Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

WTF? Translate here!

quinta-feira, abril 15, 2021

Pernambuco registrou aumento de 197% de pacientes de UTl na faixa etária entre 20 e 39 anos

 

Durante a coletiva online do Governo de Pernambuco, realizada nesta quinta-feira (15.04), o secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a preocupação com uma mudança no perfil de internações nos leitos de UTI dedicados aos quadros respiratórios e com o avanço da doença entre os adultos jovens. Na comparação entre as duas primeiras semanas epidemiológicas do ano (03 a 16/01) e as duas últimas (28/03 a 10/04), o Estado registrou um aumento de 197% nas internações em UTIs de pacientes na faixa etária entre 20 e 39 anos; e de 205% entre internados com idade entre 40 e 59 anos.

Já em relação aos idosos, aconteceu o inverso, de acordo com a progressão da vacinação, ressaltando o impacto positivo da imunização naquela faixa etária. Entre os primeiros idosos imunizados – aqueles com mais de 85 anos de idade – que começaram a ser vacinados a partir do final de janeiro, houve redução de 33% nas internações em leitos de terapia intensiva.

Quanto ao público com idade entre e 70 e 84 anos ainda não houve queda, mas o crescimento evoluiu em ritmo muito menor que entre os jovens, com 10% de redução nos idosos com idade entre 80 e 84 anos (faixa que começou a ser vacinada a partir de 25/02 no Estado) e 88% nos idosos entre 70 e 79 anos (vacinação que teve início em 10/03). Apenas na faixa etária entre 60 e 69 houve aumento em maior ritmo (236%). Importante lembrar que muitos desse grupo sequer foram vacinados, já que as primeiras doses para essa faixa etária chegaram em 26/03.

“Atualmente, temos uma grande preocupação com os adultos mais jovens, que têm uma falsa sensação de menor risco e estão se protegendo menos. Volto a lembrar que só vamos evitar novas perdas se todos se conscientizarem. Ninguém está livre da doença e todos podem ser vítimas do vírus”, advertiu André Longo, ressaltando a importância da manutenção dos cuidados. “Nossas ações salvam vidas e são determinantes para que possamos avançar no Plano de Convivência. Para que possamos ter menos medidas restritivas, menor pressão sobre o sistema de saúde e menos vidas perdidas é preciso que todos sejam conscientes e usem máscara, lavem as mãos e evitem as aglomerações”, reforçou.

VACINAS – Está prevista para a 1h30 desta sexta-feira (16/04) a chegada ao Recife de mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19, que permitirão ao Governo de Pernambuco estender a campanha de vacinação para os idosos a partir dos 60 anos de idade em todo o Estado, de acordo com o cronograma de cada município.

“Reforço que temos feito tudo para acelerar o processo de imunização. Até agora, 1,5 milhão de doses já foram aplicadas em Pernambuco, 75% do total recebido. Já foram aplicadas 93% das vacinas destinadas à 1ª dose e 48% das que foram enviadas para a 2ª dose. Temos capacidade de vacinar em um ritmo muito maior, e precisamos de mais vacinas. Como demonstram os indicadores, quanto mais pessoas vacinadas, menor será o número de doentes graves. Acompanhe o calendário da sua cidade. Se já chegou a sua vez, exerça esse direito. Vacina sim e cuidado sempre, por você e por todos”, ressaltou o secretário de Saúde.

LEITOS – Com os esforços das últimas semanas, o Governo de Pernambuco conseguiu colocar em funcionamento, em pouco mais de 40 dias, 570 leitos de UTI, totalizando, nesta quinta-feira (15.04), 1,6 mil vagas de terapia intensiva em todas as regiões pernambucanas. Ao todo, a rede conta com 2.850 leitos, sendo 1.604 de UTI e 1.246 de enfermaria. “Por determinação do governador Paulo Câmara, estamos conseguindo dar uma resposta à altura do desafio imposto pela pandemia. Pernambuco é, hoje, o segundo Estado que mais investe recursos no enfrentamento da doença no País. Esse grande esforço de abertura de leitos, que se soma a outras ações preventivas, vem se mostrando uma iniciativa acertada”, concluiu o secretário André Longo.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário