terça-feira, 30 de abril de 2019

HMA cria canal de parceria com comunidades

Com o objetivo de estreitar os laços entres usuários e o serviço de saúde, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, lançou nesta terça-feira (30) o “Grupo Comunidade”. A ideia é possibilitar a aproximação das comunidades com o HMA, promovendo um espaço de diálogo e orientações em saúde, assim como o papel e o valor do hospital e da rede de saúde na comunidade. Convite nesse sentido foi feito pelo HMA no mês de março, durante na Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde do Paulista, na Câmara Municipal de Vereadores.

Criado pelo Serviço Social e Departamento de Psicologia da unidade, o Grupo reuniu, neste primeiro momento, conselheiros de saúde dos municípios de Olinda, Paulista e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, além de acompanhantes de pacientes internados no hospital. A abertura dos trabalhos foi feita pela superintendente do HMA, Adelaide Caldas, que falou sobre o perfil do hospital, voltado para atendimentos de urgência e emergência, e destacou a importância de fortalecer a relação entre o HMA e os usuários. “A partir do momento que o usuário conhece a estrutura e o funcionamento do hospital, ele otimiza o atendimento e nos possibilita oferecer uma assistência de melhor qualidade”, explicou, referindo-se aos atendimentos de menor complexidade, que podem ser feitos pela atenção básica de saúde.

Os conselheiros, atentos, puderam interagir, relatando suas experiências no serviço de saúde. Joselma dos Santos, conselheira de saúde de Olinda, informou já conhecer o Hospital Miguel Arraes por causa de um parente internado na unidade. Ela elogiou o hospital e diz que faz questão de esclarecer sobre o serviço prestado: “o Miguel Arraes é um hospital que atende casos de alta complexidade e, como multiplicadores de informação, nós temos que alertar a comunidade para o atendimento que é feito aqui, orientando a população para procurar a atenção básica em casos de menor gravidade”.

E para explicar melhor o funcionamento do Grupo Comunidade a assistente social Adriana Elias, a psicóloga Évora Hempe e a coordenadora do Serviço Social, Lucianna Rocha, fizeram uma apresentação aos presentes. O grupo deve se reunir uma vez por mês no auditório do hospital, para discutir, por cerca de uma hora, assuntos de interesse coletivo e de utilidade pública que fazem a rotina do hospital. O próximo encontro já está marcado para 29 de maio, às 9h.


Com informações da jornalista Iana Gouveia