quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

IPVA cai pela quarta vez consecutiva em Pernambuco


O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento do IPVA 2013 chegará aos contribuintes pernambucanos com uma redução média de 8,33%, em relação ao valor cobrado pelo mesmo veículo em 2012. Esta é a quarta redução consecutiva do imposto no estado de Pernambuco: em 2012, a queda foi de 4,8%, 2011 ficou em 5,60% e 2010 em 12,14%. Com relação aos outros estados, para 2013, a redução no Rio Janeiro é de 5%, a Bahia terá uma média de 4,6% e Alagoas de 7,8%.
Outra novidade que agradará ao contribuinte é que, a partir do próximo ano, o DPVAT (seguro obrigatório) também poderá ter o pagamento dividido em até três cotas. A medida é fruto de uma articulação do Governo do Estado que capitaneou uma discussão nacional sobre o tema junto com o Ministério da Fazenda. A medida beneficiará, em especial, os donos de motocicletas, uma vez que o DPVAT representa quase 70% do seu licenciamento.
Como de costume, o IPVA pode ser recolhido em três parcelas ou em cota única, com desconto de 5%. O primeiro vencimento será no dia 05 de março, para os carros com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 ou para quem fizer a opção do recolhimento em cota única. As demais datas são 05 de abril e 06 de maio. Já para as placas terminadas em 5, 6 e 7 as datas são 15 de março, 15 de abril e 15 de maio. Aquelas com finais 8,9 e 0 fazem o pagamento nos dias 25 de março, 25 de abril e 27 de maio.
O valor mínimo de IPVA, para veículos com mais de 15 anos de fabricação, é de R$ 34,02 para moto e R$ 56,69 para carros. Hoje, 2,25 milhões de veículos são cadastrados no DETRAN, destes 2,07 milhões são tributáveis pelo imposto. A alíquota é de 2,5% para carros, 2% para motos e 1% para ônibus e caminhões sobre o valor venal.

PRAZO PARA RECOLHIMENTO DO IPVA RELATIVO A VEÍCULOS USADOS
EXERCÍCIO DE 2013     

PLACA
1ª COTA
2ª COTA
3ª COTA
1, 2, 3 e 4
05/03/2013     
05/04/2013     
06/05/2013     
5, 6 e 7
15/03/2013      
15/04/2013      
15/05/2013      
8, 9 e 0
25/03/2013      
25/04/2013      
27/05/2013      

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Previsão climática para o trimestre janeiro, fevereiro e março aponta chuvas abaixo do esperado para Pernambuco


A maioria dos modelos de previsão climática continua indicando uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado para todo o Estado de Pernambuco no próximo trimestre (janeiro, fevereiro e março de 2013). Esta foi a previsão de consenso divulgada após a reunião realizada na terça-feira (18), em Campina Grande (PB), com a participação de meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No encontro, foram discutidos temas como o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2013.

Segundo os meteorologistas, o aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas no norte da Região Nordeste do Brasil no início do próximo ano. A ZCIT é o principal sistema responsável pela qualidade das chuvas nessa região.

Nesse contexto, explica o meteorologista Wanderson Santos, coordenador técnico da Unidade deMonitoramento Hidrometeorológico (UMR Hidromet) do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), a maioria dos modelos de previsão climática continua indicando uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado para todo o Estado de Pernambuco no próximo trimestre (janeiro, fevereiro e março de 2013), com as seguintes distribuições de probabilidades: na categoria abaixo da média climatológica (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%). As previsões de temperaturas indicam maior probabilidade de serem acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Garçons Cantores no Manhattan


O show dos famosos Garçons Cantores no Manhattan Café Theatro, atração residente da casa, será nos dias 20 (quinta), 21 (sexta) e 22 (sábado) desta semana, a partir das 21h. O show conta com um repertório de grandes sucessos nacionais e internacionais, com músicas de grandes artistas como Frank Sinatra, Elvis Presley, além de hits da Broadway. A casa reservou o mês de Dezembro para as confraternizações natalinas, mas volta com tudo em Janeiro. Uma das atrações será do Rio de Janeiro. É esperar pra ver! Informações pelo fone (81) 3325 – 3372.

Pesquisa de emprego e desemprego no Estado deve ser divulgada amanhã


A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, divulgam nesta quinta-feira (20), às 10h, o boletim mensal da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana do Recife - PED/RMR, referente ao mês de novembro. Na ocasião, o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães, apresentará os resultados em entrevista coletiva que será realizada na sala de reunião da presidência da Condepe/Fidem.
Imprensa Condepe/FIDEM

