terça-feira, 21 de maio de 2024
Música: Vagi Rossi homenageia o Rei do Brega
Vagi Rossi é um personagem criado e interpretado pelo ator e produtor artístico pernambucano Edmilson Costa que vem produzindo, criando e atuando para teatro e televisão desde meados de 1990. Entre os filmes produzidos, dirigidos e atuados por ele estão, A fogueira das paixões (exibido na TV Guararapes/PE), A páscoa de Pixin (Especial da semana santa da TV Guararapes/PE), A anunciação (Especial de natal da TV Jornal/PE).
O personagem caricato e divertido criado por Edmilson Costa é uma Homenagem ao Grande cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi, que se consagrou como “ O Rei do Brega” deixando uma carreira sólida e uma discografia de mais de 30 discos.
O personagem Vagi Rossi vem atuando há mais de 15 anos no meio artístico. Dentre esses 15, 11 anos atuou no programa humorístico “Papeiro da Cinderela”. Participou do filme Reginaldo Rossi Meu Grande Amor , que foi exibido na Rede Globo, Recebeu condecoração da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco pela contribuição à Música Brega Romântica, Recebeu homenagem da FIARC – Feira Internacional de Artesanato e Cultura e atualmente além de atuar vem se apresentando com o show tributo “ CantaRei “.
Álvaro Porto celebra os 124 anos de Quipapá e entrega nova ambulância ao município
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, neste domingo (19.05), das comemorações dos 124 anos de emancipação política de Quipapá, na Mata Sul. Ao lado do prefeito Pité, do deputado federal André Ferreira, de vereadores e lideranças locais, o deputado marcou presença na cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura e fez entrega de nova ambulância ao município, adquirida com recursos de emenda do seu mandato.
Em seguida, Porto acompanhou a inauguração do Equipe Emulti Terezinha Costa Chapoval, centro público de saúde multidisciplinar viabilizado por emenda federal. O equipamento é estruturado para oferecer atendimento médico (em diversas especialidades), fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outras áreas.
“Quipapá vem crescendo a cada dia, ganhando obras estruturadoras, equipamentos de saúde e ações sociais e culturais, tendo destaque em toda Mata Sul. Parabéns ao prefeito Pité pela administração séria e eficiente, e ao povo de Quipapá pela grande comemoração dos 124 anos. Vamos seguir trabalhando juntos pelo desenvolvimento do município”, disse.
Fotos: Lucas Patrício
Desafios do profissional de RH na Era da Infelicidade no Trabalho
Funcionários desmotivados e insatisfeitos tornaram-se uma realidade comum em muitas organizações. O mundo hoje convive com demandas do mercado de trabalho cada vez mais exigentes e dinâmicas, inúmeras transformações que vieram com o pós-pandemia e a ascensão de um fenômeno preocupante, que traduz esta espécie de ‘desânimo comum’, que afeta os profissionais. Este abatimento foi denominado pelos especialistas de comportamento como a Era da Infelicidade (ou unhappy era, em inglês).
Incômodo, este cenário de infelicidade generalizada nos ambientes de trabalho, seja na rotina presencial ou online, se apresenta como um grande desafio para as empresas, pois tende a comprometer não só o bem-estar individual do trabalhador, mas também o desempenho coletivo e o crescimento, e até a própria manutenção, do negócio.
Mais uma vez, é exigida uma atuação eficiente do profissional de Recursos Humanos (RH) para resgatar o equilíbrio das relações no ambiente de trabalho, tornando-o novamente saudável e propício à convivência de qualidade do time, o que reflete em mais produtividade.
Felipe Mançano, CEO da Grow Group, destaca que para o funcionário alcançar bons resultados, ele deve estar feliz. “Parece algo óbvio, mas não é assim que o mundo corporativo tratou as coisas até então. Isso é algo muito recente. Hoje sabemos que o trabalho é algo importante não apenas para ganhar dinheiro, mas principalmente para que sejamos felizes. Porque se eu for feliz, vou alcançar meu sucesso”, diz.
O novo conceito vem da Psicologia Positiva, que aborda questões como felicidade, bem-estar, satisfação com a vida, resiliência e virtudes pessoais. As novas gerações, e também as startups, muitas vezes, já nascem alinhadas a esta dinâmica, que desperta a atenção das organizações mais tradicionais.
Ao profissional de RH passa a ser exigido um olhar mais amplo, que ultrapassa a busca por resultados diretos para a corporação, abarcando a preocupação com o gerenciamento das carreiras dos colaboradores, alinhando as habilidades e aspirações individuais aos objetivos organizacionais. Oferecer programas de desenvolvimento, oportunidades de capacitação e feedback construtivo pode contribuir muito para uma atmosfera mais harmônica e feliz no trabalho. “Nesse mundo de oportunidades, se você não tiver uma autoavaliação muito profunda, buscar o autoconhecimento, seu propósito e para onde quer direcionar a sua vida de uma forma geral, você pode se perder e entrar nessa dinâmica da infelicidade e desgaste extremos”, explica Mançano.
O RH contribui diretamente no planejamento de estratégias para o desenvolvimento profissional e pessoal, bem como na identificação das necessidades e anseios da equipe. E em muitos casos, isso vai passar pela seleção e contratação de novos talentos, etapa em que a Psicologia Positiva também se aplica. “Isso tem sido exercitado por meio de formatos inovadores de seleção, como os Boot Recruiters, por exemplo. Realizando uma imersão com os participantes, seguindo uma metodologia específica, é possível tornar o processo mais leve e permitir que os recrutadores avaliem mais naturalmente a performance das pessoas, tendo como referência as atitudes preferenciais propostas pela companhia”, finaliza o CEO da Grow.
O formato baseado na Psicologia Positiva vem sendo utilizado pela Grow Group em seleção de trainees para a Magnum Tires, uma das maiores distribuidoras de pneus e câmeras de ar do Brasil com mais de 30 anos de mercado.
O processo seletivo contemplará análise curricular e entrevista para profissionais com idades de 22 a 32 anos. Em seguinda, será realizado um boot camp, nos dias 6 e 7 de julho, para 60 candidatos, dos quais dez finalistas participarão do programa de trainee com duração de 18 meses, sendo preparados para posições de liderança e para a expansão da empresa nos próximos anos. As inscrições para o Magnum Now estão abertas até 31 de maio pelo link: https://parceiros.magnumtires.com.br/magnumnow2024.
“Esses tipos de recrutamento têm sido cada vez mais necessários para engajar as pessoas a participarem do projeto. Toda a jornada de participação, de troca, vira um grande game, em que os participantes são convidados a prototipar soluções, abordando situações diferentes de gestão, baseadas no que eles vão vivenciar na empresa. É um formato que tem ajudado a fazer escolhas mais assertivas”, comenta.
EMPRESA - A Grow Group é uma holding de empresas especializadas em Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de pessoas e Consultoria para RHs, liderada pelo CEO Felipe Mançano - um pioneiro no uso de estratégias de felicidade corporativa no Brasil. Desde 2015, a empresa foca o desenvolvimento de carreira pessoal, auxiliando corporações a impulsionarem a trajetória profissional de seus talentos.
A Grow já intermediou mais de 2,7 mil conexões entre pessoas e oportunidades no Brasil, na Argentina, no Chile e nos Estados Unidos, e engloba três empresas: a Grow Consulting, que preserva o DNA do grupo, com programas de consultoria para times de RH, conselhos administrativos e recrutamento e seleção de profissionais de cargos gerenciais e C-levels; a Grow Inova Hub, que oferece metodologias ágeis como base e método para programas de recrutamento, seleção e retenção de talentos e, por último, a Grow Careers, especializada no público B2B, com programas voltados para o desenvolvimento de carreiras e mentorias para profissionais que buscam se recolocar no mercado ou migrar de área.
Maio Roxo: desafios no diagnóstico e prevenção do câncer de intestino
O Maio Roxo é o mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais, que quando não são detectadas e cuidadas, podem evoluir para o câncer de intestino. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, estima-se que, em cada ano do triênio de 2023 a 2025, mais de 45 mil casos de câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, sejam diagnosticados no Brasil. No Nordeste, a estimativa é de 7.030, enquanto em Pernambuco, 1.180 casos devem ser diagnosticados anualmente durante o período, com maior incidência em pessoas acima de 50 anos.
