sábado, 24 de abril de 2021

MAMAM oferece minicurso gratuito pela internet

 

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) promove, a partir do próximo dia 28 de abril, um minicurso com quatro encontros virtuais para discutir a arte contemporânea a partir de conceitos como filosofia, gênero e política dos corpos. A iniciativa integra a programação do projeto "Das coisas políticas e das políticas das coisas", aprovado pelo Funcultura PE 2018-2019.

Facilitado por Ana Luísa Lima, crítica de arte, editora, escritora e integrante do conselho curatorial do MAMAM, o curso tem carga horária de 16 horas, distribuídas em 4 encontros, nos dias 28 de abril e 5, 12 e 19 de maio. Os encontros serão virtuais, pela plataforma Google Meet. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no link da bio do Instagram do MAMAM (@mamamrecife) até o próximo dia 25 de abril. Na segunda (26), o museu divulga a relação de inscritos.

Das coisas políticas - Reunindo um grupo de estudos curatoriais formado por 13 pesquisadores, que se encontram desde setembro de 2020, o projeto dedica-se a investigar as questões que atravessaram e pautaram a construção do acervo do MAMAM ao longo do tempo, do ponto de vista de gênero, classe social e etnia, para tecer diálogos entre o acervo do MAMAM e as demandas sócio-políticas contemporâneas sobre representatividade, gênero e lugar de fala.

A programação, aprovada no Funcultura, inclui ainda a realização de minicursos e debates, culminando numa exposição que ocupará todos os salões do MAMAM e deverá entrar em cartaz no próximo semestre, reunindo obras de 71 artistas mulheres integrantes do acervo do museu, mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A equipe curatorial é formada por: Ana Luísa Lima, Kalor, Letícia Barbosa, khadyg fares, Marcel Diogo, Michelle Bastos, Aline Oliveira, Eduarda de Oliveira, Priscila Barros, Michele Medina, Emmanuelle Oliveira, Letícia Asfora Falabella Leme e Flavia Gomes.

Serviço
Minicurso “Das coisas políticas”
Facilitadora: Ana Luísa Lima
Data: 28 de abril, 5, 12 e 19 de maio
Carga horária: 16h
Vagas: 30
Plataforma: Google Meet
Inscrições: Até o próximo dia 25 de abril, na bio do Instagram do MAMAM

lmprensa Recfe

Síndrome de dependência química

 

Desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano, especialistas apontam que o número de dependentes químicos dobrou em todo o Brasil. De acordo com dados da Unidade de pesquisas em álcool e drogas (UNIAD), além do crescimento, foi percebido também que houve uma mudança de público, onde as mulheres colaboraram para esse crescimento. Um dos fatores que tem contribuído com esse aumento é o fato das pessoas estarem mais tempo em casa, entediadas, muitas delas tem buscado certo animo através do excesso de bebidas alcoólicas entre outras drogas lícitas ou até mesmo ilícitas.

“Tudo isso, em longo prazo, pode gerar uma dependência química que é caracterizada pelo uso sem controle de determinado produto, provocando um sofrimento clinicamente significativo, manifestado por três ou mais sintomas e sinais nos últimos doses meses, como explica o psicanalista especializado em dependência química, Fabrício Selbaman.”

O primeiro sintoma característico é a compulsão, onde o individuo usa em grandes quantidades ou em períodos maiores que os intencionados a bebida alcoólica, por exemplo. Logo em seguida vem a tolerância, que é a capacidade do fígado metabolizar onde está. É o aumento constante para atingir o mesmo nível de embriagues. Após os dois pontos iniciais, o individuo pode atingir a síndrome da abstinência, onde pode passar a tremer os membros inferiores ou superiores, obcecado em busca da droga, seguido do quarto ponto, onde o mesmo entende que o vício está prejudicando o seu bem estar, mas não consegue parar. Esses são apenas alguns dos pontos citados pelo psicanalista especializado em dependência química, Fabrício Selbaman, que levam uma pessoa a está com dependência química.

Tratamento - Ainda segundo Fabrício Selbaman, “a escolha de tratamentos para dependência química começa com um diagnóstico criterioso e precoce, realizado por uma equipe multidisciplinar, que deve levar em consideração as especificidades de cada caso. A partir daí, é montada uma estratégia de tratamento personalizada, que deve ser revista sempre, visando o atendimento das múltiplas necessidades do paciente e a reorganização de sua vida como um todo, enfatiza o especialista.”

Os principais entraves para a busca de uma orientação especializada são a negação da doença, a falta de apoio e o medo do estigma social negativo. Além disso, muitos amigos e familiares não sabem como ajudar um dependente químico ou desconhecem a existência de tratamentos especializados. Alguns exemplos de tratamentos são por meio da desintoxicação, outro método utilizado é os medicamentos, a psicoterapia, internação voluntária, involuntária ou compulsória, que é a internação determinada pela justiça a pedido de um médico.