Turfe brasileiro: É preciso renovar


Não resta dúvidas que o turfe é um dos esportes mais gratificantes que podemos ter. Porém nos últimos anos, os canais de comunicações e o público, principalmente adulto, têm trocado esse lazer por outras opções que são muitas nos dias atuais: Shoppings, viagens, festas cinema e outros esportes talvez menos prazerosos que o turfe, mas que estão tomando o espaço que era dedicado aos hipódromos, principalmente nas mídias impressas  (Jornais e Revistas) que destinavam grandes espaços aos hipódromos em todo o Brasil. Em relação a mídia, o problema é ainda bem maior, porque sem público nas arquibancadas o turfe se torna frio, voltado apenas para o interesse dos jogadores inveterados que pouco estão se lixando para as emoções e disputas eletrizantes, o interesse fica restrito apenas nos resultados, se vai receber ou pagar suas apostas. Daí, a imprensa perde o estímulo de divulgar, ficando o espaço restrito apenas nos grandes eventos realizados por cada hipódromo. 
É importante pensar na valorização dos profissionais, jóqueis, treinadores e cavalariços; procurar mostrar o seu trabalho, ganhos e conquistas; seu convívio familiar e o talento de cada um também é uma forma de atrair a curiosidade das pessoas que não conhecem esse esporte vibrante e cheio de emoções, mas que precisa urgentemente abrir espaço para novos turfistas, e quem sabe até despertar o interesse de novos profissionais de outras áreas que trabalham diretamente com o turfe a exemplo de jornalistas, radialistas, pessoas da área de saúde, jurídica, publicidade etc. Na década de 80 era possível ver jóqueis fazendo comerciais em TV. O último deles foi Albenzio Barroso, que era protagonista de uma peça publicitária que falava de uma bebida que ficou marcada pelo “Ganha com esse Barroso”. Hoje um jóquei que atua no Brasil, por melhor que seja passa despercebido em qualquer local público, principalmente se for fora do seu estado de origem, o que não acontece com atletas de outros esportes que facilmente são reconhecidos.
 O Jockey Club de Pernambuco tem a consciência de que a cada dia tem feito o melhor para oferecer tardes de domingos gratificantes ao público que se faz presente.
Com a ausência do público tanto adulto como infantil nos principais hipódromos do país, o que mais tem nos chamado a atenção, é o público mirim que a cada dia está se fazendo presente no Jockey da Madalena, principalmente quando acontecem corridas de pôneis. São as crianças que estão tirando seus pais de outras atividades para comparecerem ao Jockey nas tardes de domingos prestigiando e fazendo a festa na Madalena. Assim faz as gêmeas Izabele e Izadora e A pequena Maria Victoria que sempre que tem corrida de pôneis fazem questão de acompanharem seus pais, aproveitando a tarde para se divertirem, passearem nos pôneis e assistindo as corridas.
As corridas de pôneis veem contribuindo e motivando a criançada, é essa presença crescente que pode ajudar e muito na renovação, garantindo assim o futuro do turfe no Brasil.
Se depender das corridas de pôneis e do projeto Jóqueis do Futuro, a presença da criançada vai continuar crescendo, pois estamos sempre trabalhando com muito empenho e prazer em prol do turfe pernambucano, e que essa a ideia seja lançada também para os principais hipódromos do Brasil. O turfe brasileiro precisa urgente de renovação e de público vibrando intensamente com as emoções que só o turfe proporciona.
Com imformações do radialista Francisco Mendonça
                                                                                        

Prorrogado prazo de negociações com a Compesa

A campanha "Fique Legal com a Compesa", que seria encerrada nesta quinta-feira (20), será prorrogada até o dia 25 de janeiro de 2013. O anúncio foi feito hoje à tarde pelo diretor Comercial da companhia, Franklin Azoubel (foto). Quem negociar dívidas com a Compesa terá direito a descontos que variam de 60% a 85%, podendo concorrer ao sorteio de vários prêmios, como um carro zero km, 180 televisores e 30 aparelhos celulares. 

A data do sorteio continua a mesma: 31 de janeiro de 2013. De acordo com o diretor Comercial, a prorrogação da campanha dará mais tempo para que o cliente quite os seus débitos. “Com o aumento do consumo nessa época do ano, o endividamento também aumenta. Decidimos, então, prorrogar a campanha para o cliente se regularizar”, explica. Ainda segundo Franklin Azoubel, 13.322 clientes já se inscreveram na campanha. 

Desse total, 10.862 estavam inadimplentes e quitaram os seus débitos para se inscrever na campanha, enquanto outros 2.401 estão enquadrados na Tarifa Social. Até agora, já foram negociados R$ 9,5 milhões, sendo R$ 3,9 milhões somente à vista. "Constatamos que houve uma resposta muito boa nesses últimos dias", afirma. 

 Os clientes que estão com a conta em dia também podem participar da campanha e concorrer aos prêmios. Basta se inscrever pelo www.compesa.com.br (clicando no link da campanha localizado no topo da página) ou se dirigir a qualquer loja de atendimento da companhia. A inscrição na campanha também pode ser feita através de um aplicado no Facebook da Compesa (www.facebook.com/compesa). 

 NEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS - No caso dos clientes que estão com alguma fatura em aberto e que queiram negociar a dívida para participar da campanha, o procedimento é o mesmo: basta se dirigir a qualquer loja de atendimento da Compesa ou acessar o site da companhia. Quem tem parcelamento já negociado também pode quitar a dívida à vista com os descontos da campanha. 

 Já para os clientes que têm débito e não têm condições de quitar a dívida à vista, a Compesa oferece opções para parcelamento e a oportunidade para que eles participem dos sorteios. O parcelamento pode ser feito em até 72 meses para os clientes da Tarifa Social, dependendo do valor do débito, e em até 60 meses para os demais casos. Para pagamentos em até seis parcelas, não há cobrança de juros. No caso de prazos maiores, os juros variam de 0,5% a 1,5% Mais informações: 0800 081 0195.

Imprensa Compesa