quinta-feira, 7 de junho de 2012

Acidente no Cabo mata idoso

A Polícia Rodoviária Federal anunciou que no final da tarde, na BR 101, no Cabo de Santo Agostinho, houve um atropelamento, causando a morte de Antônio Pedro de Souza, de 76 anos. O veículo não foi identificado.

Bloguetim 15 no Ar


Forró sem Fronteira e outras atrações na Sala de Reboco

QUINTA-FEIRA: Forró sem Fronteira – Cantando muito pé-de-serra e vaquejada, o Sem Fronteira também fará uma homenagem ao Rei do Baião. No repertório do grupo músicas como “Sabiá”, “Xote das Mneinas”, “Vida de Viajante”, “Cintura Fina” e outros sucessos de Gonzagão. O Sem Fronteira também cantará músicas como “Parte da Minha Vida”, “Estopim da Bomba”, “Na Emenda”, “Fogueirinha” e “Frevo Mulher”, entre vários outros clássicos do forró.


SEXTA-FEIRA: Forró Patchouli e Forró sem Fronteira – Formado por sertanejos e liderado por Tarcísio, o Forró Patchouli divide a noite com o Sem Fronteira, comandando o arrasta-pé no Sala de Reboco. O público vai dançar e ouvir músicas de Flávio Leandro, Maciel Melo, Assisão, Petrúcio Amorim, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jorge de Altinho, Marinês, Novinho da Paraíba e vários outros artistas do forró, pois os dois grupos farão um verdadeiro passeio musical cantando os grandes sucessos do pé-de-serra. Neste dia Xepeiro da Casa do Estudante de PE só paga 5,00 de couvert e mulher não paga couvert até às 22:00


SÁBADO: Canarinhos do Forró e Adriano José – Lançando mais um cd, o Canarinhos do Forró vai fazer um show cantando Trio Nordestino, Os Três do Nordeste e Marinês, a maior cantora de forró de todos os tempos e que por várias vezes cantou no Sala de Reboco. Além destes artistas o Canarinhos também vai cantar outros importantes artistas nordestinos. A noite também terá o show do cantor e sanfoneiro Adriano José, que já tem 03 cd´s e 01 dvd lançados. Nascido em Caiçara, na Paraíba, Adriano José toca sanfona desde criança e já acompanhou artistas como Pinto do Acordeon e Antônio Barros e Cecéu.

Compesa implanta redes de esgoto em Boa Viagem


A Compesa prossegue com as obras de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Boa Viagem. Esta semana foi concluída a primeira etapa das intervenções na Rua Sá e Souza. Foram assentados 650 metros de novas tubulações. Outros 350 metros de tubulações ainda serão implantados na via, em breve.

Após o assentamento dos tubos, a companhia iniciou esta semana a reposição do asfalto da Rua Sá e Souza, que deve ser totalmente liberada para o trânsito em 15 dias. Ainda no bairro, a obra prossegue simultaneamente em mais quatro vias: Avenida Visconde de Jequitinhonha e nas ruas Juarez Távora, Antônio Passos e Domingues da Silva.

As obras estão sendo realizadas através do Programa Estruturador do Recife (Proest 1), um investimento de R$ 70 milhões. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, além do Governo Estadual e da Compesa. Além de Boa Viagem, o programa contempla ainda os Imbiribeira e Porta Larga.

Entre os meses de março e maio a companhia instalou quase seis quilômetros de redes em Boa Viagem e Setúbal. No total, o Proest 1 prevê concluir, até julho de 2014, o assentamento de 130 quilômetros de tubulações, além da construção de nove estações de bombeamento que vão coletar e transportar esgoto para a estação de tratamento Cabanga. A estimativa é beneficiar uma população de mais de 100 mil pessoas.


Imprensa Compesa

Acusado de homicídio é recapturado no Sertão

Francisco da Silva Oliveira, conhecido por Negro Zico, foi capturado por policiais da equipe Malhas da Lei da 24ª Delegacia Seccional de Araripina. A prisão de Francisco, um dos alvos prioritários que figura no Sistema de Contenção ao Crime do estado de Pernambuco, ocorreu nesta manhã (6), nas proximidades de um posto de combustíveis no município de Trindade, no Sertão do Araripe. Ele fugiu, em outubro do ano passado, do Presídio de Salgueiro, onde cumpria pena em regime semi-aberto por homicídio. Francisco foi encaminhado à Cadeia Pública de Trindade para aguardar decisão da Justiça.


