sábado, 5 de novembro de 2022

Mestre Zé Negão e seu Coco de Senzala serão homenageados em turnê na Colômbia

Aos 72 anos, mais de 40 de carreira, o Mestre Zé Negão e sua Laia irão levar o Coco de Senzala pernambucano e brasileiro em uma turnê na Colômbia, de 10 a 16 de novembro. Na turnê, realizada com o incentivo do Funcultura, o mestre e seus aprendizes passarão pelas cidades de El Banco, San Martín de Loba e Cartagena das Índias. O projeto é uma realização do Laia (Laboratório de Intervenção Artística), coletivo de cultura e memória da cidade de Camaragibe (PE) responsável, dentre outras atividades, pela produção do mestre. A proposta de realização da turnê, partiu de processos de formação e intercâmbio entre o Mestre e músicos de diferentes países da américa latina que estiveram nos últimos anos em vivências com Mestre Zé Negão, no seu Canto das Memórias, na cidade de Camaragibe (PE). Mestre Zé Negão será homenageado pelo Festival Nacional de la Tambora, que neste ano chega a sua 31ª edição na cidade de San Martín de Loba. O festival, que volta a ser realizado anualmente após dois anos de pausa devido a pandemia da COVID-19, é um espaço de celebração às tradições culturais colombianas por meio do Tambor, instrumento ancestral que perpetua e interliga povos e tradições. Essa viagem é um momento importante na carreira do Mestre pernambucano, em conexão ancestral e cultural com mestras e mestres que trazem em sua trajetória, tradições seculares afrolatinas de diferentes países da América Latina, Caribe e África. É a expansão do trabalho de Mestre Zé Negão, principal expoente do Coco de Senzala, tradição ancestral transmitida e resignificada na diáspora.

No repertório do Mestre e sua Laia, que se apresentam no festival no dia 12 de novembro estarão músicas autorais do show Tumbeiro: Cruzando Memórias AfroLatinas, de Mestre Zé Negão; além do show, o grupo realizará oficinas e rodas de diálogo. A turnê também contempla atividades (apresentações e vivências) em municípios vizinhos, como o processo de intercâmbio que acontecerá no dia 10 de novembro na cidade de El banco, onde o Mestre se apresentará junto a outros mestres do Tambor da cidade. Os códigos sagrados da cultura ancestral afrodiásporica brasileira e colombiana serão exaltadas em território colombiano através das linguagens dos tambores. Aprendizes do Mestre Na turnê, o mestre será acompanhado por um grupo de quatro aprendizes pernambucanos, que há mais de dez anos o acompanham no desenvolvimento de seus trabalho: Omiyalê (Produção, voz e percussão), Mirían América (voz e percussão), Marcone da Laia Olóyè (voz, percussão e direção musical) e Rennan Peixe, Fotógrafo e vídeomaker Para Omiyalê, aprendiz do Mestre e produtora executiva do projeto, essa turnê irá fortalecer os laços ancestrais que ligam os povos tradicionais na América Latina. “Essa turnê é importante, pois o Mestre e o grupo vão interagir com representantes e brincantes de culturas também tradicionais que descendem dos povos pretos e indígenas, os quais preservaram essas tradições cotidianamente a partir da ancestralidade, que nos vincula e nos mostra a similaridade e congruência entre nossos fazeres, mesmo estando geograficamente afastados”, afirma a aprendiz e produtora. “Isto fortalece o Mestre e a nós porque é uma forma de encontrar a outros de nós em diferentes lugares o que também estimula e enriquece a produção musical do mestre”, completou.

Andanças pelo Mundo Ao longo da sua trajetória, o Mestre Zé Negão já viajou para países como, Alemanha, França e Itália, além de outros estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, faz a alegria do povo em festas do calendário oficial e sambadas Pernambuco afora. O Mestre também foi o homenageado do São João de Camaragibe em 2017. Entre os prêmios, destacam-se o Prêmio nacional Culturas populares edição Selma do Coco (Minc) e Prêmio Ariano Suassuna (SECULT/PE), ambos recebidos em 2018. “Para mim é um privilégio poder estar acompanhando o Mestre e vê-lo sendo reconhecido e aprender mais, com o mestre Zé Negão, e com as demais mestras e mestres; São como velhas árvores juntas, sombreando, frutificando e germinando novas sementes herdeiras. É a garantia da transmissão das ferramentas, saberes e tecnologias das árvores antigas onde mora a memória de um modo de vida, que gera saúde e nos faz ser felizes. É quem somos”, destaca o aprendiz e diretor musical da turnê, Marcone da Laia.