Ainda sobre os mais diversos tipos de internação, Fabrício Sebman diz que, hoje, a própria legislação brasileira fala que é necessária uma intervenção|internação por no mínimo 90 dias.

Carla Rio comemora 186 mil visualizações de Samba Arretado

 

A cantora Carla Rio está que é só sorriso, e o motivo são as 186 mil visualizações de seu clipe “Samba Arretado”, canção que tem a participação especial do cantor e compositor Dudu Nobre.

Lançado no dia 02 de Dezembro de 2020, no canal oficial do YouTube da cantora, Samba Arretado faz uma homenagem ao Dia Nacional do Samba, data muito importante e especial para todos os sambistas brasileiros. Lembrando que o single é de autoria de Carla Rio em parceria com Alceu Maia, seu cavaquinhista e produtor musical.

Disponível em todas as plataformas digitais, a canção Samba Arretado também está tocando nas principais rádios dos estados do Norte e Nordeste. Além do YouTube, os fãs e admiradores de Carla Rio também podem conferir o clipe pelos canais por assinatura, Music Box Brasil e Canal BIS.

Carla Rio é considerada uma grande referência do samba de raiz, uma legítima representante do gênero em Pernambuco. “É muito gratificante ver que o público brasileiro está curtindo o samba com sotaque nordestino. Penso que hora de nos unirmos para fortalecer a bandeira do samba”, finaliza a cantora..



Paço do Frevo oferece atividades educativas virtuais e gratuitas

 

Semeando saberes culturais e ancestrais do povo pernambucano, o Paço do Frevo está com inscrições abertas para ações educativas gratuitas e virtuais, voltadas para públicos escolares, como a Abre-Salas, que convida educadores e estudantes a conhecer o museu pela internet. As iniciativas reafirmam o caráter do museu como centro de formação, já contemplado pelo Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, em 2016, e pelo Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, em 2017 e 2019.

Dentro da programação do Abre-Salas, cada visita tem duração média de uma hora, conduzindo os participantes numa experiência digital interativa pela plataforma Google Arts & Culture, com a utilização de outros recursos tecnológicos e mediação dos educadores do Paço.

A iniciativa é voltada para grupos escolares a partir do 7º ano e contempla conhecimentos de história, geografia, educação física, artes, ciências, música, dança e sociologia. O agendamento é gratuito e pode ser feito no perfil do museu no Instagram (@pacodofrevo). Os dias e horários são acertados diretamente com o grupo interessado, mediante disponibilidade de agenda do Paço.

O Abre-Salas se propõe a instigar o público através de uma narrativa exploratória de descobertas, envolvendo os elementos originários do Frevo (dança e música), suas organizações/expressões (clubes, troças, blocos; frevos de rua, de bloco e canção) para gerar processos pedagógicos pautados na experiência, com total segurança sanitária.

Passo a Paço - Outro programa pedagógico que também teve início neste mês de abril, com apoio da White Martins, foi o Passo a Paço, destinado a professores e educadores de qualquer parte do mundo, com a proposta de educar através do frevo.

Partindo do tema “Frevo, patrimônio da humanidade”, a edição de 2021 aborda pedagogicamente o frevo, numa perspectiva multidisciplinar, para tratar questões como acessibilidade, diversidade e meio ambiente,

Os encontros são virtuais e abertos para professores e educadores que falem português e residam em qualquer lugar do mundo. A partir de amanhã, iniciam inscrições para o segundo módulo, também pelo Instagram do Paço (@pacodofrevo).

Dia da dança - Em celebração ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, o Paço do Frevo e a Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, equipamentos mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, convidam os internautas a cair no passo. No próximo sábado (24), será oferecida uma oficina online de dança gratuita, das 16h às 17h, ao vivo, via Zoom. Inscrições no link: https://tinyurl.com/oficinasdedancadopaco.

Ainda para celebrar e praticar a dança como antídoto contra a angústia e toda dureza da vida, o Paço do Frevo disponibilizará playlists exclusivas, inspiradas e assinadas por personalidades da dança, ao longo de todo o mês de abril. Nas próximas sextas-feiras, Carlinhos de Jesus, Antonio Nóbrega e Flaira Ferro invadem os perfis do Paço no Spotify e no Deezer com suas seleções de clássicos de frevo.

lmprensa Recife

Documentário marca 10 anos de carreira do trio “As Severinas”

 

Os fãs de “As Severinas”, e aqueles que querem conhecer mais da trajetória do trio musical de mulheres pajeuzeiras, já podem assistir ao documentário As Severinas - 10 anos, disponível no canal do youtube da banda. Sob a direção de Eduardo Crispim; Isabelly Moreira (triângulo, vocais e declamações), Monique D'Angelo (vocal e sanfona) e Marília Correia (zabumba) detalham como a espontaneidade e a amizade foram a base para surgimento da Banda há 10 anos e para o seu amadurecimento ao longo desse tempo.

