(de cada 100 casos, há entre duas e três vitimas fatais)
Em tempos de maior restrição, a distância não é limite para o acesso ao conteúdo e formação. Graças à tecnologia, quem não pode embarcar para estudar fora, nesse período, consegue ter aulas virtuais daqui mesmo e dentro de casa. É o que acontece com Carlos Erbe, 19 anos, aluno do quarto período de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE). Desde o início do ano, ele tem aulas on-line três vezes por semana na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (Upaep), na cidade de Puebla, no México, e que tem parceria com a Unit-PE. Lá, ele estuda duas disciplinas: telecomunicações e sistemas elétricos automotivos. Uma em espanhol e outra em inglês.
“No começo era mais difícil, mas um professor disponibilizou no início um software, que faz a tradução simultânea da legenda do espanhol para português. Hoje, estou mais acostumado e entendendo mais. Já o inglês, já tinha feito curso antes”, adianta. Mesmo assim, ele reconhece que é preciso ter uma atenção maior. Afinal, além do conteúdo ser novo, tem o fato de ser apresentado em outra língua.
Carlos resolveu estudar essas disciplinas fora para trocar experiências, treinar idiomas e ainda buscar conhecimento para seu trabalho de conclusão de curso, que ele já começou a rabiscar o básico. Ele informou que as matérias lecionadas na instituição de ensino mexicana têm relação com o tema que pretende abordar no TCC. “Falei com a Unit de meu interesse, eles deram autorização e estou cursando essas duas disciplinas, em substituição a duas eletivas do final do curso”, completa.
O prefeito João Campos anunciou novas medidas para beneficiar pessoas e segmentos econômicos impactados pela pandemia. Nesta quinta-feira (25), O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a prorrogação do prazo para pagamento dos tributos do âmbito do Simples Nacional, que inclui o Imposto Sobre Serviços (ISS). No último dia 17, o prefeito havia encaminhado à Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF) um pedido de prorrogação do prazo de pagamento do ISS no Simples Nacional. O prefeito ainda anunciou que os permissionários dos mercados públicos terão o pagamento de suas taxas prorrogadas por 60 dias, enquanto os taxistas e motoristas do transporte complementar só precisarão se recadastrar no segundo semestre.
A medida de prorrogação do pagamento do Simples Nacional é uma forma de dar fôlego aos empreendedores e empreendedoras recifenses neste momento desafiador vivido em todo o Brasil. Com isso, cerca de 19,5 mil Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Recife devem ser beneficiadas, mitigando os impactos da pandemia do Covid-19. Para os cofres municipais, o impacto será de R$ 36 milhões. “Esta decisão atende a um pleito nosso no sentido de dar mais fôlego aos microempresários da nossa cidade. Nós vamos abrir mão de R$ 36 milhões de arrecadação neste período, mas queremos ajudar quem está gerando emprego e quem está gerando renda”, disse João Campos.
Também foi anunciada a prorrogação por 60 dias da cobrança das taxas de permissão de uso dos boxes, isentando os permissionários do pagamento mensal até o final de maio, em razão das consequências do período pandêmico. A taxa da referida cobrança é feita a partir de um cálculo específico, de acordo com o metro quadrado de cada boxe e sua localidade. A medida vai beneficiar 2.442 permissionários e é a segunda feita nesse sentido, desde o começo da pandemia. Em 2020 houve a mesma suspensão.
Outra medida anunciada foi o adiamento dos prazos para o recadastramento dos permissionários, condutores auxiliares e seus veículos ligados ao Serviço Municipal de Táxi do Recife (SMTX) e ao Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife (STCP/Recife), referente ao exercício de 2021. A medida foi tomada para diminuir os gastos desse público. O prazo já havia sido adiado, também, em 2020 pelo mesmo motivo. O novo calendário será divulgado nos canais oficiais da PCR e CTTU e o atendimento será feito mediante agendamento prévio pelo site cttu.recife.pe.gov.br e realizado na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Avenida Cruz Cabugá, 304, em Santo Amaro. Mais de 6.300 trabalhadores serão beneficiados, entre taxistas e motoristas de transportes complementares.
A prorrogação do ISS no Simples Nacional será realizada da seguinte forma:
- o período de apuração março de 2021, com vencimento original em 20 de abril de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de julho de 2021 e 20 de agosto de 2021;
- o período de apuração abril de 2021, com vencimento original em 20 de maio de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de setembro de 2021 e 20 de outubro de 2021;
- o período de apuração maio de 2021, com vencimento original em 21 de junho de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 22 de novembro de 2021 e 20 de dezembro de 2021.