Polícia Civil de Pernambuco

Secretário de Agricultura nos 50 anos da FETAPE


No café da manhã promovido pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), nesta quarta-feira (06), na sede da instituição no Recife, pela passagem dos seus 50 anos, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, destacou a história de luta da Federação pela melhoria da condição de vida dos trabalhadores rurais pernambucanos.
Na ocasião, Ranilson Ramos, falou da parceria que o Governo do Estado mantém com a Fetape na implantação de ações de Governo e das políticas públicas para o meio rural. "Em 2009, o Governo do Estado transformou o ex Funtepe (Fundo de Terras de Pernambuco) no Instituto de Terras de Pernambuco (Iterpe) que passou a ter maior mobilidade jurídica para executar e agilizar a programação na área de reforma agrária, a exemplo do crédito fundiário,  além da participação efetiva da Federação em programas como o Garantia Safra, Pernambuco Mais Produtivo", mencionou Ramos.
O presidente da Fetape, Doriel Barros, falou que neste dia seis de junho, a comemoração é um momento simbólico para representar que há 50 anos estava sendo constituida a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco. "A instituição levou muitos trabalhadores a acreditar na capacidade dos serem humanos para lutar por melhores condições de vida e na organização dos trabalhadores rurais", falou Doriel Barros.
O secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, cuja Secretaria foi criada atendendo a uma reivindicação dos movimentos sociais, foi prestar sua homenagem pelos 50 anos da Fetape. Também estavam presentes, o superintendente do Iterpe, Getúlio Gondim, o superintendente em Pernambuco do Banco do Nordeste, Sérgio Maia, o coordenador do Projeto  D. Hélder Câmara, Expedito Rufino, o diretor da Confederação da Agricultura (Contag), Aristides Veras, do diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carlos Veras, além da diretoria da Fetape.
Secretaria de Agricultura de Pernambuco

Almir Rouche lança DVD "Evoé Nabuco" nesta sexta-feira

O cantor Almir Rouche estará nesta sexta (8), lançando seu DVD intitulado Evoé Nabuco, na Praça do Arsenal (Bairro do Recife), a partir das 21h, com participação do público. O evento contará com convidados especiais como Zé Cafofinho (compositor da música Xirlei, que estourou nacionalmente na voz da paraense Gaby Amarantos), Michelle Melo, Marcelo Mira, Victor Santos e Lia Sophia. O cantor abrirá os festejos juninos para este mês de São João e fará homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga (1912-1989).

ONU denuncia que uma em cada cinco crianças já sofreu abuso sexual


Cerca de 20% das crianças europeias sofrem com abuso sexual, segundo a ONU. Em cada quatro crianças, três são vítimas de pessoas próximas, pais e familiares.
A afirmação foi dada à Rádio ONU pela representante especial do Secretário-Geral para Violência contra Crianças, Marta Santos Pais. Ela falou um dia após comparecer à apresentação do primeiro relatório sobre pornografia infantil, pela relatora especial da Holanda.

"Não é uma questão só de apoiar, no momento, quem é vítima. Mas prevenir a repetição de situações futuras que vão multiplicar-se em número e no seu impacto em muitas outras crianças. É esse o efeito que queremos prevenir com este investimento e com a sensibilização que estamos promovendo ao falar do relatório que acaba de ser lançado, que é um relatório extremamente importante, extremamente rico, mas que sobretudo nos dá um instrumento fundamental para alertar muito mais pessoas em todos os países do mundo."
Santos Pais sublinhou a importância da educação, e da disponibilização de ferramentas de proteção acessíveis a todos incluindo às próprias vítimas. A representante especial acrescentou que, embora a tecnologia tenha facilitado a disseminação de imagens pornográficas de menores, a investigação e pesquisa na área poderiam levar a melhor controle e proteção das vítimas.
A representante falou da questão no Brasil, e dos instrumentos necessários para a proteção infantil. "O Brasil teve um papel de liderança ao organizar, em 2008, o terceiro Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Portanto, existem importantes instrumentos que, obviamente, agora temos que aplicar, que desenvolver, temos que dar a acontecer para que possam ser um instrumento no cotidiano de todas as pessoas."
Marta Santos Pais concluiu afirmando que com "dispositivos eficientes e amparo adequado às vitimas", é possível mudar o quadro atual, e prover aos menores uma vida adulta saudável.
Portal UOL