O universo do pé de serra, forró, cantoria de viola, xote, xaxado, baião está presente na obra do trio como lembram os depoimentos de músicos, produtores e amigos e amigas no documentário, a exemplo do poeta Antonio Marinho e do Patrimônio Vivo de Pernambuco, o poeta Dedé Monteiro, além da artista Luna Vitrolira. A edição também traz registros de shows e uma conversa descontraída com As Severinas.

"Nós buscamos cultivar as nossas raízes, refazendo o modo de cantar a obra de artistas consagrados como Marinês, Anastácia, Dominguinhos e tantos outros nomes. Também introduzimos trabalhos que gostamos, como Vander Lee, Elton Moraes, Chico César, e por aí vai, dando uma nova roupagem, misturando as formas”, comenta Isabelly Moreira. Os shows do trio também são marcados por declamações de poetas populares, com versos autorais e de Rafaelzinha, Simone Passos, Mocinha de Passira, João Paraibano e tantos mais...

O documentário “As Severinas - 10 anos”tem o incentivo da Lei Aldir Blanc, do Governo de Pernambuco e conta com o apoio da Fundação Cultural Cabras de Lampião.

Ficha Técnica:

Documentário: As Severinas - 10 anos
Roteiro e Produção: Isabelly Moreira
Direção e Fotografia: Eduardo Crispim
Som direto e Elétrica: David Oliveira
Tratamento de Roteiro: Maria Rufino
Execução: Madre Filmes
Apoio: Fundação Cultural Cabras de Lampião

O Sumiço': um Brasil com o Nordeste excluído do mapa

 

Entre os dias 25 e 30 de abril de 2021, sempre às 21h, será exibida a temporada de Ex-NE - O Sumiço, recorte da pesquisa e experimentação em território online do espetáculo Ex-nordestines. Na trama, transmitida gratuitamente pelo Youtube do Coletivo Estopô Balaio, a frase proferida por uma estudante paulista nas suas redes sociais em 2010, "Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado", se concretiza e o Nordeste some do mapa, permanecendo na lembrança de apenas quatro pessoas - Laura, Mazé, Towe e Salda. O texto é de Henrique Fontes, a direção é de Quitéria Kelly e a trilha sonora é de Marco França. A peça foi elaborada com recursos da Lei Aldir Blanc, ProAC 36/2020.

Na distopia, o mapa do Brasil já não apresenta os nove estados que compõem a região do Nordeste. Não se sabe se eles foram afogados pelo Oceano Atlântico ou se essa é a próxima etapa de um plano de dominação. A história não guarda palavras sobre o território que sumiu e as quatro pessoas que ainda se recordam do que foi essa região se questionam se o que a liquidou foi um golpe, um tsunami, um leilão ou até se o Nordeste realmente existiu ou foi uma ilusão coletiva.

"Ex-NE - O Sumiço é o começo da jornada de quatro personagens tentando entender por que o Nordeste sumiu do mapa no Brasil de 2032. É uma distopia que fala de um fato antigo - a xenofobia no país e o hábito de ainda se colocar nordestinos como cidadãos de segunda categoria", conta Henrique Fontes, autor da peça.

O sumiço da região é um gatilho para a discussão sobre a invisibilização de diversas nações indígenas que compõem a região, sobre a naturalização de erros exploratórios consequentemente repetidos e sobre a racialização do nordestino. Diante dos inúmeros e históricos ataques ao Nordeste e aos nordestinos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, nascem as perguntas: até que ponto nós, enquanto sociedade, sabemos que o Nordeste é uma invenção com fins políticos, econômicos e sociais?

A diretora da montagem, Quitéria Kelly, conta que o trabalho nasce a partir de um convite do Coletivo Estopô Balaio, que se volta para a discussão em torno da palavra Nordeste. A diretora, que já transita pelo tema em sua companhia, o grupo Carmin, aqui se junta aos artistas migrantes do Estopô em São Paulo.

"No Nordeste há várias culturas apagadas, já que a região foi simbolizada por homens brancos, parte de uma elite açucareira que apagou do imaginário do povo a cultura indígena, a dos africanos que chegaram escravizados, a de judeus, entre muitas outras", conta Quitéria.