O câncer de intestino é o terceiro tipo de câncer mais frequente no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, do câncer de próstata nos homens e do câncer de mama nas mulheres. Apesar de ser altamente curável, o diagnóstico tardio ainda é um grande desafio para a cura. “Quando a doença é identificada em seus estágios iniciais, as chances de sucesso no tratamento são muito maiores. No entanto, muitos pacientes só descobrem o câncer quando ele já está em estágio avançado e o prognóstico é menos favorável”, aponta o médico oncologista Diogo Sales, da Oncoclínicas em Recife.
Um dos principais desafios para o diagnóstico precoce do câncer de intestino, segundo o especialista, é a falta de acesso à colonoscopia, o exame considerado padrão ouro para a detecção da doença. O procedimento permite ao médico visualizar o interior do intestino grosso e remover pólipos, que podem se transformar em câncer. “Se pensarmos em termos de SUS, a grande dificuldade hoje no Brasil é que todas as pessoas acima de 45 anos, que é a faixa etária indicada, tenham acesso à colonoscopia, de forma a diagnosticar o câncer de forma inicial”, aponta.
Fatores de risco, sintomas e prevenção
Existem diversos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de intestino, como idade avançada, histórico familiar, doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn e colite ulcerativa), dieta rica em carnes vermelhas e processadas, consumo excessivo de álcool, tabagismo e sedentarismo.
“Os sintomas do câncer de intestino podem ser inespecíficos e, muitas vezes, confundidos com outras condições. Entre os principais sintomas estão mudança no hábito intestinal, como diarreia, constipação ou alternância entre os dois, sangue nas fezes, dor ou desconforto abdominal, perda de peso sem causa aparente, fadiga e anemia”, explica o oncologista.
Diogo Sales aponta que a prevenção do câncer de intestino é possível através da adoção de hábitos saudáveis, como manter um peso adequado, já que o excesso de peso corporal é um fator de risco para o desenvolvimento da doença, e adotar uma dieta rica em fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal.
“A prática da atividade física também é importante, pois ajuda a manter o peso corporal sob controle e fortalece o sistema imunológico. Outro ponto é evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, que são dois dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, incluindo o de intestino”, finaliza.
Sobre a Oncoclínicas&Co
A Oncoclínicas&Co. - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 635 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer.
A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. Além disso, a Oncoclínicas passou a integrar a carteira do IDIVERSA, índice recém-lançado pela B3, a bolsa de valores do Brasil, que destaca o desempenho de empresas comprometidas com a diversidade de gênero e raça.
Sudene recebe 142 propostas de projetos para o Inova mulher
Recife (PE) – O edital Inova Mulher, lançado pela Sudene para valorizar o protagonismo feminino no ambiente de inovação e empreendedorismo do Nordeste, recebeu 142 propostas. O balanço foi divulgado nesta segunda (20) pela equipe técnica vinculada à Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas, responsável pela execução deste projeto. Todos os 11 estados da área de atuação da Sudene foram representados com o envio de propostas.
“No exercício de sua missão, a Sudene precisa criar instrumentos focados na redução das desigualdades de gênero que, infelizmente, ainda estão presentes em nossa região. A partir desta experiência, que é inédita na história recente da Autarquia, vamos aprimorar bastante nossa atuação neste sentido”, comentou o superintendente Danilo Cabral.
A Sudene pretende selecionar os 51 projetos mais bem classificados, sendo escolhidos cinco representantes de cada estado nordestino. Espírito Santo e Minas Gerais responderão com três propostas cada. O valor máximo de financiamento de cada uma das iniciativas é de até R$ 80 mil.
“A submissão de propostas superou as expectativas, pois chegamos a quase o triplo de projetos que serão aprovados. A próxima etapa, que já está ocorrendo, é a análise dos projetos pela comissão de avaliação. A diversidade dos temas faz acreditar que a Sudene acertou em distribuir as temáticas e as linhas setoriais de forma a contribuir com projetos diversificados, dando oportunidade às mulheres, especialmente aquelas de grupos minoritários sociais”, analisou a coordenadora-geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, Rafaella Arcila de Melo.
Na fase de avaliação das ideias submetidas, serão analisados itens como a aderência das ideias ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o grau de inovação do projeto e os impactos sociais gerados pela proposta.
O edital Inova Mulher é uma das iniciativas da Sudene para criar oportunidades de afirmação do empreendedorismo feminino, estratégia prevista no Plano Regional elaborado pela instituição federal. As linhas temáticas para a apresentação dos projetos foram bioeconomia, educação e economia criativa.
O resultado parcial com os projetos selecionados será divulgado no dia 6 de junho. O cronograma completo está disponível no site da Sudene (www.gov.br/sudene).
Imprensa Sudene
Edmo Neves representa Vitória de Santo Antão na Marcha dos Prefeitos a Brasília
O vice-prefeito de Vitória de Santo Antão já está na capital federal para a XXV edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento começa nesta segunda e segue até a próxima quinta (23) no Centro de Convenções Internacionais do Brasil (CCIB).
“Vim a pedido do nosso prefeito Paulo Roberto, que segue em Vitória atuando fortemente nas frentes de trabalho que estão gerando o desenvolvimento exponencial da nossa cidade. E que bom que ele pode contar com um vice-prefeito que o representa neste momento junto aos mais de três mil gestores municipais que estão aqui em Brasília”, destacou o professor Edmo.
A Marcha será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Os quatro dias de evento contam com uma programação variada, com discussões sobre diversos temas, entre os quais Vitória vai participar no tocante ao financiamento para educação, práticas inteligentes na gestão dos municípios, compras públicas da agricultura familiar, por exemplo.
“Estamos aqui em busca de conhecimentos que serão aplicados em Vitória. Atuamos sob a liderança do prefeito nesse planejamento necessário para o futuro da cidade. Além das palestras, temos aqui diversas instituições de crédito que apresentam soluções inteligentes para os municípios”, destacou Neves.
A Confederação Nacional dos Municípios estima que serão mais de 50 arenas técnicas para debater temáticas do cotidiano de uma administração municipal, debatendo as pautas políticas e prioritárias para os municípios.
Ainda dá tempo de destinar parte do IR para os projetos da Fundação Terra
Os integrantes da diretoria da Fundação Terra estão mobilizados para destacar a importância das doações via imposto de renda, especialmente neste período de prazo final da entrega das declarações que se encerram no próximo dia 31 de maio.
A presidente Ana Flávia Bretas, reforça a importância das doações para o trabalho assistencial que a Fundação Terra desenvolve há 40 anos. “Estamos otimistas e confiantes em atrair mais doações, contribuições e avançar com novos projetos, mantendo nossas ações em desenvolvimento, tanto em Arcoverde (PE) quanto em Maracanaú (CE), onde também operamos em prol dos mais necessitados ", explica Bretas.
A presidente destaca a relevância do dispositivo previsto pela legislação, que permite a destinação do imposto devido para os Conselhos de Contribuintes dos municípios, beneficiando diretamente instituições de assistência social, como a Fundação Terra.
A entidade tem se destacado como um importante instrumento de proteção e apoio aos mais necessitados, conforme preconizado pela Lei Orgânica da Assistência Social, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Pessoa Idosa e demais legislações de assistência social. E foram muitas as conquistas alcançadas pela Fundação Terra, tendo como base apenas o ano de 2023. Na Saúde, por exemplo, contabilizou mais de 120 mil procedimentos. Na Educação, atendeu 1.590 crianças e adolescentes, do ensino infantil, fundamental e de atividades complementares. Na área Social, levou apoio a mais de 62 mil pessoas em vulnerabilidade social e mais de 9.500 ações sociais com doações.
Os interessados em destinar parte do Imposto de Renda para os projetos da Fundação Terra podem conferir o passo a passo acessando o site fundacaoterra.org.br ou entrar em contato pelo (87) 99991.1914.