Reforço de Ônibus para o São João da Capitá


Os “forrozeiros” que irão curtir o São João da Capitá contarão com um esquema especial de ônibus montado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Os shows serão realizados no Chevrolet Hall, nos dias 08 e 09 de junho, com previsão de início às 19h. Nos dois dias de festa, 15 linhas farão 1767 viagens, a partir das 18h até às 4h da manhã seguinte. Ao todo, 199 ônibus participarão da operação.

Para a ida, os usuários contarão com nove linhas que terão um reforço no número de viagens realizadas. As linhas 050 - PE-15/Boa Viagem, 910 – Rio Doce/Piedade, 913 - PE-15/Joana Bezerra, 915 - PE-15 e 986 – Rio Doce/Derby operarão com um veículo que fará, no sentido subúrbio/cidade, o retorno no Viaduto Tacaruna. 

Para os que virão de mais longe, a opção com reforço de frota é a linha 043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby). Todas as linhas funcionarão das 18h às 23h. (VEJA AS LINHAS DE IDA ABAIXO).

Na volta para casa, o reforço ocorre em seis linhas bacurau que operam nas madrugadas, da sexta para o sábado e do sábado para o domingo, das 0h às 4h, com intervalos médios de 30 minutos. Quatro dessas linhas reforçadas atendem às proximidades do Chevrolet Hall. As linhas bacurau concentram-se no Terminal Urbano do Cais de Santa Rita, no centro.(VEJA AS LINHAS DE VOLTA ABAIXO).

O objetivo do Consórcio com o reforço não é apenas garantir uma maior comodidade aos habituais usuários de ônibus, mas estimular o uso do transporte coletivo pelas pessoas que possuem carro, de forma a evitar o excesso de veículos nos locais, e, consequentemente, engarrafamentos.

Para tirar dúvidas em relação aos itinerários das linhas o Grande Recife disponibiliza o site www.granderecife.pe.gov.br ou o telefone 0800 081 0158.

SERVIÇO

TOTAL DE LINHAS DE IDA – 9
TOTAL DE LINHAS BACURAU DE VOLTA – 6

Linhas que atendem diretamente o Chevrolet Hall na ida:

043 - AEROPORTO / TACARUNA (DERBY)
050 - PE - 15/BOA VIAGEM
910 - PIEDADE/RIO DOCE
950 - ENG. MARANGUAPE / VARADOURO
913 - PE 15/JOANA BEZERRA
915 - PE 15
986 - RIO DOCE/DERBY

Linhas que atendem as proximidades Chevrolet Hall na ida:

823 - JARDIM BRASIL II/ EST.DE BELÉM
821 - JARDIM BRASIL I / EST. DE BELÉM

Linhas bacurau que atendem diretamente o Chevrolet Hall na volta:

985 - RIO DOCE (BACURAU)
995 - PAU AMARELO (BACURAU)
936 - MIRUEIRA (BACURAU)
827 - IGARASSU (BACURAU)

Linhas bacurau que atendem as proximidades do Chevrolet Hall na volta:

846 - ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)
827 - JARDIM BRASIL (BACURAU)





Imprensa Grande Recife

Cantoras Pepê e Neném saem do armário

As cantoras Pepê e Neném, que fizeram sucesso no fim dos anos 1990 com o hit "Mania de Você", contaram que são homossexuais em entrevista para o programa Marília Gabriela. "Somos homossexuais desde criança, as duas. Eu com dez anos de idade me apaixonei por uma menina", revelou Neném. "Nunca namoramos um homem", completou a irmã.

Durante a conversa que irá ao ar neste domingo, dia 10, no programa "De Frente com Gabi", Pepê fez questão de deixar claro que nunca saiu com nenhuma fã. "Nunca passamos do limite, nunca paqueramos filha de empresário e nunca ficamos com fã. Nunca. Antes de qualquer coisa, somos profissionais", disse.

Atualmente, as irmãs passam alguns problemas financeiros e moram de aluguel. Para elas, a culpa foi a falta de preparo no ínico da carreira. "Ficamos deslumbradas. Saíamos com dinheiro no bolso e esbanjávamos", confessou Neném que também falou sobre a falcatrua feita pelo empresário da dupla. "Ele passava para a gente que o nosso show custava R$ 15 mil quando na verdade era R$ 30 mil", revelou.



TV Bandeirantes


Nota do Blog: Cuidado com o erro de digitação!



O Blog como uma explosão de sentimentos

O colunista do Jornal do Commercio Paulo Sérgio Scarpa (Titular da coluna Repórter JC) teve um câncer diagnosticado na garganta e está em pleno tratamento.O diagnóstico veio depois de um ano de rouquidão, tosse e perda da potência vocal, que o tirou das participações que fazia na Rádio JC/CBN.  Mas, como repórter instigador que é, transformou seu drama pessoal em blog  e não perde a alegria de viver. E de quebra, ainda ganhou o Troféu Gente Fina do Estagiário Social 1 .

#ForçaScarpa.

Um morto e um ferido em presídios de Pernambuco

Dois casos de violência dentro de penitenciárias foram registrados em Pernambuco na manhã desta quinta-feira (7). Na Ilha de Itamaracá, um detento da Penitenciária Professor Barreto Campelo foi atingido por tiros dentro da unidade. Já em Caruaru, no Agreste do Estado, um presidiário foi morto a facadas na Penitenciária Juiz Plácido de Souza.

De acordo com informações da Secretaria de Ressocialização do Estado (Seres), os dois suspeitos de terem cometido o atentado em Itamaracá já foram identificados. Eles teriam uma rixa antiga com a vítima. O detento foi socorrido pela direção da penitenciária para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, no Recife, com um tiro na cabeça.

Segundo a unidade de saúde, ele está passando por cirurgia. A Seres informou ainda que os dois suspeitos não faziam parte da mesma cela da vítima, mas já eram inimigos antes de entrar na cadeia.

Os dois suspeitos devem ser encaminhados ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), para responder ao inquérito de tentativa de homicídio. Além disso, eles devem receber medidas de punição interna, que ainda serão determinadas pela direção da Penitenciária Barreto Campelo, junto à Superintendência de Segurança da Seres.

Em Caruaru, o crime aconteceu na igreja que fica dentro da penitenciária. A vítima foi esfaqueada por outro detento e ainda foi levada para o Hospital Regional do Agreste, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações da família do homem assassinado, o crime pode ter sido motivado por uma discussão que ele se envolveu na última segunda-feira (4). A vítima cumpria pena há poucos mais de cinco anos por assalto.

De acordo com a Seres, a secretaria faz um trabalho rigoroso de fiscalização para não permitir a entrada de armas de fogo e brancas nas unidades prisionais do estado. Na entrada, todos os visitantes passam por raio-X e detector de metais. Semanalmente, são realizadas vistorias nos pavilhões.


Portal G1

Católicos comemoram dia de Corpus Christi

Logo mais, às 17h, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido celebra a Missa de Corpus Christi na Matriz da Boa Vista. Após a Missa, haverá uma procissão até a Igreja do Santíssimo Sacramento, no bairro de Santo Antônio, onde será concedida a Bênção do Santíssimo. Pela manhã houve celebrações em Olinda (com direito ao tradicional tapete de Corpus Christi) e por todo o dia, ocorrem comemorações nas 107 paróquias da Arquidiocese.




Significado - A expressão em latim Corpus Christi significa "corpo de Cristo" e celebra a Eucaristia, considerado o mais importante sacramento da Igreja Católica. O maior significado é que a Comunhão representa o sacrifício de Jesus Cristo ao morrer na Cruz em nome do perdão dos pecados da Humanidade.


Tradição - A celebração se originou no Século 13 (Idade Média), instituída pelo Papa Urbano IV (nome de batismo: Tiago Troyes) no dia 11 de agosto de Agosto de 1264, na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade (que por sua vez ocorre no domingo após a Celebração do Pentecostes). De acordo com a história, o Papa recebera a notícia de que a freira Julianne Cornillon tivera visões de Jesus Cristo instituindo a adoração à Eucaristia. Logo depois de instituir a data, o Papa Urbano IV veio a falecer.


