínimos e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão atualizado do Sesc, caso seja trabalhador do comércio, além da documentação da criança: certidão de nascimento, CPF e cartão atualizado do Sesc, se for dependente de comerciário.

As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Ler São Lourenço, de 8 às 12h e das 13h às 16h; e na Secretaria da Escola do Sesc Ler Goiana na segunda e quarta-feira, de 8 às 12h.

Serviço: Inscrições para Criar Sesc

Sesc Ler Goiana
Aulas de segunda à quinta-feira, das 13h às 17h
Matrículas na Secretaria da Escola – Rua do Arame, s/n, Centro, Goiana – PE
Horário: segunda e quarta-feira, de 8 às 12h
Informações: (81) 3626-5961
Valor: gratuito

Sesc Ler São Lourenço da Mata
Aulas de quarta e sexta-feira, das 14h às 17h
Matrículas na Central de Relacionamento com o Cliente – Avenida das Pêras, 56, Tiúma, São Lourenço da Mata – PE
Horário: segunda à sexta-feira, de 8 às 12h e das 13h às 16h
Informações: (81) 3525-9033
Valor: gratuito

Olinda anuncia medidas de apoio financeiro nesta segunda-feira

 

A Prefeitura de Olinda realizará, na próxima segunda-feira (29.03), uma transmissão pelas redes sociais oficiais, a partir das 9h30, para anunciar medidas de apoio financeiro neste período de pandemia de Covid-19. A apresentação será realizada pelo prefeito, Professor Lupércio, no Palácio dos Governadores, e uma estrutura, seguindo todos os protocolos de saúde, será montada para receber os jornalistas que queiram realizar perguntas.

lmprensa Olinda

Espetáculo infantil Lara e o Pássaro estreia em ambiente digital

 

LARA E O PÁSSARO, do Coletivo Animales, é uma fábula sobre como crescer pode transformar as pessoas, um resgate de uma cumplicidade perdida, uma jornada de um tipo de crescer onde percebemos e respeitamos o outro e a nós mesmos. Com dramaturgia de Sofia Fransolin, direção de Luciana Mizutani e direção cinematográfica de Rafaela Bermond, o espetáculo infantil estreia em ambiente digital no dia 3 de abril, sábado, às 15h, no canal do YouTube do Coletivo Animales e traz no elenco os atores Catarina Eichenberger, Gabriel Pangonis, Giovana Telles, Luan Assunção e Rafa Marotti.

 

Fruto de muitos encontros, contágios e misturas potentes, LARA E O PÁSSARO tem orientação do ator e diretor Eduardo Okamoto, direção musical de Marcelo Onofri e orientação de visualidades de Helô Cardoso. Na montagem, Lara (Giovana Telles), ao assistir à sua irmã mais nova, Cora (Catarina Eichenberger), adoecer de tristeza, embarca em uma aventura pelo jardim de sua casa em busca do Pássaro Azul.

 

Inspirado na peça O Pássaro Azul, do dramaturgo Maurice Maeterlinck e no universo dos filmes infantis do diretor japonês Hayao Miyazaki, LARA E O PÁSSARO estabelece uma relação direta com a retomada de certos valores tradicionais do Japão presentes no trabalho de Miyazaki junto ao Estúdio Ghibli. Nesses filmes, especialmente em Meu vizinho Totoro (1988) é apresentado um mundo no qual a natureza é recheada de “essência” e, por isso, deve ser respeitada e celebrada. A partir deste ponto de contato, mistura-se Maeterlinck e Miyazaki em uma nova composição.

 

Meninas protagonistas

Primeira direção de Luciana Mizutani no universo infantil, LARA E O PÁSSARO busca junto ao público um exercício de imaginação, que o convida a perceber o mundo para além das percepções imediatas, condicionadas pela visão a olho nu dos objetos que formam o cotidiano.

 

Para a diretora, não existem muitas histórias legais para as meninas nas quais elas pudessem ser protagonistas ativas de suas vidas. “O desenho Meu Vizinho Totoro, do Hayao Miyazaki, serviu como inspiração, mas a principal mensagem é a de que é possível crescer, mudar e ser cuidadoso e afetivo. Por isso contamos sobre duas irmãs que precisam resgatar essa cumplicidade que acaba sendo perdida no doloroso processo do crescimento”, explica Luciana.