Entre os dias 25 e 30 de abril de 2021, sempre às 21h, será exibida a temporada de Ex-NE - O Sumiço, recorte da pesquisa e experimentação em território online do espetáculo Ex-nordestines. Na trama, transmitida gratuitamente pelo Youtube do Coletivo Estopô Balaio, a frase proferida por uma estudante paulista nas suas redes sociais em 2010, "Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado", se concretiza e o Nordeste some do mapa, permanecendo na lembrança de apenas quatro pessoas - Laura, Mazé, Towe e Salda. O texto é de Henrique Fontes, a direção é de Quitéria Kelly e a trilha sonora é de Marco França. A peça foi elaborada com recursos da Lei Aldir Blanc, ProAC 36/2020.

Na distopia, o mapa do Brasil já não apresenta os nove estados que compõem a região do Nordeste. Não se sabe se eles foram afogados pelo Oceano Atlântico ou se essa é a próxima etapa de um plano de dominação. A história não guarda palavras sobre o território que sumiu e as quatro pessoas que ainda se recordam do que foi essa região se questionam se o que a liquidou foi um golpe, um tsunami, um leilão ou até se o Nordeste realmente existiu ou foi uma ilusão coletiva.

"Ex-NE - O Sumiço é o começo da jornada de quatro personagens tentando entender por que o Nordeste sumiu do mapa no Brasil de 2032. É uma distopia que fala de um fato antigo - a xenofobia no país e o hábito de ainda se colocar nordestinos como cidadãos de segunda categoria", conta Henrique Fontes, autor da peça.

O sumiço da região é um gatilho para a discussão sobre a invisibilização de diversas nações indígenas que compõem a região, sobre a naturalização de erros exploratórios consequentemente repetidos e sobre a racialização do nordestino. Diante dos inúmeros e históricos ataques ao Nordeste e aos nordestinos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, nascem as perguntas: até que ponto nós, enquanto sociedade, sabemos que o Nordeste é uma invenção com fins políticos, econômicos e sociais?

A diretora da montagem, Quitéria Kelly, conta que o trabalho nasce a partir de um convite do Coletivo Estopô Balaio, que se volta para a discussão em torno da palavra Nordeste. A diretora, que já transita pelo tema em sua companhia, o grupo Carmin, aqui se junta aos artistas migrantes do Estopô em São Paulo.

"No Nordeste há várias culturas apagadas, já que a região foi simbolizada por homens brancos, parte de uma elite açucareira que apagou do imaginário do povo a cultura indígena, a dos africanos que chegaram escravizados, a de judeus, entre muitas outras", conta Quitéria.

SERVIÇO
EX-NE - O Sumiço
Temporada online de 25 a 30 de abril, às 21h, no canal do Youtube do Coletivo Estopô Balaio
Duração: 23 min. | Classificação: 12 anos
Grátis*

*Temporada contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc, ProAC 36/2020.

Pesquisa da USP sobre comunicadores e Covid-19 aceita respostas até dia 30 de abril

 

O formulário da pesquisa Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia da Covid-19?, que pode ser acessado aqui, fica disponível para preenchimento até o próximo dia 30 de abril (6ª feira). A iniciativa, promovida pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), pretende compreender as condições de trabalho dos comunicadores brasileiros nesse período de enfrentamento da doença.

O estudo ocorre exatamente um ano após a realização de investigação inicial, que diagnosticou o momento vivido por esses profissionais ainda no começo da pandemia. O relatório dessa análise, feito no primeiro semestre de 2020 e transformado em e-book, pode ser consultado aqui.

Nessa segunda etapa, a pesquisa tem o apoio de 21 entidades e instituições da área, que também divulgaram o formulário entre seus associados, além de disponibilizar em seus sites e redes sociais o link para preenchimento, que pode ser feito anonimamente, de modo a preservar o sigilo dos respondentes.

“Queremos verificar nesse momento, passado um ano em que o Brasil sofre com o agravamento cada vez maior da Covid-19, como está a situação de trabalho dos comunicadores que, muitas vezes, a exemplo dos jornalistas, ocupam o pelotão de frente do combate à doença ao assumir o árduo papel de informar corretamente a sociedade sobre os riscos e tentar dissimular, infelizmente, as fake news e o negacionismo que ainda perduram nessa terrível fase da doença”, afirma a professora Roseli Figaro, coordenadora do CPCT.

CENÁRIO GRAVE – De acordo com ela, a expectativa é superar a amostra do estudo inicial, que teve 557 participantes de todo o país e do exterior, o que permitirá um diagnóstico mais amplo do cenário que, ao que tudo indica, só fez piorar nesse período.

