segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Robô Bio da Compesa em Jaboatão dos Guararapes


O carisma do robô Bio, o mais novo instrumento de educação ambiental da Compesa, continua encantando o público de todas as idades. Seu próximo compromisso está marcado para quarta-feira (24), quando se apresentará para alunos da Escola Municipal Alberto Luiz Russo, em Jardim Muribeca, Jaboatão dos Guararapes. Cem estudantes irão recepcionar o robô a partir das 9h30. Na ocasião, eles irão interagir com Bio e ouvir os seus ensinamentos, cujos temas utilizados são sempre relacionados preservação da água e meio ambiente.

Desde as primeiras apresentações em escolas públicas e particulares, Bio tem chamado a atenção de pessoas de todas as idades. Todos querem conversar com o robô, que tem  funções de locomoção, funcionalidade de um computador e interação através de uma tela touchscreen. Recentemente, ele fez sua primeira apresentação fora das salas de aula. Fez sucesso durante duas exibições no Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro.

Outro evento para o grande público já aguarda o robô Bio. Será durante a inauguração do Shopping Rio Mar, no Pina, no próximo dia 30. A exibição será para marcar a presença da Compesa no empreendimento. A companhia irá integrar o pool de serviços oferecidos pelo Expresso Cidadão na localidade.

Imprensa Compesa

Ministra Maria do Rosário lidera ciclo de debates sobre Direitos Humanos no Recife


O compromisso que temos com os Direitos Humanos no Brasil deve ser amplo. Todas as questões devem ser tratadas com urgência. Eu peço a vocês que tenham sempre essa atitude crítica, de acompanhamento. A nossa missão não será cumprida enquanto não respondermos onde estão os que foram mortos. É isso que buscamos”.

As palavras são da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que liderou, na tarde desta segunda-feira (22), o ciclo de debates “Direitos Humanos, Justiça e Memória”. O encontro foi realizado no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco, e reuniu grandes nomes da luta pelos direitos humanos no Brasil e no mundo. 
 

Durante o seu discurso, a ministra fez questão de destacar vários nomes que compuseram a história da luta do país nas causas humanísticas. “Manoel Mattos foi um lutador. Ele foi morto por defender as pessoas, como advogado, como lutador das causas humanas”, disse. “O crime contra Mattos foi o único federalizado no Brasil. Nós estamos acompanhando as investigações da Política Federal e os resultados do Ministério Público Federal. Em breve, nós teremos o julgamento, e eu acredito que os seus responsáveis serão condenados”, cravou.  
Depois de passar a manhã visitando os “locais de memória” do Recife que marcaram o período da ditadura militar, a convite da secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife (SDHSC-PCR), Amparo Araújo, a comitiva de Direitos Humanos, ficou responsável por instigar a reflexão sobre temas que até hoje provocam lembranças angustiantes em algumas pessoas. “A covardia era chamada de prudência. Muitos ainda vivem assustados”, disse a ex-ministra da cultura do Chile e diretora do museu da memória e dos direitos humanos, Márcia Scantlebury.  
O ciclo de debates é coordenado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e já percorreu três capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Aqui no Recife, o foco do encontro foi “Memória, história e verdade: a luta pelos direitos humanos no Brasil e na América Latina”. “Precisamos manter esse debate vivo. O nosso trabalho, hoje, é de sensibilização para enfrentarmos aquela formação cultural que está presente dentro das instituições desde o período da Ditadura militar”, Maria do Rosário.  
Coube ao reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, agradecer a presença de todos na instituição e ressaltar a importância do debate para que Pernambuco se torne, também, pioneiro nas questões ligadas ao tema da discussão. “As pessoas envelhecem, mas as instituições não podem envelhecer. Hoje, a Universidade tem a oportunidade de se reinventar”, finalizou. 
A comitiva é formada pela Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, a ex-ministra da cultura do Chile e diretora do museu da Memória e dos Direitos Humanos, Marcia Scantlebury, o ex-relator especial para o direito à educação da ONU, Vernor Muñoz, o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco, Paulo Moraes e André Lázaro da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO).