Em muitas cidades brasileiras (incluindo Olinda), portuguesas e latino-americanas é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.


Veja imagens tradicionais de Tapetes:


Santos Dumont/MG



Castelo/ES


Caxias do Sul/RS


São Paulo/SP

Cidade do Panamá (América Central)



Luziânia/GO


Rio de Janeiro/RJ

Belém/PA

Feira de Santana/BA


Caminha (Portugal)


Recife/PE


Com informações do Portal G1 e Wikipedia




RM Express oferece curso de Gastronomia

Durante o mês de junho a RM Express estará realizando seis cursos gastronômicos. São eles: Clássico (19/06), Cupcakes (21/06), Variedade de Escondidinho (26/06) e ABC das Pizzas (29/06). Para participar basta comprar o kit específico de cada curso e apresentar o cupom de compras no ato da inscrição, feita na própria loja. As aulas serão no Centro de Treinamento Profissional (CTP), das 14 às 17hs. Endereço: Rua Paraíso, 48, Santo Amaro. Maiores informações: 2122-0800.

Ex-delegado do Dops reafirma em programa da TV Brasil crimes da ditadura militar


O ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) Cláudio Guerra foi um dos policiais mais poderosos a atuar na repressão do regime militar entre as décadas de 1970 e 1980. Embora, segundo ele, tenha matado quase uma centena de pessoas, ressaltou que nunca torturou. Em entrevista ao programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, transmitido na noite de ontem (5), Guerra relatou ao jornalista Alberto Dines, âncora do programa, os crimes e os bastidores da ditadura militar (1964-1985).
“Eu tinha aversão, não participava e era contra a tortura. Por isso nunca entrei nos lugares [de tortura], como a Casa da Morte [centro clandestino de tortura e assassinatos em Petrópolis, na região serrana fluminense]. Aqui no Espírito Santo, eu procurava tirar da minha equipe os policiais que torturavam”, disse Guerra em sua primeira entrevista após o lançamento do livro Memórias de uma Guerra Suja, originado de seus relatos aos jornalistas Rogério Medeiros e Marcelo Netto.
Aos 71 anos, Guerra é hoje pastor evangélico. Ele se converteu na cadeia, enquanto cumpria pena em regime fechado pela morte de um bicheiro. Atualmente, está sob prisão domiciliar. A vontade de contar a verdade, segundo ele, foi motivada pelo arrependimento após a conversão. “Se eu tive coragem naquele passado lá de fazer as coisas erradas, muito mais coragem eu tenho hoje de falar a verdade e de poder ajudar e reparar um pouquinho as coisas erradas que eu fiz”, disse.
Guerra também declarou que foi responsável pela incineração de corpos de militantes de esquerda na Usina Cambaíba, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. “[Os agentes da ditadura estavam] querendo eliminar mais inimigos. Enterravam como indigente, com nome trocado. Só que isso estava começando a aparecer, e eles queriam uma alternativa. Queriam o negócio do fogo. Foi quando eu apresentei o Eli Ribeiro, dono da Usina Cambaíba, a eles”.
Segundo o ex-delegado, todos os corpos dos presos políticos chegavam seminus, castrados e com fraturas expostas. “São cenas que me deixam muito abalado. Para mim, a pior época foi essa”, lamentou. No entanto, Guerra acredita que isso o motivou a revelar às famílias o que de fato ocorreu. “Tenho um grande compromisso com as famílias, porque foi o que mais me machucou. Tinha apagado isso da minha mente, mas muita coisa está voltando à minha memória”.
Para ex-delegado do Dops, os militares daquela época não estavam preparados para lidar com a oposição ao regime. Para ele, o caso da morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, é um exemplo disso. “Sabia que ali não tinha sido suicídio, foi uma burrada, mais um morto sob tortura. A pessoa que comandou aquilo prejudicou mais. O grupo de direita queria trazer a simpatia da sociedade para a causa deles, mas foi justamente o contrário. Aquilo foi um tiro no pé”, revelou.
De acordo com Guerra, durante a ditadura militar, era comum militares receberem “gratificações” de empresários. “Eles participavam e davam prêmios para quem executava líderes. “Eu não cheguei a ganhar bônus direto. Recebia um [bônus] mensal. Eu tinha duas contas, em nome de Cláudio Guerra e de Stanislaw Meireles”.
Após a publicação do livro, Guerra disse que foi ameaçado de morte. No entanto, para ele, “morrer é lucro”, uma vez que agora é um homem religioso. “Já recebi um monte de aviso. Mas não vão me calar. Não sou dedo-duro, vou falar na primeira pessoa. Não me sinto dedo-duro de ninguém”.
Agência Brasil