Poeta Hugo Dubeux promove oficina de escrita poética e ações literárias gratuitas no Recife
Projeto de circulação do livro “Existe um Homem Selvagem” acontecerá em espaços de fomento à cultura para democratizar temáticas sobre patriarcado, masculinidades, machismo, LGBTfobia e racismo
O escritor e poeta Hugo Dubeux, enraizado no Recife, promoverá a circulação do livro de poesia de sua autoria intitulado “Existe um Homem Selvagem”, com a realização de ações gratuitas em espaços de fomento à cultura da capital pernambucana. A ideia é que o trajeto por onde se encaminhará o projeto semeie questionamentos sobre o patriarcado. “Como homens se tornam homens? O que eles têm representado na sociedade? Ao mesmo tempo que opressores, que feridas lhes habitam?”. Esses são alguns questionamentos do autor a uma sociedade enrijecida em machismos, LGBTfobias, racismos.
O projeto “Literatura Recifense Itinerante” tem incentivo da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura do Recife.
No sábado (25), às 9h, o artista fará uma apresentação de sua obra literária, seguida de debate aberto com o público e recital poético, na Praça da Várzea, zona oeste do Recife, em parceria com o GEMA, grupo da psicologia na UFPE que pesquisa gênero e masculinidades. Haverá, ainda, a distribuição gratuita de alguns exemplares do livro para o público presente.
Também no sábado (25), às 14h, a ação de apresentação do livro e desdobramentos segue para a biblioteca comunitária da Associação Cultural Esportiva Social Amigos (ACESA ONG), situada no Alto José Bonifácio, com um momento de troca, diálogo aberto, roda de conversa, recital poético e partilha do processo criativo entre o escritor e os jovens integrantes da entidade, com idade acima de 16 anos. Lá também haverá a distribuição de alguns exemplares. Em seguida, às 15h, o grupo terá a oportunidade de participar de uma oficina de escrita poética também ministrada por Hugo Dubeux.
No dia 03 de junho (segunda-feira), às 19h, uma oficina de escrita poética será ministrada pelo escritor de forma on-line, por meio da plataforma ZOOM, gratuitamente.
No total, 20 vagas estão disponibilizadas para o público no geral e as inscrições podem ser efetuadas por meio do link disponível no Instagram de Hugo Dubeux (@hugodubeux) ou em seu site www.hugodubeux.com. Poderão participar pessoas acima de dezesseis anos.
Acontecerão, ainda, duas ações de debate do livro e oficina de escrita poética. No dia 06 de junho (quinta-feira), iniciando às 9h, a escola EREM Amaury de Medeiros, em Afogados, receberá o projeto em parceria com a biblioteca comunitária Educ Guri, localizada no bairro da Mangueira. Esta biblioteca se compreende como “um lugar onde os livros ganham vida e a imaginação voa livremente”. É parceira por democratizar a literatura e defender a justiça social.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através do Núcleo do Cuidado Humano, receberá a ação possivelmente no segundo semestre. Todas atividades estão sendo divulgadas no Instagram do autor do livro (@hugodubeux) e nas redes sociais das instituições parceiras (@gemaufpe @acesaong @biblioeducguri @nchufrpe).
Ao todo, serão distribuídos 120 livros gratuitamente nos espaços onde acontecerão as ações. O intuito do autor em realizar os encontros é a democratização de acesso à literatura recifense, aproximando o escritor ao público e estimulando o debate acerca das temáticas abordadas no livro.
Sobre a oficina de escrita poética - A oficina ministrada por Hugo Dubeux busca desenvolver uma sensibilidade para a poesia que já habita a vida. Propõe olhar para os detalhes, os encantamentos, as asperezas. Atravessar o cotidiano com poesia para a ele não sucumbir. Olhar para as imagens presentes no dia-a-dia e a sensação do contato com estas imagens. A oficina buscará também mecanismos e práticas de escrita que facilitem o afunilamento desta poesia vista no mundo, para palavras postas no papel. O uso da palavra como um escultor devolve à pedra, e aos olhos humanos, o encantamento com a vida. Haverá, ainda, práticas de arteterapia. Algumas obras de poetas locais serão referências, como de Cida Pedrosa, Miró da Muribeca, Bell Puã, Fred Caju, Luna Vitrolira, além do próprio facilitador.
“A palavra atravessada como caminho de encontro com a poesia. A poesia não posta como algo sagrado, distante de homens e mulheres. A poesia terrena, do cotidiano, e a palavra como revelação e experiência da alma deste cotidiano. A poesia enquanto prática política, filosófica, e criativa, de construção de um olhar sobre a vida”, explica Hugo Dubeux.
Sobre o livro “Existe um Homem Selvagem” - Buscando a fuga ao homem moderno industrial, machista, a obra nasce em defesa de um “resgate” decolonial, enfrentando o significado colonial de “selvagem” enquanto ser violento, desrespeitoso, agressivo. Com isso, o livro navega por uma poética de denúncia, enfrentamento e proposição, dividida em quatro capítulos e um epílogo.
O primeiro, “O ar de pulmão meu”, trata da importância da encarnação em sua própria existência, para construção de uma força motora de autogestão da vida. Se propõe a uma poética decolonial em busca da essência do que cada ser tem em si, para além das regras e tabus sociais.
O segundo, “Exílios”, trata da reprodução do papel de homem tal qual o dominante no discurso hegemônico colonial, oprimindo diversidades e existências. Também sobre certas formas de masculinidades e opressões coloniais enquanto tóxicas para os relacionamentos e a sociedade.
Já o terceiro capítulo, “Um garotinho alado, de tocha acesa”, abarca a influência do patriarcado e da colonialidade nos corpos. Desenha uma discussão poética sobre a libertação das repressões como fluxo livre de energia no corpo.
O quarto capítulo, Amores e Utopias, apresenta como o patriarcado e a colonialidade propõem rótulos para consolidação de seres ainda mais individualistas, violentos, e como é importante o resgate do amor para fortalecer os laços humanos que são cada vez mais frágeis. Resgata o amor como forma de luta e enfrentamento decolonial, em direção a um novo amanhã.
O epílogo, Aceno, é um poema único do adulto assumidamente bissexual, emocionalmente mais maduro, conversando com sua criança que não compreendia e não sabia como deixar fluir toda sua sensibilidade masculina.
“A arte, jogando o olhar para nossas intenções sobre a poesia, é também construída enquanto resistência e afirmação de novos paradigmas. Vivemos em um sistema patriarcal e colonial, opressor sobre as existências que não sejam da normatividade cis, heterossexual e branca. A reprodução deste sistema se dá a partir de homens e mulheres, e é inegável o grande papel dos homens para o reproduzir. Assim sendo, é impossível se pensar uma transformação mais complexa da sociedade sem que estes homens também passem pelo processo de luta contra as opressões de um sistema patriarcal e colonial. É a partir destes entendimentos que eu escrevi o livro”, detalha Hugo Dubeux. Mais informações sobre o autor e o livro: www.hugodubeux.com.
Sobre Hugo Dubeux – É escritor e poeta, mas também arteterapeuta e produtor cultural. Compreende a arte em seu lugar fundamental de digestão sobre a vida. Tem facilitado oficinas sobre processo criativo, ainda sobre as interrelações corpo-escrita, grupos de homens para debaterem masculinidades e patriarcado a partir da expressão artística, entre outras. Recita e escreve seus poemas, também, em um sentido político e filosófico de reencantar o mundo em beleza, e justiça.
