segunda-feira, 6 de maio de 2013

Morre menina baleada ao defender o pai após briga por pizza, em Goiás

A menina Kerolly Alves Lopes, de 11 anos, baleada ao tentar defender o pai durante uma briga em uma pizzaria de Aparecida de Goiânia, morreu no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). A equipe médica da unidade de saúde fez o anúncio na manhã desta segunda-feira (6), quando foi concluído o protocolo de morte cerebral, que foi constatada às 20 horas de domingo (5). Ela estava internada na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) desde o dia 27, quando foi atingida por dois disparos.


O  crime teria acontecido após uma discussão por causa de uma pizza entre o dono de uma pizzaria e o pai da menina, o serralheiro Sinomar Lopes, que era cliente do estabelecimento. A vítima e a irmã Pérola Alves Lopes, de 14 anos, abraçaram o pai quando viram a arma apontada para ele. O suspeito então atirou três vezes. Dois disparos atingiram a adolescente, na perna e na cabeça. O atirador fugiu do local. Ele teve a prisão preventiva decretada e está foragido.
Os médicos tinham explicado que a bala atravessou a cabeça dela e, por isso, o estado de saúde da garota era considerado gravíssimo. A equipe médica informou na semana passada que menos de 10% de pessoas sobrevivem a este tipo de lesão. "É bastante grave a lesão em si. E ela também está correspondendo à lesão. Ela também tem um quadro clínico bastante grave", explica Nasser Tannús, diretor técnico do Hugo.
Culpa e dor
Em entrevista ao Fantástico, o pai de Kerolly, Sinomar Lopes declarou se sentir culpado pelo que aconteceu. “Eu me sinto culpado. O que eu estou sentindo é dor demais, é sofrimento pra caramba e mágoa, culpa demais da conta”, declarou.
Ele se emocionou e falou da angústia ao ver a filha hospitalizada. "Hoje eu queria estar no lugar dela. Queria! Eu queria ser naquela hora lá. Porque o pai mesmo é pai e herói do filho, né? Eu estou sentindo no meu coração que, naquela hora, eu não fui ninguém. Uma culpa imensa vendo aquela menina lá", desabafou o pai.
Prisão preventiva
Quinze horas depois da confusão o suspeito de atirar em Kerolly se apresentou em uma delegacia. Ele prestou depoimento alegando ter disparado em legítima defesa, mas não foi preso. A lei determina que alguém seja preso em flagrante apenas se for detido no momento do crime, depois de uma perseguição ou se ainda estiver com a arma usada. Como não havia pedido de prisão, ele acabou liberado.
O suspeito teve a prisão temporária decretada pela Justiça na noite de terça-feira (30). Como a polícia não conseguiu encontrá-lo e o comerciante não se entregou, ele é considerado foragido. O advogado que o acompanhou no depoimento desistiu da defesa.
Portal G1

Ex-prostituta famosa em Arcoverde será homenageada pela Câmara Municipal

Um acontecimento curioso envolvendo a Câmara de Vereadores de Arcoverde, no Sertão pernambucano, tem causado polêmica e gerado os mais diversos tipos de comentários entre moradores do município. No último dia 15 de abril, a Casa aprovou por unanimidade uma proposta de homenagem à empresária Nivalda Rafael de Siqueira, mais conhecida como Nena Cajuína, uma prostituta famosa da cidade. Ela receberá a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, a mais alta comenda entregue pelo legislativo, dada a personalidades que possuem serviços prestados no município.

O projeto é de autoria da parlamentar Célia Cardoso (PR), que não esconde a admiração por Nena. “É uma mãe de família, que veio de Custódia e começou a trabalhar cedo, lavando prato nas casas noturnas, para sobreviver. Ela trabalhou a vida inteira para dar uma vida digna aos filhos”, explica. Conhecida por quase todos em Arcoverde, a homenageada também costumava ajudar as prostitutas que não tinham condições de criar os filhos. Uma dessas crianças, inclusive, foi adotada ainda recém-nascida pela vereadora, graças ao intermédio de Nena.

Prostituta assumida, dona Nivalda, hoje com 64 anos, começou no ramo aos 13. Atualmente, é proprietária de um bar no bairro de São Cristóvão, conhecido na região como "Colégio", de onde tira seu sustento. Ela teve três filhos, sendo que apenas um deles, um pastor evangélico, continua vivo. “Eu já tive muito cliente, mas hoje eu só vendo minha cervejinha mesmo”, diz. Além do bar, Nena ainda costuma montar barracas para comercializar bebidas em eventos que acontecem na cidade.

