sábado, 24 de abril de 2021

Paço do Frevo oferece atividades educativas virtuais e gratuitas

 

Semeando saberes culturais e ancestrais do povo pernambucano, o Paço do Frevo está com inscrições abertas para ações educativas gratuitas e virtuais, voltadas para públicos escolares, como a Abre-Salas, que convida educadores e estudantes a conhecer o museu pela internet. As iniciativas reafirmam o caráter do museu como centro de formação, já contemplado pelo Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, em 2016, e pelo Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, em 2017 e 2019.

Dentro da programação do Abre-Salas, cada visita tem duração média de uma hora, conduzindo os participantes numa experiência digital interativa pela plataforma Google Arts & Culture, com a utilização de outros recursos tecnológicos e mediação dos educadores do Paço.

A iniciativa é voltada para grupos escolares a partir do 7º ano e contempla conhecimentos de história, geografia, educação física, artes, ciências, música, dança e sociologia. O agendamento é gratuito e pode ser feito no perfil do museu no Instagram (@pacodofrevo). Os dias e horários são acertados diretamente com o grupo interessado, mediante disponibilidade de agenda do Paço.

O Abre-Salas se propõe a instigar o público através de uma narrativa exploratória de descobertas, envolvendo os elementos originários do Frevo (dança e música), suas organizações/expressões (clubes, troças, blocos; frevos de rua, de bloco e canção) para gerar processos pedagógicos pautados na experiência, com total segurança sanitária.

Passo a Paço - Outro programa pedagógico que também teve início neste mês de abril, com apoio da White Martins, foi o Passo a Paço, destinado a professores e educadores de qualquer parte do mundo, com a proposta de educar através do frevo.

Partindo do tema “Frevo, patrimônio da humanidade”, a edição de 2021 aborda pedagogicamente o frevo, numa perspectiva multidisciplinar, para tratar questões como acessibilidade, diversidade e meio ambiente,

Os encontros são virtuais e abertos para professores e educadores que falem português e residam em qualquer lugar do mundo. A partir de amanhã, iniciam inscrições para o segundo módulo, também pelo Instagram do Paço (@pacodofrevo).

Dia da dança - Em celebração ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, o Paço do Frevo e a Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, equipamentos mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, convidam os internautas a cair no passo. No próximo sábado (24), será oferecida uma oficina online de dança gratuita, das 16h às 17h, ao vivo, via Zoom. Inscrições no link: https://tinyurl.com/oficinasdedancadopaco.

Ainda para celebrar e praticar a dança como antídoto contra a angústia e toda dureza da vida, o Paço do Frevo disponibilizará playlists exclusivas, inspiradas e assinadas por personalidades da dança, ao longo de todo o mês de abril. Nas próximas sextas-feiras, Carlinhos de Jesus, Antonio Nóbrega e Flaira Ferro invadem os perfis do Paço no Spotify e no Deezer com suas seleções de clássicos de frevo.

lmprensa Recife