 

Já a dramaturga, Sofia Fransolin, conta que LARA E O PÁSSARO também é seu primeiro texto para crianças, mas que a experiência foi tão bacana que já tem mais dois sendo finalizados. “O texto aborda com muitos simbolismos e metáforas o resgate de uma cumplicidade perdida, uma jornada de um tipo de crescer onde percebemos e respeitamos o outro e a nós mesmos. A peça é o desejo de que podemos existir mais compreensivos e afetivos uns com os outros”, define ela.

 

Outro ponto destacado por Luciana Mizutani foi o desafio de transpor o espetáculo para o ambiente digital mantendo a cumplicidade com o público por meio de uma tela. “Levar a peça para o online é a nossa melhor tradução de cuidado e afeto, não apenas como mensagem, mas em nossas ações ao buscar as maneiras mais seguras tanto para artistas quanto para o público”, enfatiza a diretora.

 

Músicas orientais com instrumentos brasileiros

Sem cenários grandiosos, móveis, telões pintados ou projeções, LARA E O PÁSSARO apresenta um palco vazio em diálogo com a estética tradicional japonesa que embasa a obra de Miyazaki. A iluminação, por sua vez, se aproveita do palco vazio para explicitar sua própria dramaturgia. Ela trabalha sempre evocando os espaços da fábula sob o ponto de vista das crianças. Assim, o quarto, apesar de quente, é bastante apertado e não dá muito espaço para a imaginação, enquanto a noite no quintal, apesar de fria, tem uma vastidão libertadora. Dessa forma, as trocas de iluminação não são simples trocas de cenário, mas acompanham as mudanças e transformações dos sentimentos e sensações das crianças, especialmente de Lara.

 

A trilha sonora composta por Marcelo Onofri assume a função de criar tensão ao longo do espetáculo. Fugindo de concepções óbvias, essa tensão proporciona uma dicotomia que causa surpresa no espectador, uma vez que, o que se vê, aparentemente, se desenvolve em contraponto ao que se escuta. As músicas compostas para que o ouvido do público reconhecesse algo de oriental são todas tocadas com instrumentos tipicamente brasileiros.

 

O figurino é inspirado na estética japonesa, mais especificamente em uma linha que mistura elementos de vestuário clássicos japoneses com elementos da moda ocidental atual. Com cores vivas e vibrantes, suas formas buscam simbolizar, de maneira delicada e sutil, ora o cenário, ora a essência de cada personagem.

 

 

Sobre o Coletivo Animales

O grupo foi criado no ano de 2017 , ainda no bacharelado em Artes Cênicas da Unicamp, sob a provocação de professores. No início, essencialmente como grupo de pesquisa, o coletivo direcionou seus estudos às obras cinematográficas e às ferramentas do cômico, mergulhando na máscara do palhaço. Assim foi construído o primeiro espetáculo AniMales. Em 2018, no 21º Festival Nacional Estudantil de Pindamonhangaba (FESTIL), AniMales recebeu 8 prêmios e em 2019 foi contemplado pelo edital PROAC Nº 03/2018 – Produção de Primeiras Obras de Teatro com apresentações nas cidades de Campinas e Americana. Agora amadurecendo sua trajetória, dedica-se ao estudo da cultura POP, olhando-a como um espaço de encontro, uma zona de contágio. O coletivo vem se consolidando como agente cultural no estado de São Paulo e tem o intuito de que o público participe de uma longeva trajetória de pesquisa em uma linguagem teatral popular.

 

 

Para roteiro:

 

LARA E O PÁSSARO – De 2 a 18 de abril, sábados e domingos, às 15h, no canal do YouTube do Coletivo Animales.

*No dia 4 de abril, a apresentação será no canal do YouTube da Libraria, às 15h*

Duração – 50 minutos. Livre. GRÁTIS.

