quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Dani Portela se reúne em Brasília com Ministério das Mulheres e participa da Marcha das Margaridas


A deputada estadual Dani Portela (PSOL-PE) participou nesta quarta-feira (16) da 7ª edição da Marcha das Margaridas. O evento foi considerado a maior atividade popular de rua já realizada no Distrito Federal e contou com a participação de mais de 200 mil mulheres de todos os estados da Federação e de representantes de 33 países. A parlamentar acompanhou todo o trajeto e se encontrou com diversas parlamentares como a deputada federal Sâmia Bonfim, a deputada estadual Gleide Ângelo, e as vereadoras Liana Cirne, Cida Pedrosa e Elaine Cristina; além das ministras Anielle Franco, Sônia Guajajara e Cida Gonçalves.  

Para a deputada, esse evento demarca um novo tempo para os movimentos sociais no Brasil. "As mulheres foram recebidas na Esplanada dos Ministérios pela primeira-dama Janja Lula e por diversos ministros e ministras. O sentimento geral é muito gratificante porque a Marcha cumpriu o seu papel de afirmar o protagonismo das mulheres, a agenda de luta das mulheres do campo, das florestas, das águas e das cidades. Foi muito positivo", afirmou a parlamentar pernambucana.

Ao final do evento, o movimento apresentou um documento com 13 eixos norteadores que eram: Democracia participativa e soberania popular; Poder e participação política das mulheres; Autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética; Democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios; Vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional; Direito de acesso e uso da biodiversidade, defesa dos bens comuns e proteção da natureza com justiça ambiental e climática; Autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda; Educação pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo; Saúde, previdência e assistência social pública, universal e solidária; Universalização do acesso à internet e inclusão digital; Vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo; e Autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade. 

O que é a Marcha das Margaridas?

A Marcha das Margaridas aconteceu em Brasília (DF), nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, e reuniu mulheres do campo e da pesca para propor políticas públicas que melhor atendam às demandas das agricultoras e agricultores familiares de todo o país e para lutar pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver.

Realizada a partir do ano 2000, com edições também em 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019, a Marcha tem revelado grande capacidade de mobilização e organização de mulheres de todo país. Seu caráter formativo, de denúncia e pressão, e também de proposição, diálogo e negociação política como Estado, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres no Brasil. A marcha acontece sempre no mês de agosto, em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, assassinada em 1983, nesta mesma data, por um matador de aluguel a mando de latifundiários. O crime foi denunciado à Corte Internacional de Direitos Humanos, tornando-se símbolo da luta pelos direitos dos trabalhadores rurais.