quarta-feira, 16 de agosto de 2023
Deputado Abimael Santos alerta sobre riscos de deslizamento ao visitar o Córrego do Boleiro em Recife
Senac abre inscrições para o curso básico de Libras no Recife
Com demandas propositivas, o vereador Victor André Gomes visita secretário do governo Aldemar Santos para melhorias no Recife
Data limite para envio mensal do PGDAS-D será 21 de agosto
Gravatá celebra a cultura e a gastronomia no Tardes no Polo
Abertas as inscrições do 2º Pedal Ecológico do Arte em Serra do Vento
Repelentes naturais são soluções sustentáveis contra mosquitos
Dani Portela se reúne em Brasília com Ministério das Mulheres e participa da Marcha das Margaridas
Chapa 2 vence as eleições do Cremepe em 2023
Henry e Klauss apresentam show de ilusionismo no Teatro RioMar
Paulista Comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com diversas atividades
Hoje à noite tem live para debater o Mal de Alzheimer
Com especialistas de todo Brasil, Recife sedia evento para debater Direito Previdenciário
Prefeito de Goiana assina ordem de serviço para reforma e revitalização da praça Duque de Caxias
Educação do Paulista adquire 28 novos freezers para as escolas
Prefeitura de Belo Jardim oferece oficina sobre “Como sair das dívidas e se tornar um investidor inteligente”
Superlive de Aniversário Ferreira Costa
Em Paulista, Prefeitura viabiliza a implantação de loja do Grupo Mateus, no Janga
Deputado José Patriota repercute na Alepe diminuição da arrecadação dos municípios
O deputado estadual José Patriota (PSB) usou a tribuna durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta semana para falar sobre a diminuição da arrecadação dos municípios pernambucanos. Já tendo sido prefeito por dois mandatos de Afogados da Ingazeira, ele ressaltou a gravidade da situação, já que as prefeituras tiveram redução de 34% no recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de julho e 20% em agosto; o que gerou preocupação nas gestões municipais, principalmente nas cidades menores, onde o FPM tem maior impacto nas contas públicas.
O deputado leu a nota da diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a qual foi presidente por 10 anos, dirigida ao Governo Federal e Governo Estadual, em que a associação expressa sua preocupação com os municípios, muitos com dificuldades de pagar até a folha de funcionários. “Não adianta apenas liberar as emendas parlamentares. Precisamos de planos e programas e projetos efetivos e políticas permanentes que aumentem a arrecadação dos municípios”, afirmou Patriota em seu discurso.
Mais cedo, na segunda-feira (14), o deputado esteve na assembleia realizada pela Amupe que reuniu representantes de mais de 100 prefeituras, das 184 de Pernambuco; grande parte da bancada federal do estado e de deputados estaduais. Na reunião foi debatida a queda brusca de receitas municipais, que impactam diretamente no bom andamento dos serviços ofertados à população de Pernambuco. “A previsão das receitas para os próximos meses é ainda mais preocupante. As receitas são advindas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e tiveram uma diminuição de mais de 30%; e de outras contribuições, a exemplo do ICMS, principais fontes de arrecadação de cerca de 85% das prefeituras e que tiveram quedas bruscas”, disse.
Para Patriota, é necessário que a Amupe e os prefeitos e prefeitas pernambucanos se mobilizem para conseguir recursos para as prefeituras. “É preciso que a associação tome uma posição, pressione as câmaras legislativas e os governos executivos em âmbitos estaduais e federais. Da minha parte, me coloco à disposição para ajudar no que for preciso. Independente de cargo, acredito e defendo a pauta municipalista”, concluiu.