 

Com o Coletivo Animales. Direção - Luciana Mizutani. Dramaturgia – Sofia Fransolin. Elenco – Catarina Eichenberger, Gabriel Pangonis, Giovana Telles, Luan Assunção e Rafa Marotti. Direção Musical – Marcelo Onofri. Direção de Arte – Beatriz Schwartz. Orientação – Eduardo Okamoto. Orientação de Visualidades – Helô Cardoso.  Iluminação – Ana Fariña e Gabriel Pangonis. Operação de Luz - Ana Fariña. Operação de Som – Everson George. Fotos – Vitória Eichenberger. Design Gráfico – Junior Romanini. Direção Cinematográfica – Rafaela Bermond. Assistência de Direção – Rodrigo Forti. Captação e Mixagem de Áudio – Rafael Bonini. Edição e Decupagem – Rafaela Bermond e Rodrigo Forti. Câmera Principal – Rafaela Bermond. Câmera Auxiliar – Rodrigo Forti. Interpretação em Libras – Libraria. Legendagem – Rafa Marotti. Direção de Produção – Gabriel Pangonis. Produção Executiva – Beatriz Schwartz. Coordenação de Comunicação – Giovana Telles. Administração Financeira – Rafa Marotti. Produtores Associados – Catarina Eichenberger e Luan Assunção. 




Prefeitura começa a pagar o AME Carnaval do Recife na segunda-feira (29)

 

Na próxima segunda-feira (29), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, inicia o pagamento do AME Carnaval do Recife - Auxílio Municipal Emergencial, criado para ajudar uma das cadeias produtivas e criativas mais atingidas pela pandemia, que provocou o cancelamento dos festejos carnavalescos na capital pernambucana. Cada atração/agremiação habilitada terá direito a 50% do valor máximo unitário de cachê/subvenção, tendo por base o Carnaval de 2020, respeitando o teto máximo de R$ 10 mil.

“Nós entendemos que nesse momento crítico da pandemia, o momento mais desafiador desde o início dela, a gente precisa ter muita solidariedade e fazer a priorização daquilo que é efetivo. Todo o segmento da Cultura está sentindo muito a pandemia devido a não possibilidade de encontros, de shows, de festividades, e, por isso, a participação efetiva da Prefeitura neste momento é ainda mais relevante, então contem com a gente”, disse o prefeito João Campos.

Ao todo, cerca de 800 agremiações e atrações se habilitaram ao benefício: mais de 90% do universo previsto no cadastro final do auxílio. No caso das agremiações, quase 100% das que se encaixavam nos critérios solicitaram o auxílio e serão contempladas com o benefício, viabilizado pelo Projeto de Lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e transformado em Lei. O investimento da Prefeitura, com apoio da Ambev, é da ordem de R$ 4 milhões.

O AME Carnaval do Recife foi um dos primeiros resultados do Chama Cultura, movimento de diálogo com o segmento, iniciado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura do Recife, desde os primeiros dias de gestão. Até agora foram realizadas cerca de 40 reuniões, com coletivos e representações culturais, para intensificar o debate sobre a realidade atual e construir um plano de ações possíveis e necessárias, neste longo período marcado por fortes restrições impostas pela pandemia. A programação da prefeitura é concluir os pagamentos do AME Carnaval no final de abril.

“As inscrições do AME foram encerradas com mais de 90% de inscritos e habilitados a receber o Auxílio. O pagamento começa já na próxima segunda-feira como foi anunciado pelo prefeito João Campos. É um momento muito duro para a cultura, e de um modo geral, para a cidade e para todos, e para a cultura do Recife que tem enfrentado essa dificuldade dessa pandemia, com as restrições necessárias, mas que atingem muito fortemente o segmento cultural. O início desse pagamento é um alento, uma informação muito preciosa para todos os que fazem a cultura. Além disso, vamos iniciar também o pagamento dos cachês que estejam em aberto de ciclos já realizados. Ou seja, são duas ações que se somam como apoio ao segmento cultural na cidade do Recife", afirmou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Outra ação significativa também acontecerá em paralelo. Na mesma semana tem início um calendário de pagamentos relativos a cachês artísticos, de ciclos anteriores realizados, que ainda estejam em aberto. O objetivo é quitar estes valores com todos os que aguardam pagamento e estão aptos a receber, sem restrições ou pendências com a administração municipal. Haverá um serviço de informações aberto ao segmento, para esclarecimento de dúvidas e confirmação do cronograma progressivo de atualização dos pagamentos. Mais detalhes serão divulgados na segunda-feira.

