quinta-feira, 15 de abril de 2021

Hospital de Referência para tratamento da Covid-19 completa um ano no Recife

 

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (15.04), que o primeiro Hospital de Referência do Estado para tratamento exclusivo de pacientes com o novo coronavírus completou um ano de funcionamento, com capacidade de atendimento acima da média prevista. Localizada no bairro de Boa Viagem, no Recife – na estrutura do antigo Hospital Alfa – a unidade atualmente atende pacientes de 116 municípios de Pernambuco, além de pessoas vindas de outros Estados. Paulo Câmara lembrou a mobilização realizada para a abertura do hospital, que entrou em operação em menos de 60 dias.

“Com um grande esforço da nossa Secretaria de Saúde, o apoio da iniciativa privada, com doações, e o trabalho de uma equipe engajada, mais de quatro mil vidas foram salvas”, afirmou o governador, acrescentando que, na unidade de saúde, foram atendidos inclusive pacientes do Amazonas, trazidos para o Recife no início do ano.

O Hospital de Referência havia sido projetado inicialmente para oferecer 100 vagas de UTI e 130 de enfermaria, mas hoje já conta com 140 de terapia intensiva e 160 de enfermaria, totalizando 300 leitos. Segundo Paulo Câmara, é um dos maiores do País entre os exclusivos para pacientes com Covid-19. “Em nome dos que fazem a unidade, aproveito para saudar todos os trabalhadores da saúde pernambucanos que estão há mais de um ano na luta contra a pandemia”, completou.

Um dos pacientes recuperados no Hospital de Referência foi o auxiliar administrativo Edmilson Leandro, de 32 anos. Morador de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, ele foi internado no dia 9 de abril deste ano. Com os cuidados recebidos, se recuperou e recebeu alta hospitalar na quarta-feira passada (14.04). “A equipe do hospital é muito boa. São pessoas muito atenciosas e dedicadas ao que fazem. Agora, depois de cinco dias de luta, a felicidade de poder ir pra casa é tremenda”, comemorou.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco