terça-feira, 21 de abril de 2020

Central estadual de regulação de leitos duplica capacidade de atendimento

A Central de Regulação de Leitos de Pernambuco, responsável por definir o encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), começa a funcionar em um novo espaço, a partir desta quinta-feira (23.04). O serviço, que até então mantinha instalações na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, passará a ocupar os auditórios do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda. Com a abertura de novas unidades e ampliação de leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19 em Pernambuco, a central de regulação de leitos registrou, nos últimos 30 dias, um aumento de 316% nas solicitações de internamento em todo o Estado.

“Com o aumento da demanda, causado pela pandemia do novo coronavírus, precisávamos dar mais condições de trabalho aos profissionais da regulação para que fizessem seu trabalho de maneira rápida, coordenada e segura. Por isso, estamos dobrando a capacidade de atendimento da central de regulação de leitos”, afirmou o governador Paulo Câmara, lembrando que, mesmo com a dificuldade de encontrar equipamentos no mercado mundial, e diante da lentidão do Governo Federal em atender os pleitos do Estado, em menos de 40 dias o Governo do Estado entregou à população 319 novos leitos de UTI, que serão administrados pela central de regulação.

De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, o Estado saiu de 146 para 361 requerimentos de novos leitos de UTI, e a projeção é de que nesta semana a demanda seja ainda mais intensa, com cerca de 460 solicitações. Exatamente para atender esse volume de trabalho foi necessário ampliar o espaço físico da central de regulação, bem como a contratação de 141 novos profissionais, sendo 64 enfermeiras, 63 médicos e 14 teleatendentes para realizar o cadastramento de informações básicas.

“Tudo isso foi feito no intuito de acelerar a assistência aos doentes e dar uma resposta rápida à situação", acrescentou, lembrando ainda que os 127 novos médicos e enfermeiros que passarão a atuar no processo regulatório na central a partir desta semana foram contratados por seleção pública simplificada.

A central de regulação de leitos, que é acessada pelos médicos por meio de sistema online ou por ligação telefônica, recebe demandas de todas as unidades de saúde do Estado que lidam com casos de urgência/emergência, UTI e obstetrícia, sejam estaduais, municipais, federais ou particulares que prestam serviço ao SUS, com a função de avaliar os casos encaminhados e, a partir daí, indicar o serviço mais adequado ao perfil clínico do paciente.

"Essa ampliação reforça o atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, ao mesmo tempo em que também beneficia toda a rede estadual, já que a central dá continuidade ao atendimento em todas as linhas de cuidado", pontou o secretário-executivo de Regulação da SES-PE, Giliate Coelho Neto. Com o reforço, a central totaliza uma equipe de 230 profissionais.


REDE – De acordo com os dados da Central Regulação de Leitos de Pernambuco, a rede estadual atingiu, na terça-feira passada (21.04), a marca de 646 leitos abertos para assistência aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), suspeitos e confirmados para a Covid-19. Os leitos registram uma ocupação média de 89% e estão divididos em 319 de UTI (99% de ocupação) e 327 de enfermaria (80% de ocupação).

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Tire suas dúvidas sobre calendário eleitoral e serviços remotos para o eleitor

 Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promove, nesta terça-feira (21-04), às 18 horas, o debate Calendário Eleitoral. Além de abordar as datas mais relevantes no processo eleitoral de 2020, o evento vai tratar e tirar dúvidas sobre os novos serviços remotos oferecidos pelo TRE-PE.
Desde a última segunda-feira, através da internet, é possível tirar o primeiro título (alistamento), fazer transferências do local de votação (dentro dos critérios previstos em lei), alterar dados pessoais e regularizar títulos que foram cancelados.
O evento será realizado ao vivo, via Instagram, no canal @ejepeeleicoes2020. Participarão do debate o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, e o coordenador da EJE-PE, Eduardo Japiassú. Os espectadores poderão fazer perguntas e tirar suas dúvidas.
As lives via Instagram são uma alternativa criada pela EJE para aprofundar as discussões no âmbito eleitoral e estimular a participação de todos num momento em que, por causa da Covid-19, as reuniões presenciais não são permitidas.
"Queremos que toda comunidade jurídica se mantenha informada sobre os principais temas relativos ao direito eleitoral. O TRE de Pernambuco está compromissado, durante este período de confinamento social, em promover eventos para prestar informações ao púbico e, sobretudo, aos advogados envolvidos com as eleições", explica o diretor da EJE, o desembargador eleitoral Ruy Trezena Patu Júnior.
Entre no canal @ejepeeleicoes2020, participe e siga a EJE-PE no Instagram.

Mais duas linhas do Corredor Norte/Sul terão mudanças por conta da Covid-19

A partir desta segunda-feira (20) e enquanto durarem as ações restritivas de combate à Covid-19, as linhas de BRT 1962 – TI Abreu e Lima (PCR) e 1976 – TI Pelópidas (PCR) deverão circular com veículos convencionais. As duas operam no Corredor Norte/Sul e mudam, temporariamente, de nome, passando a realizar o embarque e desembarque de passageiros nas calçadas. As linhas do Corredor Leste/Oeste não terão mudanças além das que já foram anunciadas anteriormente.

