quinta-feira, 15 de abril de 2021

Recife volta com atendimento presencial aos contribuintes

 

A Prefeitura do Recife retomou as atividades presenciais do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Finanças (Sefin), neste mês de abril. Diariamente são disponibilizadas 48 senhas para o atendimento presencial a todos os serviços da Secretaria. A atividade tem funcionado com a capacidade reduzida, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, no edifício-sede da Prefeitura do Recife, e por isso o atendimento deve ser previamente agendado pelo cidadão através do Portal de Finanças (http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/). A iniciativa não acarretará em prejuízo à população, uma vez que o atendimento remoto continua em operação.

O contato presencial com o contribuinte havia sido suspenso desde a quarentena mais rígida decretada pelo governo no dia 18.03, para conter o avanço da pandemia da covid-19. Desde então, o contribuinte tem acessado diversos serviços através do portalfinancas.recife.pe.gov.br. Com a retomada das atividades presenciais, para dar mais segurança aos contribuintes, a Sefin reduziu de 100 atendimentos diários para 48, respeitando os protocolos de saúde para reduzir o risco de contágio e evitar aglomerações.

O atendimento remoto pelo 0800 081 1255 também está ativo e pode ser usado para esclarecimento de dúvidas, no horário das 9h às 17h. O Plantão Fiscal permanece online com aumento da capacidade de atendimento, sendo feito exclusivamente pelo e-mail plantaofiscalpcr@recife.pe.gov.br. Por esse serviço, o contribuinte pode esclarecer dúvidas diretamente com o auditor de tributos. Outra praticidade oferecida é o acesso de alguns serviços da Secretaria dentro do Conecta Recife App.

lmprensa Recife

BRK Ambiental reforça a importância da conservação do solo

 

Nesta quinta feira, 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. De acordo com o relatório apresentado no final de 2020 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a degradação do solo afeta pelo menos 3,2 mil milhões de pessoas, ou seja, 40% da população mundial.

A BRK Ambiental, empresa responsável por serviços de água e esgoto em mais de 100 municípios espalhados pelo Brasil, aproveita a data para reforçar a importância do descarte correto de resíduos, evitando contaminações do meio ambiente e do sistema de saneamento da cidade. Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do solo e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.

Frequentemente são encontrados nas tubulações da cidade resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos. Fluídos como óleo de cozinha, gordura, chorume proveniente do acúmulo de lixo e agrotóxicos se infiltram no solo e podem alcançar os lençóis freáticos. O descarte incorreto de um litro do óleo de cozinha, por exemplo, é capaz de poluir cerca de 1.000 litros de água. Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta.

Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse: blog.brkambiental.com.br

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

Emenda federal a projeto de lei pode garantir vacinação a professores

 


Uma proposta de emenda ao Projeto de Lei Federal nº 5595/2020 tem como objetivo garantir a vacinação de professores e funcionários das escolas antes da volta permanente às aulas presenciais. O projeto prevê o reconhecimento das Escolas como serviço essencial. A proposta legislativa foi alvo de intensos debates no plenário, mas acabou saindo de pauta por falta de acordo. A sua discussão deverá ser retomada na próxima semana e a emenda tem como autor o deputado Fernando Rodolfo (PL - PE).




Hospital de Referência para tratamento da Covid-19 completa um ano no Recife

 

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (15.04), que o primeiro Hospital de Referência do Estado para tratamento exclusivo de pacientes com o novo coronavírus completou um ano de funcionamento, com capacidade de atendimento acima da média prevista. Localizada no bairro de Boa Viagem, no Recife – na estrutura do antigo Hospital Alfa – a unidade atualmente atende pacientes de 116 municípios de Pernambuco, além de pessoas vindas de outros Estados. Paulo Câmara lembrou a mobilização realizada para a abertura do hospital, que entrou em operação em menos de 60 dias.

“Com um grande esforço da nossa Secretaria de Saúde, o apoio da iniciativa privada, com doações, e o trabalho de uma equipe engajada, mais de quatro mil vidas foram salvas”, afirmou o governador, acrescentando que, na unidade de saúde, foram atendidos inclusive pacientes do Amazonas, trazidos para o Recife no início do ano.

