sábado, 27 de março de 2021

Estudante pernambucano tem aulas internacionais sem sair de casa

 

Em tempos de maior restrição, a distância não é limite para o acesso ao conteúdo e formação. Graças à tecnologia, quem não pode embarcar para estudar fora, nesse período, consegue ter aulas virtuais daqui mesmo e dentro de casa. É o que acontece com Carlos Erbe, 19 anos, aluno do quarto período de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE). Desde o início do ano, ele tem aulas on-line três vezes por semana na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (Upaep), na cidade de Puebla, no México, e que tem parceria com a Unit-PE. Lá, ele estuda duas disciplinas: telecomunicações e sistemas elétricos automotivos. Uma em espanhol e outra em inglês.

“No começo era mais difícil, mas um professor disponibilizou no início um software, que faz a tradução simultânea da legenda do espanhol para português. Hoje, estou mais acostumado e entendendo mais. Já o inglês, já tinha feito curso antes”, adianta. Mesmo assim, ele reconhece que é preciso ter uma atenção maior. Afinal, além do conteúdo ser novo, tem o fato de ser apresentado em outra língua.

Carlos resolveu estudar essas disciplinas fora para trocar experiências, treinar idiomas e ainda buscar conhecimento para seu trabalho de conclusão de curso, que ele já começou a rabiscar o básico. Ele informou que as matérias lecionadas na instituição de ensino mexicana têm relação com o tema que pretende abordar no TCC. “Falei com a Unit de meu interesse, eles deram autorização e estou cursando essas duas disciplinas, em substituição a duas eletivas do final do curso”, completa.