Os usuários devem ficar atentos, pois, além da alteração provisória no tipo de veículo, as linhas 1962 – TI Abreu e Lima (PCR) e 1976 – TI Pelópidas (PCR) mudam de nome e operarão como 1062 – TI Abreu e Lima (Parador) e 1076 – TI Pelópidas (Parador), respectivamente.

A mudança ocorre devido à queda na demanda de usuários do Corredor Norte/Sul e, com isso, as linhas 1062 – TI Abreu e Lima (Parador) e 1076 – TI Pelópidas (Parador) operarão com veículos convencionais, ou seja, com janelas abertas para circulação e renovação do ar.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife

Doação de máscaras para comunidades em situação de vulnerabilidade

Desde os primeiros casos da COVID-19 e em atenção as recomendações de segurança dos órgãos de saúde, a população passou a consumir mais produtos de higiene e proteção, como álcool em gel e máscaras, fazendo com que logo desapareceram das prateleiras dos supermercados e farmácias. Pensando nisso e para auxiliar a população mais carente que não tem acesso a esses materiais, o Projeto Máscara Amiga confecciona e distribui máscaras de tecido para as comunidades em situação de vulnerabilidade.
As máscaras são produzidas em tecido duplo, com elástico e podem ser lavadas. O projeto conta com doações e trabalho voluntário. Sabendo disso, o Camará Shopping decidiu apoiar mais esta ação de solidariedade, divulgando a iniciativa em suas redes e repassando as informações sobre como contribuir aos seus colaboradores.
O Projeto está captando recursos para aquisição de tecido, linha e aviamentos, além de estar buscando mais costureiros e costureiras voluntários para receber o material para a confecção das máscaras. Já a distribuição, contará com o apoio de agentes de saúde e da população em geral. Atualmente, são vinte pessoas com máquinas de costura disponíveis, três máquinas de corte e uma equipe de doadores e voluntários que cresce a cada dia.
As doações para o projeto podem ser feitas através da Agência 0001, Conta 77484179-9, Banco Nu Pagamentos S.A. (260), em nome de Juliane Barros de Medeiros, CPF: 051.065.864-45 ou pelo Banco do Brasil (001), em nome de Fábio Cosme de Souza Junior, CPF: 094.182.014-96, Ag. 0007-8, Conta corrente: 48.011-8. Se você quiser doar o seu trabalho de costura ou mesmo ser um motoqueiro voluntário, fazendo o delivery do material, pode entrar em contato através do (81) 99728.4750 – Marcelo Uchoa ou (81) 98291.8611 – Juliane Medeiros. O instagram do projeto é o @projetomascaraamiga.


#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [34]

A Gabrielle Soares cuida de alguns animais de estimação e precisa de ajuda pra alimentá-los. O link de sua vakinha é esse a seguir: http://vaka.me/1008778

Leia o depoimento:

Me chamo Gabriele, sou cuidadora e acolhedora de animais. Faço este trabalho junto com minha mãe. Os animais, ficam conosco mesmo, são recolhidos, em diversas situações. Já os encontrei abandonados em estradas de terra, vagando na rua por dias e sem alimentação. Então os trago pra minha casa. Aqui eu cuido de cada um, são meus amigos. Aquilo q para a sociedade não tem valor, eu resgato e cuido. Hj tenho 07 cães, Bob, Bia, Leninha, Brigite, likan, Gisele e Peido. São 06 gatos, 01 Faisão e 01 ganso com deficiência labiopalatal. A ajuda q eu peço, não é para q alguém os adote, pq eles são meus. Eu digo q se alguém pode nos ajudar na aquisição de ração para eles. 

Heineken leva água e cestas básicas para sertão de Pernambuco

O Grupo HEINEKEN e a ONG Amigos do Bem vão levar água mineral a cerca de 130 comunidades vulneráveis do sertão nordestino, nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará. A doação da companhia faz parte de um movimento em prol de auxiliar diferentes frentes de combate à crise gerada pela pandemia de Covid-19, envolvendo ações para a sociedade, colaboradores e toda a cadeia de negócios.
A ONG Amigos do Bem realiza um trabalho de transformação, com inúmeros projetos educacionais, de trabalho e renda, água, moradia e saúde que hoje movimentam a vida de mais de 75 mil pessoas no sertão de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Atuam em diversas áreas a fim de promover uma transformação efetiva na vida dos milhares de pessoas atendidas.
“Neste instante, milhares de famílias passam fome, sede e estão sem nenhum recurso no sertão. Com esta importante ajuda do Grupo HEINEKEN, iremos levar milhares de garrafas de água para 75 mil pessoas que vivem nos 130 povoados atendidos por nós, Amigos do Bem, no sertão nordestino. Se está difícil para nós, imagina para eles. É tempo de união e solidariedade”, afirma Alcione Albanesi, presidente fundadora do Amigos do Bem.
Serão 500 mil garrafas de água mineral, de 500 ml, doadas pelo Grupo HEINEKEN, que chegam às famílias no mês de abril, além de mais de 6 mil cestas básicas no valor de R$ 50,00 cada.
“Estamos unindo esforços em diferentes frentes, porque acreditamos que juntos conseguiremos passar por essa crise, saindo ainda mais fortes como sociedade”, afirma Maurício Giamellaro, CEO do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Técnicos do IPA iniciam os trabalhos emergenciais em Fernando de Noronha

