quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Previsão climática para o trimestre janeiro, fevereiro e março aponta chuvas abaixo do esperado para Pernambuco


A maioria dos modelos de previsão climática continua indicando uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado para todo o Estado de Pernambuco no próximo trimestre (janeiro, fevereiro e março de 2013). Esta foi a previsão de consenso divulgada após a reunião realizada na terça-feira (18), em Campina Grande (PB), com a participação de meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No encontro, foram discutidos temas como o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2013.

Segundo os meteorologistas, o aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas no norte da Região Nordeste do Brasil no início do próximo ano. A ZCIT é o principal sistema responsável pela qualidade das chuvas nessa região.

Nesse contexto, explica o meteorologista Wanderson Santos, coordenador técnico da Unidade deMonitoramento Hidrometeorológico (UMR Hidromet) do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), a maioria dos modelos de previsão climática continua indicando uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado para todo o Estado de Pernambuco no próximo trimestre (janeiro, fevereiro e março de 2013), com as seguintes distribuições de probabilidades: na categoria abaixo da média climatológica (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%). As previsões de temperaturas indicam maior probabilidade de serem acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco