Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

WTF? Translate here!

sábado, março 27, 2021

Festival Caboclo celebra tradição do coco de roda com programação virtual

 

Pulsante território artístico e cultural de Pernambuco, a cidade de Lagoa de Itaenga, na região da Mata Norte, será palco, nesta quarta-feira, dia 31 de março, da 1ª edição do Festival Cultural Caboclo. O evento visa valorizar, divulgar, promover e enfatizar a tradição do coco de roda, manifestação cultural presente na história do município. Na programação, dança, música, debate e apresentações artísticas prometem animar o público, que poderá acompanhar tudo pela internet, por meio do canal oficial do festival no Youtube, (encurtador.com.br/uzAJX) , a partir das 20h.

A festividade, idealizada pelo poeta Bio Caboclo, de 60 anos, violeiro, mestre de maracatu rural e de coco de roda, terá a presença de vários artistas locais e regionais. Integram a grade artística, o Coco de Borges Lucas com participação especial do Coco do mestre Reginaldo Cipriano (Lagoa de Itaenga); Coco de Bojo da Macaíba e Coco de Fulô (Cabo de Santo Agostinho). Destaque para o Grupo Cultural Caboclo que tem à frente o coquista poeta Bio Caboclo e seus filhos: Josivaldo Caboclo, Josuel Caboclo e Josenildo Caboclo. Juntos, eles vão apresentar uma mistura de ritmos, evolução e versos de improvisos.

O festival também propõe disponibilizar uma oficina, em vídeo pré-gravado, sobre algumas curiosidades sobre os ritmos, sons e movimentos do Grupo Cultural Caboclo. A ideia é levar os espectadores para uma viagem nas danças populares, de origem africana e indígena, principalmente, entre os cocos de umbigada e coco de mazuca. Material pode ser acessado no canal do festival no Youtube, gratuitamente.

A programação também inclui uma roda de diálogo com participação dos artistas do festival e brincantes do coco de roda. O cenário dessa conversa foi gravado no Sítio Cultural Caboclo, Zona Rural de Lagoa de Itaenga.

Em atividade há 30 anos, o Grupo Cultural Caboclo, já coleciona cerca de 11 álbuns gravados de coco de roda, além de três álbuns de maracatu rural; e outros dois álbuns de viola e um álbum de ciranda. Ao longo de três décadas, a Família Caboclo, como também é conhecida, têm revigorado e disseminado a arte da cultura popular entre o público de todas as idades.

Durante esse tempo, o poeta Bio Caboclo e seus filhos já viajaram várias regiões do Brasil, espalhando sua arte e a cultura pernambucana, como a 3ª mostra Brasil, “Brasil de todas as cores”, em 2010, no teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro; Encontro das Diversidades, Arco da Lapa, 2010, Rio de Janeiro; 9º FIL – Festival Internacional de Linguagens, Teatro Oi Casa Grande, 2011, Rio Janeiro, Festival de Inverno de Garanhuns -PE, 2018.

A 1ª edição do Festival Caboclo é realizada com incentivo da Lei Aldir Blanc - PE, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal. A produção artística é da Amata Produção e Serafim Produção.

Serviço
O quê? 1ª edição do Festival Caboclo, na cidade de Lagoa de Itaenga - PE
Quando? Quarta-feira, dia 31 de março
Onde? Canal do festival no Youtube ( encurtador.com.br/uzAJX)
Horário: 20h
Classificação: livre

Com informações do jornalista Salatiel Cicero

Nenhum comentário:

Postar um comentário