SERVIÇO:
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA
25/05 (sábado), às 15h, na ACESA ONG
03/06 (segunda-feira), às 19h, on-line
06/06 (quinta-feira), 10h30, na escola EREM Amaury de Medeiros, em Afogados (parceria com a biblioteca comunitária Educ Guri)
A definir na Universidade Federal Rural de Pernambuco (através do Núcleo do Cuidado Humano)
Idade: acima de 16 anos
**Mais informações sobre inscrições no perfil do artista no Instagram: @hugodubeux
APRESENTAÇÃO DO LIVRO, DEBATE E RECITAL POÉTICO (com distribuição de alguns exemplares)
25/05 (sábado), às 9h na Praça da Várzea e às 14h na ACESA – Rua Alto da Conquista, 303, Alto José Bonifácio
06/06 (quinta-feira), 9h, na escola EREM Amaury de Medeiros, em Afogados (parceria com a biblioteca comunitária Educ Guri)
A definir na Universidade Federal Rural de Pernambuco (através do Núcleo do Cuidado Humano)
Combate ao abuso sexual infantil é tema de ação
O combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes vai ser tema de palestra no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. A ação, aberta ao público, está sendo organizada pelo curso de Psicologia da instituição e vai acontecer no dia 22 de maio, às 19h, no auditório.
A escolha do tema tem relação com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A data foi instituída pela Lei nº 9.970, em 2000. Desde então, o referido mês é marcado por ações em todo o país com o objetivo de sensibilizar a população acerca da temática, por meio da campanha Maio Laranja. Na Unit-PE, o evento está sendo orientado pela professora Clarice Spencer e pela coordenadora do curso de Psicologia, Ana Paula Noriko.
O seminário contará com a participação de quatro convidados, com a abertura de espaço para debate, em seguida. A primeira palestrante será Luanna Cruz, psicóloga clínica e social, especialista em Saúde Mental e em Intervenções Clínicas na Abordagem Psicanalítica. Outro convidado será Eduardo Paysan, educador social, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Serviço Social. A terceira participante será Eveline Catão, médica legista responsável pelo setor de Sexologia Forense do Instituto de Medicina Legal Antônio Persivo Cunha. Por fim, haverá a participação de Jason Sousa, presidente do Conselho Tutelar de Jaboatão dos Guararapes (PE).
Para participar do seminário, é preciso se inscrever no seguinte link: https://encr.pw/PalestraPsicologia.
Abuso sexual infantil
Dados recentes apontam que, a cada hora, três crianças são vítimas de abuso no Brasil e cerca de 51% delas têm entre 1 e 5 anos de idade. Além disso, aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes sofrem exploração sexual e apenas 7,5% desses casos são denunciados.
A professora Clarice Spencer, que faz parte da Coordenação Experiência Extensionista da Unit-PE, destaca maneiras de prevenir e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com ela, é importante que haja um fortalecimento da rede de garantia de direitos desses jovens e dos vínculos familiares e comunitários de confiança. “Também é importante uma psicoeducação contínua para a população, que seja adequada à linguagem de cada faixa etária, sobre as formas de violência, propagando ainda mais meios de denunciar e solicitar ajuda”, complementa.
Vem aí: O Último Cigarro no Teatro Hermilo Borba Filho
Nosso encontro já tem data: 16 de junho, 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho. O espetáculo é um romance dramático, para maiores de 14 anos, que conta a história do casal Luisa e Ricardo. A obra inédita estreou no Rio de Janeiro em abril de 2024, reestreando agora com apresentação única no Recife.
A peça foi escrita pelo autor carioca Aloísio Villar, realizada pelo coletivo Akasha de Teatro, adaptada e interpretada por artistas nordestinos, a pernambucana Rafaela Quintino e o baiano Stephan Levita, e dirigida pela pernambucana e pelo paulista, Eduarda Bertulino e Renan Furfles, respectivamente.
🎟️ Ingressos: 40,00 (inteira) e 20,00 (meia) – Vendas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/o-ultimo-cigarro/2457132).
Mais informações pelo whatsapp: (81) 98878-5228 📞
FICHA TÉCNICA
Autor: Aloisio Villar
Direção Artística: Eduarda Bertulino e Renan Furfles
Elenco: Rafaela Quintino e Stephan Levita
Direção de Produção: Rafaela Quintino e Renan Furfles
Produção: João Rosa, Neluce Sedicias, Jéssica Nóbrega, Amanda Francyy, Kayo Winicius, Danda Pinheiro, Alisson Valquírio, Ananda Castro e Mael Souza
Sonoplastia: Gabriel Levi
Iluminação: Gui Vicente
Direção de Fotografia: Surama Negromonte
Design Gráfico: Rafaela Quintino
Assessoria de Imprensa: Aurora Comunica
Hairnor 2024: Encontro de Tendências e Negócios na Beleza Nordestina
Entre os dias 2 e 4 de junho, o Centro de Convenções de Pernambuco será palco da 12ª edição da Hairnor – Feira de Beleza do Nordeste, um evento que promete agitar o cenário com uma movimentação estimada em R$ 60 milhões em negócios. Com lançamentos de produtos, demonstrações práticas, atividades educativas e apresentação das últimas tendências do universo da estética e beleza, a feira é um ponto de encontro imperdível para comerciantes, empresários, lojistas e profissionais do setor, esperando receber cerca de 60 mil visitantes ao longo dos três dias.
"Estamos orgulhosos de contar com a presença de marcas renomadas como Prohall e Braé, juntamente com outras já conhecidas que abrangem diversos segmentos, como Santa Clara, Lizze, Vizzela, entre outras. Essa diversidade nos faz acreditar firmemente que estamos preparando mais um evento de grande sucesso", enfatiza Bruna Miranda, diretora da Hairnor.
A expectativa se estende para a presença de até 60 mil participantes durante os três dias de atividades. Parte desse público é composta por visitantes de diversas cidades pernambucanas, como Água Preta, Araripina/Bodocó, Barreiros, Cabo, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Itapissuma, João Alfredo, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Petrolina/Salgueiro/Serra Talhada, Timbaúba, entre outras, além de estados vizinhos como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia, que participam da feira através de caravanas.
Com um ambiente propício para a realização de negócios e troca de conhecimento, a Hairnor oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam se manter atualizados sobre as últimas inovações e tendências do setor de beleza e estética. Além disso, a feira visa fortalecer o mercado regional, proporcionando visibilidade para empresas locais e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
Para garantir a presença no evento, os interessados podem adquirir o ingresso para os três dias (domingo, segunda e terça-feira) pelo valor de R$ 45, disponível para compra através do site oficial da Hairnor. A participação nesse encontro promete ser uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, consolidando a Hairnor como um dos principais eventos do setor no Nordeste brasileiro.
Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil
A Sodiê Doces, maior franquia de bolos artesanais do Brasil, reconhecida por suas inovações no segmento de confeitaria, lança este mês de maio, a sua linha exclusiva de Bolos Regionais, composta por sete novos sabores que homenageiam as tradições culinárias de cinco regiões do país. Esse lançamento celebra a rica gastronomia brasileira, oferecendo aos consumidores uma experiência única de sabor e tradição.
Entre as novidades, #164 Cuca Crumble com Goiabada e Moça, bolo tradicional na região Sul, que combina a textura característica da cuca com crumble e goiabada, complementada pelo sabor doce do Leite Moça®️.
A região Sudeste é representada pelo #155 Parmesão e Doce de Leite, feito com massa branca, esse bolo traz recheios de brigadeiro de queijo parmesão e doce de leite, cobertos com mousse branca, doce de leite e queijo parmesão ralado.
#154 Abóbora com Cocada é da região Centro-Oeste. Esse bolo consiste em massa branca com recheios de cocada misturada ao doce de abóbora, com uma cobertura de mousse branca, doce de abóbora e coco em fita.
O Nordeste traz o #157 Bolo Cartola: elaborado com massa branca, recheios de Moça®️ churros e mousse branca com banana caramelizada e queijo coalho. A cobertura combina mousse branca, banana caramelizada, açúcar com canela e queijo coalho. E também o #156 Tapioca com Coco e Moça, que homenageia o tradicional prato nordestino. Esse bolo é feito de tapioca e decorado com leite condensado Moça®️ e finalizado com coco em fita.
A região Norte tem #158 Bolo de Cupuaçu com Castanha-do-Pará, que traz massa branca, recheios de brigadeiro de cupuaçu e mousse branca com castanha do Pará, cobertura de mousse branca e geleia de cupuaçu com castanhas. Outro lançamento do Norte é o #159 Bolo Delícia de Castanha Trufado: feito com massa de chocolate, possui recheios de brigadeiro e mousse de chocolate com castanhas do Pará, cobertura de trufado de chocolate ao leite e brigadeiro com castanha.
Refletindo a autenticidade e riqueza dos ingredientes locais de suas respectivas regiões, Cleusa Maria da Silva, fundadora da Sodiê Doces, destaca a importância dos lançamentos: “Na Sodiê, buscamos continuamente trazer novidades que ressoem com o gosto e a memória afetiva de nossos clientes. Esses novos sabores são uma celebração da nossa diversidade culinária, permitindo que brasileiros de todas as partes se sintam em casa, independentemente de onde estejam”, afirma.
Esses lançamentos foram desenvolvidos em colaboração com a Nestlé, reforçando o compromisso da Sodiê em oferecer produtos de alta qualidade. A linha se junta ao diversificado cardápio da rede, que já conta com mais de 80 sabores, incluindo opções Zero Açúcar, receitas caseiras, versões veganas, além de uma variada seleção de docinhos, balas de coco, tortas açucaradas, uma exclusiva carta de cafés e uma completa linha de salgados.
No Recife, a Sodiê fica na Galeria Derby Center I (Rua Joaquim Nabuco, 409, loja 15 – Derby), e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h.
Os pedidos podem ser feitos e retirados na loja ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (81 99906-9339) e/ou iFood. Mais informações: 81 3877-9788 e @sodiedocesrecife.
Sodiê Doces - A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 372 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva - SP). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2023 com faturamento de 640 milhões de reais, registrando crescimento de 15% em comparação com 2022 (560 milhões de reais) e 30 novas unidades.
Site: www.sodiedoces.com.br
Pedro Campos visita Camaragibe e reforça apoio a Paulo André na disputa da prefeitura
O deputado federal Pedro Campos (PSB) esteve em Camaragibe para reforçar seu apoio a pré-candidatura a prefeito do município em torno do nome de Paulo André (PSB). A visita marcada inicialmente com um café da manhã acompanhada por diversas representatividades políticas e empresariais do município, em seguida seguiram em uma caminhada pelo principal centro comercial da cidade, evidenciando com isso a articulação política do PSB em Camaragibe, consolidando cada vez mais a presença do partido nas próximas eleições municipais.
Pedro Campos, acompanhou Paulo André juntamente com o ex-prefeito João Lemos, lideranças e pré candidatos a vereadores em uma caminhada pelas principais vias de Camaragibe.
Durante a visita, ambos verificaram de perto as demandas da população e discutiram idéias para o desenvolvimento local. A presença de Campos simboliza a importância que o PSB está dando à pré- candidatura de Paulo André a prefeito, haja vista, a história é referência política que ele tem na cidade é visto como a melhor opção para renovação administrativa municipal.
“A gestão atual tem deixado muito a desejar em diversos aspectos de extrema necessidade para a população de Camaragibe, enquanto vereador não consigo tudo que apresento na câmara como ideia para minha cidade ”, criticou Paulo André.
“Estamos enfrentando problemas sérios com buracos nas vias principais da cidade, total ausência nos cuidados com as paradas do BRT, estamos praticamente sem transporte público Municipal, além da total deficiência na saúde do município. Cobramos um novo ordenamento urbano que atenda às reais necessidades dos moradores já faz anos”, destacou o pré-candidato.
Durante o percurso, Pedro Campos e Paulo André ouviram atentamente as queixas dos comerciantes e moradores, que apontaram a falta de investimentos e o descaso com a infra-estrutura da cidade. A iniciativa de Pedro Campos junto ao pré-candidato Paulo André, reflete a estratégia do partido de fortalecer sua base em Camaragibe, para unir as boas práticas das administrações de João Campos, em Recife e Vinicius Labanca, em São Lourenço da Mata, levando essa mesma ideia para Camaragibe.
Pedro Campos enfatizou que Paulo André, representa a renovação e o comprometimento com uma gestão eficiente que a cidade tanto espera. “Estamos aqui para mostrar que o PSB está ao lado do povo de Camaragibe e que Paulo André tem nosso total apoio.
Acreditamos que por sua trajetória politica de sucesso no município, ele tem a capacidade de transformar essa cidade e trazer o progresso que todos esperam”, afirmou o deputado.
A visita de Pedro Campos a Camaragibe é um claro sinal do engajamento do PSB na eleição municipal, onde a movimentação política junto a Paulo Andre reforça a importância de Camaragibe no cenário estadual para fortalecimento do PSB em Pernambuco.
Alepe realiza mutirão de combate e prevenção ao Glaucoma
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) abre, nesta terça-feira (21/05), o agendamento para quem deseja participar gratuitamente do mutirão de consultas, exames oftalmológicos e encaminhamento para tratamento do Glaucoma. No ‘Maio Verde da Alepe’ serão oferecidos 300 atendimentos que vão ocorrer de 27 a 29 deste mês. A ação é voltada aos servidores da Casa Joaquim Nabuco e público em geral.
Os agendamentos serão realizados exclusivamente pelos telefones (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026 no horário de funcionamento da Alepe, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas. O mutirão é direcionado a pessoas a partir dos 12 anos, diabéticos, hipertensos, com miopia elevada, glaucoma em família e/ou suspeita da doença.
Serão disponibilizados gratuitamente consultas oftalmológicas com foco no Glaucoma, exames como avaliação de acuidade (teste da capacidade visual), refração completa (para saber grau), exame de movimentos oculares (avaliação do alinhamento dos olhos), tonômetro de sopro (para medir a pressão do olho), dentre outros.
A ação é coordenada pela Superintendência de Saúde da Alepe em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), entidade responsável pelo tratamento da doença após avaliação e identificação médica durante o mutirão.
*Cegueira*
O glaucoma é uma doença silenciosa e sem cura que não apresenta sintomas de forma precoce. Dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma revelam que cerca de 1,5 milhão de pessoas têm a doença no Brasil. Os oftalmologistas alertam ser o Glaucoma a principal causa de cegueira e deficiência visual irreversível, sendo fundamental a necessidade de um diagnóstico precoce para retardar o avanço da doença.
Para o primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia, o mutirão é importante para alertar a população sobre a importância das consultas e exames. “Nem todo mundo tem acesso aos serviços necessários para identificar e cuidar do glaucoma. A Alepe fará esse atendimento gratuitamente à população”, enfatizou.
Na avaliação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, o diagnóstico precoce é essencial para evitar a perda da visão e o surgimento de outras doenças. “Nossa preocupação em promover saúde tem sido constante. Por isso o mutirão de combate ao glaucoma entra no calendário de atividades da Casa, oferecendo de forma gratuita exames, diagnósticos, encaminhamentos para tratamento e informações sobre prevenção e cuidados com a visão”, destacou Álvaro.
*Serviço:*
Mutirão da Alepe de combate ao Glaucoma
Agendamento: 21 de maio (terça-feira)
Telefones disponíveis: (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026, no horário de funcionamento da Alepe, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas
O mutirão ocorrerá de 27 a 29 de maio das 9h ao meio-dia e das 13h às 16 horas
Local: Hall do edifício Miguel Arraes/Alepe
Imprensa Alepe
Loja Bitsy inaugura em novo espaço
A empresária Kaline Alcântara, à frente da Bitsy, inaugura, nesta quarta (22), sua multimarcas em novo endereço. A loja agora está dentro do Espaço 46, no Shopping Rio Mar, e aposta em marca de calçados queridinha das mamães. Em breve, também abre nova loja, em Boa Viagem.
Prefeitura de Garanhuns prorroga inscrições para os Editais do FIG 2024
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, prorroga as inscrições para os Editais Convocatórios do 32º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Atendendo a solicitação de membros da classe artística e produtores culturais em geral, a medida estende o prazo final para inscrições até a próxima quarta-feira (22). Os editais estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Garanhuns, na Aba Editais Cultura (garanhuns.pe.gov.br/editaiscultura).
Para o Edital Nacional do FIG, as inscrições podem ser realizadas de forma on-line até às 18h da quarta-feira, por meio da Plataforma Prosas. O link de acesso está disponível no Portal da Prefeitura de Garanhuns. Já as inscrições do Edital Municipal podem ser realizadas de forma online, pela Plataforma Prosas, ou presencialmente, na Secretaria de Cultura, localizada na rua Siqueira Campos, nº 76, bairro Santo Antônio, das 09h às 15h.
O Edital Convocatório do Festival Gospel – Ano III também está com as inscrições prorrogadas, pois está incluído no processo do Edital Municipal do 32º Festival de Inverno de Garanhuns. Podem participar artistas, bandas e grupos do segmento gospel de Garanhuns.
Imprensa Garanhuns
Auxílio Reconstrução para famílias no Rio Grande do Sul
_O que é?_
Apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul.
_Quem tem direito?_
As famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios em situação de calamidade ou emergência
_Como vai funcionar_
1. O município envia para o Governo Federal os dados de cada família, informando seus membros e o endereço completo. Aqui, ele deve identificar o nome do responsável pela família, de preferência uma mulher.
2. A pessoa identificada como responsável pela família acessa o sistema utilizando sua conta GovBr e confirma os dados.
3. Após a confirmação, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento.
4. As pessoas que possuem conta na Caixa receberão o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.
_Dúvidas?_
1. Quando vou receber?
A data do pagamento depende do envio das informações pelos municípios, o processamento dos dados, e a confirmação dos dados pela família. Quanto antes a prefeitura enviar os dados e a família confirmar no sistema, mais rápido o dinheiro entra na conta.
O sistema para recebimento das informações das prefeituras começa a operar dia 22/05 e o sistema para confirmação das informações pelas famílias entra no ar dia 27/05.
2. Preciso abrir conta bancária?
Não. A Caixa Econômica abrirá uma conta poupança social digital automaticamente em nome do beneficiário. Se a pessoa já tiver conta na Caixa, o dinheiro será depositado nessa conta.
3. Sou beneficiário do Programa Bolsa Família. Vou receber o auxílio reconstrução?
O auxílio reconstrução é voltado para famílias que tiveram que sair de suas casas e buscar abrigos ou ir para casa de amigos e parentes devido às chuvas e perderam parte ou todos seus bens. Beneficiários do Beneficiários do Bolsa Família que estiverem nessa situação poderão receber o auxílio.
Beneficiários do Bolsa Família que não estiverem nessas situações, não são elegíveis para o auxílio reconstrução.
4. Estou recebendo seguro-desemprego. Posso receber o auxílio reconstrução?
Sim. Se for morador de área atingida informada pela prefeitura, teve que sair de sua casa e perdeu bens com a chuva, você poderá receber o auxílio reconstrução.
5. Preciso estar no Cadastro Único para receber o auxílio reconstrução?
Não. Para receber o auxílio, basta a prefeitura informar os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas das áreas atingidas, com endereço completo comprovado.
6. Moro na mesma casa com minha esposa e filhos. Nós dois temos direito de receber o auxílio reconstrução?
Não. Cada família pode receber apenas um auxílio reconstrução. O recebimento de mais de um auxílio reconstrução por família constitui fraude, sujeito a sanções penais e cíveis cabíveis, além de ressarcir à União o valor do Apoio Financeiro recebido.
7. Como vou saber se a prefeitura enviou dados da minha família?
A partir do dia 27/05, você poderá acessar o sistema usando login e senha do GovBr e neste sistema você será informado se os dados de sua família já foram enviados.
8. Serei avisado para entrar no sistema para confirmar os dados?
Recomendamos que acesse o sistema periodicamente. Além disso, sugerimos que baixe o aplicativo do GovBr em seu celular e o mantenha atualizado.
9. Existe alguma regra para uso do dinheiro?
Não. O Auxílio Reconstrução é uma ajuda do Governo Federal para que as famílias possam retomar suas vidas, para quem perdeu geladeira, fogão, televisão, sofá, colchão possa comprar esses bens, para quem teve a casa parcialmente destruída possa fazer uma pequena reforma. Cada família sabe a melhor forma de utilizar o recurso.
Agenda da semana na Sala de Reboco
*SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.*
As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fone 99949-8687. Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h (sextas-feiras e sábados) e até às 18h (nos domingos)! Após este horário, elas serão liberadas.
Nosso horário de funcionamento é:
*sextas e sábados: das 21h às 04h da madrugada*.
*domingos: das 16h às 22h*.
Nos domingos, temos promoções para *mulheres e estudantes (apresentando a carteirinha) que chegarem até às 18h!*
Simbora forrozar…
👇
Consumo de álcool aumenta no Brasil, aponta Ministério da Saúde
O consumo de álcool realmente aumentou no Brasil: é o que revela o relatório Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. O levantamento aponta um aumento do consumo abusivo de álcool quando comparado com os anos anteriores.
Entre pessoas do sexo masculino, este aumento foi de 25% para 27,3% no período, e entre pessoas do sexo feminino este aumento foi de 12,7% para 15,2%. Quando se comparam os anos de 2010 e 2023, nota-se que houve um aumento significativo do consumo abusivo entre as mulheres, ao passo que, entre os homens, observa-se estabilidade. Esse aumento do consumo pelas mulheres reflete-se no aumento geral percebido ao longo do período, sendo ponto especial de atenção.
Os perigos do excesso
Especialistas alertam para os perigos do aumento do consumo de álcool no Brasil. Valdice de Matos Souza, nutricionista da Wyden, enumera os principais riscos à saúde associados a esse comportamento. "Aumento de peso, síndrome metabólica, doenças no fígado, problemas gastrointestinais, entre vários outros", destaca.
Ela explica, ainda, que o impacto vai além das consequências imediatas, afetando a nutrição e o funcionamento do organismo a longo prazo. "A maioria dos órgãos afetados pelo consumo excessivo de álcool está ligada ao trato gastrointestinal. Os riscos de desenvolver carências nutricionais, principalmente desnutrição, são enormes", explica Valdice.
Estratégias para uma vida equilibrada
Diante desses desafios, quais estratégias alimentares podem ajudar a minimizar os danos causados pelo consumo excessivo de álcool? A nutricionista destaca algumas orientações importantes: "Não consumir bebida alcoólica com estômago vazio, aumentar a ingestão hídrica no dia seguinte ao consumo excessivo, preferir alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico e adotar uma alimentação mais saudável, evitando industrializados e bebidas açucaradas."
Em Igarassu, evento celebra a paz com atividades para a população
Nesta terça-feira (21), às 16h, acontece a sexta edição do Abraço da Paz de Igarassu no Sítio Histórico de Igarassu com o lema “Vamos Precisar de Todo Mundo”, em celebração ao Dia Municipal da Paz.
A ação, que recebe o apoio da prefeitura de Igarassu e é realizada pelo projeto comunitário Mãos Promovendo a Paz, Grupo GAS e Coletivo Rala Coco Maria, proporciona um momento de união com o abraço da paz e uma cerimônia das pétalas da Flor da Paz, em que serão vinte e quatro jovens em círculo com mudas frutíferas, representando os vinte e quatro fusos horários e o planeta Terra.
O Dia Municipal da Paz comemora vinte e quatro anos de criação e pertence a toda a cidade. Esse marco é uma oportunidade para se construir novas histórias, refletir sobre os atos passados que moldaram o presente que vivemos e convida a todos a pensar coletivamente em um futuro melhor para a sociedade através do diálogo e respeito.
Foto: Edmario Jobat
Imprensa Igarassu PE
Campanha de doação de livros para crianças do Sertão é prorrogada no RioMar Recife
Para além da programação com a presença de Lázaro Ramos, Djamila Ribeiro e Chico César e homenagem a autoras e autores negros, o Festival RioMar de Literatura ultrapassa os limites do Teatro RioMar e ganha contornos de solidariedade por um prazo ainda maior. A campanha de doação de livros infantis e juvenis novos ou usados em bom estado promovida pelo RioMar Recife, em parceria com a ONG Amigos no Sertão, foi prorrogada e seguirá até o dia 31 de maio. O ponto de arrecadação está no SAC, no Piso L1, e os livros arrecadados serão doados para crianças que moram no Sertão de Pernambuco.