OUTRAS MEDIDAS - Os impactos econômicos trazidos pela pandemia da covid-19 impulsionam, ainda no início deste mês de março, uma outra importante medida. O prefeito João Campos anunciou no dia 09 de maço, em reunião com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a prorrogação do prazo de vencimento do Imposto Predial e Territorial (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS) de bares, restaurantes, lanchonetes e do setor de hotelaria da cidade. Com essa medida, o impacto econômico será de R$ 8,5 milhões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações municipais que visam amortecer os desafios trazidos pelo novo coronavírus.
lmprensa Recife
LARA E O PÁSSARO, do Coletivo Animales, é uma fábula sobre como crescer pode transformar as pessoas, um resgate de uma cumplicidade perdida, uma jornada de um tipo de crescer onde percebemos e respeitamos o outro e a nós mesmos. Com dramaturgia de Sofia Fransolin, direção de Luciana Mizutani e direção cinematográfica de Rafaela Bermond, o espetáculo infantil estreia em ambiente digital no dia 3 de abril, sábado, às 15h, no canal do YouTube do Coletivo Animales e traz no elenco os atores Catarina Eichenberger, Gabriel Pangonis, Giovana Telles, Luan Assunção e Rafa Marotti.
Fruto de muitos encontros, contágios e misturas potentes, LARA E O PÁSSARO tem orientação do ator e diretor Eduardo Okamoto, direção musical de Marcelo Onofri e orientação de visualidades de Helô Cardoso. Na montagem, Lara (Giovana Telles), ao assistir à sua irmã mais nova, Cora (Catarina Eichenberger), adoecer de tristeza, embarca em uma aventura pelo jardim de sua casa em busca do Pássaro Azul.
Inspirado na peça O Pássaro Azul, do dramaturgo Maurice Maeterlinck e no universo dos filmes infantis do diretor japonês Hayao Miyazaki, LARA E O PÁSSARO estabelece uma relação direta com a retomada de certos valores tradicionais do Japão presentes no trabalho de Miyazaki junto ao Estúdio Ghibli. Nesses filmes, especialmente em Meu vizinho Totoro (1988) é apresentado um mundo no qual a natureza é recheada de “essência” e, por isso, deve ser respeitada e celebrada. A partir deste ponto de contato, mistura-se Maeterlinck e Miyazaki em uma nova composição.
Meninas protagonistas
Primeira direção de Luciana Mizutani no universo infantil, LARA E O PÁSSARO busca junto ao público um exercício de imaginação, que o convida a perceber o mundo para além das percepções imediatas, condicionadas pela visão a olho nu dos objetos que formam o cotidiano.
Para a diretora, não existem muitas histórias legais para as meninas nas quais elas pudessem ser protagonistas ativas de suas vidas. “O desenho Meu Vizinho Totoro, do Hayao Miyazaki, serviu como inspiração, mas a principal mensagem é a de que é possível crescer, mudar e ser cuidadoso e afetivo. Por isso contamos sobre duas irmãs que precisam resgatar essa cumplicidade que acaba sendo perdida no doloroso processo do crescimento”, explica Luciana.
Já a dramaturga, Sofia Fransolin, conta que LARA E O PÁSSARO também é seu primeiro texto para crianças, mas que a experiência foi tão bacana que já tem mais dois sendo finalizados. “O texto aborda com muitos simbolismos e metáforas o resgate de uma cumplicidade perdida, uma jornada de um tipo de crescer onde percebemos e respeitamos o outro e a nós mesmos. A peça é o desejo de que podemos existir mais compreensivos e afetivos uns com os outros”, define ela.
Outro ponto destacado por Luciana Mizutani foi o desafio de transpor o espetáculo para o ambiente digital mantendo a cumplicidade com o público por meio de uma tela. “Levar a peça para o online é a nossa melhor tradução de cuidado e afeto, não apenas como mensagem, mas em nossas ações ao buscar as maneiras mais seguras tanto para artistas quanto para o público”, enfatiza a diretora.
Músicas orientais com instrumentos brasileiros
Sem cenários grandiosos, móveis, telões pintados ou projeções, LARA E O PÁSSARO apresenta um palco vazio em diálogo com a estética tradicional japonesa que embasa a obra de Miyazaki. A iluminação, por sua vez, se aproveita do palco vazio para explicitar sua própria dramaturgia. Ela trabalha sempre evocando os espaços da fábula sob o ponto de vista das crianças. Assim, o quarto, apesar de quente, é bastante apertado e não dá muito espaço para a imaginação, enquanto a noite no quintal, apesar de fria, tem uma vastidão libertadora. Dessa forma, as trocas de iluminação não são simples trocas de cenário, mas acompanham as mudanças e transformações dos sentimentos e sensações das crianças, especialmente de Lara.
