quinta-feira, 15 de abril de 2021

Os Grandes Vulcões estreia dia 23 de abril

 

O Coletivo Comum (antiga Kiwi Companhia de Teatro) inicia no dia 23 de abril, sexta-feira, 20h, o espetáculo inédito Os Grandes Vulcões, monólogo inspirado no discurso de Harold Pinter (1930 - 2008) - um dos mais importantes dramaturgos do século XX - ao receber o Prêmio Nobel de Literatura em 2005. Interpretada por Fernanda Azevedo, a peça tem roteiro, pesquisa musical e direção geral de Fernando Kinas. A exibição, um registro híbrido, entre o teatro e o cinema, acontece pelo Youtube do grupo. O projeto tem apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O espetáculo reforça a linguagem do teatro documental exercitada pelo Coletivo Comum e parte da ideia provocativa de Pinter, que em seu contundente discurso intitulado Arte, verdade e política, propõe uma análise crítica sobre a política externa dos Estados Unidos da América e da Inglaterra, além de discutir a capacidade do teatro em expressar a verdade. Debilitado há anos por um câncer, Pinter gravou em vídeo a sua fala, que foi apresentada no evento e gerou grande repercussão internacional, suscitando muitos elogios, mas também críticas de setores sociais conservadores.

O momento em que vivemos, de pós-verdade, ascensão de fake news, pensamento único, polarização ideológica e mentiras sendo reivindicadas como verdades também sustenta o andamento da peça. "Partimos de Harold Pinter, mas construímos um roteiro inédito com a utilização de muitos elementos textuais, musicais e imagéticos. A participação de uma equipe de cinema, dirigida por Thiago B. Mendonça, permite incluir no trabalho um sem-número de informações que estão ausentes do texto de Pinter", diz Fernando Kinas, diretor e dramaturgo.

FICHA TÉCNICA
Os Grande Vulcões
Roteiro, pesquisa musical e direção geral: Fernando Kinas
Elenco: Fernanda Azevedo
Assistência de direção e de produção: Beatriz Calló
Cenário: Julio Dojcsar
Figurino: Madalena Machado (camiseta: o grupo)
Direção e edição de vídeo: Thiago B. Mendonça
Produção de vídeo: Renata Jardim
Fotografia de vídeo: Gabriel Ranzani
Som: Rafael Gonzaga Cunha
Iluminação: Clébio Ferreira
Assistência de iluminação: Gabriele Souza
Cabelo: Christian Mourelhe
Programação visual: Camila Lisboa
Fotos de divulgação: Liênio Medeiros
Produção: Daniela Embón
Assessoria de imprensa: Márcia Marques - Canal aberto
Realização: Kiwi Companhia de Teatro/Coletivo Comum

As gravações deste trabalho foram realizadas no Galpão do Folias, na cidade de São Paulo, entre 08 e 11 de abril de 2021.

SERVIÇO
Os Grandes Vulcões
Temporada online de 23 a 28 de abril de 2021, sexta a quarta-feira, 20h
Transmissão pelos canais do Coletivo no Facebook e no Youtube:
Duração: 70 min. | Classificação: 14 anos

Redes Sociais: