terça-feira, 30 de abril de 2019

Serão ofertadas mais de duas mil vagas para exame no mamógrafo móvel


O mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife começará a programação de maio na próxima quinta-feira (2) e disponibilizará 2.320 vagas para realização do exame neste mês. O caminhão passará por 30 ações em vários bairros da capital pernambucana. O horário de atendimento é das 8h às 17h. São distribuídas 80 fichas – 40 para cada turno. Para saber os locais por onde o veículo passará, é só acessar o site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

Para fazer o exame, não é necessário fazer agendamento, mas as mulheres precisam ser moradoras do Recife e devem ter entre 50 e 69 anos (faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde). É necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O resultado do exame é entregue em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação.

Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde de referência para pegar um encaminhamento.


Imprensa Recife


Caruaru: Dia D da campanha de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado


Considerado a data mais importante de mobilização nacional, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza/Gripe será realizado neste sábado, dia 04 de maio, em todo o país. Em Caruaru, os Centros de Saúde e as Unidades de Estratégias de Saúde da Família estarão abertas, das 7h30 às 16h30, nas zonas urbana e rural, para vacinar os grupos prioritários. Além das unidades, também haverá vacinação em pontos de apoio na cidade: Unicompras, Shopping Difusora, Feira de Artesanato, Polo Comercial e Bonanza do Maurício de Nassau.

A vacinação do período é destinada a gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde ativos, povos indígenas, indivíduos acima de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica, professores ativos da rede pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“Até o momento, foram aplicadas 19.388 doses nos grupos prioritários, lembrando que esses dados mudam diariamente, pois a campanha continua”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização – PNI, Sarah Rafael.

Em 2018, foram vacinadas 87.322 pessoas no período da campanha nas Unidades de Saúde e pontos de apoio. 
Imprensa Caruaru

Gospel Fashion Day no Shopping Camará

Primeira feira de moda e beleza do Brasil voltada ao público cristão, a Gospel Fashion Day ocorre de 3 a 5 de maio, das 11h às 20h, no Camará Shopping. A feira vai contar com a participação de mais de 30 lojas de segmentos como vestuário, acessórios e calçados, entre outros. Os produtos e serviços vão ser comercializados com até 50% de desconto.

Já na terceira edição, esta é a primeira vez que a Gospel Fashion Day é realizada na cidade de Camaragibe. A escolha não foi à toa: segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37% da população do município é evangélica. Além disso, a Associação de Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe) estima que o esse público movimente cerca de R$ 21,5 bilhões por ano. “Os números expressivos e o fato de não ter nenhum outro evento voltado para esse público na região foram dois fatores relevantes para escolhermos o Camará Shopping”, afirma Vivian Oliveira, consultora de imagem e estilo à frente do evento.

A programação do Gospel Fashion Day vai contar ainda com o bate-papo “Valorize sua silhueta”, desfile conceitual e apresentações musicais com as cantoras Mayra Carvalho (sexta, 3), Aline Irineu (sábado, 4) e Flávia Cristinne (domingo, 5). "O intuito é levar não só a moda e a beleza, mas também a fé, com louvor e adoração", finaliza Vívian Oliveira.

HMA cria canal de parceria com comunidades

Com o objetivo de estreitar os laços entres usuários e o serviço de saúde, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, lançou nesta terça-feira (30) o “Grupo Comunidade”. A ideia é possibilitar a aproximação das comunidades com o HMA, promovendo um espaço de diálogo e orientações em saúde, assim como o papel e o valor do hospital e da rede de saúde na comunidade. Convite nesse sentido foi feito pelo HMA no mês de março, durante na Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde do Paulista, na Câmara Municipal de Vereadores.

Criado pelo Serviço Social e Departamento de Psicologia da unidade, o Grupo reuniu, neste primeiro momento, conselheiros de saúde dos municípios de Olinda, Paulista e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, além de acompanhantes de pacientes internados no hospital. A abertura dos trabalhos foi feita pela superintendente do HMA, Adelaide Caldas, que falou sobre o perfil do hospital, voltado para atendimentos de urgência e emergência, e destacou a importância de fortalecer a relação entre o HMA e os usuários. “A partir do momento que o usuário conhece a estrutura e o funcionamento do hospital, ele otimiza o atendimento e nos possibilita oferecer uma assistência de melhor qualidade”, explicou, referindo-se aos atendimentos de menor complexidade, que podem ser feitos pela atenção básica de saúde.

Os conselheiros, atentos, puderam interagir, relatando suas experiências no serviço de saúde. Joselma dos Santos, conselheira de saúde de Olinda, informou já conhecer o Hospital Miguel Arraes por causa de um parente internado na unidade. Ela elogiou o hospital e diz que faz questão de esclarecer sobre o serviço prestado: “o Miguel Arraes é um hospital que atende casos de alta complexidade e, como multiplicadores de informação, nós temos que alertar a comunidade para o atendimento que é feito aqui, orientando a população para procurar a atenção básica em casos de menor gravidade”.

E para explicar melhor o funcionamento do Grupo Comunidade a assistente social Adriana Elias, a psicóloga Évora Hempe e a coordenadora do Serviço Social, Lucianna Rocha, fizeram uma apresentação aos presentes. O grupo deve se reunir uma vez por mês no auditório do hospital, para discutir, por cerca de uma hora, assuntos de interesse coletivo e de utilidade pública que fazem a rotina do hospital. O próximo encontro já está marcado para 29 de maio, às 9h.


Com informações da jornalista Iana Gouveia

Pernambuco nomeia 231 professores de biologia para a Rede Estadual

O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do último sábado (27) a nomeação de 231 professores de Biologia para atuarem na Rede Estadual de Ensino. Os novos profissionais, aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Educação e Esportes, serão distribuídos nas escolas de todas as regiões do Estado.

Vale salientar que, para atender a demanda que as escolas da Rede Estadual vêm recebendo nos últimos anos, o concurso de 2016, que previa inicialmente a nomeação de três mil novos professores, conforme edital divulgado, convocou 4.670 docentes até então, totalizando, com o reforço em Biologia, 4.901 novos efetivos para a Rede Estadual de Ensino. Os docentes atuam nas áreas de Educação Básica, Especial e Profissional em escolas de todas as regiões do Estado.

O certame, o primeiro do Governo do Estado para a Educação Profissional e o maior já realizado para a educação especial, reforça o esforço da gestão para manter Pernambuco como a melhor educação pública do Brasil. “Foi uma grande vitória poder realizar essas novas nomeações para nosso quadro de professores efetivos antes do fim da validade do certame, considerando as dificuldades do atual contexto econômico e financeiro do País e do Estado”, disse o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio.

Concurso – O último concurso para contratação de professores para a Rede Estadual nomeou 4.901 profissionais desde 2016. 4.269 compõem o quadro da rede de Educação Básica, 315 na Educação Especial e 317 na Educação Profissional. Por região, foram nomeados 1.938 na Região Metropolitana do Recife e 2.963 no interior do Estado. Atualmente, a Rede Estadual de Pernambuco conta com 1.060 escolas e 580 mil estudantes.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Escolas podem cobrar taxas para realização de eventos festivos

Páscoa, Dia das mães, festa junina essas são algumas das datas comemorativas que não podem passar em branco no calendário de comemorações das instituições de ensino. E algumas escolas costumam cobrar dos pais e responsáveis uma taxa para a participação dos estudantes nesses tipos de comemorações.

De acordo com a legislação educacional, os gestores podem fazer a cobrança de taxas para eventos realizados pela instituição de ensino que são facultativos, ou seja, aqueles que não fazem parte do calendário escolar de ensino.

As festas escolares expressam de forma exemplar a cultura escolar do período em questão. A instituição de ensino é livre para cobrar uma taxa para eventos festivos internos. 

Segundo o advogado, Luiz Tôrres Neto, é aconselhável que essa previsão de cobrança esteja prevista no contrato escolar.

“Os gestores estão acobertados pela legislação educacional. Contudo, como uma forma de garantia tanto para os pais e responsáveis como para a própria instituição de ensino, é importante que no contrato de matrícula esteja explicitado a possibilidade de que a escola fará a cobrança dessa taxa para aqueles eventos que não tenham influência no calendário de ensino de cada turma”, explica.

Caruaru Shopping sediará a 12ª edição da Feira de Festas Infantis


Com a proposta de trazer as últimas novidades para festas infantis, da mais simples a mais glamorosa, o Caruaru Shopping estará sediando, de 3 a 5 de maio, a 12ª edição da Feira de Festas Infantis. O evento, que será super, hiper legal, acontecerá no Pavilhão, de acordo com o horário de funcionamento do centro de compras e convivência, isto é, na sexta-feira e no sábado, das 10h às 22h, e, no domingo, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

A feira, que já é um sucesso todos os anos, terá coquetel de lançamento no dia 3, às 19h, quando, na ocasião, será apresentada ao público uma banda kids, além de muitas surpresas.

Nesta edição, a feira contará com expositores dos mais diversos segmentos, entre eles, fotografia, decoração, filmagens, buffet, doces, convites, prendas, moda infantil e entretenimento. A proposta é oferecer ao público tudo o que há de mais atual para realizar a festa dos sonhos, com o diferencial de encontrar tudo isso em um mesmo local, de uma forma prática e confortável.

"Teremos apresentações musicais do mundo da Disney, Mundo da Bita, Frozen, mágicos, palhaços, os amados super-heróis, grupos de dança, cosplay, as princesas da Disney, bem como desfiles de fantasias, a turma do Mickey e do Mário e muito mais", afirmou Cleide Santos, promotora do evento.

De acordo com Cleide, além da exposição dos produtos e serviços, que torna possível a oportunidade de fechar excelentes negócios, a Feira de Festas Infantis também tem espaço para realização de ações diferenciadas por parte de seus expositores. "O público poderá assistir a desfiles, bem como participar de demonstração de produtos. Haverá ainda bonecos infláveis, touro mecânico, pipoca e algodão doce. Será uma feira inesquecível. Aguardamos a presença de todos vocês!", convidou Cleide.

"A Feira de Festa Infantis também é uma grande oportunidade para encontrar o espaço ideal para a divulgação da sua empresa de uma forma dinâmica e inusitada", afirmou Walace Carvalho, gerente de Marketing do centro de compras e convivência.

O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, no Bairro Indianópolis.

Banda de reggae Maneva se apresenta em Caruaru nesta sexta-feira

A casa de shows, Arena Caruaru, realiza, nesta sexta-feira (03), o Arena Concept, uma festa mais intimista e que vai trazer a banda de reggae Maneva, que apresenta uma proposta de reggae com influências de MPB, Rock, Rap, Jazz, Dub e Soul. Também se apresentam as bandas Vimana e Os Outros Caras.

Os portões serão abertos às 20h e os shows tem início às 21h. O Arena Concept trará uma nova proposta de evento e a casa de shows preparou novos espaços para o público curtir a festa mais próximo dos artistas. Os ingressos ainda estão sendo vendidos nos valores de R$ 70,00 (front stage) e R$ 120,00 (open bar) e podem ser adquiridos na sede da Arena Caruaru (BR 104 – bairro Nova Caruaru), no quiosque localizado no primeiro piso do Shopping Difusora, que funciona das 10h até às 22h, e na banca de revista Terceiro Mundo. As bebidas do Open bar serão cerveja Petra, refrigerante e água.

Outras informações: (81) 3721.7744



Morre a cantora Beth Carvalho

Aos 72 anos, morreu, nesta terça-feira (30), a cantora Beth Carvalho. 

A informação foi confirmada pelo empresário da cantora, Afonso Carvalho, através do seguinte comunicado.

"Queridos amigos e fãs,

Nossa querida Beth Carvalho partiu hoje as 17:33, cercada do amor de seus familiares e amigos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de “Andança”, até chegar a Marte com “Coisinha do Pai”, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o sepultamento"

Biografia - Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho nasceu no Rio de Janeiro no dia 05 de maio de 1946. Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz, e Bezerra da Silva. Com influência da bossa nova, Beth surgiu como cantora no final dos anos 1960. Deixa uma filha, Luana.

Desde 2010, Beth Carvalho vem enfrentando um drama pessoal: ela sofreu uma fissura no sacro, um osso localizado na base da coluna vertebral. Devido a esse problema, Beth está deitada na cama desde janeiro, sem poder nem se sentar ou andar. O problema foi agravado por uma neuropatia, causada por ela ter ficado muito tempo na mesma posição durante a cirurgia na coluna. O problema na coluna foi provocado por uma artrose no fêmur que fazia com que a cantora andasse mancando, causando a fissura. 

No entanto, ela sempre se demonstrou otimista pela recuperação e feliz por receber o total apoio da família e dos amigos. No final de 2010 Beth voltou aos palcos em um show no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Após a recuperação, teve novas complicações na coluna, ficando durante um ano e um mês no hospital, em uma das últimas semanas no hospital, Beth teve uma infecção pulmonar em decorrência de uma infecção num catéter, e foi parar no CTI, mas teve alta no final de agosto de 2013, realizou um show de retorno no dia 7 de Setembro no Vivo Rio.

Com informações do Jornal Meia Hora (Rio) e Wikipedia

Confira um de seus maiores sucessos, Andanças:


Pernambuco das Paixões

A Páscoa já passou, mas o sentimento dos atores que interpretaram diversos personagens continua vivo. O blog pegou depoimentos de atores de cinco espetáculos: Paixão dos Guararapes, Paixão do Marco Zero, Paixão de Cristo - José Pimentel, Paixão de Cristo de Camaragibe e Paixão de Cristo de Igarassu. Os respectivos atores Pedro Dias, Angélica Zenith, Oséas Borba Neto, Geraldo Cosmo e Elaine Berenguer fizeram relatos emocionados. Acompanhe com a gente!