O Hospital de Referência havia sido projetado inicialmente para oferecer 100 vagas de UTI e 130 de enfermaria, mas hoje já conta com 140 de terapia intensiva e 160 de enfermaria, totalizando 300 leitos. Segundo Paulo Câmara, é um dos maiores do País entre os exclusivos para pacientes com Covid-19. “Em nome dos que fazem a unidade, aproveito para saudar todos os trabalhadores da saúde pernambucanos que estão há mais de um ano na luta contra a pandemia”, completou.

Um dos pacientes recuperados no Hospital de Referência foi o auxiliar administrativo Edmilson Leandro, de 32 anos. Morador de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, ele foi internado no dia 9 de abril deste ano. Com os cuidados recebidos, se recuperou e recebeu alta hospitalar na quarta-feira passada (14.04). “A equipe do hospital é muito boa. São pessoas muito atenciosas e dedicadas ao que fazem. Agora, depois de cinco dias de luta, a felicidade de poder ir pra casa é tremenda”, comemorou.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Pernambuco registrou aumento de 197% de pacientes de UTl na faixa etária entre 20 e 39 anos

 

Durante a coletiva online do Governo de Pernambuco, realizada nesta quinta-feira (15.04), o secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a preocupação com uma mudança no perfil de internações nos leitos de UTI dedicados aos quadros respiratórios e com o avanço da doença entre os adultos jovens. Na comparação entre as duas primeiras semanas epidemiológicas do ano (03 a 16/01) e as duas últimas (28/03 a 10/04), o Estado registrou um aumento de 197% nas internações em UTIs de pacientes na faixa etária entre 20 e 39 anos; e de 205% entre internados com idade entre 40 e 59 anos.

Já em relação aos idosos, aconteceu o inverso, de acordo com a progressão da vacinação, ressaltando o impacto positivo da imunização naquela faixa etária. Entre os primeiros idosos imunizados – aqueles com mais de 85 anos de idade – que começaram a ser vacinados a partir do final de janeiro, houve redução de 33% nas internações em leitos de terapia intensiva.

Quanto ao público com idade entre e 70 e 84 anos ainda não houve queda, mas o crescimento evoluiu em ritmo muito menor que entre os jovens, com 10% de redução nos idosos com idade entre 80 e 84 anos (faixa que começou a ser vacinada a partir de 25/02 no Estado) e 88% nos idosos entre 70 e 79 anos (vacinação que teve início em 10/03). Apenas na faixa etária entre 60 e 69 houve aumento em maior ritmo (236%). Importante lembrar que muitos desse grupo sequer foram vacinados, já que as primeiras doses para essa faixa etária chegaram em 26/03.

“Atualmente, temos uma grande preocupação com os adultos mais jovens, que têm uma falsa sensação de menor risco e estão se protegendo menos. Volto a lembrar que só vamos evitar novas perdas se todos se conscientizarem. Ninguém está livre da doença e todos podem ser vítimas do vírus”, advertiu André Longo, ressaltando a importância da manutenção dos cuidados. “Nossas ações salvam vidas e são determinantes para que possamos avançar no Plano de Convivência. Para que possamos ter menos medidas restritivas, menor pressão sobre o sistema de saúde e menos vidas perdidas é preciso que todos sejam conscientes e usem máscara, lavem as mãos e evitem as aglomerações”, reforçou.

VACINAS – Está prevista para a 1h30 desta sexta-feira (16/04) a chegada ao Recife de mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19, que permitirão ao Governo de Pernambuco estender a campanha de vacinação para os idosos a partir dos 60 anos de idade em todo o Estado, de acordo com o cronograma de cada município.

“Reforço que temos feito tudo para acelerar o processo de imunização. Até agora, 1,5 milhão de doses já foram aplicadas em Pernambuco, 75% do total recebido. Já foram aplicadas 93% das vacinas destinadas à 1ª dose e 48% das que foram enviadas para a 2ª dose. Temos capacidade de vacinar em um ritmo muito maior, e precisamos de mais vacinas. Como demonstram os indicadores, quanto mais pessoas vacinadas, menor será o número de doentes graves. Acompanhe o calendário da sua cidade. Se já chegou a sua vez, exerça esse direito. Vacina sim e cuidado sempre, por você e por todos”, ressaltou o secretário de Saúde.

