sábado, 27 de março de 2021

Covid-19 fora de controle em todo o Pais

 

Estudiosos, médicos, cientistas e infectologistas de todo o Pais cansaram de avisar que, se não houvesse um lockdown pleno, nacional e completo, o Brasil sentiria o peso do colapso sanitário. Os números do lnstituto de Redução de Riscos e Danos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (lRRD/UFRPE) mostram os seguintes números, deste sábado, 27 de março de 2021:

Casos confirmados de Covid-19: 12.044.414
Número de mortes: 307.112 
Letalidade: 2,48%
(de cada 100 casos, há entre duas e três vitimas fatais)
Mortes por 100 mil pessoas: 146, 1414
Em relação à distribuição geoespacial, algumas regiões estão em maior número de casos, não apenas em capitais, mas também em cidades do interior. No mapa, quanto mais forte for o tom de vermelho, maior explosão da doença. Desta forma podemos destacar algumas desses municipios:

- Petrolina - PE
- Altamira - PA
- Porto Velho - RO
- Rio Branco - AC
- Corumbá - MS
- Brasilia - DF
- Marabá - PA
- Parauapebas - PA
- Santarém - PA
- Rio de Janeiro - RJ
- Manaus - AM
- Cuiabá - MT



























Neste diagrama de risco, se comprarmos por estado, Maranhão, Pernambuco e Rio de Janeiro se mostram com melhores resultados. Porém, o Brasil inteiro está no vermelho. Não há, portanto, lugar livre do Coronavirus em todo o Brasil. Enquanto a curva do diagrama de risco estiver na zona vermelha do gráfico, há um alto risco de infecção pelo COVID-19. 

Somente quando a curva chegar na zona verde pode-se considerar que a flexibilização das medidas de controle pode ser aplicada. É importante salientar que esta flexibilização deve ser gradual, e o acompanhamento da evolução da epidemia, via os gráficos de risco, devem ser feitas diariamente, pois sempre há chance de voltar às zonas de alto risco.

Enquanto a vacina não chega para todos, os cuidados são os de sempre: lavar as mãos constantemente, usar o álcool gel, praticar o distanciamento social e sempre que sair de casa, usar a máscara.