Nota do Blog: Entre os desaparecidos citados no livro Memórias de uma Guerra Suja estão três pernambucanos: David Capistrano, Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier Filho.

Eduardo Campos se reúne com o ministro Guido Mantega e pleiteia financiamento de R$ 3 bilhões


O governador Eduardo Campos reuniu-se com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tratar de questões relativas ao Programa de Ajuste Fiscal (PAF), do quadro econômico decorrente da queda das receitas e da necessidade de manutenção do nível de investimentos dos estados nordestinos. Também participaram da reunião o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e o secretário da Fazenda, Paulo Câmara.


Durante o encontro, Eduardo pleiteou um aporte de R$ 3 bilhões nas linhas de financiamento que estão sendo negociadas pelo Governo do Estado e instituições financeiras, como o BIRD e o BNDES. Os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura, mobilidade, serviços hídricos e várias outras áreas.

O pleito do governador ganha maior relevância diante do quadro fiscal equilibrado do estado de Pernambuco, que compromete apenas 38% da Receita Corrente Líquida (RCL) com sua Dívida Pública Líquida – quando o permitido pela lei de responsabilidade fiscal é 200% de comprometimento.

O governador saiu da reunião otimista. "O ministro Mantega reforçou que o Governo Federal tem todo o interesse em colaborar com o alto nível de investimentos programados pelo Estado de Pernambuco, essencial para ajudar no crescimento do país, num ano tão difícil", ressaltou Eduardo Campos. 

Para o secretário Paulo Câmara, a situação equilibrada das contas públicas colocam o estado em uma situação favorável para pleitear novos empréstimos. "Pernambuco destaca-se por cumprir rigorosamente os prazos acordados em suas negociações, logo temos legitimidade para obtenção destas novas linhas de crédito", ressalta.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Estudos genéticos podem combater o Mal de Alzheimer: a origem pode estar na família

A foto ao lado retrata uma ocasião que parecia ser uma reunião de família, em agosto em 1959. Três gerações de uma família de Oklahoma se reuniram em um estúdio fotográfico. Eram 14 irmãos, com idades entre 29 e 52 anos. Depois, todos foram a um parque próximo para um piquenique. 


Acompanhando o grupo estavam dois primos, Doug Whitney, que tinha 10 anos, e Gary Reiswig, que tinha 19 anos. A mãe de Doug e pai de Gary eram irmãos. O pequeno Gary nunca se esquecera da imagem vista no piquenique: seu pai e alguns de seus tios começaram a ter olhares fixos no infinito e pareciam confusos. A lembrança do avô, falecido anos antes, foi imediata: os sintomas eram idênticos ao que estava ocorrendo com os filhos.


Em 1936, o avô de Gary e Doug (então com 53 anos) dirigia com a esposa quando, sem mais nem menos, levou o carro distraídamente para uma linha ferroviária.O acidente com um trem foi inevitável e  embora o avô tivesse sobrevivido, o mesmo não acontecera à esposa. Ao longo dos anos seguintes, cada vez mais confuso, perdera a capacidade de falar, andar e até fazer a higiene pessoal e assim faleceu em 1946.


No piquenique de 1959, os sintomas começavam a atingir, ao mesmo tempo, vários dos filhos. Então, os irmãos se separaram e após terem sido diagnosticados com o Mal de Alzheimer, os parentes decidiram manter toda a história em segredo. Enquanto Gary sofria com a degeneração física de seu pai, seu primo Doug viu, em 1971, no Feriado de Ação de Graças, sua mãe ter os primeiros sintomas e morrer em 76. Ao todo, 10 dos 14 irmãos desenvolveram a doença.