LEITOS – Com os esforços das últimas semanas, o Governo de Pernambuco conseguiu colocar em funcionamento, em pouco mais de 40 dias, 570 leitos de UTI, totalizando, nesta quinta-feira (15.04), 1,6 mil vagas de terapia intensiva em todas as regiões pernambucanas. Ao todo, a rede conta com 2.850 leitos, sendo 1.604 de UTI e 1.246 de enfermaria. “Por determinação do governador Paulo Câmara, estamos conseguindo dar uma resposta à altura do desafio imposto pela pandemia. Pernambuco é, hoje, o segundo Estado que mais investe recursos no enfrentamento da doença no País. Esse grande esforço de abertura de leitos, que se soma a outras ações preventivas, vem se mostrando uma iniciativa acertada”, concluiu o secretário André Longo.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Os Grandes Vulcões estreia dia 23 de abril

 

O Coletivo Comum (antiga Kiwi Companhia de Teatro) inicia no dia 23 de abril, sexta-feira, 20h, o espetáculo inédito Os Grandes Vulcões, monólogo inspirado no discurso de Harold Pinter (1930 - 2008) - um dos mais importantes dramaturgos do século XX - ao receber o Prêmio Nobel de Literatura em 2005. Interpretada por Fernanda Azevedo, a peça tem roteiro, pesquisa musical e direção geral de Fernando Kinas. A exibição, um registro híbrido, entre o teatro e o cinema, acontece pelo Youtube do grupo. O projeto tem apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O espetáculo reforça a linguagem do teatro documental exercitada pelo Coletivo Comum e parte da ideia provocativa de Pinter, que em seu contundente discurso intitulado Arte, verdade e política, propõe uma análise crítica sobre a política externa dos Estados Unidos da América e da Inglaterra, além de discutir a capacidade do teatro em expressar a verdade. Debilitado há anos por um câncer, Pinter gravou em vídeo a sua fala, que foi apresentada no evento e gerou grande repercussão internacional, suscitando muitos elogios, mas também críticas de setores sociais conservadores.

O momento em que vivemos, de pós-verdade, ascensão de fake news, pensamento único, polarização ideológica e mentiras sendo reivindicadas como verdades também sustenta o andamento da peça. "Partimos de Harold Pinter, mas construímos um roteiro inédito com a utilização de muitos elementos textuais, musicais e imagéticos. A participação de uma equipe de cinema, dirigida por Thiago B. Mendonça, permite incluir no trabalho um sem-número de informações que estão ausentes do texto de Pinter", diz Fernando Kinas, diretor e dramaturgo.

FICHA TÉCNICA
Os Grande Vulcões
Roteiro, pesquisa musical e direção geral: Fernando Kinas
Elenco: Fernanda Azevedo
Assistência de direção e de produção: Beatriz Calló
Cenário: Julio Dojcsar
Figurino: Madalena Machado (camiseta: o grupo)
Direção e edição de vídeo: Thiago B. Mendonça
Produção de vídeo: Renata Jardim
Fotografia de vídeo: Gabriel Ranzani
Som: Rafael Gonzaga Cunha
Iluminação: Clébio Ferreira
Assistência de iluminação: Gabriele Souza
Cabelo: Christian Mourelhe
Programação visual: Camila Lisboa
Fotos de divulgação: Liênio Medeiros
Produção: Daniela Embón
Assessoria de imprensa: Márcia Marques - Canal aberto
Realização: Kiwi Companhia de Teatro/Coletivo Comum

As gravações deste trabalho foram realizadas no Galpão do Folias, na cidade de São Paulo, entre 08 e 11 de abril de 2021.

SERVIÇO
Os Grandes Vulcões
Temporada online de 23 a 28 de abril de 2021, sexta a quarta-feira, 20h
Transmissão pelos canais do Coletivo no Facebook e no Youtube:
Duração: 70 min. | Classificação: 14 anos

Redes Sociais:

Senhora X, Senhorita Y

 

Tendo como ponto de partida a peça A Mais Forte, de August Strindberg, SENHORA X, SENHORITA Y propõe uma subversão do clássico e dá voz ao protagonismo da mulher. A montagem estreia em ambiente virtual com apresentações gratuitas de 22 a 27 de abril, de quinta a terça-feira, às 20h, no canal do YouTube da Damas Produções. Nesta adaptação, as artistas Ana Paula Lopez, Camila Couto e Sol Faganello, juntamente com a diretora Silvana Garcia, realizaram um estudo a partir da peça encenada, potencializando as dinâmicas existentes para a linguagem audiovisual.