Mesmo com a homenagem da Câmara, o preconceito ainda existe nas ruas. Com certa frequência, Nena é alvo de piadas e, mesmo assim, não perde o bom humor típico de quem tem muitas histórias para contar. “Tem homens que eram apaixonados por mim e hoje me chamam de vó, de tia”, revela. “Antigamente, quem tinha filho homossexual trazia os meninos para mim e eu dizia que era tudo macho. Quando chegavam perguntando, eu dizia logo que o menino tinha ‘ficado’ com umas três na mesma noite”, lembra, aos risos.

Apesar de a proposta da homenagem já ter sido aprovada, a data para a entrega da medalha segue indefinida. O motivo: Nena Cajuína mostra um pouco de resistência em receber pessoalmente a comenda. No entanto, a vereadora Célia Cardoso está certa de que ela irá ceder. Recentemente, uma moradora da cidade teria dito para dona Nivalda que ela não merecia receber o “diploma”, referindo-se à medalha. A resposta veio de imediato: “Minha filha, eu já tenho esse diploma desde os 13 anos”.

Portal G1

Dilma anuncia redução de juros para microempreendedor de 8% para 5% ao ano


A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (6) que a taxa de juros para microempreendedores vai cair de 8% para 5% ao ano. A mudança no Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado, o Crescer, está prevista para o fim deste mês. “A questão dos pequenos negócios é imprescindível para o futuro e presente do país”, destacou ao discursar no evento de posse do presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, na capital paulista.
“Eu desconheço qualquer país do mundo que em tão pouco tempo realizou uma mobilização dessa envergadura para formalizar, por um lado, e apoiar dando crédito a esse conjunto de empreendedores. Nosso governo tem um compromisso inquestionável com os pequenos negócios”, declarou ao comentar os resultados do Microempreendedor Individual (MEI), que deve alcançar a marca de 3 milhões de cadastrados nos próximos dias.
A presidenta falou também sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei (PL) 5.500/13, que destina exclusivamente para a educação as receitas provenientes dos royalties do petróleo. “Essa lei é essencial para o Brasil”, defendeu. Entre as ações no campo educacional, Dilma destacou o investimento em creches e a educação integral.
Pelo projeto, os recursos destinados à educação serão receitas provenientes dos royalties e da participação especial, relativas aos contratos fechados a partir de 3 de dezembro de 2012, sob os regimes de concessão e de partilha de produção.
Agência Brasil

No Recife, jovem baleado após jogo entre Santa Cruz e Sport passa bem

Um adolescente de 16 anos foi baleado na noite do domingo (5), na Avenida Agamenon Magalhães, após o clássico entre Santa Cruz e Sport, primeiro jogo válido pela final do Campeonato Pernambucano. Segundo informações registradas no posto policial do Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da capital, para onde o jovem foi levado, o disparo atingiu o ombro dele. Apesar do ferimento, ele passa bem e está internado na enfermaria da unidade de saúde. O adolescente estaria vestindo a camisa do Santa Cruz quando foi ferido pelo tiro.

Conforme relato de testemunhas, registrado no boletim de ocorrência, o adolescente estava caminhando pela avenida quando um homem, que supostamente vestia a camisa do Sport, passou pelo local de moto e efetuou quatro disparos. O jovem estaria, junto com um grupo, realizando furtos na região quando foi atingido pelo tiro.

O caso deverá ser repassado, nesta segunda (6), a uma das delegacias da capital para começar a ser investigado.

Ainda na noite do domingo (5), logo após a partida, a Polícia Militar precisou conter a ação de grupos em várias ruas do Recife. Houve confusão e algumas pessoas foram detidas.


Portal G1

Desmatamento na Amazônia atinge área de 175 km² entre março e abril


O desmatamento e a degradação de florestas na Amazônia atingiram uma área de quase 175 quilômetros quadrados (km²) nos meses de março e abril deste ano. O levantamento de alertas foi divulgado hoje (6) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável pelo Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real, conhecido como Deter. No mesmo período de 2012, o sistema detectou desmatamento de 292 km² – quase o dobro da área identificada este ano.
Mato Grosso continua liderando o ranking da derrubada de árvores na região, com 83,57 km² de devastação nos dois meses analisados - respondendo por 47% do total. 
Pelas informações do órgão, as áreas de alerta nos estados do Acre, do Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima e de Tocantins foram identificadas mesmo com uma cobertura de nuvens em quase 50% do território investigado no período. Entre novembro e abril, período em que as chuvas são mais constantes na Amazônia, as imagens ficam relativamente comprometidas. Essa é a justificativa utilizada pelo Inpe para não comparar resultados entre diferentes meses.
Os técnicos do instituto afirmam que a limitação meteorológica e a resolução relativa de captação de imagens - de 250 metros, permitindo captar apenas áreas maiores que 25 hectares -, são compensadas pela frequência de informações repassadas aos órgãos de fiscalização, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“A menor resolução dos sensores usados pelo Deter é compensada pela capacidade de observação diária, que torna o sistema uma ferramenta ideal para informar rapidamente aos órgãos de fiscalização sobre novos desmatamentos”, destacou em nota a assessoria do Inpe.
As imagens captadas pelos satélites utilizados pelo instituto permitem a visualização de áreas de corte raso, quando há a retirada completa da floresta nativa em uma área, e de evidências de degradação pela extração de madeira ou incêndios florestais, que tipificam o processo de desmatamento na região.
O presidente do Ibama, Volney Zanardi Junior, vai detalhar ainda hoje (6) os dados divulgados pelo Inpe. A principal preocupação das autoridades responsáveis pelo combate aos crimes ambientais na região é explicar à população que nem todo alerta é uma comprovação de que há desmatamento.
Nos últimos balanços divulgados, o governo vem destacando um esforço para integrar informações nacionais e estaduais. A derrubada de árvores em determinadas áreas pode ter a licença dos órgãos ambientais locais, o que deixaria de configurar crime.
Agência Brasil