“Passado um ano nossa esperança era de que pudéssemos retomar essa pesquisa na perspectiva de um pós-pandemia. Infelizmente, por tudo que temos visto, o quadro é ainda mais dramático pelo modo totalmente errático com que o governo federal tratou e continua tratando a Covid-19, que teve um aumento exponencial dos casos de contaminação e de vítimas fatais. A percepção de que as condições de trabalho dos comunicadores se agravou se deve à grande quantidade de pessoas sem trabalho, o que só piora com o próprio adoecimento dos profissionais e de seus familiares. Entender a situação desses trabalhadores pode auxiliar a diagnosticar os problemas advindos do quadro de precarização do trabalho e, a partir disso, cogitar possíveis alternativas para combater os graves impactos na área da comunicação”, diz Roseli Figaro

APOIO NACIONAL – A importância do estudo pode ser medida pelo fato de que 21 entidades e instituições profissionais fecharam parceria para divulgação do levantamento: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Sindicato dos Publicitários, Agenciadores de Propaganda e Trabalhadores em Empresas de Publicidade do Estado do Rio Grande do Sul (SINPAPTEP-RS), Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp), Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas 2ª Região (CONRERP 2ª Região – SP/PR), Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG), Associação Mineira de Propaganda (AMP), Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e de Publicidade no Estado da Bahia (SINTERP/BA), Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Associação Cearense de Agentes Digitais (ACADi), Oboré Projetos Especiais, Jornalistas&Cia, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Radiodifusão, Televisão, Publicidade e Similares do Estado de Mato Grosso do Sul (Sintercom/MS) e Associação Profissão Jornalista (APJor).

Ninguém solta a mão do Povo Brasileiro [3]

Essa iniciativa é em São Paulo - SP. E se na sua cidade tiver alguma ação semelhante pra matar a fome do povo, avisa pra o Blog. Ah! E sigam o lnstagram deles @instaetudopraonten



Mananciais da Mata Norte de Pernambuco se recuperam com as chuvas no Estado

 

Os mananciais da Mata Norte do Estado começam a dar os primeiros sinais de recuperação com o acumulado das últimas chuvas. A Compesa vem monitorando os reservatórios que formam o sistema de abastecimento dos municípios da região e tem boas perspectivas para iniciar a redução dos rodízios a partir de ajustes operacionais nos sistemas.

As chuvas permitiram que a Barragem Vundinha, localizada no município de Ferreiros e que estava em pré-colapso, alcançou 15% de acumulação. A barragem tem capacidade total de armazenamento de 90 mil metros cúbicos de água. O aumento das precipitações também elevou o volume total acumulado na Barragem Mucambo, que é de 120 mil metros cúbicos de água. O reservatório, também localizado na cidade de Ferreiros, registrava, no mês passado, volume de 60% de água acumulada e agora atingiu 70%. As duas barragens respondem pelo abastecimento do próprio município de Ferreiros e Camutanga.

Outra barragem que apresenta sinais de recuperação é Morojozinho, localizada no município de Buenos Aires. O reservatório entrou em colapso em fevereiro deste ano, mas com as chuvas da semana o nível de água registrado já é de 19,5%. A Barragem de Morojozinho atende o município de Nazaré da Mata, um dos mais impactados pela ausência de chuvas durante o verão.

A Compesa seguirá acompanhando diariamente o volume de chuvas acumulado nos principais mananciais da Mata Norte a fim de iniciar as intervenções necessárias para o retorno da captação de água nesses e em outros reservatórios da região, tão logo alcancem níveis adequados.

lmprensa Compesa

Agricultores de São João e Lagoa do Ouro comemoram recebimento de sementes

 

“As sementes entregues hoje vão melhorar muito o roçado de muita gente”, a frase é do agricultor Manoel José Gomes, presidente da Associação dos Produtores Rurais de São João, no Agreste de Pernambuco. O Instituto Agronômico de Pernambuco através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário entregou na última quinta-feira (22), no município 13.700 quilos de sementes, sendo 1.500 quilos de sorgo, 9.200 quilos de feijão e 3.000 quilos de milho.

A entrega foi realizada durante o lançamento do Programa Campo Novo. Participaram da cerimônia o Presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Kaio Maniçoba, o prefeito do município, Wilson Lima, o deputado Federal, Eduardo da Fonte, o presidente da Juventude Progressista, Lula da Fonte e o gerente do DEAT – Departamento de Assistência Técnica do IPA, Maviael Fonsêca, além dos extensionistas locais, Azarias de Assis, Mayrkon Correia, Joseval Assis e Josias Gomes.

À tarde, a entrega foi realizada em Lagoa do Ouro. No município foram entregues 6.500 quilos de sementes, sendo 1.000 quilos de sorgo, 500 quilos de feijão e 5.000 quilos de milho. Neste primeiro momento, no Agreste, serão entregues 20.200 quilos de sementes de sorgo, feijão e milho. Ainda de acordo com presidente do IPA, Kaio Manoçoba, as sementes irão beneficiar mais de mais de 3.400 agricultores na região.

O presidente do IPA ressaltou também os esforços do Governo de Pernambuco em manter o Programa Campo de nova brilhante. “Mesmo diante da pandemia, o Governo de Pernambuco e a SDA mantêm o compromisso de apoiar a Agricultura Familiar, mantendo a distribuição de sementes, observando as normas de segurança sanitária e a entrega no período da quadra chuvosa do Sertão”, explica o presidente do IPA, Kaio Maniçoba.