Em SENHORA X, SENHORITA Y duas atrizes (Ana Paula Lopez e Sol Faganello), e uma performer sonora (Camila Couto), se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas por Strindberg. Indo mais longe: elas desafiam o autor pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena.

Com direção geral e dramaturgia de Silvana Garcia, a versão online – contemplada pelo Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – criada pelas artistas da Damas, tem direção audiovisual de Sol Faganello e conta com a direção de movimento de Ana Paula Lopez, dramaturgia sonora de Camila Couto, criação de luz de Sarah Salgado e direção de fotografia de Vitor Vieira.

Na adaptação texto virou roteiro

Para Silvana Garcia, o formato audiovisual e online, garantem a continuidade do trabalho e abre a perspectiva de estimular a reflexão sobre gênero e sexualidade em um público ainda maior através do alcance das redes. “Faz tempo que o teatro não é só a caixa preta e a poética da peça nos trouxe discernimento para transpor o trabalho para o audiovisual”, explica a diretora e dramaturga.

A cargo da direção audiovisual a atriz e videomaker Sol Faganello conta que o maior desafio de adaptar o espetáculo para a linguagem audiovisual foi transformar o texto da peça em um roteiro que conduza o olhar do espectador de forma dinâmica e mantenha o interesse vivo. “A prioridade é compartilhar com o espectador as diversas camadas que o trabalho já oferece, como o jogo vivo e por vezes performativo entre as atrizes que mudam de papéis de forma rápida e transportam o espectador para dentro da linguagem metateatral; o desenho de movimento que agora pode ser potencializado pelos enquadramentos da câmera e a pesquisa sonora, que trouxe um aspecto ainda mais sensorial na camada audiovisual, pontuando, ressaltando ou contrapondo o que está no foco.”

Outro desafio foi o de realizar o trabalho de forma remota, com cada artista em sua casa, garantindo a segurança da equipe em meio a pandemia. “Nossa investigação foi no sentido de ampliar a escuta para que, apesar da distância, o jogo se estabeleça, e também de adaptar muitas cenas que acontecem entre nós no presencial, para uma nova proposição que funcionasse através da câmera”, afirma Sol Faganello.

A adaptação audiovisual também manteve a linguagem metateatral presente em SENHORA X, SENHORITA Y e assume o set de gravação instalado na casa das artistas. As luzes, a coxia, a equipe audiovisual são assumidas ao longo da encenação, trazendo o movimento que acontece no espetáculo: elas são as personagens e estão em um café, elas são as atrizes e estão em suas casas, que agora é também set, interagindo pela rede.

Os papéis das mulheres

Na peça A Mais Forte, Strindberg põe em confronto duas mulheres, a Senhora X e a Senhorita Y, porém dá voz apenas a uma delas, à mulher do lar, àquela que, mesmo supostamente traída, sai vitoriosa porque tem a seu favor a solidez da instituição do casamento; é ela quem serve e, ao mesmo tempo, domina o marido. Ambas são atrizes, porém, no texto, limitam-se aos papéis de mulher e amante, e só existem porque estão referidas a um homem.

Por ser um coletivo de mulheres, com convicção feminista, a Damas Produções se dispôs em confronto com a ficção strindberguiana. SENHORA X, SENHORITA Y não é a peça de Strindberg, e sim de uma paráfrase dela. A situação é similar, um mesmo cenário, uma mesma situação de início, mas, desta vez, Senhorita Y tem voz. Senhora X e Senhorita Y são duas mulheres que se opõem e se combinam, trocam constantemente de papéis, atravessando o tempo, falando delas na intimidade, mas também delas no mundo.

Neste trabalho as artistas se debruçaram sobre alguns dos papéis que a mulher desempenha na sociedade contemporânea, investigando aspectos muitas vezes contraditórios de sua inserção social e política, de seus investimentos afetivos e dos agenciamentos simbólicos que a cercam. O foco é a construção do feminino – o feminino domesticado, subalterno – do modo como ele se revela por meio da relação entre mulheres. “Para desafiar o autor ainda mais, rompemos o padrão da heteronormatividade trazendo para a cena o corpo lésbico: o universo da cena se amplia, já não são mais apenas duas, ou três, mas muitas vozes”, conta Silvana Garcia.

Reflexões em tempos de pandemia

Ao acompanhar Senhora X, que traz consigo o imaginário feminino conservador, e Senhorita Y, com a construção de uma mulher independente e feminista, numa sobreposição dialética de vozes, o público vê-se num caleidoscópio de mulheres, em sua pluralidade e sem julgamentos. Ainda se depara com um imprevisto impensado por Strindberg, a afirmação por parte de uma das atrizes de que é lésbica e a mudança de perspectivas a partir desta afirmação: como continuar o jogo performativo e metateatral, falar sobre as expectativas sob o feminino depois de um corpo lésbico pedir o protagonismo na cena?

“Vale dizer que a liga do espetáculo é o humor. Ao contrário do que se imagina, ao invés de apequenar, o riso dá mais dimensão ao problema. Alerta-nos para aquilo contra o qual devemos lutar. O humor é paródico, debochado, irônico, ácido, mas também ingênuo, preservando a simplicidade dos palhaços que apontam os defeitos com malícia e engenho”, revela a diretora e dramaturga.

SENHORA X, SENHORITA Y trata de diversos temas que rodeiam a realidade da mulher em suas diversas fases de vida: expectativas de comportamento, maternidade, sexualidade, violência de gênero, entre outros. Leva para a cena o debate de questões relevantes relacionadas à ampliação dos direitos da mulher e da lésbica, da perspectiva de como a construção do feminino se dá na relação entre mulheres, com a sedimentação de valores (sociais, estéticos, filosóficos) que impedem o pleno desenvolvimento da consciência do ser mulher e preservam para ela um lugar de subalternidade, reflexões tão importantes em tempos de pandemia em que os índices de feminicídio e violência doméstica, infelizmente, cresceram.

Para roteiro:

SENHORA X, SENHORITA Y

De 22 a 27 de abril, de quinta a terça-feira, às 20h, no canal do YouTube da Damas Produções [http://bit.ly/Damasproducoes]. Duração – 60 minutos. Recomendado para maiores de 14 anos. GRÁTIS. Após as apresentações acontece bate-papo da equipe com o público.

Direção Geral e Dramaturgia – Silvana Garcia. Direção Audiovisual e montagem – Sol Faganello. Texto e Roteiro – Silvana Garcia, Ana Paula Lopez e Sol Faganello. Elenco – Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto. Dramaturgia Sonora – Camila Couto. Direção de Movimento – Ana Paula Lopez. Direção de Arte – Sol Faganello. Performance Sonora e Operação de Som – Camila Couto. Concepção de Luz – Sarah Salgado. Direção de Fotografia – Vitor Vieira. Operação de Câmera – Vitor Vieira e Camila Picolo. Captação de Som – Eric Vasconcelos. Teaser e Edição – Sol Faganello. Assistência de edição – Camila Couto. Edição e Mixagem de Som – Daniele Dantas. Transmissão – Dita Produtora. Arte Gráfica – Sol Faganello e Camila Couto. Fotografia do Espetáculo – Maria Fanchin. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Mídias Sociais – Camila Couto. Produção Audiovisual – Dita Produtora. Produção e Realização – Damas Produções

Sinopse – Sob o pretexto de representar a peça A mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?

Operilda na Orquestra Amazônica Online tem temporada grátis pela Lei Aldir Blanc

 

Sucesso de crítica e público, o musical infantil Operilda na Orquestra Amazônica Online conta de maneira lúdica e com muito bom humor a história da música erudita brasileira. Tocando ao vivo, os músicos interagem com a personagem para mostrar que a música erudita é uma arte acessível a todos.

O premiado espetáculo (gravado) faz temporada online grátis entre os dias 16 e 25 de abril, às sextas-feiras (às 9h30) e aos sábados e domingos (às 16h), pelo Youtube / Operilda com retransmissão pelo Facebook - @operilda. Após cada sessão, tem bate-papo com o público pela plataforma Zoom.