Pedro DiasEstou muito feliz, mas muito feliz mesmo! Feliz por ter feito, pela primeira vez, a Paixão dos Guararapes, no papel do Rei Herodes, um personagem muito interessante, muito rico, muito gratificante, amei ter feito esse personagem, o que melhor interpretei em mais de 20 anos que trabalho em dramas das Paixões de Cristo. Fiz 20 anos a Paixão do Recife, com José Pimentel, de 1997 até 2017. Ano passado estive na Paixão dos Camarás e este ano, na Paixão dos Guararapes. Não se pode falar em Paixão de Cristo sem falar em Pimentel, o mestre! Ele sempre foi um ser iluminado, inteligente e de muita sabedoria! E cada uma das paixões aqui em Pernambuco, as da Região Metropolitana especialmente, têm um pouco de Pedrinho na história. Em todas as dramatizações, tenho amigos e colegas no elenco e nas equipes técnicas. Sou um apaixonado pelo teatro e muito grato aos deuses do palco e a todos os Jesus das Paixões de Cristo!

Oséas Borba Neto - Para mim, participar da Paixão de Cristo de  José Pimentel, foi uma tremenda honra, estar em um dos maiores espetáculos da Região Metropolitana do Recife, não apenas isso, mas também representar na paixão do Mestre de Todas as Paixões, José Pimentel. Foi um prazer trabalhar com todos esses atores de talento, em especial o nosso Cristo, escolhido por Pimentel, o Hemerson Moura, que demonstrou ser um ator profissional das melhores categorias. Para mim, sempre será uma honra! Participei no ano passado, dirigido pelo próprio Pimentel e este ano, fui dirigido pelo fantástico José Francisco Filho. É gratificante estar nesse trabalho, que tanto representa para o teatro do estado de Pernambuco!





Angélica Zenith - É uma emoção muito grande interpretar Maria. Eu a interpreto desde os 13 anos de idade, por incrível que pareça. Maria foi o meu primeiro personagem dentro do universo teatral, foi na Paixão de Cristo de Cabedelo, na Paraíba, com Maria jovem, num prólogo que havia, dentro do espetáculo. Depois, tive a oportunidade de fazer Maria por sete anos, ao lado de Pimentel. E este ano, foi uma Maria diferente de tudo que já fiz. Dentro de um mesmo espetáculo, pude construir três versões de Maria: a adolescente, da anunciação do Anjo Gabriel, a Maria adulta, ao ver Jesus menino ensinando aos doutores do templo e a Maria mais velha, da crucificação. Tive que dar corpo e voz a essas três Marias, o andar e o olhar de cada uma delas. Como atriz, saí da zona de conforto, e fui instigada pelo diretor Carlos Carvalho, por Eron Vilar e essa experiência como atriz foi incrível! isso me fervilhou por dentro e mostra o quanto eu amo fazer teatro! O quanto eu amo estar neste universo!

Geraldo Cosmo - Este foi o terceiro ano que interpreto Judas iscariotes, e gosto de fazer tudo em ciclos: dirigi três anos, fui Pilatos três anos, fui Caifás três anos e agora Judas, três anos. Já sinalizei que em 2020 estarei disponível para fazer qualquer outro personagem. Gosto de trabalhar nesse ciclo de três anos, até pra não ficar estacionado, estagnado.E fazer o Judas pra mim sempre é desafiador. Além da história em si, de um personagem usado para que a história fosse cumprida, de entregar o Filho de Deus, ainda tem a cena do enforcamento, que me deixa bastante tenso, tenho medo de me acidentar e além dos aplausos, eu escuto muito "morre, traíra! Safado! Desgraçado". Mas também recebi muitos elogios pela atuação, pela entrega que sempre dou ao personagem.

Elaine Berenguer -  Foi uma experiência muito boa, por termos uma equipe de atores e técnicos aqui em Igarassu, com a direção de Junior Pernambuco, um artista de referência aqui na cidade. Fiz dois papéis este ano: um foi o de uma samaritana, na cena do poço, em que Jesus lhe pede água e ela se perguntava: "um judeu me pedindo água?" E eu tive uma certa dificuldade pra entender a simplicidade da personagem, mas quando consegui senti-la, foi maravilhoso. Outra personagem foi a de Herodíades, uma mulher poderosa, que conseguia o que queria, um tanto sensual, e extremamente venenosa, uma personagem carregada de emoções e sentimentos.