Ao todo, para o Agreste, serão distribuídos 355.410 quilos de sementes, beneficiando em torno de 60 mil famílias de agricultores familiares do Agreste Central, Agreste Meridional e Agreste Setentrional. Serão 259.310 quilos de sementes de milho, 50.000 quilos de sementes e sorgo e 46.100 quilos de sementes de feijão.

Nos dois municípios do agreste o deputado Eduardo da Fonte e o presidente da Juventude Progressista Lula da Fonte anunciaram tratores e máquinas retroescavadeiras para fortalecer a agricultura familiar das localidades. Em todo o estado, foram investidos R$ 1.984.935,00 no Agreste e R$ 2.376.800,00 no Sertão, totalizando R$ 4.361.735,00. No Sertão, foram distribuídas, em fevereiro, 385.000 quilos de sementes milho, e 124.000 quilos de sorgo, contemplando o Sertão de Itaparica, Jatobá, Moxotó, Central. São Francisco e Araripe. Foram beneficiadas cerca de 85 mil famílias de agricultores familiares.

Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado. Só no ano de 2020, o programa distribuiu 75 toneladas de sementes de sorgo, que permitiu o cultivo de 7.500 hectares de sorgo forrageiro, produzindo cerca de 337 mil toneladas de matéria verde.

lmprensa lPA

Belo Jardim recebe duas novas unidades de saúde

 

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, entregou, nesta quinta-feira (22), as novas sedes das unidades básicas de saúde do Bom Conselho e da Cohab II. A inauguração simbólica contou com a presença do prefeito Gilvandro Estrela; da secretária de Saúde, Aline Cordeiro; da coordenadora da Atenção Básica, Janailma Souza e de profissionais de saúde das unidades.

Os dois postos de saúde precisaram mudar de espaço físico devido às péssimas qualidades do antigo local, sendo, inclusive, interditados pela Defesa Civil. “Hoje entregamos um espaço humanizado para os pacientes e para os nossos profissionais. Melhor estrutura e melhor condição de atendimento. Na UBS da Cohab II, por exemplo, agora tem uma sala de vacina, que há anos não funcionava na comunidade. Era preciso se deslocar para outras unidades para realizar a vacinação”, explicou Janailma Souza.

A população pode procurar as unidades básicas para: aplicação de vacinas em crianças, idosos e adultos; citologias; pré-natal; puericultura; exames laboratoriais; além de consultas médicas e de enfermagem. Na UBS Narcísio Vital de Melo, na Cohab II, também tem atendimento odontológico.

“Os moradores dos bairros Bom Conselho e Cohab II agora terão atendimento humanizado, além de mais conforto e infraestrutura para a população e os profissionais de saúde. Nossa gestão se preocupa, sempre, com o bem-estar de todos”, disse a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.

As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, sem fechar para almoço. A UBS Padre José Miguel fica localizada na avenida Bom Conselho,84 - Bom Conselho e a UBS Narcísio Vital de Melo, fica na rua Hermenegildo Rodrigues da Costa,71 - Cohab II.

“É um dia de muita alegria saber que, verdadeiramente, nosso povo está recebendo o atendimento que merece. Estamos prezando pela dignidade do belo-jardinense e, se Deus quiser, esse é um primeiro passo diante de tudo o que estamos trabalhando para conseguir. Hoje foram duas novas UBS’s e trabalhamos para conseguir muito mais”, explicou o prefeito Gilvandro Estrela.

lmprensa Belo Jardm PE

Pernambuco recebe mais 142.150 doses de vacinas contra a Covid-19

 

Pernambuco recebeu, nesta sexta-feira (23.04), mais 142.150 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 28.400 doses da Coronavac/Butantan e 113.750 da Astrazeneca/Fiocruz. O novo lote – que chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 10h15 – será destinado à imunização de idosos a partir dos 60 anos de idade, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, em ambas as doses, e trabalhadores de saúde (apenas 2º dose).

“Cada lote de vacinas que recebemos, nos deixa mais otimistas quanto à eficácia da imunização da nossa população como melhor forma de controlarmos a pandemia. Mas precisamos que o governo federal tenha mais agilidade na distribuição dos imunizantes, porque o volume ainda está aquém do necessário para garantir o sucesso do enfrentamento à doença”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Do aeroporto, as vacinas foram encaminhadas à Central de Armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo, destacou que o Estado recebeu um quantitativo bem menor do que o esperado. “Pernambuco tinha uma expectativa de receber 120 mil doses da vacina Coronavac/Butantan, mas só recebemos pouco mais de 28 mil”, enfatizou.

