terça-feira, 14 de maio de 2024

Quem é Laércio Portela, jornalista pernambucano que deve asssumir interinamente a SECOM da Presidência da República

Com a ida de Paulo Pimenta para o Ministério Extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, quem deve assumir interinamente a SECOM é o jornalista pernambucano Laércio Portela. Ele é editor e cofundador da Marco Zero Conteúdo, portal de jornalismo independente de Pernambuco. Portela também foi repórter de Cidades do Jornal do Commercio; repórter, colunista e editor de Política do Diário de Pernambuco. Coordenou a área de comunicação social do Ministério da Saúde. Foi diretor de mídia regional e secretário-adjunto de imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Coautor do livro e da série de TV “Vulneráveis” e dos documentários “Bora Ocupar” e “Território Suape”.

Foto: Site Marco Zero Conteúdo


Deputado Gilmar Júnior expõe a Governadora Raquel Lyra, que enviou projeto de lei contemplando somente médicos


Pouco tempo depois do Dia da Enfermagem (12), a governadora Raquel Lyra enviou um projeto de lei, à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que altera a Lei de Sistema de Plantões Extraordinários. O texto acrescenta que, em casos de emergência, os médicos podem receber até 100% de acréscimo na diária do plantão. 

O recebimento da matéria causou indignação do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), enfermeiro e defensor da categoria: “Essa atitude, infelizmente, não me surpreende. A gestão estadual vem demonstrando falta de compromisso e de respeito para com os profissionais de enfermagem. Esse foi mais um atestado de que a governadora considera esses trabalhadores sem importância. Certamente esqueceu que foram eles os únicos que trabalharam, diuturnamente, para salvar esse País da pandemia da Covid. Esse projeto de lei é um afronte à segunda maior categoria profissional do Brasil”.

O parlamentar levou o assunto à Plenária e criticou, ainda, o fato de o PL ter sido enviado em regime de urgência. Gilmar Júnior anunciou que protocolou uma emenda ao texto, incluindo também os profissionais de enfermagem, e pediu o apoio do colegiado na aprovação do acréscimo. Não bastasse, também levou o caso à rede social, onde tem mais de 110 mil seguidores. Com menos de uma hora da publicação, já havia mais de mil comentários, de muita revolta.

Ministério de Portos e Aeroportos e Receita Federal trabalham em conjunto para facilitar o envio de doações do exterior para o Rio Grande do Sul


O Governo Federal está mobilizado em favor da população do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (14) o Ministério de Portos e Aeroportos e a Receita Federal celebraram compromisso visando estruturar o envio de doações do exterior pelos modais aéreo e aquaviário à população afetada pelas chuvas.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou que o Governo Federal, sob a orientação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está mobilizando todos os esforços para auxiliar o Rio Grande do Sul. "Estamos dedicados a garantir que nossos portos e aeroportos encaminhem as doações de forma eficiente para aqueles que mais necessitam", afirmou. 

O Ministério lançou na semana passada a malha aérea emergencial para reforçar voos que atendem ao interior do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, coordena o grupo de trabalho estratégico que acompanha a situação do aeroporto Salgado Filho e estrutura, junto com as empresas de navegação que se disponibilizaram a ajudar, os fluxos marítimos que irão levar as toneladas de doações concentradas em diversas bases aéreas.  

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, informou que foi criada a iniciativa "Receita Via Rápida”, a qual facilita o envio de doações oriundas do exterior em situações de calamidades, como a que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. “O procedimento é muito simples, basta ir à transportadora de sua escolha e indicar como destinatário o estado do RS ou um dos municípios afetados, para que as mercadorias doadas sejam enviadas e isentas de tributos”, afirmou.

Com essa facilidade lançada pela Receita, o Ministério realizará alinhamento com o Itamaraty para viabilizar a entrega das doações que foram recolhidas em Portugal. 

A Receita Federal orienta:

O doador, seja pessoa física ou jurídica, precisa levar os bens a uma transportadora de sua preferência (aérea, terrestre, fluvial ou marítima) e indicar como destinatário da doação o Estado do Rio Grande do Sul, um dos municípios afetados, ou suas autarquias e fundações; ou ainda despachá-las por instituição de assistência social (Cebas).

Aqui no Brasil, todo o procedimento seguinte será realizado pela própria Receita e pelos governos estadual e municipais: as doações poderão ser despachadas por meio de Declaração Simplificada de Importação em papel (DSI formulário), Declaração Simplificada de Importação e Declaração de Importação. Essas doações serão isentas de todos os tributos.

No caso de dúvidas, acessar: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/receita-via-rapida-confira-orientacoes-para-o-envio-de-doacoes-do-exterior-para-o-rs

Armando prevê crescimento e geração de emprego com conclusão da Reforma Tributária


Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro defendeu a reforma tributária realizada pelo Congresso Nacional, destacando seu potencial para impulsionar o crescimento econômico do País. “O Brasil tem uma legislação tributária na área do consumo extremamente complexa, disfuncional e que tem afetado o desempenho da economia brasileira", afirmou. Ele acredita que a adoção de um modelo similar ao IVA, presente em mais de 150 países, trará benefícios como simplificação, uniformização da legislação e deslocamento da tributação da origem para o destino, beneficiando estados menos desenvolvidos.

O ex-senador ainda pontuou os benefícios para a indústria nacional, que, segundo ele, sofre com a alta carga tributária sobre os bens industriais. “Com a reforma, os bens industriais vão ficar relativamente mais baratos e a indústria brasileira poderá concorrer de forma mais efetiva e isonômica com a indústria lá de fora”, disse.

O ex-senador reconheceu que os 26,5% previstos não representam uma alíquota baixa, mas argumentou que a mudança trará mais transparência. "Com a reforma tributária, a alíquota nominal corresponderá à alíquota real, diferente do sistema atual, em que você não sabe exatamente quanto paga", explicou.

Ele também afirmou que a reforma pode ter um impacto significativo no PIB brasileiro, citando estudos que apontam um crescimento de 12% a 15% em 10 anos. “A melhor maneira de você aumentar a arrecadação é pela via do crescimento econômico e não pelo aumento da carga tributária", defendeu.

A expectativa de Armando é que a reforma, além de impulsionar o crescimento, também gere mais empregos, a partir da simplificação do sistema tributário e da maior competitividade das empresas brasileiras. No entanto, para que esses benefícios se concretizem, a reforma ainda precisa passar pela etapa crucial da regulamentação ainda este ano, definindo os detalhes de sua implementação.

Semana Nacional de Educação Financeira no Recife debate uso consciente do dinheiro


Quase metade dos pernambucanos está inadimplente: de acordo com o Serasa, 45,9% da população do estado não conseguia pagar as dívidas em março deste ano. Na tentativa de melhorar esse cenário, Recife e a RMR recebem a 11ª Semana Nacional de Educação Financeira.

Profissionais da instituição realizarão oficinas, workshops e formações sobre Cooperativismo e Educação Financeira, no período de 13 a 23 de maio, com a participação de alunos e profissionais de escolas públicas, faculdades, empresas, cooperativas e associados.

A programação da semana conta com a realização de uma oficina na Escola Estadual de Referência Padre Nércio, na Linha do Tiro, quando haverá bate-papo, atividades lúdicas e apresentação teatral abordando como usar de forma legal o dinheiro e ter um bom planejamento financeiro. Os trabalhos serão realizados por profissionais da Sicredi Recife, com apoio da Central Sicredi Nordeste, por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, a fim de ajudar na reorganização financeira dos alunos, profissionais e familiares. 

"A Educação financeira é uma prática constante da Sicredi Recife e aproveitamos este momento para reforçar as atividades levando a mensagem da importância e do impacto para a qualidade de vida das famílias quando se tem o equilíbrio financeiro”, enfatizou Ana Carla Leão, Assistente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Recife.

Seguindo as atividades da semana, será desenvolvido o Workshop sobre Cooperativismo e Educação financeira na Faculdade Santa Helena, com a participação dos alunos, professores e acompanhamento de especialistas, quando serão apresentadas formas do uso correto do dinheiro e os diferenciais do cooperativismo, um modelo de negócio que vem crescendo nos últimos anos.  

A iniciativa ainda conta com a formação de um grupo de piscicultores da cidade de Vitória de Santo Antão e com colaboradores de uma empresa privada da cidade de Jaboatão dos Guararapes.

O objetivo da Semana Nacional de Educação Financeira é conscientizar as pessoas sobre o tema e a importância da organização de suas finanças. “A educação financeira faz parte do cooperativismo, pois está diretamente ligado à geração de benefícios para a comunidade como um todo. Além disso, orientar a população em relação ao uso consciente do dinheiro ajuda a promover o desenvolvimento local, que é uma das nossas principais preocupações”, ressaltou Floriano Quintas, presidente da Sicredi Recife.