Mais de cinco décadas depois do piquenique, a família decidiu reencontrar-se e conviver com a possibilidade de ver um parente atingido pelo Alzheimer. Eles então se uniram e se tornaram parte de um estudo, conhecido como DIAN (do inglês "Dominantly Inherited Alzheimer Network", que significa "Rede de Diagnósticos de Alzheimer por Herança"). Cerca de 260 pessoas em países como EUA, Inglaterra e Austrália, também fazem parte das pesquisas. Desde 2008, os pesquisadores vêm monitorando os cérebros de pessoas que possuem mutações em qualquer um dos três genes que causam a doença de Alzheimer para ver como se desenvolve a doença antes dos sintomas aparecerem. 


Ao início do próximo ano, os pesquisadores DIAN pretende iniciar uma nova fase. Voluntários receberáo uma das três drogas experimentais que os pesquisadores esperam que retardar ou parar a doença. Um estudo semelhante está sendo feito na Colômbia, através de testes de um medicamento em uma família extensa que transporta uma mutação genética que provoca a doença de Alzheimer.


Embora quase todos os casos a doença de Alzheimer não sejam de origem genética conhecida, os investigadores determinaram que o melhor local para encontrar um tratamento ou a cura da doença é estudar aqueles que possuem o gene determinante. A metodologia já encontrou tratamento, prevenção e cura de outros males.


Origem - Em 1901, um psiquiatra alemão, Alois Alzheimer, observando pela primeira vez a doença, descrevera o caso de uma mulher de 51 anos chamada Auguste Deter. "Ela sentou-se na cama com uma expressão de desamparo", escreveu Alzheimer. "Qual é seu nome? Auguste. E o do seu marido? Marido? Que marido? Ela não entendera a minha pergunta ".


The New York Times

Anuário sobre sustentabilidade no planeta será lançado no Recife


Oferecer subsídios para que empresas, governantes e sociedade civil possam desenvolver ações e comportamentos para uma vida mais saudável e um mundo sustentável, que assegurem melhores condições para as próximas gerações. Essa é a proposta do “O Estado do Mundo 2012”, uma publicação editada pela ONG americana WWI, em parceria com a Universidade Livre da Mata Atlântica - UMA, que será lançada na capital pernambucana na próxima terça-feira (12), às 16h, no Palácio do Campo das Princesas.

A solenidade contará com a presença do Governador do Estado, Eduardo Campos, com integrantes da WWI e com representantes da empresa patrocinadora do anuário, a Cetrel.

“O Estado do Mundo” traz análises, pesquisas, dados, informações e estatísticas feitas pela WWI, que servem de ferramenta para a construção de novos hábitos. Há 28 anos consecutivos o anuário é lançado em cerca de 30 idiomas e publicado em língua portuguesa no Brasil desde 1999. A edição 2012 já foi apresentada em São Paulo, durante Conferência Ethos Internacional e sua abordagem também será tema dos debates da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, no Rio de Janeiro.

Sergio Tomich, líder de projetos especiais da Cetrel, fala sobre o a publicação. “Apoiamos essa ideia por acreditar que o anuário oferece conteúdo que ajuda a construir bases para o desenvolvimento sustentável, difundindo tendências e incentivando novos hábitos. Prática utilizada na Cetrel, onde atuamos com desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias inovadoras, na reutilização de produtos que seriam transformados em passivos ambientais, contribuindo para um mundo mais saudável”.Para facilitar o acesso de todos e democratizar a informação a versão digital da publicação ficará disponível no site da Biblioteca Digital, para download.

Sobre a Cetrel

A Cetrel começou a operar em 1978, juntamente com as demais empresas do Polo Industrial de Camaçari, oferecendo soluções nas áreas de tratamento de efluentes e resíduos, aproveitamento energético, inovação em materiais e monitoramento ambiental. Hoje controlada pela Braskem, a empresa atua em diversos estados brasileiros de maneira sistêmica, agindo desde a fase de produção até o pós-consumo, com o objetivo de maximizar os processos e oferecer soluções customizadas para a valorização e a transformação dos resíduos em matérias primas para novos processos ou para retornarem à cadeia produtiva. Desde 1994 opera uma das mais modernas redes de monitoramento da qualidade do ar da América Latina.