A equipe do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) iniciou, nesta quarta-feira (15), os trabalhos de campo no arquipélago de Fernando de Noronha. A ação visa atender uma demanda inicial de produção de alimentos de ciclo curto, tais como feijão, milho, melão, melancia, verduras, hortaliças e, desta forma, contribuir para a saúde alimentar dos moradores da ilha frente à crise sanitária e econômica provocada pelo Novo Coronavírus.
A iniciativa, realizada por meio da parceria firmada entre o IPA e Administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, será dividida em duas etapas. No primeiro momento, será realizado o cadastramento prévio dos agricultores e georreferenciamento das áreas. Na segunda fase, será realizada a distribuição de sementes selecionadas, plantio, tratos culturais e acompanhamento técnico.
Para a próxima etapa, o IPA contará com o apoio de seis extensionistas que deverão chegar em Noronha próximo dia 25 e darão todo suporte técnico para a realização do plantio o mais célere possível. As equipes do IPA também deverão auxiliar os agricultores locais no cadastramento do auxílio emergencial do Governo Federal, seguindo as orientações da Secretária de Desenvolvimento Agrário, por meio da Portaria SDA N.º 016 de 08/04/20, DOE-PE 09/04/20.
A localidade tem quase que a totalidade dos seus suprimentos provenientes do continente e isso faz com que o custo de vida seja bastante alto, principalmente no que tange aos gêneros alimentícios. O experiente agricultor noronhense, Josinaldo Dantas,48 anos, conhecido como Naldo, destacou o papel da agricultura para a população de Noronha. “Há 20 anos trabalho com agricultura no arquipélago, porém só agora, com essa pandemia, a população despertou da grande necessidade de uma produção local, nem que seja apenas para o consumo das famílias”.
A equipe, formada pelo gerente do Departamento de Assistência Técnica técnicos, Maviael Castro, e pelos extensionistas, Guilherme Almeida (Técnico em Agropecuária) e Marlos Rêgo (Médico Veterinário) aportou na ilha no sábado (11), após cumprir o período inicial de quarentena sanitária, iniciou o georreferenciamento e cadastramento das áreas de plantio no dia de hoje. “Traçamos um protocolo sanitário para as ações com base nas determinações dos órgãos de saúde, de forma a trabalharmos com a máxima segurança tanto para os nossos técnicos, como para os agricultores noronhenses”, destacou Maviael Castro. 

Imprensa IPA

Estudo aponta que, em Pernambuco, mais da metade da Caatinga está perdida

No próximo dia 28 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Caatinga. Mais do que comemoração, a data pede ações urgentes de restauração do bioma. De acordo com dados do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), em Pernambuco, de um total de aproximadamente sete milhões de hectares de Caatinga  mapeados, apenas 46,89% apresenta hoje cobertura florestal, ou seja, mais da metade, 51,06%, foi convertida em áreas para usos agrícolas e pastagens. Nas áreas localizadas às margens de cursos hídricos, denominadas pela lei de proteção à vegetação nativa de Áreas de Preservação Permanente (APPs) onde há a obrigatoriedade de cobertura florestal em toda sua extensão,  apenas 30,3% estão cobertas por floresta. Os 64,3% restantes estão ocupados com atividades agropecuárias. O levantamento faz parte da primeira fase do projeto O Papel da Restauração Ecológica na Sustentabilidade da Caatinga, realizado em parceria com o Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com professores e pesquisadores convidados de diversas Universidades. 
Considerando um total de 60 milhões de hectares distribuídos entre os estados do Nordeste e a região Norte de Minas Gerais, cerca de 40% do bioma foi desmatado e é ocupado por  agricultura e pastagens, e cerca de 20% está em processo ou suscetível à desertificação. O estudo aponta ainda que 37,97% do bioma é ocupado por atividades que têm como destaque as pastagens, e 59,4% dessas áreas são de floresta, enquanto o restante dos territórios está dividido em outros usos. Já em relação às APPs ao longo de toda área mapeada, o estudo demonstra que apenas 50,3% têm cobertura vegetal, enquanto 43,23% estão ocupadas com atividades agropecuárias ilegais. A ausência de vegetação nessas áreas promove um impacto negativo, inclusive às populações humanas do bioma, pois a vegetação assegura a qualidade dos rios, ajudando a reter sedimentos e minimizando os danos causados às calhas, além de ajudar na melhoria da qualidade e disponibilidade hídrica ao longo do ano na região. 
 “Esses dados são preocupantes e denotam a importância de criarmos mais unidades de conservação para preservar o que ainda existe e, além disso, estimular as atividades de restauração”, afirma o coordenador de Projetos do Cepan, Joaquim Freitas. À medida que as fronteiras de desertificação avançam, pressionam a população a situações extremas, podendo chegar até à necessidade de relocação. Segundo os dados do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), a Caatinga é um dos biomas a serem mais afetados pelos efeitos nocivos das mudanças climáticas no mundo. Ainda segundo o órgão, é possível que em cerca de 50 anos, já se inicie um quadro de refugiados do clima. “Esse cenário em que você tem os efeitos prejudiciais das mudanças climáticas agindo no bioma e uma pressão sobre os recursos naturais aliados a um cenário de desmatamento, que está em avanço na região, demanda urgentemente políticas públicas para a sua resolução”, destaca.
Na Caatinga, especialmente, as questões sociais e ambientais se confundem, devido à vulnerabilidade social do bioma. “Quando falamos na Caatinga, estamos nos referindo ao ecossistema semiárido mais populoso do planeta. São cerca de 27 milhões de pessoas morando nessas áreas que, muitas vezes, fazem parte das regiões mais pobres do Brasil e mais carentes de todos os tipos de recursos” reforça. Nessa direção, a análise utilizou a diretriz Nexus, que trabalha os eixos de sustentabilidade hídrica, alimentar e energética, que ajuda a  identificar regiões onde as atividades de restauração florestal podem trazer benefícios para estas temáticas, estendendo-os à população do bioma.  “Os dados são importantíssimos para que atestemos a intrínseca relação entre as atividades de restauração florestal para a garantia da segurança hídrica, energética e alimentar, abordagem fundamental para a garantia de ações executivas de recuperação de áreas degradadas no contexto social do Semiárido brasileiro, defende Severino Ribeiro, diretor-Presidente do Cepan”.
A equipe da UFPE, liderada pelo professor Felipe Melo, vai prosseguir o estudo realizando a validação dos dados coletados junto a atores sociais. Em seguida, será feita uma análise de custos e precificação do cenário necessário para restaurar o bioma. O documento servirá como base para permitir a discussão em diversos níveis, a fim de que haja a aplicação de políticas públicas voltadas a recuperar a Caatinga. “A ideia desse projeto é trazer os primeiros experimentos e modelos de reparação para que tenhamos uma base conceitual e saibamos como efetivamente fazer o trabalho com baixo custo. Ao final, além do documento norteador de políticas públicas, teremos um documento científico e técnico que vai nortear todas as atividades, mostrando as oportunidades identificadas e desafios a serem vencidos”, finaliza Freitas. 

Serviço:

O quê? Dados, inéditos, indicam necessidade urgente de restauração da Caatinga 
Quando? 28 de abril – Dia da Caatinga
Onde? Toda a região semiárida, incluindo os 9 do Nordeste e Norte de Minas Gerais 

Bancos atacados em Catende

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco confirma que na madrugada desta terça-feira (21), as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ambas localizadas em Catende (PE), foram alvos de hinvestidas criminosas. As unidades foram invadidas e tiveram caixas eletrônicos explodidos. As saídas do município foram bloqueadas pelos assaltantes com grampos e carros incendiados para dificultar a ação da polícia. Não temos informações sobre a quantia levada.

Imprensa Bancários PE

Feira e Mercado de Rio Doce recebem operação contra o Novo Coronavírus

A Prefeitura de Olinda realizou uma operação intensiva de higienização com foco no combate à Covid-19,
o Novo Coronavírus. Os alvos nesta segunda-feira (20.04) foram unidades de saúde, o Mercado e a Feira da Primeira Etapa de Rio Doce. Além da distribuição de material de proteção e informativos, funcionários aplicaram água e desinfetante em paredes, piso,
bancas. 


O trabalho de higienização ainda foi realizado em paradas de ônibus, seguindo o planejamento que já
vem sendo executado pela cidade, que conta diariamente com funcionários desenvolvendo o serviço dentro dos coletivos que chegam ao Terminal de Rio Doce e também ao Terminal de Xambá. 


Imprensa Olinda

As atividades contaram com o aparato da Secretaria de Infraestrutura; Secretaria de Saúde; Secretaria
de Comunicação e da Diretoria de Feiras e Mercados - vinculada à Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Vacinação contra a gripe deve imunizar 700 adolescentes da Funase

Em Pernambuco, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está atendendo cerca de 700 adolescentes e jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Esse público, com idades entre 12 e 21 anos, está entre os grupos prioritários para receber a imunização por estar em espaços de privação de liberdade. Além dos internos, 2.055 funcionários do sistema socioeducativo também estão sendo atendidos pela ação. Essa etapa da campanha segue até 8 de maio em todo o Brasil.

Desde quinta (16), já foram atendidos socioeducandos e funcionários do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho e do Case Pirapama, na Região Metropolitana do Recife. Nesta semana, a mesma iniciativa ainda será levada para o Case Jaboatão dos Guararapes e para o Case/Cenip Garanhuns. Os Centros de Internação Provisória (Cenip) da Funase – situados no Recife, em Caruaru, em Garanhuns, em Arcoverde e em Petrolina – também devem ser contemplados pela campanha.

“Sabemos que a vacinação contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas é importante para ajudar os profissionais de saúde a descartar a influenza em alguém com sintomas. Também temos feito o monitoramento diário de jovens com quadros gripais, por meio das equipes da Funase. Desde o ano passado, Pernambuco alcançou o equilíbrio entre o número de vagas e o de socioeducandos atendidos. Não temos unidades socioeducativas superlotadas, o que tem sido uma condição importante na travessia desse cenário de pandemia”, avalia o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

Segundo o Ministério da Saúde, além de adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, são atendidos nesta fase da campanha indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, membros de forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições especiais e reeducandos e servidores do sistema prisional.

Imprensa Funase 

Parceria entre Prefeitura de Olinda e Polícia Militar faz ordenamento das filas na agência da Caixa em Rio Doce

 Para assegurar a preservação de vidas e reduzir o risco de contaminação pela Covid-19¸ a Secretaria de Segurança Urbana, através da Guarda Municipal de Olinda (GMO), a Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda (STT) e Polícia Militar (1° BPM) firmaram mais uma parceria. Dessa vez, o trabalho foi na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Rio Doce.
Além do ordenamento das filas evitando tumultos, os olindenses receberam a recomendação de manterem a distância mínima de 1 metro, conforme preceitua decreto do Governador do Estado. O descumprimento das determinações pode levar a penas maiores. Ao todo participaram três guarnições da GMO, três da Polícia Militar (1° BPM) e uma guarnição da equipe do Trânsito.

Imprensa Olinda

Eleitor já pode solicitar 1º título pela internet

Os eleitores de Pernambuco poderão, pela internet, tirar seu primeiro título (alistamento), fazer a mudança de município (transferência) onde vota, alterar dados pessoais e mudar seu local de votação. Neste último caso, a mudança tem que ser justificada pela necessidade ou facilitação de mobilidade ou revisão para que haja a regularização de uma inscrição que eventualmente tenha sido cancelada.
O prazo para requisitar qualquer mudança termina em 6 de maio próximo, quando há o chamado fechamento do cadastro eleitoral.
A portaria conjunta número 5/2020 (CLIQUE AQUI E LEIA A PORTARIA), que garante o direto dos eleitores de realizar as operações pela internet, resguardando todos os mecanismo de segurança para evitar fraudes, foi assinada no último domingo (19-04) pelo presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, e pelo vice-presidente e corregedor, desembargador Carlos Moraes.
De acordo com o Artigo 6º da Portaria, a coleta de dados biométricos, para os eleitores que ainda não tenham feito esse
procedimento, ocorrerá posteriormente, em convocação realizada pela Justiça Eleitoral, à qual o requerente deverá atender, sob pena de cancelamento ou indeferimento de sua inscrição, ainda que já regularmente processado o requerimento.

Ao permitir e viabilizar os serviços pela internet, a Justiça Eleitoral pretende facilitar a vida do eleitor ao mesmo tempo em que cumpre as determinações das autoridades médicas em meio à pandemia da Covid-19. Todos os atendimentos presenciais do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) estão suspensos para preservar a saúde dos eleitores e servidores.

Imprensa TRE PE

Procon de Olinda oferece atendimento via telefone

Com sua sede física fechada desde a publicação do Decreto Estadual que regulamenta as ações para enfrentamento emergencial de saúde no combate ao Coronavírus, o Procon Olinda, localizado no Shopping Patteo (Casa Caiada), passa a oferecer atendimento via telefone, através do (81) 9.9117-3087, disponível das 8h às 13h, de segunda a sexta.

A alternativa foi lançada para que os consumidores não fiquem sem atendimento ou sem um norteador para suas queixas relacionadas aos direitos do consumidor. Pelo telefone, dúvidas são esclarecidas e os devidos encaminhamentos são efetuados pela equipe do Procon.

"Quando o assunto é produto estragado, recomendamos que fale com a Vigilância Sanitária do município (3431-3053), para denúncias", acrescentou a diretora do Procon Olinda, Nildete Bandeira.

Imprensa Olinda

Procon-PE determina multa diária de R$ 50 mil para as agências da Caixa que houver aglomerações

 O Procon Pernambuco notificou nesta segunda-feira (20.04) a Superintendência da Caixa Econômica Federal com uma medida cautelar que prevê multa diária de R$ 50 mil, por agência, para os estabelecimentos que estiverem descumprindo os procedimentos de evitar aglomerações. O órgão de defesa do consumidor já vinha realizando fiscalizações e orientando as agências para que medidas de segurança fossem adotadas, visando assegurar a continuidade da prestação serviço bancário prestado a população, diante da grave situação de Pandemia. A agência da CEF do bairro de Casa Amarela, no Recife, chegou a ser multada em R$ 40 mil, e a do bairro Encruzilhada em R$ 20 mil.
“Mesmo sabendo que o cenário atual é difícil para todos e que as instituições financeiras fazem parte do grupo de seguimentos essenciais para a população, não podemos fechar os olhos para as irregularidades. O Governo de Pernambuco vem se esforçando para resguardar a vida das pessoas e não permitiremos que nenhuma instituição coloque-as em risco”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Para o Procon, é evidente que a região Nordeste tem um público específico que necessariamente precisa de um atendimento presencial pelos mais diversos motivos, desde a ausência do acesso aos canais automatizados, assim como, por muitas vezes desconhecer a utilização dos mesmos, precisando de auxílio de funcionários das instituições bancárias inclusive para realizarem saques nos caixas eletrônicos.
“Eventuais alegações pertinentes à necessidade de força policial para organização de filas e adoção de medidas contra a formação de aglomerações decorrentes da atividade bancária são totalmente descabidas e representam uma tentativa de transferência indevida de responsabilidade de um dever que é primordialmente das instituições bancárias”, ressalta o secretário.
Se faz necessária a implementação urgente de medidas específicas para cada agência bancária conforme o público que dela se utiliza. Entre as recomendações fixadas pelo Procon-PE estão:
- disponibilização de funcionários para organização das filas formadas pelos clientes na parte interna e externa do estabelecimento seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, sendo um funcionário para cada 20 pessoas;
- realização de triagem, de forma a verificar preliminarmente se a demanda pode ser solucionada sem espera para adentrar na agência;
- realização de agendamento antecipado para atendimento presencial; 
- disponibilização de produtos para higienização no momento da entrada dos consumidores no estabelecimento;
- atendimento preferencial aos idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo assim a agilidade no fluxo dos atendimentos.

Imprensa Procon PE

Realidades e desafios: como a Prefeitura do Recife planeja suas estratégias para a Primeira Infância pós-pandemia

Um universo de descobertas e de experiências que começam antes mesmo do bebê nascer e que se intensificam com o passar dos anos. A primeira infância, período da vida compreendido entre zero e os seis anos de idade, é exatamente isso: um mundo de coisas novas e parte importante da formação cidadã. Essa constatação, com base científica, quem traz é a neurociência. Para discutir sobre os desafios futuros para a aprendizagem pós-pandemia da covid-19, o secretário executivo para a Primeira Infância do Recife, Rogério Morais, participa do Ciclo de Debates 2020 promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) e a Fundação Mário Covas. O encontro, online, será na próxima quarta-feira (22), das 19h30 às 21h30, pela meet.google.com.
Há pouco mais de 3 anos, a Prefeitura do Recife abraçou a Primeira Infância como um de suas grandes prioridades. Os gestores municipais mergulharam no tema e a gestão passou a desenvolver e fortalecer projetos, programas e ações voltados para os pequenos e suas famílias. Hoje, com um cenário completamente diferente, o desafio está em minimizar os impactos que certamente a covid-19 trará. O novo coronavírus estabeleceu uma rotina desafiadora para as sociedades e para os gestores públicos. Assim, pensar no futuro é uma necessidade que precisa ser discutida e planejada agora.
“A Covid-19 nos trouxe, dentre outros tantos detalhes a serem cuidados, a necessidade de proteger, em especial, a população mais idosa e as pessoas com doenças crônicas. Esses são parte do que classificamos como grupo de risco. O contraponto desse enorme desafio é como iremos lidar com a primeira infância, que vem a ser o grupo de risco pós-pandemia. E a consequência disso será a acentuação da pobreza e das desigualdades. As crianças de zero a seis anos são o alvo dos desafios a serem vencidos pós-pandemia”, explica Rogério Morais. “Agir com estratégia e tratar a primeira infância com a máxima prioridade certamente nos ajudará a diminuir as diferenças sociais que poderão ser ocasionadas pelo vírus. Permanecer em casa por tanto tempo e com todas as atividades suspensas exige um nível de organização ainda mais comprometida para promover os ajustes necessários na aprendizagem dessa turma”, completa.

Imprensa Recife

Governo de Pernambuco propõe criação de programa estadual de aquisição de alimentos

O Governo do Estado enviou, na última sexta-feira (17), à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe),um projeto de lei instituindo o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF), instrumento que visa regulamentar a compra institucional de alimentos contemplando a agricultura de base familiar e a economia solidária. Com a medida a expectativa é incentivar e promover a inclusão social, modernização da produção, o consumo de alimentos saudáveis e a geração de emprego e renda no campo.

A iniciativa assegura que, pelo menos, 30% das compras governamentais de alimentos tenham como origem a produção da agricultura familiar. “Vamos iniciar o programa com foco de atingir esse percentual, mas a medida que as associações, cooperativas e organizações do campo tenham condições de ampliar essa oferta, vamos ampliar essa proporção”, explica o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto.

A medida abrange as compras governamentais diretas, as indiretas ­– no caso da contratação de alimentação preparada, que passará a contemplar a aquisição obrigatória de insumos da agricultura familiar, pesca artesanal e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) – e propõe a criação de uma ação de compras diretas com doação simultânea, destinadas ao fornecimento de hospitais, escolas públicas, presídios e instituições de amparo social.

“O Estado tem uma demanda natural de aquisição de alimentos e nada mais natural que essas compras contemplem a agricultura familiar, comunidades indígenas e quilombolas e a pesca artesanal. É uma forma de o Estado gerar emprego e renda no campo”, destacou Dilson. 

Imprensa Agricultura PE

Procon Recife adere à Campanha “Contrato não é Papel, Contrato Tem Rosto”

O Procon Recife aderiu à campanha “Contrato não é Papel, Contrato Tem Rosto” promovida Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) em nível nacional. A proposta é orientar os consumidores sobre os seus direitos e deveres nesse momento tão delicado de pandemia, que tem afetado a vida toda a sociedade, como consumidores, fornecedores e trabalhadores.

De acordo com Ana Paula Jardim, dirigente do Procon de Recife, a ideia da campanha é propiciar o diálogo entre consumidores e fornecedores, de uma forma humanizada e transparente, cada um mostrando suas dificuldades para buscarem, juntos, negociações possíveis para que haja a manutenção dos contratos.

O Procon Recife já vem estimulando consumidores a acessarem os canais de atendimento dos órgão. Com o atendimento presencial suspenso, em decorrência da situação de emergência causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Procon Recife disponibiliza os seguintes endereços digitais nas redes sociais para acesso pelo consumidor: Instagran:@proconrecife| Facebook: facebook.com/proconrecife/e ainda pelo email: procon@recife.pe.gov.br.