*Serviço*

_Oficina sobre Educação Financeira_

Local: Rua Uriel de Holanda, S/N - Linha do Tiro, Recife/PE, Escola de Referência Padre Nércio – Linha do Tiro
Dia 15/05
Horário: 10h
Local: Rua Uriel de Holanda, s/n – Linha do Tiro


_Workshops sobre Cooperativismo e Educação financeira_

Local: Av. Caxangá, 990 - Madalena, Recife – PE, Faculdade Santa Helena
Dias: 13,17, 20 e 23/05
Horário: 19h


_Formação sobre Cooperativismo e educação Financeira_

Público: Grupo de piscicultores
Local: Vitória de Santo Antão
Dia:16/05
Horário: 9h

_Formação sobre Cooperativismo e educação Financeira_

Público: Grupo de piscicultores
Local: JJ indústria e comércio de sorvete (Jaboatão dos Guararapes)
Horário: 17h

#VcNoBlog Erik Limongi Sial

*Nova lei disciplina o uso dos jogos eletrônicos*
 
_Por Erik Limongi Sial_

Segundo pesquisa recente do Newzoo que estuda o segmento dos jogos eletrônicos e seu público, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o 10º no mundo em receitas. O formato Mobile é o principal, neste universo, representando 47% do faturamento, sendo que o PC ganha destaque com 24% e o console 29%. E essa semana tivemos novidades neste segmento: A aprovação da Lei Federal nº 14.852, de 03.05.24, que instituiu o marco legal da indústria de jogos eletrônicos no nosso país.

A nova Lei chega animando quem vive do setor: ela disciplina a fabricação, importação, comercialização, desenvolvimento e uso comercial de jogos eletrônicos. Além disso, define vetores para a utilização desses, no intuito de estimular o empreendedorismo inovador nesse setor, estabelecendo requisitos para o desenvolvimento de jogos eletrônicos e apoiando a formação de recursos humanos especializados nessa indústria.

O diploma abrange desde a definição de jogo eletrônico até a proteção das crianças e adolescentes que os utilizam. E, igualmente, prevê incentivos à pesquisa, desenvolvimento, inovação e cultura no segmento de jogos eletrônicos, com medidas específicas para fomentá-lo (como enquadramento especial para empresas do ramo) e apoio à formação de profissionais.

O novo marco traça regras para o uso de jogos eletrônicos, inclusive sob a perspectiva de entretenimento, educacional, terapêutica, de treinamento, comunicação e propaganda. A nova lei exclui de seu escopo os jogos do tipo “bets” e outros que envolvam apostas, com prêmios em ativos reais ou virtuais, de modo que os fornecedores de jogos desta natureza não poderão se beneficiar das disposições do marco legal dos games.

Ao Estado, competirá a classificação etária indicativa dos games, tendo em conta os riscos relacionados às compras digitais no contexto dos jogos (de modo a prevenir, por exemplo, o consumo desenfreado por menores). O marco regulatório da indústria de jogos eletrônicos, assim, em bom tempo, visa propulsar essa indústria no Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico e cultural do respectivo segmento.

Erik Limongi Sial é sócio fundador do escritório Limongi Advocacia

Neoenergia Pernambuco realiza ação para retirada de cabos irregulares de postes em Caruaru

 
A Neoenergia Pernambuco realiza, a partir desta segunda-feira (13), uma ação de ordenamento de rede em nove ruas de Caruaru. Equipes da concessionária devem passar aproximadamente uma semana atuando na localidade com a finalidade de retirar cabos e equipamentos de telecomunicações instalados de forma irregular e não autorizada nos postes da distribuidora.
 
A ruas que receberão as equipes da Neoenergia são: Rua Goiás; Av. Gonçalo Nunes de Oliveira; Rua Antonio Carlos; Rua Carneiro Vilela; Av. Rui Barbosa; Rua Armando da Fonte; Av. Rio Branco; Rua Frei Caneca e Av. Adjar da Silva Casé. Todas as empresas que possuem contrato com a Neoenergia foram avisadas com antecedência para que tivessem tempo de identificar e organizar as instalações antes da ação.
 
Além de contribuir com a diminuição da poluição visual, a ação de ordenamento impacta diretamente na segurança da população. Isso porque serão retirados todos os materiais que não atendam as normas técnicas, padrões de qualidade e segurança exigidos pelas agências reguladoras Aneel e Anatel.
 
“_Essas redes irregulares colocam toda a população em risco. A retirada desses cabos e equipamentos tem como finalidade principal evitar acidentes e incêndios nos postes. Estaremos com nossas equipes prontas para fazer a retirada total de tudo que estiver fora do padrão de segurança_”, *afirmou o supervisor operacional, Weudo Monteiro.*
 
Além dos fios instalados de forma irregular pelas empresas que possuem contrato de compartilhamento com a Neoenergia Pernambuco, existem, ainda, situações de ocupações clandestinas, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer autorização e fora de todos os padrões técnicos de segurança.
 
Nos últimos três anos, a Neoenergia retirou mais de 200 toneladas de fios de telecomunicações instalados de forma irregular em todo o Estado. A intenção é que esse número aumente consideravelmente neste ano.
 
*Regularização*
 
A Neoenergia Pernambuco ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 004/2014, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), e 1.044/2022 da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

O inverno é a principal época do ano para os tratamentos de pele


É no período de inverno, entre os meses de junho e setembro, que os profissionais de estética aproveitam para realizar certas técnicas de rejuvenescimento para rosto e corpo, e que pedem distância dos raios solares.
Para a biomédica esteta Luciana Cabral, que tem especialização em harmonização facial na Universidade Harvard (EUA), ao se submeter a correções estéticas, o paciente precisa ter atenção rigorosa e algumas precauções fundamentais, como evitar exposição ao sol durante os tratamentos. 

Os procedimentos mais propícios para o inverno são os feitos com auxílio de laser, o microagulhamento, estimuladores de colágeno, além dos tradicionais peelings químicos, ultrassons e uso de luz pulsada. De acordo com Luciana Cabral, o laser é atualmente a técnica queridinha da estação, a mais procurada no consultório durante os meses mais frios do ano. A eficácia do uso do Lavieen no tratamento de manchas solares, melasma e outras condições relacionadas à pigmentação, têm agradado os pacientes. O laser ainda é capaz de reduzir cicatrizes de acne, poros dilatados e irregularidades na pele e rosto.

O microagulhamento é outro procedimento com alta demanda, seja no rosto ou mesmo no corpo, em combate às indesejáveis estrias. O processo é um forte aliado na diminuição de manchas, queimaduras e muito utilizado na reabilitação de queimados, sejam adultos ou crianças. É importante frisar que durante as sessões, a exposição ao sol está totalmente proibida.

O bioestimulador de colágeno também é uma boa opção para a época de chuvas, como forte aliado na recuperação da firmeza e elasticidades da pele, na flacidez, e o melhor, promove o efeito lifting sem necessidade de cirurgia. Uma dessas técnicas é o uso de exossomos, bastante utilizada fora do Brasil, trazida para o Recife de forma pioneira pela Dra. Luciana e que tem alto poder de rejuvenescimento, de forma natural.

“Energia não deve ser commodity”, afirma superintendente da Sudene, Danilo Cabral


Roterdã (Holanda) - “A transição energética deve promover a inclusão do Nordeste no processo de neoindustrialização do Brasil”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, no segundo dia da missão internacional realizada pela Autarquia, pelo Consórcio Nordeste e pela ApexBrasil na Europa. Ele frisou que a “energia não é commodity” e que a inclusão socioeconômica da população da região deve acompanhar a estratégia de desenvolvimento 

O Nordeste é responsável pela produção de 82% da produção de energia renovável do país - 92% da geração eólica e 42% da geração solar. Há 746 parques eólicos instalados nos nove estados nordestinos e outras 183 planejadas. E são 163 parques solares fotovoltaicos em operação e mais 92 planejadas. Os dados são da Empresa de Pesquisa Energética. E há muito espaço para a atração de mais investimentos. 

Segundo Danilo Cabral, o Nordeste tem uma nova oportunidade com a neoindustrialização. “No século passado, nós perdemos a chance e a industrialização se concentrou na região Sudeste, agora, neste novo momento, o processo da transição energética não deve ter como fio indutor apenas a atração de plantas de energia, devemos atrair plantas industriais sustentáveis, de baixo carbono, inclusive olhando para a população do semiárido”, destacou o superintendente. Ele acrescentou que, além da indústria, é preciso garantir a inclusão dos arranjos produtivos locais, cooperativas e associações 

A afirmação do superintendente Danilo Cabral corrobora o discurso da presidente do Consórcio Nordeste, governadora Fátima Bezerra (RN). “A sustentabilidade tem que vir junto com a justiça social. Não queremos só vender hidrogênio verde, mas reindustrializar o Nordeste, trazendo empregos”, disse na World Hydrogen Summit, maior feira de hidrogênio verde do mundo, que reúne mais de 15 mil profissionais da indústria de energia e mais de 500 expositores de todo o mundo. 

