Visando a acessibilidade do teatro por meio de metodologías inclusivas, de temática afrocentrada e poética contracolonial, a artista Agrinez Melo abre inscrições online até o sábado (25), para a oficina “Poética Matricial dos Orixás e Encantados”. A ação tem como alvo pessoas com mobilidade reduzida, cegos, surdos, pessoas periféricas, pretas, indígenas, e LGBTQIAPN+, de toda Região Metropolitana do Recife. Com realização nos dias 03, 04, 05 e 06 de junho no Centro Cultural Benfica, a formação é oferecida gratuitamente para maiores de 16 anos, com capacidade para 25 pessoas, totalizando 20 horas de carga horária.
A oficina é viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, através do Edital de Fomento de Formação Cultural e Direitos Humanos, organizado pelo Governo do Estado de Pernambuco. O projeto será realizado pela primeira vez na cidade de Recife, com o objetivo de preencher uma lacuna na formação teatral, focalizando na inclusão de públicos que, por várias questões, enfrentam dificuldades em acessar o teatro e a formação artística. O resumo da vivência será disponibilizado de forma acessível em Libras e audiodescrição nas redes sociais da artista e no canal de YouTube "I Pele Ti O Dun".
A atividade surge da necessidade de criar uma formação teatral inclusiva, em resposta à realidade colonizada e excludente que envolve a vivência teatral em Pernambuco. Desde 2015, a atriz, professora, diretora e pesquisadora de teatro, Agrinez Melo, vem realizando ações pedagógicas com o intuito de democratizar o acesso ao teatro e seus elementos técnicos para todos os públicos.
SERVIÇO:
Centro cultural Benfica
Gratuito
Dias: 03,04,05 e 06 de junho de 2024
Hora: Das 13h ás 18h
Inscrição realizada até o dia 25/05/2024
via Google forms
Divulgação do resultado dos participantes dia 28/05/2024
EQUIPE:
Pesquisadora/oficineira e elaboração de projeto: Agrinez Melo
Designer gráfico, fotografia, edição vídeo e rede social: Talles Ribeiro
Interprete de Libras: Joselma Santos
Áudio descrição: João Fernando Bonfim
Monitoria: Francisco Bento
Assessoria de Imprensa: Ariel Sobral
Apoio: Departamento de Artes e Teatro Joaquim Cardozo da ProexC