Mulher é presa ao tentar entrar em presídio no interior com maconha escondida em sacos de farinha láctea‏


Uma mulher foi presa no último domingo (21), no município de Arcoverde, interior do estado, quando tentava entrar no Presídio Advogado Britto Alves com 675 gramas de maconha escondida em três embalagens de Farinha Láctea. Luzia Quitéria Maria, de 47 anos, confessou que levaria a droga para o seu companheiro, Flávio dos Santos, que está preso na unidade, também por tráfico de entorpecentes. 
Agentes da Polícia Civil com apoio do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Ressocialização receberam a informação que a suspeita entraria no presídio para visitar o marido. As buscas dos policiais nos seus pertences encontraram a maconha escondida dentro de sacos de farinha láctea de uma marca famosa. Ela foi autuada em flagrante e encaminhada à Colônia Penal Feminina de Buíque. 
Polícia Civil de Pernambuco

Compesa presta serviços em Maranguape II


O bairro de Maranguape II, em Paulista, recebeu hoje (22) o projeto Compesa no Meu Bairro. Até o dia 1º de novembro serão disponibilizados diversos serviços aos moradores em um escritório itinerante montado na sede da Associação dos Moradores, localizada na Avenida A, s/n. Além dos tradicionais serviços oferecidos pela companhia, haverá atendimento de saúde, cidadania e beleza. O horário de atendimento será sempre de 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Um dos serviços mais procurados pelos clientes durante as edições do Compesa no meu Bairro é o de negociação de débito. Nesses atendimentos, o cliente tem a possibilidade de negociar contas atrasadas em condições especiais de parcelamento. Na ocasião, também haverá cadastramento na Tarifa Social, quando é assegurado o direito do pagamento de uma tarifa de R$ 5,62 pelo consumo de 10m³ de água e mais a isenção da taxa de esgoto onde a companhia opera sistemas de esgotamento sanitário. Nessas ocasiões, equipes técnicas fazem mutirão no bairro para resolver questões relacionadas a vazamentos de água e extravasamento de esgotos.

Paralelo aos atendimentos próprios da Compesa, serão oferecidos outros serviços em parceria com vários órgãos. Nos dias 23 e 24 serão disponibilizados na sede da associação serviços de saúde, que serão feitos pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município. Também estão programados serviços de beleza, oferecidos com o apoio do Senac de Paulista. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado estará presente no dia 30, realizando a emissão gratuita do Registro de Nascimento e de Certidão de Casamento.

Toda ação do Compesa no Meu Bairro também envolve ações sócio-educativas com o objetivo de disseminar informações sobre temas relacionados a água e a preservação da natureza. A equipe Responsabilidade Social da companhia estará  na quarta-feira (23) na Escola Estadual Dr° Luiz Cabral de Melo; dias 24 e 25 na Escola Academia Maria Leopoldina; e no dia 30 na Escola Raquel de Menezes. As atividades envolvem palestras sobre o uso racional da água, vídeos educativos, arte educadores para interagir e brincar com a garotada do ensino infantil e fundamental.

Imprensa Compesa

Parceria entre IML e Secretaria da Mulher agiliza exames periciais


Uma das primeiras ações de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Mulher e o Instituto de Medicina Legal – IML será o permitir de forma rápida, o acesso das mulheres aos exames periciais em caso de violência doméstica.

Estes exames são feitos na sede central do Instituto, em Santo Amaro. Também existem unidades descentralizadas para a realização de exame médico pericial, dentro do complexo integrado de segurança, em Paulista e Jaboatão. O atendimento é realizado em diferentes dias da semana, de acordo com o plantão médico.

Essa semana, representantes do Comitê de Acompanhamento do Plano Intersetorial de Atenção Integral à Saúde da Mulher realizaram uma visita técnica ao IML, para promover a interfase entre ações das instituições governamentais.

O encontro contou com a participação da Secretária executiva estadual de políticas para as Mulheres, Barbara Kreuzig, da diretora do IML, Joyce Ferreira, além dos assessores da SecMulher, Claúdio Duarte e Rejane Neiva, e da Saúde, SES,  Marta Rejane e Gerusa Guerra.

A diretora Joyce Ferreira falou sobre projeto para a construção do complexo do IML,  no bairro de Santo Amaro. Segundo ela, o novo prédio funcionará ao lado do atual, contando com uma estrutura adequada aos padrões de funcionamento para perícia médica. Segundo a diretora, nesta nova sede haverá fluxo próprio para atendimento às mulheres e também às crianças.

Além do Complexo do IML, em Santo Amaro, está em execução ou em fase de elaboração de projeto : os complexos do IML de Caruaru, Goiana, Palmares, Salgueiro ou Arcoverde.