A Sudene integra grupo de trabalho que irá propor atividades de territorialização e desenvolvimento regional considerando as estratégias propostas pela Nova Indústria Brasil (NIB). Caberá à Autarquia e aos demais atores elaborar uma proposta de um Sistema Nacional de Territorialização do Desenvolvimento Industrial. Na prática, é uma iniciativa que irá mapear as principais aglomerações industriais da região, os sistemas produtivos existentes e as capacidades locais. A ideia é dar mais assertividade e precisão ao monitoramento dos impactos da NIB.

Desde o ano passado, a superintendência vem discutindo o papel das instituições regionais, a participação do Nordeste nas missões da Nova Política Industrial e os instrumentos de financiamento para a territorialização dessa política. “A transição energética, a produção do hidrogênio verde, a indústria de baixo carbono, a bioeconomia, tudo isso são temas que fazem parte do nosso Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e que estão na ordem do dia das discussões sobre desenvolvimento regional”, 

*Europa*

Fazem parte da missão internacional os governadores Fátima Bezerra (RN), presidente do Consórcio Nordeste, Elmano Freitas (CE), Fábio Mitidieri (SE), Jerônimo Rodrigues (BA), Paulo Dantas (AL), Rafael Fonteles (PI), além do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, e suas equipes. As comitivas encerraram a participação na World Hydrogen Summit, na Holanda, nesta terça-feira (14). 

Amanhã (15), está prevista reunião com membros da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič, para debater pautas ambientais. Na quinta-feira (16), os integrantes da missão cumprirão agenda na Alemanha.

CEO da Fundação Altino Ventura recebe título de Cidadão de Pernambuco


Na noite do dia 07 de maio, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), em reunião solene, concedeu o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Dr. Heber Vieira Coutinho Júnior. Foi um dia memorável e aguardado pelo médico pediatra fluminense. Amigos, familiares, colaboradores e membros da diretoria da Fundação Altino Ventura (FAV) reuniram-se no auditório do legislativo para prestigiá-lo, enquanto internautas tiveram a oportunidade de acompanhar a transmissão do evento pelo canal oficial da Alepe, no YouTube.

A Deputada Débora Almeida, representando o Deputado Álvaro Porto, presidiu a cerimônia. A programação contou com a apresentação musical da cantora Rosselyne Moura e do tecladista Wellington Silva, que entoaram as canções “Bondade de Deus” e “Te Agradeço”. A Deputada Estadual Socorro Pimentel, parlamentar que conduziu a proposição, ressaltou a importância do momento e o motivo da homenagem, concedida por meio da Resolução n° 1967 de 12 de março de 2024.

No discurso, Socorro Pimentel destacou a trajetória profissional e atuação do Dr. Heber na área da saúde, ressaltando o porquê da concessão do título. “O que estamos fazendo hoje não é apenas um reconhecimento formal, mas sim uma homenagem à cidadania que vem sendo exercida de maneira plena há mais de uma década, simbolizando a gratidão e admiração do povo pernambucano por este excelente médico e gestor, atual CEO e Diretor Médico da Fundação Altino Ventura. Portanto, trata-se de uma justa homenagem a esse profissional que há tantos anos vem dedicando sua vida ao bem-estar e à saúde de toda uma população do nosso estado e dos estados vizinhos", afirmou.

Em suas palavras, Dr. Heber Coutinho falou da honra em ser agraciado com o Título de Cidadão Pernambucano. Relembrou momentos de sua trajetória profissional e familiar, agradecendo o apoio dos presentes, especialmente de sua esposa, Tatiane Franklin, aos filhos e a seus pais que vieram do Rio de Janeiro prestigiá-lo.

“A palavra que me vem ao coração é gratidão. Agradeço a Deus pela oportunidade de estar neste estado, de contribuir e aprender nesta terra. Este foi o lugar que escolhi para casar, constituir família, além de estabelecer minha vida profissional. Grato a cada hospital que tive a oportunidade de passar e a todas as equipes que se envolveram em grandes transformações que foram feitas. Sinto-me extremamente honrado porque Pernambuco é o meu país”, disse.

“Sou grato à Deputada Socorro Pimentel, que me indicou, e a todos os Deputados Estaduais que votaram; foi unânime! Minha alegria é tanta que acho que não dá para enumerar as pessoas que fizeram parte da minha história. Creio que Deus tem escrito a minha trajetória nesse lugar, então, quero viver tudo aquilo que Deus tem para mim. Muito obrigado a todos que puderam comparecer e me honrar nesse dia solene. Foi marcante, um dia memorável que vou levar para a minha vida”, discursou Dr. Heber.

Através da rede social da Alepe, o Presidente da Fundação Altino Ventura, Dr. Marcelo Ventura, acompanhou toda a transmissão do evento. Ele, que não pôde comparecer por motivo de viagem profissional, por mensagem de texto deixou registrado as suas considerações e agradeceu a todos que compõem a Casa. “Estou assistindo esse tributo ao querido CEO da Fundação, Heber Coutinho! Como estamos felizes por ele, sua família, seus amigos e todos os que fazem parte da FAV. Agradeço à estimada Deputada Socorro Pimentel, autora desta justa homenagem, e à Deputada Débora Almeida que presidiu brilhantemente esta sessão”, comentou.

MESA DE HONRA – A Mesa de Honra foi presidida pela Deputada Débora Almeida, representando o Deputado Álvaro Porto, presidente da Alepe, a Deputada Socorro Pimentel, autora da proposição que deu origem ao título, o Vereador Diogo Lemos, Presidente em exercício da Câmara Municipal de Bezerros-PE; sendo composta, ainda, pelo Dr. Bernardo Cavalcanti, Coordenador de Residência Médica da FAV, pela Coordenadora da Investigação Científica, Dra. Camila Ventura, representando o Presidente do Conselho Diretor da Fundação Altino Ventura, Dr. Marcelo Ventura; Dra. Bruna Ventura, Coordenadora do Curso de Especialização em Oftalmologia da FAV, representando a Presidente do Conselho Curador da FAV, Dra. Liana Ventura.

Anderson Correia solicita a criação do Arquivo Público Municipal de Caruaru


Com o objetivo de preservar a história da cidade, com acervo documental físico, que fique à disposição de todos para pesquisa e outros fins de conhecimento, o vereador Anderson Correia (PP) solicitou que o Poder Executivo criasse o Arquivo Público Municipal de Caruaru, para atender um clamor dos historiadores e pesquisadores caruaruenses, além de ser fundamental para toda população.

A criação deste órgão público é indispensável para o planejamento, controle, transparência, eficácia e efetividade da administração do município. Além disso, os documentos deste local armazenam informações relevantes que podem ser extremamente úteis em momentos posteriores, contribuindo para a preservação da história local para as futuras gerações.

“Essa demanda chegou ao nosso gabinete e não pensei duas vezes em solicitá-la, devido à importância deste órgão público para nossa cidade, que é uma importante fonte de informação para pesquisadores, historiadores e todos que queiram saber da nossa história, em um ambiente adequado que desempenha um papel fundamental na preservação dos nossos costumes e tradições, com fontes de marcos importantes do município, deixando viva nossa memória local para as novas gerações”, destacou Anderson.

Senac celebra a Semana da Enfermagem


 
De 15 a 28 de maio, o Senac realiza a Semana da Enfermagem com diversificada programação nas cidades de Recife, Garanhuns, Caruaru e Petrolina. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar das atividades é necessário realizar a inscrição no site do Senac www6.pe.senac.br/evento/inscricao/.
 
A Semana da Enfermagem tem como objetivo comemorar o Dia do Enfermeiro, do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem, prestando homenagem aos estudantes e profissionais de saúde. Durante a programação, enfermeiros, auxiliares, técnicos e trabalhadores da saúde da Região Metropolitana Recife, Agreste e Sertão estão convidados para prestigiar as palestras, amostras, workshop e ações com o tema "Inovações tecnológicas na saúde, formando profissionais, aprimorando cuidados".
 