 SERVIÇO 
–Turnê Tumbeiro -Mestre Zé Negão Mestre Zé Negāo e sua Laia - Cruzando Memórias AfroLatinas  na Colômbia Data: 

10 a 16 de novembro Local: Del Banco, San Martin de Loba e Cartagena das Índias - Colômbia (CO) 

Confiança do varejo avança pelo sexto mês seguido


O índice de confiança do empresário do comércio (ICEC), calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é um indicador antecedente, que capta a percepção dos tomadores de decisão nas empresas do varejo quanto ao ambiente de negócios, considerando sua perspectiva sobre a economia brasileira, o setor de comércio e a situação da sua empresa. O ICEC é composto por três sub-índices que avaliam, respectivamente, as condições atuais (ICAEC), as expectativas de curto prazo (IEEC) e as intenções de investimento (IIEC). Os índices variam de 0 a 200 pontos, indicando: insatisfação, ou pessimismo, quando abaixo de 100 pontos; satisfação, ou otimismo, a partir de 100 pontos.

Segundo a Fecomércio-PE, o índice de confiança dos empresários do varejo em Pernambuco avançou pelo sexto mês consecutivo, alcançando em outubro a marca de 133,1 pontos e registrando variação de 5,8% na comparação com setembro. Na comparação interanual, com outubro de 2021, o índice cresceu 15,8%.

O resultado de outubro é o maior patamar da série desde janeiro de 2013, quando chegou a 135,3, e foi impulsionado especialmente pelo componente de avaliação da situação atual, que cresceu 8,2% frente a setembro e 21,1% frente a outubro do ano anterior, chegando a 116,8. 

Para esse avanço, influenciou principalmente a opinião dos empresários do varejo sobre as condições da economia brasileira. Para 59,7% dos varejistas, a situação no semestre atual é melhor que a observada por eles no semestre anterior, proporção que era de 51,4% em setembro e de 43,6% em outubro de 2021.

Não obstante o desempenho do componente de situação atual, é o componente das expectativas sobre o próximo semestre que registra melhor avaliação sob o ponto de vista dos empresários. Em outubro, esse componente chegou a 165,3 pontos, com variação de 3,9% em relação a setembro e de 13,8% em relação a outubro de 2021.

O índice que investiga as intenções de investimento no curto prazo, especificamente nos próximos três meses, cresceu 6,2% comparado a setembro e 13,6% em relação a outubro do ano anterior. As intenções são voltadas principalmente para a contração de funcionários, embora a intenção de investimento na infraestrutura também registre melhora em outubro.

Entre setembro e outubro, o percentual de empresários que apontam intenção de aumentar o quadro de funcionários passou de 73,9% para 81,7%, demanda que é puxada pela expectativa de movimentação no comércio em função das festividades no último trimestre.

Já a intenção de investir diretamente na infraestrutura dos estabelecimentos avançou de 60,2% em setembro para 65,1% em outubro, contra 51,3% no mesmo mês do ano anterior, a despeito da manutenção de uma taxa básica de juros projetada em 13,75% a.a. Nesse sentido, é importante ressaltar que essa intenção é possivelmente impulsionada pela expectativa de um ambiente de negócios melhor nos próximos meses por parte dos empresários. Entre os aspectos que podem explicar esse otimismo, aponta-se a perspectiva de que o próximo governo venha a manter o atual valor do Auxílio Brasil, uma vez que as medidas de suporte à renda têm impacto relevante na economia da região como um todo.

Reformas de fim de ano movimentam o comércio


É comum que com a chegada do fim ano as famílias queiram reformar e reorganizar as casas para começar o ano com tudo pronto. Seja em grandes reformas ou apenas pequenas modificações dentro de casa, é nesse momento que o setor de construção ganha força nas vendas, mostrando entusiasmo e muitas promoções com a procura de materiais utilizados nos serviços. 

A mudança pode começar pelas cores das paredes. As tintas de secagem rápida são as mais procuradas, assim como com papéis de parede de diferentes estampas, tudo para dar uma cara nova no ambiente. Trocar pisos, renovar a decoração com novos quadros, souvenirs ou dar mais conforto e segurança para família com a troca de lâmpadas, chuveiros e parte elétrica em geral é uma solução rápida e eficaz para modificar os ambientes.

Tintas, cerâmicas, revestimento, móveis e itens de decoração costumam ser os mais procurados nessa época. Na Ferreira Costa, os clientes podem conferir os preços especiais no site, loja e app. São mais de 80 mil itens com  tudo em até 10x sem juros, com diversos produtos voltados para reforma de cozinha, sala, quarto e banheiro.

*Sobre a Ferreira Costa:*
Com 138 anos de história, a Ferreira Costa, maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.