A distribuição das vacinas para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres) começou a ser feita às 13h e será finalizada ainda hoje, deixando as doses à disposição das secretarias de saúde dos municípios. Com mais essa remessa, sobe para 2.418.230 o número de doses de vacinas contra a Covid-19 já recebidas em Pernambuco. Desse total, 1.770.760 foram da Coronavac/Butantan e 647.470d a Astrazeneca/Fiocruz.

Secrcetaria de lmprensa de Pernambuco

SOS Maternidade: O desafio diário de transformar a rotina no lar

 

A campanha do mês das mães do Home Center Ferreira Costa conta com uma homenagem para lá de especial. Cada vez mais, o desafio da maternidade é o de se reinventar e transformar o seu lar, numa extensão do mundo lá fora.

E nesse momento tão desafiador, milhares de mulheres mudaram suas rotinas e estão conciliando trabalho home office com cuidado dos filhos pequenos, full time. E temos que admitir, não é uma tarefa nada fácil. Principalmente, quando se tem que se abrir mão do autocuidado ou dos momentos de relaxamento, que são essenciais para manter a saúde física e mental.

E o Home Center Ferreira Costa dá algumas dicas para trazer leveza e serenidade nesse momento. E o segredo é encarar toda a situação, com uma verdadeira rotina diária e um lar funcional. Onde a organização é fator primordial para que tudo aconteça da melhor forma possível.

O primeiro passo é manter a estrutura do dia como era antes. Além do benefício de já estar acostumado àquela rotina, uma programação regular ajuda a organizar o dia entre o trabalho e os cuidados com os filhos. Deixar a casa mais funcional com mais conforto, praticidade e segurança é o diferencial, para que o dia-a-dia fique menos estressante. E a afetividade é a grande tendência atual. E para que a organização da casa seja mais afetiva, é preciso você determinar um lugar para cada coisa. Com os objetos tendo um local definido para ficar, é mais fácil manter tudo sempre bem arrumado.

Outra dica da Ferreira Costa é o cantinho do home office e do home Scholl, como estão chamando hoje em dia, que também é essencial. A ideia é criar um ambiente tranquilo, com uma boa iluminação, com um espaço relativamente amplo (não precisa ser gigante) para colocar uma escrivaninha e uma estante. Um pouco de espaço para locomoção sempre é bom. Entendendo de forma ampla os horários e as tarefas.

Incorporando as rotinas firmemente, mas sem deixar de adaptar modificações levando em conta os períodos de trabalho e as novas responsabilidades, como cozinhar, cuidar da casa e das crianças. Também ajuda a não deixar esse novo momento tão desgastante.

Outra dica do Home Center é envolver as crianças. Chamando-as para ajudar a preparar as refeições ou até mesmo, arrumar uma linda mesa posta. Além de envolvê-los nas responsabilidades, também acaba criando um momento gostoso e especial, garantindo a diversão.

Criar o clube do livro ou noites assistindo a Tv também é importante e faz parte da interação familiar, além de ser extremamente relaxante.

Mas, a Ferreira Costa não esquece sobre a importância da mãe em ter um momento de tranquilidade como válvula de escape. Tirar um tempo para fazer algo que faz bem, como ioga, exercícios físicos, ver aquela série que tanto ama ou até mesmo ler um bom livro.

Falando em dicas, praticar jardinagem também ajuda a proporcionar momentos felizes e tranquilos. Antes, ela era vista como um hobby, hoje é exercida como terapia para muitos. Cultivar é a palavra-chave do momento. Não só as boas relações e pensamentos positivos, mas, cuidar de plantas também é uma atividade bastante recomendada. O contato com a natureza tem um potencial de relaxamento imenso. É também um momento de se desligar do mundo e se desconectar de notícias ruins, que podem trazer uma sensação de angústia, muito comum nesse momento que estamos vivendo. Cultivar um lindo jardim ou até mesmo ter uma hortinha. A jardinagem é uma verdadeira terapia, porque além de limpar o ar e decorar a casa, atrai boas energias.

E o Home Center Ferreira Costa sabe o quanto é importante esse cuidado com as mamães, nesse momento tão difícil. E o que não falta são produtos para aproveitar bem todas essas dicas e presentear essas lindas mamães que se reinventam diariamente, seja na cozinha, na decoração da casa, na mesa posta, no home office e até mesmo na jardinagem. Você encontra tudo isso e muito mais, em todas as lojas físicas ou no www.ferreiracosta.com.

A Charada Sincopada é o novo lançamento do pernambucano Nelson Brederode

 

As melodias e arpejos do cavaquinho são figuras principais no EP A Charada Sincopada, do pernambucano Nelson Brederode, lançado ontem (23) nas plataformas digitais de música pelo selo Solto no Tempo. No entanto, o músico, criado no samba, compõe misturas sonoras que vão dos gêneros mais tradicionais em que o cavaquinho é personagem, como pagode e chorinho, a experimentações ousadas com cumbia, rock progressivo, swingueira e tecnobrega.