O evento apresenta os benefícios de ter a tecnologia atrelada à saúde, desde tratamentos e cuidados, gestão da saúde e acompanhamento dos pacientes, além da alusão a data de celebração do Dia Internacional da Enfermagem e do Dia dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
 
*PROGRAMAÇÃO:*
 
*Recife*
*15/05*
9h às 9h30 - Abertura do evento

9h às 12h e das 14h às 18h - Feira de oportunidades: Exposição de serviços e produtos de saúde

10h às 11h - Palestra: Saúde, Inovação e Tecnologia: Apresentação da Cirurgia Robótica e o papel da enfermagem em Instrumentação Cirúrgica
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3692

10h às 12h - Amostra: Realidade Imersiva em Saúde: Explorando o Potencial da Tecnologia nos Ambientes Pedagógicos
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3695
14h30 às 16h30 - Amostra: Realidade Imersiva em Saúde: Explorando o Potencial da Tecnologia nos Ambientes Pedagógicos
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3693
 
14h às 15h - Roda de conversa: Aplicação da IA na humanização dos cuidados de enfermagem/ Visão da Enfermagem Forense gestão de inovação e tecnologia
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3697
15h30 às 16h30 - Palestra: Transmutação e Emancipação da Enfermagem: Passo a passo para o êxito do empreendedorismo na Enfermagem   
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3698
 
 
*16/05*
9h às 10h30 - Oficina: Curativos, Avaliação e tratamento de feridas
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3699
 
10h30 às 12h - Workshop: Explorando o Potencial da Simulação Realística: Uma Jornada de Aprendizado no Novo Laboratório do Senac

14h às 15h30 - Oficina: Noções de primeiros socorros
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3700
 
14h às 17h - Demonstração: Explorando o potencial da simulação realística.
15h30h às 17h - Palestra: Oratória, o poder da comunicação nos serviços de saúde
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3701
 
15h30 às 17h - Oficina: Promovendo Saúde e Bem-Estar através da Aromaterapia
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3702
 
*Garanhuns*
*17/05*
17h às 19h - Palestra: O uso da Inteligência Artificial na Saúde
19h30 às 21h30 - Oficina: o uso de softwares na Enfermagem
- Ferramenta para o cálculo de gotejamento
- Ferramenta para medicação de frequência cardíaca através da câmera do celular
- Ferramenta para interação 3D com os órgãos (anatomia e acesso venoso)
- Ferramenta de estudo sobre procedimentos e patologias
 
*Caruaru*
*22/05*
Local: Centro de Convenções - Auditório
18h às 22h
Palestra: Segurança do paciente e risco de infecção hospitalar
Palestra: Assistência de enfermagem na Hemodinâmica 
 
*23/05*
13h às 17h e 18h às 22h
Minicursos: Primeiro cuidados ao recém-nascido, Arte gestacional, Atualização em curativos e utilização da tecnologia para capacitações, Utilização da inteligência artificial em emergências como PCR e RCP, Monitorização do paciente e ECG, Administração de medicamentos: hipodermóclise e ventro-glútea 
 
*24/05*
Encerramento 
 
*Petrolina*
*27/05*
19h às 19h20 - Abertura
19h30 às 20h30 - Palestra: Tecnologias para a Gestão na Assistência de Enfermagem: Experiências Inovadoras.
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3712
20h40 às 21h45 - Palestra: Tecnologia no tratamento de feridas
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3713
 
*28/05/2024*
18h30 às 19h40 - Simulação Realística e Oficina: A importância da Assistência de Enfermagem ao paciente surdo.
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3714

20h15 às 21h30 - Mesa Redonda: Tecnologia em Saúde x Oncologia
https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3715

O Senac traz abordagem dos profissionais de saúde que possuem amplas atuações, em que cada vez mais utilizam da tecnologia como aliada, seja realização de planos terapêuticos interdisciplinares, gerenciando as unidades de cuidado intensivo ou liderando equipes de saúde individual ou coletiva. A Semana de Enfermagem traz o reconhecimento do trabalho desses profissionais que são importantes e imprescindíveis para o cotidiano da sociedade, visando melhorar este cenário com ajuda de realidade imersiva e simulação realística. Para mais informações através do contato (81) 3413-6722; através do coped-recife@pe.senac.br. 
 
_Dia Internacional da Enfermagem_
O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio, a data é referente ao nascimento de Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820. Nightingale é reconhecida como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, onde organizou o atendimento aos soldados feridos, sendo conhecida pela dedicação ao cuidado do outro e para a profissionalização da enfermagem.
 
_Dia dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem_
Já no dia 20 de maio, comemoração dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, no Brasil, data que homenageia Ana Néri, pioneira da enfermagem no país, a primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares, integrando as Forças Militares Brasileiras na Guerra do Paraguai. Ana Néri trabalhou em hospitais da zona de guerra, usando do próprio dinheiro, herdado da família, para montar uma enfermaria modelo, sendo eternizada como pioneira da enfermagem.

Em Igarassu, Elcione comemora aprovação de suas contas, por unanimidade, pelo TCE


A prefeita de Igarassu professora Elcione, teve as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) pelo exercício financeiro de 2022. Em post nas suas redes sociais, a gestora comemorou a aprovação pelo Tribunal. 

Elcione destacou que o anuncio é o resultado de muito compromisso e dedicação com a cidade. “Tenho o orgulho de anunciar que o Tribunal de Contas de Pernambuco aprovou as contas da Prefeitura do ano de 2022, por unanimidade Mais uma vez, em 2021 também celebrei este feito. Seguiremos juntos e focados em fazer muito mais por Igarassu”, frisou a prefeita. 

O Tribunal emitirá um parecer prévio à Câmara Municipal recomendando a aprovação das contas da gestora.

Imprensa Igarassu PE 

Prefeito Lero, de Taquaritinga do Norte, tem mais uma conta aprovada, desta vez, do exercício 2021


Transparência, gestão, compromisso e responsabilidade com o dinheiro público são marcas da administração do Prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero. Prova disto, foi a aprovação de mais uma de suas contas, desta vez do exercício 2021, aprovada por unanimidade, nesta terça - feira (14), durante sessão ordinária realizada na Câmara Legislativa, através da comissão mista de Justiça, Legislação e Ética, Finanças e Orçamento que através da reunião da referida comissão na semana passada seguiu o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), onde hoje, foi aprovada em sessão ordinária do segundo período legislativo.

“Nossa administração é pautada na transparência e lisura das ações. Prezo sempre pela responsabilidade e o equilíbrio de nossas contas. Sabemos que existem dificuldades mas vamos a luta, trabalhamos e conseguimos realizar transformações em nossa cidade. Sempre proporcionando dias melhores e elevando a qualidade de vida dos nortetaquaritinguenses”, comemorou o Prefeito, Lero, que semanalmente faz questão de anunciar novas obras e ações edificadoras. O líder do governo, o vereador Geovane destacou a lisura e a boa administração de Taquaritinga do Norte. “A aprovação das contas do prefeito Lero nesta Casa Legislativa, foi a vitória da coerência", completou


Ricardo Chacon lança single Nevoeiro em pocket show no Bolacha


O cantor e compositor Ricardo Chacon é daqueles artistas inquietos, que está sempre em produção. Nasceu com a paixão pela música correndo nas veias. Mas só depois, claro, ao longo dos anos, quando já era um jovem fã dos Beatles, U2 e Legião Urbana e se jogou nos bares da vida. Foi nas noites do Recife que virou front man de uma porção de bandas, com a S.Ou.S Rock, e com a estouradaça, Nós4. Em carreira solo, Chacon lançou CDs e EPs. Agora, ele vem com uma novidade: o single Nevoeiro. O trabalho invade as plataformas digitais no dia 16 de maio. E nesse mesmo dia, o cantor faz um pocket show de lançamento na loja Bolacha Discos & Coisas, nas Graças, a partir das 20h. A entrada é franca. 

Composta por Ricardo Chacon no pesado período da pandemia da Covid-19, a canção Nevoeiro ganhou nova roupagem com a produção musical de Junior Cap. A música demonstra o amadurecimento do artista. "Ela tem uma pegada rock, mas acrescentei outros elementos, como o folk e até mesmo o brega", salienta Chacon, já com outras influências como Wilco, Verve e Jorge Ben. A letra mostra o artista vivendo seus momentos de solidão, saudade e uma rotina criada para abafar a ansiedade e agonia de um reencontro com as memórias do passado. "Escrevo cartas para você que eu espero há muito tempo encontrar e trocar ideia sobre música popular", canta Chacon sob uma melodia suave e empolgante. 

Ricardo Chacon gravou Nevoeiro em casa e Júnior Cap fez os arranjos. Mixagem e Masterização ficou por conta de Fernando Azula. No pocket show no Bolacha, o cantor vai se apresentar no melhor estilo voz e violão e, além de Nevoeiro, vai apresentar canções antigas da sua carreira e covers de artistas que o inspirou a mergulhar no mundo da música. 

Serviço
Pocket show Ricardo Chacon
Lançamento do Single Nevoeiro
Local: Bolacha Discos & Coisas - Rua João Ramos, 50, Graças
Horário: 20h

Márcia assina ordem de serviço para pavimentação da Avenida Waldemar de Oliveira


A programação de ações e entregas em comemoração aos 173 anos de emancipação política de Serra Talhada continua. Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, nesta terça-feira, 14 de maio, a prefeita Márcia Conrado assinou a ordem de serviço para a pavimentação da Avenida Waldemar de Oliveira.

"A assinatura desta ordem de serviço é mais um marco em nossa administração e mais um presente para nossa cidade no seu aniversário de 173 anos. Esta obra é um exemplo do nosso compromisso em trabalhar para proporcionar infraestrutura de qualidade e melhorias significativas para todos os serra-talhadenses", afirmou a prefeita Márcia Conrado.

Localizada em uma das entradas mais movimentadas para o centro da cidade, a avenida abriga importantes estabelecimentos como o Assaí, o SENAC e o Shopping, tornando-se essencial para a mobilidade urbana. A obra visa proporcionar maior conforto e mobilidade aos cidadãos de Serra Talhada e toda a região circunvizinha.