IByte promove campanha de arrecadação de alimentos para flagelados da seca

 

A Ibyte, loja localizada no Shopping Recife, está com uma campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas da seca e conclama a população para fazer doações. Até o dia 12 de maio, todas as Ibytes, espalhadas pelo Nordeste, estarão recebendo doações de alimentos não perecíveis. E o melhor: a cada alimento doado pela população, a Ibyte doará outro.
O Nordeste brasileiro está enfrentando a pior seca dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetados. Em Pernambuco, passa de 100 o número de municípios atingidos pela estiagem. A falta de chuva penaliza milhares de famílias de agricultores nordestinos, uma situação cada vez mais grave. Devido às lavouras perdidas, ao gado que morre de fome e de sede, a população tem passado por dificuldades, muitas vezes com falta de água até para beber.
Ao final da campanha, os alimentos serão entregues para a Defesa Civil local, que fará a doação diretamente às vítimas da seca.
Como ajudar - Doação de alimentos não perecíveis
Onde: Ibyte Shopping Recife
Rua Padre Carapuceiro, Loja B017P
2º Piso – Boa Viagem
Informações pelo Telefone: 3048.7725
Sobre a Ibyte
A Ibyte é a empresa de tecnologia que mais cresce no Nordeste. Além do Ceará, hoje são 15 lojas de varejo distribuídas nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e, desde dezembro de 2012, em Pernambuco. Em menos de 1 ano, a empresa duplicou o número de lojas na região.

Sistema Alto do Céu paralisa hoje

A Compesa vai paralisar o Sistema Alto do Céu na próxima segunda-feira (6), a partir das 22h, para a instalação de equipamento e realização de manutenções nas redes elétrica e mecânica em unidades que integram o sistema. A ação, que segue até as 20h da quarta-feira (8), vai provocar falta de água em bairros da Zona Norte do Recife e em Jardim Paulista, em Paulista.


Será instalado um  medidor de vazão em uma adutora de 1.000 milímetros que leva água bruta da estação elevatória (sistema de bombeamento) de Monjope, em Igarassu, para a Estação de Tratamento de  Água do Sistema Alto do Céu, no bairro do Fundão, Recife. Com esse equipamento, a companhia terá um acompanhamento mais efetivo da quantidade de água que é  transportada, permitindo maior controle operacional.
A Compesa vai mobilizar uma equipe de 20 profissionais para executar todos os serviços. Informações e dúvidas: 0800 081 0195.
A seguir, as áreas que serão afetadas com a paralisação:
LOCALIDADES AFETADAS PELA PARADA DE ALTO DO CÉU
SETOR 2 - SEM ÁGUA EM 07/05


Aflitos
Tamarineira




Água Fria
Jaqueira




Mangabeira
Bomba do Hemetério




Arruda
Beberibe




Cajueiro
Campina do Barreto




Encruzilhada
Fundão




Ponto de Parada
Porto da Madeira




Espinheiro
Hipódromo




Rosarinho
Torreão




Campo Grande







SETOR 1 - SEM ÁGUA EM 08/05

Parnamirim
Casa Forte

Casa Amarela
Poço da Panela

Santana
Monteiro

Alto Santa Isabel
Macaxeira

Alto do Mandu
Dois Irmãos

Apipucos




MORROS DA ZONA NORTE - SEM ÁGUA EM 07/05 E 08/05


Córrego da Padaria
Córrego Bombeirense
Córrego da Calma
Córrego Central
Córrego do Euclides
Córrego do Ouro
Alto do Pascoal
Alto do Brasil
Alto José Bonifácio
Alto Itaúna
Alto da Conquista
Alto do Tiro
Alto do Deodato
Alto Santa Terezinha
Alto José do Pinho
Jardim Paulista (Paulista)






 Imprensa Compesa