Assim como na edição do ano passado do Festival RioMar de Literatura, o RioMar Recife promove uma campanha de arrecadação de livros literários infantis e juvenis que serão doados para crianças que moram no Sertão de Pernambuco, através da ONG Amigos no Sertão. Poderão ser doados livros infantis e juvenis de qualquer gênero literário, não sendo válidos livros didáticos. Para fazer a doação, basta levar os livros novos ou usados em bom estado de conservação e colocar no baú que ficará localizado no SAC do RioMar Recife até o dia 31 de maio.
O RioMar Recife tem em sua cultura o estímulo à solidariedade através de campanhas de arrecadação e doações em diversas épocas do ano. Já a ONG Amigos no Sertão (@amigosnosertao) trabalha há nove anos com ações sociais com os sertanejos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além de levar doações de roupas, alimentos, materiais de higiene e limpeza, os livros também fazem parte das campanhas da instituição.
Comissão do Senado aprova Política Nacional de Educação com Bolsa Permanência
O Senado deu mais um passo para a criação da Pnaes - Política Nacional de Assistência Estudantil, voltada a oferecer condições para que os estudantes possam dar prosseguimento aos estudos após a fase escolar. O projeto foi aprovado nesta terça-feira (21) na Comissão de Educação e seguirá para análise e votação em Plenário.
O PL 5.395/2023, da Câmara dos Deputados, cria a Bolsa Permanência - um pagamento mensal mínimo para que o estudante possa se manter na educação superior, profissional, científica ou tecnológica.
O valor da bolsa para estudantes do ensino superior se equipara minimamente ao dos bolsistas de iniciação científica (hoje, R$ 700). Estudantes de educação profissional técnica de nível médio receberão bolsa de valor equiparado ao dos bolsistas de iniciação científica júnior (R$ 300). Estudantes indígenas e quilombolas receberão bolsas em dobro.
O programa vai atender a estudantes em qualquer das seguintes condições: egressos da rede pública de educação básica e de nível médio ou da rede privada de educação básica na condição de bolsista integral; integrante de grupo familiar em situação de vulnerabilidade socioeconômica conforme previsto no projeto; alto desempenho acadêmico e esportivo; estrangeiro e refugiado em situação de vulnerabilidade socioeconômica; oriundo de entidade ou abrigo de acolhimento institucional, não adotado em idade de saída; quilombola, indígena ou de comunidades tradicionais.
*EXEMPLO*
De reconhecida atuação política pela educação, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) votou a favor do Pnaes. Ela destacou um outro aspecto favorável do projeto: o possível efeito de estímulo para que os estados tenham suas próprias iniciativas.
“Esse projeto vai servir de referência para os estados que têm universidades estaduais. Porque esse foi um gargalo quando tentamos fazer isso em Pernambuco”, explicou.
Com informações da Agência Senado
Amupe reúne deputados e prefeitos em Brasília
A tradicional reunião entre deputados federais, estaduais e prefeitos e prefeitas organizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) aconteceu nesta terça-feira, 21 de maio, em Brasília. Na oportunidade, os gestores solicitaram aos parlamentares apoios de diversas frentes na pauta municipalista, a exemplo da Proposta de Emenda à Constituição 66/2024, conhecida como a PEC da desoneração. A prefeita de Surubim e 1ª tesoureira da Amupe, Ana Célia coordenou os trabalhos.
Na oportunidade também foram discutidas a PEC 25/22, que dispõe sobre o 1,5% adicional do Fundo de Participação dos Municípios, a ser distribuído no mês de março, o Projeto de Lei Complementar, PLP 98/23, que visa definir os casos em que contratações e parcelas firmadas pelo poder público não entram no cômputo dos gastos de pessoal com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os parlamentares foram unânimes quanto ao apoio às pautas prioritárias dos prefeitos pernambucanos, colocando seus gabinetes à disposição dos gestores e gestoras.
Cerca de 50 prefeitos assistiram a sessão, onde estiveram presentes os deputados federais Augusto Coutinho, Fernando Monteiro, Waldemar Oliveira, Maria Arraes, Eriberto Medeiros, Carlos Veras e Mendonça Filho, além do senador Humberto Costa. Da bancada estadual, participaram da reunião os deputados Eriberto Filho, Rodrigo Farias, João de Nadegi e Joãozinho Tenório.
Imprensa Amupe
Fotos: Cláudio Gomes
São João do SIMEPE
Está tudo pronto para a primeira celebração junina na capital pernambucana, Recife, no próximo dia 23 de maio, a partir das 20h, no Classic Hall, em Olinda, organizada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).
As atrações do evento estão confirmadas: banda Magníficos, Katia Cilene e Juarez, garantindo muito forró, xote e baião para os convidados. O Simepe preparou uma festa especial, com luzes e cores, que valoriza a tradição das raízes culturais de Pernambuco.
Os ingressos continuam disponíveis através do WhatsApp (81) 982042314, apenas para os médicos e médicas associados (as).
A entidade sindical também elaborou um calendário de eventos que irão celebrar as tradições nordestinas ao longo dos meses de maio e junho nas cidades de Petrolina, Araripina, Caruaru, Serra Talhada, Ouricuri e Garanhuns.
*Serviço*
São João dos Médicos do Simepe
Local: Classic Hall - Olinda
Dia: 23/05/2024
Hora: 20h
Ilê Aiyê se prepara para turnê mundial comemorativa, a começar pela África
A força do canto de resistência cinquentenário do bloco Ilê Aiyê vai fazer história bem distante da Bahia nos próximos meses. Os tambores do bloco afro mais antigo do Brasil irão tocar forte no peito de africanos, alemães, portugueses, irlandeses, escoceses, holandeses, ingleses, espanhóis e italianos entre os dias 24 de junho e 31 de julho, quando o mais belo dos belos faz turnê internacional comemorativa aos seus 50 anos pela África e Europa, num total de 14 shows.
Para pedir bênçãos e garantir caminhos abertos do outro lado do Atlântico, a primeira parada é aos pés da Mãe África. Duas apresentações em Marrocos (24 e 28/06), na cidade de Essaouira – localizada na costa sudoeste de Marrocos – abrem a turnê do Ilê Aiyê. Os shows acontecem no tradicional festival de música local, o Gnaoua World Music Festival, e a expectativa é de uma celebração musical embalada pelo clima de reverência ao continente-mãe, fonte de inspiração, onde tudo começou.
"O público de fora é muito receptivo, porque a música é universal. É gratificante ver as pessoas cantando junto com a gente em espaços lotados, nos reconhecendo na rua e nos cumprimentando. É sempre uma experiência muito gratificante, ainda mais nessa turnê, em que o Ilê é o grande aniversariante do ano", comenta Antônio Carlos Vovô, presidente da entidade.
Depois da África, a parada seguinte é em outro país que tem sua história entrelaçada com a do Brasil: Portugal. O show de música e beleza do negão do Curuzu será no dia 30 de junho, no Festival Pé na Terra, na Vila da Fuseta, em Faro. Trata-se de um evento que acontece há 12 anos e celebra a cultura lusófona em pleno verão europeu. É lá que o Ilê Aiyê vai chegar em seu esplendor para mostrar seu canto alegre e combatente.
*Gingado irlandês* - Na sequência (04/07), será a vez dos irlandeses treinarem o gingado ao som do samba afro da Band’Aiyê. A apresentação será no icônico clube de música ao vivo de Dublin, o Button Factory, local que já recebeu grandes nomes da música local e internacional.
De lá, o destino é a subversiva Amsterdã (05/07), na Holanda, onde o show do Ilê acontece no Psicotrópicos Festival, evento que consagra a potência da música brasileira na Europa, com atrações que desafiam as disparidades sociais, de gênero e políticas.