Projeto Mãe por Todas ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife em maio


Neste mês de maio, o Quiosque Solidário do RioMar Recife recebe o projeto Mães por Todas, instituto que atua capacitando mulheres em situação de vulnerabilidade e mães que têm filhos com síndromes raras através de oficinas para produção de artesanatos, bijuterias e muito mais. Os produtos produzidos por essas mulheres podem ser adquiridos no quiosque, localizado no Piso L1, próximo da loja O Boticário. 

Entre os produtos disponíveis, destacam-se camisas com mensagens inspiradoras, acessórios para todas as idades, como brincos e bolsas, e chaveiros que refletem o espírito empreendedor e criativo das mulheres por trás deles.

Governo Federal abre cadastro para voluntários e mobiliza Brasil contra Fake News

A circulação massiva de conteúdos falsos têm prejudicado as operações para salvar vidas e reconstruir o Rio Grande do Sul. De olho nesse cenário, o governo federal abriu um canal de diálogo direto com a sociedade. A campanha "Seja um voluntário digital da informação" tem o objetivo de criar uma rede de mobilizadores em todo o território nacional para combater fake news. (Clique aqui para se inscrever!)

De acordo com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, as pessoas poderão se cadastrar para receber informações e enviar denúncias. "Todo o material recebido será encaminhado para a apuração e responsabilização dos autores e propagadores de mentiras."

O ministro salienta que existe um movimento coordenado de produção de desinformação sobre a catástrofe climática que assola o povo gaúcho. "Estamos falando de vidas humanas, de uma sociedade exposta a uma calamidade dramática. É inadmissível que mensagens que espalham pânico e falácias comprometam toda a organização e a comunicação", assevera.

A secretária Nacional de Estratégia e Redes da Secom/PR, Brunna Rosa, destaca que o cadastro de voluntários é a base de um movimento permanente no âmbito do governo para enfrentar a desinformação. "É uma produção de mentiras em escala industrial e organizada, que precisa ser desmontada. Além de aplicar golpes, as narrativas visam desacreditar instituições e reputações, gerando um clima de instabilidade. Um verdadeiro desserviço à sociedade e à democracia".

Esforço conjunto - Além de identificar e acionar na justiça os responsáveis ​​pela divulgação de notícias falsas, o governo federal abriu diálogo com as plataformas digitais para solicitar a retirada de conteúdos que desinformam a população e reivindicar direito de resposta e indenização por dano moral e coletivo.

Brasil contra Fake

Cortejo no Centro do Recife abre o Festival Palco Giratório, nesta quinta-feira (16)


A cultura toma conta das ruas do Recife a partir desta quinta-feira (16) com a chegada do Festival Palco Giratório, maior projeto de artes cênicas do país realizado pelo Sesc. Somando 46 espetáculos e expectativa de impactar mais de 11 mil pessoas ao longo de 17 dias, ele inicia programação gratuita com cortejo pelas ruas do bairro da Boa Vista e espetáculos no Teatro do Parque.

O cortejo tem saída prevista para as 16h30, tendo como ponto de partida a Rua da Imperatriz e seguindo para o Teatro do Parque. O momento, que poderá ser acompanhado pelas pessoas, contará com apresentação itinerante de 15 grupos culturais locais: Orquestra Henrique Dias, Boi Marinho, Maracatu Nação Estrela Brilhante, Caboclinho 7 Flexas, quadrilhas juninas Arrocha o Nó, Balancê e Matutinho, Grupo de Teatro Padre Reginaldo Veloso, Ballet Andarilho, Fábrica Fazendo Arte, Grupo de Capoeira Legião, Orquestra de Música do Nac e Banda Marcial da Escola Municipal Antônio Farias Filho, Balé Popular do Recife, e o Grupo Nexto com a intervenção “Grande Prêmio Brasil”.

Após a chegada ao Teatro do Parque, o Festival continua pela noite da quinta-feira. Às 18h, no espaço Marco Zerinho, ambiente aberto do teatro, terá apresentação do Mestre Miro dos Bonecos, de Carpina (PE). Na sequência, às 19h30, terá a solenidade de abertura do evento e, em seguida, às 20h, sobe ao palco a história de uma das principais sambistas do Brasil com o espetáculo “Leci Brandão – na palma da mão”, do Grupo Palavra Z Produções Culturais (RJ), musical vencedor do Prêmio Shell na categoria Direção deste ano. 

Chegando a sua 26ª edição no cenário nacional e retornando ao Recife após 10 anos, com programação completa disponível no site (https://palcogiratorio.sescpe.com.br), o Festival Palco Giratório vai ocupar os teatros Capiba, Marco Camarotti, Hermilo Borba Filho, do Parque, Apolo, Santa Isabel e Luiz Mendonça. Também levará atividades para espaços alternativos, como Rede Moinho da Ilha, O Poste, Teatro André Filho (Cia Fiandeiros) e Espaço Cênicas, além de lugares abertos ao público, como a Praça do Campo Santo, no bairro de Santo Amaro. Os ingressos custam entre R$15 e R$30 + taxa.

Ao todo, serão 30 peças pernambucanas no palco e mais 16 nacionais, vindas de diversos estados brasileiros e do Distrito Federal, pautando debates sobre intergeracionalidade, a negritude, a acessibilidade e a inclusão. Para o público infantil, as opções giram em torno de espetáculos com elementos de musicalidade e trazendo temas como consciência ambiental, autismo, como lidar com os sentimentos e outros, sempre guiados pela ludicidade. Serão 14 espetáculos voltados para este público. Ao longo do ano, o Palco Giratório se transforma em um circuito que roda o estado levando 9 espetáculos aos municípios de Araripina, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Petrolina. 

Entre os destaques, estão “Zaratustra: uma transvaloração dos valores”, do diretor, ator e criador cultural Amir Haddad, e “Herança”, do cantor e diretor musical Maurício Tizumba. Os dois são os homenageados desta edição e virão ao Recife, ainda em maio, para apresentação. Neste ano, quem vai representar Pernambuco no circuito nacional é O Bando Coletivo de Teatro. O grupo terá temporada do espetáculo “Quatro Luas” em mais de 25 cidades do país, além de se apresentar, no dia 17 de maio, no Teatro Marco Camarotti.

*Seminário* - A fim de discutir sobre produções, pedagogias e outras práticas envolvidas no fazer teatral direcionado para crianças, acontece o Seminário Nacional de Teatro para as Infâncias. Homenageando André Filho, um dos fundadores da Companhia Fiandeiros de Teatro, o evento acontece de 20 a 24 de maio na Faculdade Senac (localizada na Rua do Pombal, 56, em Santo Amaro), também com transmissão online. As inscrições estão abertas no https://www.even3.com.br/seminarioteatroparaasinfancias e custam a partir de R$ 40 + taxa.

*Palco Giratório*
Lançado em 1998 pelo Sesc, o festival já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras. Desde então, já registrou mais de 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores. Neste ano, 26ª edição do Palco Giratório circulará de abril a dezembro com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, realizadas por 17 grupos artísticos. Espetáculos de teatro, dança e circo compõem a programação dessa edição, que alcançará 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal. 

*Serviço – Festival Palco Giratório*
Data: de 16 de maio a 1º de junho
Informações: https://palcogiratorio.sescpe.com.br/
Ingressos: a partir de R$15 + taxa com vendas antecipadas pelo site e, no dia do evento, na bilheteria de cada teatro (sujeito à disponibilidade)

Ilustra Plaza volta a ser realizado no Plaza Shopping


Para a alegria dos geeks e amantes de ilustrações, HQs, Action Figures e Mangás, o Ilustra Plaza, projeto realizado desde 2017 pelo Plaza Shopping, está de volta. A quarta edição do evento será promovida entre os próximos dias 16 e 19, e 23 e 26 de maio, de quinta a domingo, no piso L4, durante o horário do mall e com acesso gratuito. Diversos artistas, ilustradores, designers e quadrinistas pernambucanos estão confirmados e irão expor e comercializar revistas, prints, artes originais, entre outras produções no Artist’s Alley (corredor de artistas, em tradução livre). 

O evento, que volta à programação do Plaza Shopping após dois anos de intervalo, com produção assinada por Bianca Branco, visa promover o contato e a troca de experiências desses artistas locais com o público, valorizando a qualidade e o potencial dos profissionais do nosso Estado. 

*Dia da Toalha*
O Ilustra Plaza é uma pré-celebração do Dia da Toalha, comemorado no dia 25 de maio, que popularmente também é conhecido como Dia do Orgulho Nerd. A data foi criada para homenagear Douglas Adams, criador do 'Guia do Mochileiro das Galáxias', e recebe o curioso nome em referência ao objeto mais importante do turismo espacial, a toalha - segundo a obra do aclamado romancista. 

Para mais informações sobre a programação do Plaza Shopping, acompanhe as redes sociais @plazacasaforte e https://www.plazacasaforte.com.br. 