As seis transmissões do espetáculo foram viabilizadas através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/2020 do Governo Federal), através do PROAC LAB (Programa de Ação Cultural Lei Aldir Blanc) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com direção geral de Regina Galdino e direção musical do maestro Miguel Briamonte, o musical conta a história de Operilda, interpretada pela atriz e autora Andréa Bassitt. Ela é uma bruxinha engraçada e apaixonada pelo Brasil que tem uma missão: contar a história da música erudita brasileira para as crianças em apenas uma hora. Se conseguir, vai ganhar uma orquestra completa só para ela. Para isso, sua tia Opereta lhe dá uma camerata de seis músicos eruditos e um livro mágico, o Livrildo, que a ajuda na tarefa. Ao longo do espetáculo, Operilda passeia por diferentes ritmos musicais, estilos e compositores para cumprir sua missão, divertindo e conquistando a simpatia das crianças e dos adultos.

Em cena, Andréa Bassitt se apresenta ao lado dos músicos Elaine Giacomelli (piano), Willians Marques (percussão), Clara Bastos (contrabaixo), Paula Souza Lima (violino), Joca Araújo (clarinete e flauta) e Evandro Bezerra (trombone). O repertório traz composições de autores que fazem parte da história da música erudita brasileira, como Alberto Nepomuceno, Padre José Maurício, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Guerra-Peixe, e da música popular, como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia e Tom Jobim, além de canções de origens folclórica, africana e indígena brasileira. Já o cenário, assinado por Marco Lima, traz referências à Floresta Amazônica com resoluções lúdicas e encantadoras.

Operilda na Orquestra Amazônica já realizou mais de 220 apresentações presenciais nas regiões sul, sudeste, centro-oestre e nordeste, sendo assistido por mais de 50 mil espectadores. Foi vencedor, em 2013, dos Prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), como Melhor Musical Infantil, e FEMSA, na Categoria Especial pela divulgação da música erudita e folclórica.


FICHA TÉCNICA - Operilda na Orquestra Amazônica Online

Autora, atriz e diretora de produção: Andréa Bassitt. Diretora e produtora executiva: Regina Galdino. Diretor musical: Miguel Briamonte. Pianista: Elaine Giacomelli. Percussionista: Willians Marques. Contrabaixista: Clara Bastos. Violinista: Paula Souza Lima. Clarinetista e flautista: Joca Araújo. Trombonista: Evandro Bezerra. Iluminador e técnico de luz: Newton Saiki. Cenário e adereços: Marco Lima. Técnico de som e mixagem de áudio: Guilherme Ramos. Técnico de palco: Márcio Lima. Montador de luz: Ari Nagô. Cinegrafista e editor de vídeo: Paulo Arizati. Fotos: João Caldas Filho. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos. Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Lei Aldir Blanc e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Local de gravação: Teatro FAAP, em fevereiro de 2021. Data de estreia: abril/2013.

SERVIÇO

Musical infantil: Operilda na Orquestra Amazônica Online
Temporada: 16 a 25 de abril de 2021
Horários: Sextas (às 9h30) | Sábados e domingos (às 16h) ‘
Canais de transmissão:
Grátis. Duração: 1 hora.
Indicação de idade: a partir de 5 anos.
Bate-papo com o público / plataforma Zoom: sextas (às 10h30) | Sábados e domingos (às 17h) – acompanhe informações pelas redes sócias do espetáculo.

Professores de Pernambuco entram em greve nesta segunda (19)

 

Em assembleia geral virtual realizada nesta quinta-feira (15), trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Estado de Pernambuco decretaram greve em todas as atividades presenciais na rede estadual de ensino. A assembleia foi realizada pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco). Na mesma reunião, a categoria também decidiu que as atividades remotas podem continuar ocorrendo. A greve será deflagrada na próxima segunda-feira (19), cumprindo o prazo de 72 horas de antecedência conforme estabelece a legislação de greve.

O Sintepe representa professores e professoras, servidores administrativos e analistas da rede pública estadual de Pernambuco. O Sindicato enviou e-mail ainda na noite desta quinta-feira para o Governo do Estado, assim como vai dar ampla publicidade à sociedade da decisão coletiva da categoria. A direção do Sintepe vai divulgar um calendário de atividades de apoio à greve.

O Sindicato já colocou nas ruas a Campanha “Respeite nossas vidas! Vacine os/as Trabalhadores/as em Educação!”. A campanha está sendo veiculada em mídia externa e nas redes sociais do Sindicato. A ideia é reforçar a luta pela vida de toda comunidade escolar - ameaçada pela covid-19 - e posicionar-se contra o retorno às atividades presenciais neste momento da pandemia.

Com lnformações do jornalista Jonatas Campos