Já no dia 6 de julho, a apresentação revolucionária da pérola negra do Brasil será na apreciada e belíssima Paris, na França, na famosa casa de shows Pan Piper. No dia seguinte, 7 de julho, será em Berlim que os alemães assistirão ao espetáculo cênico-musical do bloco afro no House of World Cultures, centro nacional para a apresentação e discussão de artes contemporâneas internacionais.
Ainda na Alemanha, no dia 12 de julho, o icônico bloco antirracista é atração no maior festival de samba fora do Brasil, o Festival Internacional de Samba em Coburgo, que atrai cerca de 200.000 visitantes todo ano. Nesta edição, o festival dedica o Prêmio Humano ao presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô.
*Nos castelos da Escócia* - A parada seguinte vai fazer a percussão do Ilê retumbar e estremecer os castelos da Escócia, onde a Band’Aiyê se apresenta no Festival de Carnaval de Edimburgo no dia 14 de julho. De volta a Portugal, no dia 20 de julho, a apresentação será no Mimo Festival, na cidade de Amarante. E no dia 25 de julho, será em Lisboa que o Ilê Aiyê vai contaminar a todos com sua vibração musical única no Clube Oriental de Lisboa.
O famoso centro de arte Barbican Centre, em Londres, é onde o Ilê Aiyê mostra seu show de música, dança e luta social aos britânicos no dia 26 de julho. E no dia seguinte, 27, já na Espanha, o cinquentão é atração dos concertos de música brasileira do Nits de Brasil em Barcelona.
A última parada é na barulhenta, calorosa e alegre Itália, na cidade portuária de Bari, no sul do país. É lá que acontece o Festambiente Festival, que une música, cinema e exposições num dos festivais italianos mais esperados do verão. Nesse clima de celebração, no dia 31 de julho, o Ilê Aiyê sobe ao palco para revelar como chegou aos 50 anos em pleno vigor, pronto para mais 50 anos de luta pela libertação e empoderamento do povo negro.
*ILÊ 50 ANOS PELO MUNDO*
*TURNÊ 2024*
24 JUN - ESSAOUIRA, MARROCOS - GNAOUA FESTIVAL
28 JUN - ESSAOUIRA, MARROCOS - GNAOUA FESTIVAL
30 JUN - FUSETA, FARO, PORTUGAL - FESTIVAL PÉ NA TERRA
04 JUL - DUBLIN, IRLANDA - BUTTON FACTORY
05 JUL - AMSTERDÃ, HOLANDA - PSICOTRÓPICO FESTIVAL
06 JUL - PARIS, FRANÇA - PAN PIPER
07 JUL - BERLIM, ALEMANHA - HOUSE OF WORLD CULTURES
12 JUL - COBURGO, ALEMANHA - SAMBA FESTIVAL
14 JUL - EDIMBURGO, ESCÓCIA - EDINBURGH JAZZ & BLUES / FESTIVAL CARNIVAL
20 JUL - AMARANTE, PORTUGAL - MIMO FESTIVAL
25 JUL - LISBOA, PORTUGAL - CLUBE ORIENTAL DE LISBOA
26 JUL - LONDRES, REINO UNIDO - BARBICAN CENTRE
27 JUL - BARCELONA, ESPANHA - NITS DE BRASIL / SEU DEL DISTRICTE DE NOU BARRIS
31 JUL - BARI, ITÁLIA - FESTAMBIENTE FESTIVAL
Prefeito de Utinga - BA, Joyuson Vieira, Realiza Grandes Obras de Infraestrutura na Cidade
A prefeitura de Utinga, sob a gestão do prefeito Joyuson Vieira, está conduzindo um dos maiores projetos de infraestrutura já realizados no município.
Este projeto ambicioso inclui construções e revitalizações de praças, escolas e unidades de saúde, pavimentação de bairros na sede e povoados na zona rural, além da manutenção de estradas vicinais, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores.
As obras de pavimentação estão em andamento nos povoados de Lagoa Bonita e nos bairros Liberdade e Maria Neta. As praças dos povoados de Umburana, Cambuí, Buriti e Riachão estão sendo concluídas, tudo com o objetivo de melhorar a mobilidade e eliminar poeira e buracos, proporcionando maior conforto aos residentes. Na área de lazer, a construção das praças São José e Liberdade busca criar espaços de descanso para adultos e diversão para as crianças.
Além disso, o novo Centro Administrativo de Utinga segue em ritmo acelerado, visando modernização e conforto para a população. A PMU está focada também na recuperação das estradas vicinais, que frequentemente se deterioram durante os períodos chuvosos. “Estamos trabalhando duro para recuperar nossas estradas. Afinal, estradas vicinais acabam em períodos chuvosos”, destacou Joyuson Vieira.
Entre outras ações, destacam-se o calçamento no núcleo rural das comunidades Lagoa Bonita, São Roque e Riachão e a reforma da Praça Alcides Porfírio, uma das maiores intervenções da atual gestão. Essas iniciativas visam garantir a segurança de pedestres e motoristas, melhorando significativamente a infraestrutura local e beneficiando toda a comunidade.
Esses investimentos são parte do compromisso da administração de proporcionar mais qualidade de vida, segurança, conforto e lazer para os habitantes de Utinga.
Primeira edição da corrida do Empreendedor de Afogados da Ingazeira - PE acontece em junho
No próximo dia 09 de junho de 2024, o município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, receberá um evento que promete unir esporte e muita energia. O evento tem como objetivo incentivar a prática da corrida de rua, visando uma melhor qualidade de vida, lazer e saúde. São dois percursos, o de 5 km e 10 km, pelas principais ruas do centro da cidade, com largada e chegada na praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. A largada ocorre às 06h00 da manhã, com atividades de alongamento e aquecimento a partir das 05h30 da manhã.
A 1ª edição da corrida empreendedora, promovida pela empresaria Jakellyne Quidute, da JQ Contabilidade, continua com as inscrições abertas no valor de R$ 79,90. Empreendedores podem se inscrever via formulário on-line no Google Forms. Segundo o regulamento, os três primeiros atletas colocados na categoria Geral da corrida de 05 km e 10 km, masculino e feminino receberão a premiação de medalhas de acordo com sua colocação e um valor que pode chegar a R$300,00 (trezentos reais). O kit de participação será entregue na sexta-feira, 07 de junho, das 17h às 21h, na Avenida Rio Branco (ponto de concentração).
A empresária e contadora Jakellyne Quidute enfatiza a importância deste evento para a prática de esportes local, destacando visar uma melhor qualidade de vida, lazer e saúde.
“Esta iniciativa veio pra ficar, unindo e interagindo grandes empreendedores da cidade, um evento que vai além das corridas usuais, unindo esporte, solidariedade e o espírito de comunidade em cada passo dado nas ruas de Afogados da Ingazeira”, ressaltou a empresária.
*SERVIÇO:
Primeira edição da corrida do Empreendedor de Afogados da Ingazeira - PE acontece em junho*
*LOCAL:* Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara – Afogados da Ingazeira - PE
*QUANDO:* 09 de junho de 2024
*ENTRADA:* R$ 79,90
*HORÁRIO:* a partir das 05h30 da manhã
*INFORMAÇÕES:* https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckSFip46ABKb739I2valbMO9N8BQFjoiOUuSeaQ_WSdAgK7Q/viewform?usp=sf_link
BBQ Show, o renomado festival de churrasco open food, chega ao Recife pela primeira vez
O evento, conhecido como o maior do Norte-Nordeste, acontecerá no dia 27 de julho, no Parador, a partir das 15h. Com uma mega estrutura montada, que inclui mais de 20 estações de carne, bares e palco para shows ao vivo, promete uma experiência gastronômica e musical incrível.
Originário de Fortaleza, no Ceará, o festival atrai multidões, reunindo cerca de 2 mil pessoas em cada edição. Os visitantes desfrutarão de seis horas de open food, com variedade de carnes preparadas por chefs renomados de várias partes do país, além de opções musicais diversificadas.
Os ingressos estão à venda nas lojas Esposende e online no site Bilheteria Digital, com preços de R$ 165 para adultos e R$ 65 para crianças a partir de 5 anos.
Assinar:
Postagens (Atom)