*Serviço:*
O que: Ilustra Plaza - 4ª edição
Quando: entre os próximos dias 16 e 19, e 23 e 26/05 (quinta-feira a domingo)
Onde: piso L4 do Plaza Shopping (Recife/PE)
Horários: 9h às 22h, de quinta a sábado, e das 12h às 21h nos domingos
Formato: corredor de artistas com exposição e venda de produtos geek
Acesso: livre/gratuito

Confira os selecionados para o XV Festival de Teatro de Fortaleza


O Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) divulga nesta terça-feira, dia 14, os grupos e artistas selecionados na Convocatória de Seleção de Espetáculos para compor a programação da 15ª edição, que acontecerá de 10 a 21 de junho deste ano. Com acesso totalmente gratuito, o
evento é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Teatro Novo.

Dos 106 artistas inscritos, foram selecionados 45. A lista dos selecionados já está na plataforma do Mapa Cultural
(https://mapacultural.secult.ce.gov.br/files/opportunity/5163/resultado-xv-ftf-espetaculos-classificados.pdf). Segue também abaixo:

Na Mostra Fortaleza em Cena foram selecionados Edivaldo Batista (Espetáculo “Encantarias”), Anderson Marques (Espetáculo “Maquinamário”), Antonio Tavares
(Espetáculo “Go Go Bruce”), Alysson Lemos (Espetáculo “Baile Bufa”), Lucivan Moura (Espetáculo “Uma valsa com sabor de loucura”), Edson Cândido (Espetáculo “Quando as Máquinas Param”), Loreta Dialla (Espetáculo “Paraíso”), Evan Teixeira (Espetáculo “O Bode
Quer”), Raimundo Moreira da Costa (Espetáculo “Des Amor Daçar”), Silvianne Lima (Espetáculo “Maquinista”), Leonardo Costa (Espetáculo “Apareceu a Margarida”), Caroline Holanda (Espetáculo “Mapas de Vôo”), Dani Cardoso (Espetáculo “Cristais Brincantes”), Sarah Nastroyasnni (Espetáculo “Matéria Suspensa”), Marina Brito (Espetáculo “Solo do meu interior”), Nairton Santos (Espetáculo “Co.Vil”), Bruno Sodré (Espetáculo “Desterro”), Rhamon Matarazzo (Espetáculo “Lázaro”), Ana Marlene (Espetáculo “Quem Matou Zefinha?”), Jessi Almeida (Espetáculo “Pintosas”), Maria Vitória (Espetáculo “Violeta, o canto de todos em todos os cantos”), Marcelina (Espetáculo “Raios e Trovões”) e Aretha Karen (Espetáculo “Casmurro”).

Nas Ações Espetaculares e Formativas nas Escolas foram Lyvia Cruz (Espetáculo “A palhaça surda Mara: o corpo da mulher”), Marcos Black (Espetáculo “De algum lugar para lugar nenhum”), Alysson Lemos (Espetáculo “NULONUNCA”), Chaplin Cearense (Espetáculo “O
itinerante Circo do Chaplin vai a escola”), Cristiano Marques (Espetáculo “ Hamlet como você nunca viu”), Evan Teixeira (Espetáculo “O barquinho e o seu pescador”), Edivaldo Batista (Espetáculo “Iroko - a grande árvore”), Eliezio Pereira (Espetáculo “Na lagoa do jacaré Lilico não pode jogar lixo”), Aldrey Rocha (Espetáculo “D.Menina”), Luciano Lopes (Espetáculo “O baú de histórias do palhaço”), Fernanda Duarte (Espetáculo “Paola Crossbox a atleta das emoções”), Lia Braga (Espetáculo “Histórias de realezas negras”), Dhanny Marinho ( Espetáculo “Marias pelas asas de Maat”) e Larissa Montenegro (Espetáculo “Meu ser pulsante”).

E na Mostra Novos Olhares foram Vennicius Oliva (Espetáculo “A cantora Cabeluda”), Paulo
Severo (Espetáculo “A tragédia Guetinho”), Tiago Ribeiro Lima (Espetáculo “Caminhos & canções”), Jaene Mariá (Espetáculo “Histórias que vovó contava”), Rafael Barbosa (Espetáculo “Nem Paluto, nem Shakespeare”), Alexo Mackenzie (Espetáculo “Qualquer dia”),
Nayma Lima (Espetáculo “Rasga Mortalha”) e Ana Vitória Almeida de Araújo (Espetáculo “Você não me conhece”).
Os trabalhos foram selecionados por uma curadoria formada por três profissionais de reconhecida atuação no campo das artes cênicas (Carin Louro, Fernando Zugno e Rejane Reinaldo), sob a coordenação de curadoria da gestora cultural e atriz-pesquisadora Dane de Jade.

A Comissão procedeu a avaliação técnica por meio da plataforma Mapa Cultural do Ceará, banco de dados que compõe o Sistema de Informações Culturais da Secretaria de Cultura de Fortaleza. O processo de avaliação teve o acompanhamento e supervisão do ator, produtor e diretor teatral Sidney Malveira e do jornalista Kennedy Saldanha. Foi avaliado o mérito
cultural das propostas apresentadas e capacidade técnica dos proponentes, com base nas informações da ficha de inscrição, currículos, portfólio e demais documentos disponibilizados pelos proponentes no ato da inscrição. Os selecionados foram escolhidos
com base na soma dos pontos atribuídos pelos três avaliadores da comissão da qual a proposta está inscrita.

Sobre os curadores

Dane de Jade - Atriz-pesquisadora e Gestora Cultural. Doutoranda em Estudos Artísticos, Teatro e Performance pela Universidade de Coimbra/PT, é também idealizadora da Mostra Sesc Cariri e Festival Internacional de Máscaras/FIMC. Dane de Jade foi Secretária de Cultura
de Crato (2013/2016) e Curadora do Prêmio Shell de Teatro 2023/2024.

Carin Louro - Artista da cena, pesquisadora, tradutora, curadora e produtora cultural. Sul-mato-grossense de origem, é licenciada em Letras e Teatro e doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO. Atua como parecerista de editais culturais na área das artes cênicas nas cinco
regiões do país. Fez parte da equipe de pesquisa e curadoria do Portal de Dramaturgia, como curadora da região centro-oeste – portal virtual que reúne 100 nomes da dramaturgia contemporânea brasileira.

Fernando Zugno - artista brasileiro, produtor e diretor de projetos culturais. Por 12 anos foi programador do Porto Alegre em Cena e por cinco anos diretor e curador deste mesmo festival. Criou a Mostra Internacional de Arte Contemporânea (MIAC), do qual é diretor e curador. Hoje, é curador da 31ª edição do Porto Alegre em Cena e já colaboro com inúmeros festivais de teatro, artes visuais e música do Brasil, América Latina e Europa.

Rejane Reinaldo - Atriz, diretora, professora, pesquisadora, gestora, curadora, produtora e doutora em Artes Cênicas pela UFBA. É integrante do GRITA/GRAPO/Teatro da Boca Rica desde 1981, onde dirige a Escola Livre. Concebeu, coordena e é curadora do Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco e da Bienal Internacional de Teatro do Ceará. Atuou ainda como gestora na Secretaria de Cultura do Estado, na prefeitura de Fortaleza e de Sobral.

15ª Edição
Consolidado no calendário cultural da cidade, o Festival de Teatro de Fortaleza terá como tema da 15ª edição "Acesso e futuro para as diversidades". O evento visa promover ainda mais a inclusão, o acesso igualitário à arte e garantir um espaço para a expressão de todas as
vozes e identidades, celebrando, assim, a riqueza da diversidade cultural por meio das artes da cena.

Durante 12 dias, o público poderá desfrutar de uma programação diversificada, com peças teatrais de diferentes gêneros, estilos e abordagens, apresentadas por grupos de Fortaleza. Além disso, haverá atividades, como seminário, intercâmbios, lançamentos literários, feira da economia criativa e encontros afetivos com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre artistas, grupos, produtores, profissionais da cultura e o público em geral.

SERVIÇO
Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) - de 10 a 21 de junho de 2024 em espaços culturais de
Fortaleza. Lista dos trabalhos artísticos selecionados na plataforma do Mapa Cultural do
Ceará. Informações: curadoria.xvftf@gmail.com. Rede Social: @festivaldeteatrofortaleza

Prefeitura de Caruaru participa do I Encontro da Estratégia Alimenta Cidades em Brasília-DF


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), está participando do I Encontro da Estratégia Alimenta Cidades, que ocorre nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15) em Brasília, Distrito Federal.

O evento tem como objetivo principal promover um diálogo entre os representantes das cidades participantes da Alimenta Cidades, discutindo a implementação da estratégia em seus territórios. Além disso, busca construir um processo de governança interfederativo, intersetorial, coletivo e participativo entre a rede de cidades participantes, as gestões estaduais e federal e os conselhos de segurança alimentar e nutricional locais.

A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades foi instituída por meio do Decreto presidencial nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023, com o objetivo de ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, com prioridade para os territórios periféricos urbanos e as populações em situação de vulnerabilidade e risco social.

Em ação conjunta e articulada, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério das Cidades (MCID) propõem-se a estimular e apoiar um conjunto de ações integradas nas cidades prioritárias, conforme definido nas Portarias nº 972, de 26 de março de 2024, e nº 975, de 02 de abril de 2024.

Caruaru foi selecionada como uma das seis cidades prioritárias no Estado de Pernambuco para a implementação desta estratégia, demonstrando seu compromisso em fortalecer a segurança alimentar e nutricional da população local.

“A participação de Caruaru neste encontro representa um passo importante na busca por políticas alimentares mais justas e inclusivas para a nossa cidade”, disse a gerente da gestão do Sistema Único de Assistência Social e vice presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Priscila Azevedo.

Imprensa Caruaru

UNINASSAU Campina Grande recebe doações para o Rio Grande do Sul


O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande é ponto de coleta para doações para as vítimas da tragédia que atingiram várias cidades no Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil do estado, mais de 537 mil pessoas estão desabrigadas e perderam casas, móveis, eletrodomésticos e outros itens.

“Pedimos que a população doe alimentos, água potável, medicamentos, rações para cães e gatos, roupas, fraldas infantis, cobertores. Tudo deve estar em boas condições de uso”, explica Martins Silva, reitor da Instituição. A UNINASSAU Campina Grande fica na Rua Antônio Carvalho de Souza, 295, bairro Estação Velha - por trás do Fórum Afonso Campos.

Grupo Cultural Art'Mandaia abre inscrições para oficina gratuita de música em Salvador


O Grupo Cultural Art´Mandaia, através do “Projeto O SOM DO BECO”, abre inscrições gratuitas para a *“OFICINA DE MÚSICA O SOM DO BECO”* para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos das localidades de Pernambués e Saramandaia.

O SOM DO BECO é uma proposição cultural que tem o objetivo de adentrar e levar sons musicais aos becos no interior das periferias dos bairros de Pernambués e Saramandaia, na cidade de Salvador, para ofertar oficinas de iniciação musical, violão, guitarra, contrabaixo, teclado, cajon e pandeiro como ação formativa às crianças, pré-adolescentes e adolescentes, além de produzir uma apresentação musical aberta ao público local. Este projeto visa realizar suturas sociais através da música enquanto arte.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas presencialmente entre os dias 16 e 30 de maio na Escola Estadual Professora Mariinha Tavares e no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, ambas localizadas em Pernambués.

Com a Coordenação artística de Jedjane Mirtes e produção de Evelin Souza, Marta Teixeira, Juliana Pereira e Islan Rocha, as aulas serão ministradas de 8 de junho até 14 de dezembro pelos músicos André Pereira, Luciano Rocha E Rodrigo Alves, ocorrerão na Escola Estadual Professora Mariinha Tavares com turmas às sextas (das 18:00 às 20:00h para adolescentes de 13 a 17 anos) e sábados (das 09:00 às 11:00h para crianças de 08 a 12 anos). Na conclusão da oficina serão realizadas 03 apresentações especiais pelos alunos concluintes.

*Sobre o Projeto OFICINA DE MÚSICA O SOM DO BECO* 

Este projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

*SERVIÇO:*
*O QUE* - OFICINA DE MÚSICA - O SOM DO BECO
*INSCRIÇÕES*: 16 de maio a 30 de maio de 2024
*REALIZAÇÃO*: De 08 de junho a 14 de dezembro de 2024
*PÚBLICO ALVO*: Crianças e adolescentes de 08 a 17 anos
*MAIS INFORMAÇÕES*: @ArtMandaia


Paulista realiza mais uma edição do Programa Prefeitura nas Comunidades


Dando seguimento ao grande sucesso do Programa Prefeitura nas Comunidades, a Gestão Municipal realizará mais uma edição, nesta sexta-feira (17/05), das 9h às 16h, no Campo do Déro, ao lado da Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves, no bairro de Engenho Maranguape. A população contará com atividades nas áreas de saúde, assistência social, assistência jurídica, entre outras.

Durante a edição do programa, os moradores terão acesso à abertura de crédito para pequenos empresários e de cadastro como Microempreendedor Individual (MEI); emissão das carteiras de autista, idoso e de identidade, e abertura do Cadastro Único. 

Serão ofertados, ainda, exames de mamografia; citológico; atendimento médico, e vacinação contra a Covid-19 e Influenza. O programa irá oferecer ainda: atendimento clínico veterinário e vacinação antirrábica animal. Através de parcerias, haverá corte de cabelo, massagem, limpeza de pele, sobrancelha e atendimento oftalmológico.

Pelo Projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), serão oferecidos: expedição gratuita da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; atendimento da Compesa e Neoenergia, orientações para acordos judiciais; atendimentos para divórcio, dissolução de união estável, regulamentação de visitas, guarda e pensão alimentícia; reconhecimento de paternidade; casamento coletivo e muito mais.

Para as famílias interessadas no exame de DNA, com o objetivo de realizar o reconhecimento de paternidade, é preciso preencher o formulário que está disponível nas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS); nos Conselhos Tutelares da cidade; no Centro de Conciliação e Cidadania; na Câmara de Conciliação da UNINASSAU de Paulista, e no balcão da Justiça itinerante, que vai estar no dia do programa.

Imprensa Paulista PE 

Curso de Espanhol básico com Professor Jean Lima

1ª Mostra Municipal de Foguetes (Momfog) em Caruaru


A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc), realiza a 1ª Mostra Municipal de Foguetes (Momfog), nesta quinta-feira (16), das 8h às 16h, no Complexo Olímpico Rei Pelé, no bairro Maurício de Nassau. A Momfog é um evento inserido na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) e tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes na Astronáutica e Astronomia.

A 1ª Momfog contará com a participação de 14 unidades escolares e 160 equipes compostas, cada uma delas, por três estudantes e um professor orientador, da rede municipal de ensino e demais redes convidadas. Ao final dos lançamentos dos foguetes, as três equipes que alcançarem as melhores distâncias serão premiadas com a participação, na etapa final da competição, a ser realizada no estado do Rio de janeiro, durante o segundo semestre de 2024.

Serviço:

O quê? 1ª Mostra Municipal de Foguetes (Momfog)

Quando? 16 de maio, das 8h às 16h

Onde? Complexo Olímpico Rei Pelé

Imprensa Caruaru 

Terreiro Tradição leva o samba e a musicalidade dos terreiros afro-brasileiros para o Esquina Brasil neste sábado (18), em Fortaleza


Uma combinação de samba com a musicalidade dos terreiros afro-brasileiros. Essa é a proposta do grupo Terreiro Tradição, que se apresenta neste sábado, 18 de maio, no Esquina Brasil. Composições de mestres do samba, como Paulinho da Viola, Cartola e Nelson Cavaquinho, com cânticos que reverenciam a simbologia da umbanda e do candomblé, compõem o repertório. A casa abre às 12h e o show será às 16h.

O grupo de samba Terreiro Tradição é formado por músicos com larga experiência no universo do samba, do ensino de música e com vivência nos terreiros de candomblé e de umbanda. São eles: Felipe Araújo (surdo e voz), Chico (Cavaco), Sandro (Cuíca) e os percussionistas Thiago Silva, Tay Duarte, Flávia Soledade e Deivinho Silva. O grupo surgiu em 2021 com a ideia celebrar a tradição dos grandes compositores do gênero e a força da musicalidade dos terreiros afro-brasileiros, que consiste em uma mistura da música portuguesa, indígena e africana, no âmbito religioso.

Festa VOYAGE
A programação musical segue no Esquina Brasil à noite, a partir das 22h, com o projeto de discotecagem VOYAGE, dos DJs Estácio Facó e Maarji. Lançado em 2019, o projeto conta com a sonoridade experimental e pop da década de 1980, que promete levar o público para uma viagem musical e emocional de forma bem divertida e dançante.

SERVIÇO
Esquina Brasil - Gastronomia e Cultura (Av. Antônio Sales, 3177, Dionísio Torres)
16h – Show do Terreiro Tradição. Couvert: R$ 15
22h – VOYAGE com DJs Estácio Facó e Maarji. Couvert: R$ 15
Informações: (85) 3198-3643. Instagram: @esquinabrasilfortaleza

Brasil já tem cerca de 20 milhões de pessoas com diabetes; em Fortaleza, doença acomete 11,6% da população


O Brasil já conta com aproximadamente 20 milhões de pessoas com diabetes, e a doença acomete 11,6% da população adulta de Fortaleza. A estimativa foi calculada conforme os resultados do Censo 2022, que indicam que a população do país é formada por 203.080.756 pessoas, e representa um recorte do último Vigitel - levantamento em amostra representativa da população brasileira feito pelo Ministério da Saúde. No conjunto de 27 capitais pesquisadas, a frequência do diagnóstico autorreferido de diabetes é de 10,2%. 