A trilha sonora composta por Marcelo Onofri assume a função de criar tensão ao longo do espetáculo. Fugindo de concepções óbvias, essa tensão proporciona uma dicotomia que causa surpresa no espectador, uma vez que, o que se vê, aparentemente, se desenvolve em contraponto ao que se escuta. As músicas compostas para que o ouvido do público reconhecesse algo de oriental são todas tocadas com instrumentos tipicamente brasileiros.
O figurino é inspirado na estética japonesa, mais especificamente em uma linha que mistura elementos de vestuário clássicos japoneses com elementos da moda ocidental atual. Com cores vivas e vibrantes, suas formas buscam simbolizar, de maneira delicada e sutil, ora o cenário, ora a essência de cada personagem.
Sobre o Coletivo Animales
O grupo foi criado no ano de 2017 , ainda no bacharelado em Artes Cênicas da Unicamp, sob a provocação de professores. No início, essencialmente como grupo de pesquisa, o coletivo direcionou seus estudos às obras cinematográficas e às ferramentas do cômico, mergulhando na máscara do palhaço. Assim foi construído o primeiro espetáculo AniMales. Em 2018, no 21º Festival Nacional Estudantil de Pindamonhangaba (FESTIL), AniMales recebeu 8 prêmios e em 2019 foi contemplado pelo edital PROAC Nº 03/2018 – Produção de Primeiras Obras de Teatro com apresentações nas cidades de Campinas e Americana. Agora amadurecendo sua trajetória, dedica-se ao estudo da cultura POP, olhando-a como um espaço de encontro, uma zona de contágio. O coletivo vem se consolidando como agente cultural no estado de São Paulo e tem o intuito de que o público participe de uma longeva trajetória de pesquisa em uma linguagem teatral popular.
Para roteiro:
LARA E O PÁSSARO – De 2 a 18 de abril, sábados e domingos, às 15h, no canal do YouTube do Coletivo Animales.
*No dia 4 de abril, a apresentação será no canal do YouTube da Libraria, às 15h*
Duração – 50 minutos. Livre. GRÁTIS.
Com o Coletivo Animales. Direção - Luciana Mizutani. Dramaturgia – Sofia Fransolin. Elenco – Catarina Eichenberger, Gabriel Pangonis, Giovana Telles, Luan Assunção e Rafa Marotti. Direção Musical – Marcelo Onofri. Direção de Arte – Beatriz Schwartz. Orientação – Eduardo Okamoto. Orientação de Visualidades – Helô Cardoso. Iluminação – Ana Fariña e Gabriel Pangonis. Operação de Luz - Ana Fariña. Operação de Som – Everson George. Fotos – Vitória Eichenberger. Design Gráfico – Junior Romanini. Direção Cinematográfica – Rafaela Bermond. Assistência de Direção – Rodrigo Forti. Captação e Mixagem de Áudio – Rafael Bonini. Edição e Decupagem – Rafaela Bermond e Rodrigo Forti. Câmera Principal – Rafaela Bermond. Câmera Auxiliar – Rodrigo Forti. Interpretação em Libras – Libraria. Legendagem – Rafa Marotti. Direção de Produção – Gabriel Pangonis. Produção Executiva – Beatriz Schwartz. Coordenação de Comunicação – Giovana Telles. Administração Financeira – Rafa Marotti. Produtores Associados – Catarina Eichenberger e Luan Assunção.
A Praça de Alimentação, de segunda a sexta, com horário especial: 11h às 20h. Nos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.
A academia, de segunda a sexta, funciona das 10h às 20h. Nos sábados, das 9h às 17h; aos domingos, das 9h às 15h, e nos feriados, das 9h às 17h.
Este é o tema do debate da SBPC Pernambuco, que acontece nesta segunda (29), a partir das 14h30, no canal do youtube da entidade. A mediação é da secretária adjunta da instituição e professora da UFRPE, Profª Drª Maria do Rosário Leitão. As debatedoras são a vereadora do Recife e escritora Cida Pedrosa, a cientista e coordenadora do Projeto Mais Mulheres e Meninas na Fiocruz, Profª Drª Cristina Araripe e a Secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros. O debate é parte das ações pelos 70 anos da SBPC pernambucana e é promovido pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência, com apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Prefeitura do Recife e do Espaço Ciência.