Dois projetos estão sendo viabilizados, em parceria com a SecMulher, visando apoiar as questões de gênero através do instituto : a realização de exames de DNA, para comprovação da paternidade e a construção de um banco de dados composto com informações sobre os agressores e estupradores. Para isso, estão sendo adquiridos equipamentos de tecnologia de ponta. A aquisição desses equipamentos permitirá ao IML produzir exames periciais mais rápidos e precisos” garantiu a diretora.

O assessor Claudio Duarte destacou a possibilidade de integrar o trabalho do IML e da SecMulher em algumas ações a exemplo do enfrentamento à violência contra a mulher,  em especial nas áreas contempladas com novos projetos econômicos, como a área de Goiana. 

Secretaria da Mulher de Pernambuco

Adilson Ramos no Manhattan


Lançado antes do movimento da Jovem Guarda, o cantor Adilson Ramos se apresenta no Manhattan Café Theatro, nesta quinta (26) e sexta (27), a partir das 21h. É o segundo show do cantor no Manhattan. A abertura da casa fica a cargo dos Garçons Cantores.
Dentre as músicas presentes no repertório, Adilson afirma que o hit "Sonhar Contigo" é seu hino e que não pode deixar de faltar no show. Outros grandes sucessos como "Sonhei com Você", "Duas Flores", "O Relógio" e "Tão Somente uma Vez" também foram citados pelo cantor sobre o repertório do show na casa.
Adilson começou sua carreira aos 15 anos de idade, quando gravou seu primeiro disco, intitulado “Olga”. Sua primeira composição veio aos 11 anos e dedicou a sua mãe.  O couvert individual artístico custa R$ 70 para a quinta (25) e R$ 100 para a sexta (26), primeiro lote. As mesas são comercializadas para, no mínimo, quatro pessoas. Mais informações 3325.3372.

Tiro-Esportivo: vice-campeão do ranking nacional da modalidade Skeet


Após a participação na 9ª Etapa da Copa Brasil Fossa Olímpica, Fossa Double e Skeet, realizada no último final de semana em Bento Gonçalves-RS, o pernambucano Roberth Vieira (foto) do Tiro Esportivo do Caxangá Golf & Country Club, continua em segundo lugar no Ranking nacional da modalidade Skeet classe C, com 569 pontos, ficando apenas 9 pontos atrás do líder, o mineiro Conrado Macedo de Sousa. Roberth disputou a prova com mais 25 atletas dos estados de MG, SP, GO, CE, RJ, SC e do Distrito Federal. A próxima etapa será de 23 e 25 de novembro em Americana-SP.

Resultados da 5ª Etapa Ranking FFEP de Hipismo


Com a participação de 90 conjuntos de cavaleiros e amazonas, a Federação Equestre de Pernambuco realizou a 5ª Etapa Ranking FEP de Hipismo, no Caxangá Golf e Country Club no último sábado e domingo, dias 20 e 21.

Nesta etapa foram realizadas quatorze provas de saltos, distribuídas em sete Séries – na Série Escola (altura 0.70cm) categoria Preliminar a campeã foi Cecília Seabra e como vice-campeão o cavaleiro Ruy Ferraz. Na Série Escola (0.80cm) categoria Intermediária a campeã foi a amazona Anúsia Torres e vice Ceres Maria de Souza Leão. Já na Série Escola (0.90cm) categoria Principal o primeiro lugar ficou com João Guilherme Black e vice a amazona Mª Eduarda Leal Neponuceno.

A Série Extra (1.00m) na categoria Mini Mirim a campeã foi a amazona Giovana Neponuceno M. Mota montando Quero Muito Selecta, Giovana também conquistou o terceiro lugar com Páris Selecta; o vice campeonato foi para Fábio Alvarez. Na categoria Jovem Cavaleiro B, Catarina Monteiro foi a campeã e vice Anderson Silva.

Os vencedores da Série Preliminar (1.10m) categoria Amador A, foram o Capitão Gleidson Santos da PMPE e em vice a amazona Luiza Leão. Na categoria Pré-Mirim Juliana Avelar foi a campeã.  Na categoria Jovem Cavaleiro A, Camila Ferreira (foto) foi o destaque sendo campeã e vice da categoria, montando Jimmy Bean e Donritter do Cach.

A Série Intermediária (1.20m) na categoria Mirim o campeão foi o cavaleiro João Victor Black e vice Amanda Pedrosa. Na categoria Jovem Cavaleiro o campeão foi Gabriel José de Souza Lopes.

Na Série Principal (1.30m), a categoria Jovem Cavaleiro TOP consagrou como campeão e vice o cavaleiro Marco Polo Uchoa, montando Junco das Cataratas e Mickey Vila Fal. A categoria Sênior também teve como campeão e vice, um único atleta, o cavaleiro André Felipe Ferreira com os animais Ukaro e S.N. Mirabela.

A penúltima etapa FEP será realizada de 23 a 25 de novembro, no Caxangá Golf & Country Club.


Turfe: Confira o resultado deste final de semana

Fazendo uma espetacular corrida, e um final de recuperação após a entrada da reta final,  O alazão Vuole Soldi do Stud Savigor , brilhou no VII Clássico marco Sire Cortez. Na partida, Vulcano Danz fez questão da ponta com Idoneo correndo em segundo, Gattoperdo em terceiro, Vuole Soldi em quarto e Galactic Hiro em quinto. Assim os competidores cruzaram o espelho na primeira passagem com Vulcano Danz, recebendo o insistente ataque de Idoneo e Gattopardo. Na reta oposta, Vuole Soldi e acionado pelo seu jóquei e começa e descontar o terreno. Na altura dos 600 metros finais, Vuole Soldi encosta nos ponteiros e na última curva e levado pára fora perdendo muito terreno para Vulcano Danz, que deu fita de vencedor. Atropelando forte por fora, Vuole Soldi mais uma vez recupera o tempo perdido, e com muita raça parte em busca da vitória levando o grande publico ao delírio ao cruzar o espelho com a diferença de cabeça e pescoço para Vulcano Danz. Idoneo ficou em terceiro, Galactic Hero em quarto e Gattopardo na última colocação. O tempo foi de 134.5s para os 2000 mil metros. Vuole Soldi foi apresentado na pista pelo treinador F.A.Viana.


Um dos páreos mais esperado da programação festiva do VIIIº Clássico Marco Sire Cortez, o 9º páreo o Clássico Waldemir Miranda Filho, 1.300 metros, teve a vitória fácil do castanho Ed American do Stud Magi, do turfe cearense. Depois de uma largada que todos os competidores fizeram questão pela ponta, O jóquei  J.Carvalho não esperou por tempo ruim e saiu livrando dois corpos de vantagem enquanto Onegin, Epeed War brigavam pela segunda colocação. Nos 400 metros finais, Ed.American vai aumentando a diferença e nos 300 finais já trazia a vitória garantida.
 Resultados da 7ª corrida domingo 21/10/2012.
VIIIº Clássico Marco Cortez

1º páreo 1.300 metros  – Prêmio Quezia Rubinho
1º Obreiro                       55 Kg     A.Maciel ap-2
2º Yes Runner                 53 Kg      F.Davidson
3º- Então Tá                     56 Kg      J.Júlio
4º Allot Depiguá             55 Kg      W.Gomes ap-2
  Belissima Lá Rubia   53 Kg      M.Silva
Tempo 83.8s


2º páreo 1.500 metros  Prêmio Dayse – Helena – Marina – Letícia Figueroa Cortez.
1ºLieson                           55 Kg     M.Oliveira
2º Elemento Surpresa    58 Kg      W.Gomes ap-2
3º Burilado                       52 Kg      J.Júlio
4º Tem Virtude                53 Kg     A.Maciel ap-2
5º Rara Gitana                 54 Kg      F.Davidson
Tempo: 98.9s

3º páreo 1.600 metros -2º Prova da Tríplice Coroa. Prêmio Criação Pernambucana – Apoio Veneza Diesel.
1º December Rain        55Kg     J.Júlio
2º Oreco                         55Kg     M.Silva         
3º Best Prime                54Kg     A.Maciel
4º Best Of Depiguá       52Kg     W.Gomes
Tempo: 107.3s

4º páreo 1.100 metros – Prêmio Marco Sire Cortez Filho / Marcio Santos Cortez.
1º Caro Bebeto               55Kg     J.Júlio        
2º Olympic Tiger             56kg     F.Benone
3º Amore Thunder         56Kg     J.Carvalho
4º Afilhado do Sissi        58Kg     F.Davidson
Tempo 68.5s