Produzido por Rogério Samico, mixado e masterizado por Bruno Giogi, o material de quatro faixas é fruto de intensa pesquisa musical conduzida ao longo dos 18 anos de carreira de Nelson Brederode. Natural de Igarassu, litoral de Pernambuco, o cavaquinista tem trabalho não apenas com nomes consagrados do samba - como Jorge Riba, Monarco e Tantinho da Mangueira -, mas também com artistas de forró (Mestre Camarão, Edmílson do Pifano, Josildo Sá), frevo (Bloco da Saudade), samba rock e MPB (Madeira Delay) e com o experimentalismo da Rua do Absurdo.

O trabalho de quase uma década com a Rua, em que explora compassos compostos, texturas, polirritmias e uso de pedais de efeito (como wah wah, chorus, Delays e flanger), tem influência decisiva no som da Charada Sincopada. “Na busca por encontrar meu próprio som, descobri um amálgama das várias experiências minhas com os diversos grupos e artistas com os quais toquei e estudei. Somado a isso, houve o estímulo por tirar sons diferentes do cavaquinho, apreendido principalmente nas obras com a Rua”, sintetiza Nelson.

Além de Samico (que assina produção musical, guitarra, baixo e teclado das canções), o EP ainda conta com participação de Marina SIlva (contrabaixo), George Rocha (percussão) e os bateristas Ricardo Fraga, Bruno Tenório e Hugo Medeiros. Junto a Nelson - que toca viola machete, além do cavaquinho -, o desafio dos músicos foi criar unidade nas músicas enquanto as fazem passear pela extensão de tantos gêneros distintos.

“Na música brasileira, o cavaquinho costuma ser ligado à tradição. Mas é uma tradição que é disruptiva em sua origem. Desde a chegada ao país, ele esteve presente em gêneros genuinamente brasileiros. Portanto, se colocou também em um lugar de vanguarda”, acrescenta.

Além do álbum, Nelson lança na mesma ocasião o videoclipe da música “O Tesouro do Gato”. Gravado em Igarassu, com direção, roteiro, captação e edição de imagens de Bruno Soares, e participação dos dançarinos Ferreirinha do Frevo e Joel Carlos e produção de Thays Melo, da Epahey Produções Culturais.

A Charada Sincopada tem o incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Link do EP: 

Ficha Técnica

Equipe Principal
Músico e compositor: Nelson Brederode
Produção musical: Rogério Samico
Mixagem e masterização: Bruno Giorgi
Produção: Epahey Produções Culturais | Thays Melo
Produção executiva e assessoria jurídica: Lígia V. F. da Silva (Lígia Verner)
Assessoria de imprensa: Thaísa Espíndola

Missa homenageia delegado morto em operação policial

 

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), Francisco Rodrigues, defendeu nesta sexta-feira (23), durante a missa de 7º dia do delegado Flávio Anderson Liberato, que haja uma contínua atualização dos procedimentos operacionais realizados pelos policiais civis de Pernambuco. Delegado titular do município de Brejo da Madre de Deus, Liberato foi alvejado a tiros no último sábado (17) durante uma ação policial no município de Jataúba.

“Anderson faleceu em virtude de um crime organizado cada vez mais ousado, que não mais respeita a autoridade da Polícia. Ele tombou diante do cumprimento de uma medida legal, no estrito cumprimento de seu dever funcional e isso revela o grau de risco que nossa profissão está submetida. Por isso eu ressalto a necessidade de se promover constantemente os treinamentos e as atualizações necessárias para que a gente possa evitar que eventos como esse ocorram no futuro”, enfatizou o presidente da Adeppe.

“Estamos na linha de frente, enfrentando de peito aberto muitas vezes essa criminalidade cada vez mais equipada, cada vez mais ousada, e esse fato não deve ficar despercebido. Todos nós temos a capacidade e a responsabilidade de tentar evitar que fatos como esse aconteçam novamente”, completou Rodrigues.

Natural do Ceará, Anderson Liberato, 32 anos, começou sua carreira na segurança pública aos 18 anos, quando prestou concurso para a Guarda Municipal de Fortaleza. Em seguida, ingressou no cargo de investigador no seu estado natal. Aos 28 anos de idade, foi aprovado como Delegado para a Polícia Civil de Pernambuco.

A missa foi celebrada pelo Bispo Dom Limacedo Antônio, auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, e também teve a presença do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, do chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão, e do diretor de Recursos Humanos da Polícia Civil de Pernambuco, Benedito Anástacio, além de delegados e delegadas que eram colegas de Liberato.

lmprensa ADEPPE