lmprensa Recife

Paulista inicia entrega de Kits Alimentação Escolar nesta terça-feira (30)

 

A Prefeitura de Paulista inicia a entrega dos novos Kits Alimentação Escolar para os estudantes da Rede Municipal de Ensino, nesta terça-feira (30.03), com o objetivo de auxiliar na segurança alimentar dos mais de 20 mil estudantes matriculados nas 62 escolas públicas do município.

Os três tipos de kits serão disponibilizados pela Secretaria de Educação de forma parcelada, seguindo a estratégia de distribuição nas unidades de ensino, de acordo com protocolos de saúde contra Covid-19. Todos os profissionais envolvidos nos repasses utilizarão equipamentos de proteção individual. É obrigatório o uso máscara de proteção para todos que forem receber o kit.

Os novos Kits de Alimentação Escolar são individualizados e estão baseados em cardápios que foram calculados e adequados conforme a faixa etária. A elaboração está em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), seguindo as normas estabelecidas pelo FNDE/MEC, bem como as orientações do Tribunal de Contas de Pernambuco.

Proteínas, cereais e vegetais contemplam as necessidades nutricionais de cada grupo. Estudantes com diabetes e intolerância à lactose receberão kits específicos.

Serão entregues três tipos de kits

Kit 01 - é voltado para os estudantes das creches;

Kit 02 - será destinado para alunos do grupo IV ao 5º ano;

Kit 03 - contempla os estudantes do 6º ao 9º ano e também alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Acesse aqui a composição do cardápio de cada Kit - https://bit.ly/3ubAWc3

lmprensa Paulsta PE

Caruaru Shopping deve funcionar a partir do dia 1º de abril, com horário especial

 

O Caruaru Shopping informa que, atendendo ao decreto do Governo Estadual de estender a quarentena, divulgado na última quinta-feira (25), permanece aberto até o dia 31 de março apenas para os serviços essenciais. O centro de compras voltará a funcionar com horário especial a partir do dia 1° de abril, com validade até o dia 25 do mesmo mês.


De 1 a 23 de abril, que correspondem da segunda a sexta-feira, as lojas, quiosques, lazer e serviços estarão abertos das 10h às 20h. Já aos sábados e domingos, das 9h às 17h.


Os feriados dos dias 2 (sexta-feira da Paixão de Cristo) e 21 (Tiradentes), o horário também será das 9h às 17h.

A Praça de Alimentação, de segunda a sexta, com horário especial: 11h às 20h. Nos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.

A academia, de segunda a sexta, funciona das 10h às 20h. Nos sábados, das 9h às 17h; aos domingos, das 9h às 15h, e nos feriados, das 9h às 17h.

Já o Hipermercado funcionará de segunda a sábado, das 7h às 22h, e nos domingos, das 7h às 21h. O cinema abrirá conforme horário de sessão, respeitando o decreto governamental.

O gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, lembra que essa é uma medida preventiva e temporária. “O horário de funcionamento pode ser revisto a qualquer momento”, adiantou.

O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Mulheres na Ciência

Este é o tema do debate da SBPC Pernambuco, que acontece nesta segunda (29), a partir das 14h30, no canal do youtube da entidade. A mediação é da secretária adjunta da instituição e professora da UFRPE, Profª Drª Maria do Rosário Leitão. As debatedoras são a vereadora do Recife e escritora Cida Pedrosa, a cientista e coordenadora do Projeto Mais Mulheres e Meninas na Fiocruz, Profª Drª Cristina Araripe e a Secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros. O debate é parte das ações pelos 70 anos da SBPC pernambucana e é promovido pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência, com apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Prefeitura do Recife e do Espaço Ciência.