5º páreo 1.700 metros  - Clássico Hi Academia
1ºJohn The Doctor       56Kg     F.H.Costa
2ºRincho                        56Kg     J.Júlio
3º Zamulá                       56Kg     F.Davidson
4º Ferrucio Mio             56Kg      M.Silva
113.2ss

6º páreo  1.100 metros   Prêmio Socil / Agroúltil / Royal Horse
1- Magistral                   55Kg     J.Lima ap-3
2- Don Talk                    55Kg     W.Gomes ap-2
3- Hurricane John        55Kg      J.Júlio
4- Quanto Mais            55Kg      M.Oliveira
5- Laranda                     53Kg      F.Herbert
Tempo: 69.8s

7º páreo 1.900 metros  14:30 horas  Prêmio Yes Fit Academia
1º Tank Boy                      55kg       A.Maciel ap-2
2º  Ceu da Guanabara    52Kg      M.Oliveira
3º Gambetero                 50Kg       F.Davidson
4º Deuzeito                     52Kg      W.Gomes ap-2
5º Ferreiros                     55Kg       J.Júlio
6º Recife                          58Kg      M.SilvaTempo: 125.3s

8º páreo  1.300 metros 16:10 horas  Prêmio Dr. Dilton Daconti
1º  Tettore                          55Kg        A.Maciel ap-2
2º  Ilmar                              55Kg        J.Lima ap-3
3º  Porto Castelo               58Kg        F.Herbert
4º Investimento Grade    55Kg        F.Benone
5º Investimento Grade    55Kg        F.Benone
6° Bladtop Di Job              55 kg       J.Júlio
Des-  Lirio do Campo       55Kg         F.H.Costa     
Des-   Nunca Nesse País     55Kg        F.Davidson
Des - Bizão Negro              55 Kg      M.Oliveira
Tempo: 91.7s

9º páreo 1.300 metros  Clássico Waldemir Miranda Filho.
1º Ed American               56Kg         J.Carvalho
2º  Onegin                         56Kg         J.Júlio
3º Olympic Man               56Kg        M.Oliveira
4º Campus Drive             56Kg        M.Silva
5º Speed War                  56Kg        F.H.Costa
Tempo: 83.s

10º páreo 2000 metros 17:10 horas
VIIº CLÁSSICO MARCO CORTEZ
1º Voule Soldi                56Kg        F.H.Costa      
2ºVulcano Dans             56Kg        J.Júlio
3º Idoneo                        56Kg        J.Carvalho
4º Galactic Hiro             56Kg        M.Silva
5º Gattopardo               56Kg        F.Davidson 
Tempo 134.5s

Com informações do radialista Francisco Mendonça

Novela "Salve Jorge" abordará o tráfico de mulheres


A próxima novela da Globo, “Salve Jorge” abordará um tema fundamental sobre o tráfico internacional  de mulheres. Tema que vem sendo trabalhado por pouquíssimos meios de comunicação, profissionais e ONGs. Dentre os destaques, podemos citar a Escritora Emmanuelle/Emmanuelle de São Paulo que escreveu o livro PROFISSÃO WEBSTRIPER e teve o RIUS como principal meio de divulgação online na tentativa de chamar atenção do Brasil para esse crime contra a humanidade, sobretudo as mulheres que saem do Brasil para trabalhar e tem suas vidas privadas e viram escravas do sexo e Lúcia Amélia fundadora da ONG PREVENÇÃO MADALENA´S www.prevencaomadalenas.com.br com sede na Suíça e que ajuda a resgatar mulheres traficadas a regressar para o seio de suas famílias no Brasil.

Lúcia afirma em artigo enviado ao RIUS que se sente aliviada por ter, com a repercussão da novela, a partir de agora, o tema como centro da atenção da sociedade. Sobretudo os meios de comunicação. Confira o resumo da trama abaixo.

"GRANDE Vitória! Finalmente UMA NOVELA vai abrir os olhos de TODO o Brasil para um tema polêmico e desconhecido da nossa sociedade “Tráfico de Seres Humanos" SALVE GLORIA PEREZ! Que com sua novela fará UMA GRANDE campanha de prevenção, alertando, informando a juventude brasileira. CHEGOU A HORA DE O BRASIL ACORDAR. Parabéns Brasil por este grande passo! A próxima novela das nove, "Salve Jorge", que estréia no dia 22, vai abordar o tráfico internacional de pessoas e a pacificação do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Portal Rius