A IDF – Federação Internacional de Diabetes, entidade que reúne mais de 240 associações especializadas em 161 países e territórios, também estima que a prevalência do diabetes no Brasil é de 10,5%. Segundo a IDF, o Brasil ocupa o 6º lugar no mundo entre os países com mais pessoas com diabetes no geral e o 3º lugar quando se fala em diabetes Tipo 1. 

“Diante dos números expressivos, temos um importante papel, que é lutar para todos terem acesso à rede de saúde e tratamento adequado”, destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), dr. Ruy Lyra. “Uma de nossas metas é justamente diminuir a diferença entre o tratamento oferecido nas redes de saúde pública e privada”, reforça. Na capital cearense, 9,2% dos homens e 13,6% das mulheres acima de 18 anos declaram-se convivendo com a doença, segundo o Vitigel.

A SBD é a principal entidade médica do país focada em diabetes, com mais de 3,2 mil associados, e desde a sua fundação contribui para o controle preventivo à doença e trabalha pela ampliação do acesso a medicamentos e tratamentos indicados no sistema de saúde nacional.

*TIPOS DA DOENÇA*
Dentre os tipos da doença, a maioria (90%) é do Tipo 2, que ocorre quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz (denominada resistência à ação da insulina) ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. 

A resistência à ação de insulina é a base para a alteração no controle da glicemia no diabetes Tipo 2 e tem como fatores de risco principais a obesidade, a dieta não saudável e a falta de atividade física. É manifestado mais frequentemente em adultos, mas, com a alta de casos de obesidade em crianças e adolescentes, também têm sido registrados casos de diabetes Tipo 2 entre pessoas mais jovens. 

Dependendo da gravidade, pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de medicamentos para controlar a glicose, podendo ser necessário o uso de insulina.

Já o diabetes Tipo 1 (de 5% a 10% do total) acontece em pessoas com predisposição genética, nas quais o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta, que são aquelas células do pâncreas que produzem insulina. Logo, pouco ou nenhum hormônio é liberado para o corpo e a glicose se acumula no sangue. 

O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

*PREVALÊNCIA ENTRE MULHERES*
De acordo com a médica Bianca de Almeida Pititto, coordenadora de Epidemiologia do Departamento de Saúde Pública, Epidemiologia, Economia da saúde e Advocacy da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a prevalência da doença é maior no sexo feminino. “Segundo o Vigitel, 11,1% das mulheres são afetadas, enquanto apenas 9,1% dos homens apresentam a condição.” 

A médica reforça, no entanto, que o aumento dos casos em ambos os sexos tem sido bastante expressivo nos últimos anos. 

Na primeira versão da pesquisa Vigitel, realizada em 2006, a prevalência de diabetes era de 6,3% nas mulheres e 4,6% em homens. Ainda segundo dra. Bianca Pititto, é relevante notar que a prevalência aumenta com a idade e diminuiu com o nível de escolaridade em ambos os sexos.

*DESCONHECIMENTO*
Segundo a IDF, uma em cada três pessoas com diabetes não sabe ter a doença, uma vez que os sintomas podem demorar a se apresentar (muita sede, urinar demais, vista turva, emagrecimento). Considerando essa informação, o número de diabetes no país pode ser ainda maior.

Desta forma, além do acesso ao tratamento, a SBD reforça a importância de estratégias para identificação precoce e prevenção da doença, visando reduzir os prejuízos à saúde e para a sociedade em longo prazo, decorrentes das complicações e custos.

Romerinho lançará pré-candidatura a prefeito de Toritama, no dia 27 de maio


O vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Toritama, Romerinho (PSDB), divulgou nas redes sociais a data do evento de lançamento de sua pré-candidatura para prefeito da Capital do Jeans nas Eleições 2024.

O evento que será aberto ao público acontecerá no dia 27 de maio (segunda-feira), a partir das 18h45, no espaço Jussara Recepções, às margens da BR-104 em Toritama. 

Presença confirmada da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause; além do prefeito das Vertentes Romero Leal, do Deputado Federal Mendonça Filho, Deputada Federal Iza Arruda, da Presidente Estadual do partido Solidariedade Marília Arraes.

Além da presença também do Ministro do Governo Federal e presidente Estadual do PSD André de Paula, Fred Loyo que é presidente Estadual do PSDB; Além do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, do Deputado Estadual Álvaro Porto, presidente da ALEPE.  

Presença também de Helloysa Ferreira, Suplente de Deputada Estadual por Toritama e dos pré-candidatos a vereadores dos partidos PSDB, Solidariedade, PSD, Podemos, União Brasil e PRTB que apoiam a pré-candidatura de Romerinho para prefeito de Toritama.

“Será um momento importante para nossa cidade, numa grande demonstração de força e união por Toritama rumo à mudança”, comentou Romerinho.

Conheça as empresárias que promovem inovação e incentivo à liderança feminina na construção civil da Paraíba


No mundo, apenas 6% das grandes empresas são comandadas por mulheres e a estimativa é de que somente em 2038 a equidade de gênero comece a ser atingida. Este dado é da pesquisa da Deloitte, que mostra, apesar do número desanimador, uma luz no fim do túnel quando o recorte é o Brasil. A representação das brasileiras como CEOs aumentou de 0,8% para 2,4% em 2023. Neste cenário, a construtora genuinamente paraibana Brascon tem se destacado, sendo liderada por mulheres e tendo no seu quadro efetivo a presença feminina em destaque.

Outro estudo mundial, da FIA Business School, aponta que as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2023. Aqui na Paraíba, as empresárias paraibanas Marcella e Carina Ramalho têm a missão de comandar a Brascon. A construtora tem hoje 60% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e mais de 50% das vagas administrativas preenchidas pelo público feminino. Uma empresa de grande porte e que carrega no currículo mais de 1000 unidades entregues só na capital João Pessoa.

“Nosso mercado é muito desafiador, trabalhamos com grandes empreendimentos, então os projetos precisam ser muito bem elaborados para oferecer aos clientes o melhor que podemos dar. Um diferencial que percebemos é que nossa parte feminina cuida muito dos detalhes. Todos os nossos produtos se preocupam com a fachada, o design, a qualidade e o padrão em cada cantinho do empreendimento e já percebemos que isso tem dado certo”, destacou Carina Ramalho, CEO, diretora técnica, administrativa e financeira da empresa.

A empresa nasceu em 1985, a partir da arrojada visão de mercado do pai das empresárias, Trajano Ramalho, responsável pela fundação da empresa há quase 40 anos. A marca acompanhou a mudança de comportamento e de mercado que o passar dos anos impôs; em 2018, o CEO passou o bastão para suas filhas que, desde pequenas, participaram das ações da empresa e trouxeram inovação para a Brascon.

“Antes as pessoas se adequavam ao produto ofertado, hoje não. A gente pensa nas pessoas, em como elas vivem e vai adequar o produto à elas. Foi um momento muito decisivo da empresa, essa transição, porque foi de encontro com todas essas mudanças de comportamento que estavam acontecendo no mundo. Não é mais sobre a posse, não é querer ter as coisas, é querer ser e viver experiências de vida”, explica Marcella Ramalho, CEO e diretora comercial, marketing e customer success da Construtora Brascon.

*Brascon Elas*- Dentro da proposta de incentivo à participação de mulheres na empresa e no ambiente corporativo, a construtora desenvolveu o 'Brascon Elas'. Trata-se de um projeto idealizado para promover o reconhecimento e homenagear as mulheres no mercado de construção civil e imobiliário. Há quatro anos a Brascon trabalha nesta iniciativa, realizando diversos eventos e compartilhando conteúdos relevantes. 

“Temos muito respeito pelo nosso mercado de trabalho. Não é sobre ver as outras construtoras e profissionais como concorrentes, mas na verdade enxergar uma teia de cooperação capaz de trabalhar de maneira conjunta em prol de uma cidade melhor, com mais investidores e elaborando projetos sustentáveis e arrojados. O Brascon Elas nasceu com esse propósito, de alavancar a sororidade no âmbito da construção civil da Paraíba”, reiterou Marcella.

Jadson Olly canta sábado (18) no Shopping Costa Dourada


Os grandes sucessos do pop rock e da MPB tomam conta do Shopping Costa Dourada neste sábado (dia 18) com o show do cantor Jadson Olly. A apresentação é gratuita e tem início às 18h30, na Praça de Alimentação do centro de compras. Aberto ao público, o evento faz parte da programação de maio do projeto musical Som na Praça.

“É muito bom poder tocar no Shopping Costa Dourada, tanto para mostrar um pouco do meu trabalho como matar a saudade do público”, afirma Jadson, que apresentará um repertório de canções como “Morena Tropicana” e “Exagerado”, entre outras. Jadson iniciou na música aos sete anos, quando se apresentou em um show de calouros na cidade de Paulista. Desde então, ele já tocou em praças, ônibus e no metrô. Atualmente, Jadson Olly está trabalhando no projeto solo “Bartô”.