Filha de Oscar Niemeyer morre no Rio aos 82 anos


A galerista Anna Maria Niemeyer, única filha do arquiteto Oscar Niemeyer, de 103 anos, morreu na tarde desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Ela tinha 82 anos e estava internada desde o dia 1º de junho no hospital Samaritano, na zona sul da capital fluminense. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a causa da morte foi enfisema pulmonar.
O velório de Anna Maria está sendo realizado na capela 2 do cemitério São João Batista. O enterro está marcado para esta quinta-feira, às 13h. A notícia sobre a morte foi dada ao arquiteto por seu sobrinho, Paulo Niemeyer Filho, dos mais renomados neurocirurgiões do país.
Anna Maria Niemeyer era proprietária de uma galeria de arte, criada em 1977, que funciona no Shopping da Gávea, no Rio. Desde cedo, colaborou com seu pai e dedicou-se à ambientação de interiores. Entre seus projetos, da época em que era funcionária da Novacap, estão o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
Portal Terra

Campanha alerta sobre o correto descarte de remédios vencidos

O descarte incorreto de medicamentos vencidos ou sem uso pode causar sérias intoxicações ao ser humano e aos animais, além de contaminar o solo e a água. Para que a população passe a ter uma opção adequada de jogá-los fora, a Farmácia Roval aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente para lançar o Compromisso Ambiental Roval, que vai implantar coletores especiais em todas as suas unidades para medicamentos inutilizados e embalagens vazias.

Mistério no Pará: menino de dois anos acorda no próprio velório, pede água e morre

Uma criança de dois anos acordou, sentou no caixão e bebeu um copo de água durante seu próprio velório no sábado (2), em Belém, segundo parentes e pessoas presentes no local. Depois disso, o menino Kelvys Simão dos Santos foi levado para o hospital, mas chegou morto.


A Polícia Civil do Pará investiga se houve erro médico na declaração da "primeira morte", mas, na ilha de Cotijuba (a duas horas de barco da capital), em que o fato ocorreu, há quem diga que foi um milagre ou algo sobrenatural. Havia cerca de 50 pessoas no velório.
Kelvys foi internado em um hospital estadual com febre e falta de ar na sexta-feira (1). À noite, o hospital constatou a morte da criança. A declaração de óbito aponta como causa da morte insuficiência respiratória, broncopneumonia e desidratação.
As cavidades de seu corpo, como nariz e boca, foram tamponadas (tampadas com algodão e esparadrapos) e Kelvys foi colocado em um "lençol de cadáver", que é uma espécie de saco plástico, para depois ser levado à funerária.
Segundo o hospital, ele passou cerca de três horas sem poder respirar. A família, porém, diz que retirou os algodões de suas narinas e boca e abriu o saco plástico. Durante o velório, segundo a pastora Maria Raimunda Batista, ele "estava se mexendo o tempo todo".
O pai do menino, o agricultor Antônio dos Santos, diz que por volta das 14h as pessoas presentes começaram a fazer massagem cardíaca no menino, até que ele cuspiu restos de algodão que haviam sido colocados em sua boca. Logo depois, diz, o menino sentou no caixão e disse "Pai, água".
"O povo entrou em pânico, a avó dele desmaiou. O pai e a mãe dele ficaram muito felizes", disse a pastora. O menino foi levado ao hospital imediatamente, segundo o pai, mas já chegou morto.
INVESTIGAÇÃO - O pai do menino diz acreditar que a criança reagiu aos medicamentos que haviam sido dados no hospital na tentativa de ressuscitá-lo depois que o óbito já havia sido declarado, e por isso acordou no velório.
A direção do hospital afirmou, em nota, que só será possível esclarecer o episódio caso o corpo da criança seja exumado. De acordo com a Polícia Civil, a depender dos depoimentos colhidos na fase preliminar da investigação pode ser determinada a abertura de inquérito e feito o pedido de exumação.
O hospital deixou a investigação a cargo da polícia. "Se a criança estivesse viva, ela não ia aguentar ficar tanto tempo tamponada. Por isso que achamos estranho e queremos também uma explicação", afirmou a diretora do Hospital Regional Abelardo Santos, Vera Cecim. 
Folha SP