“É importante que haja o acordo sem inviabilizar a sobrevivência dos consumidores ou a continuidade da atividade econômica”, ressalta Ana Paula Jardim, destacando que o acordo deve atender ambas as partes. O Procon Recife segue a linha da Associação Nacional dos Procons, que preconiza que a quebra dos contratos pode prejudicar tanto o fornecedor quanto o consumidor e, consequentemente, a economia.

Imprensa Procon PE

Segmento do couro também passa dificuldades em tempos de pandemia da Covid – 19

A exemplo de praticamente todos os segmentos econômicos mundiais, o setor do couro vive, hoje, certamente a pior fase em todo mundo desde a crise de 1929 - também conhecida como Grande Depressão -, que provocou uma forte recessão econômica atingindo o capitalismo internacional.

Com a pandemia do coronavírus, a indústria do couro tem sofrido com o fechamento de lojas do comércio varejista no mercado interno, com a queda das exportações nos mercados internacionais, principalmente da Itália e da China (maiores compradores do couro brasileiro), e com a paralisação da indústria de estofamento automotivo e dos fabricantes de calçados e artefatos.

De acordo com o tesoureiro do Sindicato do Couro de Pernambuco (Sindicouro – PE), Rafael Coelho, 98% das empresas ligadas ao setor coureiro calçadista estão paradas e o impacto tem sido muito forte. “É impossível calcular os prejuízos no momento, mas a crise é grande e há ameaça de desemprego de dezenas de milhares de trabalhadores entre o setor curtidor e o calçadista”, ressaltou.

Para Rafael Coelho, que também é diretor do Curtume Moderno, em Petrolina, a recuperação do setor está diretamente vinculada à abertura das lojas no Brasil e no exterior, que atuam como canais de distribuição das indústrias. “É preciso iniciar a modulação do fim da quarentena. Não é um decisão fácil diante da gravidade, sobretudo pelas consequências do problema. Não gostaria de estar na posição de quem deve tomar essa decisão. Mas como todo grande problema, fatiar a responsabilidade seria uma boa forma de resolver”, sugeriu.

Coelho argumentou ainda que as decisões da quarentena estão sendo tomadas olhando os números das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Recife, Fortaleza - que têm características e riscos muito diferentes de cidades do interior. “É hora de flexibilizar a quarentena em cidades que não apresentam casos ou ainda com disponibilidade de leitos. E assim fazer com que parte do País volte a funcionar gradativamente, cuidando das pessoas idosas e de risco”, concluiu.

Segundo o presidente das Indústrias de Calçados do Estado de Pernambuco (Sindical-PE), Luiz Grimaldi, o problema maior do setor é o alto índice de valor agregado das matérias-primas e os efeitos dos impostos sobre elas. “Se já era uma dificuldade antes dessa crise, agora, é ainda mais, porque os produtos ficam mais caros e sofrem com a falta de demanda”, analisou.

Grimaldi destacou a questão do custo Brasil e como isso tem levado muitas empresas para outros países, a exemplo do Paraguai. “No Brasil, o custo para fazer um sapato ou uma bolsa é quase três vezes maior que em países como o Paraguai. É uma competitividade desleal para os itens produzidos aqui”, lamentou o presidente, que relatou ainda o sentimento de perda pelo qual os empresários do segmento em Pernambuco vêm passando, com redução de postos de trabalho e encerramento das atividades. “A mudança desse quadro depende, além das medidas emergenciais dos governos, de uma reforma tributária que vise à competitividade”, opinou. Ao todo, Pernambuco conta com 87 indústrias do setor, que, de certa forma, estão em dificuldade.  

Sentindo na pele os efeitos da crise provada pela Covid-19, o empresário da Dona Rosa, Rubem Martins, contabiliza os danos e refaz estratégias para salvar a empresa da família e os empregos. “Estamos totalmente parados e essa é a primeira vez que damos férias coletivas aos funcionários nos últimos 15 anos, o que tem repercutido numa queda de 100% do faturamento, já que a produção e, por consequência, as vendas estão totalmente paradas”.

Além de estudar alternativas que tragam eficiência neste período de pandemia, Martins acredita que a aposta deva ser nas vendas pelos canais online para manter, o mínimo, de presença no mercado. “Torço também para que a atividade produtiva volte o mais rápido possível, pois o nosso segmento será um dos últimos a sentir as melhoras, pois tratam-se de bens não essenciais a vida humana. Então, quanto mais rápido, melhor”, comentou. O empresário também disse temer pela saúde financeira dos seus fornecedores, cujas relações são primordiais para a natureza do seu negócio. Atualmente, 80% dos insumos vêm do Rio Grande do Sul, da Paraíba e de Pernambuco.

Imprensa FIEPE

Delivery Olinda recebe quase 90 cadastros em duas semanas


A plataforma Delivery Olinda desenvolvida pela gestão municipal tem o objetivo de auxiliar os empreendedores informais e formais do município. Em duas semanas o site recebeu 82 cadastramentos. Os cadastros estão beneficiando diretamente, as micro, pequenas e médias empresas, que atuam com produtos e utilizam o serviço de entrega, tipo Delivery, em suas rotinas de venda.

A iniciativa do serviço é da Sala do Empreendedor de Olinda, ligada à Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae e a CDL Olinda. O ambiente permite que os empreendedores disponibilizem seus catálogos de produtos; canais de comunicação; redes sociais; categorias de produtos; bairros de atendimento e logomarcas dos empreendimentos. Os padrões de imagem recomendados são 500X500 pixels ou 1080X1080 pixels.
Faça seu cadastro gratuito e aumente seu faturamento: https://delivery.olinda.pe.gov.br/

Esta plataforma é uma importante ferramenta para oferecer suporte aos empreendedores do município. Ela irá potencializar o marketing digital das empresas, ampliando a divulgação, além de ajudar na fixação de suas marcas e sobretudo aumentar o faturamento dos empreendedores de Olinda.

Imprensa Olinda

Praias e parques permanecerão fechados até o dia 30 de abril em Pernambuco

Em um novo Decreto assinado hoje, o governador Paulo Câmara prorroga o fechamento dos parques públicos e praias, além dos calçadões, até o dia 30 de abril. Com essa medida, o Governo reforça, no âmbito do Estado, as medidas de isolamento social, evitando a expansão da epidemia do novo coronavírus.

Esse Decreto, bem como as medidas anteriores, tem o objetivo de evitar a concentração e a aglomeração de pessoas nesses espaços. Permanece vedado ao público o acesso às praias e ao calçadão das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e de beira-rio em Pernambuco, bem como aos parques públicos localizados no Estado, para a prática de qualquer atividade.

A proibição do acesso a essas localidades foi decretada inicialmente no dia 03 de abril. Com o avanço da pandemia, o Governo decidiu estender ainda mais o prazo de fechamento, agora para o dia 30 de abril.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Prefeitura do Recife oferta qualificação em Gestão de Turismo Criativo

A pandemia por conta do novo coronavírus tem mudado a rotina de toda a população. A necessidade da restrição do convívio social, no entanto, pode ser aproveitada para aperfeiçoar conhecimentos. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai disponibilizar gratuitamente um curso de qualificação em Gestão do Turismo Criativo, na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Com essa plataforma, o número de participantes é ilimitado.

As inscrições e aulas ficarão disponíveis entre os dias 27 de abril e 30 de junho, no site http://eadturcriativo.bureaudecultura.com.br/. O curso tem como objetivo qualificar pessoas residentes no Recife, especificamente as pessoas de comunidades com potencial para desenvolvimento e formatação de produtos turísticos a partir de iniciativas comunitárias, culturais e inovadoras. Dessa forma, a ideia é estimular o surgimento de novas oportunidades de trabalho e renda, no segmento de turismo e hospitalidade. 

A qualificação terá uma carga horária de 140 horas no sistema EAD, distribuídas nos seguintes módulos: Fundamentos do Turismo Criativo; Hospitalidade; Noções Básicas de Marketing Digital; Empreendedorismo e Inovação; Atendimento ao Turista; Inglês Instrumental; e Acessibilidade para o Turismo. Após a conclusão do curso os inscritos irão receber certificado. 

O curso de Qualificação em Gestão do Turismo Criativo conta com parceria do Bureau de Cultura e Mercado Network Systems (NS). A realização do curso é mais uma das ações exitosas do Plano Internacional de Turismo Criativo do Recife (2019-2021), documento pioneiro no Nordeste que oferece subsídios para direcionar empreendedores e entidades sobre como explorar o turismo criativo. Outra ação exitosa do Plano é a inserção do Recife na Rede Internacional de Turismo Criativo, ao lado de destinos importantes como Barcelona, Paris, Amsterdã e outros.

Imprensa Recife

Governador participa de videoconferência com o novo ministro da Saúde

O governador de Pernambuco participou hoje (20.04), de um encontro por videoconferência com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Paulo Câmara cobrou o Governo Federal em relação a diversas questões sobre o enfrentamento da pandemia de Covid-19, falou sobre a gravidade da crise e reivindicou investimentos na abertura de novos leitos de UTIS e na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para dar suporte ao sistema de saúde no Estado. Governadores do Nordeste também participaram da reunião e expuseram os pleitos de cada estado.

Paulo Câmara também questionou o ministro sobre as medidas federais tomadas em relação à questão do isolamento social. O governador elencou as urgências para Pernambuco, principalmente na aquisição de respiradores e testes para detectar a Covid-19. “Falei claramente para o ministro da gravidade da situação em Pernambuco, e da necessidade que temos de abrir mais leitos de UTIs e de adquirir EPIs para nossos profissionais de saúde”, destacou. “Esperamos definições rápidas para essa nova estratégia do Ministério, com menos turbulências e mais ação em favor da população.”

O governador lembrou que Pernambuco tem feito grandes investimentos, em recursos financeiros e capital humano, para ampliar a rede de atendimento, mas frisou que o mercado tem dificuldades para ofertar, com a urgência necessária, equipamentos essenciais, como respiradores, máscaras, aventais, entre outros itens básicos para equipar os hospitais. Nelson Teich se colocou à disposição e pediu um prazo de três dias para apresentar um plano que possa atender as demandas apresentadas.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco